sábado, 24 de fevereiro de 2018

TURISMO, A FORÇA DE EMPREGOS NA HOTELARIA E ALIMENTAÇÃO

TURISMO, A FORÇA DE EMPREGOS NA HOTELARIA E ALIMENTAÇÃO


Ilha do Papagaio - Roteiros de Charme - SC

Das áreas ligadas ao turismo, hospedagem e alimentação foram os segmentos que mais empregos geraram durante o ano de 2017. É o que mostra o estudo inédito Empregabilidade no Turismo, produzido pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). O relatório tomou por base dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.


Infinity Blue Resort & Spa - Praia dos Amores - SC

O número de pessoas ocupadas formalmente no turismo ano passado atingiu 2.921.314. E aí aparece a predominância dos trabalhos ligados à alimentação e hospedagem. Os trabalhadores que desenvolvem seu ofício nessas áreas são 1.907.086, o que significa 65,3% do total.



Regionalmente, o estudo aponta crescimento do emprego no Centro-Sul. Aí há destaque para São Paulo (7.481 postos criados), Goiás (1.864 vagas), Paraná (1.301) e Santa Catarina (1.092). No Nordeste, sobressaíram Ceará (773) e Piauí (498). Evidentemente e todos sabem o porquê,  o Rio de Janeiro lidera o ranking com saldo negativo de vagas, com menos 19.628 postos de trabalho na comparação de 2017 com 2016. Para a confederação, a violência e a crise financeira no estado constituíram os fatores adicionais que vêm afetando o turismo no Rio.



Outra variante observada foi a oscilação, acima da inflação, de preços em itens importantes dos serviços turísticos. Diante de um IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) de 2,94% em 2017, houve alta média de 3,6% em itens pesquisados. Esses itens são passagens aéreas e alimentação fora do domicílio.



Segundo Rogério Silveira, CEO do Hotel Fazenda Boqueirão - Resort de Campo, ícone do turismo rural do Brasil: "Os preços de alguns itens da hotelaria oscilaram em função das condições do mercado, todavia, nos não estamos repassando para o nosso consumidor, estamos ajustando os preços, para menor, oferecendo 50% em nossas diárias durante a semana (fora os grandes feriados) e mantendo todos os nossos funcionários, que são a prata da casa. Não se pode oferecer bons serviços mudando/demitindo funcionários, que são a razão do nosso bom funcionamento". 



​FLORIPA AIRPORT REGISTRA 10% NO AUMENTOS DE PASSAGEIROS


A Floripa Airport registrou um total de 438.164 mil passageiros no mês de janeiro no Aeroporto Internacional de Florianópolis - Hercílio Luz. O número representa um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2017. O dia de maior pico foi 3 de janeiro, coincidentemente data em que a concessionária suíça assumiu as operações do aeroporto da capital catarinense.Deste total, 16% dos passageiros são internacionais e 84% oriundos de voos domésticos. O número de voos em janeiro de 2018 foi 3.691 (voos comerciais), tendo seu percentual aumentado em 13% em relação a janeiro de 2017. Os voos domésticos representaram 85% da operação e os internacionais, 15%. 


A movimentação de passageiros no aeroporto de Florianópolis teve o segundo maior crescimento do país em 2017, segundo levantamento do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil entre os 20 maiores aeroportos do país. O aumento foi de 9,46% no número de passageiros, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional de Recife, que cresceu 13,2%. Em terceiro lugar, está Confins, com 5,27% de incremento, que No Brasil, o número 1 em cargas O Aeroporto de Florianópolis é o que mais registrou crescimento na movimentação de cargas. A taxa ficou em 32,5%. O segundo lugar foi para Goiânia, com 20,18% e o terceiro para Confins, com 20%.​


20ª EDIÇÃO DO CHOCOFEST ACONTECERÁ EM NOVA PETRÓPOLIS - RS


Finalmente a Serra Gaúcha volta a ter a sua fenomenal Páscoa. Ganhamos nós turistas e amantes do chocolate, cuja Chocofest 2018 acontecerá na belíssima Nova Petrópolis. O Chocofest é maior evento de Páscoa do Brasil indiscutivelmente. Em uma ação da Associação de Bandas e Conjuntos Musicais de Nova Petrópolis, com apoio da Prefeitura do município, o evento passa a integrar o calendário de eventos da cidade serrana. A confirmação ocorreu no Hotel Berghaus em Nova Petrópolis, com a presença do secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS, Victor Hugo, do prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, secretários municipais, vereadores, empresários e imprensa.


