sábado, 4 de outubro de 2014

IDOSOS

IDOSOS


O Brasil ocupa o 58º lugar no ranking de qualidade de vida para os integrantes da terceira idade. Entre os 96 avaliados, a Noruega ocupa o primeiro lugar, seguida de Suécia, Suíça, Canadá e Alemanha. São dados apresentados no relatório Global Age Watch 2014, divulgado nesta semana por ocasião do Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. A classificação é elaborada todos os anos pela organização britânica de ajuda à velhice Help Age 
(http://www.helpage.org/). Os dados são gerados após análise e combinação de vários documentos de instituições internacionais e de fatores como renda, saúde, trabalho, educação e segurança.

SITUAÇÃO NO BRASIL


O presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, João Bastos Freire Neto, comentou sobre as atuais mudanças no perfil demográfico mundial. "A pessoa idosa é considerada, no Brasil, a partir dos 60 anos. Em países desenvolvidos, onde esse processo de envelhecimento já aconteceu há mais tempo, eles consideram a partir de 65 anos", declarou. Atualmente, no Brasil, há 26,3 milhões de idosos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 13% da população. A expectativa é que esse percentual aumente e chegue a 34% em 2060, segundo previsão do próprio IBGE.

HARLEYROS ARRECADAM ALIMENTOS


Neste sábado, 4 de outubro, o café da manhã na concessionária  Floripa Harley-Davidson, que fica no estreito na capital, será especial. Uma campanha de arrecadação de alimentos está sendo realizada em prol da Casa de Apoio Vovó Gertrudes, que acolhe crianças e adolescentes  em tratamento de câncer, no Hospital Infantil Joana de Gusmão. A casa é mantida pela AVOS (Associação de Voluntários de Saúde). Os harleyros, estarão recebendo alimentos não perecíveis como leite em pó, arroz, feijão, café ou açúcar. Todas as doações serão entregues, no dia 10 de outubro. A Campanha do Dia das Crianças é promovida  por harleyros que participam do HOG Florianópolis Chapter (grupo de proprietários de Harley-Davidson). Este ano, a campanha não arrecada brinquedos, pois a AVOS, já tem brinquedos novos para entregar a cada criança em tratamento.


CRIANÇA ABRASEL

Apesar de atrapalhar algumas ações previamente definidas, os ataques registrados em Santa Catarina não vão inviabilizar a realização da Semana da Criança Abrasel. Em sua terceira edição, a iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes vai atender centenas de crianças da Grande Florianópolis 
oferecendo lanches e muita diversão em restaurantes e estabelecimentos das praças de alimentação dos shopping centers da região, entre 6 e 10 de outubro. 


Como o traslado dos pequenos está a cargo das prefeituras da Capital, Palhoça e São José, alguns traslados podem ficar comprometidos em função da redução da frota do transporte público e da insegurança. A ação tem o objetivo de proporcionar a todos uma experiência diferente, que muitos não têm a chance de desfrutar no dia a dia.  “A ideia é oferecer momentos de lazer e lanches gostosos”, afirma Fábio Queiroz, presidente da Abrasel em Santa Catarina. Durante os cinco dias do projeto, crianças de escolas municipais, creches, abrigos e orfanatos da região irão visitar os estabelecimentos participantes, onde farão uma refeição, participarão de brincadeiras e diversas atividades de lazer.

600 CRIANÇAS



No próximo dia 9, o tricampeão de Roland Garros se torna o anfitrião da Semana Guga Kuerten, em Florianópolis. Mas, enquanto se prepara para recepcionar os atletas Guga hoje participou de um compromisso especial com os educandos do IGK, na Astel, em Florianópolis. Durante o 11º Encontro da Integração que comemora antecipadamente o Dia das Crianças, Guga interagiu com as crianças e adolescentes que frequentam os núcleos de esporte e educação do Instituto, na Astel, em Florianópolis. A festa reuniu aproximadamente 600 crianças dos seis núcleos do programa Campeão da Vida da Grande Florianópolis. Entre brincadeiras, jogos, danças e apresentações artísticas, as crianças se divertiram com as exibições do mágico. O Encontrão contou com a participação de todo time do IGK, liderado pela presidente Alice Kuerten.


Para alimentar os “convidados especiais” o IGK reforça a equipe “convocando” os representantes das empresas parceiras para ajudar na entrega do lanche servido ao longo do dia. O presidente do Grupo Guga Kuerten, Rafael Kuerten, também participou ativamente da ação que conta com o envolvimento de toda Família Kuerten. “Esse é um dia magnífico. Ver seiscentos sorrisos indo para casa é o nosso melhor prêmio. A satisfação deles é para gente uma nota dez”, declarou Guga ao final do Encontrão. Ao reafirmar que o esporte é uma via de acesso excelente, o ex-líder do ranking mundial comentou ainda que está entusiasmado com a repercussão de sua biografia Guga – Um brasileiro, que será lançado em Florianópolis no próximo dia 16, durante a Semana Guga Kuerten.

