segunda-feira, 1 de julho de 2013

POPULARIDADE?


POPULARIDADE?
 

Sempre foi uma tremenda mentira neste governo nefasto. Tudo muito bem arquitetado e pago. Só que mentira tem perna curta. E toda está porcaria que aí esta começou por conta do Pinóquio retirante que quer retornar ao poder. Como ninguém deste partido tem amigos e nem escrúpulos, mas sim sócios interesseiros em se dar bem, lesar a Pátria, corrompem.., não perdoam nem a própria mãe. E o ídolo dos pés de barro quer ver o circo pegar fogo, detonar a sua marionete e fazer a maior baderna do país. E está conseguindo, só que o tiro está saindo pela culatra já que a pesquisa Datafolha finalizada na sexta-feira mostra que a popularidade da "incompetenta" desmoronou. A queda da ex-guerrilheira é a maior redução de aprovação de um presidente entre uma pesquisa e outra desde o plano econômico do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1990, quando a poupança dos brasileiros foi confiscada. Numa escala de 0 a 10, a nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8. Neste mês, Dilma perdeu sempre mais de 20 pontos em todas regiões do País e em todos os recortes de idade, renda e escolaridade. Fora cacalhada! Temos que acabar com o partido destes quadrilheiros cujo projeto é permanecer no poder por mais de 20 anos.
 
CRIME HEDIONDO

 
Até parece que eles irão dar realmente um tiro no próprio pé. Não sobrará ninguém já que o senado aprovou a corrupção como crime hediondo, porém, existe sempre um porém no caminho, o projeto segue para análise na casa da mãe joana. A proposta foi votada como parte da pauta legislativa em resposta às manifestações realizadas no País nas últimas semanas.Depois de mais de duas horas de discussão, o Plenário do Senado aprovou, em votação simbólica, o projeto (PLS 204/11) que inclui a corrupção ativa e passiva no rol de crimes hediondos. Se nossos "para"lamentares, em sua maioria corruptos e corruptíveis aprovarem, os condenados (quem condenará/julgará? Seus próprios pares como sempre?) por esses crimes não terão mais direito a anistia, graça, indulto e livramento mediante de fiança. Também se torna mais rigoroso o acesso a benefícios como livramento condicional e progressão de regime.
 

Demorou demais e temos que continuar não indo às ruas, e acima de tudo não indo aos estádios dando a clara demonstração que o povo realmente gosta de circo. Vamos aderir as greves gerais afim de que essa cambada de lacaios, vendilhões da Pátria dêem respostas duras a quem comete crime contra a pessoa, contra o patrimônio individual, contra os crimes como concussão, corrupção passiva, corrupção ativa, peculato e excesso de exação.  Isso já é coisa velha na casa da mãe joana, já que por lá tramitam ha longos anos oito propostas sobre o assunto.
 
CORRUPÇÃO
 
 
Só pra você saber, além de ter ocupado, em 2012, a posição de número 73 em lista dos países mais corruptos do mundo, a qual é medida segundo a percepção populacional, são desviados, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, de responsabilidade da ONU, ao menos R$200 bilhões por ano no Brasil (dados de 2012). Em reunião promovida pelo órgão e realizada em novembro de 2012 em Brasília, foram convocados cinquenta especialistas para discutir o problema e possíveis práticas anti-corrupção. O valor é superior à soma dos valores dispendidos em saúde e educação, os quais, em conjunto, são responsáveis pela despesa de R$140 bilhões. Isto é, não havendo corrupção, os valores investidos nestes setores poderiam dobrar e ainda restariam R$60 bilhões.
 
 
Segundo a Transparência Internacional, vale ressaltar que o índice mede a percepção, não abrangendo os níveis efetivos, reais e abrangentes de corrupção. Vale ressaltar, também, que tais valores não englobam a má utilização do dinheiro público, isto é, o dispêndio em programas falsos, obras paradas, shows, política de "pão e circo", despesas para a construção de estádios, entre outras políticas questionáveis.
 
DEFICIENTES FÍSICOS
 
A Câmara também analisa o Projeto de Lei 5059/13, que estabelece critérios e atualiza os valores das multas aplicadas contra empresas que não respeitarem a cota de pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários. Atualmente, a legislação (Lei 8.213/91) determina que a empresa com 100 ou mais empregados é obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. Apesar de a lei não determinar uma cota para empresas com menos de 100 funcionários, a proposta inclui esse grupo entre as passíveis de penalidades se não contratarem pessoas com deficiência. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
DINHEIRO DE MENTIRA
 
 
O "empresário" Eike Batista listou seis empresas de sua holding EBX na bolsa brasileira entre 2006 e 2010. A soma delas quando chegaram ao mercada chegava a quase R$ 55 bilhões. Outro detalhe e que a soma dos valores máximos que cada uma delas atingiu, também em momentos diferentes, é de R$ 119 bilhões. Já na última quinta-feira tudo isso valia menos do quem 10¢ na bolsa, quer dizer, uns R$ 10 bilhões. Na quinta-feira, o portfólio X valia menos de 10% disso na bolsa, ou cerca de R$ 10 bilhões. Muita´mídia, muito PT, muita inverdade e as projeções mostram uma tremenda falta de fôlego financeiro para o "grupo de papel", refletindo o ceticismo dos investidores com relação a Eike - um ceticismo tão exarcebado quanto a euforia que o colocou entre os mais ricos do mundo. É o efeito dominó petralha. Não ficará pedra sobre pedra e todos veremos o tamanho do estrago que eles fizeram em nosso País.

 
FEIRA DO LIVRO
 
Encerrou neste último domingo a 20ª Feira do Livro Josué Guimarães e Mostra do Jovem Escritor Canelense. O evento, que atingiu um público de 15 mil pessoas, contou com a presença de escritores gaúchos e canelenses que palestraram e participaram de sessões de autógrafos. Um dos diferenciais da Feira do Livro de Canela é o envolvimento com toda a comunidade. Escritores palestraram e participaram de debates não só no espaço de exposição e venda de livros, mas também nas escolas da cidade, envolvendo realmente os alunos e desmistificando a figura do escritor. Marô Barbieri, que foi a patronesse da Feira do Livro, esteve em todos os dias, marcando presença, palestrando, dando entrevistas a alunos, interagindo com o público e falando da importância de escrever e ler. Teatro, música, teatro de bonecos e dança, com grupos da cidade foram também atrativos no evento, apresentando ao público manifestações culturais variadas, com artistas canelenses. A coordenadora do evento Sandra Meyer afirmou que “o evento foi surpreendente, a satisfação do público e dos participantes foi visível e que foram dias de muito aprendizado com os livreiros”.
 

