sábado, 15 de junho de 2013

FLUXO DE TURISTAS EM MAIO É SUPERIOR AO DO MESMO PERÍODO DE 2012



Clique na imagem para ampliá-la

O mês de maio foi bastante positivo para o turismo paraibano. O Setor de Estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) divulgou, nesta sexta-feira (14), a pesquisa mensal sobre o Fluxo Global de Turistas no Estado. No total, 113.368 visitantes estiveram na Paraíba ao longo de maio, ou seja, um índice 5,03% maior que o mesmo período do ano passado. Em 2012 foram registrados 107.336 turistas visitando os principais atrativos turísticos paraibanos. No acumulado do ano são 660.096 turistas.

Na avaliação do diretor de Fomento da PBTur, Francisco Linhares, esses números são resultados da política de divulgação do ‘Destino Paraíba’ nos principais centros emissores de turistas do país. Linhares explica que a PBTur, prefeituras municipais e o trade deram continuidade à política de treinamentos e workshops junto aos agentes de viagens das principais operadoras de turismo do Brasil.

Clique na imagem para ampliá-la

“Desde janeiro, estamos participando de feiras de turismo, capacitações, workshops e treinamentos junto àquelas operadoras que vendem o Destino. Entendemos que essa ferramenta de divulgação dá resultado, basta conferir os números. Essa parceria entre o poder público e a iniciativa privada é positiva para o desenvolvimento do setor e para a nossa economia”, declarou.
Levantamento feito pela Coordenação de Divulgação da PBTur revela que cerca de 1.500 agentes de viagens participaram das capacitações e treinamentos promovidos entre janeiro e maio deste ano. Francisco Linhares explica que essas ações são voltadas para profissionais que vendem pacotes turísticos, mas que também houve por parte do governo estadual investimento em divulgação institucional em veículos de comunicação dirigida. As principais revistas de turismo do país divulgaram do Destino. O Caderno Comer Bem da revista Veja, as revistas Melhor Viagem e Travel Word; os jornais da Panrotas e Meio e Mensagem. Sem falar nos programas de televisão e na mídia espontânea”, informou Francisco Linhares.

Massificação

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, informou que em julho está agendada reuniões com o trade paraibano e os representantes das principais operadoras de turismo do Brasil. Ruth explica que o objetivo é apresentar aos executivos dessas operadoras (CVC, Visual, Nascimento, Flytour, Azul Viagens e MSC Cruzeiros) as potencialidades do ‘Destino Paraíba’, além da infraestrutura hoteleira e tarifas. Ainda segundo ela, também estão confirmadas ações pontuais de divulgação do ‘Destino Paraíba’ durante a Copa das Confederações. “Nossa Central Móvel de Informações está indo este final de semana para Recife. Também estaremos divulgando o destino através de outdoors em Salvador, Fortaleza e a capital paraibana durante o período do evento esportivo”, revelou.

Fluxo Global/João Pessoa

A cidade de João Pessoa também apresentou um ótimo resultado em maio. O Fluxo Global Estimado para a capital paraibana acompanhou a tendência do Estado e registrou um crescimento de 5,61% em comparação com o mesmo mês de 2012. Foram 80.024 visitantes.

No acumulado dos cincos meses do ano em curso, o fluxo foi de 464.982 hóspedes, resultado 5,02% superior ao mesmo período do ano passado. A taxa de ocupação hoteleira de João Pessoa registrou 61,39% em maio, índice 5,61% superior ao mesmo mês de 2012. No acumulado de janeiro a maio, a ocupação das unidades habitacionais foi de 70,60%, aumento de 3,04% acima do mesmo período de 2012.

Emissores do Fluxo

Quatro Estados são responsáveis por mais da metade da emissão do fluxo. São Paulo com 21,78%; Pernambuco com 16,86%; Rio Grande do Norte com 10,15%; e Distrito Federal com 8,93%.

UMA NOVA PROPOSTA PARA O TURISMO


Clique na imagem para ampliá-la

Através do conceito your choice, your price, os empresários gaúchos Francisco Almeida, Felipe Broecker e Leandro Guerreiro estão lançando o primeiro site da América Latina que permite a negociação online de hospedagem em hotéis, pousadas e resorts brasileiros, o InnHolder. A ideia surgiu com o crescimento do comércio eletrônico e o aumento da demanda do turismo. Para o hotel, o InnHolder é uma forma simples e lucrativa de se rentabilizar através da ocupação dos quartos ociosos, além de ser divulgado gratuitamente. Para o hóspede é uma ferramenta de reserva online onde pode criar suas próprias promoções e ditar os descontos.

O cliente acessa o site, escolhe o destino, o hotel, o período de hospedagem e faz sua proposta. O hotel aceita conforme a lucratividade e disponibilidade. Os hóspedes podem fazer quantas propostas quiserem sem pagar nada por isso e o valor de uma venda não influencia em outras.

A empresa, associada à incubadora Raiar da PUCRS iniciou as atividades em 2012 e pretende cadastrar hotéis em todos os estados brasileiros até o final deste ano, expandindo para o mercado internacional em 2014. Destinos como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Seguro, Bonito, Porto Alegre entre outros, já estão cadastrados no InnHolder. Acesse o site www.innholder.com e comece bem sua viagem antes mesmo de sair de casa.


CONTAGEM REGRESSIVA PARA O 3º FESTURIS DE JOÃO PESSOA




A comissão organizadora do 3º Festival do Turismo de João Pessoa reúne imprensa e formadores de opinião no dia 18 de junho, num café da manhã no Hotel Imperial, em João Pessoa (PB) para iniciar a contagem regressiva de 100 dias para o evento. Jornalistas, editores e colunistas de turismo e áreas afins estarão reunidos com representantes dos governos estadual e de diversos municípios e ainda com uma equipe da Secretaria de Turismo de Pernambuco. Representantes de diversos órgãos de classe e organizações também estarão presentes no café da manhã para dar início a contagem regressiva de 100 dias do maior evento de turismo do estado.

Entre os participantes, o Convention Bureau de João Pessoa, o SEBRAE e o Governo de Pernambuco vão divulgar as ações que realizarão durante a terceira edição do festival que acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa.  

SANTUR PARTICIPA DE ENCONTRO PARA PROMOVER AÇÃO INTEGRADA DE TURISMO COM ESTADOS DO SUL




Nesta quinta-feira, 13/06, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, participou em Foz do Iguaçu, durante o 8º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, de reunião com representantes do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Patrícia Fernandes, do Ministério do Turismo (Mtur), e Dirigentes Estaduais de Turismo dos Estados do Sul na Comissão Permanente Turismo Brasil Sul (CTBS), que integra os Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.



