terça-feira, 8 de agosto de 2017

OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM EMBARCAÇÕES - UM TURISMO PROIBIDO EM SC

OBSERVAÇÃO DE BALEIAS EM EMBARCAÇÕES - UM TURISMO PROIBIDO EM SANTA CATARINA


Enquanto em Santa Catarina discute-se a morte da bezerra e se impede um turismo fundamental para o desenvolvimento da região a manutenção dos empregos de tantos, a observação de baleias em embarcações, os empresários e profissionais de Turismo, cientistas, ativistas dos meios ambientais e cidadãos interessados no desenvolvimento do ecoturismo e conservação dos oceanos, se reuniram no SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE TURISMO DE TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS, realizado no Instituto Baleia Jubarte, praia do Forte, Bahia- Brasil. 


Para eles, que estão muito bem porque lá não é proibido esse turismo embarcado: "REAFIRMAM a importância do Turismo de Observação de Baleias como ferramenta de Conservação e Desenvolvimento Social e Econômico para as comunidades costeiras da America Latina, e como apropriação legitimados valores da biodiversidade marinha que deve ser protegida contra usos que podem prejudicar esses valores.


LISTAM os governos da região e os atores da sociedade civil a seguir gerando e fortalecendo instrumentos e ações de cooperação regional, visando maximizar a promoção latino-americana como destino de turismo de baleias e a geração de benefícios a nossas comunidades costeiras e as organizações internacionais relevantes que apoiem esses esforços. REQUERERAM AINDA as autoridades publicas dos diferentes níveis do governo latino-americano que apoiem decididamente o DESENVOLVIMENTO DO TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE BALEIAS, investindo nos meios de capacitação, estruturação e difusão da atividade onde se faça necessário. Aqui em em Santa Catarina todos os órgãos são surdos, mudos além de incompetentes, com o apoio da justiça que também não é só cega. 

Praia do Rosa - Imbituba - SC, berçário das Baleias Francas em SC

DEL VINO PRAIA DO ROSA




O primeiro final de semana do Del Vino Praia do Rosa em Imbituba - SC, foi marcado por sol, workshop de Vinhos, happy hour na beira da praia com a lua cheia e harmonizações com os rótulos da vinícola argentina Domaine Bousquet e vinhos catarinenses da vinícola Suzin, de São Joaquim. A abertura aconteceu no E#co Resort Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village com a presença inclusive do Secretário de Estado do Turismo Leonel Pavan e do Presidente do Conselho Catarinense de Turismo, Rogério Siqueira que também é o CEO o Parque Beto Carrero World. A 4ª edição do festival contou ainda com a presença de catarinenses, gaúchos e paranaenses, cerca de 500 pessoas participaram dos eventos nos restaurantes espalhados pela praia, no sábado, 5 de agosto. 



A programação do Del Vino segue até o dia 13/08, nesta semana com a presença ilustre do enólogo François Hautekeur, da Chandon, do grupo LVMH – Louis Vuitton – Moët Hennessy, o maior conglomerado de luxo do mundo. O francês vai estar na quinta-feira, dia 10 de agosto, em um jantar harmonizado no Bistrô Pedra da Vigia.  Nesta sexta-feira os restaurantes da Praia do Rosa estarão oferecendo almoço e jantar com menu especial do Del Vino. Já no sábado, a programação segue intensa, com um workshop e picnic com a participação também do enólogo da Chandon, François Hautekeur. Ainda no sábado terá um sunset de frente para a Lagoa de Ibiraquera e jantar harmonizado com fondue. 




Del Vino Praia do Rosa, é uma iniciativa da Associação Empresarial de Imbituba-ACIM e tem o apoio do Sebrae-SC, com o objetivo de movimentar o destino na baixa temporada, os empresários locais promovem preços atrativos para o público da região. Para garantir a presença nos eventos, é necessário entrar em contato com os restaurantes participantes.




