sábado, 31 de março de 2018

Finalmente liberado voos fretados, diminuindo custos e aumentando a concorrência

FINALMENTE LIBERADO OS VOOS FRETADOS - AUMENTO DA CONCORRÊNCIA BENEFICIARÁ OS NOSSOS CUSTOS




Teve início a nova regra para voos charters, os chamados voo de férias, que deixaram de necessitar da autorização prévia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a realização de voos. O setor do turismo comemora a novidade que deverá estimular a aviação regional e consequentemente o uso de aeroportos de menor porte em todo o país, impulsionando o turismo doméstico. Resta saber se isso irá funcionar e se os custos baixarão, pois por conta da cobrança das bagagens aéreas, os voos estão muito mais caros. A regra foi um grande engodo com as bênçãos da ANAC. 



O diretor-executivo da ABAV Nacional,  Gervásio Tanabe, ressaltou que o aumento da concorrência poderá ter impacto nos custos para os passageiros. “A possibilidade de negociação direta entre as agências de viagens e operadoras de turismo com as companhias aéreas e os aeroportos, no que tange a horários e tarifas, abre uma flexibilidade muito importante e amplia a concorrência nas relações comerciais, o que poderá viabilizar redução de custos, inclusive para o passageiro, além de desburocratizar os processos operacionais. Esse é um pleito que a ABAV já vem defendendo há bastante tempo”, afirma.




Em geral, os voos charters ocupam horários ociosos dos aeroportos e são utilizados principalmente para viagens de lazer com duração de uma semana. Por esse motivo, os custos são reduzidos e chegam até a metade do preço de um voo regular das empresas aéreas. Como eles são contratados por operadoras de turismo ou agências de viagem para atender a um destino específico, o passageiro não pode remarcar as datas ou endossar o bilhete em outra companhia.



NOVO CADASTUR E OPERAÇÃO VERÃO LEGAL SERÃO APRESENTADAS PELO MINISTÉRIO DE TURISMO EM SC


Representantes do Ministério do Turismo estarão em Florianópolis, no dia 3 de abril, para a apresentar o Novo Cadastur e anunciar a Operação Verão Legal, que está percorrendo todas as capitais para fiscalizar os meios de hospedagem. O evento será realizado no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Espore (SOL), com início às 15h. 


A versão 3.0 do Cadastur, cadastro de prestadores de serviços turísticos, foi lançada na região Sul na semana passada. Com isso, todas as regiões do país ficaram habilitadas para utilizar o novo sistema, agora todo digital. Mais informações e confirmações de presença através do e-mail cadastursc@sol.sc.gov.br ou pelos telefones (48) 3665-7422/7493.



POLÍTICA NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO DO TURISMO


O ministro do turismo Marx Beltrão, lançou a Política Nacional de Qualificação no Turismo. O documento, que estabelece diretrizes para o país alcançar excelência no atendimento ao turista, contou com a participação de representantes da cadeia produtiva, do terceiro setor e de gestores públicos. Com a implementação do plano será possível criar de ações que visem melhorar a qualidade dos serviços turísticos, bem como consolidar o turismo como uma atividade geradora de inclusão social, renda e empregos. O MTur aposta na criação de 2 milhões de vagas no setor até 2022. O projeto está alinhado às metas globais anunciadas do Plano Nacional de Turismo (PNT), que também foram divulgadas. De acordo com o novo documento, o Brasil deverá aumentar o fluxo de turistas nacionais e internacionais, além de ampliar a receita gerada pelos estrangeiros. Acho muito difícil com o mísero orçamento do ministério.