DIAS DAS CRIANÇAS NO RENAR


Nesse dia das crianças a família toda terá diversão garantida no Hotel Renar!! Não deixe de aproveitar para fazer o passeio com a Casa do Turista e curtir os pomares de Fraiburgo durante a Florada da Maçã!!!!!!
Garanta já sua reserva.


TURISMO RELIGIOSO


O Bondinhos Aéreos Parque Colina, localizado em Nova Trento (SC), está com programação especial para que pais e filhos celebrem juntos o “Dia das Crianças”. No domingo, 12, a entrada de crianças de até 12 anos acompanhadas de um adulto pagante é gratuita.  Bonecos e palhaços estarão pelo empreendimento para promover a alegria e diversão dos pequenos. Com um moderno sistema de teleféricos em cabine fechada, os bondinhos aéreos proporcionam um passeio de 440 metros com uma visão privilegiada do Santuário de Santa Paulina e de todo seu entorno. Quem prefere momentos de reflexão e atrativos voltados à religiosidade pode visitar – na Estação Colina - a fonte em mármore branco com estátua em bronze de Santa Paulina, velário para preces, árvore para amarrar fitinhas de pedidos além da Capela de Nossa Senhora da Paz. Parte emocionante do passeio é a visita ao 1º Museu de Cera Sacro do País - ambiente recriado para expor importantes personalidades religiosas - onde estão expostas as imagens do São João Paulo II e a da Santa Paulina.

Infinity Blue Resort & Spa preparado para o dia das crianças. Descanso e diversão para todas as idades !

TERMÁLIA

Terminou neste sábadio nas Termas de Rio Hondo, na Província de Santiago del Estero, na Argentina, a 14ª TERMATALIA - Feira Internacional Turismo de Saúde e Bem Estar Termalismo. Na abertura esteve presente a Governadora de Santiago de Estero e o Ministro de Turismo da Argentina. TERMATALIA é um evento internacional de grande porte que reúne em especial público técnico e que nesta edição levou a Argentina representantes de 28 países. Tendo como foco principal a capacitação através de palestras e cursos; a apresentação de trabalhos científicos, e a atualização e conhecimento das novidades do segmento e dos destinos ligados ao termalismo.


O publico técnico circulante que passa de 1.200 pessoas, tem oportunidade de participar da rodada de negócios com fornecedores, a qual tem formato semelhante ao realizado no Brasil pelo Sebrae, e de seminário de políticas públicas. Os representantes do estado de Santa Catarina participaram na tarde de hoje de um dos seminários, e puderam conhecer as realidades de outros países e estados, e trocar experiências para assim agregar ao trabalho já realizado no Brasil e em nosso estado. Com cerca de 250 stands, a feira é basicamente de artigos para saúde e bem estar, empreendimentos voltados para o oferecimento de tratamentos baseados no termalismo e seus segmentos variados; e também de regiões turísticas com potencial hidrotermal. Na tarde da próxima sexta-feira (03) os portões estarão abertos para a visitação do público em geral.


Neste ano o Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau, em parceira com a Associação Hidrotermal de Santa Catarina – ATHISC, e apoio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina – SOL e SANTUR, participou do evento levando os municípios de Piratuba e Treze Tílias, e também as outras estâncias termais de Santa Catarina. A participação neste evento para Santa Catarina não é só importante pela oportunidade de apresentar o potencial das suas 14 estâncias hidrotermal, mas sim pelas grandes chances do estado captar este imponente evento, através da ATHISC em parceria com o Rota da Amizade C&VB, especificamente para Piratuba. Piratuba é nacionalmente conhecida pelas águas sulfurosas que chegam a 38,6°C, que atraem cerca 450 mil turistas por ano, todos em busca de saúde e beleza proporcionada pelas termas. Já o Tirol Brasileiro, como é conhecida a pequena cidade de Treze Tílias, além da cultura austríaca marcante as Águas hidrominerais são responsáveis por trazer diversos banhistas principalmente na temporada de verão.


KUROTEL ROSA


O mês de outubro é marcado mundialmente pela luta contra o câncer de mama. Conhecida como OUTUBRO ROSA, a campanha busca conscientizar as mulheres 
sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce deste câncer, através de exame periódico de mamografia.  Toda mulher a partir dos 30 anos pode iniciar estes cuidados, solicitando ao seu médico a realização do exame. No Kurotel todos os médicos foram treinados em protocolos internacionais para o rastreamento do câncer. Desta forma, os clientes passam por rigoroso cuidado onde é possível a detecção precoce e tomada das medidas preventivas possíveis.


Especialmente neste mês, serão desenvolvidas ações de conscientização para os clientes e funcionários Kur sobre a importância da prevenção a adoção de hábitos saudáveis. O material serve para orientar e derrubar mitos sobre a doença, que se detectada precocemente, tem grandes chances de cura. Além disto, para marcar a adesão à causa, durante todos os dias de outubro o SPA do Kurotel estará iluminado com o rosa. A cor representa o despertar da humanidade para esta importante questão e a possibilidade de vitória contra o câncer. O Kurotel conta com você na luta contra o câncer de mama. Faça também a sua parte!


Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem estar). É referência nacional e internacionalmente como um dos melhores do mundo no segmento em que atua. Foi recentemente premiado como o Melhor Spa da América Latina e já foi eleito sete vezes um dos seis melhores do mundo. Já foi também premiado como o melhor SPA para emagrecimento do Brasil.



FESTURIS GRAMADO



O famoso Caminho de Santiago da Compostela inspira milhares de peregrinos de todo o mundo que buscam realizar uma jornada de espiritualidade e autoconhecimento. A vieira, símbolo que guia o viajante e está presente em todos os caminhos, representa uma mão que se abre para realizar boas obras, a purificação do peregrino e a metamorfose que busca para a sua vida ao trilhar o Caminho.

PERNAMBUCO NA ITÁLIA


A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e a Empetur concluem etapa de divulgação dos atrativos da costa Pernambucana na Itália. Cerca de 200 agentes de Milão, Roma e Turim participaram, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, de rodada de negócios, workshop sobre os destinos do litoral do estado e imersão cultural, com foco nas tradições gastronômicas e carnavalescas. O próximo destino a receber in loco as possibilidades turísticas de Pernambuco será Portugal, a partir de 6 de outubro.


A Itália fez parte da segunda etapa ação de divulgação “Polo Costa dos Arrecifes”, focada na internacionalização dos atrativos Sol & Mar de Pernambuco. O programa teve início em setembro, nos Estados Unidos, e ainda percorrerá Portugal, Argentina, Alemanha e Uruguai. “Somar a participação americana e italiana nos eventos do Polo Costa significa ter mais de 600 agentes do trade turístico internacional em contato com os potenciais do turismo de Pernambuco. A marca é mais que satisfatória e enche de otimismo o Estado, que já se prepara para as novas etapas da ação em mais quatro países”, comemora a secretária executiva da Setur-PE, Luciana Carvalho. 



FESTIVAL DE TURISMO DE JPA



A Quadrilha Moleca 100 Vergonha é a atual campeã 2014 dos Concursos de Quadrilhas Juninas de Campina Grande e do Estado da Paraíba, e estará animando o Festival JPA com sua apresentação contagiante! Não perca, agente de viagem!



Minha casa em João Pessoa, O Tropical Tambaú Resort, também é presença garantida no maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil. 


BELLA DE SEMANA


Ela já participou do programa Pânico na Band, foi apresentadora da Rede TV, trabalhou como ring girl e tem um reality próprio no canal por assinatura Multishow. Agora, a mineira Sabrina Petrarca é a protagonista de um ensaio fotográfico inédito no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Para surpreender os fãs, a modelo e apresentadora foi além de simplesmente fazer poses para as fotos. Sobre uma lancha e testando poses diferentes do convencional, Sabrina diz que tentou ‘transmitir um pouquinho da minha verdade, atuei em alguns looks mais ousados, criei historinhas e personagens para compor as cenas, coloquei movimentos de pilates, exercício que pratico diariamente e pelo qual sou apaixonada.’


Tirar a roupa, segundo ela, foi difícil no início. Mas a situação melhorou com o andamento do trabalho. ‘Se a nudez estiver inserida em uma proposta leve, natural, eu acho lindo, incrível, faço com prazer! Não tenho problemas em ficar nua nesses casos.’ O resultado, com direito a passeio de barco e visuais incríveis da ilha de Florianópolis, pode ser visto no Bella da Semana a partir desta segunda-feira, 6 de outubro.





terça-feira, 30 de setembro de 2014

GREVE NACIONAL

GREVE NACIONAL



Os bancários rejeitaram mais uma proposta de reajuste salarial e aprovaram o início de greve nacional por tempo indeterminado. A última paralisação dos bancários ocorreu entre setembro e outubro do ano passado e durou mais de 20 dias. Confirmaram adesão à greve os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Bahia, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Sergipe e alguns municípios do Rio Grande do Sul. Entre outras reivindicações, eles defendem um aumento de 12,5%, com ganho real de 5,8%. Para o cálculo da inflação foi utilizado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que acumulou alta de 6,35% no período de 12 meses encerrado em agosto.


A data-base dos bancários para renegociar os contratos coletivos de trabalho é 1º de setembro. O Comando Nacional dos Bancários considerou a proposta insuficiente e orientou os 134 sindicatos que representa no País a votarem pela greve nas assembleias. Os bancários se reuniram em todo o País para votar a proposta da Fenaban e para organizar a greve, após oito rodadas de negociações. Os sindicalistas reivindicam, além do reajuste salarial de 12,5%, PLR de três salários mais parcela adicional de 6.247 reais. Os bancários também querem gratificação de caixa de 1.042,74 reais, gratificação de função de 70% do salário do cargo efetivo e vale-cultura de 112,50 reais.

