sábado, 12 de agosto de 2017

BRASILEIROS AFIRMAM QUE NORDESTE É A REGIÃO QUE MAIS APROVEITA O POTENCIAL TURÍSTICO

BRASILEIROS AFIRMAM QUE NORDESTE É A REGIÃO QUE MAIS APROVEITA O POTENCIAL TURÍSTICO

Barra de São Miguel - Alagoas

Estudo encomendado pelo Ministério do Turismo revela que oito em cada dez brasileiros acreditam que o potencial turístico de nosso País é de médio para muito alto, mas 59,8% entendem que esse potencial não é aproveitado de forma adequada. Novamente, para os entrevistados, o Nordeste desponta como a região que mais aproveita seu potencial (39,6%). Em segundo lugar aparece o Norte e Centro-Oeste (32,7%), seguido do Sudeste (32,3%) e Sul (20,1%).

100% Lazer - João Pessoa

Mesmo assim, 41,9% dos entrevistados acreditam que o turismo no Brasil aumentou nos últimos anos. "O Ministério do Turismo tem realizado uma série de ações para investir na infraestrutura dos destinos nacionais, assim como na qualificação de quem está na linha de frente do atendimento o turismo. Queremos posicionar o Brasil entre os grandes destinos mundiais", afirma Marx Beltrão, ministro do Turismo. Para este jornalista, com base em todos os nossos desgovernos que não dão o devido valor a esta fenomenal indústria, isso levará séculos.


É em João Pessoa - Na Paraíba que acontece o maior festival de turismo do Norte e Nordeste do Brasil, o Festival JPA, que acontece no mês de outubro, e que tem divulgado, sem precedentes, aquele fenomenal região. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

Para divulgar os atrativos brasileiros, o ministério tem realizado uma série de campanhas publicitárias. Em dezembro de 2016, a campanha de Verão foi lançada com o slogan: "O verão chegou. E espera por você no Nordeste". Está prevista para este mês o lançamento da campanha da Região Sul e até o final do ano as demais regiões serão contempladas com peças publicitárias segmentadas.

Infinity Blue Resort & Spa - Balneário Camboriú - SC

A pesquisa foi realizada pelo Instituto FSB Pesquisa. Foram ouvidas pessoas com mais de 16 anos em todas as regiões do país para avaliar a opinião da população brasileira acerca do turismo no Brasil, assim como observar quais são as vantagens e prejuízos, além de identificar oportunidades de promoção do turismo no País.


TRIPLICAR RECEITA ANUAL DO TURISMO


O Brasil tem o maior potencial de turismo entre todos os países do mundo e pode quase triplicar a atual receita anual do setor, estimada nos últimos 12 meses em aproximadamente U$ 7 bilhões. A expectativa é do presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz, anunciada em entrevista ao programa Voz do Brasil. De acordo com o presidente do Instituto, o País poderá alcançar essa receita a partir da aprovação do Projeto de Lei 7425/2017, enviado à Câmara dos Deputados pelo governo. A medida institui a Agência Brasileira de Promoção do Turismo, que tem como objetivo formular, implementar e executar ações de promoção comercial de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior. Segundo Lummertz, o turismo é responsável atualmente por empregar 10% dos trabalhadores de todo mundo nas 52 áreas que compõem o setor. No Brasil, 8,5 milhões de brasileiros atuam no turismo. 


ESPAÇO FUTURISMO


Por considerar a reflexão e o desenvolvimento do futuro do Turismo no Brasil discussões cada vez mais essenciais para o crescimento do setor, a 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa terá uma área dedicada à busca de ideias e soluções inovadoras que gerem mais negócios para os agentes e operadores de viagens. Em todos os setores da economia, a busca por medidas criativas é uma tendência e, com certeza, a tecnologia é o motor desse mercado de inovação. A deficiência dessa dinâmica está no processo desses projetos, pois muitas vezes pessoas e grupos criativos desenvolvem ideias eficientes, mas não sabem como levá-las adiante. Foi pensando nesse cenário que ABAV e Braztoa idealizaram o Espaço Futurismo, um novo projeto conjunto, que amplia a parceria das entidades iniciada no ano passado com a realização do Hackathon Viagens.


“É muito comum que ideias geniais não se concretizem por falta de apoio no desenvolvimento do projeto, no quesito financeiro e, na maioria das vezes, pelos empecilhos fiscais e burocráticos encontrados por desenvolvedores e empreendedores. A ABAV Expo decidiu assumir a responsabilidade de auxiliar essas pessoas a transformarem soluções tecnológicas em produtos comerciais e incentivar o ingresso de startups no mercado brasileiro do Turismo”, explica o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.