 A Secretaria Municipal de Educação e Cultura estará, cada vez mais, motivando a leitura e uma das ações que serão feitas é uma campanha de formação de compradores de livros, com atividades que despertem o interesse pela leitura e oportunize a cada criança a escolha do livro que deseja ler. A Secretária Municipal de Educação e Cultura Neusa Dossin, muito feliz com os resultados da Feira do Livro, destaca que “vivemos momentos impar durante o evento, com escritores que contando sonhos, abrem caminhos e assim se faz a educação e a cultura, salientando que só com o envolvimento da comunidade se faz mudanças e se transforma gerações. Canela tem muitos talentos e é importante mostrar ao povo o que ele tem de bom, com envolvimento de todos.” A próxima edição da Feira do Livro Josué Guimarães já está sendo pensada para 2014 e a ideia é que o patrono seja um escritor brasileiro de renome internacional. No próximo final de semana, a Temporada de Inverno tem em sua programação uma Caminhada Ecológica pelas Rotas Panorâmicas – Parque das Sequóias e Morro Pelado e shows musicais. Os próximos grandes eventos da Temporada de Inverno de Canela será II Maratona de Monólogos, de 12 a 28 de julho, a Festa Colonial, de 12 a 28 de julho e o Festival Internacional de Teatro de Bonecos, de 18 a 21 de julho.
 
 
FESTIVAL DE CINEMA EM GRAMADO

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O troféu dourado em forma de uma flor, a hortênsia, símbolo da cidade de Gramado-RS; sonho de todo cineasta latino-americano. Ambição que este ano coloca na disputa um documentarista nascido em Piratuba, SC: Ernoy Mattiello passou a infância na roça, iniciou carreira profissional no rádio e formou-se em jornalismo no estado mais novo do Brasil, o Tocantins.Ascendente da cinematografia, o cineasta que nos últimos anos apostou em produções documentais de baixo custo, sabe das limitações de se produzir cinema documental gastando pouco. Por essa razão vê com otimismo e ousadia formalizar a inscrição de o Primeiro Assalto ao Trem Pagador em um festival onde tradicionalmente estão renomados cineastas brasileiros: “ Apostamos em tecnologia de captação de cenas e temos Gabriel Sater, artista respeitado como autor das trilhas sonoras. Sei que esses são apenas alguns dos atributos  para um filme merecer uma estatueta, mas são itens fundamentais e nossa obra está tecnicamente em condições de competir”, garante Mattiello.

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O Festival de Cinema de Gramado é uma mostra internacional de cinema com atenção especial para o Brasil e América Latina. O evento que acontece de 09 a 17 de Agosto chega em 2013 em sua 41ª edição.  E esse não é o único grande festival ao qual o filme catarinense concorre: A saga de Zeca vacariano também está inscrito no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro que acontece de 17 à 24 de Setembro de 2013. O evento dedicado exclusivamente ao cinema nacional é promovido pelo Governo do Distrito Federal desde 1965. Uma das regras que o diferenciam de outros festivais é que os filmes, tanto de longa ou curta metragem, devem ser inéditos e preferencialmente, não terem sido premiados em qualquer outro festival nacional.A participação em grandes festivais de cinema, é segundo diretores do filme, uma das novas ações de divulgação as quais devem ser aplicadas para a difusão do projeto. Outra aposta do grupo é o  circuito cineclubista. Esse mês  as projeções devem atingir mais de 600 salas de cinema alternativo em 26 estados e no Distrito Federal.  Para as cidades da Região do Contestado, a obra vai estar disponível nas vídeo locadoras, além de ser distribuída as escolas do ensino médio e fundamental.

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Coprodutor do longa, Vilmar Sartori lembra que uma campanha de marketing estratégica é fundamental para divulgar projetos documentais com eficiência:  "O produto final, ou seja:  o filme precisa estar ao alcance de todos, isso inclui estudantes, historiadores e as pessoas de um modo em geral. Criar e executar esses mecanismos com foco no público alvo é o grande desafio”, afirma. Além de a produção estar inserida em festivais reconhecidos, a equipe pretende reforçar ações estratégicas que se demonstraram eficientes em produções anteriores. É o caso das exibições pela televisão aberta, em que além da TV Câmara e Paraná Educativa, que já exibiram a obra, outras 10 redes nacionais já confirmaram o filme como atração na grade de programas para 2013. Assim o sonho de fazer cinema no interior catarinense tem se revelado uma prazerosa aventura. Experiência que além de entusiasmante para diretores e produtores, valoriza e divulga os encantos e atrativos da Região do Contestado!


PÓS-CÂNCER KUROTEL

Recuperar a alegria de viver e até mesmo reinventar a vida, em um novo estilo saudável de estar no mundo, é o que propõe a seus clientes o plano de pós-tratamento do câncer do Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, composto por terapias médicas, de condicionamento físico, estéticas e psicossociais que estimulam a auto-estima e ajudam a recuperar o vigor corporal. Ultrapassada a fase desgastante de quimioterapia, radioterapia e pós-cirúrgico, o processo de recuperação pode ser definitivo para o resultado e adesão ao seguimento terapêutico proposto, e a adoção de um estilo de vida saudável e otimista é de extrema importância para o sucesso do tratamento médico. 
 
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Mesmo que breve, uma temporada de conforto e tratamento no Kurotel, desfrutando do sol e do ar puro da montanha, em meio a jardins e belas paisagens típicas da Serra gaúcha, possibilita a quem se submeteu ao tratamento do câncer melhorar a percepção, o bem-estar e a saúde. Os procedimentos terapêuticos são variados e complementares, para cercar o cliente de cuidados e proporcionar resultados satisfatórios. Ao final do programa, o cliente recebe um kit com exames, avaliações, dieta personalizada e recomendações para manutenção do tratamento. “Para aumentar ainda mais o bem-estar e a tranquilidade do cliente, definimos em conjunto com seu médico oncologista um programa personalizado, adequado às suas necessidades e objetivos”, explica a médica diretora do Kurotel e especialista em Nutrologia Mariela de Oliveira Silveira.     

