quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS


Encontram-se abertas as inscrições para o “Curso de Organização e Gestão de Eventos” que será realizado pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e 
Similares de Florianópolis (SHRBS) de 03 a 07 de novembro. Durante o curso serão tratados temas como planejamento, organização, plano de ação, administração, ética e gestão de eventos, entre outros itens. “Além disso, também buscamos movimentar os hotéis e os centros de convenções”, ressalta 
Tarcísio Schmitt, presidente do SHRBS. Somente em 2013 as cerca de 600 mil feiras, congressos e convenções nacionais e internacionais realizadas no país, 
movimentaram mais de R$ 200 bilhões, tornando o turismo de eventos uma atividade cada vez mais rentável e atrativa para o setor. 


Esse crescimento tem gerado uma crescente demanda por profissionais para atuar no setor. Com carga horária de 20h/aula, das 14h às 18h, e totalmente gratuito, o curso será ministrado na sede do Sindicato pela consultora e jornalista Zeni Rates, diretora da Midiatur Comunicação, Consultoria & Marketing e que já prestou assessoria ao SHRBS, Associação de Turismo Hidrotermal de SC e Sebrae/PA, além de hotéis e centros de convenções. O número de participantes é limitado. Inscrições pelo e-mail: shrbs@shrbs.org.br ou pelo fone: (48) 3224-8233.


PRÊMIO TOP TURISMO


Acontece nesta próxima terça-feira, dia 28, no Parque Beto Carrero World, em Penha a entrega dos Prêmios Top Turismo da ADVB/SC e do Troféu de Excelência ao Turismo da Santur. As premiações destacam as melhores iniciativas e a ações em prol do desenvolvimento e qualificação do setor no estado. 


CHOPPMOTORRAD & OKTOBERFEST

Clique na imagem para ampliá-la

A Oktoberfest 2014, realizada em Blumenau, está chegando à reta final e a Banda Choppmotorrad segue animando o evento, sendo uma das principais atrações da festa, que marca na memória de turistas e blumenauenses. Várias apresentações estão sendo realizadas nesta edição, quando o grupo, liderado pelo fotógrafo e músico Ingo Penz, também aproveita para mostrar seu mais novo CD, composto por 30 músicas inéditas. De acordo com o grande amigo Penz, algumas delas foram inspiradas no Tirol da Alemanha. “A criação deste CD é muito lúdica. Resgatamos canções que ainda não havíamos gravado e que mexem muito com a emoção de todos nós, mas principalmente com os descendentes da Alemanha. Posso afirmar que se trata de um trabalho inédito e diferente”, resume. 

Clique na imagem para ampliá-la

O último trabalho da banda foi lançado em 2010: um DVD com 14 músicas inéditas e imagens bucólicas do Vale Europeu. A sonoridade da Choppmotorrad é resultado de uma combinação muito especial que une instrumentos tradicionais com os atípicos trazidos e improvisados nos navios, que há mais de 180 anos trouxeram os primeiros imigrantes da Alemanha. Deles brota uma música intensa e de sonoridade singular. No dia 25, às 12, o grupo se apresenta no setor 2 do Parque Vila Germânica. Além da banda, Ingo Penz é conhecido pela famosa “moto do chope”, que é o segundo veículo de irreverência dos desfiles da Oktoberfest. A moto participa dos desfiles pela Rua XV de Novembro (os últimos ocorrem nos dias 22 e 25), no Centro da cidade, distribuindo o chope Oktobier - uma quantidade limitada e feita com ingredientes selecionados.


OUTUBRO ROSA

Clique na imagem para ampliá-la

A incansável madrinha do Outubro Rosa, Luiza Gutierrez, tem se dedicado de corpo e alma a esta causa tão nobre. A conscientização da mulher em relação ao câncer de mama. A expectativa da caminhada do Outubro Rosa, além de levar informnação, foi a formação do  maior laço rosa humano que será inscrito no Guiness Book, um desafio proposto por ela. A caminhada foi na Beiramar de São José e a formação do laço foi alcançada, agora vamos ver se entramos no Guiness. Parabéns Luíza pelo empenho e dedicação, a causa merece e agradece. 


