quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Aeroporto Internacional de Florianópolis recebe reconhecimento internacional

FLORIPA AIRPORT RECEBE RECONHECIMENTO INTERNACIONAL


Foto: Elton Alvarenga - FloripaAirport - Divulgação

O Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu nessa terça-feira o título de Aeroporto Verde, concedido pela Airports Council International da América Latina e Caribe (ACI-LAC), devido ao programa de gerenciamento de resíduos, implantado pela Floripa Airport, concessionária do aeroporto de Florianópolis. A ACI é considerada a mais importante organização de aeroportos do mundo. Quando a Floripa Airport assumiu o aeroporto de Florianópolis, em janeiro de 2018, praticamente não havia um programa de gestão do lixo. Em março daquele ano, a concessionária iniciou o projeto de gerenciamento de resíduos. No primeiro mês, a concessionária já conseguiu desviar do aterro sanitário 22% do lixo gerado. Atualmente, o índice passa de 60%.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu nessa terça-feira o título de Aeroporto Verde Foto Elton Alvarenga - FloripaAirport - Divulgação

O projeto começou com a separação dos resíduos recicláveis do não-recicláveis e orgânicos. Após colocar em prática o correto processo de separação, a Floripa Airport passou a encaminhar para compostagem a fração orgânica. Numa terceira etapa, iniciada em julho deste ano, a concessionária tornou-se parceira de uma fábrica de cimento, que por meio de tecnologia avançada, transforma o lixo até então não-reciclável em energia – o processo é chamado de co-processamento. Há ainda parcerias com outras empresas para reuso de materiais recicláveis, como o isopor que vira rodapé em uma empresa de Santa Catarina, contribuindo assim para a chamada economia circular.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu nessa terça-feira o título de Aeroporto Verde
O Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu nessa terça-feira o título de Aeroporto Verde - foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

Para o sucesso do programa, a concessionária atacou o problema em diversas frentes: educação e capacitação de toda a comunidade aeroportuária, especialmente dos estabelecimentos comerciais voltados à gastronomia; instalação de coletores seletivos; retirada das lixeiras individuais dos escritórios da Floripa Airport; eliminação dos utensílios descartáveis plásticos na sede administrativa; contratação de empresa especializada no gerenciamento de resíduo; para o novo aeroporto, a Floripa Airport criou um guia de sustentabilidade para os novos lojistas. Todas as orientações, que integram os contratos, deverão ser atendidas até janeiro de 2020, o que inclui, por exemplo a redução de utensílios plásticos não recicláveis de uso único (canudos, sacolinhas plásticas para as compras, copos, mexedores de bebidas, entre outros). Foram feitas ainda ações orientativas dentro do aeroporto, como o reuso de potes de vidros das lojas do aeroporto, como recipiente para doação do adubo produzido com os resíduos orgânicos.

 Novo marco para Florianópolis. Froripa passa a ter um aeroporto internacional de verdade 
Tobias Market - CEO do Floripa Airtport - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br
“A valorização do meio ambiente e a sustentabilidade são valores essenciais da nossa empresa. E temos trabalhado em diversas frentes em prol de um aeroporto mais verde. O programa de gerenciamento de resíduos atingiu, em pouco mais de um ano, resultados concretos extraordinários. São 322 toneladas de resíduos desviados do aterro sanitário. Mas nossas metas são ainda mais ousadas e vamos reduzir ainda mais os resíduos em nosso aeroporto” afirma Tobias Markert, CEO da Floripa Airport. O projeto engloba todo o caminho do passageiro, passando pelo lixo das aeronaves, gerenciamento do resíduo no terminal de passageiros e de cargas, no Boulevard 14/32 e nas amplas áreas externas com gramado e estacionamento do aeroporto. O título de Aeroporto Verde foi entregue, na cidade de Bogotá na Colômbia, ao diretor de Operações da Floripa Airport, Ricardo Gesse, durante a Assembleia Anual da ACI-LAC.


FLORIPA AIRPORT & PROCON


Com relação aos questionamentos do Procon Municipal de Florianópolis, a Floripa Airport esclarece que, desde a abertura do novo aeroporto em 1º de outubro, vem fazendo análise diária do fluxo de veículos Floripa Airport Desembarque - foto: Divulgação

Com relação aos questionamentos do Procon Municipal de Florianópolis, a Floripa Airport esclarece que, desde a abertura do novo aeroporto em 1º de outubro, vem fazendo análise diária do fluxo de veículos na via de embarque e desembarque de passageiros e constatado a eficiência do novo conceito para o fluxo nessa área. Nas primeiras duas semanas, registrou-se aproximadamente 90 mil veículos. Deste total, 80% fez todo o percurso - desde a entrada até a saída nas cancelas - em até 5 minutos; 14,34%, entre 5 e 8 minutos; e 3,49% ficaram no trecho entre 9 e 10 minutos. O percentual dos que pagam era 2% no início da operação e agora reduziu para 0,4%. Os dados acima demonstram que o período de 10 minutos é suficiente para que os passageiros e visitantes façam todo o processo de embarque e desembarque no novo aeroporto.

Floripa Airport - Divulgação
Eu acho pouco, principalmente porque a via de embarque e desembarque é muito estreita e o caos se instala na hora que vários voos chegam ou decolam em horários próximos. E um verdadeiro buzinaço. O valor do estacionamento é caríssimo, todavia o Floripa Airport esclarece que o motivo da cobrança de R$ 20 a cada 10 minutos excedidos ao tempo de permanência é dar a agilidade necessária ao fluxo de veículos nesta área, já que por ela passam quase 6.500 carros por dia. A cobrança, portanto, é apenas uma ferramenta para assegurar a operação organizada do meio-fio, além de inibir a permanência irregular de veículos. O tempo correto seria 15 minutos. O que custa cinco minutos a mais para o Floripa Airport?

Prato Executivo semanal no Galeto Di paolo Depois dos exageros do final de semana, a dicas é saborear durante a semana o prato executivo do Di Paolo. A opção disponível nas casas onde reina a sequência leva à mesa sopa de capeletti, dois pedaços de galeto, polenta frita e brustolada e salada e massa a escolher. Galeto di Paolo - O Melhor do Brasil - Também em Itapema - SC, na BR 101 em frente a PRF.

HOTEL RENAR ÍCONE HOTELEIRO NO VALE DO CONTESTADO


Já percebeu como esse ano está voando? É... 2019 já está chegando ao fim. O verão está quase aí também e com ele as férias escolares onde os pais podem aproveitar para passar um tempo a mais com a criançada. E nada como um lugar tranquilo para aproveitar ao máximo o precioso tempo com a família Hotel Renar - Férias em Família - Foto: Divulgação Renar
Já percebeu como esse ano está voando? É... 2019 já está chegando ao fim. O verão está quase aí também e com ele as férias escolares onde os pais podem aproveitar para passar um tempo a mais com a criançada. E nada como um lugar tranquilo para aproveitar ao máximo o precioso tempo com a família. O Hotel Renar tem o serviço ideal para quem quem quer fugir da correria do dia a dia, relaxar e ter um tempo de qualidade com as pessoas que ama. Com acomodações aconchegantes, piscinas de diferentes tamanhos, restaurante interno, sauna e recreadores, pode oferecer a tranquilidade e conforto que você tanto precisa.