 
 
DESEMBARQUES
 

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) divulgou o relatório sobre a movimentação de passageiros no aeroporto internacional presidente Castro Pinto, na região metropolitana de João Pessoa. Foi registrado um aumento de 1,26% no número de desembarques nos cinco primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2012. Em maio, o movimento de passageiros desembarcados apresentou um crescimento de 8,75% em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano, o aeroporto já recebeu 241.334 passageiros. Em todo o ano passado aconteceram 620.836 desembarques.
 
NÚMEROS POSITIVOS
 
Na avaliação da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, os números divulgados pela Infraero são positivos tendo em vista o crescimento de desembarques no Castro Pinto. “Esse fato demonstra que estamos mantendo o crescimento do número de pessoas que chegam ao nosso Estado o que, de fato, é importante para o nosso turismo”, disse a executiva. Os números são repassados pelas quatro companhias aéreas: TAM, Gol, Avianca e Azul. Ruth Avelino destaca o crescimento de turismo na Paraíba, afirmando que o trabalho de divulgação dos roteiros paraibanos nas principais feiras pelo país será intensificado, assim como as ações de treinamento e capacitação de agentes de viagens das maiores operadoras de turismo no Brasil e da América Latina.
 

A presidente da PBTur também não tem dúvida, por exemplo, que a ação promovida em Natal (RN), Recife (PE) e Fortaleza (CE) gerem resultados positivos a médio e longo prazos. O Governo do Estado instalou outdoors nestas capitais, além de enviar a van da PBTur (Central Móvel de Informações Turísticas) para as áreas de maior fluxo de turistas/torcedores durante a Copa das Confederações nas cidades-sedes da competição. “Estamos nos empenhando ao máximo para tornar a Paraíba um grande centro receptivo de turistas e penso que os resultados já começam a aparecer”, avalia.
 
 

COPA AIRLINES

João Pessoa foi a primeira capital do Nordeste escolhida pela direção da Copa Airlines para ação de promoção de seus destinos e rotas a partir do Nordeste. Nesta quarta-feira (03), o gerente de Marketing para a América do Sul, Emerson Sanglard, acompanhado da gerente regional de vendas, Alessandra Tortora, e de Gilson Azevedo, coordenador de vendas no Recife, oferecerá um jantar para executivos das principais agências e operadoras de turismo de João Pessoa, no Restaurante Sal & Brasa. A Copa Airlines está lançando uma nova operação para Boston no dia 10 de julho, opção que estará próxima dos paraibanos, já que uma das saídas acontecerá do Aeroporto Internacional de Recife, uma de suas sete bases no Brasil.
 

Os voos serão operados em aeronaves Boeing 737-700 Next Generation, cuja capacidade é de 124 passageiros - 12 na classe executiva e 112 na econômica, e terão conexão imediata na Cidade do Panamá. Para reforçar a atuação no mercado paraibano, a direção da Copa Airlines já confirmou presença no Festival de Turismo de João Pessoa, que será realizado no Centro de Convenções da capital paraibana nos dias 27 e 28 de setembro. O 3º Festuris JPA reunirá cerca de 700 agentes de viagens e 300 dos principais fornecedores de serviços e pacotes turísticos do Brasil e do exterior.

 
JORNALISTA EM TURISMO

Recebi neste último final de semana o "Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” no Boulevard das Feiras da Estação das Docas. Saí de Florianópolis cedinho, frio pra caramba, rumo a Belém do Pará, 32 graus, cidade que já estive varias vezes, aliás, conheço todo o Estado. De Paraupebas a Ilha de Marajó, sem esquecer Benevides, Carimbó e até a paradisíaca Praia do Algodoal (Ilha). Um Estado que é realmente a Jóia do Amazonas, título da matéria que fiz. A noite de sexta-feira foi marcada pela pompa e circunstância que o momento exigia. Os quinze trabalhos jornalísticos vencedores do "Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” reuniu 89 concorrentes de todo o Brasil e até do exterior. Várias personalidades que apóiam e contribuem para o desenvolvimento da atividade turística foram homenageadas por seus serviços prestados com placas comemorativas. O filme alemão “Perdidos na Amazônia” – Verloren am Amazonas – gravado no Pará, também foi lançado em Belém para o público convidado.
 
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Na categoria Webjornalismo recebi prêmio pelo meu trabalho  “Pará – Cenário de rara beleza – A jóia da Amazônia”, das mãos da Diretora de Marketing da Paratur Jaqueline Alves, e depois posei ao lado da minha grande amiga Marta Rossi, a maior expoente do Turismo Nacional com seu gigantesco FESTURIS na fantástica Gramado/RS. Ao todo, o Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” recebeu entre os trabalhos inscritos matérias e reportagens do Pará, São Paulo, Amazonas, Pernambuco, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Bahia, e de países como Alemanha e Portugal. Foram distribuídos R$ 115 mil em premiação, sendo R$ 10 mil aos primeiros colocados, R$ 8 mil a cada um dos segundos colocados e R$ 3 mil aos terceiros lugares.
 
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“O turismo é uma atividade tão importante e enriquecedora no estado”, avaliou o secretário especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, que representou o governador Simão Jatene durante a solenidade, ao salientar a importância do prêmio. O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, destacou o papel fundamental exercido pelos profissionais de imprensa e a justa homenagem a quem dá nome a premiação. “A proposta foi uma: homenagear os profissionais que fazem o jornalismo. Que fazem o seu trabalho com amor e que, através dela, divulgam o estado. Tenho o maior respeito pelo jornalismo. Essa escolha [a do homenageado, o Comendador Marques dos Reis] foi de todo mundo no turismo. Dizem que não existe unanimidade, mas dessa vez ele foi unânime”. Para a presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Socorro Costa, agradeceu a todos os convidados, especialmente os concorrentes de fora do estado. “Eles vêm de tão longe, merecem um abraço bem forte”. E resumiu como o prêmio é importante no trabalho desenvolvido a frente da empresa pública: “O objetivo principal da Paratur é tornar o Pará o principal destino turístico da Amazônia. E eventos como esse servem para isso. O Pará é essa obra prima que conhecemos. Ele merece e deve ser divulgado por profissionais assim tão competentes”, concluiu.
 