PERNAMBUCO NA ARGENTINA


A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empetur, desembarcou em Mendonza, na Argentina, nesta quinta-feira (22). O objetivo é levar ao trade turístico da cidade a ação promocional Polo Costa dos Arrecifes, com foco na criação de novas oportunidades de negócios e no aumento do fluxo visitantes internacionais no litoral pernambucano.  A programação também passará por Córdoba e Buenos Aires.


A Argentina será o quinto – e penúltimo – país visitado pelo Polo Costa dos Arrecifes, e faz parte da programação por ser o principal emissor de turistas da América Latina para Pernambuco.  De acordo com a pesquisa sobre o Perfil Socioeconômico dos Visitantes em Pernambuco, da Empetur, Ipojuca é o principal destino de interesse dos argentinos (55%), seguido de Fernando de Noronha (18,95%) e do Recife (8,15%). “Como o mercado argentino já é familiarizado com esses destinos, o intuito da ação no país é apresentar ao trade outras opções turísticas do Estado, a exemplo de Cabo de Santo Agostinho, Ilha de Itamaracá, Itapissuma e Sirinhaém”, afirma o secretário da Setur-PE, Romeu Baptista.


Durante o Polo Costa dos Arrecifes são realizadas palestras sobre os destinos turísticos de Pernambuco e rodadas de negócios para operadores e agentes. Ainda, o Turismo de Pernambuco promove imersão cultural, através do Frevo e Gastronomia, para formadores de opinião, companhias aéreas e autoridades locais. O sexto e último país a ser visitado pela ação promocional do litoral pernambucano será a Alemanha, entre 10 e 13 de novembro. O Turismo de Pernambuco aproveita a passagem pela Argentina para participar da Feira Internacional de Turismo da America Latina (FIT), que acontece em Buenos Aires, de 25 a 28 de outubro. O Estado apresentará na feira a nova identidade visual do turismo de Pernambuco, inspirada no Movimento Armorial, idealizado pelo escritor Ariano Suassuna.


FESTIVAL DE TURISMO DE JPA

Clique na imagem para ampliá-la

Eu que cubro os principais festivais de turismo do Brasil e este, o de João Pessoa, desde a sua primeira edição, posso afirmar que este evento cresce em progressão geométrica. Ficando claro que o turismo do Brasil é uma indústria em ascensão, só não cresce mais por conta dos preços das passagens aéreas e 
da nossa malha aérea absurda, morosa, enfim, uma malha aérea desgraçada para não dizer coisa pior. Em Relação a esta 4ª Edição do Festival de João Pessoa, superou mais uma vez as expectativas e consolida-se como o maior do Norte/Nordeste no setor. Cerca de mil operadores e agentes de viagem e mais de dois mil profissionais do turismo, além de jornalistas nacionais e internacionais, estiveram reunidos na Capital Paraibana entre os dias 17 e 18 de outubro. Foram realizadas palestras, fórum empresarial, rodada de negócios do Sebrae – PB, realizada pela UptoDate, e mostra com stands expositoras, além de programação cultural animada. 

Clique na imagem para ampliá-la

Pelos números do balanço oficial, ao todo, foram 147 stands, 2.725 visitantes únicos, além de 41 expositores na área Sebrae-PB. “O aumento de 15% em relação ao ano passado foi além das nossas expectativas”, comemorou o diretor do Festival, Claudio J.S. Junior. 