Já percebeu como esse ano está voando? É... 2019 já está chegando ao fim. O verão está quase aí também e com ele as férias escolares onde os pais podem aproveitar para passar um tempo a mais com a criançada. Lazer no Hotel Renar - Foto: Divulgação

E ainda, sua localização oferece fácil acesso a parques aquáticos, museus e o parque ecológico de Fraiburgo. Sem falar que em Fraiburgo, a Terra da Maçã, você não pega trânsito algum para conhecer todas as atrações da Rota da Amizade. Já planejou-se para as férias? Aproveite a dica, faça já sua reserva e conheça toda a programação, desde os feriados do mês de Novembro, passando pelo Natal, Reveillon, até o fim das férias de verão.

Agora se você está em Gramado ou estará indo para o festuris e Natal luz, anote aí o melhor endereço gastronômico italiano. Famiglia Guimarães Agora se você está em Gramado ou estará indo para o Festuris e Natal luz, anote aí o melhor endereço gastronômico italiano. Famiglia Guimarães

ITB ASIA


A edição 2019 da feira ITB Asia, realizada no Sands Expo and Convention Center, Marina Bay Sands, em Cingapura, conquistou um número recorde de 13.000 participantes de 132 países. Este ano, a feira contou ainda com mais de 1.300 expositores, mais de 1.250 buyers e um total de mais de 27.000 reuniões realizadas 
ITB Asia - Foto: Divulgação
A edição 2019 da feira ITB Asia, realizada no Sands Expo and Convention Center, Marina Bay Sands, em Cingapura, conquistou um número recorde de 13.000 participantes de 132 países. Este ano, a feira contou ainda com mais de 1.300 expositores, mais de 1.250 buyers e um total de mais de 27.000 reuniões realizadas, representando um crescimento de 7,4% em relação ao ano anterior.  No décimo segundo ano consecutivo, o programa da conferência deste ano reuniu líderes dos setores de MICE, Leisure, Corporate e Travel Tech para discutir como as empresas podem transformar ideias criativas em iniciativas ousadas e práticas, para acompanhar o ritmo do desenvolvimento tecnológico na indústria de viagens. Nos três dias de conferência, os participantes puderam ouvir mais de 270 palestrantes, incluindo Booking.com, Expedia, IBM, OYO China, TripAdvisor, Tujia e outros. Pela primeira vez, os participantes também tiveram a chance de obter um entendimento detalhado de algumas das práticas e tendências mais importantes que definem o futuro dos eventos MICE no inaugural MICE Show Asia. Com uma participação que superou as expectativas, a estreia bem-sucedida do espaço dá motivos otimistas para a expansão futura deste mercado. 
O Circuito Fisio Sports conta com fisioterapia, pilates, treino funcional, massoterapia e nutrição. No Pilates acontece atividades sem impacto, com atenção as posturas e respiração, utilizando molas como resistência

MEETING BRASIL 2020


Meeting Brasil 2020 

MEETING BRASIL é realizado pela empresa Expan + "Inteligência em Turismo", Em 11 anos, foram realizadas  42 ações comerciais em sete países da América do Sul. Com ampla experiência no mercado, tem como principal objetivo a promoção do turismo Brasileiro (hotéis, receptivos, destinos e atrativos turísticos) para a geração de novos negócios entre empresários do Brasil com  Operadoras de Turismo e Agencias de Viagem dos principais mercados Latino Americanos através de consultoria e encontros comerciais.

Cauê - Sabores da Mata Agora sim nós temos o verdadeiro AÇAÍ. Cauê - Sabores da mata. Além disso as saborosas comidas típicas daquele estado, que é a Joia da Amazônia. Nada de mistura, a não ser que você queira, da primeira e da segunda batida. Daqui alguns dias o verdadeiro sorvete de açaí que eu só consigo tomar na Estação das Docas em Belém. Além disso eles também são distribuidores. E agora, como grande novidade, a famosa baiana, rainha do acarajé, Jucélia Conceição, cuja mãe já fez história na Ilha da Magia, irá fazer as honras da casa toda a sexta-feira fazendo seus acarajés, vatapás, e outras comidas típicas baianas. Mais outra novidade é que também funciona aos domingos. Não dá pra perder.

TERMALISMO DO OESTE NO FESTURIS EM GRAMADO


O turismo termal da região Oeste de Santa Catarina, estará representado na 31ª edição do Festival Internacional de Turismo - FESTURIS, de 07 a 10 de novembro, em Gramado pelo Pratas Thermas Resort, de São Carlos. O empreendimento, que participa pela primeira vez da feira com stand próprio estará localizado no espaço termalismo e bem-estar, o objetivo é promover negócios e a troca de conhecimento pertinente ao segmento, com o intuito de agilizar as negociações e promover o segmento e a região como rota do termalismo no país.

O turismo termal da região Oeste de Santa Catarina, estará representado na 31ª edição do Festival Internacional de Turismo Fabio Souza - Ceo do Pratas Thermas Resort & Convention - Foto Divulgação
“É importante que os atrativos do nosso destino sejam apresentados na FESTURIS de Gramado, em razão de ser um evento de envergadura internacional e que já está consolidado como uma feira que gera importantes resultados”, destaca, o diretor do Pratas Thermas e também presidente da Região Vale das Águas, Fabio Sousa pontuando o crescimento do setor na região e frisando a importância do trabalho em conjunto dos municípios. “A região Oeste possui um potencial grande com disponibilidade dos recursos de águas termais, mas o setor ainda engatinha e tem bastante trabalho a ser feito até nos tornarmos um destino turístico”, destaca. A expectativa é que sejam gerados R$ 150 mil em negócios prospectados na feira. “A expectativa é que a nossa participação na feira traga excelentes negócios para o destino, e que assim o turista vindo até São Carlos, visite também outros municípios ao redor”, conclui Fabio.

Travel Ace - Não viaje sem seguro 
Travel Ace - Não viaje sem seguro


ROTA DAS EMOÇÕES


A Rota das Emoções, que engloba 14 cidades do Maranhão, Piauí e Ceará (que passará a receber o Brazil Travel Market), terá um plano de ação para seu desenvolvimento turístico.  
Rotas das Emoções - Divulgação Mtur

A Rota das Emoções, que engloba 14 cidades do Maranhão, Piauí e Ceará (que passará a receber o Brazil Travel Market), terá um plano de ação para seu desenvolvimento turístico. As ações por parte do Ministério do Turismo começam com a revitalização do Porto de Tutoia (MA). Este é a principal porta de entrada para o delta do Rio Parnaíba e ponto estratégico da rota. O investimento total será de R$ 200 milhões. Além da reparação do porto, o plano inclui medidas de fortalecimento do ecoturismo, preservação do meio ambiente e segurança turística. Em setembro, técnicos da pasta estiveram em algumas localidades para ouvir demandas e entender a realidade local. Foram quase três dias de reuniões com gestores estaduais, municipais e representantes do trade para colher informações. A ideia é gerar ações do governo federal a fim de desfazer gargalos e estimular o potencial turístico da rota.