“Desde de que criamos juntos o Hackathon em 2016 temos buscado fomentar projetos inovadores para o nosso setor. Estou muito feliz com o Espaço Futurismo dentro da 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 48º Encontro Comercial Braztoa, por ser mais um plano que estamos desenvolvendo a quatro mãos, e que entendemos que será um grande case de tecnologia e inovação do Brasil”, completa Magda Nassar, presidente da Braztoa.


PROJETO VISITE BC EM MONTIVIDEO


Uma comitiva com participantes do Projeto Visite BC e Região acaba de retornar de Montevidéu, no Uruguai. A ação, que faz parte da terceira etapa do projeto, contou um evento de relacionamento especialmente com operadores turísticos, além de visitas nas principais agências de viagens locais. A vice-presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Margot Rosenbrock Libório, explica que a etapa inicialmente tinha foco no workshop Audavi, que acabou sendo cancelado. Como o mercado uruguaio não poderia ficar de fora, a equipe do Convention, juntamente com os parceiros da cota master, formularam outra proposta e as ações foram um sucesso. A representante da Costa Verde & Mar e Presidente da Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo, Zene Drodowski, que também participou desta etapa, destaca que as ações foram extremamente positivas, até por serem bem focadas e direcionadas. 


Neste ano o projeto engloba 53 empresas que, junto do poder público, através da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú e do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, estão divulgando a região em 23 cidades e seis países (Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia e Paraguai). O projeto propõe nove etapas e 25 ações, já superando a edição anterior. Este é o segundo ano consecutivo que o projeto é organizado pelo BC Convention e a iniciativa dá sequência a uma parceria cada vez mais consolidada entre o poder público e a iniciativa privada. Além da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, o projeto conta com a participação especial da Região Turística Costa Verde & Mar, da Santur, do Infinity Blue Resort & Spa, do Parque Unipraias, do Parque Beto Carrero World e o apoio do Sebrae e Sindisol. 


FESTA NACIONAL DO PIRÃO


Uma porção de farinha de mandioca, um caldo quente, uma mão habilidosa e logo fica pronta esta iguaria tão comum entre os descendentes de açorianos, comunidade que colonizou o Litoral catarinense e se orgulha em manter firmes as tradições dos antepassados. Chamada de pirão, a mistura é um dos destaques da 21ª Festa Nacional do Pirão. Tudo ocorre em Barra Velha (SC), a Capital Catarinense do Pirão, definida oficialmente por lei em 2016. São 21 anos de tradição em que o prato é a estrela do evento. A gastronomia é o ponto alto da festa. Dez boxes comercializarão o prato típico. A produção e venda é feita por entidades assistenciais da cidade que aproveitam o lucro para incrementar a renda anual. No cardápio, pirão d’água, pirão de carne com linguiça, pirão de peixe e pirão de camarão, só para citar algumas variações. Na abertura (6/9), a programação inicia às 18h. Nos dias seguintes, até domingo, a estrutura estará aberta já às 11h, com atividades gastronômicas, apresentações locais, exposição de artesanato e uma série de atrações até às 4h da madrugada. 


A estrutura que prevê receber entre 120 mil e 130 mil pessoas durante os cinco dias de festa terá ainda uma programação paralela que contempla atividades rurais, como o Rodeio Country 2017, que será realizado na quinta (7/9), na sexta (8/9) e no sábado (9/9), com provas, montaria em touro, palhaços e show pirotécnico. A Festa Nacional do Pirão também terá o Encontro de Trilheiros Pirão na Lama, que se reunirá no domingo (10/9) para disputa de motocross e quadriciclos, na Igreja de São Cristóvão. O reflexo já é percebido na rede hoteleira que já está praticamente toda lotada para o período do evento. 
A Festa Nacional do Pirão é uma realização da Prefeitura de Barra Velha, por meio da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura. A organização é da Drial Eventos. A mascote da festa, batizado de Pirãozito, estará presente diariamente no local. Será um dos atrativos para a criançada e motivo certo de fotos entre os adultos.


O SUL É O MEU DESTINO SERÁ LANÇADO NO BETO CARRERO WORLD


A nova campanha nacional de promoção do Ministério do Turismo, “O Sul é Meu Destino”, será lançada no 6º Beto Carrero Meeting, que acontece no dia 25 de agosto no Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina. Este será o tema central de debates e painéis do evento. 


O ministro Marx Beltrão apresentará durante o encontro as ações da pasta para divulgar os atrativos dos três estados da região. A estratégia do Ministério para estimular o turismo doméstico tem sido regionalizar as campanhas para atingir ganhos de imagem focado no produto turístico de cada região do País e retorno a curto prazo, como já foi experimentado nas campanhas do Nordeste e da Amazônia Legal. 