CORDA NO PESCOÇO



O brasileiro continua gastar e chegou ao maior nível de endividamento desde 2005, segundo dados do Banco Central. O índice passou de 45,73% em março, último dado divulgado, para 46% em julho. Esses números não eram divulgados desde março por causa da greve dos servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O comprometimento da renda dos brasileiros, que considera valores mensais para a renda e para as prestações pagas aos bancos, ficou em 21,84% em julho, segundo dados divulgados na sexta-feira pelo Banco Central. Em junho, estava em 21,85%.

ABEOC BRASIL


Em reunião com representantes do Ministério do Turismo (MTur) durante 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, no Anhembi, em São Paulo, dia 25/09,  a Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil apresentou três propostas da entidade para alteração na Lei Geral do Turismo. Os técnicos do Ministério aceitaram as reivindicações e elas devem ser incluídas na versão revisada da Lei. A ABEOC Brasil solicitou as seguintes alterações na Lei 11.771/2008: Inserção da palavra “eventos” no artigo segundo da Lei Geral do Turismo, buscando reafirmar a importância e alicerçar ações afirmativas para o segmento de eventos de turismo de negócios e eventos. Onde a Lei trata do Cadastro dos prestadores de serviços turísticos, ficou definido que a proposta de alteração da lei retira a possibilidade do cadastramento das empresas com a utilização do Código de Atividade Econômica – CNAE secundário, a inscrição no Cadastur ficará vinculada ao CNAE principal da empresa.


Solicitou-se também a inclusão da expressão “custos internos” no trecho em que trata das formas de remuneração da organizadora de eventos, ficando o texto proposto da seguinte forma: “o preço do Serviço das empresas organizadoras de eventos é o valor cobrado pelos serviços de organização, a título de custos internos”. Esta nova redação terá reflexos no trabalho da entidade e do trade, para a alteração da forma de tributação das empresas organizadoras, que hoje chegam a ser tributada três vezes e, ainda, não podem emitir nota fatura sobre os serviços de agenciamento realizados. “Com essas proposições, a ABEOC Brasil procura dar mais um passo na profissionalização do setor de turismo de negócios e eventos”, resume a presidente da ABEOC Brasil, Anita Pires.


EVENTOS BRASIL

Durante a ABAV, Vinícius Lummertz, secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur disse que a importância do setor de eventos para o Turismo é “capital”. “O Turismo de Negócios é prioridade para o Ministério do Turismo e para os planos do desenvolvimento do turismo no Brasil que estão projetados para o crescimento até 2022. É central pelas taxas de crescimento que vem demonstrando, pelas projeções ainda maiores para o futuro”, afirmou o secretário. Lummertz informou que o Ministério investiu perto de 800 milhões de reais em centros de convenções e tem apoiado outras iniciativas diretamente.


“Nós acreditamos que o crescimento desse setor é compatível com o conjunto de estratégias como, por exemplo, a concessão dos aeroportos, a construção dos aeroportos regionais, além da política de valorização das companhias aéreas, do contexto da desoneração fiscal. Quando se fala em eventos, absolutamente todas as cadeias de produção brasileira estão sendo tocadas direta ou indiretamente. O ganho não é só para o setor de eventos, o ganho é para a economia nacional e produtividade do Brasil”, completou Lummertz.


BRASIL FIDELIDADE

Outra novidade durante o Eventos Brasil 2014 é o cartão Brasil Fidelidade. Cada participante ganhará esse cartão que é um cartão pré-pago, VISA, e que também vai servir de controle de acesso no evento. “Ele também vai te dar benefícios para alguns estabelecimentos credenciados. Quando você consome, você recebe um cash back, ou seja, ao invés de acumular pontos, você acumula dinheiro”, explica Sérgio Bicca, da Brasil Fidelidade Card. “Estamos em fase de pré teste. Esse cartão tem foco forte para ser implantado no setor de eventos e por isso vamos expor no Eventos Brasil. Oficialmente ele só deverá entrar no mercado o ano que vem, mas estamos usando a oportunidade do evento para entregar o cartão para cada um dos participantes degustar e entender como funciona. Será um evento parceiro Brasil Fidelidade”, completa.


PRESIDENTES


Falando ainda em ABAV, Ely Silveira, presidente da ABAV-SC, que vem mudando e melhorando o perfil, produtos e qualidade da ABAV-SC, recebe o livro "60 ANOS DE ABAV", autografado pelo Presidente Nacional da Entidade, Antonio Azevedo.

RESORT & SPA DO ANO



O Infinity Blue Resort & Spa, minha casa em Balneário Camboriú, capitaneado pelo amigo Alberto Cestrone, foi reconhecido como Resort e Spa do Ano durante a 29ª edição de Os Dez Mais do Turismo promovida pelo Grupo Travel News na última segunda-feira, dia 22 de setembro, durante a 42ª ABAV-EXPO. Parabéns a toda família Infinity,

QUINTA DO BUCANERO


Já a cinematográfica Quinta do Bucanero (Praia do Rosa- Imbituba/SC) foi eleita a Pousada do Ano na 14ª edição do Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2014/2015, realizado  em parceria com o  Guia Quatro Rodas. A premiação – que elege os melhores destinos, empresas e serviços do Brasil e do mundo – é considerada a mais importante do turismo nacional. Os 22 vencedores desta edição foram escolhidos pelo público da revista, por integrantes das redações do Guia Quatro Rodas e Viagem e Turismo, correspondentes internacionais, consultores e especialistas convidados.