Pela primeira vez, o Ministério do Turismo marcou presença com um estande de 74m², destinado à recepção de visitantes e distribuição de material informativo, divulgando a campanha #PartiuBrasil. O secretário de Políticas Públicas para o Turismo, Sandro Fernandes, representou o ministro do Turismo, Vinicius Lages, e revelou estar entusiasmado com a iniciativa. “O governo tem incentivado o setor nos principais eventos do País. Não podíamos ficar de fora do Festival de João Pessoa. É uma grande importância para a troca de experiência e o enriquecimento profissional de todos do setor”, comentou. “A Capital João Pessoa está de parabéns por realizar um evento dessa natureza, que faz fomentar, que faz discutir quais as melhores ações para o desenvolvimento e fortalecimento do nosso turismo”, complementou o diretor de Negócios Internacionais da Embratur, Gilson Lira.  

Clique na imagem para ampliá-la

Personalidades destacam o Festival – Diversas personalidades, da Paraíba e do Brasil, elogiaram a organização e a estrutura desta edição do Festival. O presidente-executivo da operadora CVC, Valter Patriani, comentou que esta foi a primeira vez que esteve no Estado e que já se encantou com suas potencialidades. “Vejo que João Pessoa e o Conde são destinos muito importantes, mas ainda pouco conhecidos da maioria dos brasileiros. O Festival é relevante para trazer o trade turístico para cá e é por isso que eu acho esta ação uma grande ideia”, comentou o executivo. Já o presidente da Abav nacional, Antônio Azevedo, destacou a vocação do local para este tipo de evento. “Estamos muito impressionados com o crescimento do evento, que caminha com a vocação turística do Nordeste. Todos estão de parabéns!”, disse o presidente. 

Clique na imagem para ampliá-la

Claiton Armelin, presidente da Flytour Viagens,  comentou a grandiosidade e a melhoria, se comparado aos anos interiores. “O ambiente deste ano mais gostoso, mais qualificado e tenho certeza que foi bastante propício para diversos negócios”, explicou ele, que ministrou palestra sobre capacitação profissional, uma das mais prestigiadas da programação. A secretária de Turismo de Alagoas, Cláudia Pessoa, destacou a importância de presença de Maceió no Festival de João Pessoa, ao patrocinar a festa de encerramento. “É uma grande oportunidade de divulgar a região como um todo para agentes de viagens e operadores de turismo de todo o País, mas, sobretudo, para os nordestinos”, comentou. Regionalmente, a avaliação foi positiva no setor. 

Tropical Tambaú Resort

A vice-presidente do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, Elizia Lopes, destacou o pioneirismo do festival na realização de fóruns e oficinas, prática que tem sido vista também em feiras de turismo em todo o país.  “Essa é uma porta aberta para que os expositores e as grandes operadoras tenham uma melhor visibilidade do destino. Quando chegam aqui se surpreendem com a nossa capacidade hoteleira. Visivelmente, não esperam encontrar equipamentos no padrão que temos e quando conhecem descobrem que estamos preparados para receber qualquer tipo de turista”. 

Clique na imagem para ampliá-la

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH – PB), Inácio Júnior, ressaltou que o retorno positivo é imediato. “Ao invés de levarmos o material de João Pessoa para esses operadores estamos permitindo que eles venham até nossa cidade e conheçam as atrações em loco. Na segunda-feira eles estarão de frente para seus clientes, em todo o Brasil e em outros países, seguros de que podem oferecer pacotes tendo João Pessoa como destino”, explicou. Pela pesquisa realizada entre os participantes, 89% aprovou o evento e aproximadamente 80% confirmaram que estariam na próxima edição do Festival. 


A Air Canada foi a primeira companhia aérea internacional a confirmar presença na quinta edição do Festival de Turismo de João Pessoa, que acontece no próximo ano. O contrato foi assinado no sábado último dia do evento. “Quero agradecer a organização da feira, que foi muito boa e me surpreendeu bastante. Já quisemos garantir nossa participação porque percebemos o grande interesse dos agentes em absorver novos produtos e clientes. Foi positivo para nós porque também tivemos acesso a m novo mercado, o nordestino. Todos estão de parabéns”, ressaltou o diretor diretor comercial da Air Canada, Gleyson Ranieri.