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O Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” foi uma realização da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Associação Brasileira de Jornalista de Turismo do Estado do Pará (Abrajet-Pará), com apoio da Sedip/Setur, Sinjor, OS Pará 2000, Belemtur, Pólo Joalheiro, Abrajet Nacional e patrocínio do Banpará. Vale lembrar que na mesma noite, antes do evento principal este jornalista também tomou posse como membro da Diretoria da ABRAJET-PARÁ. Obrigado Secretário Adenauer pelas palavras, Presidente socorro Costa, Benigna Soares, Marta Rossi, Jaqueline Alves, João Ramid, Helcio Estrela, ... enfim, a todos vocês que de uma maneira ou outra me ajudaram e fazem parte de mais esta conquista.
 
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 No sábado pela manhã seguimos todos para à Estação das Docas – restaurante Lá em Casa, para o almoço especial com os jornalistas vencedores do prêmio, convidados, presidente da  Paratur, Socorro Costa, entre outros. O almoço foi assinado pela chef Daniella Martins. As 14h - City tour no Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, Mangal das Garças, Pólo Joalheiro e Basílica de Nazaré. Para ver a maioria das fotos clique aqui.
 
ROTA 101
 

O estande "Hotéis de Gravatá" levará quatro hotéis e um resort da região serrana de Pernambuco para o evento Rota 101 que acontece entre os dias 04 e 06 de julho, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, na capital potiguar. O grupo formado pelo Villa Hípica Resort e pelos hotéis Portal de Gravatá, Canárius Gravatá, Higlander e Porto da Serra vai divulgar o destino na serra pernambucana e a estrutura que compreende turismo rural, hípico, de aventura, lazer, enogastronomia e eventos. A Secretaria Municipal de Turismo de Gravatá participa do espaço com apoio técnico para divulgar as potencialidade e atrações do destino. Agendamentos de entrevistas e solicitação de maiores informações e/ou fotos pelo e-mail: contato@communicare.com.br ou pelo (84) 9981-4880.
 
FALANDO NISSO

As potencialidades turísticas do ‘Destino Paraíba’ serão apresentadas aos mais de 600 agentes de viagens de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte que estarão participando do ‘Salão de Turismo Rota 101 Nordeste’. O evento regional tem início nesta quinta-feira (4) no Salão de Convenções de Natal (RN) e termina no próximo sábado (6). A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE), a Fecomércio-PB e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB) participam do evento, além dos secretários de turismo das 15 cidades paraibanas que integram o projeto ‘Rota 101 Nordeste’. O ‘Salão de Turismo Rota 101 Nordeste’ tem o objetivo de implementar a divulgação do projeto na região Nordeste e em todo o país. Além dos agentes de viagens, operadores de turismo, executivos de empresas aéreas e da rede hoteleira, são esperados mais de 40 jornalistas especializados em turismo e gastronomia dos estados que integram a Rota 101 (Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte). De acordo com os organizadores do evento, o salão é itinerante e será promovido também em João Pessoa, Recife e Maceió.

CAPACITAÇÃO
 
A gerente executiva do Desenvolvimento do Turismo, Alessandra Lontra, vai ministrar uma capacitação para um grupo de agentes de viagens de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte no primeiro dia do evento. Temi Cabral explica que estas ações são importantes para apresentar o ‘Destino’ aos profissionais que vendem pacotes turísticos. “Ações como esta realizamos desde o ínício do ano nas principais cidades emissoras de turistas para a Paraíba. É uma excelente oportunidade de mostrarmos nossas potencialidades para os agentes nordestinos”, afirmou.  Cidades que integram o projeto ‘Rota 101 Nordeste’ na Paraíba são Baía da Traição, Mataraca, Alagoa Nova, Alagoa Grande, Serraria, Pilões e Ingá; João Pessoa, Conde, Pitimbu, Cabedelo, Lucena, Campina Grande, Areia e Bananeiras. 
 
ÓCULOS - NEXT GENERATION


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Ficava indignado a cada perda. Até que um dia encontrei em NY esses modelos. Comprei um de cada cor ! Felizmente não se precisa mais ir até a BIG APPLE para compra-los. Na Quevedo já tem. Praticidade é a palavra de ordem no mundo moderno. Em todas as esferas sociais as pessoas estão preocupadas em otimizar o tempo e facilitar as atividades do dia-a-dia e os produtos seguem esta tendência de comportamento. De olho nisso, os óculos da Clic Readers têm um sistema único e patenteado de fechamento no arco do nariz, além do sistema de ajuste ao redor da cabeça, que permite que os óculos fiquem dependurados no pescoço do usuário. Perder os óculos, então, fica fora de questão, o que é um benefício e tanto para muitos usuários de óculos, sejam eles de grau ou solares.


Mileni dos Santos, supervisora geral da Quevedo Joalheria e Ótica, afirma que “os óculos Clic são sinônimo de praticidade para homens e mulheres modernos. Ler, estudar ou trabalhar nunca foi tão fácil, afinal, é só pegar os óculos que estão pendurados no pescoço, abri-los e posicioná-los junto aos olhos”. É possível também praticar esportes com os óculos Clic, pois foram desenhados para que fiquem inteiramente apoiados nas orelhas. “Com design diferenciado, os óculos da marca proporcionam conforto ao praticante de qualquer esporte, até mesmo os marítimos, como a vela e o remo”, continua Mileni. A fábrica já disponibiliza óculos prontos com graus que são comuns entre quem deve usar a peça, mas isso não impede que o laboratório de sua ótica de preferência não possa adaptá-lo para sua necessidade. “É possível não só adaptar os óculos Clic às necessidades oftalmológicas do cliente, como também podem ser colocadas lentes solares nos mesmos, tornando-os perfeitos para a utilização em momentos de lazer ao ar livre”, finaliza Mileni.
 
INFINITY BLUE


Apresentar os produtos e serviços de alto padrão aos profissionais de turismo do país e exterior. Esse é o principal objetivo da equipe de vendas do Infinity Blue Resort e SPA, que passa a conceder descontos diferenciados nas hospedagens. "O objetivo é proporcionar vantagens para que o agente de turismo possa conhecer de perto toda a nossa estrutura de hospedagem e lazer e, além de passar momentos agradáveis com a família no resort, o profissional terá informações mais completas para repassar aos seus clientes com base em sua vivência", explica o diretor do resort Alberto Cestrone.