Coube aos editores e repórteres da publicação que mais viaja pelo Brasil – o Guia Quatro Rodas – eleger a Pousada do Ano, levando em conta critérios que abrangem estrutura, serviços, conforto, preço, lazer, entre outros.


Ao receber o prêmio, a proprietária da Quinta do Bucanero, Jaqueline Biazus,  disse que “é uma honra fazer parte da primeira classe de empresas e destinos turísticos que contam com a chancela destas consagradas publicações”. Além de agradecer a todos os envolvidos – jurados, equipe da pousada e hóspedes – fez questão de, também, dedicar o prêmio à Praia do Rosa e à “bela e Santa Catarina”. 


De frente para a Praia do Rosa (Imbituba/SC) e debruçada sobre uma rara lagoa de águas salgadas, a QUINTA DO BUCANERO tem em seu DNA o romance, luxo despretensioso,  bem-estar e sustentabilidade. Faz parte da Associação Roteiros de Charme desde a sua inauguração, em 1995.


PROJETO DE QUALIFICAÇÃO

Santo Amaro da Imperatriz recebe na próxima quinta-feira, 02, a partir das 14 horas, o projeto Avançando na Gestão de Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro, implantado para atender a demanda turística de Santa Catarina e capacitar as MPEs do segmento. A iniciativa prevê o incremento no faturamento de 10% e ampliação da gestão em 60% das empresas participantes. A ação surgiu do convênio entre Sebrae, Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS) e Federação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina (Fhoresc). “A ideia é percorrer o estado com o programa, que oferece capacitação inovadora para o aprimoramento das MPEs que trabalham com o turismo”, afirma Estanislau Bresolin, presidente da Fhoresc.


Em Santa Catarina, a meta é atingir mais de 300 empresas em 50 municípios que tem no setor uma de suas principais atividades econômicas. As primeiras turmas de empresários já iniciaram as atividades em Florianópolis e Blumenau. Os empreendedores que participarem terão a oportunidade de duas palestras e duas oficinas, além de contar com um diagnóstico de gestão de sua empresa, consultoria personalizada, informativos mensais sobre a atividade e uma central nacional de reservas e negócios (caso dos meios de hospedagem), entre outros benefícios.


PRAIA DO ROSA


Badalado point praiano do Sul do Brasil, a Praia do Rosa cada vez mais atrai turistas fora da temporada de verão. Além da melhor pousada do Brasil, das belezas naturais, um amplo calendário de eventos, que movimenta a baía o ano todo, faz do Rosa um dos lugares mais bacanas para curtir mar e serra com conforto e muita diversão. Se em setembro a principal atração foi a Travessia da Praia do Rosa, que integra a temporada 2014 do Circuito Mercosul de Travessias, outubro chega com mais esporte, com a 3ª edição do Praia do Rosa Bike Marathon, e uma ode à boa mesa, com as delícias gastronômicas do festival Sabores do Mundo Praia do Rosa. De 16 a 26 de outubro, restaurantes e pousadas da Praia do Rosa realizam a 5ª edição do já tradicional festival gastronômico Sabores do Mundo Praia do Rosa. 


Durante duas semanas, os estrelados restaurantes do litoral catarinense elaboram pratos especiais para brindar o público com a alta gastronomia local. Com pratos preparados por cada estabelecimento especialmente para o festival Sabores do Mundo, os apreciadores da boa mesa têm a oportunidade desfrutar da culinária estrelada da Praia do Rosa. O pequeno vilarejo do litoral catarinense impressiona pela vasta e qualificada diversidade gastronômica, com etnias e sabores variados. Muitos restaurantes têm qualidade reconhecida pelos famosos guias de turismo e gastronomia, como Trip Advisor e Guia 4 Rodas. 


No mesmo período, entre os dias 17 e 19 de outubro, a baía também sedia a 3ª edição do Praia do Rosa Bike Marathon, prova de cross country para Mountain Bikes que conta com 31 categorias e 3 pistas de disputa. Serão diferentes percursos, com extensão de 46 km, 29 km e 9km, respectivamente. Com largada do Mar del Rosa, os bikers passam pelos belos cenários da região,  como a Lagoa de Ibiraquera, e as baias da Praia do Rosa, Praia do Luz e da Ribanceira. Detalhe: os eventos ocorrem com um tempero a mais - a presença das baleias francas na baía do Rosa. Nessa época do ano, a Praia é visitada pelos gigantes marinhos, que buscam em suas águas as condições ideais para procriação e amamentação dos filhotes.


