segunda-feira, 18 de junho de 2018

Turismo acelera o crescimento e empregos nos primeiros quatro meses de 2018

TURISMO ACELERA O CRESCIMENTO E EMPREGOS NOS PRIMEIROS QUATRO MESES DE 2018

Praia de Camurupim - Nísia Floresta - RN

O turismo não é só o futuro, mas acima de tudo o presente, tanto que o setor de turismo no Brasil começou a mostrar sinais de recuperação na geração de empregos. Foram criados 2.477 novos empregos em abril que contribuíram para um saldo positivo de 2.762 postos de trabalho neste ano. O resultado interrompe a sequência negativa de fevereiro e março (-3.032 no total).


“O turismo é um setor vital para a retomada do crescimento de um país por meio da geração de emprego e renda. O governo federal, por meio do Ministério do Turismo, tem atuado fortemente para o fortalecimento desta atividade através de ações de financiamento público de projetos públicos e privados além de medidas para reduzir a burocracia para quem deseja investir no turismo brasileiro”, comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.


Para a CNC, embora tímido, o crescimento do emprego reflete a recuperação de alguns segmentos importantes. No entanto, a greve dos caminhoneiros e a escassez de combustíveis, ocorridas por 11 dias no mês de maio, podem modificar a tendência no curto prazo. “As medidas de resolução da crise tomadas pelo governo afetarão o equilíbrio inicial da economia. Isso vai interferir nas decisões de gastos das famílias, deixando-as cautelosas com relação às despesas com turismo”, pondera o economista.

Infinity Blue Resort & Spa - Praia dos amores - Balneário Camboriú - SC

CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO E SECRETARIA ESTADUAL 


Uma síntese dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) foi apresentada ao Conselho Estadual de Turismo pelo secretário Tufí Michereff, na reunião ordinária do colegiado realizada em Florianópolis. O secretário explanou sobre as negociações com o Ministério do Turismo para a liberação de recursos para diferentes demandas do estado, como os R$ 16 milhões para o Centro de Eventos de Balneário Camboriú, destinados à aquisição de equipamentos. No final de maio foi entregue à prefeitura de Balneário Camboriú e à empresa Autopista Litoral Sul o estudo do Deinfra sobre as obras de acesso, que são de responsabilidade do município.


Recursos do MTur, no valor de R$ 3 milhões, também estão assegurados para auxiliar Santa Catarina a ampliar a certificação do programa Bandeira Azul para praias e balneários. Pelo menos seis municípios catarinenses deverão receber apoio para os trâmites necessários para a certificação internacional. “Temos atualmente quatro certificações, mas temos potencial para muito mais”, afirmou o secretário.


O presidente do Conselho, Rogério Siqueira, destacou que o colegiado está à disposição do secretário e da SOL para contribuir nas ações que forem necessárias. “Temos três câmaras temáticas organizadas, de capacitação, marketing e infraestrutura, que são capazes de se posicionar sobre qualquer assunto da Secretaria e estão à disposição para auxiliar”, frisou Siqueira.


A versão preliminar do catálogo que reúne dados temporada de verão 2017/2018 em Santa Catarina foi apresentada pelo secretário aos conselheiros. O material, sugerido pelo próprio colegiado, foi organizado pela equipe da SOL, com dados de diferentes pesquisas realizadas por entidades parceiras e informações de órgãos de governo. Em breve, o catálogo será disponibilizado em versão digital.

A melhor temporada de inverno na Serra Catarinense no melhor Hotel Fazenda, ícone do Turismo Rural nacional. Hotel Fazenda Boqueirão - Resort de Campo - Lages - SC - 50% de desconto nas diárias durante a semana (menos nos feridos). Pensão completa.

O secretário também informou que a SOL e a SANTUR estão revendo a participação em feiras e eventos, devido a necessidade de se ajustar à disponibilidade financeira do estado.  Outros assuntos abordados pelo secretário foram a participação na reunião do Zicosur, em Tucuman, na Argentina; acompanhamento das obras de acesso ao aeroporto de Florianópolis e recursos para obras na Serra Dona Francisca.


BRASIL & EMIRADOS ÁRABES


Em pauta a aproximação bilateral entre Brasil e Emirados Árabes e ações para estimular o fluxo turístico entre os países, especialmente, com o início da operação, em julho, do novo voo da companhia aérea Emirates Airlines que ligará Dubai a São Paulo, com extensão até Santiago, no Chile. Com o início da operação, serão ao todo 12 voos por semana ligando São Paulo à Dubai. A embaixadora dos Emirados Árabes, Hafsa Al Ulama, afirma que os produtos turísticos brasileiros têm potencial para receber um grande número de turistas daquele país. 


FESTIVAL DAS CATARATAS


O IV Salão MICE Cataratas faz parte da programação do Festival das Cataratas e promove a capacitação de empresas organizadoras de eventos, com palestras selecionadas pelo Sebrae PR. O Salão também oferta uma rodada de negócios com fornecedores da região, com o objetivo de gerar networking e promover o Destino Iguassu para a prospecção de eventos. A promoção é uma iniciativa do Festival das Cataratas com apoio do Iguassu CVB - Visit Iguassu, Sebreae PR e Abeoc GO. Neste ano o evento receberá dois palestrantes convidados. O ex-ministro do Turismo e ex-Presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, e a palestrante Sabina Deweik traz para o evento O Gap de Gerações e os Novos Comportamentos Emergentes. 


