sexta-feira, 8 de agosto de 2014

21º AÇOR

21º AÇOR

     Clique na imagem para ampliá-la
  
Um dos distritos mais antigos de Florianópolis, o Ribeirão da Ilha, foi palco de homenagens nesta última sexta-feira. Pessoas, grupos e instituições que atuam na pesquisa, divulgação e preservação do legado cultural açoriano receberam o Troféu Açorianidade. A cerimônia aconteceu no salão da Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, marcando o lançamento do 21º Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que pela primeira vez acontece na capital catarinense. Promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Florianópolis, o Açor será realizado entre os dias 22 e 24 de agosto em Santo Antônio de Lisboa, distrito do norte da Ilha de Santa Catarina que também tem forte ligação com os Açores. A festa é uma realização conjunta do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA/UFSC), Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com apoio cultural do Governo dos Açores.

Clique na imagem para ampliá-la

No lançamento da festa foram entregues 11 estatuetas, sendo nove alusivas às ilhas que integram o arquipélago português e um referente à Ilha de Santa Catarina, que carinhosamente é considerada a décima ilha açoriana. A Prefeitura de Florianópolis também será homenageada com o Troféu Açorianidade por conta de ser o município anfitrião e coorganizador da 21ª edição. Os agraciados foram indicados e aprovados em votação realizada pelo Conselho Deliberativo do NEA, que é integrado por 65 instituições responsáveis por preservar os traços da cultura açoriana e com sede no litoral de Santa Catarina (prefeituras, universidades, fundações e associações culturais). Já a estatueta que será entregue aos homenageados tem design assinado pelo artista plástico João Aurino Dias (Dão). 


CULTURA AÇORIANA

Clique na imagem para ampliá-la

Com entrada gratuita e aberta ao público, o 21º Açor tem como objetivo mostrar a originalidade e autenticidade da cultura açoriana no folclore, artesanato, danças, gastronomia e religiosidade. Em Santo Antônio de Lisboa, a festa vai reunir estandes culturais e gastronômicos, exposições fotográficas, mostra de vídeos, apresentações culturais, palestras e lançamentos de livros, entre outras atividades que contribuem para a divulgação, fortalecimento e valorização da cultura açoriana. Em 2014, representações de 27 municípios e 51 instituições do litoral de Santa Catarina devem apresentar produtos de referência regional açoriana. Também haverá participação de 15 escolas da rede municipal da Capital que aderiram ao projeto de capacitação promovido pelo Núcleo de Estudos Açorianos, além de centenas de artesãos que vão mostrar suas obras ao público.

Clique na imagem para ampliá-la

Durante os três dias de festa estão programados cerca de 50 apresentações folclóricas e dois shows musicais no encerramento das noites dos dias 22 e 23 de agosto. No sábado (23), às 10 horas, no Centro Histórico de Florianópolis, ocorrerá um desfile folclórico reunindo todos os grupos participantes da festa.
No domingo (24), às 9h30, será realizado o Encontro das Bandeiras do Divino e celebração de missa na Igreja de Santo Antônio de Lisboa, com a participação de seis cantorias e 19 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios. Além dessas atividades, o evento contará com uma praça de alimentação onde serão oferecidos quitutes e pratos típicos da culinária do litoral catarinense, juntamente com variada programação cultural. Desde que foi criada, em 1994, a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina já foi realizada em Itajaí, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Palhoça e Sombrio.


DIA DOS PAIS

Fantástico final de semana que ganhei de presente da família Infinity Blue que preparou uma programação super especial ao lado da família. Desafio pais e filhos, Banda de Rock anos 60 e 70 e Falcoaria (show de vôos com falcão e seu treinador), culinária espanhola com buffet de pratos regionais espanhóis. O chef do resort nos proporcionou um tour gastronômico nessa maravilhosa e aromática cozinha atlântica e mediterrânea ao som de música flamenca em uma atmosfera aconchegante e romântica. 

Clique na imagem para ampliá-la

Já no almoço de domingo foi a vez dos pratos da gastronomia contemporânea, com station de corte de costela fogo de chão e paleta de cordeiro assada ao aroma de especiarias. O barman preparava caipirinhas de frutas com cachaças selecionadas da própria adega do Infinity, música ao vivo com o melhor da música POP brasileira e internacional no Restaurante Blue Marine. O Spa também preparou um pacote especial com todas as mordomias: Day Spa do Vinho com Banho revigorante de vinho, hidratação capilar, massagem relaxante, reflexo terapia com escalda pés, almoço, lanche da tarde e degustação na banheira com uma taca de vinho. Realmente coisas que só o Infinity sabe fazer além de bem receber. Para ver todas as fotos clique aqui.

