sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Baixo Custo - Brasileiros irão começar a voar pagando mais barato

FINALMENTE VIAJAREMOS À EUROPA A PREÇOS JUSTOS


Uma notícia para se aplaudir. Finalmente passaremos a voar para Europa a baixo custo. Uma empresa aérea de baixo custo, no caso a Norwegian Air, está autorizada a operar no Brasil. Em publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira (08), a Agência Nacional de Aviação Civil liberou a companhia norueguesa com base no Reino Unido para fazer o transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala posta no Brasil. O próximo passo é o registro das rotas e a comercialização das passagens. 


“A operação da Norwegian Air representa um importante passo na internacionalização do turismo brasileiro. Em um país de dimensões continentais como o Brasil, o transporte aéreo ganha ainda mais relevância. Por isso, é fundamental que o Congresso Nacional ajude na modernização das regras do setor”, comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.


Há diversos exemplos espalhados pelo mundo da importância das low costs para movimentar os destinos. Estudo realizado pelo mestre em engenharia civil pela Universidade de Porto, em Portugal, Ricardo Sanches do Valle Garcia Lourenço, mostra que apesar de terem se desenvolvido tardiamente no mercado português, as companhias aéreas de passagens de baixo custo assumiram um papel fundamental para o mercado turístico daquele país e já em 2008 eram responsáveis pelo transporte de um em cada três viajantes.


Além da Norwegian, a Air UK e Avian Argentina, também receberam autorização para operar no Brasil. Vale lembrar que mais outra mais uma aérea de baixo custo está bem próxima de também entrar no mercado brasileiro. Trata-se de Flybondi, que manifestou interesse desde maio deste ano para atuar no País e que recebeu na última semana autorização do governo argentino para realizar voos para o Brasil. O próximo passo da empresa será entrar com o pedido de autorização jurídica e operacional na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mesmo caminho tomado por Norwegian e Avian. Se a solicitação da Flybondi vier com a documentação dentro dos conformes, a aprovação pode vir em duas semanas a partir do dia em que dar entrada na Anac, tempo que levou para o pedido similar da Norwegian ser aprovado. 


COBRANÇA DE ASSENTOS


O Senado deu uma dentro. Só falta agora acabar com a cobrança mais do que abusiva do despacho da bagagem, o que não tornou as passagens aéreas mais baratas, muito pelo contrário. Milagrosamente os senadores aprovaram um projeto que proíbe companhias aéreas de cobrarem pela marcação antecipada de assento em aeronaves. O descumprimento da regra pelas companhias aéreas implicará em cobrança de multa. Evidentemente Quando alguém compra uma passagem, tem que ter direito à marcação de assento, e não a companhia aérea querer ganhar mais dinheiro ainda em cima do consumidor. O cabide de emprego da Anac é responsável por estabelecer regras para o funcionamento do setor no Brasil. 


Esse abuso começou com o assento conforto, depois cobrança de bagagem, e finalmente a marcação de lugar. Em breve pagaremos para sentar e até mesmo para usar o banheiro. Vale comentar que o Senado já aprovou um projeto que derruba a decisão da Agência e proíbe a cobrança para despachar bagagem. O texto, porém, foi para a casa da mãe joana, a Câmara dos Deputados,há mais de um ano e meio e ainda não foi votado. Como essa matéria ainda voltará para a câmara dos deputados nesse eterno jogo de empurra-empurra, a cobrança por marcação de assento continuará sendo feita. 


VALDIR VALENDOWSKY VOLTA A SECRETARIA DE TURISMO


Valdir Walendowsky volta a ser o Secretário de Turismo, Cultura e Esportes de Santa Catarina. O nome foi definido oficialmente nessa última terça-feira, 07. Valdir agora acumula funções de Presidente da SANTUR, órgão de promoção turística do estado. É a terceira vez que Valdir assume a secretaria. Até então, tinha ficado a frente do cargo nos governos de Leonel Pavan, em 2010, e Raimundo Colombo, em 2013.


100 MIL VISTOS ELETRÔNICOS


O visto eletrônico ultrapassou, em agosto, a marca de 100 mil documentos processados. Entre os beneficiados, estão os EUA, que lideram no número de pedidos, com 70.793, seguidos pela Austrália (13.975), Canadá (9.315) e Japão (7.233).  Desde a implantação, o número de pedidos aumentou significativamente. Levando em conta o gasto médio dos turistas destes países, caso as solicitações se revertam em viagens, poderá haver uma injeção de US$ 41,2 milhões na economia brasileira. 