O Iguassu Convention & Visitors Bureau foi criado em 2007 e é resultado da união de empresas de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este. Em 2018 a instituição mudou de nome e passou a ser denominada Visit Iguassu. O Visit Iguassu é focado no marketing do Destino Iguassu e tem o objetivo de promover a cidade e região, atraindo turistas e eventos. Sem fins lucrativos e totalmente apartidária, a entidade é mantida pela iniciativa privada, pertencente ao trade turístico local. Assim, é uma importante fonte de informação sobre a região e oferece as melhores opções de contratação de serviços, hospedagem, compras, gastronomia e atrativos turísticos.


EXPO ABAV 2018


A pouco mais de três meses da realização, a 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa, que acontece  de 26 a 28 de setembro, no Anhembi (SP), já tem 80% do espaço reservado. Entre os expositores, marcas estreantes como Viator International, Samba Hotéis, com oito unidades da rede, Dare 2 Travel Consultantes, representando a sua coleção de destinos exóticos, e o município de Parauapebas,  no Pará. Na área internacional, já estão confirmados México, Marrocos, Peru, República Dominicana,  St. Maarten/Anguila e Uruguai, além de DMCs de Argentina, Israel, Itália, Jordania e Rússia.


Também confirmam presença as três principais marcas do setor de locação – Localiza, Movida e Unidas, grandes e já tradicionais expositoras da ABAV Expo. O principal evento do calendário de feiras do turismo brasileiro promete conectar este ano a mais diversificada vitrine do setor, nacional e internacional, ancorada pelas maiores operadoras brasileiras dentro do Encontro Comercial Braztoa, em sua 50ª edição. Ainda em fase ativa de comercialização, a ABAV Expo 2018 estima um crescimento de 20% frente à edição passada. Para saber mais acesse: www.abavexpo.com.br.


ENCATHO & EXPROTEL 2018 


Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina- ABIH-SC, o Encontro Catarinense de Hoteleiros- Encatho & Exprotel chega à 31ª edição. O objetivo é apresentar as inovações, tendências e perspectivas para a hotelaria e o turismo, sem esquecer que a principal ferramenta de hospitalidade continua sendo o ser humano. O evento irá oportunizar  negócios, qualificação, novidades em produtos e serviços, atualização na operação, gerar networking e divulgar as potencialidades do turismo nacional.

Tudo o que você precisa para construir/reformar sua pousada/hotel/resort, vale a pena no mínimo, consultar.

SERRA VERDE EXPRESS


Para incrementar o Turismo entre Curitiba e Paranaguá, o presidente da ABAV-PR, Antonio Azevedo, participou da audiência pública sobre o tema na Assembleia Legislativa do Paraná. A associação estava acompanhada de representantes de outras entidades e empresas ligadas ao Turismo, Ministério Público, Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), associações de moradores do litoral e políticos da região litorânea, além do deputado estadual Ney Leprevost, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia. O grupo discutiu o retorno da circulação diária de trens para passageiros no trecho entre Curitiba, Paranaguá, Antonina e Morretes. 


“Passear de trem é algo muito atrativo e essa linha é vital para ampliar o movimento turístico e social na região, não apenas nos finais de semana, mas em todo o ano. O trem é patrimônio nacional e precisamos valorizar nossos produtos turísticos e ter ainda mais opções para oferecer ao turista que vem conhecer o nosso Estado”, disse Antonio Azevedo, ressaltando o trem como meio de transporte sustentável.


TRAVEL ACE NA COPA DO MUNDO


Até de julho, a Travel Ace Assintance, líder em seguro aos viajantes na América Latina, estará presente nas onze cidades-sedes da Copa do Mundo. Os turistas brasileiros podem torcer pela seleção brasileira despreocupados,  já  que se acontecer algum imprevisto,  terão atendimento 24 horas por dia e prestadores médicos nas onze cidades-sedes. São mais de cinquenta hospitais credenciados proporcionando o melhor serviço disponível e rede nacional de clínica privadas em todo país. Pronto atendimento com visitas médico ao viajante onde se encontra hospedado, além de ambulâncias com infraestrutura completa a bordo que pode ser utilizada a qualquer momento para emergências médicas. Central de atendimento em português e linhas telefônicas gratuitas e exclusivas. 


“Queremos oferecer toda tranquilidade para quem vai assistir a Copa na Rússia. Que a única preocupação seja com o resultado da partida,” afirma Federico Siri, presidente da Travel Ace. Desde março, a Travel Ace é a filial brasileira do Cover More Group, sediado na Austrália e braço global de seguro viagem do Zurich Insurance Group. A gigante do setor de seguros, sediada na Suíça, com 54 mil colaboradores e presente em mais de 210 países e territórios.


BELLA DA SEMANA


Nascida em São Jerônimo, interior do Rio Grande do Sul, Bruna Corrêa ganhou fama nas redes sociais ao mostrar seu estilo de vida saudável. Inclusive eram muitos os pedidos dos seguidores da musa para que ele fizesse um ensaio nu. Pois ela aceitou o convite do Bella da Semana, maior revista masculina do Brasil, para alegria dos fãs. Dona de um corpo espetacular e muita simpatia, Bruna atua como digital influencer, advogada, empresária (ela é dona de um petshop) e, claro, modelo. Prima da jornalista Patrícia Poeta, Bruna Corrêa é dona de uma personalidade extremamente alegre. A carreira de modelo começou quando Bruna tinha apenas quatro anos fazendo algumas ações para lojas em sua cidade natal e catálogos infantis para grandes marcas. Porém, o talento para as passarelas e sessões de foto quase foram interrompidos na adolescência. Confira as fotos do ensaio no Bella da Semana.


Bolo de Fubá com cobertura de doce de amora. Pensa num bolo espetacular - Bolo da Madre - São José - SC