domingo, 10 de março de 2019

Indústria do Turismo internacional cresce e gera lucros

TURISMO INTERNACIONAL
  

Em 2018 o número de viagens de ida e volta cresceu 5,5%, resultando em 1,4 bilhão de viagens internacionais, de acordo com informações da pesquisa anual World Travel Monitor da consultoria IPK International. Dessa maneira, o Turismo é um dos principais impulsionadores do crescimento da economia global, que cresceu 3,7% em comparação. O estudo analisa o comportamento de viagens de saída em mais de 60 países em todo o mundo, cobrindo mais de 90% dessa demanda global. O crescimento aconteceu em todas as regiões do mundo, incluindo os mercados maduros da Europa e América do Norte, mas os ganhos mais fortes foram na Ásia e América Latina. Neste ano, considerando uma desaceleração da economia mundial, também é esperada uma taxa de crescimento ligeiramente menor para viagens internacionais.


As férias mais uma vez superam as viagens de negócios, enquanto o Mice (reuniões, incentivos, conferências e exposições) segue crescendo. Com os viajantes internacionais ficando um pouco mais de tempo e também gastando mais quando estão no Exterior, o volume de negócios de viagens internacionais aumentou 8%. A Ásia foi a região de origem mais forte no ano passado, com 7% a mais de viagens para o Exterior. A América Latina seguiu com 6%, enquanto houve 5% a mais de viagens na América do Norte e na Europa. Sobre as regiões de destino, Ásia e Europa foram as vencedoras globais ao receber 6% a mais de viagens internacionais, cada, enquanto as Américas tiveram 3%.


A instabilidade política e a falta de segurança influenciam no planejamento de 38% dos viajantes internacionais para 2019. A grande maioria declara que escolherá apenas os destinos que consideram “seguros”. No geral, a IPK International prevê que as viagens globais de saída aumentem 4% em 2019. Ásia-Pacífico permanece levando uma vantagem esperada de 6%. O crescimento nas Américas está previsto para chegar a 5%, enquanto a Europa deve cair para 3%.


BRASILEIROS BARRADOS NA EUROPA


Brasileiro, você que não é turista, não acredite que o velho "jeitinho brasileiro" vale no exterior. Você será proibido de entrar e deportado. Segundo dados divulgados no último relatório de riscos da Frontex, a agência de fronteiras da União Europeia, indicam que 4.984 brasileiros tiveram sua entrada recusada na Europa em 2018, contra. Com o resultado, o Brasil se tornou a sétima nacionalidade com mais cidadãos barrados no continente. Em um distante segundo lugar está a Rússia, com 25,9 mil entradas recusadas, uma queda de 29% em relação ao ano anterior. A Albânia aparece logo em seguida, com 24,5 mil de seus nacionais barrados na UE. 


De acordo com as autoridades migratórias, a maior parte dos casos é motivada por falta de documentação adequada e meios que comprovem as condições exigidas de estadia. A quantidade de brasileiros deportados dos países europeus também cresceu. Em 2018, 1.926 imigrantes do Brasil foram forçados a retornar dos países membros da União Europeia: uma alta de 22% em relação a 2017. O número de brasileiros apanhados em situação irregular, por ter extrapolado o período de permanência como turista, aumentou, sendo a maior parte dos casos identificados em Portugal. As autoridades portuguesas ainda não divulgaram as estatísticas oficiais de 2018, mas já anteciparam que houve aumento significativo na comunidade brasileira no país.

Hotel Fazenda Boqueirão, Resort de Campo - Ícone do Turismo Rural nacional em lages - Serra Catarinense. Já fez a sua reserva para o feriadão da Páscoa?Ainda restam algumas unidades. Para a criançada, não tem melhor destino. 

EMPRESAS AÉREAS EUROPEIAS DE OLHO NO BRASIL




A malha aérea é tema fundamental quando se trata de turismo de longa distância. Da Europa para o Brasil são aproximadamente 880 voos por mês. No total, são 274 mil assentos disponíveis para turistas virem do velho continente para o nosso País mensalmente. Somente da Alemanha, atualmente, são cerca de 90 aeronaves que partem diretamente rumo ao Brasil, com mais de 30 mil assentos acessíveis aos turistas internacionais. Em busca da ampliação da criação de rotas rumo ao Brasil, a Embratur está realizando uma série de reuniões com empresas aéreas, como o Grupo Lufthansa, a Latam e a Condor, que já realizam voos diretos do país germânico. 