TECNOLOGIA É FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVIMENTO DO TURISMO


 Na abertura do 21º Encontro da Associação de Agentes de Viagem de Ribeirão Preto, que aconteceu nessa última sexta-feira (4), o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz alertou que os profissionais do turismo que trabalham em funções tradicionais devem rever seus conceitos e aproveitar a tecnologia para agregar valor aos seus serviços e produtos. Lummertz foi enfático: "o profissional tem que saber incorporar o que a tecnologia tem a oferecer, e se apresentar ao cliente com um diferencial, sem gerar um custo ainda maior ao cliente. Esse é um grande desafio"


Reafirmou, ainda, a importância das mudanças previstas no Mais Turismo para o crescimento do setor e da economia como um todo. "Não devemos desanimar. Temos que continuar falando em todos os fóruns e convencendo os parlamentares para a necessidade da aprovação do projeto de lei que altera a lei geral do Turismo, o que propõe a possibilidade de abertura do capital das companhias aéreas e a transformação da Embratur em serviço social autônomo, com mais autonomia orçamentária e financeira", emendou Lummertz.


Esse foi o mesmo tema da palestra que fiz na UNIT em Maceió, para os jornalistas e profissionais de turismo, na última sexta-feira. Ou se investe nas novas tecnologias e no profissional que divulga o setor ou estarão fadados literalmente ao fracasso. Nunca o bordão "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" foi tão verdadeiro. O primeiro erro do setor hoteleiro é parar de investir em marketing e o segundo e demitir seus funcionários antigos e competentes. Senti isso na pele neste último final de semana. Beleza num empreendimento hoteleiro não é fundamental. Atendimento e calor humano sim. 



VISIT BRASIL É REFORMULADO E JÁ ESTÁ NO AR



Vale informar que o novo portal Visit Brasil (www.visitbrasil.com) já está no ar. O site de promoção turística da Embratur, com foco no visitante estrangeiro, passou por reformulação e traz mais de 900 conteúdos com base em experiências vividas em destinos e atrativos turísticos no País. Além do grande número de textos informativos sobre as cidades e os produtos brasileiros, são mais de 20 dicas de eventos tradicionais que acontecem no País e quase 30 atividades que o turista estrangeiro pode filtrar informações dos locais por segmento, como cultura, ecoturismo, aventura, sol e praia. O portal indica, também, atividades esportivas e de interesses específicos: locais e datas propícias para observação de baleias, destinos especializados em voos livres, entre outros. Para construir esse modelo, a Embratur levantou tendências turísticas nacionais e internacionais, consultou agentes de viagem e secretarias estaduais, além de realizar benchmark com portais de turismo mundiais.


O Benedito Ristobareto 

INTEGRAÇÃO DA COMUNICAÇÃO PARA ATRAIR O TURISTA INTERNACIONAL


Embratur aposta no fortalecimento da imagem como parte do alinhamento estratégico da nova agência.  “Precisamos buscar modelos vitoriosos para trabalhar na relação com o trade, estados e municípios”, afirmou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, durante abertura do 1º Seminário Embratur de Alinhamento Estratégico. Segundo ele, alguns dos concorrentes do Brasil (Argentina, o México, o Peru e a República Dominicana) têm investido fortemente em estratégias turísticas, com destaque para a comunicação da imagem. Dentre as ações desenvolvidas por esses países estão as campanhas on-line, publicidade dos destinos, atualização de portais, investimento em realidade virtual e lançamento de aplicativos, conforme apresentou estudo recente realizado pela Embratur.



BELLA DA SEMANA


Estreia nesta quarta-feira, 9 de agosto, a segunda parte do ensaio nu da modelo paranaense Brenda Gondacki no Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Ela, que tem apenas 18 anos, 1,70 m de altura e está de volta para atender a pedidos mais que especiais de seguidores e assinantes do site.

Natural de Curitiba, adora levar a vida com otimismo.

CAMPANHA INCENTIVA CHILENOS A CONHECEREM O BRASIL

Praia Mole - Florianópolis - SC

O Instituto Brasileiro de Turismo e a Embaixada do Brasil no Chile, por meio do Comitê Descubra Brasil (CDB), promovem uma campanha que vai aguçar os 5 sentidos do turista e vai despertar o interesse em conhecer e, para quem já esteve, voltar ao Brasil. De agosto a dezembro, as redes sociais e o portal institucional do CDB no Chile serão alimentados com informações de destinos e produtos brasileiros. Cada segmento turístico será contemplado com um sentido diferente: audição, visão, paladar, olfato e tato. De acordo com o diretor da área, Gilson Lira, a atuação do Instituto no mercado chileno é fundamental para continuar atraindo mais visitantes do país, que ocupa a quarta posição no ranking de países que mais visitam o Brasil no mundo e é o terceiro da América do Sul.  Estudo indica que mais de 70% dos turistas do Chile que veem ao Brasil procuram por Lazer, com foco no nicho sol e praia. 