CANOAGEM ONDA

Clique na imagem para ampliá-la

A Praia do Rosa é sempre pura ferveção. Depois do Montain Do, vem aí no próximo dia 30 a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem em Onda 2014, no dia seguinte, 31, no mesmo palco, o Campeonato Catarinense de Long Board e Stand Up Padlle. A famosa Praia do Rosa não é só conhecido por suas boas ondas e belezas naturais, mas também pelos resorts, pousadas, bistrôts com altíssima gastronomia... Minha dica evidentemente é o Vida Sol e mar Eco Resort e Beach Vilage, de frente para o palco do evento e com uma estrutura invejável. As reservas podem ser feitas com a Sabrina (sabrina@vidasolemar.com.br). Não deixa para a última hora porque você vai dançar. 


Com realão ao campeonato, as vagas serão limitadas a 16 vagas para atletas waveski, 16 atletas do kayaksurf e 10 atletas do Shark Paddle. O valor da inscrição será de R$130,00 a primeira categoria e R$ 30,00 por cada uma das demais categorias disputadas. As pré inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto através do e-mail fabrica@supbless.com.br informando nome, modalidades, categorias e CPF. Caso esteja irregular no seu cadastro com a confederação, acesse: www.canoagem.org.br, link cadastro e se regularize. Para dúvidas relacionadas ao cadastro, entrar em contato pelo e-mail cadastro@cbca.org.br ou pelo telefone 41 3083 2600. A I Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Onda 2014 tem apoio da Fecesc - Federação Canoagem do Estado de Santa Catarina, Pousada Fazenda Verde do Rosa, Shark Paddle e RPF Kayaks. Uma realização de ALI - Associação de Longboard de Imbituba e CBCa - Confederação Brasileira de Canoagem. Patrocínio de BLESS SPORTS, TRUZZ e New Impact.

RESGATE BALEIA FRANCA

Clique na imagem para ampliá-la

Enrique Litman, presidente do Instituto Baleia Franca, juntamente com a APA, em parceria com a Capitania dos portos de Laguna,Policia Ambiental de Laguna e Karina Groch, coordenadora de pesquisas do Projeto Baleia Franca realizaram um resgate exemplar de uma Baleia  Franca adulta e um filhote dentro do Rio Tubarão em Laguna. Elas tinham encalhado dentro do rio.


PRAIA DO ROSA DEL VINO


A vida vale a pena ser brindada. No inverno, então...  Por isso, a Praia do Rosa promove, nos três últimos finais de semana de agosto, de 15 a 31, o evento “Praia do Rosa Del Vino”. Uma série de encontros com descontos especiais em restaurantes e pousadas da Praia do Rosa, para que os amantes dos bons vinhos e da boa comida possam curtir os dias frios em clima de serra, à beira-mar. Um evento que reúne gastronomia e turismo na bela Praia do Rosa, lugar ideal para curtir os dias ensolarados à beira-mar e noites românticas num clima serrano repleto de boas ofertas gastronômicas e hospedagens  aconchegantes.


Cada estabelecimento associado à ACIM/Núcleo de Turismo Sustentável da Praia do Rosa está preparando sua programação especial, com temas variados, como Vinhos Nacionais, Vinhos da Serra Catarinense, Vinhos Gaúchos, Vinhos Chilenos, Vinhos Franceses, Vinhos Uruguaios, Vinhos Argentinos, Vinhos Franceses. Palestras com enólogos, minicursos, harmonizações e degustações integram a programação.