A Rota das Emoções, que engloba 14 cidades do Maranhão, Piauí e Ceará, terá um plano de ação para seu desenvolvimento turístico Travessia Rio Preguiça - Foto - Kleiton Oliveira

Pelo documento, idealizado a partir de demandas de gestores estaduais, municipais e representantes da Rota das Emoções, o MTur também irá finalizar obras no aeroporto de Barreirinhas. Além disso, viabilizará a construção, com custo estimado em R$ 8 milhões, de uma ponte com 180 metros de extensão para a Travessia do rio Preguiças. Sem a ponte, os turistas enfrentam longas filas para a travessia de barcos e balsas. Os cinco municípios maranhenses da Rotas das Emoções e São Luís, que é um dos portais de entrada do roteiro, estão entre os 56 municípios do Nordeste que serão contemplados pelo programa Investe Turismo. O programa será desenvolvido conjuntamente pelo MTur, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Embratur (Instuituto Brasileiro do Turismo). Para o Maranhão, por onde começa o projeto, estão previstos R$ 2,3 milhões.

https://www.youtube.com/watch?v=Knjl4SDwNIQ&feature=youtu.be

Ficou fantástico o novo espaço para eventos do tradicional Restaurante João de Barro em Cacupé, presente, tradicional e presente em Florianópolis a mais de 20 anos. Segundo Diana Lorenzo, proprietária do estabelecimento, esse espaço já vinha sendo solicitado pela maioria dos nossos clientes que buscavam um ambiente para comemorar bodas, realizar casamentos, formaturas, festas de finais de ano. Então aliamos a nossa alta gastronomia, criamos esse novo espaço, com toda essa vista espetacular, para melhor atender nossos clientes. Mas reservas com muita antecedência são fundamentais.

PROJETO DE PROTEÇÃO


O Mtur (Ministério do Turismo) negocia com o governo de Portugal a implementação de um projeto de proteção e aproveitamento turístico de imóveis da União pouco explorados. 
Bob Santos, secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

O Mtur (Ministério do Turismo) negocia com o governo de Portugal a implementação de um projeto de proteção e aproveitamento turístico de imóveis da União pouco explorados. O Programa Revive, de origem portuguesa, tem como objetivo conservar e valorizar o patrimônio público, de forma a diversificar a oferta turística nacional. Bob Santos, secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, adianta que o trabalho será desenvolvido em parceria com a iniciativa privada. "O Brasil possui diversos patrimônios públicos subutilizados, até mesmo depredados, em adiantado estado de degradação. A ideia é trabalhar na recuperação desses imóveis por meio da realização de investimentos privados", detalha.

Mtur quer desenvolver potencial turístico de patrimônios pouco aproveitados 
Rafaela Lehmann - Divulgação

O programa vai reforçar a atratividade e a competitividade de destinos, além de proporcionar a geração de receitas adicionais. Segundo Rafaela Lehmann, coordenadora-geral de Parcerias e Concessões do MTur, a adoção do modelo português é estratégica, por já haver metodologia pré-definida. Mas as normas serão adequadas à legislação brasileira. "É uma metodologia implementada de forma exitosa em Portugal e em alguns países da África. O MTur está trabalhando uma proposta de adequação, seguindo os normativos e institucionalidades daqui", esclareceu. Nomeado este ano, Santos ressalta que, como cada imóvel possui características distintas, é necessária a definição de diretrizes e critérios mínimos para assegurar a correta destinação. O objetivo é garantir a segurança do patrimônio e adequar o tipo de exploração às necessidades de cada região. Com o avanço das tratativas entre Brasil e Portugal, será criado um Comitê Gestor Nacional do Revive Brasil. Composto por representantes do MTur; da SPU (Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União), ligada ao Ministério da Economia, e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o grupo vai estabelecer critérios para a escolha dos patrimônios envolvidos.

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TURISMO AVANÇA NA INTEGRAÇÃO DE AGENDAS ECONÔMICAS


A reunião do Grupo de Trabalho do Turismo no 5º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que terminou no último sábado (19), em Florianópolis, foi marcada por uma aproximação com outros três segmentos Cosud - Foto: Ascom/Santur

A reunião do Grupo de Trabalho do Turismo no 5º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que terminou no último sábado (19), em Florianópolis, foi marcada por uma aproximação com outros três segmentos: Infraestrutura, Meio Ambiente e Segurança Pública. E, com isso, os secretários dos sete estados avançaram no objetivo de seguir com o posicionamento de colocar o Turismo nas agendas econômicas do COSUD. No Grupo de Trabalho de Turismo, estiveram presentes os estados de Santa Catarina, com a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, Flavia Didomenico, Minas Gerais, com a sub-secretária do turismo, Marina Pacheco Simião, São Paulo, com o coordenador de Turismo da Setur-SP, Rodrigo Ramos, o Espírito Santo, com o secretário de turismo, Dorval de Assis Uliana, e o Rio Grande do Sul, com o diretor para Turismo da Sedetur, Alexandre Romano.

A reunião do Grupo de Trabalho do Turismo no 5º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) Cosud - Foto: Ascom-Santur
Logo pela manhã, a primeira reunião foi de aproximação com o Meio Ambiente. A conscientização da preservação aliada com a promoção de destinos turísticos que envolvem diretamente o meio ambiente foi um dos principais pontos da discussão. Grupo de Trabalho do Turismo também avança em reuniões com a Infraestrutura e a Segurança Pública. O transporte rodoviário, marítimo e também ferroviário, além da legislação para Vans de turismo foram alguns dos temas tratados com os sete secretários de Infraestrutura. A partir do que foi tratado na reunião, o Grupo de Trabalho de Turismo encaminhará as principais necessidades no setor para buscar uma maior eficiência na ações. Vale destacar que, pela primeira vez desde o início do COSUD, em março, o Grupo de Trabalho do Turismo foi recebido pela Segurança Pública. Buscar uma maior aproximação entre os setores, passa também pelas necessidades recorrentes como em grandes eventos e também em locais em que o turismo é também um serviço. Uniformes diferenciados, capacitação policial para atendimento turístico, compartilhamento de informações e dados foram alguns dos assuntos abordados.

A reunião do Grupo de Trabalho do Turismo no 5º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que terminou no último sábado (19), em Florianópolis Cosud - Foto: Ascom-Santur
No sábado, último dia da programação, os sete governadores da região Sul e Sudeste também estiveram presentes no evento, que teve como tema uma gestão pública digital e mais simples. Para debater o assunto, o encontro teve palestras do diretor federal de Desburocratização do Ministério da Economia, Geanluca Lorenzon, e do secretário especial de Modernização do Estado na Secretaria Geral da Presidência da República, José Ricardo da Veiga. Uma coletiva de imprensa com os governadores está agendada para 11h45. O Cosud foi criado em março deste ano, durante encontro dos governadores em Minas Gerais. O objetivo é integrar esforços em áreas de interesse comum dos sete estados. O Grupo de Trabalho do Turismo é integrado por secretários de turismo de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Pizzaria Lorenzo´s, a melhor e mais premiada da Grande Florianópolis. Pizzaria Lorenzo´s, indiscutivelmente a melhor e a mais premiada da Grande Florianópolis. Mas é bom fazer reserva com antecedência. O visual da Ilha da Magia de lá (Cacupé), é fantástico.