Passeios em João Pessoa

FESTURIS GRAMADO 2014



Faltam poucos dias para o FESTURIS GRAMADO e: " A determinação de empresários locais, com apoio da prefeitura, dos órgãos de turismo e da sociedade, garantiu ao longo dos anos a continuidade do Festival de Turismo de Gramado, que chega agora em sua 26ª edição. Hoje, o festival é um evento consolidado e sua projeção vai além do sul do país e das fronteiras nacionais. Os organizadores apostaram na inovação e, hoje, o Festival é referência na plataforma de negócios B2B (Business to Business), setor em que diferentes destinos mundiais prospectam negócios com o mercado sul-americano." - Vinícius Lages, Ministro do Turismo.


SABORES FRANCESES

Clique na imagem para ampliá-la

O quinto jantar do projeto Sabores do Mundo de 2014 aconteceu no último dia 18 de outubro, com o Jantar Sabores Franceses, no Serrano Resort Convenções & Spa, unidade da GJP Hotels & Resorts em Gramado (RS). Entre as atrações o show da Banda Dizplay e apresentação especial de danças típicas. O menu temático foi elaborado pelos chefs residentes Facione Biasi e Marcelo Hartmann. Os participantes do jantar concorreram ao sorteio de uma viagem com acompanhante para Paris. O Sabores do Mundo é realizado pelo Serrano Resort e GJP Hotels & Resorts, com patrocínio do Bradesco e apoio da CVC, TAM e da Vinícola Ravanello.


Considerado pela revista Veja o melhor hotel de montanha do País, o Serrano Resort Convenções & Spa tem tudo o que se espera de um resort de alto padrão: excelente infraestrutura, conforto, requinte e ótima gastronomia. Localizado na charmosa cidade de Gramado (RS), oferece 272 apartamentos elegantemente decorados e cercados por um bosque natural de araucárias, cinco restaurantes, spa, recreação e outras atrações. 


A GJP Hotels & Resorts é a rede hoteleira responsável pela administração de empreendimentos localizados em Maceió (AL), Salvador (BA), Natal (RN), Porto de Galinhas (PE), Aracaju (SE), Foz do Iguaçu (PR), Itacaré (BA), Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Atualmente, desenvolve projetos em Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Fundada em 2005 pelo empresário Guilherme Paulus, a GJP conta com mais de 1.300 colaboradores que trabalham diariamente para garantir a melhor experiência em hospedagem nos melhores destinos do Brasil.


PAÍS ACOLHEDOR


O último relatório da World Economic Forum (WEF) coloca Marrocos no terceiro lugar dos países mais acolhedores para os turistas estrangeiros. Dos 140 países analisados por esta organização sediada em Genebra, Marrocos obteve a menção “muito bom acolhimento " logo atrás da Islândia (no topo da lista) e da Nova Zelândia. Segundo a WEF, o indicador utilizado para esta classificação prende-se com a capacidade dos países a interagir com os gostos e com a diversidade cultural dos turistas. 


Para permitir a apreciação do nível de abertura da sociedade em relação aos visitantes estrangeiros, a questão colocada às pessoas oriundas dos países estudados foi ”Como são acolhidos os turistas estrangeiros no seu país? ”. Apenas 20 países obtiveram a menção “muito bom”, entre os quais Portugal, Irlanda, Macedónia, Canadá, Áustria e Tailândia. 