Na Praia do Rosa, em Santa Catarina, você pode se dar ao luxo de não ficar em dúvida entre curtir o melhor da serra ou do mar: lá você encontra ambos no mesmo território. O badalado point praiano do Sul do Brasil cada vez mais atrai turistas fora da temporada de verão. As peculiaridades da geografia local e a ampla oferta de hospedagem, restaurantes e bares, que seguem funcionando a todo o vapor, fazem do Rosa um destino a ser visitado em qualquer época do ano. Além das belezas naturais, a união dos empresários locais e os princípios de sustentabilidade que os une fizeram da Praia do Rosa uma das 30 baías mais belas do mundo - o Rosa é o único destino nacional que faz parte do seleto grupo internacional Clube das Baías Mais Belas do Mundo, que conta com a chancela da UNESCO.
Para saber mais sobre a Praia do Rosa acesse o site: www.praiadorosa.imb.br

Conceitualle - Balneário Camboriú

VIVA CIRANDA

Clique na imagem para ampliá-la

Para celebrar o sucesso conquistado durante os seus quatro anos de atividade e anunciar novidades, na última sexta-feira aconteceu o relançamento do Viva Ciranda, projeto de turismo rural pedagógico de Joinville. O evento foi realizado no Rancho Alegre, propriedade localizada na região do Piraí e participante do Viva Ciranda. Os convidados foram recepcionados com um café rural, especialmente preparado pelos produtores rurais.  Uma das ações apresentadas no evento, foi o ônibus do Viva Ciranda. O veículo foi oferecido à Fundação Turística pela empresa de transportes Gidion e será utilizado pelos alunos da rede municipal de ensino, para as visitas pedagógicas nas propriedades rurais.

Clique na imagem para ampliá-la

Outra novidade que marcou o relançamento do Viva Ciranda foi o Passaporte Rural Escolar. Elaborados em forma cartões postais que retratam as belezas das cinco regiões rurais de Joinville, os Passaportes foram entregues às escolas das redes pública e particular.  Em cada visita realizada, a escola vai receber um carimbo, no passaporte correspondente à sua região. Quando a escola tiver os cinco cartões totalmente carimbados, será presenteada com uma diversificada cesta de produtos coloniais.  Além das novas ações, o relançamento do Viva Ciranda apresentou os resultados obtidos com o projeto, desde a sua criação, em 2011.


RETORNO AOS PRODUTORES

A propriedade Vale das Nascentes, na Estada do Quiriri, é uma das 15 propriedades participantes do Viva Ciranda e participa do projeto desde o início das suas atividades. Para a proprietária, Sueli Bail, o trabalho representa uma forma de realização profissional e pessoal. O retorno financeiro é outro aspecto positivo destacado pela produtora. O Viva Ciranda é um dos projetos de maior relevância no segmento de turismo rural de Joinville e é referência para profissionais e estudantes da área, de diversas regiões do país.  No ano passado, o Viva Ciranda recebeu o Prêmio Top Turismo ADVB-SC, por contribuir com o desenvolvimento turístico de Santa Catarina. Foi tema de dissertação da pedagoga e mestre em Desenvolvimento Rural, Angela Luciane Klein. Em 2012, o projeto foi apresentado no guia de Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar, manual elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente.


INFRAESTRUTURA TURÍSTICA

A casa da mãe joana analisa projeto que permite a utilização de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na infraestrutura turística de estados e municípios (PL 6876/13). Atualmente, a Lei 8.036/90 prevê aplicação dos recursos apenas em habitação, saneamento e infraestrutura urbana. O autor da proposta defendeu o investimento em infraestruturas, públicas e privadas, em treinamento e no aperfeiçoamento da oferta de serviço, para acomodar e divertir o turista, bem como em publicidade e divulgação. Segundo o parlamentar, o poder público deve impulsionar o investimento na infraestrutura turística pública, por meio de fontes de financiamento de baixo custo e longo prazo, para permitir aos estados e municípios desenvolverem seus potenciais de atração turística. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Esporte e Turismo; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ARGENTINOS NA PARAÍBA

Clique na imagem para ampliá-la

Mais um grupo de 13 agentes de viagens argentinos que têm parceria com a operadora Turismo Tourmed chegou a João Pessoa para participar de mais um famtour. A ação engloba a capacitação e visitas dos profissionais aos principais pontos e equipamentos turísticos do litoral paraibano. O objetivo da ação, segundo a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, é dar continuidade às ações promocionais de divulgação e comercialização do Destino Paraíba, iniciada desde 2011 pela estatal do turismo, por meio de parcerias com o trade paraibano. A visita visa promover o destino turístico Brasil no mercado argentino em João Pessoa, passando pelo Litoral Sul e Norte. Integram o grupo profissionais das agências Grupo Mas, Conexia, Rosella Tours, Maguitur, Dubai Viajes, Saul Turism, Gerencia de Viajes, Himalaya, Ola Operadora Mayorista, Lan Chile, Boscatto, Lozada Viajes e Tourmed DMC.