Além da bela e diferenciada estrutura natural, com praias, lagos e belas trilhas, a Praia do Rosa conta com excelentes opções para hospedagem e gastronomia.  Estabelecimentos ligados à ACIM/Núcleo Praia do Rosa oferecem pacotes especiais aos visitantes no período de realização dos eventos, proporcionado uma experiência ainda melhor ao público que aprecia esporte, viagem, natureza e entretenimento. Confira a programação e os pacotes no site da Associação: www.praiadorosa.imb.br e experimente as delícias de uma das 30 baías mais belas do mundo - o Rosa é o único destino nacional que faz parte do seleto grupo internacional Clube das Baías Mais Belas do Mundo, que conta com a chancela da UNESCO.


CHOCOLATES CARACOL


O processo de expansão da Caracol Chocolates, através de franquias, é um sucesso. São lojas e quiosques abertos em locais de alta circulação o que possibilita às pessoas consumirem o produto mais tradicional feito na cidade de Gramado. A marca inaugura nos dias 25 e 26 de setembro loja no tradicional e cobiçado bairro Perdizes, na cidade de São Paulo. A unidade, com 55m², é a primeira da capital paulista. Para a direção da empresa esta loja é estratégica, pois leva o sabor do mais puro chocolate Caracol à maior cidade do país. No estado de São Paulo, as cidades de Ribeirão Preto e Santo André já contam com lojas da marca. 


No mês de outubro, será a vez da cidade de Belo Horizonte (MG) receber sua loja franqueada Caracol Chocolates. A unidade será aberta no Savassi, uma das regiões mais tradicionais e bem frequentadas da Capital mineira. As lojas contam com diversificada linha de produtos. No mix estão barrinhas, bombons, drágeas, as linhas de presentes, infantil e saúde - que conta com uma variedade de chocolates entre os tipos diet, sem lactose, a linha VITA e os chocolates com alto percentual de cacau (48%, 70% e 85%). Também será instalado na loja uma cafeteria, com cardápio de cafés especiais.


Para que possa estar mais próxima de seu público alvo, a marca expande sua participação no mercado, também, através de quiosques. Nesta semana, o puro chocolate da Caracol ampliou a sua representação no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, com a abertura de dois novos quiosques. Além disso, iniciou a operação no Grand Plaza Shopping, em Santo André (SP), também através de quiosque.


Precursora na fabricação de chocolates na Serra Gaúcha, a Caracol Chocolates, de Gramado (RS), há mais de 30 anos produz o mais puro chocolate. A empresa utiliza no seu produto com mais baixo teor de cacau (chocolate ao leite), 44% a mais de cacau do que o mínimo permitido pela legislação brasileira. Além disso, não utiliza gordura hidrogenada em seus processos de fabricação, portanto, seus produtos são livres de gordura trans. Essa preocupação, voltada à saúde de seus clientes, vem do amor com que cria e desenvolve seus chocolates artesanais. Inspiração, inovação e saúde são palavras incutidas na filosofia da empresa, que busca sempre surpreender e apresentar produtos com o mais saboroso dos chocolates, sem deixar de lado o cuidado com o bem-estar dos seus apreciadores.


FESTIVAL DE TURISMO DE JPA


E a indústria do turismo continua a todo vapor. Faltam 15 dias para o maior festival de turismo do norte/nordeste do país. Trata-se do Festival do Turismo de João Pessoa, um evento que reúne grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras, secretarias e profissionais do turismo, promovendo a integração do setor e oferecendo novos produtos ao mercado.

Tropical Tambaú Resort - JPA

FESTURIS INOVAÇÃO


Na última semana os diretores do Festuris Gramado estiveram presentes na ABAV – Feiras das Américas, em São Paulo. Na ocasião da feira, o ministro do Turismo, Vinícius Lages, confirmou a participação no Festuris 2014, onde inclusive fará uma palestra durante o congresso da feira, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no Palácio dos Festivais.


O congresso do Festuris traz nesta edição o tema “Inovação, Tecnologia e Entretenimento: Impactos e Resultados nos Negócios Turísticos”. Os participantes do evento são convidados a prestigiar os painéis que abordarão uma série de questões atuais que envolvem o trade turístico. Palestras e painéis focados em inovação, tecnologia, indústria criativa, parques temáticos, megaeventos entre outros assuntos, entrarão em debate. Passada a Copa do Mundo, o trade turístico brasileiro vive um momento de preparação para oferecer ao público, tanto nacional como internacional, as opções procuradas nestes segmentos, mostrando assim um Brasil mais atrativo em diversas áreas. O Ministro do Turismo, Vinícius Lages, tem sua presença confirmada como primeiro palestrante do congresso. Com o tema “Impactos e resultados nos negócios através da inovação, tecnologia e relacionamento em redes: Os desafios mais emergentes na gestão do turismo”, Lages apresentará um panorama atual do setor turístico brasileiro.


