quarta-feira, 6 de março de 2019

Turismo cresce pela oitava vez no setor de viagens e entretenimento

A FORÇA DO TURISMO


Estes números são resultados de uma pesquisa anual realizada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) em conjunto com a Oxford Economics. O estudo acrescenta que pelo oitavo ano consecutivo o setor de turismo e viagens esteve com uma taxa maior de crescimento do Produto Interno Bruto global.  O estudo que é realizado nos últimos 25 anos, representa o setor privado de Viagens e Turismo, mostra que em 2018 o setor contribuiu com 8,8 bilhões de dólares para a economia global. Cresceu mais rapidamente do que as economias do mundo pelo oitavo ano consecutivo (3,9% de Viagens e Turismo contra 3,2% do Produto Interno Bruto global). Gerou 10,4% de todas as atividades globais do planeta. Além disso, conseguiu criar 319 milhões de empregos, representando um em cada dez empregos gerados em todo o mundo.

Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC

O setor de Viagens e Turismo é responsável por um em cada cinco novos empregos criados no planeta nos últimos cinco anos. É o segundo setor que mais cresce, acima dos Cuidados de Saúde (+ 3,1%); Tecnologias de Informação (+ 1,7%) e Serviços Financeiros (+ 1,7%), ficando atrás apenas da Manufatura, que cresceu 4%. “2018 foi mais um ano de forte crescimento para o setor global de viagens e turismo, o que reforça seu papel como impulsionadora do crescimento econômico e da criação de empregos. Pelo oitavo ano consecutivo, nossa indústria superou a expansão da economia global em geral e registramos o segundo maior crescimento de todos os principais setores do mundo “, afirmou em nota Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC. Segundo o estudo, o PIB do turismo brasileiro cresceu 3,1%, sendo uma das maiores taxas de crescimento da região e o dobro do crescimento da economia brasileira.


Hotel Fazenda Boqueirão, Resort de Campo - Ícone do Turismo Rural nacional em lages - Serra Catarinense. Já fez a sua reserva para o feriadão da Páscoa?Ainda restam algumas unidades. Para a criançada, não tem melhor destino. 

ABAV EXPO AMPLIA SOLUÇÕES À PROMOÇÃO DE DESTINOS



Com a área de eventos recentemente ampliada para abraçar integralmente a organização da ABAV Expo, a ABAV Nacional abre espaço em seu portfólio de ações e iniciativas voltadas à capacitação, qualificação e busca de novas oportunidades de negócios para os agentes de viagens. A primeira iniciativa envolveu a co-organização de um encontro de relacionamento da Embaixada do Sri Lanka no Brasil com o trade paulista, que reuniu perto de  60 agentes e operadores de turismo na manhã desta quinta-feira no Hotel Radisson Paulista. Estimular negócios da cadeia turística com os agentes de viagens é uma das principais missões da ABAV, que hoje congrega uma base nacional formada por 2,2 mil associadas, entre agências, operadoras e consolidadoras de viagem que respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas do setor.



"Ficamos muito felizes em iniciar esse trabalho com um destino internacional. O Brasil precisa recuperar esse mercado e o momento está bastante propício a isso, considerando que todos os prognósticos apontam que teremos um cenário econômico mais estável em 2019, com menos oscilações de câmbio. Sabemos que isso tem um impacto direto na movimentação de vendas do setor", avalia o presidente da ABAV Nacional, Geraldo Rocha."A ABAV Expo segue como nossa grande âncora de ações em apoio à promoção e comercialização de destinos, produtos e serviços de viagens e turismo, mas com essa nova vertente de atuação podemos potencializar em muito – e de forma contínua ao longo do ano - a interação desses fornecedores com o mercado nacional", completa Rocha.


Pratas Thermas Resort & Conventions, no Vale das Águas das Águas de Santa Catarina, preparou um final de semana exclusivo para elas. 