 
"O objetivo é proporcionar vantagens para que o agente de turismo possa conhecer de perto toda a nossa estrutura de hospedagem e lazer e, além de passar momentos agradáveis com a família no resort, o profissional terá informações mais completas para repassar aos seus clientes com base em sua vivência", explica o diretor do resort Alberto Cestrone. Para garantir tarifas com descontos especiais, o agente de viagens deve solicitar a reserva ao e-mail: reservas@infinityblue.com.br ou pelo tel.: +55 47 3261 0300. A promoção é válida até o dia 30 de junho e de 1º de agosto a 20 de dezembro de 2013, mediante disponibilidade e exceto feriados. É direcionada apenas a agentes de viagens que deverão apresentar um cartão de visitas no ato do check in. Cada reserva dá direito a, no máximo, dois apartamentos, inclui pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) além de toda a gama de  lazer oferecida pelo empreendimento.
 

Localizado em praia semi-privativa, distante menos de 10 minutos do centro urbano de Balneário Camboriú (no litoral catarinense), o Infinity Blue Resort e SPA é o único empreendimento turístico do gênero da cidade e concentra uma série de opções de lazer para todas as idades. Apartamentos amplos e sofisticados; restaurantes, bares e bistrôs; área de lazer com piscinas externa e aquecida, fitness, áreas de descanso, salas de jogos e de cinema; berçário e espaço kids “Betinho Carrero”; quadra poliesportiva; agradável e espaçoso deck em frente ao mar; programas de recreação e um completo SPA com salão de beleza são algumas das atrações. Mais informações: www.infinityblue.com.br.  
 
PACHA FLORIPA

Sander van Doorn nasceu na Holanda, mas pode ser considerado cidadão do mundo. Sua carreira começou em 2004 nas cidades de Ibiza e Londres. Desde então, vem se destacando no cenário da música eletrônica, tanto que em sua atual turnê, Sander roda o globo comandando as mais diversas pick ups. A Pacha Floripa não poderia ficar de fora desta e recebe no próximo sábado (06/07) o DJ que divide seu tempo como produtor, e possui no currículo remixes de músicas de artistas de peso, entre eles One Republic, The Killers, Lady Gaga, Tiesto e Swedish House Mafia. Sander fez sua primeira aparição na lista dos melhores DJs do mundo da DJ’s Mag em 2006, em 32⁰ lugar, desde então oscila entre as posições e atualmente é o 18⁰ melhor DJ do mundo.
 

Além de receber a atração internacional, a Pacha também foi escolhida para ser palco de outras comemorações. Luís Maída, diretor da revista Lounge*, escolheu a casa para lançar a 56ª edição da publicação e comemorar seu aniversário, ao mesmo tempo. A blogueira de moda Amanda Sasso também não vai ficar de fora, e festejará seu aniversário e os três anos do “FofoChic”. Para somar a esta noite, a casa transmitirá o Ultimate Fight Championship 162: Anderson Silva vs. Weidman. O brasileiro Anderson “Spider” Silva, campeão peso médio do UFC, irá defender o  cinturão contra o invicto Chris Weidman. O evento que acontece em Las Vegas (Nevada, EUA), será transmitido ao vivo na Pacha.


domingo, 30 de junho de 2013

TREM PAGADOR VAI PARA FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO



Pela primeira vez um filme documentário produzido no interior do estado de Santa Catarina, en nossa Rota da Amizade, concorre ao Quiquito no principal festival de cinema da América latina 

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O troféu dourado em forma de uma flor, a hortênsia, símbolo da cidade de Gramado-RS; sonho de todo cineasta latino-americano. Ambição que este ano coloca na disputa um documentarista nascido em Piratuba, SC: Ernoy Mattiello passou a infância na roça, iniciou carreira profissional no rádio e formou-se em jornalismo no estado mais novo do Brasil, o Tocantins.
 
Ascendente da cinematografia, o cineasta que nos últimos anos apostou em produções documentais de baixo custo, sabe das limitações de se produzir cinema documental gastando pouco. Por essa razão vê com otimismo e ousadia formalizar a inscrição de o Primeiro Assalto ao Trem Pagador em um festival onde tradicionalmente estão renomados cineastas brasileiros: “ Apostamos em tecnologia de captação de cenas e temos Gabriel Sater, artista respeitado como autor das trilhas sonoras. Sei que esses são apenas alguns dos atributos  para um filme merecer uma estatueta, mas são itens fundamentais e nossa obra está tecnicamente em condições de competir”, garante Mattiello.

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O Festival de Cinema de Gramado é uma mostra internacional de cinema com atenção especial para o Brasil e América Latina. O evento que acontece de 09 a 17 de Agosto chega em 2013 em sua 41ª edição.  E esse não é o único grande festival ao qual o filme catarinense concorre: A saga de Zeca vacariano também está inscrito no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro que acontece de 17 à 24 de Setembro de 2013. O evento dedicado exclusivamente ao cinema nacional é promovido pelo Governo do Distrito Federal desde 1965. Uma das regras que o diferenciam de outros festivais é que os filmes, tanto de longa ou curta metragem, devem ser inéditos e preferencialmente, não terem sido premiados em qualquer outro festival nacional.
 
A participação em grandes festivais de cinema, é segundo diretores do filme, uma das novas ações de divulgação as quais devem ser aplicadas para a difusão do projeto. Outra aposta do grupo é o  circuito cineclubista. Esse mês  as projeções devem atingir mais de 600 salas de cinema alternativo em 26 estados e no Distrito Federal.  Para as cidades da Região do Contestado, a obra vai estar disponível nas vídeo locadoras, além de ser distribuída as escolas do ensino médio e fundamental.

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Coprodutor do longa, Vilmar Sartori lembra que uma campanha de marketing estratégica é fundamental para divulgar projetos documentais com eficiência:  "O produto final, ou seja:  o filme precisa estar ao alcance de todos, isso inclui estudantes, historiadores e as pessoas de um modo em geral. Criar e executar esses mecanismos com foco no público alvo é o grande desafio”, afirma. 


Além de a produção estar inserida em festivais reconhecidos, a equipe pretende reforçar ações estratégicas que se demonstraram eficientes em produções anteriores. É o caso das exibições pela televisão aberta, em que além da TV Câmara e Paraná Educativa, que já exibiram a obra, outras 10 redes nacionais já confirmaram o filme como atração na grade de programas para 2013. Assim o sonho de fazer cinema no interior catarinense tem se revelado uma prazerosa aventura. Experiência que além de entusiasmante para diretores e produtores, valoriza e divulga os encantos e atrativos da Região do Contestado!