1º RALLY DE REGULARIDADE E INCLUSÃO


Um dos maiores eventos de inclusão social, sucesso em Curitiba, vai acontecer no dia 26 de agosto, em Blumenau. Trata-se do 1º Rally da Inclusão Cidade de Blumenau, organizado pelo Jeep Club em parceria com a Prefeitura de Blumenau. O objetivo, segundo o idealizador do projeto, Ricardo Oribka, é de manter o evento no calendário oficial de eventos da cidade e ampliar o convite para outros municípios catarinenses. Serão 130 pessoas selecionados pelo Programa Paradesporto, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Sorrir para Down e Programa Pró-Família, público formado por portadores de necessidades especiais e idosos. 


Eles serão os “navegadores”, nome técnico para quem guia o piloto em um rally, e, entre eles, também haverá deficientes visuais, pois haverá apoio de técnicos da Secretaria de Educação com a linguagem de Braille. Todos os participantes estarão sempre com um acompanhante, inclusive, os 30 representantes da Terceira Idade, escolhidos pela Pró-Família. Todos os inscritos estão colaborando com um quilo de alimento não-perecível, que serão doados para uma entidade social.  


POMERLAMM FEST


Comida alemã, música, exposição e competições típicas fazem parte da programação da Pommerlamm Fest, que acontece de 17 a 20 de agosto no Centro de Eventos de Pomerode. A novidade da 8ª edição estará no espaço Zum Lamm Gastronomieplatz, local reservado à degustação de diferentes pratos a base de borrego, criados especialmente para serem apreciados na festa. Em alemão Zum Lamm Gastronomieplatz  significa “Vila da Gastronomia de Borrego“. O Zum Lamm Gastronomieplatz  terá a participação dos restaurantes Wunderwald, Curry Wurst Petiscos, Big Pizza, Big Box do Pastel e Wox Pub. Nesta área gastronômica, todos os restaurantes estarão dispostos em quiosques e oferecerão, pelo menos, um prato inédito feito com borrego como ingrediente principal.


No Wunderwald, o prato especial será o sanduíche de borrego, no Curry Wurst Petiscos, uma costelinha de cordeiro ao molho de hortelã, acompanhado de pão artesanal de chope e opcional de batata frita rústica, fora a batata recheada com picanha de cordeiro. No Big Pizza será servida a tradicional pizza do Big com a novidade da picanha de cordeiro. E as delícias não param por aí. O Big Box do Pastel aposta no caldo de cana com o pastel de borrego e o Wox Pub no hambúrguer de carne de cordeiro com queijo, alface, tomate e molho especial. Além de todas estas delícias, que terão preços a partir de R$ 5,00, os visitantes poderão harmonizar as suas escolhas com as diferentes opções de chope que a Ecobier, a Schornstein e a Opa Bier vão disponibilizar para o evento. 


FERIADO DA INDEPENDÊNCIA NA SERRA GAÚCHA




Noite Gaúcha com shows, gastronomia e vinhos em cenário do longa-metragem “O Filme da Minha Vida”, além de Tour Caminhos de Pedra, com a história viva do imigrante italiano,... tudo isso e muito mais a Serra Gaúcha tem pra te oferecer, isso sem falar na alta gastronomia e uma hotelaria fantástica. Não se esqueça da Maria Fumaça que é uma atração, criada em 1992 pelo Grupo Giordani, que resgata a cultura ferroviária e propõe uma experiência única ao visitante, com música ao vivo dentro dos vagões, com a alegria contagiante dos grupos folclóricos de imigrantes e degustação de espumante Moscatel. A Maria Fumaça recebe mais de 300 mil turistas ao ano e, assim como o Parque Temático Epopeia Italiana, funciona durante todo o ano. 



Hotel Cercano - O melhor endereço na Serra Gaúcha

GRAMADO WINTER




Falando nisso, Gramado é pura ferveção neste inverno. Seguindo a programação top do Gramado Winter Season, assinado por nomes de peso na Villa Sergio Bertti em Gramado. Neste último sábado teve show das guitarras de Fernando Noronha e Solon Fishbone com o que há de melhor no mundo do blues com uma bela carta de whiskies. 



O Benedito Ristobareto 

MUSEU DO VINHO




Contar histórias sobre o vinho não é problema para a Vinícola Peterlongo, memória viva da vitivinicultura brasileira. Centenária, elaborou o primeiro espumante no país em 1913 e, a partir daí, deu início a trajetória da bebida no Brasil. Única a manter de pé seu patrimônio arquitetônico original do início do século passado, ostenta um emblemático Castelo nos padrões da região de Champagne (França), um túnel e uma cave subterrânea em pedras basálticas. Junto a tudo isso, a empresa, que passa por uma grande transformação, abrirá suas portas no dia 4 de outubro diferente. Um novo tour chega para incrementar o enoturismo. E o grande destaque do passeio é um memorial com objetos raros da vinícola e da comunidade.