O encontro foi para discutir ações sobre a promoção internacional dos Estados do Sul nos mercados da América do Sul e Europa, entre outros assuntos em pauta. Além de debater projetos que envolvem o setor turístico nos  quatro Estados, a comissão defende uma estratégia para promover uma ação integrada na divulgação do turismo do sul do Brasil. Fortalecer alianças estratégicas, consolidar a estruturação de rotas e roteiros inter-regionais e ampliar estratégias de captação de investidores, item principal do plano de trabalho da comissão.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

ALMOÇO HARMONIZADO COM GASTRONOMIA, VINHOS E FADOS DE PORTUGAL NA CANTINA SANGIOVESE


  


Nesta sexta-feira, 14 de junho, o almoço será festivo na Cantina Sangiovese, que fica em Santo Antonio de Lisboa em Florianópolis. O renomado chef Helton Costa vai preparar um menu especial com destaque para o principal ingrediente da cozinha portuguesa.  Como entrada serão servidas bruschettas de bacalhau e em seguida destaque para o prato principal: Bacalhau à Sangiovese, que é um dos mais pedidos da casa. Doces típicos de Portugal fecham o almoço gastronômico. Está confirmada a presença especial do sommelier Arthur Azevedo, ex-presidente e atual diretor de degustação da Associação Brasileira de Sommelier/SP. Ele fará uma apresentação dos vinhos verdes de Portugal. Músicas clássicas do fado, serão interpretadas pela soprano Glaci Refosco com acompanhamento no violão por Marcelo Muniz e Juliano Ramos na percussão. O valor por pessoa é de R$ 95,00. O número é limitado, sendo necessária fazer a reserva antecipadamente, pelo telefone: (48)33711200.


MÃOS À MOSTRA




Clique na imagem para ampliá-la

Os acessórios são grande parte do visual das mulheres. São brincos, colares, pulseiras e anéis que dão valor até a mais básica das produções. Procurando satisfazer cada vez mais o público feminino, o mercado joalheiro tem investido em  design de qualidade, estudo de tendências e acabamento de Primeira em suas peças. As joias contemporâneas, fabricadas em prata e banhadas em ouro, seguem esta tendência e ainda apresentam preço acessível para o público. Os anéis, assim como as outras peças, estão com desenho cada vez mais estilizado, o que chama a atenção do público, tanto feminino quanto masculino. “Uma das partes do corpo mais cuidada pelas mulheres são as mãos e anéis que expressem a personalidade desta mulher chamam ainda mais atenção para esta região tão importante”, afirma Mileni dos Santos, supervisora geral da Quevedo Joalheira e Ótica. Busque o anel que mais chame a sua atenção, que combine com seu estilo e com as roupas em seu guarda-roupa e deixe suas mãos ainda mais à mostra, destacando o que há de melhor em você.

FESTIVAL DE TURISMO É APRESENTADO À OMT


Diretores do evento estiveram na sede da organização em Madri, na Espanha

Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello conheceram as estruturas da organização em visita a Yolanda Perdomo

Os diretores do Festival do Turismo de Gramado Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi estiveram presentes em uma série de encontros, nesta terça-feira (11), na sede oficial da Organização Mundial do Turismo (OMT), que tem sua sede em Madri, na Espanha. Esses encontros oportunizaram aos diretores do evento conhecer as estruturas internas, as políticas e as práticas da entidade, além de apresentar o Festuris à organização.

Durante a visita à sede da OMT, os diretores do Festuris foram recepcionados por Márcio Fávilla, que é brasileiro e diretor-executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da organização, e por Yolanda Perdomo, diretora do Programa de Membros Afiliados da organização.

Segundo Zorzanello, a visita permitiu conhecer todo o potencial da OMT e a importância da participação da empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos na organização: “São mais de 400 membros filiados no mundo todo, e apenas 20 são brasileiros. Ainda assim, somos a única empresa de eventos do País a figurar em tal posição, o que certamente abrirá as portas internacionalmente, tanto para os relacionamentos, como também para divulgar todos nossos serviços e produtos”, afirma Zorzanello.

Aproveitando a passagem por Madri, Rossi e Zorzanello participaram do workshop “As 12 cidades do Mundial 2014 e suas respectivas regiões” – uma apresentação dos municípios brasileiros que serão sede da Copa do Mundo. O evento foi uma iniciativa da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), em parceria com a Revista Brasil 4 Senses.
A agenda dos diretores ainda incluiu a Turespanha, responsável por promover a Espanha pelo mundo e que possui escritório no Brasil. Rossi e Zorzanello entraram em contato com os responsáveis para trazer a instituição e parceiros para expor no Festuris 2013.

O FESTURIS

O Festival do Turismo de Gramado conquistou a maioridade e, ao chegar a sua 25ª edição, abre os braços para o mercado internacional. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade, durante dois dias de intensa atividade cerca de 14 mil profissionais circulam pelos mais de 17 mil metros quadrados do Serra Park. Em um ambiente propício para grandes parcerias comerciais, aproximadamente 2.600 expositores ficam distribuídos em 350 estandes. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ TERÁ FESTA JUNINA NO INFINITY BLUE RESORT E SPA


Evento aberto ao público em geral e também aos hóspedes contará com barraquinhas de comidas típicas, brincadeiras, banda de forró, casamento caipira e a popular “quadrilha”. Atração acontece no dia 22 de junho das 16h às 20h.



Balneário Camboriú, SC - Para celebrar o inverno e atrações típicas das baixas temperaturas, o Infinity Blue Resort e SPA promove a tradicional Festa Junina em Balneário Camboriú – aberto ao público em geral. O evento acontecerá no dia 22 de junho das 16h às 20h na área de lazer do resort. Decoração e barraquinhas típicas com “prendas” e brincadeiras como: cadeia, bingo, correio elegante, pescaria e argolas serão algumas das muitas atrações apresentadas.

As deliciosas comidas e bebidas de uma autêntica Festa Junina também serão destaques como pinhão, cachorro quente, pipoca, bolos,  pé de moleque e muitas outras guloseimas. Uma banda de forró vai animar os visitantes com apresentação do Casamento na Roça e da tradicional “quadrilha”, que envolverá tanto o público externo quanto os que estiverem hospedados.

Faça a sua reserva:

Para participar da Festa Junina no Infinity Blue Resort e SPA, as reservas devem ser feitas com antecedência através do telefone: (47) 3261 0300.

SETUR - PE INSTALA UNIDADE MÓVEL DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS NA ESTAÇÃO DE METRO NO RECIFE




Durante a Copa das Confederações, nos dias dos jogos que acontecem na Arena Pernambuco, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) estará com uma Unidade Móvel de Informações Turísticas na entrada da estação do metrô do Recife, localizada no bairro de São José.

Dois atendentes bilíngües estarão no local para dúvidas e informações sobre o Estado. Uma equipe da Ouvidoria do Turismo também atuará no local para que reclamações e sugestões possam ser feitas e as informações sobre o Turismo de Pernambuco, passadas aos turistas.

No espaço, será distribuída toda a folheteria de Pernambuco nos idiomas português, inglês e espanhol, como mapas do Estado, de Recife, Olinda, os dos litorais Norte e Sul. Além disso, também serão distribuídos o Rotas 232, nas três línguas, e da Fé, disponível apenas em português; e o Pernambuco de 1 a 8 dias, com pontos turísticos que podem ser visitados durante um curto período de visita ao Estado. A unidade móvel funcionará nos dias 16 e 19 de junho, das 13h às 18h. Já no dia 23, das 11h às 15h.