FESTIVAL DE DANÇA PRÊMIO DESTERRO SELECIONA COREOGRAFIAS



271 trabalhos do Brasil e do exterior passaram à segunda etapa de inscrição

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A organização do Prêmio Desterro 2013 – 4° Festival de Dança de Florianópolis recebeu em sua primeira fase de inscrição 407 coreografias provenientes de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Chile. Foram aprovadas 269, número recorde no evento, o que acarretou na inédita ampliação do cronograma de apresentações, anteriormente planejado para três horários. “Este ano, a maioria dos trabalhos veio com muita qualidade. Como novidade, teremos duas sessões extras”, antecipa o diretor executivo Carlos Eduardo de Andrade.

lém das selecionadas, mais duas coreografias já tinham vaga garantida como parte da premiação de grupos que venceram festivais parceiros. Seguindo o acordo, automaticamente, os bailarinos poderiam participar do Prêmio Desterro com um trabalho no gênero e com a quantidade de componentes que desejasse, sem necessidade de avaliação e pagamento de taxas. Portanto, ao todo, estão elencados 271 espetáculos, entre os nove gêneros competitivos: 28 balés clássicos, 43 balés clássicos de repertório, 70 danças contemporâneas, 17 danças populares, 32 danças urbanas, 11 danças de salão clássicas, 13 danças de salão contemporâneas, 45 de jazz e 12 sapateados. Por subgênero, são 67 solos femininos, 39 solos masculinos, 52 duos, oito trios e 105 conjuntos (a partir de quatro integrantes).
 
Diferente das edições anteriores, quando só havia as categorias adulto e júnior, os candidatos foram divididos em três faixas etárias: adulto, que continua a receber bailarinos a partir dos 18 anos; sênior, criada para migrar do antigo nível júnior quem tem entre 14 e 17 anos; e júnior, cuja idade mínima foi reduzida para 12 anos. Desta forma, ingressaram 175 coreografias na categoria adulto, 72 na sênior e 23 na júnior. “O campo da dança júnior é muito vasto e bastante procurado. Precisamos atender a demanda do mercado”, explica Daniel Pozzobon, também diretor do festival. Conforme Carlos Eduardo, “sem dúvida, o objetivo foi alcançado. Fica claro, quando observamos o numero de inscritos”.

Os aprovados, agora, devem confirmar sua participação até o dia 15 de julho, efetuando o pagamento da taxa de inscrição e enviando os demais documentos exigidos. O festival será realizado de 16 a 18 de agosto, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), oferecendo aos vencedores troféus, premiação total de R$ 22 mil em dinheiro, inscrição automática na edição de 2014 e, ainda, vagas no Passo de Arte – Competição Internacional de Dança, em Indaiatuba (SP), e para a etapa brasileira do Youth America Grand Prix (YAGP), em São Paulo.

Balanço
 
A comissão selecionadora, que avaliou os trabalhos por meio de vídeo, foi composta pelos dançarinos, professores e coreógrafos Ralph William, diretor da Cia. Street Evolution e idealizador do Meeting Hip Hop School & Festival, de São Paulo; Lars van Cauwenbergh, bailarino clássico belga radicado em Jundiaí (SP), com formação na Europa e carreira nos cinco continentes; Tindaro Silvano, premiado em companhias de balé clássico do Brasil e da Europa, instrutor e jurado em diversos festivais nacionais e internacionais, de Belo Horizonte; Daniel Pozzobon, diretor executivo do Prêmio Desterro, cofundador e ex-presidente da Associação Catarinense de Dança de Salão, de Florianópolis; e Bia Mattar, diretora artística do Prêmio Desterro, formada em dança clássica, com incursões pelo jazz e contemporâneo e especializada em sapateado, de Florianópolis.
 
Segundo Tindaro, jurado em todas as edições anteriores, “houve um crescimento enorme dos balés clássicos. Há bailarinos muito bem preparados”. Na opinião de Daniel, “o evento ganhou prestígio. Com isso, aumentou o interesse de outros estilos que não tinham tanta participação. Sem esquecer esta grande parceria com o YAGP” – que permite escolher até quatro candidatos para concorrer em São Paulo a vagas na etapa final em Nova Iorque. “O evento poderá dar um passo à frente no que diz respeito a incentivar jovens talentos a continuar seus estudos em boas escolas no Brasil e exterior”, completa o coreógrafo mineiro.
 

Para Bia, que analisou todas as coreografias inscritas, são “trabalhos muito bons tecnicamente e com alto grau de expressividade artística. Os gêneros clássico, contemporâneo e danças urbanas virão com muita qualidade e competitividade”. Quanto à dança de salão, separada ano passado em dois gêneros distintos – fato inédito no País e visto positivamente pelos bailarinos –, “podemos esperar muitos trabalhos originais com novas propostas para o palco, principalmente na dança de salão contemporânea”, garante Daniel.

"HOTÉIS DE GRAVATÁ" MARCARÃO PRESENÇA NO EVENTO ROTA 101




O estande "Hotéis de Gravatá" levará quatro hotéis e um resort da região serrana de Pernambuco para o evento Rota 101 que acontece entre os dias 04 e 06 de julho, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, na capital potiguar.
O grupo formado pelo Villa Hípica Resort e pelos hotéis Portal de Gravatá, Canárius Gravatá, Higlander e Porto da Serra vai divulgar o destino na serra pernambucana e a estrutura que compreende turismo rural, hípico, de aventura, lazer, enogastronomia e eventos. A Secretaria Municipal de Turismo de Gravatá participa do espaço com apoio técnico para divulgar as potencialidade e atrações do destino. Agendamentos de entrevistas e solicitação de maiores informações e/ou fotos pelo e-mail: contato@communicare.com.br ou pelo (84) 9981-4880

SECRETÁRIO ALBERTO FEITOSA PALESTRA SOBRE O TURISMO DE PERNAMBUCO COM EXECUTIVOS NO RECIFE




O Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, palestrou sobre o turismo do Estado para representantes do Grupo dos Executivos do Recife (GERE), tendo como tema: “A importância do turismo na economia de Pernambuco”. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (27), no restaurante Spettus Derby.