O Brasil também está no radar das companhias aéreas internacionais, porque sua localização central é considerada estratégica e diversas companhias usam os aeroportos brasileiros como ponto de conexão para distribuição de voos para os países vizinhos na América Latina. Portanto, práticas como o stopover, que é a possibilidade de que passageiros possam passar de dois até cinco dias em uma cidade de conexão sem pagar um novo bilhete, passam a ser consideravelmente oportunas para ampliar a estada de turistas nestas cidades-chave.





Mysimtravel, a nossa melhor e mais rápida conexão fora do Brasil

MINISTÉRIO DO TURISMO



Marcelo Álvaro Antônio, nosso Ministro do Turismo, apenas um político mais votado e que não está representando sequer seu eleitorado, desistiu de um segundo pedido que havia apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que fosse reconhecido seu direito a foro privilegiado na investigação que apura possíveis candidaturas “laranjas” do PSL em Minas Gerais nas eleições de 2018. O Ministro que desde que assumiu não participou de nenhum feira de turismo e não está na ITB Berlin, deve saber que desde o ano passado, o Supremo considera que o foro só se aplica a deputados e senadores caso os fatos investigados aconteçam durante o exercício do cargo e relacionados a este. 




Atualmente, os casos são analisados pela Justiça de Minas Gerais. Marcelo Antonio, que deveria desistir de ser ministro. A combinação de baixas votações com repasses volumosos são características típicas de candidaturas chamadas de “laranjas”, aquelas que não tem objetivo real de buscar uma vitória eleitoral e são apresentadas apenas para objetivos partidários escusos, como, por exemplo, cumprir a cota mínima de mulheres candidatas ou simular doações fraudulentas de partidos políticos.



Onde mesmo será o seu feriadão da Páscoa? Rio do Rastro Eco Resort - No topo da Serra do Rio do rastro - Bom Jardim da Serra - Aparados da Serra. 

ROADSHOW JPA TRAVEL MARKET





O JPA Travel Market disponibilizou um link para confirmação de participação em seu Roadshow que estará acontecendo nas cidades de Orlando, Fortaleza, Recife e Salvador. Basta acessar https://jpatm.com.br/confirmacao. A grande novidade é que os agentes de viagem que estiverem presentes na edição de Fortaleza e Salvador concorrerão a passagens aéreas (com acompanhante), transfers e hospedagem para estarem conhecendo o JPA Travel Market em outubro deste ano. A estreia do Roadshow acontecerá em Orlando - FL, próximo dia 14, no Camila’s Restaurant. Várias empresas do trade foram convidadas para estarem presentes e conhecerem mais sobre a 9ª edição do JPA. Segundo o diretor operacional, Bruno Mesquita, o Roadshow nas quatro capitais do Nordeste é de grande importância para estreitar laços com os principais agentes da região e esse trabalho é feito ao longo de todo o ano através dessa e outras ações.

Tambaú Hotel - João Pessoa - PB

FRENTUR E ENTIDADES HOTELEIRAS

Alberto Cestrone - Presidente da Associação Brasileira de Resorts

Será que o ministro estará presente? No próximo dia 13, quarta-feira, integrantes Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo vão se reunir com representantes da hotelaria nacional. O encontro, programado para Brasília, tem como objetivo apresentar dados e principais demandas do setor ao Legislativo. Estarão presentes dirigentes da ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e da Resorts Brasil. Outras entidades presentes são FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) e o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil). Cabe lembrar em relação ao AIRBNB, a regulamentação até hoje ainda não foi inserida nos primeiros documentos do Brasil + Turismo.Por conta disso a hotelaria vem perdendo muito. 

Tomato Cucina & Vino  - A grande novidade é que passada a alta temporada de verão, o Tomato volta abrir para o almoço aos domingos para a alegria dos ilhéus que gostam da excelente gastronomia italiana. 

PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE

Time da Embratur, da secretaria de turismo do RJ e de representantes da UNESCO no estande Brasileiro, na ITB Berlin 2019

São 21 joias da humanidade que estão no Brasil e são tombadas como patrimônios mundiais pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Faz parte também das metas prioritárias dos primeiros 100 dias do governo federal a promoção e gestão compartilhada destes atrativos brasileiros. Em Berlim, na feira ITB, o Instituto Brasileiro de Turismo já promoveu um encontro com a UNESCO, para avaliar um projeto para gerenciamento e divulgação internacional, com profissionais especializados no desenvolvimento de projetos relacionados aos patrimônios ao redor do mundo. 


No encontro, também foram debatidas as maneiras de realizar a ocupação destes espaços. A forma de utilizar a tecnologia, que é fundamental no turismo atualmente, o treinamento das profissionais locais e o desenvolvimento de plataformas online para promoção. Na sequência de 2019, a meta da Embratur é alinhar junto a UNESCO um evento com o trade brasileiro para fomentar, junto aos destinos, a implantação deste importante projeto para cultura e para o turismo nacionais.


Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village - Praia do Rosa - Imbituba - SC

SE AGRAVA A SITUAÇÃO DA AVIANCA


A Avianca Brasil informou que realizou o pagamento dos salários referentes a fevereiro para cerca de 1.400 colaboradores (de um total de quase cinco mil), priorizando aqueles com menor remuneração. No entanto, a companhia ainda não deu uma previsão de quando regularizará o pagamento dos salários e diárias de viagens dos comandantes e comissários de bordo, que se reuniram hoje com o Sindicato Nacional das Aeronautas (SNA). Em caso de não cumprimento dos pagamentos por parte da Avianca e frustradas as negociações, o SNA irá convocar uma assembleia para deliberação sobre paralisação das atividades dos tripulantes. Foram debatidos também o não recolhimento do FGTS e do INSS, o não pagamentos dos valores referentes às férias, e o correto cumprimento dos pedidos de demissão voluntária e licença não remunerada, além dos pedidos de demissão não realizados, entre outros assuntos.

Meat Shop, a melhor parrilla no melhor endereço da Ilha da Magia - Jurerê Internacional 

MALBEC DAY





Vem aí o MALBEC DAY, promovido e comemorado pelo Consulado Argentino em Florianópolis. O evento é aberto exclusivamente exclusivamente para convidados, uma vez que está direcionado a importadores, distribuidores e comercializadores de vinhos e alimentos, supermercadistas, atacadistas, confrarias de vinho, restaurantes, hotéis, imprensa geral e especializada. A cepa do Malbec chegou à Argentina em 1853, pela mão do francês Michel Aimé Pouget (1821-1875), agrônomo contratado por Domingo Faustino Sarmiento para levar adiante a direção da Quinta Agronômica de Mendoza. 


Segundo o Consul Argentino em Florianópolis, Gustavo Coppa: "Esta iniciativa propunha incorporar novas variedades de cepas como meio para melhorar a indústria vitivinícola nacional. O Malbec rapidamente se adaptou aos diversos terroirs na geografia do nosso país onde, inclusive, se desenvolveu melhor do que em sua região de origem. Desta forma, com o passar do tempo e com muito trabalho, perfilou-se como uva insigne da Argentina".



CONFERÊNCIA COM A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO



Diretor da Embratur Leônidas Oliveira e a presidente Teté Bezerra em reunião com secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili e o Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Otávio Leite.


A Embratur confirmou a realização de uma conferência em conjunto com a Organização Mundial do Turismo. Pena que será no Rio de Janeiro, nos dias 2 e 3 de dezembro. A formalização aconteceu nesta quinta-feira (07), durante a ITB Berlim, em um encontro entre a presidente da Embratur, Teté Bezerra, e o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. O foco do evento será a inovação na área do turismo, melhores práticas mundiais, como melhorar as vendas ao redor do mundo em busca dos destinos da América Latina e técnicas de marketing atualizadas para o momento atual, cada vez mais digital. O evento deve reunir os principais secretários e ministros de Estado de Turismo de todo o continente. Segurança não entra na pauta? Mesmo sendo o evento o Rio de Janeiro?