MINISTÉRIO DO TURISMO CONFIRMOU APOIO AO 3º FESTURIS DE JOÃO PESSOA


O Coordenador Geral de Eventos do Ministério do Turismo, Marcelo Borella, confirmou ontem (12), no Festival do Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu, o apoio do Governo Federal ao 3º Festuris JPA

Marcelo Borella e Claudio J S Junior no Festival das Cataratas
A participação do Ministério do Turismo no evento acontece num momento muito oportuno para o turismo nacional.  De acordo com os dados da 9ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, realizada pela Fundação Getúlio Vargas e divulgados no último dia 06 em Brasília (DF), o setor do turismo cresceu 13,1% em 2012 em comparação com o ano anterior. O levantamento registra outros índices positivos para o setor em 2012 e projeções otimistas para 2013. De acordo com a pesquisa, o crescimento no faturamento médio esperado para 2013 é 7,5%. As empresas entrevistadas informaram que vão investir este ano, 13,3% do faturamento do ano passado, especialmente na ampliação dos negócios.
“Os empresários estão muito otimistas e a expectativa é de crescimento nos próximos anos”, disse o Ministro do Turismo Gastão Vieira durante a apresentação dos resultados da pesquisa. Vieira também salientou que “O levantamento indica para este ano elevação esperada de custos abaixo da expectativa de aumento de faturamento, que é de 7,5%, o que indica espaço para novos investimentos”.

sábado, 8 de junho de 2013

VELOZES E FURIOSOS SHOW CAI NO GOSTO DO PÚBLICO


Em apenas uma semana desde sua estreia oficial, o Velozes e Furiosos Show já se destaca como um dos mais novos queridinhos dos visitantes do Beto Carrero World. Seguindo o sucesso do filme, o espetáculo sobre rodas está atraindo cada vez mais amantes da velocidade que lotam a arquibancada em todos os dias de apresentação.


"O show é emocionante do começo ao fim. A parte do caminhão é a que mais me impressionou pela habilidade do piloto", comentou a jovem Vanieli Ferreira Jorge, de Santa Maria do Oeste/PR. Outra manobra que faz a arquibancada tremer é o salto dos carros de uma rampa a outra em uma distância de 10 metros, atingindo mais de três metros de altura. "Eu nunca vi algo semelhante no mundo. É praticamente um ballet sobre quatro rodas. É fascinante", declarou o paulistano Ricardo Batista

Novo roteiro


A nova filmagem inicia com um dos personagens principais, Brian O'Conner (interpretado por Paul Walker), entrando no aeroporto de Miami. Nas próximas cenas ele desembarca em Florianópolis, trazendo seu carro tunado, e passeia pela cidade. Depois de chegar em Balneário Camboriú, o motorista recebe uma ligação e descobre que uma mochila foi escondida em seu veículo. 



A partir daí começa a perseguição. O automóvel de Brian é seguido por mais quatro veículos, que correm pela cidade até chegarem ao Beto Carrero World. Na arena do Parque começa a melhor parte do show: as manobras. Para saber o final dessa história e o que tem dentro da mochila, só indo até ao BCW para descobrir.


quinta-feira, 6 de junho de 2013

KUROTEL, UMA OPÇÃO COMPLETA



Ele é completo.  É uma clínica. E também tem um spa. E hotelaria com acomodações e serviços de luxo.  É destino para quem busca saúde e tratamentos estéticos.  Mas, acima de tudo, é a escolha de quem necessita de um tempo para si, seja para promover mudanças ou recuperar-se de uma situação de estresse ou de doença


Quem vem ao Kurotel, busca não apenas o expertise de seus profissionais. Ou seus tratamentos médicos e estéticos de ponta, reconhecidos nacional e internacionalmente pelas mais respeitadas publicações especializadas. Localizado em meio às belas paisagens da serra gaúcha, em Gramado, o lugar é um convite a repensar o estilo de vida. 

“Quando as pessoas nos procuram, querem mais do que emagrecer ou relaxar. Precisam refletir e tomar decisões”, revela Neusa Silveira, fundadora do Kurotel.  O centro médico e spa gaúcho representa, portanto, uma opção de se tratar como um todo e, ainda, uma oportunidade de mudar e adotar um  estilo de vida  saudável. 
 
TEMPO PARA CUIDAR DE SI 

 
Segundo o psicólogo Michael Zanchet, que integra a equipe transdisciplinar do Kurotel, quando estamos distante da realidade, a chance de vislumbrar outras percepções do nosso momento de vida é maior. “Com suporte profissional e vivenciando o estilo de vida saudável, surge a oportunidade de fazermos novas escolhas. E, desta forma, prolongar os efeitos benéficos para o organismo iniciados na semana de imersão no Kurotel”, explica Zanchet.

Um exemplo disso é o plano para o pós-tratamento de câncer, lançado recentemente pelo Kur.  Passada a fase desgastante de quimioterapia, radioterapia e pós-cirúrgico imediato, o processo de recuperação pode ser definitivo para o resultado e adesão ao seguimento terapêutico proposto, e a adoção de um estilo de vida saudável e otimista é de extrema importância para o sucesso do tratamento médico.

Todos os tratamentos no Kurotel partem da mesma premissa, que está na essência de sua criação:  tratar o corpo, a  mente e o espírito de forma integrada.  Ou seja, sempre envolvendo medicina, alimentação, atividade física e emoções humanas.  O que a filosofia do Kur preconiza é a adoção de um estilo de vida saudável – o que oportuniza uma existência harmônica, com saúde e felicidade.

UM MÉTODO, UMA FILOSOFIA

O Método Kur começou a ser desenvolvido por Luis Carlos e Neusa Silveira em 1971, bem antes da inauguração. O foco sempre foi trabalhar a saúde de forma preventiva e transdisciplinar,  antecipando tendências que viriam a se instalar no Brasil e no mundo muitos anos depois. Hoje, o método é referência mundial e sinônimo de pioneirismo.  “Nós incentivamos o paciente a fazer a gestão do seu estilo de vida”, explica o médico Luis  Carlos Silveira, fundador do Kurotel.  “Com a ajuda da equipe de profissionais, o cliente reorganiza o seu modo de viver, ganhando benefícios para o seu cotidiano, para toda sua vida”.
 
A PERSONALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO

 
Essa é uma das marcas registradas do Kurotel. Por trás desse atendimento, está um corpo profissional afinado e capacitado. São 130 funcionários das mais diferentes áreas, sendo 33 profissionais da saúde (odontólogos, psicólogos, nutricionistas, professores de educação física, fisioterapeutas, farmacêuticos, bioquímicos, enfermeiros, esteticistas, técnicos em radiologia, instrutores de yoga) e 10 médicos fixos especialistas (cardiologia, geriatria, nutrologia, acupuntura, diabetologia, dermatologia), além de parcerias técnicas em radiologia, ginecologia, urologia e medicina do sono.

O Kurotel possui um avançado centro de diagnósticos, no qual se pode fazer um check up completo, trabalhando a individualidade de cada pessoa. São mais de 400 atividades diferentes, desde precisos equipamentos de diagnóstico médico até terapias extremamente relaxantes. Os tratamentos que o Kurotel oferece são Emagrecimento, Controle do Estresse, Antitabagismo, Pós-Tratamento de Câncer, Longevidade Saudável,  Pré-cirúrgico e  Kinder Kur (programa para mamães e bebês).
 