No início da apresentação, Feitosa falou sobre o cenário econômico mundial, o crescente desenvolvimento do País e a contribuição do turismo para a economia brasileira. “Em 2011, o turismo deu um verdadeiro salto no País, respondendo pela movimentação de 78 bilhões de dólares na economia brasileira. A estimativa é que até 2016 o setor seja responsável por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil”, comenta Feitosa.

O secretário ressalta ainda que em 2012 o setor foi responsável por 5,4% dos investimentos públicos e privados no País, totalizando R$ 43,5 bilhões, e que para este ano a previsão é que esse montante apresente um crescimento de 8,4%, o dobro da média mundial estimada para 2013.  Nos últimos cinco anos houve um aumento de 37% no número de viagens intra e interestaduais e, com isso, o gasto médio dos turistas tem aumentado. “Isso pode ser visto através de novas rotas aéreas que impulsionam o crescimento do mercado, da criação de novas empresas, além de políticas de incentivo ao uso do transporte aéreo”, explica o secretário. Também foi mostrado para o público presente ações promovidas pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em prol do turismo do Estado. Segundo Alberto Feitosa, as ações de estruturação, interiorização, inclusão social, execução de obras, além da promoção dos destinos em feiras e de ações no mercado nacional e também no exterior são realizadas pelo sistema Tur. Para finalizar a palestra, o secretário destacou itens que precisam ser melhorados no mercado do turismo. Para ele é necessário aumentar a consciência no poder público da importância de investimento no turismo; sensibilizar o setor privado a investir e qualificar; captar mais voos e regionalizar a malha aérea; informar a população sobre a importância desta atividade como geradora de crescimento econômico, emprego e renda e também conscientizar a população da responsabilidade de cada cidadão em vender a imagem de nosso destino.

MOTOS LEGENDÁRIAS DA HARLEY-DAVIDSON NO SC CUSTOM SHOW 2013




Fãs da marca Harley-Davidson puderam conferir de perto as motocicletas da linha 2013,  durante o evento automotivo - SC Custom Show - que aconteceu neste final de semana no Parque da Marejada em Itajaí.  A concessionária Floripa Harley-Davidson comercializou motocicletas, além de peças de vestuário da marca, para serem utilizadas tanto na estrada quanto no dia a dia. Os proprietários de Harley-Davidson que fazem parte do H.O.G. Florianópolis Chapter, sairam para o evento no sábado pela manhã, a partir das 11 horas, em frente à Floripa Harley-Davidson que fica no bairro Estreito em Florianópolis. O grupo fez no sábado à noite um Bate&Volta ao restaurante Keemo Sushi, em Balneário Camboriú, a saída do SC Custom Show foi às 19 horas. Além da exposição de motos e veículos de várias categorias, o evento teve shows com bandas de rock e blues. 


DIRETORES DE MARTA & SILVIA PARTICIPAM DO "GRAMADO 100 ANOS - ANTES E DEPOIS"



Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi falaram do passado e futuro da cidade no turismo de evento
 
Os diretores da empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, integraram o grupo convidado a palestrar na noite desta quarta-feira (26), dentro da programação do “Gramado 100 anos – antes e depois”, promovido pela Visão – Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, Secretaria Municipal de Cultura e Câmara de Vereadores. Também participaram do painel, realizado no plenário da Câmara, o diretor-presidente do Hotel Serra Azul, Gino Perini, e o presidente da Gramadotur, Rogério Poloni. O próximo encontro será no dia 31 de julho, com o tema “Gramado e o Planejamento Urbano”.
 
Eduardo Zorzanello, Marta Rossi, Gino Perini, Marcus Rossi e Rogério Poloni - Foto: Eduardo Saueressig

Enquanto Marta e Perini foram convocados a abordar o “Turismo de Eventos” no passado, Marcus, Eduardo e Rogério tiveram a incumbência de desenvolver o mesmo assunto com projeção para o futuro. O secretário da Cultura gramadense, Nelson Broering, foi o mediador do encontro, e a Visão foi representada por seu tesoureiro, Sérgio Prade.

Em um depoimento emocionado, Perini relatou a formação de Gramado como destino de veranistas que se deslocavam de trem da Região Metropolitana até a Serra gaúcha a partir da década de 1930. “Na época, havia poucos hotéis para atender esse tipo de público. Não tínhamos turistas. As pessoas vinham descansar aqui pela proximidade e também para tratar da saúde, em razão dos bons ares serranos”, recorda. Apenas em 1958 surgiu o primeiro hotel destinado ao turismo, o Rita Höppner. “Aí ocorreu o despertar do turismo. Em seguida, foi criada a Festa das Hortênsias, que projetou Gramado para o Brasil, realizada a cada dois anos, a partir de 1964.” A fundação do Serra Azul ocorreu na década seguinte, quando já havia o Festival de Cinema e a cidade precisava de estrutura para receber artistas e turistas.

Foi na década de 1980 que a família Perini decidiu profissionalizar o hotel, investindo na contratação de uma profissional do setor. “Uma jovem da área de Comunicação nos procurou e disse que sabia executar esta ação. O nome dela: Marta Rossi”, relatou Gino Perini, que no mesmo instante olhou para Marta e provocou emoção entre os painelistas e o público que lotava o auditório.

O depoimento de Marta ficou ainda mais emocionante após as palavras de Perini. “Eu já era formada em Relações Públicas e o Serra Azul foi a empresa que me deu a oportunidade de retornar a Gramado dentro do segmento turístico. Tive o aval para implantar todo um trabalho que eles não conheciam”, lembra. A empresária considera extraordinário que o encontro promovido na Câmara de Vereadores sirva de referencial para pesquisas futuras, já que o turismo de eventos é um assunto em constante evolução. “O crescimento médio do setor tem ficado em 15% ao ano, segundo dados do Ministério do Turismo. E, ainda, em 2012 as empresas organizadoras de eventos cresceram 23,3%”, conta. Marta pontuou três fatos relevantes para ela sobre tudo o que já fez por Gramado: “Sem qualquer expertise, ficou comprovado que o município tem vocação turística, é um referencial mundial em estrutura. Gramado tem sobrenome. Basta nos apresentarmos como moradores daqui que temos um grande respeito no mundo todo”, diz. O segundo fato é que ela se denomina como apaixonada pela cidade de forma incondicional. E, por último: “Sou mais passado que futuro. Tenho uma história que me deixa muito orgulhosa.” Marta ressaltou a época em que conheceu Silvia Zorzanello, na década de 70. “Era uma referência no ramo. Eu dizia: ‘Quero ser como ela’”. Em 1988, surgia a sociedade que se tornou a mais potente no setor. “Fomos a primeira empresa oficial organizadora de eventos em Gramado. Nosso processo criativo aflorou, tínhamos uma relação boa com a imprensa e clientes conquistados quando trabalhamos nos hotéis Serra Azul e Serrano”, explica.