A visita terá início em uma sala de 600 metros quadrados. Nela, dividirão espaço pipas de madeira de 10 mil litros e objetos de vinificação utilizados pela vinícola no início de suas atividades, além de garrafas e rótulos antigos que montam uma linha do tempo. Painéis exibirão imagens antigas e informações relevantes na construção da história da Peterlongo e do vinho brasileiro. Um Ford 29, de propriedade do ex-presidente da Fenachamp e da CIC de Garibaldi, Pedro Carrer, é uma das peças confirmadas para habitar o museu e que já está nas dependências da vinícola. Ao final do museu, uma escada conduzirá o visitante ao espaço de tanques de aço inox, seguindo para a sala de guarda onde os vinhos amadurecem em bordalesas de carvalho francês. 




Avançando, o turista acompanha o processo de guarda em uma cave onde o vinho já engarrafado repousa até chegar à mesa do consumidor. Antes de chegar ao varejo, ainda tem a passagem pela primeira cave subterrânea do Brasil, que reserva mistérios e a nostalgia de uma época de pioneirismo na elaboração do espumante. Ao fundo, um túnel histórico, que segue a direção do vento Minuano, criando, naturalmente, um ambiente com umidade, luz e temperatura ideais para a elaboração do produto. A Peterlongo traz na bagagem feitos como o de ser a primeira vinícola brasileira a empregar mão de obra feminina, a Peterlongo também foi a primeira empresa da região a pagar salário mínimo aos seus operários na década de 1930, com a instauração das leis trabalhistas. Essas e outras curiosidades estarão presentes no trajeto percorrido pelo visitante.


Um dos melhores destinos de Santa Catarina - Hotel Renar em Fraiburgo, a nossa Terra da Maçã

CICLO VIL BIKE E O OUTUBRO ROSA




No próximo dia 21/10 a equipe de pedal feminina da Ciclo Vil Bike, sempre solidária, fará no próximo dia 21/10 o primeiro DEFI ROSE da Grande Florianópolis. O Défi Rose é um pedal integrado ao movimento mundial do Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.



Essa camisa foi criada para o evento e através da venda da sua venda irão arrecadar fundos para doação ao Centro de Mastectomia do Cepon.



Para os sempre solidários que participam de todos os pedais, além dos simpatizantes da Clico Vil Bike, é só entrar em contato com a Silvana, Embaixadora da Specialized e já reservar a sua camiseta pelo Whats App (48) 9 9615-8595. Todos, absolutamente todos estão convidados, afinal de contas, nós marmanjos, o que seríamos sem elas. PORQUE ROSA NÃO É SÓ UMA COR, É ATITUDE !!



USHUAIA RETORNA AO BRASIL




Onde o turismo está tendo um aumento de 10% nesta temporada de inverno (Ushuaia - Patagônia Fantástica), por conta dos brasileiros que invadiram desde El Calafate até Ushuaia, a cidade mais astral do planeta e cuja temporada só termina em outubro e com muita neve, Ushuaia e a Patagônia Fantástica retornam ao Brasil agora em agosto, começando por Florianópolis no próximo dia 21, para workshops e rodadas de negócios, com o apoio do Consulado Argentino em Santa Catarina, Aerolineas Argentinas e ABAV-SC. Os workshops e rodadas de negócios são dirigidos exclusivamente aos proprietários de agências e operadoras de viagens e para aqueles que tem o poder de decisão nos negócios. Os mesmos encontros acontecerão em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, com vistas para a próxima temporada de verão deles.



Cilene del Faro - A casa dos brasileiros em Ushuaia

Estarão aqui no Brasil, a partir de Florianópolis, no dia 21 as super empresas Criollos Turismo  - Rumbo Sur, Prestigio SRL - Conextur - Latitud Ushuaia, Tierra del Fuego & Aventura - Travel Tips Ushuaia além da Super Heliushuaia, do Tremun Hoteles, Cilene del Faro Apart Hotel e Spa, a casa dos brasileiros em ushuaia, Arakur Hotel & Spa - Los Cauquenes Hotel & Spa, Hotel Altos Ushuaia, Hotel Alto Calafate e Lupama, Canal Fun e Nature.



Clique na imagem para ampliá-la

No dia 23 a capacitação acontece no Hotel Bourbon Convention a partir das 08h30hs. No dia 25 Workshop e rodadas de negócios em São Paulo. No dia 28, no Rio de Janeiro. Os eventos serão após o café da manhã, seguido de rodada de negócios, onde os 15 principais receptivos, hotéis e prestadores de serviços de Ushuaia, Calafate, Trelew e Puerto Madryn apresentarão  excelentes oportunidades de negócios. 




Mais informações e reservas via e-mail com Cristiane Cavalli: asuntosinternacionales@turismoushuaia.com - capacitacion.ushuaia@gmail.com.


Esse bolo de fubá do Bolo da Madre é igual ao da minha mãe, inacreditável !

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI