sábado, 16 de março de 2013

COISA DE PETRALHAS



COISA DE PETRALHAS
 

Colocar uma raposa pra cuidar do galinheiro ou bandido pra cuidar da cadeia é com eles mesmos. Nossos Para"lamentares são tão dementes que elegeram um homofóbico/racista para presidir a comissão dos direitos humanos. Agora, na maior cara de pau a tropa fascista petista, contrários à eleição do "pastor" Marco Feliciano para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da casa da mãe joana, vão entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal pedindo a anulação da sessão que o elegeu. O que esses quadrilheiros estão fazendo nada mais é do que uma tremenda cortina de fumaça para obscurecer é o fato de que dois bandidos mensaleiros, os petistas João Paulo Cunha (peculatário e lavador de dinheiro) e José Genoíno (corrupto e quadrilheiro) integram a mais importante comissão da Câmara, a de Constituição e Justiça, e ninguém diz absolutamente nada a esse respeito. Fique atento também que uma das mais fortes ações contra o parlamentar pastor evangélico é comandada pelo site de petições online Avaaz, que é dirigido pela petralha Pedro Abramovay. Portanto, não se iluda, tudo cortina de fumaça pra engambelar essa imensa massa de manobra que é o povo brasileiro.
 
SOBERARIA?
 

Respeitar o que? E o resultado poderia ser diferente, já que o referente foi feito justamente com cidadão ingleses? É muita cara de pau do  primeiro-ministro britânico, David Cameron, pedir que à Argentina respeite a vontade dos habitantes das Ilhas Falklands, depois da participação maciça da população em um referendo sobre a manutenção da soberania britânica. David Cameron destacou que 99,8% de "sim" em uma votação que contou com uma participação de 92% dos eleitores é o “resultado mais claro possível”, que a Argentina deve respeitar. Pro inferno ! Evidentemente que governo argentino tem declarado, com razão, que o referendo não tem qualquer significado à luz da lei internacional, destacando que a consulta popular não vai afetar a sua reclamação sobre o arquipélago. Os ingleses é que saiam da idade da pedra e devolvam o que não lhes pertence.
 
CONGRESSO ABRAJET
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Os principais jornalistas de turismo do Brasil terão a oportunidade de conhecer as maravilhas de Palmas, capital do Tocantins com a realização do 30º Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - ABRAJET, que irá acontecer entre os dias 27 e 30 de junho de 2013. O evento fará parte da programação do Jubileu de Prata do Estado do Tocantins, que completa 25 anos em 05 de outubro. Serão aproximadamente 200 formadores de opinião em busca de pautas positivas sobre o turismo: atrativos, gastronomia, eventos, cultura, artesanato, negócios, economia e outros assuntos vão garantir ao Tocantins ampla divulgação simultânea em todo o Brasil, Portugal, MERCOSUL e convidados de outros países da América do Sul. Oportunidade também aos profissionais da imprensa que desejarem dar uma "esticadinha" até o principal atrativo do estado, o Jalapão, após a realização do congresso.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A programação do 30º Congresso já consta na agenda de eventos do Tocantins, gerenciada pelo Palmas Convention Visitors e Bureau, e está sendo finalizada pela Abrajet Tocantins e parceiros para ser divulgada em breve. A abertura oficial do evento começa com um jantar de boas vindas e presença de autoridades municipal e estadual. O 30º Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo é uma realização  da ABRAJET Nacional e co-realização da Abrajet Tocantins em parceria com o Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo (ADTUR), Prefeitura de Palmas e outras instituições públicas e da iniciativa privada.
 
FLORIPA OFF ROAD
 

A FUTURA, concessionária VW é Parceira uma vez mais, tendo confirmado a cessão de AMAROK a ser usada pela Organização como veículo-guia do grupo participante da edição 2013, que acontece neste próximo sábado, dia 16 de março. A participação é aberta a veículos com tração nas quatro rodas, que não precisam de nenhuma preparação. O trajeto deverá percorrer estradas não pavimentadas trafegáveis ao menos em cinco municípios. Os participantes deverão passar por 10 cidades. Saída e chegada em Florianópolis. As empresas que estão entre os parceiros contribuintes do OFLLORIPA 4x4 2013 visando a doação, todas parceiras do Floripa Motor News, já garantiram volume superior aos arrecadados nas edições do OFFLORIPA 4x4 em 2008, 2009 e 2012. Até o dia 12 confirmaram colaboração: Cedro Móveis, Pick-up Car, Pickup Company, Ponto das Baterias, Roda Pára-brisas, Sabor do Cerrado, Schumacher Motorsports, Só Pneus e Trilha SC.  A Organização em nome do www.sulacontece.com doará 75 Quilos, completando 325 Quilos. Mais informações e inscrições diretor@sulacontece.com.

 
RICALDINHO DA ILHA

A folia momesca nem bem acabou e volta a reinar na semana de aniversário de Floripa, já que nas comemorações dos 287 anos da capital, no próximo dia 23 de março, e a 12ª edição do Ricaldinho da Ilha terá a volta do Rei Momo e mais de 30 caldos da gastronomia que faz parte das etnias da Capital. Para festejar a data, um bolo de dois metros será cortado pelas autoridades após a Corte Momesca chegar ao Parque Valter Lange, frontal aos clubes de remo, para cantar “Parabéns pra Você” e o hino do Rancho de Amor a Ilha, de autoria do poeta Zininho, na festa que já faz parte do calendário oficial da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Já a chegada da Corte será por mar, um dos motivos da festa ser realizada em frente ao Clube Náutico Francisco Martinelli, com o evento voltado para as águas de nossas baías, entre as pontes Hercílio Luz e Colombo Salles, no comboio marítimo coordenado pela ACATMAR - Associação Catarinense de Trapiches e Marinas, e que também tem participação de navegadores do Iate Clube Veleiros da Ilha.
 
 
O Ricaldinho da Ilha também marca a cerimônia de devolução das chaves da cidade ao prefeito através do Rei Momo, fato inédito nos carnavais do Brasil. As camisetas-ingressos do Ricaldinho da Ilha poderão ser adquiridas no quiosque do Beiramar Shopping, na Toca do Urso; no Mercado Público Municipal, e no Café Trajano, com ela você terá direito a open food e open bar, com uma variedade de caldos e outras receitas da culinária de nossas etnias. A festa tem início às 11 horas do dia 23 de março, com a banda Entre Elas. Depois da chegada do comboio com a corte e as autoridades na cerimônia de entrega das chaves, acontece o corte do bolo de aniversário e a festa continua com a banda Stagium 10 do maestro Zezinho até as 18 horas.
 
GASTRONOMIA DO RICALDINHO
 
Sobrallia Restaurante e Bar / It’s Italian Trattoria / Rancho Beira Mar / Fratellanza Italiana / Rancho Açoriano Bar e Restaurante / Restaurante Oliveira / Restaurante Bom Galfo / Bistrô da Leila / Chef Luciane Daux / Restaurante Vigia do Casqueiro / Crepemania / Pastelaria São Paulo / Flor de Sal Gastronomia / Chef Cleide Ammon / Chef  Javier / Debiga?s Buffet / Chefs Galdino e Lauro / Sorrentino Café e Doces / Chef Andréa Salum / Gabbiani Restaurante / Chef Sérgio Alves / Lelo?s Bar / Bruxo Itaguaçú /Blulebar Café / Restaurante Maurílio / Recanto dos Brunidores / Empório do Baga / Chef Nem da Barra / Restaurante Rei do Bacalhau / Chef Narbal Correa / Marcelena.com / Chef Arosni / Bistro do Jardim e Rest. Osigo / Chef Gabriel Damasceno / Chef Sérgio Moritz / Chefs Alzir e Marcos Chocolate / Mercearia ORI / Canja do Tadeu / Quiosque Paz na Terra Açaí Frooty / Restaurante do Arantes / Bar Vodka V’Guara / Cerveja Devassa.
 

 CHOCOFEST & SOLIDARIEDADE
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Como um verdadeiro preview do que estava por vir no maior evento lúdico de Páscoa do Brasil, o Chocofest apresentou no dia anterior à abertura oficial do evento, o espetáculo “O mundo Encantado da Páscoa”. Dirigido por Ronald Radde, ocorre no Planeta das Guloseimas, na Rua Coberta. Este primeiro espetáculo da 18ª edição do evento beneficiou a Associação de Damas de Caridade de Gramado. O ingresso era apenas um quilo de alimento não-perecível ou uma peça de agasalho. “O Mundo Encantado da Páscoa” conta a trajetória de um gnomo fabricante de chocolate, que vê ameaçada a Páscoa quando um mago poderoso e amargo tenta interferir. Graças a um segredo guardado a sete chaves pela Fada Cacau, poderá contar com a ajuda do Coelho da Páscoa, realizar os sonhos das crianças que tanto esperam para festejar esta data. Um belo cenário, construído em vários níveis, foi e é o pano de fundo desta aventura.

 
CONFRARIA DAS VOVÓS

A segunda edição da Confraria das Vovós – lançada em 2012, durante o Chocofest – também teve sua primeira atividade oficial na manhã desta sexta-feira (15). À tarde, as vovós participaram da solenidade de abertura do Chocofest 2013. Já no sábado (16) o grupo desfrutou de todas as atrações do evento, apreciando inclusive o desfile de Páscoa Um ChocoAmor à Terra. A presidente do grupo, a chef de cozinha Rita Gargioni, recebeu as avós para o “Tricotando no Café da Manhã”, no Hotel Pampas da Serra, em Canela. Além do debate entre as participantes, ocorreu palestra motivacional com Neusa Haas, moradora da Serra gaúcha e que já concedeu palestras em muitos lugares, com temas diversos. Já às 19 horas, Rita voltou a se reunir com as confrades e convidados para a sessão de autógrafos de seu segundo livro “Socorro, vovó – Agora eu quero as suas comidinhas”, durante o Chá das Sete, no Hotel Rita Höppner, em Gramado.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
“Neste ano, estamos dando mais atenção aos grupos já formados, com planejamento de atividades diversas. Em São Paulo, por exemplo, estamos enriquecendo nossos cafés semanais com aulas de patchwork, onde as vovós estão fazendo lindas toalhas para a Páscoa”, conta Rita. Segundo ela, também estão planejadas viagens, idas a teatros e visitas a museus. “E, a nível nacional, o grande movimento é o encontro durante o Chocofest, onde temos uma programação variada e bem animada. Participamos com muita honra da abertura do evento, com a alegria característica das vovós.” A Confraria foi fundada durante a festa, assim como foi em Gramado que surgiu a idéia. Para Rita, o Chocofest tem tudo a ver com as vovós e, principalmente, com seu relacionamento com netos e crianças. “Afinal, é uma festa familiar, colorida, cheia de surpresas e alegria. A cidade mais uma vez se veste do espírito pascal em todos os sentidos, o que nos deixa sensibilizadas e acalentadas.” Para ver tudo o que está acontecendo em Gramado, a Capital Nacional da Páscoa, confira aqui

 
CONVENÇÃO NACIONAL
 
Investindo em ações sociais, o Jatiúca Resort, mina casa em Maceió, está apoiando a Convenção Nacional do Projeto Casa da Criança, que terminou no último dia 16, no próprio resort. O evento da instituição sem fins lucrativos inaugurou p espaço Q `Alegria, no Hospital do Açúcar, que levou entretenimento durante as sessões de quimioterapia para crianças e adolescentes em  tratamento contra o câncer. A organização Casa da Criança atua desde 2001 e suas ações já estão presentes em 16 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Em Maceió, além das ações no Hospital do Açúcar, a instituição investirá também na Biblioteca do Futuro, que será instalada na Escola Municipal Cecília Carnaúba, estimulando a leitura e a criatividade dos alunos.
 

Por reconhecer a importância e o trabalho do Projeto Casa da Criança nestes 12 anos de atuação, o Jatiúca Resort, pertencente ao Grupo Pernambucanas, está patrocinou o evento oferecendo o espaço para a Convenção e a hospedagem de todos os palestrantes. “É papel da iniciativa privada dar a sua contribuição para organizações sem fins lucrativos sérias e que trabalham em prol da sociedade. Estamos muito orgulhosos de poder sediar este evento e fazer a nossa parte e trazer mais esperança para aqueles que são o futuro de nosso país, as crianças”, afirma Sr. Cláudio Cordeiro, diretor geral do resort. O Jatiúca Resort já apoiou diversos projetos sociais e culturais em Maceió, como a ação em combate ao câncer de mama  e a 2ª Festa Literária de Marechal Deodoro (II FLIMAR), entre outras. A Convenção Nacional do Projeto Casa da Criança contou com a presença de integrantes do Belém do Pará - PA, Teresina - PI, Fortaleza-CE, Recife-PE, Aracaju-SE, Poços de Caldas-MG, Florianópolis-SC, Blumenau-SC e Maceió – AL, onde se reuniram para traçar o planejamento e as metas das ações sociais neste ano.
 
JATIÚCA RESORT
 
Sobre o Jatiúca Resort - Localizado em Maceió, o complexo composto pelo Jatiúca Hotel e Jatiúca Suítes, pertencente ao Grupo Pernambucanas, possui ao todo 175 quartos, distribuídos em 62 mil metros quadrados de muita área verde, com infraestrutura completa de lazer, unindo o conforto e a tranquilidade que se deseja em um resort, com toda a comodidade, agitação e atrações turísticas do centro turístico da capital de Alagoas, fazendo jus ao conceito de resort urbano de um dos empreendimentos hoteleiros mais tradicionais da cidade. Com piscinas adulto e infantil, quadras de tênis, vôlei de areia, playground, cabanas de massagem, sala de jogos, lago, ginástica, 2 restaurantes, 2 bares e uma equipe de recreação para a criançada, o Jatiúca Resort se consagra em Maceió por ser o único hotel "pé na areia" da região, um verdadeiro oásis à beira-mar das águas azuis e cristalinas da praia de Jatiúca. www.hoteljatiuca.com.br.
 
Cantina Del Vícolo - A melhor cantina italiana de Gramado
 
PORTO DE CABEDELO
 
A Cia Docas da Paraíba e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) receberam do diretor da operadora Brazilian Cruizes Representation (BCR), Milton Sanches, a confirmação de que o porto de Cabedelo vai receber mais cinco atracamentos de navios de cruzeiro em março de 2014. Inicialmente, a escala de atracamento do transatlântico estava agendada para 29 de novembro a 23 de dezembro (seis embarques e desembarques de cruzeiristas paraibanos). A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que a vinda de navios transatlânticos para a Paraíba é resultado do trabalho conjunto com a Cia Docas e o trade. “ Desde a primeira reunião com a BCR, em São Paulo, estamos criando condições para inserir nosso porto na rota dos cruzeiros nacionais. O governo do Estado, por meio da Cia Docas, não vai cobrar taxas de atracação junto a BCR. Também estamos comprometidos em viabilizar a instalação do terminal de passageiros no porto. Nosso objetivo é o de facilitar as negociações futuras e diminuir a burocracia”, explicou.
 
GASTRONOMIA DA PARAÍBA
 
Falando na Paraíba, a variedade dos sabores e ingredientes da gastronomia paraibana será transformada em livro. O ‘chef’ Carlos Ribeiro e os jornalistas Carlos Eduardo a Emiliano Boccado chegaram à Paraíba para uma estadia de cinco dias. Neste período os profissionais irão visitar várias cidades paraibanas. O objetivo é produzir reportagens e fotografias para a edição do livro “Paraíba do Mar ao Sertão” (editora Boccato). A proposta da obra é trazer as curiosidades, peculiaridades e tradição da cozinha nas cincos regiões paraibanas: Litoral, Brejo, Cariri, Curimataú e Sertão. “ Serão receitas regionais com requintes da originalidades e sabores, muitas vezes exótica da cozinha paraibana, além das dicas de locais deliciosos e descolados”, explicam os idealizadores do projeto.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Os responsáveis pela produção do livro “Paraíba do Mar ao Sertão” vêm a convite da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) com apoio do trate turístico paraibano. O ‘chef’ Carlos Ribeiro é paraibano radicado em São Paulo. Ele explica que é “curioso e apaixonado pela culinária” e por isso criou uma cozinha autoral, sempre com base nas suas viagens Brasil afora. Entusiasta da “arte culinária”, que é o ato de cozinhar o alimento, Carlos Ribeiro gosta de que seja chamado das modernas técnicas culinárias, que permitem associar o “paladar à cultura”.
 
CRONGRESSO SOCIEDADE DE ZOOLÓGICOS
 

Estudantes, pesquisadores, biólogos, zootecnistas e médicos veterinários se reúniram nesta semana no Beto Carrero World, durante o 37º Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil. Profissionais de diferentes locais do país, e também do exterior, visitaram o Parque para trocar experiências sobre o assunto. O evento, que envolveu cerca de 450 pessoas, terminou neste domingo e contou com palestras, conferências e minicursos. Para a coordenadora do Zoológico do Beto Carrero World, a bióloga Katia Cassaro, "este é o evento mais importante da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil. Em ocasiões como esta você se torna conhecido para todo o mundo".
Durante a cerimônia de abertura, profissionais de destaque na área foram homenageados. Foi o caso, por exemplo, do ornitólogo e naturalista alemão Rolf Grantsau, que vive há muitos anos no país estudando espécies nativas, principalmente as aves brasileiras.
 

A primeira conferência do Congresso contou com a participação do médico veterinário Gustavo Gachen, que veio do Zoológico Temaiken, na Argentina. Ele explica que com o passar dos anos muitas mudanças vem ocorrendo dentro dos zoológicos, principalmente no que se refere aos cuidados com os animais. "Antigamente era comum os recintos serem construídos só de cimento, não havia a representação do habitat natural. Além disso, o contato entre as espécies e humanos era normal, as pessoas não se preocupavam com a segurança nem dos animais nem de si mesmos", comenta.  Hoje a realidade é totalmente diferente. Conforme Gustavo, os zoológicos atuais se preocupam e investem em ambientes confortáveis e seguros para os animais. "Hoje as espécies são estudadas e o local em que os animais ficam reproduz sua necessidade. Seus hábitos comportamentais são analisados, por exemplo, se o animal vive em grupo ou solitário, se é diurno ou noturno, tudo isso é levado em consideração". Até o final do evento os congressistas participam de palestras com temas diferenciados, como répteis, aves, seres aquáticos e designer de recintos. No domingo, último dia do Congresso, uma visita aos zoológicos Cyro Gervaerd, em Balneário Camboriú, e de Pomerode, encerra a programação do evento.
 

 SELO VERDE
 
 
Adotar medidas socioambientais deixou de ser uma meta longínqua para se tornar objetivo de curto e médio prazo dentro de organizações responsáveis. Em Santa Catarina, a Bellacotton, destaque no segmento de higiene pessoal, conta com o selo FSC em todas as embalagens de papelão. A sigla, que em inglês é Forest Stewardship Council, ou seja, Conselho de Manejo Floresta, certifica que a madeira utilizada na fabricação do papelão provém de um manejo ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável.
 
BELLA FORMA
 
Uma aluna, um personal e sua esposa. Daí surgiu a ideia de abrir um espaço com um conceito inovador. A parceria entre Anna Toledo Yendo, Geilson de Freitas Ferreira e Hélen dos Santos Jorge rendeu e, no próximo dia 18, o Studio Bella Forma abre suas portas no Centro de Florianópolis. Anna Cristina, sócia-proprietária e administradora do Studio, conta que a ideia aconteceu em meados de 2011 quando, em razão dos resultados obtidos com o acompanhamento de um personal trainer, começou a idealizar um negócio que tornasse esse tipo de serviço acessível para todos. Geilson, seu personal, gostou da ideia e, junto com a esposa Hélen, eles começaram a planejar o sonho que dentro de alguns dias se torna realidade.Com foco nas classes A e B, no Studio Bella Forma, entre os planos oferecidos, as turmas têm até quatro pessoas. Na região onde ele está instalado, o conceito é inédito. Por isso a intenção é que, futuramente, o studio se torne um modelo de franquia.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Para a inauguração, uma presença ilustre. Solange Frazão, considerada uma celebridade no mundo do fitness, é a convidada especial do coquetel. “Ela é uma referência de saúde e beleza que sempre levantou a bandeira de que é possível manter a forma física de modo saudável”, destaca Anna. Entre os diferenciais do Bella Forma estão o treinamento individualizado, acompanhamento dos treinos para que os alunos alcancem seus resultados com segurança e eficácia, treinamento funcional, preparação física especifica para atletas, treinamento para grupos especiais (diabéticos, hipertensos, cardiopatas, gestantes, adolescentes), ambiente climatizado e uma infraestrutura completa para melhor atender os clientes. Entre as modalidades possíveis de serem trabalhadas estão a musculação, treinamento funcional, fortalecimento e correção postural, alongamento e relaxamento muscular, além da avaliação física completa. No local, ainda há o trabalho de um nutricionista que irá orientar os alunos quanto a alimentação apropriada para que os objetivos sejam alcançados de uma maneira saudável. 
 

sexta-feira, 15 de março de 2013

PREVIEW LEVA 350 PESS0AS AO PLANETA GULOSEIMAS



PREVIEW LEVA 350 PESS0AS AO PLANETA GULOSEIMAS

Espetáculo realizado nesta quinta-feira a noite foi a primeira atividade do Chocofest 2013

Fotos: Cleiton Thiele
 
Uma das principais atrações do Chocofest – Páscoa em Gramado, o espetáculo teatral “O Mundo Encantado da Páscoa” teve seu ensaio geral realizado na noite de quinta-feira (14), no Planeta das Guloseimas (Rua Coberta), atraindo público de aproximadamente 350 pessoas. Esta ação, que é beneficente, teve como ingresso a cobrança de um quilo de alimento não-perecível ou um agasalho. A arrecadação será destinada ao Gabinete da Primeira-Dama.
 
 

O preview foi uma amostra de toda a doçura e emoção que o evento pretende passar para todos que visitarem a cidade nos próximos 17 dias. Uma das novidades foi a participação do Conde Guloseima com voz. A peça foi adaptada para mostrar o retorno do personagem Chocolito, criado em 1994, na primeira edição da festa. Nesta sexta-feira (15), ocorre a solenidade de abertura do evento, às 16 horas, em que o Chocolito será apresentado oficialmente à festa. O personagem foi o primeiro da história do Chocofest. À noite, será realizado o desfile de moda em chocolate, em parceria com o Senac-RS e que apresenta a “História da Moda no Século XX”, com todos os modelos produzidos de chocolate. A atração inicia-se às 20 horas.

O CHOCOFEST

O Chocofest – Páscoa em Gramado ocorre de 14 a 31 de março. Toda a magia da época é traduzida em desfiles, teatro, brincadeiras e muita alegria. Em sua 18ª edição, a festa toma as ruas da cidade da Serra gaúcha e leva cerca de 350 mil pessoas a conferir a programação durante 18 dias. A religiosidade marcada pela data também é garantida com o Gramado Aleluia. O desfile de Páscoa Um ChocoAmor à Terra, a Parada do Conde Guloseima, o espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”, a exposição de ovos gigantes feitos por artistas plásticos, a Caravana do Conde Guloseima, o Leilão de Ovos Customizados, o espaço do Coelho Reciclador, o desfile de moda em chocolate e a Fabriquinha de chocolate, entre muitas outras atrações, esperam por quem visitar o Chocofest. Mais informações no site www.chocofest.com.br



Cantina Del Vícolo - A melhor cantina italiana de Gramado



quinta-feira, 14 de março de 2013

CHOCOFEST - CINQUENTA ATRAÇÕES EM 18 DIAS DE FESTA




CHOCOFEST - CINQUENTA ATRAÇÕES EM 18 DIAS DE FESTA

Chocofest 2013 abre suas portas hoje para recepcionar 350 mil visitantes até o domingo de Páscoa

 Avenida Borges de Medeiros está toda decorada com motivos pascais (crédito: Sergio Azevedo Photos) - Clique na imagem para ampliá-la 
 
Maior evento lúdico de Páscoa do Brasil, o Chocofest inicia sua 18ª edição nesta quinta-feira (14). Realizado em Gramado, na Serra gaúcha, tem em sua programação cerca de 50 atrações artístico-culturais, promovidas no entorno da Praça Major Nicoletti e Rua Coberta – que se transforma no Planeta das Guloseimas durante os 18 dias de festa. Nas imediações, visitantes têm um verdadeiro shopping a “céu aberto” à disposição, com lojas das mais tradicionais fábricas de chocolate caseiro da região – que, neste ano, estimam a soma de 1,1 tonelada de produção.

Até o domingo de Páscoa, dia 31 de março, um universo infinito de atrações deve atrair em torno de 350 mil visitantes a Gramado. A festa, criada em 1994, se transformou em agenda obrigatória nas semanas que antecedem a chegada do Coelhinho. Desfiles, peças teatrais, oficinas de culinária, feira de artesanato, maquiagens artísticas e em chocolate, contação de histórias e muitas outrações garantem o encantamento de crianças e adultos.

O evento ainda abre espaço para a realização de atividades religiosas, em uma programação desenvolvida pelas igrejas gramadenses. O ponto alto do Gramado Aleluia é a Procissão dos Passos, que ocorre na Sexta-Feira Santa (dia 29), a partir das 20 horas, com saída em frente ao Corpo de Bombeiros de Gramado, seguindo pela Avenida Borges de Medeiros, até a Matriz São Pedro. Inspirada na Espanha, reúne carros tematizados que retratam a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Mais de 600 pessoas em vestes monásticas, ao som de matracas e portando archotes, caminham com passos marcados. 

 Ovos e coelhos enfeitam a cidade (crédito: Cleiton Thiele/Serra Press)
Clique na imagem para ampliá-la
 
 
PROGRAMAÇÃO GERAL
Dia 14 de março – Quinta-feira

20h – Preview (ensaio geral) do espetáculo "O Mundo Encantado da Páscoa"
Local: Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)

Dia 15/03 – Sexta-Feira

16h – Solenidade de abertura oficial do evento – retorno do Chocolito. Ingresso: um agasalho ou um quilo de alimento não-perecível
Local: Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
20h – Desfile de moda em chocolate by Senac – Tema: “A História da Moda no Século XX”
Local: Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
21h – Encerramento das atividades
•             Confira as atrações diárias após a solenidade de abertura

Dia 16 de março – Sábado

10h / 13h/ 15h / 17h – Caravana de Páscoa
Local: em frente ao Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
11h – Abertura do Planeta das Guloseimas
Local: Rua Coberta
14h – Abertura da exposição de ovos customizados
Apresentação do Coral Infanto-Juvenil Ostinatos
Local: Largo da Borges
11h30 / 14h30 / 16h / 18h – Fogão Mágico da Vovó Duquesa
Local: Casa da Vovó Duquesa na Praça Major Nicoletti
15h – Caça ao Ninho de Páscoa
Local: Praça Major Nicoletti
17h – Desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”
Local: Avenida das Hortênsias
•             Em caso de chuva, o desfile será transferido para o dia 17 de março, às 11h30
18h – Apresentação artística de flauta – Luciano Gomes
Local: em frente à cenografia “Páscoa no Mundo”, na Praça Major Nicoletti
20h – Espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”
Local: Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
21h – Encerramento das atividades
•             Confira as atrações diárias das 11h às 21h

17 de março – Domingo

10h / 13h/ 15h / 17h – Caravana de Páscoa
Local: em frente ao Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
11h – Abertura do Planeta das Guloseimas
Local: Rua Coberta
11h30 – Parada do Conde Guloseima
Local: Saída em frente ao Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
•             Em caso de realização do desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra” neste horário, a Parada acontecerá às 15h.
14h30 / 15h30 / 16h30 / 17h30 – Fogão Mágico da Vovó Duquesa
Local: Casa da Vovó Duquesa na Praça Major Nicoletti
Atrações no palco do Planeta das Guolseimas:
14h – Apresentação Artística Brincando com a Páscoa
15h – Dançando com os personagens do evento
16h – Apresentação Artística – “Histórias da Mala do Coelho”
20h – Encerramento das Atividades
•             Confira as atrações diárias das 11h às 20h

19 de março – Terça-feira

10h / 13h/ 15h / 17h – Caravana de Páscoa
Local: em frente ao Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
14h – Abertura do Planeta das Guloseimas
Local: Rua Coberta
15h / 16h30 – Fogão Mágico da Vovó Duquesa
Local: Casa da Vovó Duquesa na Praça Major Nicoletti
19h – Encerramento das atividades
•             Confira as atrações diárias das 14h às 19h

20 de março – Quarta-Feira

10h / 13h / 15h – 17h – Caravana de Páscoa
Local: em frente ao Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
14h – Abertura do Planeta das Guloseimas
Local: Rua Coberta
15h / 16h30 – Fogão Mágico da Vovó Duquesa
Local: Casa da Vovó Duquesa na Praça Major Nicoletti
19h – Encerramento das atividades
•             Confira as atrações diárias das 14h às 19h

21 de março – Quinta-Feira

10h / 13h/ 15h / 17h – Caravana de Páscoa
Local: em frente ao Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
14h – Abertura do Planeta das Guloseimas
Local: Rua Coberta
15h / 16h30 – Fogão Mágico da Vovó Duquesa
Local: Casa da Vovó Duquesa na Praça Major Nicoletti
19h – Encerramento das atividades
•             Confira as atrações diárias das 14h às 19h

22 de março – Sexta-Feira

10h / 13h/ 15h / 17h – Caravana de Páscoa
Local: em frente ao Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
14h – Abertura do Planeta das Guloseimas
Local: Rua Coberta
15h / 16h30 – Fogão Mágico da Vovó Duquesa
Local: Casa da Vovó Duquesa na Praça Major Nicoletti
16h – Espetáculo “Acquaplay – Por um meio ambiente inteiro”
20h – Desfile de moda em chocolate by Senac – Tema: “A História da Moda no Século XX” - Local: Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
21h – Encerramento das atividades
•             Confira as atrações diárias das 14h às 21h

23 de março – Sábado

10h / 13h/ 15h / 17h – Caravana de Páscoa
Local: em frente ao Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
11h – Abertura do Planeta das Guloseimas
Local: Rua Coberta
11h30 / 14h30 / 16h / 18h – Fogão Mágico da Vovó Duquesa
Local: Casa da Vovó Duquesa na Praça Major Nicoletti
14h – Parada do Conde Guloseima
Saída em frente ao Palácio das Guloseimas (Rua Coberta)
15h – Caça ao Ninho de Páscoa
Local: Praça Major Nicoletti
15h – Apresentação artística de violino
Local: Largo da Borges
17h – Desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”
Local: Avenida das Hortênsias
•             Em caso de chuva, o desfile será transferido para o dia 24 de março, às 11h30
17h30 – Santa Maria Vive: Apresentação dos Corais Santa Cecília e Giuseppe Verdi, sob a regência da professora Enira Trindade – Homenagem e reflexão do município de Santa Maria no Sábado de Aleluia, lembrando as vítimas da tragédia ocorrida na cidade
Local: Igreja Matriz / Praça Major Nicoletti – “Páscoa no Mundo”
20h – Espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”
Local: Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
21h – Encerramento das atividades
•             Confira as atrações diárias das 11h às 21h

24 de março – Domingo

9h – MÚSICA NA IGREJA: Apresentação do Coral Infanto-Juvenil Ostinatos
Local: em frente à Igreja Evangélica – IECLB – na Av. das Hortênsias
•             Em caso de chuva, a apresentação será no interior da Igreja do Relógio
10h / 13h/ 15h / 17h – Caravana de Páscoa
Local: em frente ao Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
10h – MÚSICA NA IGREJA: Apresentação artística da Orquestra Sinfônica de Gramado
Local: Em frente à Igreja Luterana – IELB, na Av. Borges de Medeiros
•             Em caso de chuva, a apresentação será no interior da igreja
11h – Abertura do Planeta das Guloseimas
Local: Rua Coberta
11h – MÚSICA NA IGREJA: Apresentação artística da Orquestra Sinfônica de Gramado
Local: Em frente à Igreja Metodista, na Av. Borges de Medeiros
•             Em caso de chuva, a apresentação será no interior da igreja
11h30 – Desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”
Local: Avenida das Hortênsias
•             Em caso de chuva, o desfile será cancelado e o valor restituído na bilheteria
14h30 / 15h30 / 16h30 / 17h30 – Fogão Mágico da Vovó Duquesa
Local: Casa da Vovó Duquesa na Praça Major Nicoletti
Atrações no palco do Planeta das Guloseimas:
14h – Espetáculo “Acquaplay – Por um meio ambiente inteiro”
16h – Dança com os personagens do Chocofest
20h – Encerramento das Atividades
•             Confira as atrações diárias das 11h às 20h

26 de março – Terça-Feira

10h / 13h / 15h / 17h – Caravana de Páscoa
Local: em frente ao Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
14h – Abertura do Planeta das Guloseimas
Local: Rua Coberta
15h / 16h30 – Fogão Mágico da Vovó Duquesa
Local: Casa da Vovó Duquesa na Praça Major Nicoletti
19h – Encerramento das atividades
•             Confira as atrações diárias das 14h às 19h

27 de março – Quarta-Feira

10h / 13h / 15h / 17h – Caravana de Páscoa
Local: em frente ao Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
14h – Abertura do Planeta das Guloseimas
Local: Rua Coberta
15h / 16h30 – Fogão Mágico da Vovó Duquesa
Local: Casa da Vovó Duquesa na Praça Major Nicoletti
19h – Encerramento das atividades
•             Confira as atrações diárias das 14h às 19h

28 de março – Quinta-Feira

10h / 13h/ 15h / 17h – Caravana de Páscoa
Local: em frente ao Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
14h – Abertura do Planeta das Guloseimas
Local: Rua Coberta
14h – Parada do Conde Guloseima
Local: Saída em frente ao Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
15h / 16h30 / 17h30 – Fogão Mágico da Vovó Duquesa
Local: Casa da Vovó Duquesa na Praça Major Nicoletti
18h – Desfile de moda em chocolate by Senac – Tema: “A História da Moda no Século XX” - Local: Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
19h30 – Leilão de Ovos Customizados
Local: Largo da Borges
20h – Espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”
Local: Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
21h – Encerramento das atividades
•             Confira as atrações diárias das 14h às 21h

29 de março – Sexta-Feira

Em respeito à Igreja Católica, não teremos musicais neste dia
10h / 13h / 15h / 17h – Caravana de Páscoa
Local: em frente ao Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
11h – Abertura do Planeta das Guloseimas
Local: Rua Coberta
11h30 / 14h30 / 16h / 18h – Fogão Mágico da Vovó Duquesa
Local: Casa da Vovó Duquesa na Praça Major Nicoletti
20h – Procissão dos Passos – Saída em frente ao Corpo de Bombeiros, seguindo pela Av. Borges de Medeiros, até a Igreja Matriz
21h – Encerramento das Atividades
•             Confira as atrações diárias das 11h às 21h

30 de março – Sábado

10h / 13h / 15h / 17h – Caravana de Páscoa
Local: em frente ao Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
11h – Abertura do Planeta das Guloseimas
Local: Rua Coberta
11h30 / 14h30 / 16h / 18h – Fogão Mágico da Vovó Duquesa
Local: Casa da Vovó Duquesa na Praça Major Nicoletti
15h – Caça ao Ninho de Páscoa
Local: Praça Major Nicoletti
16h - Desfile de moda em chocolate by Senac – Tema: “A História da Moda no Século XX” - Local: Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
16h – Apresentação artística – Luciano Gomes
Local: Largo da Borges
17h – Desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”
Local: Avenida das Hortênsias
•             Em caso de chuva, o desfile será transferido para o dia 17 de março, às 11h30
18h – Apresentação do Coral Infanto-Juvenil Ostinatos
Local: Praça Major Nicoletti, em frente à cenografia “Páscoa no Mundo”
20h – Espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”
Local: Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
21h – Encerramento das atividades
•             Confira as atrações diárias das 11h às 21h

31 de março – Domingo

10h / 13h / 15h / 17h – Caravana de Páscoa
Local: em frente ao Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
11h – Abertura do Planeta das Guloseimas
Local: Rua Coberta
11h30 – Parada do Conde Guloseima
Local: Saída em frente ao Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)
•             Em caso de realização do desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra” neste horário, a Parada acontecerá às 15h.
14h30 / 15h30 / 16h30 / 17h30 – Fogão Mágico da Vovó Duquesa
Local: Casa da Vovó Duquesa na Praça Major Nicoletti
15h – Caça ao Ninho de Páscoa
Local: Praça Major Nicoletti
Atrações no palco do Planeta das Guloseimas:
16h – Dançando com os personagens do evento
20h – Encerramento das Atividades
•             Confira as atrações diárias das 11h às 20h
 
GRAMADO ALELUIA
23 a 31 de março

23 de março – sábado

Celebração da Igreja Católica – Igreja Matriz São Pedro
18h30 – Missa e descida da Cruz

24 de março – domingo

Celebração da Igreja Católica – Igreja Matriz São Pedro
7h30 / 10h30 / 17h / 18h30 – Missas com Bênção de Ramos
10h – Bênção e Procissão de Ramos – saída do Hospital São Miguel
Após a missa das 18h30 – Descida da Cruz
Celebração da Comunidade Evangélica – IELB – Igreja do Relógio
9h30 – Culto na língua alemã
19h – Culto da família

25 de março – segunda-feira

Celebração da Igreja Católica – Igreja Matriz São Pedro
16h e 17h30 – Via-Sacra em frente à igreja
18h30 – Via-Sacra e missa na igreja
20h – Ofício das Trevas

26 de março – terça-feira

Celebração da Igreja Católica – Igreja Matriz São Pedro
16h e 17h30 – Via-Sacra em frente à igreja
18h30 – Via-Sacra e missa na igreja
20h – Ofício das Trevas

27 de março – quarta-feira

Celebração da Igreja Católica – Igreja Matriz São Pedro
16h e 17h30 – Via-Sacra em frente à igreja
18h30 – Via-Sacra e missa na igreja
20h – Ofício das Trevas

28 de março – quinta-feira

Celebração da Igreja Católica – Igreja Matriz São Pedro
16h e 17h30 – Via-Sacra em frente à igreja
20h – Missa do Lava-pés, Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio
Celebração da Comunidade Evangélica – IECLB
19h30 – Culto do Lava-pés
Celebração da Comunidade Evangélica – IELB – Igreja do Relógio
19h30 – Culto da Paixão com apresentação das crianças

29 de março – sexta-feira

Celebração da Igreja Católica – Igreja Matriz São Pedro
11h – Via-Sacra em frente à igreja
15h – Cerimônia da Paixão e Morte
20h – Procissão dos Passos – saída em frente ao Corpo de Bombeiros, seguindo pela Av. Borges de Medeiros, até a Igreja Matriz. Logo após, na igreja, adoração individual ao Senhor Morto
Celebração da Comunidade Evangélica – IECLB – Igreja do Relógio
19h30 – Culto da Paixão de Cristo
Celebração da Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB
9h – Culto da Paixão

30 de março – sábado

Celebração da Igreja Católica – Igreja Matriz São Pedro
20h – Vigília Pascal e Missa da Ressurreição – Início em frente à Matriz com a bênção do Fogo Novo

31 de março – domingo

Celebração da Igreja Católica – Igreja Matriz São Pedro
7h30 / 10h30 / 17h / 18h30 – Missa de Páscoa
Nota: a programação da Confissão Sacramental e individual pode ser verificada no mural da Matriz
Celebração da Comunidade Evangélica – IECLB – Igreja do Relógio
6h – Alvorada Pascal, culto com Santa Ceia e confraternização
Celebração da Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB
9h / 19h30 – Culto de Páscoa
 
Horário de funcionamento
Planeta das Guloseimas
Terças às quintas-feiras: 14h às 19h
Sextas-feiras: 14h às 21h
Sábados e 29 de março: 11h às 21h
Domingos: 11h às 20h

Vila de Páscoa

Ao lado do Lago Joaquina Rita Bier
Horário: diariamente, das 10h às 19h

 Atrações diárias

Planeta das Guloseimas e Praça Major Nicoletti
Contação de Histórias – Chalé do Conde Guloseima
Escolinha da Condessa – Praça Major Nicoletti
Maquiagem de chocolate e artística – junto à cenografia “Páscoa no Mundo”
Maquiagem e manicure artística – Espaço Picadilly for Girls
“Páscoa no Mundo” – ovos gigantes decorados por artistas plásticos da região – Praça Major Nicoletti
Sessão de fotos com os personagens do evento – Em frente ao Palácio dos Festivais
Exposição e Leilão de Ovos Customizados – Largo da Borges

Oficinas infantis – Planeta das Guloseimas

Pintando Doce – Fabriquinha de Chocolate da Lugano
Caso do Coelho Reciclador
Oficinas de Culinária Senac-RS

Oficinas de Culinária Senac-RS

Dia 15 – sexta-feira
11h – Risoto de chocolate com cereja
14h – Sorvete de chocolate branco
Dia 16 – sábado
11h – Cupcakes*
14h – Crepe trufado de morango
18h – Mousse de chocolate com frutas vermelhas
Dia 17 – domingo
11h – Stogonoff de bombons e morangos*
14h – Bombom no palito*
18h – Gelado de chocolate branco com morangos
Dia 21 – quinta-feira
18h30 – Trifle com bombons e frutas
Dia 22 – sexta-feira
11h – Bombom sensação
14h – Bombom crocante
18h – Cheesecake brigadeiro com calda de frutas vermelhas
Dia 23 – sábado
11h – Bombom fofinho*
14h – Trufa de café com merengue
18h – Torta mousse de chocolate
Dia 24 – domingo
11h – Brigadeiro delícia
14h – Brigadeiro branco
18h – Mousse brigadeiro
Dia 29 – sexta-feira
11h – Bombom Bariloche*
14h – Cupcakes*
18h – Caramelos macios de chocolate

Dia 30 – sábado

11h – Sorvete de chocolate branco ao aroma de anis
14h – Mousse brigadeiro
18h – Copos gelados de chocolate com compota de damasco e crumble de flor de sal
Dia 31 – domingo
11h – Gelado de chocolate branco com morangos
14h – Cheesecake brigadeiro com calda de frutas vermelhas
18h – Fatia Napolitana

*Oficinas para crianças a partir de 6 anos 
Informações gerais

Valores dos ingressos
Os ingressos serão vendidos on-line através do site www.chocofest.com.br e na bilheteria do evento, localizada no Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)

Preview “O Mundo Encantado da Páscoa”

Ingresso: um agasalho ou um quilo de alimento não-perecível
Local: Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)

Desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”

*Em caso de chuva, o desfile será transferido para o domingo posterior, exceto 24 de março
Valor: R$ 40,00
Local: Avenida das Hortênsias

Espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”
Valor: R$ 30,00
Local: Planeta das Guloseimas (Rua Coberta)

Fogão Mágico da Vovó Duquesa
Valor: R$ 20,00
Local: Casa da Vovó Duquesa – Praça Major Nicoletti
Grupos de até 15 crianças de 2 a 9 anos

Caravana de Páscoa
Valor: R$ 20,00
Passeio pelas principais ruas de Gramado, com visita a uma fábrica de chocolate e à Vila de Páscoa

Castiçais
Valor: R$ 4,00
O valor arrecadado com a venda será revertido para a Pastoral do Menor Adolescente (Pama)


•             Às segundas-feiras, o Planeta das Guloseimas estará fechado para manutenção

•             No Planeta das Guloseimas haverá um guichê especial para a retirada dos ingressos comprados antecipadamente

•             Melhor idade, com apresentação de documento de identidade, tem 50% de desconto no valor dos ingressos.

•             Crianças de até 2 anos, no colo, são isentas.

•             Parte da renda dos ingressos será destinada para entidades que beneficiam crianças em Gramado: Pastoral do Menor Adolescente (Pama), Lar de Idosos Maria de Nazaré, Instituto Santíssima Trindade, Brigada Militar e Associação Damas de Caridade
 
Mais imagens: www.chocofest.com.br/ Fotos
Todas as notícias do evento: http://chocofestgramado.blogspot.com.br/ 





Cantina Del Vícolo - A melhor cantina italiana de Gramado


quarta-feira, 13 de março de 2013

CONFRARIA DAS VOVÓS INICIA NESTA SEXTA-FEIRA



CONFRARIA DAS VOVÓS INICIA NESTA SEXTA-FEIRA
 
Segundo encontro do grupo durante o Chocofest se estende até o dia 17

Grupo se reuniu pela primeira vez na Chocofest 2012 / Foto: Eduardo Saueressig

A segunda edição da Confraria das Vovós – lançada em 2012, durante o Chocofest – também terá a sua primeira atividade oficial na manhã desta sexta-feira (15). À tarde, as vovós participarão da solenidade de abertura do Chocofest 2013. Já no sábado (16) o grupo irá desfrutar de todas as atrações do evento, apreciando inclusive o desfile de Páscoa Um ChocoAmor à Terra. 
 
Tricotando
A partir das 9h30 desta sexta-feira, a presidente do grupo, a chef de cozinha Rita Gargioni, recebe as avós para o “Tricotando no Café da Manhã”, no Hotel Pampas da Serra, em Canela. Além do debate entre as participantes, ocorrerá uma palestra motivacional com Neusa Haas, moradora da Serra gaúcha e que já concedeu palestras em muitos lugares, com temas diversos. Já às 19 horas, Rita volta a se reunir com as confrades e convidados para a sessão de autógrafos de seu segundo livro “Socorro, vovó – Agora eu quero as suas comidinhas”, durante o Chá das Sete, no Hotel Rita Höppner, em Gramado. “Neste ano, estamos dando mais atenção aos grupos já formados, com planejamento de atividades diversas. Em São Paulo, por exemplo, estamos enriquecendo nossos cafés semanais com aulas de patchwork, onde as vovós estão fazendo lindas toalhas para a Páscoa”, conta Rita. Segundo ela, também estão planejadas viagens, idas a teatros e visitas a museus. “E, a nível nacional, o grande movimento é o encontro durante o Chocofest, onde temos uma programação variada e bem animada. Participaremos com muita honra da abertura do evento, com a alegria característica das vovós.”  A Confraria foi fundada durante a festa, assim como foi em Gramado que surgiu a ideia. Para Rita, o Chocofest tem tudo a ver com as vovós e, principalmente, com seu relacionamento com netos e crianças. “Afinal, é uma festa familiar, colorida, cheia de surpresas e alegria. A cidade mais uma vez se veste do espírito pascal em todos os sentidos, o que nos deixa sensibilizadas e acalentadas.” 


Cantina Del Vícolo - A melhor cantina italiana de Gramado


 

TRIBUNAL DE CONTAS


TRIBUNAL DE CONTAS
 

Por que se cala o tribunal de contas da União? Por que tantas obras superfaturadas? Por que tantas falcatruas? Por que tanta falta de fiscalização? Por que a morosidade? Aqui apenas uma resposta: O Tribunal de Contas da União blindou seus ministros da divulgação de viagens feitas com verba pública. Decisões do plenário impedem o cidadão comum de saber para onde, e com qual justificativa, as autoridades viajaram com passagens aéreas bancadas pelo contribuinte. A justificativa é que"informar deslocamentos pregressos, feitos nos dois últimos anos, pode trazer risco à segurança dos integrantes da corte".  As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, em matéria assinada pelo jornalista Fábio Fabrini. A negativa do TCU foi dada em processos nos quais o jornal paulista pediu, via Lei de Acesso à Informação, detalhamento das despesas com vôos para “representação do cargo” (compromissos supostamente institucionais, como palestras, solenidades, congressos e homenagens).
 
PASMEM
 
Por meio de uma resolução editada em 2009, os ministros do TCU asseguraram para si próprios, além de auditores, procuradores e subprocuradores do Ministério Público que atuam na corte, o direito aos bilhetes, concedido pelo STJ a magistrados. Segundo a norma de 2009, os integrantes do plenário teriam direito a gastar R$ 43,2 mil em vôos com essa finalidade. O valor da verba foi atualizado e corrigido pelo IPCA, e, hoje, os ministros podem gastar até R$ 53 mil anuais com viagens. Para demais autoridades, o montante, atualizado, pode ser de R$ 26,9 mil ou R$ 17,9 mil. Só a ministra Ana Lúcia Arraes de Alencar consumiu R$ 40 mil em 39 viagens em 2012. Ana Arraes é advogada,  filha do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes e de Célia de Souza Arraes de Alencar. Do seu casamento com o escritor Maximiano Campos, Ana teve dois filhos: o economista e governador Eduardo Campos e o advogado e escritor Antônio Campos.
 
MAIS VIAGENS
 
O ministro do TCU Aroldo Cedraz usou mais R$ 30 mil naquele ano e mais R$ 37 mil em 2011, em 48 deslocamentos. Por que e para onde foram é uma incógnita... Para Cláudio Abramo, diretor executivo da organização Transparência Brasil, não há justificativa para omitir os dados. “É a posteriori. Como falar em risco meses depois de as viagens terem ocorrido? É uma justificativa cínica” - critica. Segundo Abramo, a situação é “lamentável, mas esperada” num contexto em que cabe aos ministros julgar os pedidos de acesso às próprias despesas. Para ele, a pressão da opinião pública é que poderá mudar a situação e favorecer a abertura dos dados: “Os ministros só reagem com a faca no pescoço”.
 
MULTAS & TAXAS
 



Uma coisa é certa neste nosso país dos absurdos. Som quem paga contas, multas e taxas, tudo em dia, somos nós, os trabalhadores, os honestos, enfim, aqueles que não podem recorrer a justiça. Já quem tem grana e "bons" advogados, não pagam absolutamente nada. Exemplo disso são as sucessivas multas aplicadas pelo cabide de empregos da ANATEL, que não é levada a sério por ninguém, contra empresas de telefonia têm um efeito meramente pedagógico para as companhias, mas na prática poucas são pagas. Segundo dados da Anatel, das 4.974 multas aplicadas em 2011 e 2012, apenas 48,99% foram totalmente acertadas.
 


Em termos financeiros, percebe-se que somente as de valores mais baixo foram pagas. Dos R$ 207,73 milhões, apenas R$ 5,87%, ou R$ 12 milhões, foram de fato quitados. Do total, 66 multas ou 1,63% foram pagas parcialmente. Isto é, a companhia pagou um valor menor do que foi estipulado. O teto para a cobrança é de R$ 50 milhões. Somente na última quinta-feira, foram aplicadas quatro multas contra a operadora Oi, duas de R$ 10 milhões cada, uma de R$ 2,5 mil e outra de R$ 18 mil. A Oi é uma das empresas mais autuadas neste ano, mas todas têm sido punidas. É por essas e outras que os serviços continuam uma porcaria e a ANATEL uma verdadeira piada de mal gosto.
 
A na realidade, além de cabide de empregos, a anatel é uma verdadeira piada de mal gosto
 
PÁSCOA EM GRAMADO
Um personagem criado antes mesmo da primeira edição do Chocofest volta a Gramado neste ano. O Chocolito, um alegre gnomo saído das florestas serranas, trajando a típica malha que caracterizava a região na época em que foi “concebido”, chega à festa como a principal atração de 2013. Ele será apresentado à comunidade e visitantes durante a solenidade de abertura do evento, na próxima sexta-feira (15/03), às 16 horas, no Planeta das Guloseimas (Rua Coberta). A criatividade do design Paulo Cardoso e o talento da artista plástica Nancy Vaccari de Medeiros deram origem ao boneco, em 1993. O Chocolito ganhou vida ao pegar no colo a pequena Laura Vaccari de Medeiros, filha de Nancy e na época com cerca de seis meses de idade.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Cardoso é nascido em São Francisco de Paula e tem familiares em Gramado, onde passou a maior parte de sua vida. Hoje residindo aqui em Floripa, relembra com carinho como surgiu a proposta de criação de um personagem-símbolo às promotoras do evento, Marta Rossi e Silvia Zorzanello.Fã de cartoons e extremamente identificado com Gramado, em muitos dos seus aspectos, Cardoso chegou a ser gerente de duas fábricas de chocolate e realizou o Festival Nacional do Chocolate, na década de 1980. A artista plástica Nancy recorda que Cardoso levou o projeto do Chocolito a ela, mostrando um boneco bem-humorado, que vivia nos bosques de Gramado, e escondia para o coelhinho doces de chocolate para as crianças. O personagem foi o primeiro boneco de vestir que ela produziu. 

 
“SANTA MARIA VIVE” 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O Gramado Aleluia, celebração religiosa que integra as atividades do Chocofest – Páscoa em Gramado, está com a programação definida. O principal destaque desta edição será a presença de dois corais de Santa Maria, que prestarão homenagem e vão propor uma reflexão em torno das vítimas do incêndio na Boate Kiss. A atividade ocorrerá no sábado, dia 23 de março, às 17h30, quando os corais Santa Cecília e Giuseppe Verdi incorporam-se às manifestações de fé do evento, sob a regência da professora Enira Trindade, no Pátio dos Apóstolos, em frente à Igreja Matriz de Gramado. Todos os participantes do coral vestirão camisetas brancas ornamentadas por palavras que clamam por luz e paz, e reforçam a chamada “Santa Maria Vive”. Após o recital, desfilarão passando pela Rua Coberta, juntamente com crianças vestidas de anjos, levando nas mãos lamparinas acesas, que serão lançadas simbolicamente no Ovo Gigante da Praça das Águas. A ação é uma forma de fazer homenagem e reflexão ao acidente na boate Kiss, que fez 241 vítimas até momento.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Durante a Procissão dos Passos, que é o momento mais aguardado da programação, mais de 600 pessoas mostram através de roupas, carros tematizados e encenações as derradeiras horas de Cristo, antes, durante e após a crucificação. A procissão ocorre na Avenida Borges de Medeiros, percorrendo pouco mais de um quilômetro, se encerrando na Igreja Matriz São Pedro. “Junto com o Natal Luz, que mostra o nascimento de Jesus, o Chocofest e o Gramado Aleluia ressaltam os principais acontecimentos na vida de Cristo. Estes são valores cristãos, que são muito importantes para toda a comunidade”, lembra Cemin. Além da parte religiosa, o Gramado Aleluia e o Chocofest ainda fazem sua parte ajudando entidades filantrópicas. Neste caso, para ajudar a Pastoral do Menor Adolescente (Pama), os participantes podem adquirir velas que serão usadas na Procissão dos Passos ao preço de R$ 4,00.
 
MUNDO ENCANTADO
 
Clique na imagem para ampliá-la

A partir das 20 horas desta quinta-feira estarei acompanhaando a primeira atividade do Chocofest 2013 – Páscoa em Gramado. É o preview do espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”, que terá como ingresso um quilo de alimento não-perecível ou um agasalho. Dirigido por Ronald Radde, o evento beneficente terá todos os donativos arrecadados destinados ao Gabinete da Primeira-Dama. A abertura oficial do evento ocorrerá na sexta-feira (15), a partir das 16 horas, no mesmo local. Com o ingresso, que também será um donativo, o público poderá conferir a solenidade e o retorno oficial do Chocolito à festa. O preview marca a abertura das atividades do evento, que terá 18 dias de programação, até 31 de março. Segundo o diretor do Chocofest Marcus Vinicius Rossi, a peça terá algumas alterações, especialmente pela presença do Chocolito, criado na primeira edição. “A sinopse se mantém, mas o público vai notar algumas diferenças na história”, garante. Após a apresentação de quinta-feira, “O Mundo Encantado da Páscoa” poderá ser conferido novamente nos dias 16, 23, 28 e 30 de março, sempre às 20 horas. Nestas datas, será cobrado ingresso no valor de 30 reais.

PADRINHO

Clique na imagem para ampliá-la

O escritor Cláudio Levitan será o padrinho desta edição e receberá o troféu do Chocofest na solenidade de abertura. Levitan será homenageado, assim como os padrinhos de anos anteriores, com a apresentação de suas obras no Varal Cultural, instalado em frente ao Palácio dos Festivais. Gaúcho, escreveu o livro infantil “O Porão Misterioso”, Prêmio Açorianos de Literatura Infantil 2001; “Pimenta do Reino em Pó”, indicado ao Prêmio Açorianos de Literatura Infanto-Juvenil 2007; “Porto Alegre no Livro das Crianças Perdidas”; “Tangos e Tragédias em Quadrinhos”, com desenhos de Edgar Vasques; participou de antologias de contos como “Caio de Amores”, “Nós, os gaúchos”, “Contos no Solar”, “101 que Contam”, “Brevíssimos” e “Histórias de Quinta”. Transformou em História em Quadrinhos o livro-poema “Pé de Pilão”, de Mario Quintana.


O CHOCOFEST

Estou embarcando pra Gramado agora a convite da Marta Rossi para conferir o Chocofest – Páscoa em Gramado que acontece entre os dias 14 e 31 de março. Toda a magia da época é traduzida em desfiles, teatro, brincadeiras e muita alegria. Em sua 18ª edição, a festa toma as ruas da cidade da Serra gaúcha e leva cerca de 350 mil pessoas a conferir a programação durante 18 dias. A religiosidade marcada pela data também é garantida com o Gramado Aleluia. O desfile de Páscoa Um ChocoAmor à Terra, a Parada do Conde Guloseima, o espetáculo “O Mundo Encantado da Páscoa”, a exposição de ovos gigantes feitos por artistas plásticos, a Caravana do Conde Guloseima, o Leilão de Ovos Customizados, o espaço do Coelho Reciclador, o desfile de moda em chocolate e a Fabriquinha de chocolate, entre muitas outras atrações esperam por quem visitar o Chocofest. Mais informações no site www.chocofest.com.br.

Cantina Del Vícolo - A melhor cantina italiana de Gramado
 
ITU PAN AMERICAN CUO
 
Diversos destaques do triathlon brasileiro já estão inscritos para a disputa do ITU Pan American Cup 2013 de João Pessoa, um dos eventos mais aguardados do ano. Dentre elas, Fábio de Carvalho, vencedor da última edição do SESC Triathlon de Caiobá e atleta da seleção brasileira e os também atletas da seleção brasileira: Flávia Ferrnandes e Matheus Diniz.  Estão inscritos também Carol Furriela, campeã sul-americana de triathlon; Beatriz Neres, campeã da Copa Brasil de Sprint Triathlon categoria de elite; Tathy Porto, vice-campeã da Copa Brasil de Sprint Triathlon categoria de elite; Juraci Moreira, um dos maiores atletas do país de todos os tempos, representante brasileiro em três Olimpíadas.
 
Clique na imagem para ampliá-la

O evento acontece nos dias 6 e 7 de abril e serão três importantes eventos esportivos na modalidade do triathlon: ITU Pan American Cup 2013; a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Standard, além do Campeonato Brasileiro de Paratriathlon. As provas de natação, ciclismo, e pedestrianismo serão realizadas na praia de Cabo Branco. As inscrições devem ser feitas no site da Confederação Brasileira de Triathlon em http://www.cbtri-eventos.com.br/indexbr.asp?ev=114.  Os organizadores do evento esperam as inscrições de diversos atletas da elite mundial. São esperados atletas do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Equador, EUA, Canadá, México e países da União Européia.


FESTURIS JOÃO PESSOA

O 3º Festival do Turismo de João Pessoa será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções e aguarda mais de mil profissionais durante os dois dias do evento. Durante a coletiva de imprensa No Hotel Hardmam, em João Pessoa, foram anunciadas algumas metas da edição 2013. Entre elas, a de ampliar a participação de 542 para 700 agentes de viagens de todo o Brasil, principalmente da Região Nordeste, representando um aumento de 29,15%. O empresário Cláudio J. S. Jr., diretor comercial do festival, anunciou a grande novidade da edição, uma Rodada de Negócios, que terá foco nas operadoras de turismo do Nordeste. “O Sebrae PB será responsável pela coordenação da Rodada e está formatando o encontro” registrou Cláudio. A programação voltada para acadêmicos de turismo, empresários do setor e expositores também foi confirmada na coletiva. “Estamos articulando a vinda de palestrantes de nível internacional, além da presença de jornalistas especializados em turismo para cobrir o evento. A cada ano o festival está mais profissional”, declarou Ferdinando Lucena, gerente executivo operacional do João Pessoa Convention e Visitors Bureau, co realizador do festival.
 
Luciano Lapa (SETUR), Cristina Lira, Secretário Renato Feliciano (Setde) , Ferdinando Lucena (Convention e Visitors Bureau), Cláudio J. S. Jr. (Festival do Turismo de João Pessoa) e Ruth Avelino (PBTur). 
Foto Kleide Teixeira

Este ano, o festival fará uma homenagem a oito mulheres que vem contribuindo com o desenvolvimento do evento e do Turismo na Paraíba. O prêmio será entregue, em setembro, durante o festival. Durante a coletiva, a comissão organizadora do 3º Festival do Turismo de João Pessoa apresentou a Embaixadora do evento, a jornalista de turismo Cristina Lira. No encerramento da coletiva, o Secretário de Turismo e Desenvolvimento do Estado (Setde) Renato Feliciano anunciou que o governo do Estado vai apoiar a realização do 3º Festival  do Turismo de João Pessoa e explicou que o governador Ricardo Coutinho está empenhado na consolidação do evento, que traz centenas de agentes de viagens do país à capital. “Sabemos da importância da divulgação do destino Paraíba e do crescimento do turismo para o estado. Não temos dúvidas quanto à potencialidade de expansão do festival nos próximos anos”, afirmou o secretário.
 
QUINTA DO BUCANERO
De olho na Convenção Lojista que acontece de 23 a 25 de maio próximo, em Blumenau, a Diretoria da FCDL/SC esteve reunida na Praia do Rosa (Imbituba) para discutir - entre outros temas -  detalhes deste que é o encontro máximo da entidade. "Outras pautas também foram debatidas, como a questão do ICMS ," acrescenta o Presidente da entidade, Sérgio Alexandre Medeiros. De acordo com ele, a idéia de reunir a diretoria em uma das praias mais bonitas do Estado  partiu do Conselheiro Fiscal, Manoel Martins, o Maneca, conhecido empresário de Imbituba. “Foi dele a iniciativa de convidar o Secretário Beto Martins, ex-Prefeito do município e grande parceiro”, complementa.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Aproveitando a oportunidade, a diretoria promoveu, em Imbituba,  um encontro com os presidentes  de CDLs da região sul do Estado – Tubarão, Laguna, Criciúma, entre outras cidades próximas - no sentido de ouvir as demandas e sugestões dos companheiros. “É uma prática importante porque hoje somos 137 CDLs em todo Estado e 35 mil associados”, pontua Medeiros. Quanto à escolha do local, Medeiros é só elogios: “está na hora de entendermos que um local inspirador, como a Quinta do Bucanero, contribui para que o trabalho transcorra em clima produtivo e informal, um jeito novo de fazer negócios”.
 
PERNAMBUCO EM BERLIM
 
Entre os dias 05 e 10 de março, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), participou de dois importantes eventos na Alemanha para a divulgação dos atrativos turísticos do Estado. O primeiro foi o Goal to Brasil Berlim, ação promocional da Embratur com foco na Copa do Mundo, que teve Recife como cidade anfitriã. No evento, cerca de 150 profissionais do turismo tiveram uma vivência de Pernambuco através de apresentação do destino, gastronomia e cultura. O chefe Joca Pontes preparou um menu típico com arrumadinho de charque, caldinho de feijão, bolo de rolo e cartola enquanto a tapioqueira Dona Bia serviu cerca de 300 tapiocas para o público alemão. O secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, explica a estratégia promocional. “Os destinos de sol e mar são um dos carros chefe do Estado. No entanto, o nosso diferencial em relação aos outros destinos é a riqueza de nossa cultura e a variedade da nossa gastronomia. Atrativos que agradam bastante o mercado alemão”.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Para apresentar a diversidade cultural do Estado, a Setur-PE e Empetur levaram o Balé Cultural de Pernambuco que fez um passeio dos ritmos pernambucanos, como o frevo, o maracatu, o mangue beat, o forró, o xaxado, entre outros. A partir do dia 06/03, a gastronomia e a cultura de Pernambuco se fizeram presentes na ITB, maior feira de turismo do mundo. Além das ações promocionais, a comitiva do Estado participou de agendas com operadores e companhias aéreas e fechou uma ação de divulgação no mercado espanhol através das mídias sociais. “Em abril, damos início a uma parceria inovadora com a plataforma digital Minube, muito popular na Espanha, atual campeã mundial de futebol que jogará no Recife na Copa das Confederações. Levaremos diversos blogueiros espanhóis para conhecer nossos atrativos e, após a viagem, produzir um guia sobre Pernambuco”, afirma o presidente da Empetur, André Correia.
 
FESTIVAL DO CONTO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Neste mês acontece a terceira edição do Festival Nacional do Conto, em Florianópolis/SC. O evento é o único dedicado ao gênero nas Américas. O festival busca um outro olhar sobre o conto, misturando escritores de diferentes gerações, de pequenas e grandes editoras, alguns conhecidos e outros nem tanto, mas todos com uma contribuição muito importante para a discussão do conto brasileiro contemporâneo. A programação completa pode ser conferida aqui: http://www.festivalnacionaldoconto.com.br/index.php/programacao/. O convite está anexo e toda ajuda na divulgação é bem-vinda. Todas as atrações são gratuitas.

 
BNTM 2013 EM SALVADOR

A próxima edição do Evento Brazil National Tourism Mart (BNTM – 2013) vai ser na cidade de Salvador, na Bahia, entre os dias 10 a 13 de abril. A bolsa de turismo é realizada pela Fundação CTI-NE (Comissão de Turismo Integrado do Nordeste). A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, esteve na capital baiana nesta segunda-feira (11), discutindo com os secretários e executivos de turismo das dos nove estados nordestino que integram  a CTI-NE, a divulgação do ‘Destino Paraíba’ no evento. Estão confirmadas as presenças de 250 operadores de turismo estrangeiros e outros 50 nacionais. A executiva paraibana avisa que também estarão presentes cerca de 50 jornalistas especializados do Brasil e do exterior realizando a cobertura bolsa de turismo em Salvador.
 
 
Novidades - Pela primeira vez a BNTM vai ser realizada simultaneamente a dois eventos: o II Salão Baiano de Turismo e a Terceira Feira do Turismo da Bahia, uma promoção da ABAV baiana. “ Serão dois dias de muito trabalho. Teremos um estande, onde os empresários poderão participar de encontros comerciais com expositores e operadores de turismo. A BNTM é voltada ao fomento do turismo no local onde é estabelecido sua Sede. Os convidados ou compradores (buyers) do destino Brasil, vem ao evento para fechar pacotes turísticos para os seus clientes em seu país de origem”, informou. O foco dos executivos da PBTur será manter contatos com representantes de Portugal e Argentina. Desde o ano passado, o trade paraibano e a PBTur vem mantendo contatos com operadores portenhos para viabilizar um vôo charter entre Buenos Aires e João Pessoa.
 
 
COMITIVA DA IAAPA
Neste último domingo o Parque Beto Carrero World recebeu uma comitiva da Associação Internacional de Parques de Diversão e Atrações - IAAPA. A visita fez parte do pós-tour da 2013 IAAPA Leadership Conference e o Latin America Networking, que aconteceu em São Paulo, entre quarta e sexta-feira da semana passada. O evento contou com apoio da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra) e era destinado a proprietários, diretores e gerentes de parques, atrações turísticas e aos fornecedores de equipamentos e serviços para os segmentos do setor. A comitiva que visitou o Parque reuniu 30 visitantes da Argentina, Estados Unidos, Filipinas, Chile, Peru, México, Indonésia, França e Colômbia. Durante todo o dia os visitantes permaneceram no BCW, conheceram a história e os sonhos de João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero, além das mais de 100 atrações do Parque. O grupo foi recepcionado pela diretoria no Memorial Beto Carrero e com um brinde comemoraram a importante visita. Eles fizeram inúmeros elogios ao Parque e enfatizaram que o BCW está pronto para ganhar o mundo.
 
Clique na imagem para ampliá-la

O presidente IAAPA e da Morey´s Piers & Beachfront Waterparks, Will Morey, salientou que além da gama de atrações, o BCW tem como diferencial, o encantamento que proporciona aos visitantes. "Desde o começo do passeio estávamos sentindo que o sonho de Beto Carrero está presente. Agora podemos afirmar que no Parque há a perpetuação desse sonho de encantar e alegrar as pessoas, que foi o que levou o BCW a existir. Foi a melhor de todas as visitas", declarou. O diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios do BCW, Vitor Bauab, reforçou a importância de ter recebido o seleto grupo, conhecedores e atuantes no ramo de entretenimento e lazer. "Além de conferir o que fazemos no Parque, eles puderam contribuir com suas experiências. Todos os elogios mostram que estamos no caminho certo, quando o assunto é a busca por excelência", frisou. Já o presidente do Parque, Alex Murad, além de agradecer a vinda comitiva, falou do bom momento que o Brasil passa no ramo de entretenimento e lazer. "Se hoje os olhares do mundo estão direcionados para o Brasil, é porque tivemos exemplos de empreendimentos de outros países", declarou. 


IAAPA
Fundada em 1918, a IAAPA é a maior associação do mundo para as instalações de diversões, parques temáticos, aquáticos, museus, aquários e zoos. A organização representa mais de 4 mil empresas, fornecedores e os membros individuais de 100 países. A IAAPA auxilia na melhora de eficiência de seus membros, prestando assessoria de marketing, segurança e rentabilidade, mantendo os mais altos padrões profissionais do setor. Com sede na região de Washington, a entidade também atua para defender os interesses dos associados junto aos governos, além disso, promove três feiras de nível Internacional, nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Na foto estão o diretor Operacional do Parque Hugo Loth, membros da IAAPA, o presidente do BCW Alex Murad, o presidente da IAAPA Will Morey, o diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios Victor Bauab e o diretor de Comunicação Interna, Qualidade e Incentivo Geninho Goes