O secretário de Turismo de Nova Petrópolis, Paulo Roberto Staudt, um dos idealizadores da união fala que o Chocofest deverá ser um marco para a cidade. “Trabalhamos forte para trazer o evento e queremos que com a vinda do Chocofest para a Magia da Páscoa tenhamos um evento único e que impactará positivamente todos os setores de Nova Petrópolis e, principalmente, a economia e o Turismo”. Para Marta Rossi, uma das fundadoras da Rossi & Zorzanello, “Nossa empresa comemora este ano 30 anos de atividades e realização de grandes eventos, o retorno do Chocofest e a realização da 20ª edição em Nova Petrópolis é uma ação também comemorativa. O Chocofest é um evento popular muito querido por todos. Agradecemos a parceria da comunidade, entidades e poder público de Nova Petrópolis.” 


“O retorno do evento é uma ação conjunta que impactará positivamente o Turismo e a Economia da cidade e de toda a Região das Hortênsias no período da Páscoa. A ludicidade do evento e sua característica popular unindo com as características culturais de Nova Petrópolis e também mantendo as atrações da Magia da Páscoa formatam um evento único para o estado”, analisa o diretor da Rossi & Zorzanello, Eduardo Zorzanello.


OCUPAÇÃO HOTELEIRA EM JOÃO PESSOA

Tambaú Hotel - João Pessoa - PB

A rede hoteleira de João Pessoa teve 83,6% dos leitos disponíveis ocupados durante o mês de janeiro. O índice foi coletado pelo Setor de Estatísticas da diretoria de Economia e Fomento da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo). O resultado é 5,92 pontos percentuais superior a igual mês de 2017. Os números gerais levantados pelo órgão mostram ainda que 149 mil diárias foram vendidas no período. Ruth Avelino, presidente da PBTur, reforça a necessidade de realizar ações de divulgação tanto dentro, como fora do País, para ampliar ainda mais o acesso ao destino. A executiva também destacou a implementação do voo internacional entre João Pessoa e Buenos Aires, iniciado em julho de 2017, como uma iniciativa importante. 

100% Lazer - João Pessoa - PB

PASSAGEIROS ACIMA DO PESO


Eu já passei por esse sufoco num voo da Azul em um ATR (turbo-hélice). O avião já é pequeno e o cara do meu lado era imenso, acho que não caberia em duas poltronas daquele avião. Uma viagem terrível. Segundo estudo feito pela Jetcost, os passageiros acima do peso, deveriam ocupar outros assentos nos aviões. Além disso, de acordo com um estudo os passageiros com sobrepeso, deveriam ser obrigados a pagar taxa extra por terem assentos com mais espaço. 


A equipe da www.jetcost.pt realizou uma pesquisa que faz parte de um estudo sobre as experiências dos europeus quando viajam de avião, incidindo com especial atenção, nas experiências mais negativas. O estudo abrangeu ingleses, espanhóis, italianos, alemães, portugueses e franceses), com mais de 18 anos e que tivessem viajado pelo menos uma vez, nos últimos dois anos.