Na sequência, o filho de Silvia e sócio de Marta, Eduardo Zorzanello, ressaltou a importância de ouvir sobre a história de Gramado e entender os antepassados para projetar o futuro nas próximas décadas. “Acredito que o DNA contribui, e tenho minha mãe e meu pai, Enoir, como imprescindíveis para ter entrado neste setor. Apesar de ter cursado Direito e lecionado Espanhol, tive a missão de assumir a empresa em 2009, quando a Silvia já estava doente”, recorda. Hoje, ele orgulha-se de levar o nome de Gramado para os quatro cantos do mundo, divulgando o Festival do Turismo e o Chocofest, que são as maiores receitas de sucesso nos eventos próprios que criaram. “O que vejo é que tudo o que fazemos com empenho e carinho acaba tendo a valorização da comunidade. Estamos empreendendo com a cidade.”

Marcus Rossi expressou sua felicidade em falar da continuidade de uma história. “Temos metas a cumprir, pois o que dissermos será como meta para o futuro”, aposta. Ele, que entrou aos 21 anos na empresa, juntamente com Eduardo, revela que demorou a compreender de que forma poderia contribuir para a sucessão em um negócio já consolidado. “Aceitei o desafio e logo me identifiquei com tecnologia e comunicação. Havia um lugar para mim na empresa que era bem claro, porque eu poderia permitir que o Festuris se ampliasse através de uma certeza: ‘Eu sei falar com o mundo’”. Marcus ainda esclareceu que sua ideia sempre foi não ser lembrado apenas como “filho de Marta Rossi”, mas também “neto de Otávio Rossi e que ajudou a construir a história de Gramado”. “Hoje o mundo está desesperado para fazer negócios com pessoas preparadas. E nós estamos.”


Rogério Poloni falou sobre seu desafio na presidência da Gramadotur, empresa pública recém-criada para coordenar atividades turísticas e culturais da cidade, além dos eventos do calendário público, entre outras missões. “Num primeiro momento, temos um importante compromisso de tornar o Natal Luz de 2013 melhor ainda que o de 2012”, conclui. 



quinta-feira, 27 de junho de 2013

ATORES GLOBAIS PRESTIGIAM LANÇAMENTO DE ROMANCE QUE SE PASSA EM GRAMADO



Sessão de autógrafos na Serra gaúcha será no dia 6 de julho, na Livraria Café Conceito


O lançamento do livro “Uma janela para nove irmãos”, realizado na Livraria Argumento, no Rio de Janeiro, na última segunda-feira (24), foi prestigiado por celebridades como os atores globais Marcelo Faria e Beth Goulart. A obra, que conta a história de uma família de imigrantes italianos e alemães de Gramado, é de autoria de Letícia Dal-Ri, conhecida no cenário cultural brasileiro por ter participado da produção da novela “Belíssima” e da minissérie “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes”, ambas na TV Globo, e dos espetáculos de teatro “Encontro com Fernando Pessoa”, “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “A Marca do Zorro” e “As Paparutas”. Nascida em São Paulo, Letícia é filha de uma gramadense e resumiu no romance as principais passagens de sua infância na casa da família em Gramado. O lançamento na cidade da Serra gaúcha será realizado no dia 6 de julho, às 16 horas, na Livraria Café Conceito.
Beth Goulart chegou a ler um trecho do livro para o público de aproximadamente 150 pessoas que compareceu ao lançamento no Rio. “Eu e a Beth somos parceiras em projetos de teatro. Minha mãe, como uma das personagens da história, estava presente e se emocionou muito com a leitura”, conta Letícia, que escolheu o dia do aniversário para receber os amigos cariocas para a sessão de autógrafos. “Queria que a data fosse simbólica pra mim, assim como merece ser o lançamento do primeiro livro”, diz. 


A OBRA

Inspirado livremente em fatos reais, “Uma janela para nove irmãos” conta a história de uma família de descendentes de imigrantes alemães e italianos através das memórias guardadas na casa em que tudo aconteceu, na famosa Borges de Medeiros, principal avenida de Gramado, no Rio Grande do Sul. Em uma época em que os recursos são escassos, a casa torna-se a única narradora capaz de contar com veracidade de detalhes a trajetória de Adela enquanto embala, cria e educa seus filhos. Conforme as crianças crescem, os cômodos da casa são preenchidos com suas histórias. Suas paredes, portas, janelas e cômodos tornam-se testemunhas dos acontecimentos. A casa torna-se sua única cúmplice e companheira.



A AUTORA



Gestora, produtora cultural, escritora e turismóloga, Letícia Dal-Ri é neta de Nelson Dal-Ri e Ione Dal-Ri. Passou toda a infância frequentando a casa que tornou-se narradora desta história. Perdeu a avó quando tinha apenas 14 anos e, desde então, participou como ouvinte de todas as memórias e lembranças narradas pelos tios em encontros de família. Foi a partir destas reuniões que decidiu dedicar-se a contar esta história.

TRECHOS DO LIVRO


“Guardo em minhas paredes, portas, janelas e cômodos cada pedaço de uma história que durou pouco mais de meio século. Eu ainda era jovem e tinha estrutura um pouco gasta quando eles aqui me habitaram. Foi em meus aposentos que garantiram abrigo e em meu aconchego que começaram a construir uma grande família. Aos poucos vi todos crescerem e sofri com as estripulias de nove filhos. Enchi meus varais de fraldas e meus quartos de beliches e alegrias. Amedrontei-os com histórias de fantasmas quando criava canções com o vento que batia em minha janela.”
“Por minhas frestas ouve o silêncio da Borges de Medeiros e segue com os olhos a sombra das poucas pessoas que caminham na calçada durante o rigoroso inverno. Seu silêncio é embalado pelo som das mariposas que dão voltas na iluminação da rua, pelo vento que sopra lá fora ou pelo frio que insiste em estalar minhas tábuas.”