BALNEÁRIO CAMBORIÚ NA COLÔMBIA


Captar informações para se posicionar de forma estratégica no destino emissor foi um dos objetivos do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau durante a participação no evento internacional de turismo mais importante da Colômbia: a 38° edição da Feira Vitrina Turística ANATO (Associação Colombiana de Agências de Viagens e Turismo), que seguiu até início deste mês, em Bogotá, e reuniu mais de 22 mil profissionais do setor turístico de 35 países. Balneário Camboriú esteve presente no estande da EMBRATUR, juntamente com outros grandes destinos turísticos do país. Florianópolis não esteve presente.


Na ocasião, a Gerente do BC Convention, Ludiane de Oliveira, destaca a importância de divulgar as atrações turísticas e identificar as oportunidades de promoção do destino na Colômbia. “Conseguimos identificar na Colômbia uma grande demanda para a promoção do nosso destino. Se queremos nos posicionar neste mercado, precisamos estar cada vez mais presentes nestes eventos que nos proporcionam contatos estratégicos, como embaixadas e operadores de turismo. Outro fator muito importante é que conseguimos nos posicionar ao lado de outros destinos turísticos que estiveram presente mostrando toda a beleza do nosso país”, finaliza.



TURISMO EM ITAIPU


As  atrações turísticas da margem brasileira de Itaipu registraram um novo  recorde de visitação no feriado prolongado de carnaval, de sábado (2) a  terça-feira  (5).  No  período,  passaram  pela usina 15.897 visitantes, movimento  18,60%  superior  ao  desempenho registrado no mesmo feriadão de 2018, ano que detinha o recorde anterior. O  destaque  do  carnaval deste ano foi o Ecomuseu, que recebeu 2.558 visitantes  nos  quatro  dias,  acréscimo de 85,36% na comparação com igual período  do  ano  passado. 


Os números não incluem as visitas institucionais nem as da margem paraguaia da usina. De  acordo  com o CTI, o Passaporte 3 Maravilhas ajudou a impulsionar os  números  do  Ecomuseu. Com o passaporte, o turista adquire com desconto três  atrativos da região (Visita Panorâmica na Itaipu, Cataratas do Iguaçu e Marco das Três Fronteiras) e leva de graça a entrada para o Ecomuseu.

Eles já estão chegando no Pratas Thermas Resort & Convention, que já está com suas reservas abertas para essa super Páscoa. Não deixe para última hora.

AEROPORTO DE FOZ DO IGUAÇU

Luciano Bartolomeu, Antonio Azevedo, Jilcy Rink, Darci Piana, João Jacob Mehl, Fabio Skraba e Orlando Kubo - Foto: Ezequiel Prestes

Falando nisso, o governador do Paraná em exercício, Darci Piana, recebeu em seu gabinete o Grupo G5, a maior entidade representativa do turismo no Estado. Na pauta a inclusão da ampliação da segunda pista do Afonso Pena e do Aeroporto de Foz do Iguaçu, extremamente importante para o turismo e economia do Estado. A outra é a baixa do ICMS do querosene das aeronaves. O 25º Salão Paranaense de Turismo também foi assunto da reunião, visto sua tradição, importância e proximidade do evento, agendado para acontecer nos dias 2, 3 e 4 de maio próximo. É preciso urgentemente modernizar a pista de pouso em Foz, começando pelas salas de embarque que são caóticas. 



Venha conhecer mais essa novidade da Bolo da Madre! Com recheio de coco, ameixa e doce de leite cremoso, o Bolo de Noiva vem para trazer à memória os casamentos antigos e todas as suas emoções! - Bolo da Madre - São José - SC.






Estúdio RKS. Para quem quer estar super afinado antes, durante e depois de malhar. Um novo conceito de saúde e bem estar. Oferecem os serviços de Treinamento Funcional, Pilates, Quiropraxia, Massoterapia, Acupuntura, Nutrição e Psicóloga. 


Cadê a ciclovia na via expressa de Florianópolis