CHILE EM TURBULÊNCIA - RECOMENDAÇÕES PARA VIAJAR A ESSE DESTINO


A Maioria das atrações turísticas continua funcionando normalmente, apesar de onda de protestos na capital chilena

A Maioria das atrações turísticas continua funcionando normalmente, apesar de onda de protestos na capital chilena. A Subsecretaria de Turismo, juntamente com o Serviço Nacional de Turismo (Sernatur), informou que a atividade turística segue operando em grande parte do Chile, com os destinos mais visitados recebendo os turistas normalmente, como San Pedro de Atacama, Vale do Elqui, Rapa Nui (Ilha de Páscoa), Ilha Juan Fernández, Patagônia Chilena e Parque Nacional Torres del Paine, entre outros. Quanto à situação na capital, Santiago, o comércio funciona parcialmente, assim como o transporte público. Nas cidades de Valparaíso, Concepción, Coquimbo e Rancagua, o comércio e o transporte funcionam normalmente, com algumas poucas alterações.

A Maioria das atrações turísticas continua funcionando normalmente, apesar de onda de protestos na capital chilena Santiago do Chile - Divulgação
O Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez está funcionando regularmente, no entanto, algumas companhias aéreas remarcaram suas operações em Santiago, causando atrasos nas partidas. Transfers e táxis para o aeroporto estão operando parcialmente, por isso é necessário considerar tempos de viagem mais longos. Por outro lado, os outros aeroportos do Chile estão operando normalmente e apoiando a reprogramação dos voos. No caso de as autoridades restringirem o movimento nas vias públicas, a recomendação é manter sempre o seu passaporte e a cópia do cartão de embarque, de chegada ou de partida, ou o comprovante do bilhete, que serve como uma conduta segura para seus transfers de e para o aeroporto. Quanto aos terminais de ônibus, não há nenhuma alteração no funcionamento.

A Maioria das atrações turísticas continua funcionando normalmente, apesar de onda de protestos na capital chilena Parque Nacional Torres del Paine - Foto: Divulgação

Ambas as instituições reiteraram a importância do turista ter cautela neste momento. A orientação é a de reunir informações básicas sobre os destinos a serem visitados, além de adotar comportamentos de autocuidado e respeitar as regras estipuladas pelas autoridades locais. Da mesma forma, é recomendável entrar em contato com os Escritórios de Informação Turística em caso de dúvidas, usar táxis oficiais nos aeroportos e contratar serviços turísticos legais e registrados no Sernatur.

A Maioria das atrações turísticas continua funcionando normalmente, apesar de onda de protestos na capital chilena Sernatur - Turismo Responsável
Aeroporto: para saber sobre o reagendamento de voos, consulte os sites de cada uma das companhias aéreas. Transporte público: consulte o site do Ministério dos Transportes http://www.usuarios.subtrans.gob.cl/. Rede de metrô em Santiago: https://www.metro.cl/. Recomendações e procedimentos para entrar no Chile: consulte o site do Ministério das Relações Exteriores https://minrel.gob.cl/recomendaciones-para-ingresar-a-chile/minrel/2008-06-19/154047.html. Informações turísticas: www.sernatur.cl e https://chile.travel.

Brocker Turismo a melhor agência/operadora e receptivo da Serra Gaúcha 
Brocker Turismo a melhor agência/operadora e receptivo da Serra Gaúcha

HUB ABRACORP



 As transações hoteleiras são, há muito tempo, uma imensa dor de cabeça para as TMC's, em relação à identificação dos hotéis. Daiana Moreira e Gervásio Tanabe, da Abracorp, reunidos com o Comitê de Tecnologia e Inovação da entidade - Tadeu Cunha (Copastur); Ricardo Fujimoto (Jet Stream) e Wagner Amarelo (Costa Brava) Foto: Divulgação

As transações hoteleiras são, há muito tempo, uma imensa dor de cabeça para as TMC's, em relação à identificação dos hotéis. A fragmentação da rede hoteleira, a variedade de marcas e as novas que surgem a cada dia geram, nos BackOffices das TMC's, altos custos no retrabalho das operações de cadastro, faturamento e conciliação. Sensível a esse custoso processo e visando otimizá-lo, a Abracorp iniciou o projeto Hub Abracorp. Em resumo, uma plataforma de cadastro único para a rede hoteleira que possibilite a identificação correta de cada hotel nos vários canais em que eles distribuem seus quartos. "Parece simples, mas imagine um mesmo hotel ter quatro ou cinco códigos de identificação dentro da mesma agência, oriundas das várias fontes de conteúdo. Esse é o mundo da hotelaria, hoje, e que num trabalho envolvendo todo o ecossistema, nos esforçaremos para simplificar em um só código" - afirma a coordenadora de comitês, Daiana Moreira. “Processos operacionais devem ser simplificados para proporcionar maior dedicação de recursos e melhor experiência ao cliente”, resume Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp. Os trabalhos já começaram.

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Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market

VEM AÍ O BRAZIL TRAVEL MARKET

O que era apenas uma informação extra oficial que ouvi durante um jantar das operadoras de turismo, na última quinta-feira, se tornou realidade já no inicio da feira em seu segundo dia, 19, sábado. O JPA cresce, se reestrutura e muda de nome se transferindo para Fortaleza, em 2020. O evento escolheu a capital cearense por conta da malha aérea e do grande fluxo de voos internacionais, que auxiliam no trabalho de expansão da feira.

Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br
O JPA colocou João Pessoa na rota do turismo nacional e internacional, se reestruturando e crescendo a cada ano e a partir de agora passa a chamar-se Brazil Travel Market (BTM). Em 2020, o evento será realizado entre os dias 23 e 24 de outubro, em Fortaleza, no Ceará, influenciando diretamente a internacionalização da feira. O destino cearense é sede garantida até 2022. Além dessa mudança, a Sophistiqué Eventos, organizadora do encontro, passa a se chamar BBC Eventos. A ideia é que a marca se fortaleça e que possa, em breve, realizar outros eventos do segmento turístico.

Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market Breno Mesquita, Arialdo de Mello Pinho, Secretário de Turismo do Ceará, Claudio Jr e Bruno Mesquita - foto: Jefferson Severino - turismoonlinete.net.br

Segundo seus diretores, o Brazil Travel Market agradece o apoio de todo o trade paraibano, a cidade de João Pessoa, órgãos governamentais, rede hoteleira, receptivos e todos que ajudaram com a expansão do que hoje é um dos melhores eventos B2B do Turismo. O anúncio oficial foi realizado na coletiva de imprensa realizada no final da feira e com a presença do Secretário do Turismo do Ceara, Arialdo Pinho.

Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market Fernando Milanez e Arialdo de Mello Pinho - Foto: Jefferson Severino - turismoonlinje.net.br

Fernando Milanez, se sentiu desapontado com a notícia e segundo ele: “Vamos lutar pela permanência do evento. Não se muda uma coisa consolidada assim de uma hora para outra. É uma má notícia para nós e para o Turismo de João Pessoa. Trabalhamos ano a ano pelo sucesso da feira e, agora que está consolidada, querem tirar de nós? Não se muda uma coisa assim de uma hora para outra. Vamos conversar e ver o que podemos fazer”, afirmou. No entanto, ele admite que o principal argumento dos organizadores, a malha aérea (ou a falta dela), deixa a desejar. “Há anos, antes mesmo da Avianca Brasil quebrar, a gente vem alertando que isso poderia acontecer. Nós não temos um aeroporto da qualidade que a cidade merece. Enquanto não privatizarmos o nosso terminal aéreo, notícias como essa serão ainda mais frequentes”, afirmou.

Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

Na realidade, o que se afirmava pelos corredores do JPA Travel Market é que o governo daquele estado pouco ou nada fez pelo evento e sabia com antecedência que isso iria acontecer e nada fez. Não acreditaram que isso poderia acontecer. Foi a garra dos seus diretores que mantiveram junto ao trade e principalmente a hotelaria a concretização de todas as edições. Sequer o Centro de Eventos lhes era cedido. Praticamente eles estavam pagando para trabalhar. Aí estado do Ceara, percebendo a importância do JPA fez a proposta oferecendo todas as condições para expandir mais ainda. E aí? Você que acusa de traição, faria alguma coisa? Fica fácil acusar. Já Rodrigo Borges, que representa a Agaxtur na região Nordeste, participando pela primeira vez, ficou tão empolgado com a feira que já garantiu sua presença e interesse pelo aumento da participação, mesmo com a mudança de sede. "Não muda muito para nós, que temos a região inteira como fator de interesse", comenta.

Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market 
Gervazio Tanabe - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

Da mesma forma o grande amigo Gervásio Tanabe, da Abracorp, Rafaela Marques, do Beto Carrero World, e Maria Camilla Alcorta, da Ideas4Brand, enxergam mais fatores positivos na mudança. Para Tanabe, a alteração abre mais oportunidades para os expositores e para os visitantes, já que a malha aérea é bem melhor em Fortaleza. Já para Rafaela a nova sede vai chamar amais atenção para o acontecimento. E Maria Camilla vê ganho de importância e mais atratividade para para expositores, visitantes e parceiros em geral.

Entre os argumentos citados para a modificação, a maior oferta de voos faz parte do discurso. "A malha aérea é melhor em Fortaleza, assim como a rede hoteleira e o apelo turístico. É uma cidade melhor divulgada no Exterior e isso pode de fato atrair mais estrangeiros. A feira cresceu e há uma limitação de espaço aqui e que não teremos lá", lembra Glayson Ranieri, da Air Canada. O executivo da Velle Representações, Raul Monteiro, pensa parecido: "A visibilidade da feira aumentará consideravelmente, além de mostrar a visão dos organizadores, que estão pensando em internacionalizar cada vez mais o evento", diz. O Verdegreen Hotel de João Pessoa e Ceará (IUA Hotel), seguem na mesma linha. Uma das executivas comerciais do hotel IUA, Ana Régia, acredita que o mais importante é manter a essência e a ideia de desenvolver o turismo regional.

Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market 
Ruth Avelino - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

A mais sensata foi a competente presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, preferiu não comentar agora a decisão dos organizadores do JPA Travel Market. Em grupos de whatsApp, a executiva pediu para que o trade turístico paraibano se mantenha unido e ainda mais forte e deixou a entender que haverá um movimento para dar continuidade ao evento na Paraíba. Segundo ela: "Os ciclos da vida valem pra tudo!!! Apesar da imensa tristeza e decepção, que me levou literalmente ‘à lona’, precisamos seguir, sem apontar culpados, sem nos vitimizar, sem fazer acusações!” Ruth Avelino viajou para a Europa no sábado (19), dia em que soube dos diretores a mudança do evento para a capital cearense. A presidente da PBTur participará a partir de sexta-feira (25) até domingo do Expo Abreu, um dos principais eventos de turismo de Portugal. “Nesse momento estou na luta para o fortalecimento do Destino Paraíba”, afirmou. O que se perguntou na feira foi a quantidade de turistas portugueses que vieram a João Pessoa. Além da participação do evento em Portugal, a PBTur estará divulgação o Destino Paraíba em Vitória (ES), com uma ação junto à operadora 4You, em parceria com a empresa de receptivo JPA, da empresária Fernanda Schwermann. Na semana que vem a estatal de turismo fará uma ação promocional em Campinas e Ribeirão Preto, em São Paulo, em parceria com a operadora Azul Viagens.

“A PBTur fará várias ações de promoção do destino para o consumidor final através da mídia digital no Brasil e Argentina! Temos muito trabalho pela frente! Vamos nos manter unidos! Ninguém vai nos destruir! Na volta sentaremos e viva o Festival de Turismo de João Pessoa!!!” Mais vale ressaltar aqui a data que será este festival. Um pouco antes teve a ABAV, depois o JPA e daqui alguns dias o FESTURIS em Gramado - RS.

Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market Capacitações de Ushuaia e stande no JPA Travel Market - Fotos: Jefferson Severino -turismoonline.net.br

No mais a feira correu movimentada, com inúmeras capacitações, cujas salas estavam sempre repletas a exemplo da Ushuaia (Patagônia Fantástica) que veio com seu Secretário de turismo José Luis Rechia, a capacitadora e responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia Cristiane Cavalli, além do Consul Argentino em Recife, Alejandro Funes Lastra. Essas capacitações estavam sempre lotadas. Além dela a Agência de Turismo Brasileiros em Ushuaia também promoveu suas capacitações, também com mutos agentes e operadores na plateia, cujo CEO é Mario Barros, que trouxe um pinguim gigante que circulava pela feira chamando atenção de todos, ganhando abraços e recebendo milhares de cliques.

Termina o JPA Travel Market e começa o Brasil Travel Market Parabéns a toda equipe do JPA Travel Market por mais um grande evento. Fotos: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

Enfim, mas uma grande edição recorde em público e crescimento extremamente visível. O JPA Travel Market foi uma realização do João Pessoa CVB e da Sophistiqué, com patrocínio da Best Western Hotels & Resorts. A companhia aérea oficial é GOL que triplicará o numero de passagens aéreas AD para a edição em Fortaleza. Contou com apoio da ABIH-PB, Abracorp, Abav-PB, do Fecomércio da Paraíba, Sesc-PB e Senac-PB, Sebrae-PB, da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado da Paraíba. Este jornalista foi convidado do evento, do Hotel Tambaú, voando pelas asas da Gol.

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Jpa Travel Market movimenta o trade nacional e internacional na capital paraibana

9ª EDIÇÃO DO JPA TRAVEL MARKET


Começou na última  sexta-feira (18), no Centro de Convenções de João Pessoa, a 9ª edição do JPA Travel Market. A exemplo dos anos anteriores, a Trend promove uma série de ações para os agentes de viagens na feira paraibana. Além de atividades de capacitação, a operadora trouxe uma caravana com 200 profissionais de vários estados.

Começou na última  sexta-feira (18), no Centro de Convenções de João Pessoa, a 9ª edição do JPA Travel Market. Foto: Jefferson Severino - turismoonoline.net.br

O montante é 10% superior ao total do ano passado, informou a empresa. Agentes de viagens de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais e Brasília compõem a caravana montada pela Trend. “Assim como nos anos anteriores, nosso principal objetivo é capacitar os agentes de viagens parceiros da Trend para a venda de nossos produtos” comenta Maurício Favoretto, diretor geral da consolidadora hoteleira da CVC Corp. “À medida que esses profissionais se mantêm atualizados, o resultado é uma venda de qualidade em que todo o mercado é beneficiado e fortalecido” completa.

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Maurício Favoretto, diretor geral da consolidadora hoteleira da CVC Corp - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

Além da caravana, o estande da empresa no JPA Travel Market terá a presença de 20 fornecedores parceiros, entre destinos (nacionais e internacionais), cruzeiros marítimos e locadoras de carros, entre outros. Outra novidade apresentada no evento é a divulgação da Central de Carros. Reinaugurada recentemente, o núcleo de atendimento exclusivo é formado por 15 colaboradores e tem como objetivo fomentar o produto, proporcionando aos agentes consultoria personalizada e eficiente. A marca também aproveita a feira paraibana para apresentar as novas locadoras acrescentadas ao seu portfólio de produtos, casos da Hertz do Brasil, Thrifty e Sixt, com tarifas e comissionamentos diferenciados aos agentes da parceiros.

Jpa TravelMarket movimenta o trade nacional e internacional na capital paraibana Jornalista Isabela Camargo e o diretor-executivo do João Pessoa CVB, Ferdinando Lucena - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

A solenidade de abertura aconteceu no Centro de Convenções da Paraíba, em João Pessoa. A jornalista Isabela Camargo e o diretor-executivo do João Pessoa CVB, Ferdinando Lucena, foram os mestres de cerimônia. “É com prazer que abrimos esta edição do JPA Travel Market com a informação de que batemos um recorde de visitantes credenciados, a marca de de 4 mil pessoas”, anunciou Isabela. Estavam presentes no palco, o governador da Paraíba, João Azevedo Lins Filho; o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo; o senador e vice-presidente da Frente Parlamentar de Turismo, Veneziano Vital do Rego; o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares; o presidente da Fecomércio da Paraíba, Marconi Medeiros; o diretor técnico do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim; e Magda Nassar, presidente da Abav Nacional; além dos diretores do JPA Travel Market, Cláudio Jr, e os irmãos, Bruno e Breno Mesquita.

Jpa TravelMarket movimenta o trade nacional e internacional na capital paraibana Violinista Belle Soares - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

Com o auditório lotado, duas performances deixaram o público emocionado. A da violonista Bele Soares e de Toinho Mendes. Cláudio Jr, diretor do JPA Travel Market, foi o primeiro a proferir seu discurso.

Jpa TravelMarket movimenta o trade nacional e internacional na capital paraibana Claudio Jr - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

“Trabalhamos o ano inteiro para poder fazer esses dois dias de evento. Nossa intenção é de melhorar a cada ano, é para a isso que nossa equipe trabalha”, disse. Como de costume, Cláudio Jr fez uma rápida oração de agradecimento. “Colocamos tudo nas mãos de Deus, porque Ele é quem abre as portas para nós.”

Jpa TravelMarket movimenta o trade nacional e internacional na capital paraibana Breno Mesquita - Foto: Jefferson Severino - turimoonline.net.br

Em seguida, foi a vez de Breno Mesquita que salientou a internacionalização da Feira. “O trabalho que fazemos hoje não é apenas de capacitação dos agentes brasileiros. Trazemos também agentes estrangeiros para que vendam a Paraíba em seus países. Temos agentes dos Estados Unidos, Argentina e Uruguai, portanto o evento é de duas mãos”, explicou. Bruno Mesquita enfatizou o aumento das caravanas, com a representação de todos os estados do Brasil. “Quero agradecer a Gol por ter dobrado o número de passagens com desconto AD90, em relação o ano passado, para possibilitar o aumento das caravanas, e também à rede hoteleira de João Pessoa por hospedar os agentes com quase duas mil pernoites”.

Jpa TravelMarket movimenta o trade nacional e internacional na capital paraibana Manoel Linhares - Presidente Nacional da ABIH - Foto: Jefferson Severino

No seu discurso, Linhares reforçou que é preciso haver o empenho do setor para pressionar os órgãos federais a continuar investindo no Turismo. “Precisamos melhorar a malha a área e temos muito trabalho pela frente, mas vemos neste governo de Jair Bolsonaro, um empenho jamais visto até o momento.” O prefeito de João Pessoa salientou o investimento na história e na qualidade de vida da cidade. “Somos a terceira capital mais antiga do Brasil e temos investido na nossa história, por meio do mantenimento do nosso Centro Histórico. Resgatamos o parque da lagoa e temos trabalhado para que os cidadãos de João Pessoa vivam bem. O Turismo é fundamental, mas antes disso algo essencial é que os cidadãos tenham a alta estima em viver aqui e isso acaba sendo repassado para os turistas”, disse Cartaxo. Finalmente, o governador João Azevedo foi o último a discursar. Ele salientou o Projeto Cabo Branco, criado há 20 anos na mesma área onde está o Centro de Convenções. “Aqui há espaço para 19 resorts, comércio e parques aquáticos. Acabamos de regularizar toda essa área e já há viabilidade para a compra de três lotes, com redução de ISS e até 90% de deságio nos lotes”, incentivou. Após os discursos houve a homenagem a Masterop e Trend, por terem sido as operadores a trazer o maior número de caravanas à feira.

“O evento já é reconhecido como um dos maiores do Nordeste. Durante esse encontro, destacamos os benefícios de comprar com a Trend e o serviço como assistência 24h todos os dias, em três idiomas. Também estamos distribuindo um caderno exclusivo com materiais sobre hotelaria nacional e internacional, locação de carros e pacotes para diferentes perfis de clientes”.

Um assunto muito comentado foi a informação de que à União Europeia passara a exigir nova permissão para viagens a Europa. A partir de 1º de janeiro, os cidadãos de 15 países da América Latina que forem viajar para a Europa devem efetuar previamente uma permissão especial, eletronicamente, denominada ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem, por sua sigla em inglês). A decisão foi tomada pela União Europeia para os 26 países que compõem o espaço Schengen, onde estão localizados os destinos turísticos mais populares (Espanha, Itália, França, Alemanha e Suíça, entre outros). O procedimento custará 7 euros e a licença será válida por três anos, a menos que a validade do passaporte expire antes.

Portanto, a da América Latina, os portadores de passaporte de 15 países devem gerenciar o ETIAS de forma obrigatória. São eles: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela. Deveremos então preencher um formulário que solicita ao candidato seus dados pessoais, educação, emprego, países a se visitar na UE e se temos parentes lá, além de um questionário de segurança. Para mais informações acesse: https://www.etiasvisa.com/es. É a União Europeia "passando o chapeuzinho".

GOL, PARCEIRA DO JPA, PREMIADA COM O EQUITY DEAL DO ANO NAS AMÉRICAS


GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. ("GOL" ou "Companhia"), (B3: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia aérea doméstica do Brasil, recebeu o prêmio "Equity Deal de 2019 nas Américas" da Airline Economics Aviation 100 Awards, pela emissão de US$345 milhões de Exchangeable Notes de 3,75% com vencimento em 2024 e oferta simultânea de ações ("Notes Conversíveis GOL"). O prêmio foi entregue no InterContinental Barclay em Nova York e é considerado um dos mais prestigiosos no mercado global de capitais.