A Argentina é um dos principais emissores de turistas estrangeiros para o Destino Paraíba, segundo o Setor de Estatísticas da PBTur. “É um dos mercados que têm recebido atenção na promoção turística da Paraíba, por meio de realização de workshops promovidos nas cidades de Córdoba, Rosário e Buenos Aires”, enfatizou Ruth Avelino. A executiva da PBTur reiterou, ainda, que o objetivo em participar desses eventos é promover a Paraíba para o público final e profissional, visando o aumento do fluxo turístico para o destino. “Ação como o famtour é importante, porque os agentes de viagens podem vivenciar nossas cidades de perto e, a partir daí, 'vender' com mais propriedade com mais empolgação”, afirmou.


DESTINO PARAÍBA


As ações de divulgação do ‘Destino Paraíba’ serão intensificadas na região Sudeste neste mês e a pauta de eventos está lotada, segundo informou a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino. até o dia 28 deste mês, os principais roteiros paraibanos estarão sendo divulgados no Rio de Janeiro (RJ), cidades do interior de São Paulo e em Juiz de Fora e Belo Horizonte (MG). Neste último sábado a estatal reuniu cerca de 150 agentes de viagens da Operadora MGM, uma das principais do país, para treinamento sobre o destino. Essa ação tem a parceria da Associação Brasileira dos Hoteleiros, secção Paraíba (ABIH-PB). De acordo com Ruth Avelino, a programação de ações terá continuidade na próxima quarta-feira (13), na Operadora New It, também no Rio de Janeiro, e em Juiz de Fora (MG). Em seguida, nos dias 15 e 16, a PBTur participará com um estande da Feira de Negócios da Avirrp, em Ribeirão Preto (SP), com acesso grátis para todas as prefeituras paraibanas interessadas em estar divulgando seus roteiros, assim como hoteleiros e agentes de receptivo.

Clique na imagem para ampliá-la

A Feira da Avirrp (Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto) é considerada uma das mais estratégicas para a divulgação de destinos em São Paulo, considerado o maior emissor de turistas para o Nordeste. Mais de mil agentes de viagens aderiram às caravanas que seguirão ao evento. As caravanas são formadas por profissionais de Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio, Rio Grande do Sul e Goiás, que terão transporte gratuito saindo de 22 cidades, além de outras 24 cidades paulistas. Roadshow – Ainda de acordo com o calendário de ações, nos dias 18 a 21 será promovido um Roadshow pelo interior de São Paulo (as cidades serão divulgadas ainda esta semana), numa ação da ABIH-PB com apoio da PBTur, Sebrae, Convention Bureau de João Pessoa, entre outros parceiros. Fechando as ações do mês de agosto, o Destino Paraíba estará presente na Minastur, que será realizada no dia 28 no Minascentro, em Belo Horizonte. A PBTur terá um estande próprio para a participação dos representantes do trade. O evento conta com expositores nacionais e internacionais, dos setores de operadoras, destinos turísticos, hotéis, companhias aéreas, cruzeiros, entre outros.

BRAZTOA NO FESTURIS JPA


Consolidada como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo brasileiro, a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), estará presente na quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, na Capital paraibana. Com um corredor exclusivo reservado no maior evento de turismo e negócios da região, a entidade contará com um lounge institucional para receber os mil agentes esperados nesta edição, e apresentar seus principais produtos e lançamentos. Além disso, as operadoras participantes oferecerão uma grade bastante diversificada de capacitações durante todo o evento. Entre os confirmados para o corredor da Braztoa, estão as empresas Abreutur, CVC, Firstar, Flot,  Flytour, Nascimento, Sanchat e RCA. “Temos excelente referência do Festival do Turismo de João Pessoa, por meio de nossos associados que já conhecem a feira. Esta será uma boa oportunidade para falarmos pessoalmente com aqueles agentes de viagens que dificilmente vêm às feiras do Sudeste”, destacou o presidente da Braztoa, Marco Ferraz.