AVIANCA BRASIL & TAP PORTUGAL


A Avianca Brasil e a TAP Portugal, empresas-membro da aliança global Star Alliance, implementaram a primeira etapa de um acordo de compartilhamento de voos (code-share). A princípio, a companhia aérea portuguesa venderá em seus canais passagens para trechos operados pela parceira no Brasil sob o código “TP”, ampliando significativamente sua distribuição no mercado nacional. As vendas valerão para viagens realizadas a partir de 7 de agosto. A malha compartilhada inclui voos em Aracaju, Belo Horizonte (Confins), Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Ilhéus, João Pessoa, Juazeiro do Norte, Maceió, Natal, Navegantes, Petrolina, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Salvador e São Paulo (Congonhas e Guarulhos). Ao todo, serão mais de 50 trechos englobados pela parceria. Independentemente do acordo anunciado hoje, membros do Amigo, da Avianca Brasil, e do Victoria, da TAP Portugal, já podem utilizar os pontos e milhas acumulados.


Falando nisso a Avianca Brasil foi eleita a melhor prestadora de serviços na categoria Companhia Aérea da segunda edição da pesquisa “Escolha Estadão PME 2017 – Os melhores fornecedores do Brasil”. O estudo, realizado pelo jornal O Estado de São Paulo em parceria com a HSR Specialist Researchers, listou os fornecedores que possuem o melhor relacionamento com as pequenas e médias empresas, em 25 categorias. “Este reconhecimento nos inspira e nos motiva. Não medimos esforços para prestar ao cliente o melhor atendimento da aviação comercial brasileira. É gratificante sermos eleitos a melhor aérea por empresários de pequenas e médias empresas. Aprimorar cada vez mais nossos serviços é um desafio constante”, destacou Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil.


José Efromovich, fundador da Avianca Brasil, durante coletiva de imprensa - M&E


Após a tão esperada chegada do 1° voo da Avianca Brasil à Santiago, no Chile, nesta segunda-feira (07), autoridades chilenas e executivos da Avianca Brasil se reuniram para uma coletiva de imprensa especial. Nela, o fundador da Avianca Brasil, José Efromovich, além de detalhar toda a evolução nacional e internacional da companhia nos últimos anos, confirmou uma informação que deve animar os turistas brasileiros. “Teremos mais um destino internacional nas Américas até o fim deste ano, além dos voos já para Miami, Santiago e Nova York”, disse. Eu sei mas não posso dizer. Questionado sobre a concorrência das companhias low-costs que estão surgindo no mercado, como é o caso da chilena JetSMART, José Efromovich foi enfático. “A Avianca Brasil tem o melhor produto a oferecer e não cobra nada a mais por isso. E estamos assim desde 2010, quando decidimos por esta linha de produto e estratégia”, disse o fundador, que ainda comentou sobre a Business que é operada tanto para Miami, quanto para Santiago. “Nós no Brasil não temos classe executiva."


BALNEÁRIO SABOROSO

Acqualina Bistrô - Infinity Blue

A 8ª edição do Balneário Saboroso mostra mais do que nunca o potencial do festival gastronômico de Balneário Camboriú e reforça a sua consolidação como um dos maiores e melhores do sul do país. Nesta edição, os 30 restaurantes participantes venderam 14.227 menus, superando a edição de 2016 mesmo com um número menor de participantes. O evento além de fomentar o turismo, também contribui com o setor gastronômico, mobilizando a própria população da cidade e da região a conhecerem os restaurantes.  


O 8º Festival Gastronômico foi uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e contou com o patrocínio da Eisenbahn e da Decanter Balneário Camboriú. Além do apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Univali, Infinity Blue Resort & Spa,  Hotel Sibara Flat & Convenções, Sebrae e Loft Store. 