EQUIPE TRANSDISCIPLINAR

 
“Estamos certos de que a abordagem transdisciplinar é força importante para aumentar o  sucesso do tratamento”, garante Mariela de Oliveira Silveira, médica diretora do Kurotel. 

O cirurgião-dentista pode identificar, por exemplo, a fragilidade capilar em uma gengivite e passar esta informação para o cardiologista. Este especialista passa a monitorar os marcadores inflamatórios de risco cardiovascular e toma estratégias na tentativa de reduzir as chances de problemas cardíacos.  A médica nutróloga poderá encontrar nos exames do paciente a necessidade de aumentar massa magra e reduzir gordura, e vai definir com as áreas de educação física e nutrição as medidas de prevenção da obesidade.
 
VIVER MAIS E MELHOR

 

É por isso que a experiência que se vive dentro do Kurotel é daquelas que mudam a vida da gente. Sem radicalismos e com a mesma elegância de seus ambientes, os novos hábitos saudáveis vão sendo incorporados por seus clientes. 
 

Para que isso aconteça de fato, a equipe não mede esforços. Acolhe e trata cada pessoa como se fosse um rei ou uma rainha. Sempre chamando cada cliente pelo nome, com sorriso no rosto, atenção, palavras de estímulo e muita competência. No Kurotel, não é difícil você se sentir a pessoa mais importante do mundo. 

Sala de Relaxamento 
 
A soma de tudo isso garantiu o reconhecimento nacional e internacional do centro médico e spa gaúcho. E, também, a confiança de famílias.  Do alto de seus 31 anos, o Kurotel se orgulha de atender à três gerações.  “As pessoas querem viver mais e melhor e nós temos as ferramentas para isto incorporadas em nosso método”, explica a fundadora do Kur.

Esta combinação também tem recebido o reconhecimento do meio médico. Cada vez mais, médicos e especialistas tem indicado tratamentos no Kurotel como complemento para seus pacientes. Além de incentivar seus pacientes a adotarem um estilo de vida saudável,  a estada no Kurotel também age como apoio aos tratamentos por eles prescritos, potencializando os resultados a longo prazo.  “Tivemos muitos resultados emocionantes durante estes 31 anos, ao ver pessoas desacreditadas voltarem a acreditar em seu potencial, ao ver a nossa missão sendo executada a cada dia e proporcionando às pessoas terem melhor saúde e mais vida”,  conclui Neusa Silveira. 


ABERTA A VOTAÇÃO PARA ESCOLHA DO PRÊMIO “BETO CARRERO DE EXCELÊNCIA NO TURISMO” 2013





O troféu “Beto Carrero de Excelência no Turismo”, concedido anualmente à personalidade, ao município e ao empreendimento turístico que tenha contribuído de forma relevante na divulgação, no desenvolvimento e no engrandecimento do turismo no Estado de Santa Catarina, está aberto para votação popular.


O prêmio, criado através de decreto estadual em 2008, escolhe os vencedores em duas etapas, sendo a primeira por votação popular no site oficial da Santur (www.santur.sc.gov.br), na qual serão escolhidos seis de cada modalidade. Na segunda etapa os membros do Conselho Estadual de Turismo escolherão, dentre os eleitos pela votação popular, o vencedor de cada uma das três modalidades. As votações terminam no 16 de setembro, às 13h, e a cerimônia de entrega dos prêmios acontece dia 01 de outubro, no Parque Beto Carrero Word.

Acesse o site www santur sc gov br e faça a sua escolha!

DESTINO PARAÍBA SERÁ APRESENTADO A 400 AGENTES DE VIAGENS DA BAHIA



 A divulgação do ‘Destino Paraíba’ com foco nos festejos juninos vai ser reforçada, a partir desta quinta-feira (6) até domingo (9), durante a 3ª edição do Workshop da Visual Operadora, realizado no Iberostar Praia Forte, na Bahia. A Paraíba vai ser representada pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), prefeituras do Conde e Cabedelo, além de executivos da rede hoteleira de João Pessoa ligados à ABIH (Associação Brasileira de Hotéis) e a Luck Receptivo João Pessoa. 

De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a Visual é uma das principais operadoras de turismo do país e tem demonstrado interesse especial na formatação de roteiros pela Paraíba, investindo no potencial do destino. “A Visual tem sido uma parceria importante no processo de divulgar e, principalmente, de vender pacotes para o Estado, o que tem impulsionado o crescimento do número de turistas”, afirmou a executiva. O workshop deste ano teve acréscimo de mais dois dias em relação às duas primeiras edições e, consequentemente, aumentou o número de agentes de viagens e fornecedores ligados à operadora. A expectativa é de que cerca de 400 profissionais participem do evento, durante uma série de treinamentos de destinos que serão promovidos por 40 fornecedores, que vão atuar em modelo de rodadas de negócios.


 Ruth Avelino enfatizou que o setor hoteleiro paraibano vai atuar nesses treinamentos, inclusive, reservou um espaço exclusivo para apresentar a infraestrutura hoteleira, as tabelas de tarifas, além de roteirizar os passeios dos clientes das agências de viagens. “Iremos reforçar a divulgação dos festejos juninos, mas mantendo a divulgação dos roteiros sol e mar, que é o nosso carro-chefe nessas ações de divulgação e treinamento”, explicou a executiva da PBTur. O processo de treinamento dos agentes de viagens, de acordo com a programação estabelecida pela Visual, disponibiliza espaços do Iberostar caracterizados e, em cada um deles, um parceiro vai capacitar e tirar dúvidas dos participantes. A presidente da PBTur prevê que essas capacitações já surtam resultados positivos neste período junino e nas férias de meio do ano. “A escolha deste resort (Iberostar) é estratégico para que os agentes de viagens fazem um tipo de imersão no trabalho e consigam os melhores resultados possíveis”, enfatizou.

ALPEM PARK APRESENTA ATRAÇÕES PARA O INVERNO


Complexo na Serra Gaúcha conta com inúmeras atividades para entreter toda a família

Clique na foto para ampliá-la

Inverno na Serra Gaúcha sempre é associado ao frio, gastronomia diversificada e uma bela paisagem natural. Porém, o período também é de diversão, especialmente com a chegada das férias escolares. E dentro dessa proposta, o Alpen Park, de Canela (RS), consolidado como o melhor complexo de aventura da região, apresenta diversas atividades para os mais diferentes públicos e idades.
Os aventureiros de plantão vão adorar as atrações ao ar livre, como escalada, rapel, bungee trampolim, arvorismo e tirolesas. Outra atração incrível é a pista de trenó, primeira do tipo no país, com uma descida de 950 metros em curvas. Para quem gosta de um contato com a natureza, há passeios de quadriciclo, realizados na mata nativa que cerca o parque.

O parque ainda conta com várias atrações para quem curte fortes emoções. A montanha-russa Alpen Blizzard, com um percurso de 438 metros, em uma altura de 15 metros e chegando a uma velocidade média de 55 km/h, ou uma das mais novas atrações do parque, o Super Salto. O brinquedo envolve a força da gravidade, possibilitando a sensação de liberdade de estar voando. São cordas elásticas, firmemente amarradas à pessoa, que é lançada para o alto, chegando até 20 metros de altura.

Quem curte cinema com um toque de realidade pode aproveitar o Alpen Motion, no qual o espectador assiste a uma projeção em 3D com óculos especiais, poltronas que simulam movimentos, rajadas de vento e respingos d´agua. O parque foi o primeiro empreendimento no Brasil a exibir estes filmes em quatro dimensões.  Outra atração tecnológica é o Alpen Intercative. O simulador interativo oferece jogos em 5DI, ou seja, além da projeção das imagens em 3D, os participantes utilizam tecnologia 4D, que possibilita sentir diversas sensações como vento, respingos d´agua e movimento das cadeiras. Os jogadores também podem interagir com o filme e entre si, passeando por diversos ambientes.

Ainda no complexo, é possível encontrar o Snapy Draw, uma cabine onde o visitante se posiciona e o monitor executa, através de um programa, caricaturas automáticas. Os retratos são feitos de forma individual ou em dupla, com a opção de escolha de planos de fundo para complementar a arte. Ainda existe a opção de caricaturas e retratos feitos à mão. Os visitantes podem posar e levar uma divertida recordação feita pelo ilustrador Jorge Ramos.

O parque também apresenta a cultura do Rio Grande Sul, com o Galpão Gaúcho. No local é possível conhecer e adquirir objetos gauchescos. Os visitantes são recepcionados por gaúchos vestidos com indumentárias tradicionais da região e podem degustar o autêntico chimarrão.

Saiba Mais:

Completando 10 anos em 2013, o Alpen Park é considerado hoje o melhor complexo de entretenimento, diversão e aventura da Serra Gaúcha. Localizado a cinco minutos do centro de Canela (RS), o parque é uma excelente opção de passeio para família e amigos, contando com atrações voltadas para públicos de todas as idades. Para os amantes da aventura, o empreendimento oferece uma variedade de atividades que fazem a adrenalina falar mais alto, como passeios de trenó e quadriciclo, rapel, muro de escalada, bungee trampolim, arvorismo, tirolesas, além da emocionante Alpen Blizzard, a maior montanha russa de aço do Rio Grande do Sul e o Super Salto, brinquedo composto por cordas elásticas, onde a pessoa fica, firmemente, amarrada e é lançada para o alto.  Quem é ligado às novas tecnologias, vai se divertir com o Cinema 4D e seus efeitos especiais e sensoriais e ainda pode curtir os emocionantes Mini Rider 2 e Alpen Interactive Supergame 5D, no qual os participantes interagem com jogos de última geração. Para os pequenos, o parque traz o Snappy Draw e o Alpen Kids, que fazem do Alpen Park o lugar certo de diversão e entretenimento para crianças e adultos.

Clique na imagem para ampliá-la

MARTA & SILVIA É A 1ª EMPRESA DE EVENTOS A INGRESSAR NA OM


Empresa gramadense obteve a chancela da agência das Nações Unidas na semana passada
 
A empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, de Gramado (RS), obteve uma chancela inédita no mercado internacional: é a primeira empresa brasileira de eventos certificada na Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das Nações Unidas composta por membros de 155 países. No Rio Grande do Sul, apenas a Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves e a Associação Turística de Caxias do Sul já são afiliadas. Na prática, a partir de agora a empresa – que está completando 25 anos de fundação – estará integrada a uma ampla rede de organizações não-governamentais comprometidas com o turismo sustentável e socialmente responsável, e pode usufruir da expertise da OMT e dos demais membros para orientar novas políticas e incrementar seu nível de competitividade.
 
Os diretores Marcus Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello comemoram a conquista no 25º ano de fundação da empresa - Foto: Cleiton Thiele/Serra Press
 
A confirmação ocorreu durante a 95ª Sessão do Conselho Executivo da OMT, realizada em Belgrado, na Sérvia, entre 27 e 29 de maio. Foram aprovadas as candidaturas de 39 novos membros afiliados, sendo a Marta & Silvia e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) as únicas do Brasil. “É um marco para a empresa, porque consolida nossa real internacionalização, tanto para os eventos próprios como os terceirizados que promovemos”, afirma a diretora Marta Rossi, que fundou a empresa em 1988, ao lado da sócia Silvia Zorzanello, falecida em 2010. Hoje, administra o escritório ao lado do filho de Silvia, Eduardo Zorzanello, e do filho dela, Marcus Vinícius Rossi. Realiza dois eventos próprios: o Festival do Turismo de Gramado (Festuris), que completa 25 anos, e o Chocofest – Páscoa em Gramado, que teve sua 18ª edição neste ano.

Este novo ingresso contribui para reforçar a posição do Brasil no cenário turístico mundial. Plenamente habilitado para exportar conhecimento e experiência turística, o País é reconhecido como uma das grandes potências do mundo no setor e está às vésperas de receber megaeventos como a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016). “Com 20 vagas no Comitê dos Membros Afiliados da OMT, o Brasil poderá participar mais diretamente na tomada de decisões em prol do turismo global”, diz o diretor-executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da organização, Márcio Favilla, que é brasileiro e ocupa o cargo desde 2010. Ele, que já atuou como vice-ministro do Turismo, foi um dos intermediadores na certificação da empresa gaúcha junto à OMT. Na próxima semana, Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello visitarão a sede da OMT, em Madri, na Espanha, onde serão recebidos por Favilla e pela diretora do Programa de Membros Afiliados da organização, Yolanda Perdomo, e conhecerão as políticas de atuação na agência das Nações Unidas.

SUSTENTÁVEL

A OMT é responsável pela promoção do turismo responsável, sustentável e acessível a todos. Estas são bandeiras que a empresa Marta & Silvia vem desenvolvendo no Festuris. “Sempre defendemos a segmentação da feira, e em 2013 ela terá como destaque o lançamento do Salão de Sustentabilidade, que é uma das principais tendências do setor e tem sido tema prioritário em debates realizados pelo mundo todo”, diz Marta.

NÚMEROS


A OMT divulga periodicamente os números que envolvem a indústria turística mundial. Segundo a entidade, as receitas de turismo internacional em destinos em todo o mundo cresceram 4% em 2012, para atingir um total de US$ 1,07 milhão. Como categoria de exportação, a nível mundial, o turismo ocupa o quinto lugar, depois de combustíveis, produtos químicos, produtos alimentícios e automóveis. Em muitos países em desenvolvimento, é líder no ranking. Por região, as Américas registraram o maior crescimento da receita, com 7%, seguidas pela Ásia e do Pacífico (6%), África (5%) e Europa (2%). O Oriente Médio manteve -2%, embora tenha havido uma melhora gradual em comparação com o declínio registrado em 2011. “É encorajador que o crescimento das chegadas de turistas internacionais foi acompanhado por um crescimento comparável de gastos, apesar dos desafios econômicos”, diz o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.



VILLA FRANCIONI LANÇA NOVA SAFRA DO PREMIADO VINHO DE SOBREMESA COLHEITA TARDIA






            Um dos rótulos mais aguardados para este ano, acaba de ser lançado pela vinícola catarinense Villa Francioni: é a safra 2007 do vinho de sobremesa Colheita Tardia. A série é limitada, são pouco mais de 700 garrafas que estão sendo comercializadas. O vinho é produzido com uvas da variedade sauvignon blanc, com teor alcoólico de 17,4%. O Colheita Tardia 2005, recentemente foi eleito o melhor vinho doce do Brasil, segundo o Anuário de Vinhos Brasileiros produzido pelo jornalista Marcelo Copello com apoio do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho). O enólogo da Villa Francioni, Orgalindo Bettú, destaca os aromas da nova safra em notas iniciais de passas, figo e abacaxi, em segundo plano, alcaçuz. O vinho foi produzido com uvas que foram mantidas no vinhedo pelo máximo de tempo possível, após serem atacadas pelo fungo Botrytis foram se desidratando e acumulando açúcares.  O vinho passou por estágio de barris de carvalho francês novos. O tempo de guarda novamente impressiona: estimativa de 50 anos. Harmoniza com doces de frutas e bolos além de folhados. Preferencialmente servir entre 12 a 14 graus C.



terça-feira, 4 de junho de 2013

BALANÇA COMERCIAL


BALANÇA COMERCIAL


No desgoverno do PT que ha 10 anos destrói o País, somente nos cinco primeiros meses do ano, a balança comercial acumula deficit de US$ 5,392 bilhões, o pior resultado da história no país. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O resultado no acumulado do ano é o pior na série histórica do Ministério, iniciada em 1993, e na do Banco Central, que mede o saldo entre importações e exportações desde 1959. A queda das exportações e o crescimento das importações fizeram a balança comercial fechar maio com o pior superavit para o mês em 11 anos. O País exportou US$ 760 milhões a mais do que importou em maio. Em abril, o deficit já havia sido o pior para o mês desde o início da série histórica, em 1993.
 

VOANDO BAIXO

Com os preços das passagens aéreas lá em cima somando-se ao tempo que se perde nos péssimos aeroportos e a absurda malha aérea, a demanda por vôos domésticos no Brasil caiu 3,35% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, sendo a primeira redução para o mês desde o início da contabilização de dados comparativos em 2000. A informação é do cabide de empregos da Agência Nacional de Aviação Civil. No ano até abril, a demanda doméstica por vôos acumula queda de 1,74%. Já a oferta doméstica de assentos sofreu redução de 4,06% em abril, no oitavo mês consecutivo de queda. De janeiro a abril, a oferta de assentos em vôos domésticos caiu 6,92%. A taxa de ocupação de vôos domésticos ficou em 72,33% em abril e no acumulado do ano atingiu 73,91%. A Gol teve participação de 36,24% no mercado doméstico em abril, enquanto a TAM ficou com 38,42%. Avianca e Azul registraram o maior crescimento na participação em abril de 2013 se comparada ao mesmo mês de 2012, sendo que a primeira passou de 4,98% para 7,13% e a Azul de 9,94% para 13,44%.
 
BOEING 787 DREAMLINER
 

Enquanto isso à China recebeu na sexta-feira seu primeiro Boeing 787 Dreamliner, com o modelo entrando no mercado mais cobiçado do mundo por fabricantes de aviões comerciais após um atraso de quase meia década. A China Southern Airlines tornou-se a 10ª companhia aérea a receber a aeronave desde que as entregas começaram a ser feitas pela Boeing em 2011. Há poucos dias, a Thomson Airways, unidade da empresa de turismo britânica TUI Travel PLC, foi o primeiro novo cliente a receber um Dreamliner desde o fim da suspensão de três meses imposta a vôos com o modelo devido a problemas ocorridos com a bateria do avião no começo do ano. A previsão é que a China se torne o maior mercado mundial para aviões comerciais nas duas próximas décadas, e a Boeing e Airbus disputam a preferência das empresas aéreas estatais do país. A Airbus, controlada pela European Aeronautic Defence & Space Co. (EADS), entregou seu primeiro A380, maior avião comercial da história, para a China Southern em 2011. A Boeing estima que a China vai demandar 5.250 novos aviões comerciais, avaliados em US$ 670 bilhões, ao longo dos próximos 20 anos, um número que pode ser reavaliado para cima na nova projeção da empresa, que será divulgada ainda este mês.
 
PASSAPORTE
 

Finalmente uma decisão inteligente. Se o meu visto é para 10 anos por que renovar meu passaporte de cinco em cinco anos? Para preencher papeladas, pagar taxas, marcar dia e horário para renovar, enfim, um verdadeiro inferno? Além de que, após isso tenho que viajar com dois passaportes, com o novo e o outro com o visto. Por isso o Projeto de Lei 5033/13, que estabelece regras para o reajuste da taxa de expedição de passaporte comum e aumenta o período de validade do documento de cinco para dez anos. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
CORONAVÍRUS
 
De repente, assim do "nada" surge uma nova praga/doença. Agora é o Coronavírus. Já ouviu falar? Nem eu ! Pois o Ministério da saúde da Itália registrou no sábado dois novos casos de coronavírus, similar ao SARS. As vítimas tiveram contato com um homem já acometido pela doença, recém-chegado da "Jordânia", que tinha sido o primeiro caso confirmado na Itália. O ministério disse ter sido informado pela região da Toscana que as vítimas são uma "menina de dois anos, da família do homem doente, e um de seus colegas de trabalho". De acordo com as autoridades sanitárias italianas, eles "contraíram uma forma clínica de infecção respiratória que não parece grave até o momento" mas foram colocados em "observação sanitária pois tiveram contato direto com o primeiro caso de contaminação pelo coronavírus MERS".
 
SINTOMAS
 
O primeiro caso de coronavírus MERS foi anunciado na última sexta-feira pelo ministro, que ressaltou que o paciente, hospitalizado com uma forte febre, tosse e problemas respiratórios está "isolado" e seu estado é "bom". O homem, um estrangeiro de nacionalidade não informada, reside na Itália. Ele passou 40 dias na Jordânia com um de seus filhos, que estava com um tipo de gripe não explicado. De acordo com um boletim lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na última sexta-feira, os países do Oriente Médio são os mais atingidos pelo vírus conhecido como MERS CoV (Síndrome Coronavírus Respiratória do Oriente Médio). Na Arábia Saudita foram registradas 25 do total de 30 mortes em todo o mundo. Segundo a OMS, a primeira morte provocada pelo vírus foi em junho de 2012 em território saudita. Outros casos foram registrados no Catar, na Jordânia, na Tunísia e nos Emirados Árabes. Fora do Oriente, também houve casos na Alemanha, Grã-Bretanha e França, onde um paciente morreu no último 28 de maio.
 
ULTRA MARATONA
 
 
Meu caríssimo amigo e grande guerreiro, Prefeito de Ushuaia, na "Tierra del Fuego", com sua ultra-maratona é exemplo mundial. Segundo o presidente do LUCCAU (Luta Contra o Câncer de Ushuaia) Federico conseguiu arrecadar $ 1.633.039,50 (pesos argentinos). O valor obtito supera em muito a expectativa que era de apenas $ 100.000 para C.A.P.O. (Centro de Autoajuda a Pacientes Oncológicos). Às 16 horas do último sábado, Federico Sciurano finalizou a “Ultra Maratón 2” na Praça Ilhas Malvinas da cidade de Ushuaia, depois de correr 300 km em nove dias  para juntar fundos para o Lalcec Ushuaia (Liga Argentina de Luta contra o Câncer em Ushuaia). Foi recebido por uma multidão. A pesar do cansaço, Sciurano não teve inconvenientes em posar para fotos com  grandes e pequenos que buscavam ter uma imagem sua.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Ao concluir a “Ultra Maratón 2”, o presidente do Luta Contra o Câncer Ushuaia, Omar De Luca, agradeceu em nome da instituição a Federico, porque graças a ele e à boa vontade de toda a sua equipe, foi possível cumprir este objetivo. Também agradeceu a toda a comunidade em geral, a todos os que colaboraram para poder juntar mais de um milhão e seiscentos mil pesos e expressou que o objetivo está amplamente justificado para fazer um bom investimento para a instituição. O equipamento a ser adquirido não existe em toda a Patagônia, é americano e existem apenas cinco ou seis em toda Argentina. Segundo Sciurano, “A melhor forma que temos de construir é agradecendo” 

Clique na imagem para ampliá-la
 
GRUPO EXTRAORDINÁRIO
 
Levando em consideração que é a segunda Ultra-Maratona que o Prefeito de Ushuaia corre – no ano passado uniu Ushuaia a Rio Grande para juntar fundos para uma fundação que trabalha com crianças deficientes –, Federico Sciurano destacou: “uma vez mais voltei a encontrar-me na estrada com um grupo extraordinário, gente boa, descente, que quer ajudar, que quer compartilhar, que  quer se sentir parte de poder transmitir o que realmente somos. Pessoas como as que o receberam nas fazendas, ou os que paravam na estrada, os que traziam coisas para compartilhar; éramos todos los que corríamos”. Uma vez mais retribuiu a Deus estar na linha de chegada com toda a comunidade. “Rezar me fez muito bem, rezava todos os dias antes de começar a correr”.
 
FIELDS
 

Sem destino neste final de semana? A sugestão é a balada mais badalada de Floripa. No mínimo um festival de mulheres bonitas. Já não basta? Clique na imagem para ampliá-la

 
PERNAMBUCO NO PANAMÁ
O Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, e o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco, André Correia, estiveram na Embaixada do Brasil no Panamá, onde participaram de uma reunião com representantes do governo panamenho, juntamente com embaixador do Brasil no Panamá, Adalnio Ganem, para promover o turismo de Pernambuco no país. A comitiva técnica da Empetur está realizando capacitações em agências e operadoras panamenhas, além de realizar visitas técnicas ao Casco Viejo e ao Canal. 

 
Na foto Hamilton Falcão, Chefe de Gabinete da Secretaria de Turismo de Pernambuco, Rodolfo Ramirez, Secretário Executivo de Articulação Internacional da  Secretaria do Governo de Pernambuco, Alberto Feitosa, Secretário de Turismo de Pernambuco, Adalnio Ganem, Embaixador do Brasil no Panamá, Felipe Carreras, Secretário de Turismo do Recife e André Correia, Presidente da Empetur, juntamente com a bailarina Josy Caxiado do Balé Cultural de Pernambuco.


ÓCULOS DE SOL
 
Sabe-se que o uso dos óculos de sol no verão é indispensável, uma vez que há uma grande exposição ao sol e os olhos precisam estar protegidos dos nocivos raios UVA e UVB. Mas muito se engana quem pensa que no inverno, há que a exposição ao sol não é tão grande, não há a necessidade do uso de óculos de sol de qualidade. É importante ter em mente que o sol, não importa a estação, estará continuamente enviando seus raios, por isso os óculos de sol não são acessórios exclusivos do inverno. “A quantidade de raios ultravioleta que são emitidos pelo sol é muito grande e os danos aos olhos são cumulativos e podem ocasionar graves doenças, como a catarata” explica Mileni dos Santos, supervisora geral da Quevedo Joalheira e Ótica.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Para manter seus olhos sempre saudáveis é muito importante que você invista em óculos de sol de qualidade e certificados com a garantia de proteção contra os raios ultravioleta e que os use em qualquer estação do ano. A prevenção dos problemas oculares é muito mais simples e acessível que os tratamentos que devem ser feitos depois que sua visão já foi atingida.
 
SALÃO ABEOC NO FESTURIS

Às vésperas de receber promoções mundiais no Brasil a partir de 2014, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a maioria das empresas de eventos (74,6%) aumentou seus investimentos em 2012 e 67% delas confirmou que pretende investir mais em 2013. O mercado corporativo foi apontado como o maior responsável pela melhoria dos negócios para 64,7% das empresas. O mercado de eventos representa 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e já movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano. E é diante deste cenário – apontado no levantamento do 1º Barômetro da Indústria de Eventos – que está confirmada a realização do 1º Salão Abeoc (sigla da Associação Brasileira de Empresas de Eventos) no 25º Festival do Turismo de Gramado. A diretora do Festuris Marta Rossi lembra que o alinhamento de ações entre os setores de turismo e eventos é essencial para o bom andamento do trabalho de ambos. “O agente de viagem vai se dar conta, com este salão, que as empresas organizadoras de eventos são compradoras em potencial de serviços e destinos turísticos”, afirma Marta. “Mais uma vez, o Festuris aposta na segmentação para apresentar suas novidades.”
 
 
A Abeoc foi fundada em 15 de janeiro de 1977, com a finalidade de coordenar, orientar e defender os interesses de suas associadas, representadas por empresas organizadoras, promotoras e prestadoras de serviços para eventos, cadastradas no Ministério do Turismo, conforme Lei Geral do Turismo 11.771/08 e seu Decreto Regulamentador. “O Rio Grande do Sul realiza, em média, 200 eventos de promoção de seus produtos por ano”, sublinha a presidente da Abeoc no Estado, Ana Cláudia Bittencourt. 

 
O FESTURIS

Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado completa 25 anos. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, no ano passado comemorou a abertura do mercado asiático. Voltado exclusivamente a profissionais do setor, o Festuris teve em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br

Clique na imagem para ampliá-la
 
INFINITY BLUE
 
O Centro de Eventos do Infinity Blue Resort e Spa – o maior e mais moderno da cidade – já conquistou espaço no cenário empresarial atraindo feiras, encontros, confraternizações e convenções nacionais e internacionais: um marco para Santa Catarina. Entre janeiro de 2012 e março deste ano, o Infinity Blue recebeu 335 eventos corporativos, nos quais participaram aproximadamente 35 mil pessoas. Mais da metade dessas ações esteve concentrada entre agosto do ano passado e março de 2013: foram 175 eventos, que reuniram mais de 19 mil participantes. Até hoje, muitas empresas já utilizaram o espaço corporativo do Infinity Blue, consolidando o sucesso de sua funcionalidade. Entre elas, Beto Carrero World, Bunge Alimentos, Dudalina, Ecoflex, Generali Brasil Seguros, HSBC, Imaginarium, Kimberly Clark, Natura, Pernod, Raízen Combustíveis, Senior Sistemas, Tractebel Energia, Desafio Internacional das Estrelas e Unilever reuniram sua equipe no resort.
 