No mesmo período, de 121.959 pedidos de visto, 95.417 foram realizados pelo meio eletrônico, com 78% de adesão. Em julho, 97,6% dos vistos emitidos na Austrália foram por meio eletrônico, 87,2% no Canadá, 82,9% nos Estados Unidos e 59,8% no Japão. No mesmo mês, o aumento no número de vistos emitidos foi de 52% no Canadá, 48,6% nos Estados Unidos, 25,5% na Austrália e 21,5% no Japão se comparado com o mesmo período de 2017.


III FENATRUTA


O III Fenatruta é a próxima atração desta temporada em um dos principais destinos turísticos do Brasil. Os visitantes poderão degustar pratos tradicionais da região, acompanhados da grande estrela da festa, a Truta - um peixe de água doce, extremamente saboroso, que permite combinações variadas numa explosão de sabores. Para acompanhar o prato principal, vinhos produzidos em Santa Catarina, que trazem a reconhecida qualidade dos vinhos de altitude. E para completar a visita, a Serra Catarinense, localizada a aproximadamente 170 quilômetros de Florianópolis, reúne um conjunto de condições naturais, geográficas, climáticas e culturais que expressa um terroir próprio, manifestado principalmente na culinária regional. Aliado a ingredientes típicos, o cenário gastronômico serrano vem se renovando e assimilando novos produtos.


Receber bem é uma das qualidades de quem mora e trabalha na região. Para garantir a qualidade do evento, a Pouserra, que é a Associação do Trade Turístico de Urubici, promotora do Fenatruta, reuniu os principais estabelecimentos de gastronomia, pousadas, vinícolas e operadores de turismo, a fim de garantir aos turistas uma  estrutura acolhedora e opções variadas, com passeios turísticos pelos vinhedos, visitas às cascatas, cânions e serras, cavalgadas, contato com animais e lugares inesquecíveis. o Festival Nacional da Truta será uma experiência saborosa para o paladar de quem visitar Urubici e Bom Retiro, na Serra Catarinense, entre 31 de agosto e 30 de setembro de 2018.


EXPEDIÇÃO NORDESTE


A equipe do programa Expedição Nordeste, da Têmdendê Produções, empresa da Bahia, está finalizou nesta quinta-feira (09) as filmagens que estão sendo feitas por João Pessoa e Cabedelo. O programa será exibido pelo SBT em novembro na região Nordeste e no Canal Travel Brasil para todo o Brasil. O programa mostra os principais roteiros entre o Centro Histórico da capital paraibana aos encantos do litoral de Cabedelo, como esporte de aventura, e ainda um gostinho da gastronomia e da cultura paraibana. 


O roteiro da série Expedição Nordeste faz um mergulho em experiências, desafios e descobertas de pequenas peculiaridades dos destinos por onde passa. Toda a produção e roteiro do Expedição Nordeste foi fechada pela equipe da Têmdendê com a PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), que manteve contato com outros parceiros como a ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba), além da Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria de Turismo.


FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA


O Festival JPA está na sua 8ª edição e oferecerá hospedagem gratuita para os agentes de viagens e operadores que visitarem o evento. Serão 1.600 room nights disponibilizados de 19 a 21 de outubro de 2018. Como cidade hospitaleira que é, João Pessoa não perde a simpatia nem na sua rede hoteleira. A cidade está na rota do turismo internacional e vem atraindo cada vez mais turistas às sua praias de águas mornas e à sua cultura diversificada e cheia de histórias para contar. Por esses e outros motivos é que a rede hoteleira vem aumentando seu percentual de hospedagem, que chegou a 83,60% dos leitos ocupados em janeiro deste ano, segundo a PBTur. 


E enxergando no Festival JPA uma ótima oportunidade de demonstrar essa hospitalidade, fechou-se uma parceria da rede hoteleira de João Pessoa com o festival, desde a primeira edição. A cada ano de evento, essa parceria fica cada vez mais consolidada, beneficiando os participantes do Festival de Turismo. Além dos hotéis disponíveis, também vão estar à disposição para o público do Festival JPA caravanas rodoviárias, partindo de algumas capitais do Nordeste, como Fortaleza, Maceió, Natal e Recife. Cidades do interior também entram no itinerário, como por exemplo, Campina Grande-PB, Caruaru-PE, Mossoró-RN. As inscrições para os room nights e caravanas serão feitas através das operadoras parceiras do Festival JPA. Então entre agora em contato com a sua operadora e garanta já sua hospedagem. 


Uma das maiores caravanas do Festival JPA é da Trend Operadora, que participa do evento desde as primeiras edições. "Não é só para relacionamento. Em conjunto trouxemos hotéis, destinos, receptivos, e é a troca de informações que vai fortalecer nossos agentes da região", diz a diretora de Lazer da Trend, Cristiane Jayme. Segundo o diretor comercial do Festival JPA, Claudio Junior, o investimento para receber a cada ano mais caravanas é extremamente importante, aliado à análise do nível dos agentes e operadores convidados. Em 2017 foram 3.500 profissionais do turismo visitando o evento e para esta edição é estimado um crescimento de pelo menos 10%.