DIA DOS PAIS NO INFINITY BLUE


Se você ainda quer dar um presente super especial ao teu pai e ganhando a diária dele, ainda está em tempo restam poucas unidades no Infinity Blue Resort & Spa, melhor resort para famílias, pé na areia, do Sul do Brasil, em Balneário Camboriú - SC


26º CONVENTION SE ENCONTRA

Foto: Marcos chafermg

Os próximos passos de Balneário Camboriú até 2030 serão discutidos pelo trade turístico da cidade na próxima quarta-feira, 9, no Marambaia Cassino Hotel & Convenções, a partir das 19h. O evento, promovido pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, trará o secretário de Planejamento da cidade, Edson Kratz, que irá apresentar as estratégias para o desenvolvimento urbano do município além da próxima década. Interessados em participar do 26° “Convention Se Encontra” devem enviar e-mail para contato@visitebc.com.br confirmando presença. As vagas são limitadas e o evento é gratuito.


FOZ DO IGUAÇU - OBJETIVOS SUSTENTÁVEIS

Foto: Alexandre Marchetti

Uma das principais vitrines do turismo do Brasil para o mundo, Foz do Iguaçu, no Paraná, na fronteira com Paraguai e Argentina, quer ser referência na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Este ano, a cidade deve receber mais de 2 milhões de turistas, que vêm  para conhecer uma das maravilhas naturais do planeta, as Cataratas formadas pelo rio Iguaçu, e também uma das maravilhas da engenharia, a usina de Itaipu, no rio Paraná. 


Itaipu é líder mundial em geração de energia elétrica, com a marca de 103,1 milhões de megawatts-hora, em 2016. Depois do evento, os participantes percorreram as margens do Rio Boicy, que sofre com a poluição urbana. A discussão chegou na última segunda-feira, 7, a Medianeira. Na terça-feira, 8, Cascavel. A programação da primeira fase dos Seminários Microrregionais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Oeste do Paraná, terminou nesta quarta-feira, 9. 


MOTOCICLISTAS EM ITAIPU

Foto: Adenésio Zanella/Itaipu Binacional

Com suas motos de trabalho, passeio ou relíquias mantidas com cuidado e orgulho, 600 motociclistas aceleraram suas máquinas pela usina. Organizada pela União dos Motociclistas de Foz do Iguaçu (UMFI), a visita fez parte das comemorações do Dia Nacional do Motociclista, celebrado no dia 27 de julho. O percurso teve início no Gramadão da Vila A. Dali, eles partiram para a usina, com parada no Mirante do Vertedouro e passagem pelas pistas das cotas 144 e 225. Todo o passeio foi acompanhado por equipes da Segurança Empresarial da Itaipu. A organização do evento não cobrou entrada, mas promoveu uma ação solidária, que no total arrecadou mais de 200 quilos de alimentos, doados para a Comunidade Terapêutica Esperança em Cristo.


PETERLONGO É OURO NA FRANÇA





O Peterlongo Presence Espumante Moscatel Branco voltou da França com mais uma Medalha de Ouro. Desta vez foi na 17ª edição do Concurso Muscats du Monde, realizado em Frontignan-la-Peyrade (Maison Voltaire), no Languedoc Roussillon, região da França. A distinção veio entre mais de 230 amostras de 25 países. Para a enóloga Deise Tempass, a conquista é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2015. “Estamos focados na qualidade. A expertise da Peterlongo sempre foi com espumantes. Para a vinícola responsável por elaborar o primeiro espumante brasileiro o resultado não poderia ser outro. É nosso compromisso colocar na taça do consumidor um produto de excelência”, comemora. A premiação foi homologada por 55 juízes especialistas internacionais, metade deles franceses. O concurso somente avalia vinhos espumantes produzidos, exclusivamente, a partir de uvas provenientes das variedades Moscatéis.

Hotel Cercano- O melhor endereço na Serra Gaúcha

O BOLO DA MADRE COMEMORA O DIA DOS PAIS


Eles precisam de força, disposição e uma dose extra de carinho para enfrentar as batalhas do dia a dia. Pensando nisso, durante esse mês dos pais, a Bolo da Madre lançou bem aqui em Campinas/Kobrasol - São José - SC, uma super promoção, com receitas que unem os melhores sentimentos e sabores, para que, depois de um dia cheio no trabalho, ele, O PAIZÃO, chegue em casa com aquele sorriso contagiante no rosto. Consulte disponibilidade à pronta entrega por que é sempre uma correria. Eu encomendo sempre um dia antes para pegar exatamente na hora que ele sai do forno.E me perguntam ainda por que eu pedalo "adoidado".