domingo, 24 de maio de 2020

Turismo e eventos serão fundamentais na retomada do crescimento

FEIRAS & EVENTOS


Turismo e eventos serão fundamentais na retomada do crescimento. Naturalmente, um dos setores mais afetados pela crise, os eventos terá um papel fundamental na retomada do turismo.
Portanto, o Ministério do Turismo se reuniu em videoconferência com representantes de uma das principais feiras do setor para discutir a volta das atividades e a importância das ações de promoção do Brasil.
 Unidos pelo turismo global - Friends Of Hospitality United
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada – Eduardo Zorzanello e Marta Rossi – Foto: Divulgação Festuris
Dessa forma, o ministro Marcelo Álvaro Antonio conversou com Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, presidentes da Feira Internacional de Turismo de Gramado, para reforçar as medidas adotadas pela pasta frente à pandemia. A saber, em abril, o líder do turismo já havia se reunido com representantes do setor para discutir soluções e demandas do mercado.

TURISMO DE NEGÓCIOS

Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada – Em live realizada com a Festuris Gramado, Antônio reforçou as medidas adotadas pela pasta – Foto: Roberto Castro/Mtur
“Os turismos de negócio e de evento são atração de investimento e atração de investimento tem um papel de destaque na retomada do turismo. Para isso, precisamos de um planejamento bem elaborado, com um selo de segurança para trazer de volta a confiança dos frequentadores e, no campo promocional, a transformação da Embratur em agência deu mais força para atrair grandes eventos internacionais ao Brasil”, comentou o ministro.
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Hotel Renar – Fraiburgo – SC – Terra da Maçã – Com uma estrutura completa para receber executivos com muita comodidade, o Hotel Renar dispõe de todas as facilidades para os hóspedes do turismo de negócios. Seja eventos de pequeno, médio ou grande porte, o Hotel conta com um staff qualificado para dar todo o suporte necessário.

LINHAS DE CRÉDITOS

Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Sobre a liberação do crédito de R$5 bilhões para micro, pequenos e médios empreendedores do turismo, o ministro explicou que a fase de alinhamento com os bancos parceiros está quase concluída. “Estamos prestes a conseguir a modelagem do crédito e o dinheiro deve ser liberado nos próximos dias”, disse.

TURISMO DOMÉSTICO

Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Hotel Fazenda Boqueirão – Ícone do turismo Rural em Lages – SC – Pronto pra te receber – Divulgação
Em sua fala, o ministro reforçou a necessidade de fortalecer o turismo doméstico através da promoção dos destinos e do desenvolvimento do turismo rodoviário dentro das 30 rotas do Programa Investe Turismo. “Estamos trabalhando para criar um projeto de conectividade dos modais de transporte para ampliar a oferta turística. Isso vai fazer com que o número de turistas nacionais e internacionais cresça. Assim poderemos equilibrar a balança comercial do turismo que hoje está deficitária”, concluiu o ministro.

RECEPÇÃO DE EVENTOS INTERNACIONAIS

Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
ICCA Statistics – Baner/Divulgação – Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
A Associação de Congressos e Convenções Internacionais – ICCA, divulgou na última semana seu ranking onde classifica os países e cidades que mais recebem eventos pelo mundo. O Brasil teve queda consecutiva e passa a ocupar a 20ª posição.

VISIT IGUASSU

Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Já na classificação interna, Foz do Iguaçu permanece em 3º lugar entre as cidades brasileiras e é a não capital que mais recebe eventos internacionais no país, tendo à frente apenas São Paulo e Rio de Janeiro. O Visit Iguassu, que é associado e representante da cidade junto à associação, trabalha constantemente na pesquisa junto ao banco de dados da ICCA. Isso permite uma visão geral dos eventos internacionais e gera oportunidades de ofertar Foz do Iguaçu como futura sede.
Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias
Felipe Gonzales – Foto – Visit Iguassu – Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada

CENÁRIO

Para o Presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez, a divulgação dos últimos números da ICCA, demonstra um cenário a ser mais trabalhado ao longo do ano. “Acompanhamos um crescimento constante e, como entidade, temos o papel de buscar esses eventos para Foz do Iguaçu. Isso beneficia a cidade e, principalmente, as empresas que fazem parte do Visit, pois são elas que chancelam nosso trabalho. Acredito que isso será ainda mais fundamental com a retomada do turismo nos próximos meses, pós pandemia”.
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Pratas Thermas Resort, em são Carlos – SC, colada com Chapecó – no vales das águas de Santa Catarina – Já está a nossa disposição

USO DE MÁSCARAS EM SÃO JOAQUIM

Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Uso de máscaras em São Joaquim – SC é obrigatório – Baner: Divulgação
Atenção turistas que, com as chegadas das frentes frias, subirão a Serra Catarinense. A princípio, à Secretaria Municipal de Turismo de São Joaquim – SC, pede para que o setor turístico e o comércio sejam parceiros de toda São Joaquim, neste momento delicado da pandemia. Portanto, devido ao fluxo de turistas, pede-se que o setor esteja consciente e que siga rigorosamente o novo decreto municipal de nº 191/2020. Em suma, a partir de agora é obrigatório, sob pena de multa, a utilização de máscaras e a redução em 50% da capacidade máxima de atendimento.

SERRA DO RIO DO RASTRO

Dessa forma, a vigilância sanitária, com apoio da PM estarão fiscalizando os estabelecimentos. Com isso, São Joaquim terá mais segurança para continuar trabalhando no inverno. Sendo assim, o município também por meio da Defesa civil estará formando barreiras nas entradas da cidade, onde será averiguado a temperatura, possíveis sintomas, além de instruir sobre o decreto vigente no município.
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada – Rio do Rastro Eco Resort – Bom jardim da Serra – SC – Roteiros de Charme – Foto: Divulgação

CANCELAMENTO DE RESERVAS

Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Finalmente, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) promulgou a Nota Técnica nº 20, que visa avaliar a constitucionalidade da Medida Provisória 948/2020 e suas implicações. Em vista disso, e para proteger as empresas de turismo e cultura, que foram impactadas pela pandemia do (Covid-19), o texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), em abril deste ano.

CANCELAMENTOS DE RESERVAS

Dessa forma, a MP trouxe três possibilidades para o cancelamento de reservas e evento durante o estado da pandemia, sendo eles: remarcação de datacréditos para futuros eventos e reservas; e acordo entre as partes. Caso não seja possível as opções apresentadas, será pago um reembolso contado a partir dos 12 meses após o fim do estado de calamidade.
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Por isso, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Sendo assim, integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.

FBHA

Além disso, é uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Igualmente, está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Portanto, representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada. Pousada Ilha do Papagaio – Uma ilha paradisíaca – Palhoça – Grande Florianópolis – SC. Foto: Ivo Sehn
CARTILHA DE HOSPEDAGEM
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Cartilha do turismo para os meios de hospedagem
Após um período de suspensão dos meios de hospedagem, as portas foram abertas novamente. Neste novo cenário, perceber que quanto mais cedo os estabelecimentos se adequarem aos padrões de higiene, limpeza, check-in, check-out, regras internas, políticas e serviços, estes fatores serão identificados pelos clientes, tornando o empreendimento mais atrativo e competitivo perante o mercado.
Para que não haja um novo período de fechamento de portas,  foi elaborado uma cartilha com algumas orientações, a serem seguidas no controle da pandemia. A melhor estratégia para o controle é a informação
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Pedale Sozinho – CicloVil Bike / Spelialized – Divulgação

12º FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE GRAMADO

Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada – Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado – Foto: Cleiton Thiele/SerraPress
A princípio, reconhecida mundialmente por sua beleza e culinária, a Itália é o país convidado pelo 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que acontece de 03 a 13 de setembro, na cidade escolhida como o quinto destino mais desejado do mundo em 2020, em pesquisa realizada na plataforma TripAdvisor.

OFICINAS & WORKSHOPS

Assim, com a proposta de reunir comida de rua, festins, música, teatro, oficinas e workshops, o evento contará com diversas atrações distribuídas pela Praça Major Nicoletti, Rua Pedro Benetti, Rua Coberta e restaurantes.
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada – Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado – Foto: Cleiton Thiele/SerraPress
Dessa forma, já estão confirmados 16 restaurantes locais, que vão ocupar as bancas de rua e oferecer um cardápio recheado de pratos, doces e salgados, inspirados na alta gastronomia italiana. Tudo com a curadoria preciosa do renomado crítico da área, Josimar Melo. Igualmente, marcarão presença as melhores cervejarias e vinícolas da Serra Gaúcha, além de rótulos italianos para apreciação do público. Além disso, o país europeu participará dos já tradicionais festins (jantares harmonizados) – com menus preparados por celebrados chefs da Itália.
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada – Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado – Foto: Cleiton Thiele/SerraPress
Portanto, os sabores das colonizações, que fazem parte da história de Gramado, também serão lembrados durante o Festival. Diante disso, a Rua Coberta receberá uma Feira da Agroindústria, com a participação das famílias e produtores da Festa da Colônia. A saber, o evento é realizado pela Gramadotur, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – Região das Hortênsias, com o apoio do Consulado-Geral da Itália e da ENIT (Agência Nacional de Turismo da Itália), e acontecerá com todos os procedimentos de saúde e segurança recomendados pelos órgãos e vigilância sanitária.
A fantástica Serra Catarinense registra seis graus negativos
Brocker Turismo – A melhor agência/operadora/receptivo da Serra Gaúcha

OLIVAS DE GRAMADO

Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada – Olivas de Gramado Foto: Cristiano Carniel

OLIVEIRAS

A princípio, distante apenas 14 km do centro de Gramado, com mais de 150 hectares, 12 mil pés de Oliveiras, trilhas em meio a Mata Atlântica, e uma das vistas mais encantadoras da Serra Gaúcha, o Olivas de Gramado programa sua reabertura para o público no próximo dia 6 de junho. Sendo assim, o funcionamento, em junho, acontece às sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h.
Sendo assim, com a pegada de turismo rural e gastronomia colonial, com pomar e horta próprios, o Olivas cultiva seis variedades da planta e é o primeiro empreendimento turístico dedicado ao olivoturismo do Rio Grande do Sul, inaugurado no final de 2018.
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada – Olivas de Gramado Foto: Cristiano Carniel

ATENDIMENTO SEGURO

Dessa maneira, o Olivas de Gramado aproveitou o tempo sem público para treinar os colaboradores para um atendimento seguro e qualificado após a reabertura e atualizar todos os processos de higienização. “Vamos prezar pela utilização da área externa do restaurante, fazendo a sanitização de todo o equipamento a cada troca de visitante. Ainda vamos recomendar que todos andem pelo parque a pé, aproveitando a exuberância da natureza que temos à disposição”, destaca Daniel Bertolucci, um dos responsáveis pelo negócio.

CÃNION PEDRA BRANCA

De fato, a privilegiada localização do empreendimento, em cima do canyon Pedra Branca, na Linha Nova, interior de Gramado, possibilita que os visitantes possam usufruir da gastronomia do local como almoço, lanches e o badalado piquenique em uma das mesas e áreas externas do parque, garantindo mais segurança para quem visita o Olivas de Gramado.
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde Bem-Estar – Destino perfeito em Gramado

KLM DE VOLTA AO BRASIL

KLM retoma voas para o Brasil
Foto: Marc Hasembein / Airlines.net
 Enfim, entre as áreas internacionais a KLM está de volta ao Rio de Janeiro, desde ontem (18/05), com dois voos por semana partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, e também haverá um terceiro voo semanal partindo de GRU.  Dessa maneira, para assegurar aos passageiros uma viagem segura, Air France e a KLM introduziram muitas medidas em torno de triagem e higiene para proteger clientes e funcionários das companhias, a bordo e nos aeroportos.

TRIAGEM & HIGIENE

Portanto, as políticas implementadas são baseadas em diretrizes nacionais (francesas e holandesas) e internacionais (OMS, IATA) e estão em conformidade com as leis e regulamentos internacionais. Igualmente, para assegurar aos passageiros uma viagem segura, Air France e a KLM introduziram muitas medidas em torno de triagem e higiene para proteger clientes e funcionários das companhias, a bordo e nos aeroportos.  “De fato, o uso de máscaras a bordo é obrigatório nos voos da Air France e da KLM desde o dia 11 de maio”. Para informações atualizadas, já que a situação evolui com rapidez, consulte os sites das companhias Air France e KLM.
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Travel Ace – vamos cuidar um do outro

TUDO AZUL

Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Foto: Divulgação
Falando nisso, a Azul afirmou que vai adicionar novos voos diretos e retomará a operação em cinco cidades do país no próximo mês. Dessa forma, a partir de 15 de junho, Congonhas (SP), Aracaju(SE) e Natal (RN) voltarão a receber voos da companhia. Igualmente, Ribeirão Preto (SP) retorna no dia 10 de junho, enquanto Rondonópolis (MT) passa a ter operações a partir de 22 de junho. Com isso, as ampliações, a Azul deve chegar a 168 decolagens em dia-pico. Portanto, as passagens já estão disponíveis em todos os canais oficiais da companhia.

ROTAS

Dessa forma, além de voltar a operar nos cinco destinos, a Azul também retoma as ligações diretas nas rotas Santos Dumont-Porto Alegre e Santos Dumont-Brasília. De fasto, desde o início da pandemia, a Azul reforçou a limpeza de suas aeronaves a cada voo e à noite, seguindo os protocolos sugeridos pela IATA. Nesse sentido, kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido abastecem os aviões a cada novo voo e estão à disposição para uso dos Clientes e dos Tripulantes da Azul quando necessário. Por fim, a companhia também tem utilizado descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que elimina o vírus da COVID-19 em 99,99% dos casos.
Meat Shop, a melhor carne, e a melhor parrilla de Jurerê Internacional
Meat Shop, a melhor carne, e a melhor parrilla de Jurerê Internacional – Clique no baner e confira – Por enquanto aberto, por enquanto, apenas para venda de produtos a partir de quarta-feira, voltamos ao normal.