100% Lazer - João Pessoa - PB

AD 70 FESTIVAL JPA


O diretor comercial da Gol, Rogério Guerra, recebeu hoje (26), em São Paulo, representantes do Trade paraibano. Entre eles, Claudio Jr (diretor do Festival JPA), Ruth Avelino (presidente da PBtur) e Manuelina Hardman (presidente da ABIH-PB). O tema da reunião foi a ampliação da parceria já existente com a Gol e o Festival JPA, que é a companhia aérea oficial do evento. Até o momento todos os agentes, jornalistas e inscritos no festival já tem garantidos AD70 nos voos para o Festival. A GOL também trará (AD100) 12 operadoras argentinas. O Festival JPA supera-se a olhos vistos, respeitando principalmente os profissionais de mídia e agentes, tornando-se um dos melhores festivais do turismo do Brasil. 


ABAV EXPO 2018


Prevista para setembro, em São Paulo, a Abav Expo 2018 já tem 32 associadas da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo confirmadas. Entre essas empresas estão operadoras, seguradoras, cartões de assistência e representantes de produtos e serviços turísticos. Juntas, elas ocuparão parte dos 1,6 mil metros quadrados de área expositiva da entidade durante a feira. Entre as empresas confirmadas estão HTL, Flytour, GTA Assist, Queensberry, R11 Travel, RCA, STB, Stella Barros e Trend Viagens. No ano passado, segundo a Braztoa, o faturamento dessas empresas foi superior a R$ 12 bilhões.


Para Geraldo Rocha, presidente da Abav Nacional, a presença das empresas associadas à Braztoa garante ao público da feira a antecipação dos lançamentos e grandes novidades das próximas temporadas. “Juntas, ABAV e Braztoa, formam o principal canal de distribuição e vendas de produtos e serviços do turismo. Propiciamos negócios, troca experiências e capacitação”, destaca o executivo.


Entre os destaques do espaço da Braztoa na Abav Expo 2018 está o lounge Experiência Braztoa. Nele, serão realizadas vivências sensoriais e ações culturais de destinos e parceiros da organização. A entidade também apresentará duas palestras na Vila do Saber. “A realização de nosso 50º Encontro Comercial Braztoa (ECB) realizando com a Abav. Continuamos trazendo novidades, inovações, capacitações e, sobretudo, foco em resultados e geração negócios, uma marca registrada dos nossos Encontros Comerciais”, disse Magda Nassar, presidente da Braztoa.


A ABAV também, respeitando os agentes, operadores e profissionais de mídia, também trás caravanas de todo Brasil e os profissionais de mídia já estão sendo convidados com os respectivos aéreos (AD100). Respeito além de atenção aos profissionais de mídia, devidamente qualificados, auxiliam, e muito, a divulgação de feiras e festivais de turismo, permitindo, por consequência seu crescimento. Ao contrário de outras que perdem força, espaço e tamanho, onde o jornalista sequer consegue se inscrever. Nesses, seus diretores acreditam que profissional de mídia tem que pagar para trabalhar além de não serem bem vindos. As desculpas são tantas que até assustam. 


ALTA TEMPORADA - 200 VOOS EXTRAS PARA FOZ DO IGUAÇU

As salas são minúsculas, verdadeiras latas de sardinhas que em momentos tornam-se insuportáveis. Completamente abarrotadas. 

Espera-se que Foz do Iguaçu melhores urgentemente seu aeroporto, começando pelas péssimas salas de embarque e filas absurdas da Receita Federal. Somente uma cia aérea já programou mais de 200 voos extras no período da alta temporada – de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019. Novos destinos conectados diretamente à cidade como Campo Grande e Florianópolis elevam o número de chegadas. 

Já a Floripa Airport tem dois novos espaços no Aeroporto Internacional Hercílio Luz em Florianópolis (SC). Trata-se de uma nova sala de espera e um business lounge que já aumentaram em 50% da capacidade de atendimento na área de embarque. Os novos espaços estão localizados no piso superior e podem ser acessados por rampa, a partir da sala de embarque.  


Em outros casos, como a rota para Belo Horizonte e Navegantes (SC), o número de frequências vai aumentar. De acordo com as projeções, a melhora da conectividade deverá gerar cerca de 2.890 assentos semanais e abrir novas oportunidades de incremento do fluxo turístico. "Conectividade é a palavra-chave para mantermos o fluxo turístico em alta. Movimento no nosso aeroporto cresceu 18% em 2017 e esperamos repetir a dose em 2018", afirma Gilmar Piolla, Secretário de Turismo da cidade paranaense. A cidade vai receber, até o final do ano, um aporte de R$ 12 milhões em investimentos no turismo.

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