Infinity Blue Resort & Spa - Praia dos Amores - Balneário Camboriú - Um lugar para todas as ocasiões

RESORTS ASSOCIADOS À ABR MARCAM PRESENÇA NA TRAVELWEEK

Foto: Emerson Souza

A sétima edição da Travelweek São Paulo by ILTM terminou com um fato muito interessante: dos 17 estandes de hospedagens brasileiras, seis são resorts filiados à Associação Brasileira de Resorts (ABR). Infinity Blue Resort & Spa (SC), La Torre Resort e Tivoli Ecoresort Praia do Forte (BA), Nannai Resort & Spa (PE), Sofitel Guarujá Jequitimar (SP) e Le Canton (RJ) apresentaram as últimas novidades na feira, que tem como foco o mercado de luxo. O evento trouxe para o Pavilhão da Bienal do Ibirapuera os melhores consultores de viagens, fornecedores e representantes do mercado premium do Brasil e da América Latina. 


O que existe de melhor para a hotelaria

ABR & WTM LATIN AMERICA

A Associação Brasileira de Resorts (ABR) marca presença na WTM Latin America 2018 com 21 resorts associados em seu estande totalmente renovado, que irão apresentar suas tendências para a temporada. A novidade da entidade fica por conta dos números do setor de 2017, como taxa de ocupação, receita média e outros dados que formam um raio-x do desempenho dos resorts associados. 



Agora sob o comando do presidente Alberto Cestrone e do diretor executivo Ricardo Domingues, a ABR também irá oficializar a entrada de seu mais novo associado, o quarto representante do Estado do Rio de Janeiro. “Para nós, é muito importante estar na WTM Latin America pelo grande potencial de negócios que podem surgir para nossos associados durante a feira. Acredito que os visitantes se encantarão com os diferenciais de hospitalidade que os resorts brasileiros têm a oferecer”, comenta o presidente da associação.  Os resorts que estarão no estande da ABR são: Beach Park, Resorts Bourbon, Blue Tree Park Lins, Casa Grande, Catussaba, Costa Brasilis, Costão do Santinho, Dom Pedro Laguna, Grande Hotel Senac, Wish Resort Foz do Iguaçu, Infinity Blue, Jatiúca, La Torre, Malai Manso, Nannai, Portobello, Serhs Natal, Summerville, Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Transamerica Comandatuba, além do novo associado que será revelado apenas na feira.


Alberto Cestrone, e Vinicius Lummertz. Em pauta às estratégias para fortalecer a promoção e o crescimento dos resorts e do turismo brasileiro

Protagonista no setor de resorts, a ABR identifica e discute oportunidades de desenvolvimento, promove capacitações, desenvolve pesquisas de mercado e de perfil do consumidor e participa de importantes projetos no trade, a fim de apontar tendências para o segmento. Hoje, a entidade conta com 48 resorts associados, presentes em 13 estados em todas as regiões brasileiras.



Para se filiarem à ABR, os resorts passam por uma rigorosa auditoria que avalia quesitos de qualidade da Matriz de Classificação da associação. Verdadeiros destinos, os resorts estão sempre atentos às últimas novidades tecnológicas e da hotelaria, oferecem constante capacitação para seus colaboradores, inclusive no atendimento ao público internacional, e possuem atrativos para um amplo leque de perfis de viajantes, seja na praia, no campo, em regiões de águas termais ou refúgios ecológicos. 


Hotel Fazenda Boqueirão - Resort de Campo - Ícone do Turismo Rural - Lages - SC

Os resorts ainda são locais ideais para a realização de eventos, de pequenas reuniões a congressos e shows, pois possuem centros de eventos modernos, além de estarem em locais exuberantes que enriquecem ainda mais a experiência dos convidados. 


Faça sua inscrição e garanta os preços de baixa temporada nos aéreos e na hotelaria de Ushuaia. 

GRAMADO, CANELA CONVENTIONS & VISITORS 


O Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau criou, em 2016, o título Embaixador, que é concedido à personalidades que escolhem a região para a realização de seus eventos e, por conta disso, tornam-se parceiros da entidade, apoiando na captação de novos eventos.