Graças à sua grande tradição de hospitalidade aliada à diversidade da sua oferta turística e aos esforços de promoção, Marrocos já suplantou o Egito em 2013 e persegue doravante a África do Sul para se tornar o primeiro destino africano. Recorde-se que Marrocos prevê acolher 11 milhões de turistas este ano. E eu me pergunto: Quantos turistas recebe o Brasil, um paíz continental? Quantos turistas recebe a França em um só mês?



terça-feira, 21 de outubro de 2014

FERROVIA SC

FERROVIA SC


Assim como a ex-guerrilheira lançou e seu "trem bala", seu fiel aliado Raimundo Colombo, não deixou por menos, e, depois do aeroporto em Jaguaruna que não funciona ainda, o de Correia Pinto, que também não funciona, depois da nossa pista de pouso internacional Hercílio Luz que só tem uma esteira para recebimento de bagagem, cujas obras de melhoramento só ficarão prontas em 2016 (o que ninguém acredita) e que sequer possui voos da TAM, Azul... de Florianópolis para Porto-Alegre-Florianópolis, depois de fechar a estrada do Corvo Branco ao custo de R$ 31 milhões para se construir apenas 9,5 km de asfalto, pasmem, lançou a ordem de serviço para realização de projeto executivo e estudos de viabilidade da Ferrovia da Integração, para ligar o Oeste ao Litoral catarinense. Esse nosso "governador" quer chegar a presidência. É campeão em fazer milagres. Só ele e jesus com a multiplicação dos pães e peixes. 


A ordem de serviço para o "Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental" (EVTEA) da ferrovia, também conhecida como ferrovia do frango, foi assinada na manhã da última quarta-feira, e contou com a presença petralkha dos ministros dos Transportes, Paulo Passos, e Planejamento, Miriam Belchior, além de deputados e lideranças empresariais. Enquanto isso, continua no papel a promessa do dito "governador" a duplicação da BR 282, para que os produtos do Oeste catarinense cheguem mais rapidamente e mais baratos aos portos de SC.


Se para revitalizar/construir 9,5 km na Serra do Corvo Branco levará um ano e custará R$ 31 milhões, quanto tempo não levará para construir 862 quilômetros de ferrovia que ligará Dionísio Cerqueira (na fronteira com a Argentina) ao Porto de Itajaí. O mais estranho de tudo isso é que essa obra levará apenas 25 meses e custará R$ 346,5 milhões, se um dia sair do papel que será executado pelo consórcio constituído pelas empresas Prosul, Setepla, Urbaniza e Hansa. Realmente chama a mãe que o pai da doido. Político é campeão em piada pronta e de mal gosto.

ROTEIRO AGROTURÍSTICO

Estruturar um roteiro de turismo que ofereça aos visitantes o contato com a vida no campo e a cultura serrana, envolvendo famílias de agricultores em Urubici, na Serra Catarinense, é objetivo do Projeto “Fortalecimento do Agroturismo”, que conta com apoio da Associação Acolhida na Colônia. Na semana passada, as famílias beneficiadas apresentaram suas propriedades em um roteiro que incluiu visita às estruturas de hospedagem, comida típica e café colonial, pelas localidades de Campestre, Santa Terezinha e São Pedro, às margens da SC-370, em direção à Serra do Corvo Branco. Através do projeto foram construídos 12 chalés para atendimento ao turista, adquiridos móveis e equipamentos, realizadas melhorias de sistemas produtivos e reforma de ambientes, além da capacitação das famílias para a gestão dos empreendimentos, organização em cooperativa e legalização das atividades. 

Clique na imagem para ampliá-la

Com o apoio, as famílias amentaram a infraestrutura das propriedades e a disponibilidade de produtos e serviços de agroturismo de forma integrada. “O objetivo é promover a sustentabilidade da agricultura familiar, levando em conta a recuperação e a preservação ambiental”, explicou Cláudia Maria Schmitz, do Escritório Municipal da Epagri, que coordenou a elaboração e a execução das ações do SC Rural em Urubici. Para estruturar os roteiros de agroturismo em Urubici, através do SC Rural, foram desenvolvidas ainda outras importantes ações como a melhoria nas estradas municipais nas localidades de São Francisco e Baiano, em um total de 17,7 Km para acesso às propriedades rurais. Através de convênio com a Prefeitura. Também foram disponibilizados móveis e equipamentos para a estruturação do Centro de Atendimento ao Turista – CAT e sinalização turística, com um total de 21 placas e um painel, adquiridos através de licitação pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim, com recursos do Funturismo.