PELAS ASAS DA GOL

Gol terá 100 voos diários a partir de Junho - Foto: Jefferson Severino
Gol terá 100 voos diários a partir de Junho – Foto: Jefferson Severino
Do mesmo modo, a Gol informa que em junho, serão 100 voos diários, ante os 68 previstos na malha essencial de maio, o que representa um acréscimo de 47% em relação ao mês anterior. Aos poucos, bases em diferentes regiões do País estão sendo reabertas. Em junho, a partir do dia 10, será a vez de Chapecó (XAP), em Santa Catarina, Ilhéus (IOS) e Porto Seguro (BPS), na Bahia, Juazeiro do Norte (JDO), no Ceará, e Petrolina (PNZ), em Pernambuco, sempre em ligação com o aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (GRU).

CONGONHAS & GUARULHOS

Um dos mais movimentados do País, o aeroporto de Congonhas passa a complementar as ofertas do aeroporto de Guarulhos, que deixa de concentrar todas as atividades da GOL. As passagens para o mês de junho estão disponíveis e podem ser adquiridas no site www.voegol.com.br. Para ter acesso a todos os destinos e horários que formam a malha aérea essencial de junho de 2020, clique em aqui.
Trade de turismo da Serra Catarinense discutem desafios estratégias
Galeto Di Paolo – O melhor Primo Canto do Brasil – Foto: Divulgação

MARATONA INTERNACIONAL DE MANAUS

Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada – Maratona Internacional de Manaus – Foto: Divulgação
Primeiramente, a Maratona Internacional de Manaus participa de elaboração de protocolo para o retorno das atividades esportivas no país.
Por isso, no documento, que está sendo elaborado por organizadores de corridas de rua e trail de todo o Brasil, são apresentadas diretrizes de condutas para a retomada das corridas de ruas e eventos esportivos pós pandemia do Covid-19.

PROTOCOLO

Sendo assim, a Maratona Internacional de Manaus, principal prova da região que continua marcada para acontecer no dia 22 de novembro, faz parte da comissão brasileira das Empresas Organizadoras de Corridas de Rua e Eventos Esportivos Outdoor, que está elaborando um protocolo para orientar o setor na retomada dos eventos esportivos, assim que isso for possível.
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada – Mountain Do Deserto de Atacama – Baner/Foto: Divulgação
Acresce que, há mais de 500 empresas organizadores do segmento no país. Dessa forma, o protocolo possui diretrizes de condutas para participantes, empresas promotoras e organizadoras, montadoras, de segurança e serviço de limpeza, RH – como staff, fotógrafos, e empresas de cronometragem, equipamentos e sonorização.

MERCADO DE EVENTOS

Definitivamente, somente no Brasil, o mercado de eventos de corrida de rua e esportivos movimenta, segundo o SEBRAE, em uma pesquisa realizada em 2018, R$3,1 bilhão, a este valor soma-se inscrições, patrocínio de produtos personalizadas, serviços de saúde e produtos esportivos diretamente.
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada – Mountain Do Praia do Rosa – Foto: Divulgação

PROTOCOLO

Entre os pontos destacados no protocolo, por exemplo, para a retomada das corridas, há a orientação aos participantes no uso da máscara, obedecendo às orientações dos órgãos sanitários em vigor na arena/largada e chegada; respeito ao distanciamento social com possível largada em ondas; espaços comuns nas arenas também deverão ser montados de forma a evitar aglomeração – sem áreas vips, montagem de tendas de assessorias, tendas de promoção de empresas ou espaços de massagem ou foto, por exemplo; banheiros químicos deverão ser higienizados constantemente.

DISTANCIAMENTO

Além disso, o protocolo sugere que durante o percurso haja poucas curvas para evitar o acúmulo de corredores, possibilitando desenvolver velocidade e manter distanciamento entre os participantes; placas de comunicação reforçando as medidas de higiene serão posicionadas ao longo do trajeto e postos de hidratação montados em locais amplos e com a entrega de bebida realizada por equipe treinada e paramentada com EPI.
Feiras e eventos de turismo serão fundamentais para a retomada
Finalmente, temos o verdadeiro AÇAÍ do Pará. Cauê – Sabores da Mata. Além disso, como saborosas comidas típicas desse estado, que é a Joia da Amazônia. Portanto, nada de mistura, não é o que você deseja, da primeira e da segunda batida. Além disso, eles também são distribuidores.
turismoonline.net.br - O portal do turismo
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Whats.Link: Jefferson Severino
Fotos:  Baners– Divulgação / Arquivo Pessoal / Assessorias de Imprensa
Leia ainda:

Santa Catarina em alerta – Neve, frio intenso e chuva

Turismo Nacional terá prioridade em investimentos para retomada

Pacotes de viagens para 2021 com até 60% de desconto

Campanha Solidária do Turismo arrecada 7,5 toneladas de alimentos