MARKETING PERNAMBUCANO


Em uma ação inédita do Estado, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) está elaborando o Plano de Marketing Turístico para os três polos do Programa: Costa dos Arrecifes, Agreste e Vale do São Francisco. Ao todo, os polos envolvem seis destinos, abrangendo 23 localidades do Estado.  “A ideia é complementar as ações de promoção já empreendidas pela EMPETUR, a partir do desenho de um plano de marketing para cada destino turístico, considerando os níveis de desenvolvimento existentes e as ações já desenvolvidas”, informa Romeu Baptista, secretário de Turismo de Pernambuco. Com investimento de R$ 440 mil do Ministério do Turismo, o Plano irá padronizar todas as ações de marketing do Estado, além de aumentar a competitividade do destino e a visibilidade junto aos mercados-alvo, a partir da estruturação da imagem e de ações promocionais.


O Plano de Marketing está sendo elaborado por um Consórcio de empresas formado pela ‘Pires & Associados’, que tem como diretora Jeanine Pires, ex-diretora executiva do Recife Convention & Visitors Bureau e ex-presidente da Embratur, a empresa espanhola ‘Iber-Geo Consulting e a Chias Markerting’, empresa responsável pelo Plano Aquarela 2020, plano de marketing turístico internacional do Brasil. Para a elaboração do Plano de Marketing, o Prodetur tem como importantes contribuições outros estudos realizados pelo Programa, como o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), o Estudo de Mercado Turístico, o Inventário de Atrativos Culturais e a Avaliação Ambiental Estratégica, todos abrangendo os três polos e elaborados em parceria com a gestão municipal, trade turístico e sociedade civil. A previsão é que o lançamento do Plano de Marketing Turístico seja em dezembro de 2014. 

SEIS DESTINOS


1. Destino Turístico Região Metropolitana de Recife: Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes; 2. Destino Turístico Litoral Norte: Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma e Paulista; 3. Destino Turístico Litoral Sul: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, São José da Coroa Grande e Barreiros. 4. Destino Turístico de Fernando de Noronha: Arquipélago de Fernando de Noronha; 5. Destino Turístico Polo Agreste: Caruaru, Gravatá, Bezerros e Bonito; 6. Destino Turístico Vale do São Francisco:
Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.

PERNAMBUCO NA ITÁLIA


As cidades de Milão, Turim e Roma, na Itália, recebem, de 30 setembro a 2 de outubro, a ação Polo Costa dos Arrecifes, com o objetivo de divulgar internacionalmente a costa pernambucana. Idealizada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a ação conta com rodadas de negócios, imersão cultural e palestras sobre destinos do litoral norte e sul e Fernando de Noronha. O evento percorrerá, até novembro, um total de seis países com destaque na emissão de turistas para o estado.


A Itália se destaca em crescimento na emissão de turistas para o estado. No mais recente levantamento do perfil socioeconômico do turista de Pernambuco, realizado pela Empetur, o país aparece no quarto lugar, subindo uma posição em relação ao ano anterior. “Nosso interesse é fazer com que a Itália e países vizinhos continuem emitindo turistas para Pernambuco. O voo que conecta a Europa ao aeroporto do Recife, que parte de Frankfurt, na Alemanha, é um dos facilitadores desse relacionamento”, comenta a secretária executiva da Setur-PE, Luciana Carvalho.



INVESTIMENTOS

Com investimento de R$ 2 milhões do Ministério do Turismo, a ação já tem dado sinais positivos.  A primeira temporada do evento, que aconteceu entre 9 e 18 de setembro, nos Estados Unidos, reuniu cerca de 450 agentes do trade americano, em Los Angeles, São Francisco, Chicago, Nova Iorque e Miami. Nas cidades americanas, o destino Fernando de Noronha atraiu a atenção dos agentes, e as principais dúvidas do trade quanto à vinda a Pernambuco estavam relacionadas à emissão do visto, segurança, distâncias entre os municípios do litoral, tempo de voo e conexões. A ação “Polo Costa dos Arrecifes” é itinerante e depois da Itália segue para Portugal, Uruguai, Argentina e Alemanha, mercados de conhecido interesse pelos produtos que Pernambuco oferece, com ênfase em “sol e mar”, gastronomia e cultura.

MÉRITO & TALENTO ABBTUR


No ano em que é  comemorado   40 anos da criação dos cursos de Turismo no Brasil a ABBTUR NACIONAL,  instituiu o “Premio Mérito & Talento” como forma de valorizar, promover e reconhecer os turismólogos que atuam com responsabilidade e destaque nas mais diversas atividades turísticas do país. A premiação  aconteceu, no dia 27 de setembro, “Dia do Turismólogo” e  Dia Mundial do Turismo,   durante a 42ª ABAV. Na ocasião o Ministro comprometeu-se a regulamentar a lei 12.591/12 que  trata do reconhecimento  da atividade profissional do turismólogo. Foram premiados  os bachareis de turismo  Álvaro Negrão do Espirito Santo, secretário de Estado adjunto de Turismo do Estado do Pará, um dos fundadores e o primeiro presidente da ABBTUR NACIONAL. Wilken Souto, Coordenador Geral de Segmentação do Ministério do Turismo.  Carlos Henrique Falcão, Gerente de Turismo Social do SESC Rio de Janeiro. 


