segunda-feira, 11 de maio de 2020

Em pauta as estratégias e desafio do trade serrano catarinense

Trade de turismo serrano discute desafios e estratégias


A princípio, a equipe da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) reuniu-se com o representantes do trade turístico da Serra Catarinense, para tratar das ações que vêm sendo empreendidas para amenizar a crise do setor, gerada pela pandemia de Covid-19, e a gradual volta das atividades relacionadas ao turismo no estado. Assim sendo, participaram da videoconferência secretários de turismo, empresários, entidades da região e também representantes da Instância de Governança Regional (IGR).

Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias - Mané Ferrari - Foto: Divulgação

Dessa forma, o presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari, abriu a reunião e explicou que a equipe da Agência está à disposição para dialogar com as regiões e atender as demandas do setor durante este momento de distanciamento social. “De dato, estamos atuando em diferentes ações para fomentar, promover e divulgar todas as regiões turísticas de Santa Catarina. Sendo assim, estamos trabalhando muito forte o turismo regional e a Serra Catarinense é fundamental nesse sentido”, destacou Ferrari, que ainda reiterou que o foco da Santur é trabalhar conjuntamente com o trade para contornar a crise desencadeada pela pandemia de Covid-19.

Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo - Lages - A princesa da Serra - Ícone do Turismo Rural Nacional

Igualmente, durante a reunião, o diretor de Marketing da Santur, Carlos Eduardo de Sá, apresentou as diretrizes do programa que está sendo estruturado pela Agência para estimular o turismo regional em Santa Catarina. Desde já, o programa terá várias etapas, sendo que a primeira delas contempla a criação de um selo que será concedido aos estabelecimentos ou produtos turísticos do estado que adotam as boas práticas de combate à Covid-19. “Assim também, o próprio turista será o fiscal, observando se o estabelecimento ou o empreendimento está respeitando as normas sanitárias e oferecendo um diferencial para o turista catarinense”, disse.

Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
Rio do Rastro Eco Resort - Bom Jardim da Serra - SC - Roteiros de Charme - Foto: Divulgação

Da mesma forma, a assessora de Turismo da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Ana Vieira, relatou que a Amures vem investindo em sustentabilidade e está desenvolvendo o Selo Serra Sustentável, que deverá ser lançado em novembro, durante a Convenção da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), que neste ano será sediada na região. Do mesmo modo, o presidente do Conselho de Turismo da Serra (Conserra), Eliseu Farias, destacou que a região reivindica especial atenção no que se refere ao turismo, porque a atividade que foi diretamente impactada pela crise gerada pela Covid-19. “Acresce que, a pandemia chegou justo quando iniciaria o período de maior movimento turístico na Serra”, frisou.

Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
Hotel Renar - A beleza da superação - Tudo vai voltar ao normal e, já estamos de portas abertas para recebe-lo.

Em vista disso, o presidente da Santur informou ao grupo que estão em andamento importantes projetos da Serra, como o Mirante da Serra do Rio do Rastro e a conclusão do Caminho das Neves, este último realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade. Ainda, dentre as ações da Santur empreendidas para auxiliar o setor nesse momento de crise, Ferrari destacou a parceria com o Badesc para disponibilizar linhas de crédito para micro e pequenas empresas do setor, que correspondem a 90% das empresas de turismo na Serra. Além disso, acrescentou: "A Santur vem buscando novas parcerias para impulsionar outras ações e desenvolver o turismo no estado".

Meat Shop, a melhor carne, e a melhor parrilla de Jurerê Internacional 
Meat Shop, a melhor carne, e a melhor parrilla de Jurerê Internacional - Clique no baner e confira - Por enquanto aberto, por enquanto, apenas para venda de produtos a partir de quarta-feira, voltamos ao normal.