SUPER BATERIA


Que maravilha ! Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, anunciaram que inventaram uma bateria de íons de lítio capaz de atingir 70% de sua capacidade em dois minutos de recarga e que dura até 20 anos, uma vida útil dez vezes maior que a atual. “Esta descoberta tem grande impacto em todas as indústrias, especialmente para os carros elétricos, já que os consumidores têm que suportar as contínuas recargas e uma vida útil pequena das baterias”, afirmou a universidade em comunicado. O professor 
Chen Xiaodong, diretor da equipe de pesquisa, disse que as novas baterias permitirão aos motoristas de carros elétricos fazer sua recarga em cinco minutos, o mesmo tempo gasto, mais ou menos, para encher o tanque de veículos movidos à gasolina. Além disso, essa descoberta terá outro impacto importante, pois poderemos reduzir drasticamente os resíduos tóxicos gerados pelas baterias, já que as baterias duram dez vezes mais que a geração atual. Chen comentou que uma empresa está realizando testes e que a nova bateria chegará ao mercado nos próximos dois anos.


QUALIFICAÇÃO PARA O TURISMO ABAV


A vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional,  Ana Carolina Medeiros, participou na semana passada da oficina de elaboração das diretrizes da Política Nacional de Qualificação em Turismo, proposta pelo Ministério do Turismo. O encontro realizado em Brasília, e que reuniu também representantes da Embratur e de entidades ligadas a outros segmentos do turismo, foi palco para a apresentação de um estudo elaborado pela UnB com o objetivo de identificar os níveis de qualidade de atendimento no setor.


O distanciamento entre a academia e o mercado e a falta de ajuste e alinhamento no conteúdo das grades e programas dos cursos de turismo foram alguns dos pontos identificados e que deverão ser alvo das discussões na segunda etapa da oficina que se realizará em novembro. O objetivo é construir um documento e submetê-lo à consulta pública para que, em dezembro, uma versão final seja apresentada ao Conselho Nacional Turismo para encaminhamentos. A Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que também participou da oficina, apoia a disposição de mudança. Na visão da entidade congênere da ABAV, capacitação, atualização e valorização profissional constituem prioridades que precisam e devem condizer com mudanças capazes de atender as reais necessidades do setor.


ALPEM PARK NO FESTURIS


As diversas atrações do Alpen Park, de Canela (RS), serão destaque no estande do empreendimento durante o 26º Festival de Turismo de Gramado, que ocorre entre os dias 6 e 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado (RS). Entre as atrações apresentadas no evento estão o Trenó, o Alpen Blizzard, o Cinema 4D, Alpen Interactive, Arvorismo com Tirolesa, Muro de Escalada e Torre de Rapel, além da presença do mascote da atração, o cachorro Bart. Outro destaque serão os passaportes Alpen Park e Casa da Aventura, que possibilitam que os visitantes aproveitem combinados de atrações por preços promocionais.


De acordo com a Relações Públicas do Alpen, Samanta Vasques, a participação do parque no evento reforça a importância de apresentar suas atrações e novidades para o trade de turismo. ?Acreditamos que o Festival possibilita a troca de experiências entre todas as esferas do trade que prestigiam o evento, além de ser uma excelente vitrine para apresentarmos nossas atrações e concretizarmos negócios e parcerias que gerem resultados para o Alpen Park e o turismo da região? explica.