Os Notes Conversíveis GOL representam a primeira transação desse tipo para um emissor brasileiro e a primeira para uma companhia aérea latino-americana. A emissão original precificou o cupom e o yield mais baixos já alcançados pela Companhia e a reabertura da transação a um yield negativo, resultado da melhoria da percepção de risco de crédito e patrimônio da GOL pelo mercado. A transação também permitiu à GOL estender seu perfil de vencimento, reduzindo simultaneamente seu custo de dívida e criando um canal de financiamento na estrutura de capital da GOL.


Jpa TravelMarket movimenta o trade nacional e internacional na capital paraibana Richard Lark, Diretor Vice-presidente Financeiro, da GOL - Foto - Divulgação

"A bem-sucedida emissão dos Notes Conversíveis GOL foi mais um passo em nosso plano plurianual de liability management, após transações bem-sucedidas no mercado global de bonds e mercado local de debêntures, os quais reduziram significativamente o custo de capital da Companhia e melhoraram sua flexibilidade financeira" disse Richard Lark, Diretor Vice-presidente Financeiro, da GOL. "O reconhecimento pela Airline Economics foi resultado do foco e da dedicação de toda a equipe da GOL. O prêmio é uma prova os resultados de nossa transformação bem-sucedida, com fortalecimento operacional e do balanço patrimonial."

A GOL também acaba de disponibilizar uma nova opção de pagamento para clientes desbancarizados, por meio da plataforma digital para compras à vista SafetyPay Brasil, em parceria com a CAIXA. Desta forma, não é necessário possuir conta em banco ou ter cartão de crédito para adquirir passagens aéreas e serviços da Companhia.

Por meio da ferramenta SafetyPay Brasil é possível adquirir passagens de forma rápida e prática, com transações online e confirmação em tempo real. Para utilizar o novo modelo de pagamento, é necessário fazer a reserva dos bilhetes com até quatro dias de antecedência da data do voo, pelos canais de venda da Companhia – aplicativo, site (www.voegol.com.br) ou lojas VoeGOL, e escolher a opção "Lotérica". Após a finalização, a quitação do valor deve ser efetuada em até 24 horas corridas em uma das 13 mil Casas Lotéricas ou das mais de 4,1 mil agências da CAIXA, disponíveis em todos os munícipios do país. Ao concluir a operação, o cliente receberá um e-mail ou SMS com a confirmação do voo. A novidade complementa as formas de pagamento disponibilizadas pela companhia, que inclui as principais bandeiras de cartão de crédito e débito, cartões GOL, Visa Checkout, Masterpass, Paypal, UATP, Transferência Bancária e Smiles & Money.

SANTUR SC NO JPA TRAVEL MARKET



Jpa TravelMarket movimenta o trade nacional e internacional na capital paraibana Santa Catarina presente no JPA Travel Market - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

Santa Catarina, e Florianópolis de modo mais específico, deu um passo significativo no incremento ao turismo com a inauguração do novo Aeroporto Internacional de Florianópolis. O espaço mais moderno e amplo está alinhado ao projeto de futuro que o Estado tanto almeja e merece. A nova estrutura representa uma porta de entrada para visitantes de todo o mundo que poderão conhecer os encantos da capital e demais regiões catarinenses. No entanto, para que essas projeções se concretizem é primordial que todos os setores estejam preparados. Por essas e outros que o destino mais aclamado do Brasil também está presente no maior festival de turismo do Norte e Nordeste do Brasil. A expectativa é de que por ano oito milhões de passageiros passem pelo aeroporto, o dobro do número atual. O desafio é criar os estímulos necessários para que estes visitantes permaneçam em Santa Catarina, conhecendo nossos atrativos, paisagens e cultura. Nesse sentido a SANTUR promove ações pelo Brasil e exterior.

Para a Santur, e fundamental pensar em condições para que esses turistas tenham uma experiência completa e que, retornando às cidades de origem possam reproduzir a satisfação de ter escolhido Santa Catarina como destino. A rede hoteleira, por exemplo, tem aprimorado a forma de receber, olhando além da hospedagem. Reconhecer os potenciais que Santa Catarina dispõe no turismo e investir para que essa área se desenvolva trata de um posicionamento estratégico e inteligente. Isso porque, como produto final de todas essas ações de governantes e empresários temos o crescimento do setor, aquecimento da economia, geração de emprego e ampliação de receita.

BNT MERCOSUL NO JPA TRAVEL MARKET


Para quem não sabe, por oito anos consecutivos, a contribuição do turismo ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é superior a global? Em 2018 o crescimento nacional foi de 8,1%, enquanto a taxa mundial foi de 3,2%. Segundo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) o Brasil ocupa posições de liderança na contribuição do Turismo para a economia. Visando a alta demanda do nordeste brasileiro pelo turismo do sul, a BNT Merosul esteve presente no JPA, conversando com parceiros e expandindo seus negócios. Ao aproximar os destinos nacionais a BNT Mercosul possibilita o fortalecimento do segmento turístico e valoriza a divulgação do nosso produto ao Mercosul. O Brasil é o maior país da América Latina, e sua diversidade é tão extensa quanto seu território. São várias culturas, paisagens e atrativos com grande potencial de desenvolvimento turístico que merecem ser exaltados, e a BNT Mercosul proporciona o espaço ideal para potencializar a expansão comercial de cada participante, explica Geninho Goes, CEO da BNT Mercosul. Quer garantir seu lugar no evento? Entre em contato pelo telefone +55 (47) 3367-1119, ou pelo e-mail: comercial@bntmercosul.com.br.

RIO GRANDE DO NORTE INCENTIVA TURISMO REGIONAL


A Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte (SETUR/RN) e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR) participam da 9ª JPA Travel Market, entre os dias 18 e 19 de outubro. Portanto, a proposta é destacar a imagem do destino do potiguar junto aos emissores vizinhos. No sábado, dia 19, às 15h será realizada uma capacitação sobre o estado onde serão abordados os cinco polos e suas vocações turísticas particulares: Agreste/Trairí, Costa das Dunas, Costa Branca, Serrano e Seridó. Os destinos tradicionais do estado como Natal, Pipa e São Miguel do Gostoso e seus principais pontos turísticos são os carros-chefes do estado e estarão presentes na capacitação, mas o intuito da Emprotur é diversificar as opções de entretenimento para os turistas nordestinos que buscam o estado, oferecendo-lhes novas possibilidades de desbravar o Rio Grande do Norte, que pela proximidade tem como realizar viagens curtas e incrementar a ocupação hoteleira, com diversificação do destino.

Jpa TravelMarket movimenta o trade nacional e internacional na capital paraibana Bruno Reis - Diretor da Emprotur - Divulgação

"Temos um turismo de sol e praia consolidado e temos uma alta taxa de turistas recorrentes no estado, então queremos aproveitar a oportunidade de estar com agentes de viagens regiões vizinhas para apresentar o potencial do nosso interior, do turismo religioso, na cidade de Santa Cruz, com o maior monumento católico do mundo; do turismo de aventura, na região das Serras do Agreste Potiguar; do turismo cultural, com destaque para o São João de Mossoró", afirmou o diretor da Emprotur, Bruno Reis.