No ano de 2016, o Convention Bureau agraciou 20 pessoas e em 2017, 10. Nesta edição, 9 pessoas serão homenageadas com o título Embaixador de Gramado e Canela.  É unânime entre os Embaixadores já condecorados, a escolha da região para a realização de seus eventos. Considera-se, por meio de resultados de pesquisas, que os eventos sediados em Gramado ou Canela contam com um acréscimo de 30% em participantes e que o fato de ocorrer na região das hortênsias, conta positivamente na decisão de participação. 


Durante 18 anos de atividades, o Convention captou 311 eventos, o que proporcionou 200 mil visitantes e cerca de 500 milhões em receitas para a região. Somente em 2017, foram captados 45 eventos, programados até 2025, que devem movimentar uma média de 40 mil pessoas e gerar um impacto de aproximadamente R$ 90 milhões, na economia local. O processo de captação é contínuo e no primeiro trimestre de 2018, o Convention está trabalhando na prospecção de uma quantidade aproximada de 40 eventos. A solenidade para a entrega da condecoração ocorrerá na Casa Wilfrido, na noite de 7 de abril.


BONDINHOS DE CANELA - RS


O Parques da Serra Bondinhos Aéreos, de Canela (RS), está com boas expectativas para os próximos meses, com os feriadões de Páscoa, Dia do Trabalho, Corpus Christi, e a alta temporada de inverno na Serra Gaúcha. Além das projeções de público, o parque está preparando uma surpresa para os visitantes, que deve ser apresentada em breve. “Será uma nova atração, única no Brasil, indicada para todos que gostam do contato com a natureza e boas doses de adrenalina, apreciando de um ângulo diferente as belas paisagens no entorno da Cascata do Caracol, um dos cartões postais de Canela”, revela o diretor do empreendimento, Fabricio Bogo. Inaugurado em dezembro de 2013, o Parques da Serra Bondinhos Aéreos possibilita ao visitante contemplar a tradicional Cascata do Caracol e a natureza do vale, tudo isso por um ângulo privilegiado. Inédito no Rio Grande do Sul, o sistema de bondinhos também desperta a atenção pela tecnologia, além da infraestrutura oferecida pelo empreendimento.

A melhor água termal do Brasil - Os prêmios conquistados seguidamente garantes a qualidade do Hotel Termas em Gravatal - SC

FÓRUM ABRACORP NA WTM

Após sucesso alcançado pelo 1° Fórum Abracorp, durante a ABAV Expo, em 2017, todos os gestores de viagens corporativas, leitores desta edição do Boletim, estão convidados para a segunda edição do evento, que será realizado no próximo dia 3 de abril, das 13h às 15h, no mezanino do Expo Center Norte. O programa do 2° Fórum Abracorp inclui brunch de boas vindas, das 12h às 13h, seguido pela palestra que será conduzida por Lúcio Oliveira, sobre “Como tomar as melhores decisões no atual mercado do turismo” e debate na abordagem de três temas complementares. Inscrições são gratuitas para quem confirma presença para o e-mail forum@abracorp.org.br. Vagas são limitadas.


ARGENTINA ANDINA COM VOOS DIRETOS A SÃO PAULO


O Ministério da Cultura e Turismo de Jujuy e o Ministério da Cultura, Turismo e Esportes de Salta participarão da edição da WTM América Latina, que será acontecerá na capital paulista entre os próximos dias 3 e 5 de abril. Ambos os destinos do noroeste argentino exibirão suas atrações turísticas e apresentarão o primeiro vôo direto da Aerolineas Argentinas que une as cidades de São Paulo e San Salvador de Jujuy, com seus costumes milenares e suas paisagens singulares com colinas de cores que se espalham entre aldeias pitorescas que guardam belezas andinas ancestrais. Estarão presentes o seu Secretário de Turismo de Jujuy, Diego Valdecantos e o Coordenador de Inteligência de Mercado Gustavo Arévalos além da Diretora Executiva do INPROTUR Salta, Nadia Loza e Mariana Farjat D 'Alessandro, da Associação de Hotéis de Turismo de Salta. 

Pensa num bolo espetacular - Bolo da Madre - São José - SC