segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Mountain Do Ushuaia 2018 - A maratona mais austral do planeta

AS INSCRIÇÕES IRÃO ENCERRAR NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, 10, E OS ATLETAS ESPERAM COM ANSIEDADE ESSA MARATONA DENOMINADA "UM DESAFIO DO TAMANHO DO NOSSO SONHO"

 

 

Restam poucos dias para a maratona mais austral do planeta que acontece em Ushuaia - Fin del Mundo, na Patagônia Fantástica Argentina, no próximo dia 26 de agosto. A maratona por ser muito exclusiva e dentro na melhor estação de esqui da América Latina,  está limitada a 350 atletas. O Mountain Do Fim do Mundo faz parte do circuito internacional da Sports Do, e acontece no Cerro Castor,  com 42Km de pura neve entre bosques, trilhas e montanhas, as margens do Canal de Beagle, por onde os corredores passarão. Ao contrário da prova do Deserto do Atacama que você corre com muito calor, as temperaturas em Ushuaia podem chegar a -10ºC por isso, prepare-se para muito frio. 

 O diferencial do Mountain Do é estar alinhado com os princípios da sustentabilidade, se preocupando com a preservação da natureza e a conservação dos locais por onde passam. Além disso, o evento visa integrar a comunidade local, criando oportunidades de renda para a população através do comércio e da prestação de serviços de forma que valorize e proteja o meio ambiente. É um grande desafio que envolve natureza, saúde, companheirismo e aventura.

Os atletas, no dia da prova terão transporte especial que sairá da Secretaria de Turismo às 06:15, 06:30, 6:35, 6:40, 06:45 hs; e com retorno do Cerro Castor às 12:30, 13:00 13:30, 14:00,  14:30hs,  até às 16:00hs. Haverá festa de encerramento após a Premiação que acontecerá na Casa da Cultura. A festa será no Yamana Bar Patin, com apresentação de patinação artística, partida de hockey e também DJs que vão animar a festa de despedida dos atletas! 

PRINCIPAIS DICAS PARA OS ATLETAS E SEUS ACOMPANHANTES

 Cilene del Faro - Turismo on line

 Acredito que todos já devem ter suas devidas reservas hoteleiras, caso ainda não, o Cilene del Faro é a casa dos brasileiros em Ushuaia, bem no centro, de frente para o Canal de Beagle, com spa, apartamentos equipados e além de tudo a proprietária é brasileira. Então a gente se sente literalmente em casa. A responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia é também a brasileira Cristiane Cavalli, da Secretaria de Turismo. Não esqueça de ir lá carimbar teu passaporte com o selo "FIN DEL MUNDO". Não é todo mundo que tem este carimbo no passaporte. 


Jumping Rent - Turismo on line

 

Para trocar teus dólares ou alugar tua roupa, carro, equipamentos de esqui ou snowboard e até mesmo carro, a melhor opção é a Jumping. O Sergio é quem melhor cotiza dólares e euros. Bem no centro da cidade. Se você optar por uma casa de câmbio, receberá um pouco menos, mas não esqueça de guardar o recibo, pois caso você tenha trocado dólares demais e ficou com muitos pesos argentinos na carteira e queira trocar por dólares, eles exigem o recibo.  Sem ele, esqueça.

 

 

Já para fazer os melhores passeios pelas demais estações invernais, andar de trenós com os Huskyes Siberianos no Vale Cotorras, sobrevoar e pousar nos Andes com a Heliushuaia, curtir uma super expedição 4x4 e inúmeras outras opções, a dica é entrar em contato com a Criollos Turismo de Ushuaia, cuja guia é a gaúcha Andressa.


Restaurantes em Ushuaia - Turismo on line

 

Quanto a gastronomia, prepare-se para excelentes serviços e qualidade nos produtos. Os melhores chefes argentinos estão justamente em em Ushuaia, começando pelo Lino Adilon do Restaurante Volver, onde se saboreia a melhor Centolla da Patagônia. Agora também servindo as melhores carnes. Outro lugar fenomenal é o Kalma Resto do Chef Jorge Monopoli, onde você irá se surpreender. Outro lugar espetacular e imperdível, na esquina mais agitada da cidade e em frente ao Hard Rock Café, é o Andino Gourmet, de carnes a pescados e a melhor empanada da cidade.  E para quem deseja experimentar o melhor Cordero Fueguino da Patagônia, a melhor opção é o restaurante Morada del Aquila (Ninho da Águia) na base do Cerro Castor. Ao chegar para a competição ou esquiar, já reserve a tua mesa.



La Mesita de Almanza - Turismo on line

 

Outro restaurante cinematográfico, mais distante e paradisíaco é o La Mesita de Almanza, onde você irá degustar o melhor "Vulcão de Centolla". Ir de helicóptero é mais rápido e você jamais esquecerá desse local. Do outro lado o Chile.  A Terra do Fogo é uma região de extremos de todo o tipo. Não precisa-se apenas correr, mas pode-se somar com férias, esqui,  navegação,  inúmeros passeios e uma gastronomia invejável. Por isso o destino é um dos mais procurados do mundo e no inverno por brasileiros.  Não é só este silêncio, não são apenas as montanhas enfeitadas com seus colares de gelo, nem os canais, nem as verdes florestas virgens, nem as geleiras cintilantes que fazem da Terra do Fogo uma maravilha única no mundo. É o conjunto, a harmonia de todas as coisas”. A frase, de 1929, é do explorador alemão Gunther Pluschow, a quem se deve muito do conhecimento sobre a Terra do Fogo. Na última edição do Mountain Do Ushuaia trouxe tanta felicidade, que houve até casamento no fim da prova.




Portanto, boa prova, e nos vemos lá.