 A justificativa está no fato do espaço reunir uma estrutura moderna, funcional e sofisticada, e o suporte necessários para realização dos encontros e por atingir as expectativas do público participante. “Além das excelentes instalações e da diferenciada arquitetura do Centro de Eventos, o resort oferece uma ampla gama de serviços de apoio, desde a parte gastronômica, até a área de equipamentos e recursos humanos, para atender a todas as necessidades dos clientes”, explica o diretor geral, Alberto Cestrone. “Além disso, a beleza, o conforto, a localização privilegiada, a natureza, o completo Spa, e as inúmeras atrações de lazer, esportes e recreação para todas as idades agregam importantes valores na realização dos eventos”, completa.

 
O Centro de Eventos do Infinity Blue é o maior já instalado em Balneário Camboriú, considerada a capital catarinense do turismo. Tem capacidade para atender até 1,2 mil pessoas em uma área de 5 mil m². O espaço é cercado por natureza preservada e fica à beira de uma praia agreste, semiprivativa, no bairro Praia dos Amores, ocupada pelo Infinity Blue Resort e Spa. Além disso, está situado a menos de dez minutos do centro urbano da cidade. Sua estrutura é composta por salas e ambientes diferenciados, para receber diversos formatos de eventos. Além disso, a equipe do resort é especializada e apta para tomar todas as providências para garantir a qualidade nos serviços oferecidos, a fim de preservar o sucesso na realização de convenções, reuniões, congressos, treinamentos, entre outras iniciativas corporativas. O centro de eventos oferece ainda segurança 24 horas, amplo estacionamento (com mais de 300 vagas), locação de equipamentos audiovisuais, equipe gastronômica especializada na elaboração de buffets, cafés, coquetéis e refeições completas, ambientes climatizados e internet Wi-Fi de alta velocidade. Para mais informações, acesse: www.infinityblue.com.br.
 
EMBARQUE NO PARQUE
 
 
No mês de maio, o projeto de cunho educacional denominado “Embarque no Parque”, desenvolvido pela direção do empreendimento Bondinhos Aéreos Parque Colina com o suporte técnico da bióloga Fernanda Piazza e com o turismólogo Rodrigo Bonecher, recebeu estudantes de duas escolas de Santa Catarina.  No dia 21 de maio, duas turmas do Educandário Imaculada Conceição, de Florianópolis, visitaram o complexo turístico. Ao total, 80 alunos do 5º ano participaram das ações desenvolvidas pelo projeto. Já no dia 29, o projeto atendeu a Escola Municipal Pedro Teixeira de Melo, de Ilhota, com 25 alunos do 3º ao 5º ano. O projeto “Embarque no Parque” tem como objetivo ampliar a consciência ambiental dos estudantes, que se divertem e aprendem, na prática, a importância da preservação da natureza – conhecendo de perto mais detalhes sobre a fauna e a flora da região.
 
 
Assim, em comemoração ao Dia da Mata Atlântica (27 de maio), foram distribuídas ao final das atividades destas duas datas, mudas de palmiteiro, espécie muito importante para o Bioma, segundo a bióloga Fernanda. A saída a campo, que faz parte da programação do projeto, inclui visita à capela Nossa Senhora Aparecida e à trilha Mariana; passeio com os bondinhos aéreos de fabricação suíça até o Morro da Colina; sessão de cinema 3D, além da entrega de um completo material didático e lanche. Escolas de todo o Estado podem participar do projeto, com alunos do ensino médio e fundamental. O agendamento pode ser feito pelo e-mail embarquenoparque@parquecolina.com.br ou pelo telefone (48) 3267-4047. Mais informações: www.parquecolina.com.br

 
UNIPRAIAS
Desde o último dia 3 de junho, o engenheiro Mathias Stacher, da Fatzer AG - empresa suíça que fabrica e certifica cabos de aço de 42mm - está no Unipraias inspecionando o cabo dos bondinhos aéreos. Mais uma vez, o cabo que conduz os 47 bondinhos pelas três Estações do Unipraias (Barra Sul, Mata Atlântica e Laranjeiras) foi certificado, pois encontra-se em excelente estado de manutenção e conservação e, possivelmente, deverá ser trocado somente daqui a 10 anos.  "O Unipraias possui uma política de manutenção e segurança muito bem executada por nossos profissionais técnicos", explica o Diretor do Parque Unipraias, engenheiro Evódio João de Souza. "Embora as condições climáticas em nossa região sejam muito agressivas, uma vez que estamos muito próximos à maresia do mar, nosso constante trabalho de conservação permite que, não apenas o cabo, mas todos os componentes deste sistema funcionem com excelência e segurança por muitos anos", afirma.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O exame realizado pelo técnico suíço é chamado de Teste Magnetoscópico e é feito uma vez ao ano. "Além deste, realizamos uma inspeção visual em toda a extensão do cabo uma vez por semana, além da lubrificação, que é feita uma vez ao mês", diz Evódio. Cabos de aço de 42mm - como o do Unipraias - tem vida útil de até 25 anos, se receberem correta e constante manutenção. O cabo dos bondinhos do Unipraias é o mesmo desde sua inauguração, em 1999.

 
ANUÁRIO CARAS NOIVAS 2013
 
 
Além de estar com a Jaqueline, Bocão, Marta e cia... adoro fotografar meus ensaios nessa paradisíaca pousada. Não é à toa que a Quinta do Bucanero é o único hotel brasileiro a ser indicado como destino de Lua de Mel no Anuário Noivas 2013, recém lançado pela Editora Caras. Na seção, foram destacados outros destinos românticos internacionais na Itália, França, Reino Unido, Índia, entre outros.
 
VILA DO FAROL
 

 
A Pousada Vila do Farol, em Bombinhas, no litoral de Santa Catarina, vai fechar para hospedagem por um curto período. E por um bom motivo. Aproveitando a chamada baixa temporada, as instalações vão passar por uma reforma em um dos blocos de apartamentos, centro de eventos e áreas de lazer. Priscilla Aguiar, gerente da Vila do Farol, explica que o objetivo do investimento é proporcionar mais conforto aos hóspedes. Se já é um espetáculo, imaginem como irá ficar ! Durante o período em que a Vila do Farol permanecer fechada, a Pousada Vila do Coral - Bombinhas SC estará aberta para receber os hóspedes que queiram desfrutar da beleza de uma das praias mais charmosas do litoral catarinense. Aproveite o mês de junho na Vila do Coral - 25% de desconto para diárias de domingos a quintas e 20% para diárias de sextas a domingos.
 
WORKSHOP LITERÁRIO
 
Estão abertas as inscrições para o workshop “Breve panorama do novo romance histórico no Brasil”, com Cristiano Mello de Oliveira, que acontece nos dias 13 e 20 de junho, das 13h às 17h na Fundação Cultural Badesc. O curso vai abordar os principais pressupostos da matriz do romance histórico contemporâneo escrito no Brasil após a publicação do livro Mad Maria (1976), de Márcio Souza, e os principais conceitos de alguns teóricos sobre a estrutura do romance histórico. Cristiano Mello de Oliveira é especialista em literatura brasileira e história nacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e doutorando em literatura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Inscrições até 10 de junho pelo email fundacaoculturalbadesc@gmail.com, informando nome, idade, profissão, telefone e CPF.