Localizado a cinco minutos do centro de Canela (RS), o parque é uma excelente opção de passeio para família e amigos, contando com atrações voltadas para públicos de todas as idades. Para os amantes da aventura, o empreendimento oferece uma variedade de atividades que fazem a adrenalina falar mais alto, como passeios de trenó e quadriciclo, rapel, muro de escalada, arvorismo, tirolesas, além da emocionante Alpen Blizzard, a maior montanha russa de aço do Rio Grande do Sul e o Super Salto, brinquedo composto por cordas elásticas, 
onde a pessoa fica, firmemente, amarrada e é lançada para o alto.  Quem é ligado às novas tecnologias, vai se divertir com o Cinema 4D e seus efeitos especiais e sensoriais e ainda pode curtir os emocionantes Mini Rider 2 e Alpen Interactive Supergame 5D, no qual os participantes interagem com jogos de última geração. Para os pequenos, o parque traz o Alpen Kids, que faz do Alpen Park o lugar certo de diversão e entretenimento para crianças e adultos. 


O Festival de Turismo de Gramado é considerado um dos maiores eventos de negócios do trade brasileiro e sul-americano, reunindo grande parte do setor em três dias de intensa atividade. Voltado exclusivamente aos profissionais do trade turístico, o Festival recebe empresas, delegações oficiais e profissionais nacionais e internacionais. Pelos seus corredores, circulam mais de 13 mil profissionais e cerca de dois mil expositores.


PACOTES TURÍSTICOS


Um dos grandes inimigos de destinos turísticos conhecidos nacionalmente e mundialmente, é a sazonalidade. Gramado não foge deste cenário, mas busca solucionar isto com ações e eventos de grande porte. Com esta visão, a secretaria de Turismo da cidade irá lançar no Festuris 2014 um novo pacote turístico para o município, onde apresentará ao trade um calendário repleto de eventos o ano todo. Este lançamento ocorrerá durante o primeiro dia de feira, 7 de novembro, às 18 horas, na Sala de Coletivas do Festuris.


A questão da sazonalidade tem sido visto como um problema econômico por muitas décadas, mas na realidade ele tem manifestações ambientais e sócio- culturais, além das dificuldades econômicas bem documentados que ela representa para destinos turísticos em geral.  A sazonalidade é um grande problema para a maioria dos destinos no mundo, que sofrem flutuações significativas na visitação durante o ano. Gestores de destinos, profissionais de marketing , empresas de turismo e outras partes interessadas afetadas por ela precisa encontrar formas inovadoras e criativas de superar essas oscilações , apoiando o desenvolvimento sustentável de seus destinos.


Gramado apresenta um contexto muito amplo contra este “problema” e o lançamento deste novo pacote turístico vem para solucionar este desnível na visitação. Antes considerada um destino de inverno, Gramado obtinha público em grande escala apenas em julho e agosto, agora, com eventos como Natal Luz, Chocofest, Festa da Colônia, Festival de Cinema, Festuris Gramado, entre outros, que fazem a cidade receber milhares de turistas em todos os meses do ano. Com a volta de eventos como a FEARTE (Feira Nacional de Artesanato), e a primeira edição do Gramado In Concert ( Festival Internacional de Música), a administração municipal busca oferecer atrativos diferenciados aos visitantes durante todo o ano.

SETOR DE EVENTOS


O mercado brasileiro de eventos gerou, em 2013, R$209,2 bilhões, em um total de 590 mil eventos realizados. É um segmento que arrecada R$ 48,7 bilhões em impostos, gera 7,5 milhões de empregos e representa 4,3% do PIB do Brasil. Esses e outros dados que retratam os impactos desse setor na economia brasileira foram festejados por dezenas de empresários da área de eventos e turismo, autoridades e pelas mais importantes entidades ligadas aos dois segmentos, durante a apresentação do II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil, na última terça-feira, 14 de outubro, na sede da Fecomércio, em São Paulo. A íntegra da pesquisa está disponível para download grátis no site da ABEOC Brasil.


O estudo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil e do Sebrae Nacional, através do Programa de Qualidade ABEOC Brasil, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e ForEventos (Fórum do Setor de Eventos). Realizada pelo Observatório do Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, a pesquisa durou 14 meses até a conclusão e teve como ano base 2013. 