CARTÃO ABAV



Durante todo o mês de março, sócias e colaboradoras das agências de viagens associadas à ABAV e Aviesp que solicitarem o cartão Agente ABAV terão gratuidade na primeira anuidade. A ação integra uma campanha em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. “Em agradecimento às muitas mulheres que fortalecem o segmento de agenciamento de viagens, proporcionamos essa oportunidade de adquirir o Cartão Agente ABAV, sem custos, e aproveitar por um ano os descontos oferecidos pelos nossos parceiros”, comenta o presidente da ABAV Nacional, Geraldo Rocha. O Cartão Agente ABAV oferece descontos e vantagens aos agentes de viagens associados, e é uma iniciativa da entidade estendida também à base da Associação das Agências de Viagens do Interior de São Paulo (Aviesp).  Para consultar a lista completa de parceiros e solicitar o cartão, acesse aqui



ITB BERLIN


Foto: Enrique Litman

Está definitivamente aberta a maior feira de turismo da Europa. A partir desta quarta-feira (6) até o próximo domingo (10), 10 mil expositores de mais de 180 países participam da 53ª ITB Berlin. São 26 pavilhões da Messe Berlin praticamente lotados, que reúnem todas as áreas, destinos e setores do turismo. O destaque desta edição vai para um grande aumento de expositores no pavilhão da América do Sul e para o estande do Brasil, que este ano conta com 32 co-expositores e 402 metros quadrados. 



A expectativa é superar os 120 mil visitantes. De acordo com o CEO da ITB, David Ruetz, “uma vez mais o surpreendente número de reservas recebidas pela ITB Berlin mostra que nestes tempos, especialmente quando falamos de crises geopolíticas, mudanças de clima e overtourism, a indústria internacional de viagens está focada na participação na feira de turismo que é lider em todo o mundo”. Entretanto o nosso Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio não e tão pouco tem qualquer menção na página oficial do Ministério. Não é implicância, mas não temos Ministro do Turismo. Por sorte temos à EMBRATUR. 


Foto: Roy Taylor

Como é de praxe, o MERCADO & EVENTOS está com um estande próprio na ITB 2019. Exatas 12.000 revistas chegaram ao Messe Berlin e serão distribuídas nestes cinco dias de feira. Quem conhece, sabe, a revista produzida pelo M&E traz as principais informações e atrativos dos grandes destinos brasileiros. No site, a cobertura completa da maior feira de turismo da Europa em tempo real, com fotos e matérias exclusivas. 



Enrique Litman, CEO do Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village na Praia do Rosa em Imbituba - SC, e Presidente do Instituto Baleia Franca, também em Berlin, ladeado pelos CEOs do M&E Roy Taylor e Rosa Masgrau. Litman após a feira segue para Eliat, um espetacular balneário situado no final do deserto do Neguev em Israel, para participar da reunião da diretoria  do Clube das Baías Mais Belas do Mundo. Cabe lembrar que Litman é o ÚNICO representante de Santa Catarina na Feira. 

Mysimtravel, a nossa melhor e mais rápida conexão fora do Brasil

L´ESSENZA DEL VINO


Foto: Zéto Teloken

Realizado uma vez ao mês, em vagão exclusivo da Maria Fumaça – Trem do Vinho, o L´Essenza del Vino de março (dia 9, às 14h) terá como tema ‘Mulheres do Mundo do Vinho’. A escolha está vinculada ao Dia Internacional da Mulher (celebrado em 8 de março, véspera do passeio), e será também uma oportunidade para conhecer, destacar, valorizar e reconhecer o pioneirismo de mulheres como Madame Clicquot, a "Grande Dama de Champagne", Antónia Adelaide Ferreira, da Casa Ferreirinha e Jeanne Alexandrine Luise Mélin Pommery, a Madame Pommery, grandes nomes do segmento no mundo.



Com limitação para 40 passageiros, o vagão do L´Essenza del Vino tem como atração extra do trajeto um show acústico, no lugar das tradicionais apresentações das culturas gaúcha e italiana. Exclusivo para maiores de 18 anos, o passeio é mais um produto da Giordani Turismo e Eventos - empresa também regida por duas mulheres: Susana Giordani e Andréia Zucchi. O bilhete do L´Essenza inclui ainda entrada no Parque Cultural Epopeia Italiana, localizado ao lado da Estação Férrea de Bento Gonçalves, que conta a história da imigração italiana para a região Uva e Vinho. 