Jpa TravelMarket movimenta o trade nacional e internacional na capital paraibana Aninha Costa - Secretária de Turismo do RN - Foto Secretaria de Turismo RN - Divulgação

Para a secretária de turismo do Rio Grande do Norte, Aninha Costa, o turismo regional pode ser a porta de entrada para fomentar a interiorização do segmento no estado. “Já conversamos com operadores regionais com a finalidade de desenvolver pacotes específicos para atrair esse tipo de viajante. Participar de um evento como a JPA consolida a nossa estratégia”, afirmou a titular da pasta. A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte e a Emprotur participam do evento por meio do projeto Governo Cidadão, com recursos oriundo do Banco Mundial.
EXPO PARANÁ

Jpa TravelMarket movimenta o trade nacional e internacional na capital paraibana “Vai ser uma grande oportunidade para agentes de viagens e profissionais do trade turístico fazerem negócios, da prospecção à consolidação de novas parcerias estratégicas”, salienta Antonio Azevedo - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

Outra novidade vem do Estado do Paraná. Depois de comemorar seu Jubileu de Prata este ano, a 26ª edição do Salão Paranaense de Turismo, programada para maio de 2020, vem com novidades, totalmente remodelada. Segundo o presidente da ABAV-PR - Associação das Agências de Viagens do Paraná, “o mundo está se atualizando muito rápido. Contratamos uma empresa especializada em marketing e eventos para modernizar o Salão, que ganha novo nome: Expo Turismo Paraná 2020. Ano que vem o evento mais tradicional do turismo paranaense acontece baseado em novo conceito, em todos os sentidos”. O que continua sendo igual é o foco. O evento é voltado aos agentes de viagens e aos demais segmentos que compõem os verdadeiros elos da cadeia do turismo. Também estão sendo aguardadas no Expo Turismo Paraná 2020 presença de redes hoteleiras, companhias aéreas, operadores, consolidadoras, locadoras de veículos, destinos turísticos nacionais e internacionais, cruzeiros marítimos, órgãos oficiais do Turismo, prestadores de serviço do setor, entre outros.

Palestras, painéis, rodada de negócios e demais ações serão divulgadas futuramente. “O evento vai ter caráter múltiplo, permitir a criação de oportunidades únicas, proporcionar a seus participantes networking, capacitações e conhecimento de novos destinos”, explica Azevedo. O Expo Turismo Paraná 2020 acontece no Expo Unimed Curitiba, dias 8 e 9 de maio. Com idealização, promoção e organização da ABAV-PR. Em breve serão abertas as inscrições de participação do evento. Mais informações através do 41 3233 3411.

TAMBAÚ HOTEL - ÍCONE HOTELEIRO DA PARAÍBA


 As atletas entre Cristina e Eduardo Pereira, diretores do Hotel Tambaú - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

As cariocas Tayná e Taynara Mendes, destaques em suas categorias no tênis de quadra, já estão na capital paraibana para começarem uma temporada de treinos. O local será o Tambaú Hotel, que conta com uma estrutura confortável e bem equipada para a capacitação das irmãs. Na última quinta-feira (12), as irmãs Mendes foram oficialmente apresentadas à imprensa especializada, em um café da manhã no restaurante Olho D’água. “Incentivar a prática do esporte é um trabalho que o Tambaú Hotel já realiza há alguns anos. Estamos recebendo as jovens atletas para uma temporada de treinos com toda estrutura que elas precisam para se capacitarem ainda mais”, afirma Edvan Araújo, um dos diretores do Tambaú Hotel.

Jpa TravelMarket movimenta o trade nacional e internacional na capital paraibana Tayná e Taynara Mendes - Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br
Na oportunidade Mendes, de 20 anos, revelou a expectativa para o início dos treinos. “Estamos muito felizes com a oportunidade de passar uma temporada nesta cidade tão linda. Nós não conhecíamos João Pessoa e já estamos muito ansiosas para entrar em quadra sabendo que vamos contar com a estrutura completa do Tambaú Hotel”, conta a atleta. Para Tayná, de 15 anos, a chegada das irmãs à capital paraibana tem a missão de incentivar outros jovens a praticar o esporte. “Queremos aproveitar ao máximo cada segundo desta temporada de treinos e compartilhar as nossas experiências em quadra com outros jovens para incentivá-los a também praticarem o esporte”, afirma.

Tayná, de 20 anos, ganhou diversos torneios cariocas, e esteve invicta por quatro anos na categoria profissional. Venceu alguns torneios brasileiros, incluindo jogos em dupla e torneios universitários como a Copa Itaú e quadrangular Rio Open realizado no jóquei Clube. Com isso, alcançou o 8º lugar no ranking brasileiro. Também jogou alguns torneios future na Romênia, Portugal e Argentina. Já a Taynara, de 15 anos, seguindo os passos da irmã, foi campeã em seu primeiro torneio brasileiro, conquistando também alguns torneios internos no Rio de Janeiro, chegou à final do tênis universitário Copa Itaú e, recentemente, foi vice-campeã brasileira na categoria 16 anos. O Tambaú Hotel, que sempre está presente no JPA fica localizado na Av. Almirante Tamandaré, 229 - Tambaú - João Pessoa, o site é www.tambauhotel.com.br e o Instagram é @tambauhotel.

KUROTEL ANUNCIA KOSHER E CELEBRAÇÕES JUDAICAS



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Foto: Jefferson Severino - turismoonline.net.br

Pensando no bem-estar e inclusão de seus hóspedes judeus, o Kurotel - Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar anunciou que passará a servir pratos kosher e realizar celebrações típicas da religião. A gastronomia da hospedagem se destaca por seu caráter gourmet, saudável e funcional. Agora, o setor de A&B (Alimentos&Bebidas) conta com pão e vinho kosher, além de pratos judaicos como: sopa de galinha kneidleck; peixe Guefilde com chrein; lasanha de Pessah e compotas de frutas. Vale ressaltar que o Kurotel não produz nenhuma refeição no almoço e jantar que contenham leite animal, sendo assim, não são misturados leite e carne, seguindo a tradição judaica. As panelas, pratos, talheres e demais instrumentos também são livres da mistura. O cardápio Kur ainda possui variados peixes de escamas, tais como bacalhau, linguado, salmão, truta, pescada amarela, além de providenciar frango kosher.

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Pão e vinho kosher - Foto - Divulgação
Além do menu, a hospedagem também providencia toda a cerimônia de shabats como Rosh-Hashana (Ano Novo Judaico); Pessach (Páscoa) e Iom-Kipur (Dia do Perdão). Este serviço sempre é oferecido quando solicitado pelo cliente, desde que avise com antecedência. Alguns desejam apenas a cerimônia; outros desejam o ritual completo com o jantar, ficando a escolha de cada um.

O JPA Travel Market é uma realização do João Pessoa CVB e da Sophistiqué, com patrocínio da Best Western Hotels & Resorts. A companhia aérea oficial é GOL. E conta com o apoio da ABIH-PB, Abracorp, Abav-PB, do Fecomércio da Paraíba, Sesc-PB e Senac-PB, Sebrae-PB, da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado da Paraíba.

CONFIRA TODAS AS FOTOS DO 1º DIA DO JPA TRAVEL MARKET AQUI


Este jornalista é convidado do evento, hospedando-se a convite no Tambaú Hotel e voando pelas asas da Gol.