RECEITA


Segundo a pesquisa, em 2013, a receita gerada pelos gastos dos participantes dos eventos nos locais onde acontecem foi de R$ 99,2 bilhões, o que significa um aumento de 215,8%, em relação ao ano de 2001, que girava em torno dos 31,4 bilhões. Na visão do Secretário Nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz, presente na apresentação, os dados apontados no estudo indicam um horizonte de crescimento importante para o setor. 

REGIÕES


Do total de eventos realizados no Brasil em 2013, 305.720, ou seja, 52% aconteceram nos estados da Região Sudeste. O Nordeste vem logo em seguida com 116.362 ou 20%, 88.420 ou 15% no Sul, 54.669 na região Centro-oeste (9%) e 25.721 ou 4% na região Norte. Comparando com o resultado da pesquisa realizada em 2001, o Sudeste manteve sua posição, enquanto o Sul perdeu para o Nordeste, que em 2001 ocupava a terceira posição. Por seu um setor intensivo em mão de obra, a indústria de eventos contribui de forma significativa no processo de geração de emprego no país, totalizando 7,5 milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos. As empresas organizadoras geram 1.371.955 empregos diretos e terceirizados, enquanto os espaços para eventos somam 521.463 empregos. Utilizando o multiplicador de emprego da indústria turística brasileira, que estabelece três empregos indiretos para cada direto ou terceirizado, chega-se a 7.573.676 de empregos.


CANTINA DE VÍCOLOS



Meu grande amigo e Chef Glimaraes, proprietário da melhor Cantina Italiana de Gramado, a De Vicolos, está em novo endereço, agora bem no centro, na Av. das Hortências, 1377. Se você não não pode chegar lá, ele manda de buscar no hotel. Estou chegando chef.

12 CHEFS NO SERRANO

Clique na imagem para ampliá-la

Minha casa em Gramado, o Serrano Resort transpirou altíssima gastronomia. O resort reuniu os 12 Chefs por Um Dia, projeto que aconteceu durante o ano, uma vez por mês, nas quintas-feiras no Serrano Resort & Spa. O evento reuniu cerca de 400 pessoas. A gastronomia foi elaborada a partir de um mix das receitas dos chefs e, na mesma ocasião, lançado um Caderno de Receitas. A renda total da venda dos livros é para o Lar de Idosos Maria de Nazaré e Centro de Reabilitação Emanuel. Durante a ocasião, Guilherme Paulus, presidente do Grupo GJP, homenageou a Relações Públicas do Serrano Resort & Spa, Fabiana Costa, pelo trabalho realizado ao longos dos anos na empresa e pelo sucesso do projeto. A Fabiana realmente merece. É a alma do Resort e conhece hóspede por hóspede, recebendo-os não como hóspedes, mas como amigos que são ja que, que qualquer hospede jamais deixa de voltar. Já o gerente Geral Carlos Marin, deu um tremendo upgrade ao resort, mantendo-o no topo, como melhor Resort de montanha do Brasil. 

BELLA DA SEMANA

Clique na imagem para ampliá-la

Para brindar à Oktoberfest e toda a sua alegria, o Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) publicou um ensaio que reuniu seções de fotos inéditas de três loiras que já passaram pelo site e fizeram esquentar a cerveja de todos os marmanjos. Na homenagem à festa alemã e blumenauense, imagens inéditas das modelos Ana Quint, Mily Cunha e Marcielle Bagetti.  A primeira beldade tem 26 anos e é natural de Florianópolis (SC). A segunda, Mily Cunha, é natural de Armazém (SC) e tem 22 anos; enquanto Marcielle nasceu em São Paulo (SP) e completou 30 anos em agosto. O que elas têm em comum além dos cabelos loiros e do gosto pela festa tipicamente alemã? Isso os fãs do Bella da Semana poderão ver em seu site. Prosit!