SC NA FESTA DA UVA


A tradição do Vale do Contestado foi até a Região Serrana Gaúcha participar da Festa da Uva de Caxias do Sul, RS, combinando criatividade com estratégias de prospecção de turistas. O resultado foi o estande movimentado, com a passagem de milhares de visitantes pelo local localizado nos pavilhões do evento. As atividades de recepção aos visitantes, começaram na última semana e se intensificaram no feriado de carnaval. O espaço foi preparado pelo Convention Bureau Águas do Oeste Catarinense. Quem passou pelo estante também pode experimentar o sabor dos produtos coloniais da região. A Festa Nacional da Uva, termina nó próximo dia 10 de março, é realizada desde a década de 1930, e é tida como uma das festas mais populares do país.


Onde mesmo será o seu feriadão da Páscoa? Rio do Rastro Eco Resort - No topo da Serra do Rio do rastro - Bom Jardim da Serra - Aparados da Serra. 

CENTRO DE EVENTOS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ



Uma reunião entre representantes da Santur, SOL, prefeitura de Balneário Camboriú e Convention & Visitors Bureau foi realizada na tarde desta sexta-feira, 01, na capital, para alinhar a continuidade dos estudos do modelo de concessão do centro de eventos da cidade. Os integrantes definiram a realização de uma nova reunião no dia 04 de abril, com o objetivo de avançar na elaboração do termo de referência e minuta do edital, documentos essenciais para estabelecer o melhor modelo de concessão. A Prefeitura de Balneário e representantes do trade de turismo da cidade devem apresentar suas sugestões para que o pacote de documentos seja concluído ainda na primeira quinzena de abril. O Centro de Eventos está em fase de acabamento. 



Em minha modesta opinião e experiência, a melhor opção é de fato entregar a iniciativa privada para gerir esse centro de eventos. Sabemos o tamanho da dificuldade que seria locar um espaço através de algum órgão público. A burocracia seria gigantesca pois infelizmente o governo cria dificuldades para vender facilidades. 



NOVAS DIRETRIZES DE ACESSIBILIDADE



Já estão abertas as inscrições para o curso de Novas diretrizes de acessibilidade em edificações de hospedagem, oferecido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina- ABIH-SC em parceria com a Prohotel & ProDecore. O curso busca a capacitação e orientação de maior número de profissionais inseridos nas estruturas de edificações e que precisam de orientação na área de implementação da acessibilidade em novos empreendimentos, reformas ou adaptação sobre o novo Decreto nº 9.296, de 1º de março, que regulamenta o art. 45 da Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Mais informações e incrição: comercial@abih-sc.com.br. 48 3222-8492 - 48 9 8843-7659.



MEETING BRASIL 2019




O MEETING BRASIL é realizado pela empresa Expan + "Inteligência em Turismo", já por 23 edições realiza ações comerciais em outros países da América do Sul. Com ampla experiência no mercado, tem como principal objetivo a promoção do turismo Brasileiro (hotéis, receptivos, destinos e atrativos turísticos) para a geração de novos negócios entre empresários do Brasil com  Operadoras de Turismo e Agencias de Viagem dos principais mercados Latino Americanos através de consultoria e encontros comerciais.



BELLA DA SEMANA


Aos 24 anos, Luara esbanja boa forma e sensualidade. Apesar de receber convites para participar de desfiles desde criança, a beldade iniciou na carreira recentemente, mas já é requisitada no mundo da moda e participou de showrooms de várias marcas conhecidas nacional e internacionalmente. Confira o ensaio clicando aqui


Meat Shop, a melhor parrilla no melhor endereço da Ilha da Magia - Jurerê Internacional 


Venha conhecer mais essa novidade da Bolo da Madre! Com recheio de coco, ameixa e doce de leite cremoso, o Bolo de Noiva vem para trazer à memória os casamentos antigos e todas as suas emoções! - Bolo da Madre - São José - SC.







Estúdio RKS. Para quem quer estar super afinado antes, durante e depois de malhar. Um novo conceito de saúde e bem estar. Oferecem os serviços de Treinamento Funcional, Pilates, Quiropraxia, Massoterapia, Acupuntura, Nutrição e Psicóloga. 



Cadê a ciclovia na via expressa de Florianópolis