José Ricardo Natizke Diretor da Vikings Tur – Eventos, Cursos e Agência de Viagens. Edvaldo Doniseti Alipio que  atua no desenvolvimento de projetos e fomento turístico na prefeitura municipal de Mogi Mirim. Fabiana Ribeiro Sena presidente da ACETER – Associação Cearense de Turismo Rural.  Cleida Batista, empreendedora que se tornou conhecida por ter trazido dromedários para o nordeste brasileiro (município de Extremoz/RN). Denise Holleben atua no departamento de eventos, promoção e divulgação da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves/RS e o turº  Vanilson F. Gracione  que atua no setor de Turismo, elaborando, coordenando e implantando projetos.  Foi homenageado também o Técnologo em Turismo Edmar Luiz Xavier Neto responsável pelo fomento do turismo em Minas Gerais, atuando com gestão de projetos de infraestrutura de obras e serviços para o setor de turismo e agronegócios.


O evento vai acontecer anualmente e nesta primeira edição contou como patrono o município de Niterói/RJ, com apoio da prefeitura municipal, através da NELTUR- Empresa de Lazer e Turismo, seu Diretor o Turismólogo Rubens Branquinho, participou da cerimonia de premiação. No encerramento da solenidade o presidente da ABBTUR Nacional o Turº Elzário Pereira da Silva Junior anunciou que o “Premio Mérito & Talento ABBTUR  2015” terá como patrono o município de Garibaldi, na Serra Gaúcha, que tem na sua gestão a Turismóloga Ivane Fávero. A empresa Eco Poli de Guaporé/RS ofereceu aos agraciados um original presente com a insígnia dos turismólogos e uma semente de feijão que ao  brotar aparece a palavra Turismo em sua folha.

GOVERNO PERONISTA


O Trade de Turismo argentino estava em peso na 42ª ABAV-EXPO, uma vez que o destino é inquestionável e a alguns deles realmente fantásticos a exemplo de toda a Patagônia. Todavia, o governo deles anda na mais completa contra-mão, controlando absurdamente viagens dos argentinos ao exterior para evitar saída de dólares. Portanto o governo peronista populista está instalando um regime policialesco. Para se ter uma ideia, a Argentina passará a exigir 32 informações pessoais dos passageiros que embarcarem em vôos domésticos e internacionais, segundo despacho publicado na última quinta-feira no Diário Oficial do país. As companhias aéreas e proprietários de aeronaves particulares deverão enviar as informações pessoais dos passageiros para a Administração Federal de Ingressos Públicos (AFIP), equivalente à Receita Federal, o Departamento Nacional de Migrações e a Administração Nacional da Aviação Civil, 72 horas antes da decolagem. As informações deverão ser novamente atualizadas e repassadas 24 horas e 6 horas antes da decolagem e assim que todos os passageiros estiverem a bordo da aeronave. Isto é medida essencialmente policialesca, é um regime estendendo suas garras totalitárias. 


Dentre as informações exigida pelo governo argentino estão itinerário completo da viagem, bagagem, programa de milhagem, número da poltrona, documento de identidade, data de nascimento, nacionalidade, número do vôo, data da reserva, forma de pagamento e telefone de contato de cada passageiro. A medida entrará em vigor nos próximos seis meses para as companhias aéreas internacionais, enquanto a Administração Nacional da Aviação Civil determinará em breve a data para os proprietários de aeronaves particulares. O governo da peronista populista e muito incompetente Cristina Kirchner informou que o objetivo é “simplificar os procedimentos operacionais alfandegários, migratórios e de segurança aeroportuária, além da prevenção de delitos”. Analistas de Buenos Aires ressaltaram que a medida é uma forma de fiscalizar os gastos em dólares dos argentinos no Exterior e de controlar a saída da divisa norte-americana do país. Não há maneira disso dar certo, porque os argentinos, definitivamente, não confiam em governo, nem na moeda nacional, e levam seus dólares para o Exterior.

DEMISSÃO EM MASSA

Pesquisa realizada pela consultoria Mercer revelou que das 165 principais empresas instaladas na Argentina, 33% estão demitindo funcionários, 24% cortaram horas extras e 18% lançaram planos de aposentadorias antecipadas. Assoladas pela crise econômica, as empresas apontaram a falta de trabalho e a baixa lucratividade como motivos para os desligamentos. "Neste cenário de estagflação, se a economia não cresce, as vendas e a receita das empresas tampouco cresce, e neste contexto, reconsideram a mão de obra".  Outra pesquisa realizada pela SEL Consultores apontou que os empresários argentinos acreditam que a crise econômica continuará, sendo que 17% deles pretendem demitir funcionários no ano que vem. Relatório do Banco Mundial também mostrou o enfraquecimento do clima de negócios e do mercado trabalhista poderiam levar 40% da população do país latino-americano à pobreza.