SÃO JOAQUIM, 133 ANOS


Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias. São Joaquim - 133 anos - Divulgação: Prefeitura Municipal de São Joaquim

Enfim, eu, como serrano, nada a comemorar. São Joaquim, que com toda essa idade poderia ser a nossa Gramado (que tem apenas 66 anos) completou 133 anos. Em outras palavras, a cidade, que produz maçãs e vinhos finos de altitude, conquista sempre mídia nacional graças as temperaturas baixas mesmo no verão, todavia não aproveita essa mídia gratuita e permanece as escuras mesmo em pleno natal. Sendo assim, suas gigantescas potencialidades turísticas não são exploradas. Definitivamente, falta visão, vontade e capacidade política municipal e estadual. naturalmente, chega a me dar uma tristeza tamanho descaso com a nossa serra. Portanto, nada a celebrar e tudo a esperar. Confiram abaixo porquê Gramado é Gramado - O Melhor destino de inverno do Brasil.


Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
Estamos de volta ! O Resort está funcionando de acordo com as restrições impostas. Visando o melhor atendimento e o cumprimento das especificações de cuidado e de saúde, o Pratas Thermas intensificará o atendimento e a limpeza. Estamos fazendo o nosso melhor para que as coisas se normalizem e possamos continuar lhe oferecendo as melhores experiências! Qualquer dúvida sobre o nosso funcionamento e sobre reservas, entre em contato.


BONDINHOS AÉREOS DE CANELA


Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
Bondinhos de Canela - Foto: Divulgação

Finalmente, o Parques da Serra Bondinhos Aéreos, de Canela (RS), anunciou sua reabertura, seguindo orientações das autoridades no combate à disseminação do novo coronavírus. A diretoria informa que o parque tomou diversas medidas preventivas para resguardar a saúde de visitantes e colaboradores, disponibilizando álcool gel em sanitários, entrada e setores de embarque e desembarque, e reforçando a higienização dentro dos bondinhos e em todas as áreas do parque, principalmente bancos e corrimões. Da mesma forma, as janelas dos bondinhos permanecerão abertas 100% do tempo, para circulação do ar. Diante disso, foram tomadas medidas para se manter uma distância mínima de dois metros entre as pessoas nas filas. Além disso, o embarque será realizado por famílias ou individualmente, com os bondinhos parando a cada Estação para facilitar entrada e saída dos visitantes sem dar as mãos para os funcionários.

Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
Referência em receptivo na Serra Gaúcha e logística para eventos em toda a Região Sul do Brasil


ESPECIALISTAS EM SERRA GAÚCHA


Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios e estratégias 
Especialistas em Serra Gaúcha - Baner - Divulgação

Agora, com a retomada do turismo em Gramado e Canela, a Brocker Turismo, Operadora de Receptivo e Eventos e especialista em Serra Gaúcha, promoverá uma série de lives semanais com as principais lideranças e autoridades do turismo regional. Assim sendo, o objetivo é informar ao trade nacional sobre a reabertura progressiva dos empreendimentos turísticos na região, que começou a acontecer nesta sexta-feira (08/05), medida esta que só foi possível graças ao baixo índice de contaminação por Covid-19 e alto controle sanitário que acontece no estado do RS, e mais especificamente, na Região das Hortênsias.  Portanto, a primeira live acontecerá dia 13/05/2020 às 17 horas, e será conduzida por Adriane Brocker, CEO do Grupo Brocker, que terá como convidados os Secretários de Turismo de Gramado e Canela, Rafael Carniel e Ângelo Sanches, respectivamente. Diante disso, a série de Lives poderá ser acompanhada através do Instagram @brockerturismo.


"BALNEÁRIO CONVIDA A MESA"


Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
1ª edição da mostra gastronômica "Balneário Camboriú Convida à Mesa" - Divulgação
A princípio, com o intuito de impulsionar a retomada econômica do setor gastronômico e incentivar novamente o consumo como uma experiência gastronômica prazerosa, acolhedora e segura, o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau acabou de lançar, durante vídeo conferência com associados e empresários do setor da gastronomia, a 1ª mostra gastronômica “Balneário Camboriú Convida à Mesa”. Sendo assim, o evento acontecerá entre os dias 8 e 31 de julho, em uma edição especial também com delivery. Portanto, estabelecimentos interessados em participar do evento terão até o dia 15 de maio para realizar a adesão. Sendo assim, o tradicional festival Balneário Saboroso, que aconteceria no mês de julho, foi transferido para o mês de novembro de 2020.

Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
1ª edição da mostra gastronômica "Balneário Camboriú Convida à Mesa" - Divulgação - Valdir Walendowsky - Foto - Jefferson Severino

Segundo o Secretário de Turismo, Valdir Walendowsky, que participou do lançamento, é super importante realizar iniciativas que conseguem mexer e movimentar Balneário Camboriú: “Naturalmente, nosso município tem uma grande importância no contexto da gastronomia em Santa Catarina, pois é um segmento que marca bastante. Definitivamente, os turistas sempre falam muito bem do segmento gastronômico, não só pela quantidade de restaurantes que têm e os mais variados tipos de gastronomia, mas principalmente pela qualidade. Dessa forma, nosso destino é de natureza e agregar esse valor da gastronomia num destino como o nosso é super importante. Portanto, tenho certeza que o evento será um sucesso”, afirma.

Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
Presidente do BC Convention, Margot Rosenbrock Libório- Foto: Jefferson Severino

Igualmente, para a Presidente do BC Convention, Margot Rosenbrock Libório, o grande desafio da entidade é sempre lançar situações que gerem movimento econômico no município. “Assim, mais do que nunca, a união nesse momento totalmente inédito foi potencializada e nós precisamos buscar uma adaptação a essa nova realidade. Dessa maneira, nós unimos forças, pensamentos e boas ideias juntamente com um grupo de empresários do setor da gastronomia para pensarmos de forma rápida uma ação que pudesse mobilizar a cidade daqui dois meses. Logo, nossa intenção será transformar o setor, com um evento preocupado com as questões sanitárias em que vivemos atualmente e de cuidado com a higiene tanto no preparo, quanto na entrega dos pratos. Sem duvidas, será uma experiência no restaurante, na sua casa e onde mais você estiver”, finaliza. Nesse sentido, empresas interessados em parcerias e/ou restaurantes que queiram participar do evento é só entrar em contato com o BC Convention no telefone 47 3360.0696 / 47 988563884 ou no e-mail contato@visitebc.com.br.

Carnes de altíssima qualidade está no Abraão 
O açougue mais completo e com qualidade de altíssima qualidade não está no Abraão. Clique no baner e verifique.

Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios e estratégias Iguassu Convention & Visitors Bureau

A priori, durante a primeira Live Iguassu Connect, uma ação conjunta entre o Visit Iguassu e Sebrae Paraná, foi anunciada pelo secretário de Turismo de Foz do Iguaçu a possível reabertura da hotelaria da cidade. Com isso, Gilmar Piolla, afirmou que já a desde o dia 07, os protocolos de segurança foram apresentados e a hotelaria poderá, com o termo de responsabilidade assinado, reabrir imediatamente os estabelecimentos de hospedagem. Assim também, durante a transmissão, a representante da Itaipu Binacional, Aline Teigão, afirmou que Itaipu terá papel essencial nessa retomada do turismo.

Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
Guilherme Paulus - CEO Grupo GJP - Foto: Jefferson Severino

Dessa forma, a Live, mediada pelo jornalista Carlos Gruber, debateu o “Cenário Destino Iguaçu: Retomada do Turismo” e foi transmitida simultaneamente no Youtube, Facebook do Visit Iguassu e retransmitida ao vivo pela Rádio Cultura, de Foz do Iguaçu. Assim, a primeira edição da Iguassu Connect, contou com a participação do Presidente do Visit Iguassu e do Grupo Cassinotur, Felipe Gonzalez; do Presidente do Conselho Deliberativo do Visit Iguassu e Fundador do Grupo GJP Hotéis e Resort e CVC Viagens, Guilherme Paulus; do Secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz, Gilmar Piolla; e do diretor de Relacionamento do Visit Iguassu e diretor Geral do Mabu Hotéis & Resorts, Eduy Azevedo; e como convidada especial, a Itaipu Binacional, com a integrante da assessoria de turismo, Aline Teigão.

Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
Gilmar Piolla - Foto: Jefferson Severino

Com isso, Gilmar Piolla, durante a Live, apontou que os protocolos sanitários estão praticamente finalizados. “Portanto, com a apresentação dos protocolos, a assinatura do termo de responsabilidade sanitária por parte da prefeitura, o estabelecimento está liberado para retornar as suas atividades”. Da mesma forma, o secretário também lembrou que o documento foi confeccionado de forma democrática e que irá apresentar uma série de cuidados que foram amplamente debatidos com todo o setor. Assista a live.

https://www.youtube.com/watch?v=6knHYmMscGs
Diante disso, Aline Teigão, que representou Itaipu, apontou que Foz do Iguaçu terá a força da Binacional para uma retomada acelerada e muito melhor do que antes. “Sendo assim, o turista estará muito mais exigente e Foz do Iguaçu precisa estar preparada. E para isso, a cidade tem recebido atenção especial da gestão do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e dos parceiros estratégicos – os governos federal, estadual e municipal. Definitivamente, ganhando assim, mais infraestrutura adequada para receber esse novo perfil de viajante com roteiros ampliados, aeroporto em condições de receber grandes aeronaves, melhoria da mobilidade urbana e em breve uma segunda ponte ligando Brasil e Paraguai”.

Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
Pousada Ilha do Papagaio - Foto: Ivo Sehn - Uma ilha cinematográfica, extremamente segura. Clique na foto e faça sua reserva.

VISIT IGUASSU


Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
Presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzales - Foto: Divulgação Visit Iguassu Convention

Em vista disso, o Presidente do Visit Iguassu, afirmou que a série de Lives Iguassu Connect, não poderia ter começado de forma mais positiva, “Deste modo, hoje foi um dia de boas notícias para o turismo de Foz do Iguaçu. naturalmente fico feliz em ver nossa entidade cumprir seu papel e reunir os atores do turismo da cidade e proporcionar tamanha positividade para o futuro. Enfim, essa fase irá passar, e com união, tenho certeza que será mais uma história de superação de nosso Destino, tendo a Gestão Integrada do Turismo de Foz forte atuação, focada em uma retomada ainda mais vencedora. Temos muito trabalho pela frente, mas os apontamentos de hoje demonstram que com união e estratégia, iremos começar a passos largos essa retomada do turismo”, comenta Felipe Gonzalez.

Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
Visite Iguassu Convention & Visitors Bureau

A saber, as próximas lives serão realizadas nas próximas semanas, sempre às 17h, e o conteúdo ficará disponível nas mídias sociais do Visit Iguassu para acesso a qualquer hora. De antemão, o calendário será divulgado na sequência e os temas serão: - Estratégias de mídias sociais para empresas de turismo; - O futuro do mercado de eventos; - Estratégias de marketing de destinos turísticos; - Fontes de financiamento – Qual se adequa melhor ao seu negócio;- Varejo – O perfil do novo consumidor;- O perfil do novo profissional do turismo. Confira no: Facebook: www.facebook.com/institutovisitiguassu e no Youtube: www.youtube.com/c/VisitIguassu.

Fisio Sports - Fisioterapia e Pilates 
Fisio Sports - Fisioterapia e Pilates - Comece o ano novo em forma - Cumpra as promessas que você fez para esse ano novo. Clique no baner e confira. 

LIVE CONSERRA & AMURES


Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias - Osmar Vailatti - Live Conserra e Amures - Divulgação

Juntamente, com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, esteve presente na live organizada pelo CONSERRA e AMURES, através do seu Diretor-presidente,  Osmar José Vailatti convidado do dia.  Dessa forma, estiveram fazendo parte da reunião vários diretores da entidade a saber, Eduardo Simas, Volnei Koch, Wilson Macedo, Edson Ziolkowski, Lara Perdigão e Valdir Della Justina Junior. Assim, um importante ambiente de discussão onde a entidade teve a oportunidade de falar suas ações no atual cenário e se colocar a disposição a partir da explanação das demandas da região serrana. Segundo Osmar Vailatti: "Naturalmente, foi um prazer participar da Live promovida pelo ConSerra e AMURES, entidades importantes na hotelaria e no turismo da região serrana do nosso estado. De fato, foi um momento especial de debates para nos prepararmos para o amanhã pós-crise, avançarmos nas ações em todo o estado como entidade parceira e podermos além de ouvir a demanda, promover a hotelaria e os atrativos do destino. Portanto, valeu pela atualização através do formato e pela possibilidade de estarmos juntos"! Clique AQUI e confira a live.

Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
Agora sim, temos o verdadeiro AÇAÍ do Pará. Cauê - Sabores da Mata. Além disso, como saborosas comidas típicas desse estado, que é a Joia da Amazônia. Nada de mistura, não é o que você deseja, da primeira e da segunda batida. Confira alguns dias ou o verdadeiro sorvete de açaí que você só poderá tomar na Estação das Docas em Belém. Além disso, eles também são distribuidores. Agora, como grande novidade, a famosa baiana, rainha do acarajé, Jucélia Conceição, mãe já fez história na Ilha da Magia, fará como honras da casa toda a sexta-feira fazendo seus acarajés, vatapás e outras comidas típicas baianas. Mais outra novidade é que também funciona aos domingos. Não dá pra perder.

ABRACORP - 10 ANOS


Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
Live Abracorp - Divulgação

Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, comemorou, em março, sua primeira década de existência. Naturalmente, reconhecida como fonte relevante de informações setoriais e referência de gestão no âmbito da indústria do turismo, entidade firmou-se como marca de prestígio e representativa das TMCs associadas. Dessa forma, o vídeo comemorativo dos 10 anos de fundação - https://www.abracorp.org.br/play - apresenta, em 3':13'', imagens e legendas sucintas, que dão ao conjunto o peso informacional dos eventos e realizações do período. Naturalmente, traduz, por assim dizer, o espírito que norteia a condução eficiente e contemporânea da entidade. Desta maneira, no último dia 7 de maio, o I.H.C Abracorp, em parceria com a 4C Solutions, apresentou a live "Como manter a saúde mental em meio a essa loucura", com a presença da convidada Izabella Camargo, jornalista e palestrante, sob a mediação de Lúcio de Oliveira, mentor do turismo e fundador da 4C Solutions.

Travel Ace - vamos cuidar um do outro 
Jamais viagem sem u m bom seguro viagem. Travel Ace Assistance lança iniciativa gratuita a profissionais da saúde

HOTELARIA EM GRAMADO REABRE


Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
Kurotel Spa - Ícone Internacional na arte de bem receber - Foto: Kurotel - Divulgação

Finalmente, na última quarta-feira, 06 maio, Gramado publicou o decreto 103/2020 permitindo – com restrições - a reabertura da hotelaria, parques de turismo e museus. Assim sendo, a norma determina uma série de restrições e exigências para o funcionamento destes serviços. O decreto ratifica o uso obrigatório de máscaras de proteção facial de todas as pessoas que ingressarem em espaços públicos e também no comércio situado no território municipal. Desta forma, as atividades no ramo hoteleiro (hotéis, motéis e pousadas) estão permitidas desde que seja respeitada a capacidade máxima de até 50% das unidades de habitação disponíveis. A Saber, Gramado terá um segundo semestre de muitos eventos, como Festival de Cinema, Fórum de Estudos Turísticos, Festival de Gastronomia, Gramado Summit, Festuris e Natal Luz, entre outros. Dessa forma, na área de eventos profissionais, o Convention Bureau está trabalhando no remanejamento de 37 eventos.

Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias 
Galeto Di Paolo - O melhor Primo Canto do Brasil - Foto: Divulgação



turismoonline.net.br - O portal do turismo turismoonline.net.br - O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens - Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Whats.Link: Jefferson Severino

Fotos:  Baners– Divulgação / Arquivo Pessoal / Assessorias de Imprensa
Leia ainda:





CicloVil Bike, o melhor endereço de bikes da Grande Florianópolis
CicloVil Bike, o melhor endereço de bikes da Grande Florianópolis – Divulgação