FESTIVAL DAS CATARATAS 2018


O Festival das Cataratas esta na 13ª edição e será realizado em Foz do Iguaçu (PR) nos dias 20, 21 e 22 de junho, o espaço dedicado para a Feira de Turismo e Negócios, principal evento complementar, ganhou um espaço extra de 1.500 m² em relação ao ano passado. Entre as novidades da edição está a realização de Rodadas de Negócios com operadores da América Latina, o que deve gerar um grande volume de investimentos. Em 2017, nos 209 estandes 1780 expositores apresentaram mais de 1176 marcas, entre agências de viagens, operadores de turismo, empresas aéreas, meios de hospedagem e de gastronomia, destinos, atrativos, entre outros. 


Para este ano, a expectativa dos organizadores é de superar estes números e os mais de 8 mil participantes registrados no ano passado. Outro atrativo desta edição será o Salão do Oriente Médio, Tudo a ver com Foz do Iguaçu, cidade que abriga a segunda colônia árabe na América.


TANABE NA ABAV NACIONAL


Com  larga experiência na área de turismo,  nos últimos cinco anos à  frente da Diretoria Executiva da Abracorp, Gervasio Tanabe é o mais novo integrante da equipe da ABAV Nacional. A contratação atende um planejamento  estratégico que visa a reestruturação da entidade, processo iniciado no final do ano passado com a composição da nova diretoria, presidida por  Carlos Palmeira. 


"A experiência de mercado, e seu perfil mão na massa, do tipo que não deixa para amanhã o que pode ser feito hoje, será de extrema importância nesse momento em que as agências de viagens de todos os segmentos têm sido constantemente desafiadas, quer seja no campo tributário, legal ou operacional. Queremos fazer um trabalho de reposicionamento com muita ênfase nas nossas agências de viagens associadas em todo o Brasil", afirma o presidente da ABAV Nacional, Carlos Palmeira.


"Não poderia deixar de agradecer todo o carinho que tive do mercado como um todo, mas em especial dos associados Abracorp, cuja confiança foi fundamental durante todo o período em que estive na entidade. Atuar na ABAV será um grande e motivador desafio, e a interlocução com as demais entidades uma continuação do trabalho que já vinha realizando", ressalta Gervasio Tanabe.


VINDIMA DE ALTITUDE SERRA CATARINENSE


Desfrutar desta grande festa e ainda ficar bem instalado é tudo que que se poderia esperar. Mas faça a tua reserva no melhor endereço em Urubuci. Urubici Park Hotel


BRAZTOA NO FESTIVAL JPA


A BRAZTOA e o Festival do Turismo de João Pessoa negociaram uma parceria para operadores de turismo exporem no festival, em uma área exclusiva. O espaço terá sala de capacitação própria e módulos para os associados interessados fazerem parte do projeto. Na última edição o Festival JPA teve 216 estandes e recebeu mais de 3.300 profissionais do turismo, destes 72% eram do Nordeste. ''Para nós será uma honra receber uma entidade tão importante como a BRAZTOA, temos certeza de que grandes negócios serão concretizados entre seus associados e os principais agentes de viagens do Norte e Nordeste'', afirma Claudio J S Junior, diretor comercial do Festival JPA.


BENTO E CANELA NA BNT MERCOSUL


Bento Gonçalves terá estande próprio na nova edição da BNT Mercosul para receber os mais de 6 mil profissionais do turismo em dois dias de evento. A equipe vai apresentar o enoturismo, carro-chefe da região, bem como demais atividades também fomentadas pelo público altamente qualificado do setor. Já Canela retorna para a BNT Mercosul em estande próprio, trazendo algumas das mais belas atrações da região, como parques repletos de mata nativa, quedas d’água, trilhas, morros e vales com vistas inesquecíveis. Durante a BNT Mercosul, visite o estande e conheça todos os encantos de Canela e os principais serviços para oferecer os melhores pacotes a seus clientes.


Bolo da Madre - São José - SC

Pensando em sonho, o Bolo da Madre acolheu a associação ACORDE (acord.org.br) para destinar parte das vendas doBolo Sonho, com a intenção de proporcionar às crianças da organização, porque melhor que sonhar, é sonhar acordado. Quer felicidade dupla? Aí está a tua oportunidade.