COLETIVA A IMPRENSA

Na data que antecedeu 70 dias da sua quarta edição, o Festival do Turismo de João Pessoa realizou uma coletiva de imprensa para apresentar o maior evento de turismo e negócios da região em número de participantes. Realizado na última quinta-feira (7), às 12h, no restaurante Sal e Brasa, na Capital paraibana, o evento reuniu parceiros, expositores e profissionais da imprensa da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Na ocasião, os diretores do Festival do Turismo de João Pessoa apresentaram os resultados da última edição, como também os objetivos e programação do evento, que prevê a participação de mais de mil agentes e operadores de turismo de todo o País. A quarta edição acontece nos dias 17 e 18 de outubro, no Centro de Convenções de João Pessoa.


Durante a coletiva de imprensa, foram apresentados os números da última edição do evento, que recebeu um total de 400 expositores e mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo. Representando o Governo do Estado de Pernambuco, que apoia o evento pelo quarto ano consecutivo, a executiva de marketing da Empetur, Danielle Aguiar, acredita que o resultado da última edição do evento só confirma o status que o Festival vem conquistando na região e a nível nacional. “O Destino Pernambuco acredita muito no evento, e nós sempre temos uma participação de destaque em todos os anos, pois temos certeza que hoje o Festival do Turismo de João Pessoa é o melhor do segmento no Nordeste”, afirmou.


CAPACITAÇÕES

Divulgando a programação do Festival, que neste ano contará com a novidade de oito salas exclusivas de capacitação para o segmento, o diretor comercial do evento, Cláudio J. S. Júnior, destacou durante a coletiva a presença de importantes empresas internacionais em um dos corredores exclusivos do Festival. “Nós teremos expositores dos Estados Unidos como a Universal, Hard Rock Hotel e Visit Orlando, além de outras empresas internacionais que o Festival irá trazer pela primeira vez para a região”, confirmou.

AGENTES & OPERADORES

Voltado exclusivamente para agentes e operadores de turismo, o Festival do Turismo de João Pessoa apresentará em sua quarta edição uma estrutura com mais de 150 stands, e receberá importantes empresas do setor como hotéis, resorts, companhias aéreas, consolidadoras e operadoras de turismo – regionais, nacionais e internacionais. O Festival ainda conta com diversas capacitações, fóruns acadêmico e empresarial, rodada de negócios, além de atividades sociais, culturais e de lazer em sua programação. O Festival do Turismo de João Pessoa conta com o apoio da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – PB), ABAV–PB (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Sebrae-PB, Fecomércio, Governo do Estado da Paraíba, Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura Municipal de João Pessoa e Prefeitura Municipal de Campina Grande. O evento é realizado e organizado pela Sophistique Eventos, com co-realização do Convention Bureau de João Pessoa e com co-organização da Uptodate Eventos.

FESTURIS GRAMADO


Machu Pichu é presença confirmadíssima no 26º FESTURIS de Gramado, na fantástica Serra Gaúcha. A dica que fica é que para contemplar paisagens de tirar o fôlego, não é preciso ir longe! O Peru tem uma grande variedade de atrações, e a cultura inigualável do país conquista turistas do mundo inteiro com suas belezas, que vão além da incrível Machu Picchu.

CARAVANAS INTERNACIONAIS



A tradicional recepção que o Festuris faz aos agentes de viagens, operadores e jornalistas, especializados em turismo internacional, revela nesta edição roteiros criativos pelo Rio Grande do Sul. Dentre as acolhedoras cidades que se engajam para idealizar diferentes roteiros e consolidar ainda mais as caravanas internacionais, está Garibaldi. Em entrevista exclusiva, a secretária de turismo Ivane Fávero ressalta a importância de receber visitantes de outros países e o diferencial da região. “O Festival de Turismo de Gramado, através do trabalho incansável da Marta, do Eduardo e do Marcos, com a toda equipe, exerce um importante papel na promoção de nosso Estado para o mundo. Receber as caravanas com agentes de viagens e jornalistas dos mais diversos países, além das caravanas nacionais, possibilita que nos divulguemos para destinos emissores onde teríamos dificuldades de nos promover isoladamente. Os integrantes das caravanas, além disso, contribuem com seu feedback para a oferta turística local, auxiliando na qualificação constante de nossos produtos e serviços turísticos”, declarou Ivane Fávero, secretária de Turismo de Garibaldi.


Reconhecido pela hospitalidade de seus habitantes, o Rio Grande do Sul apresenta uma diversificada proposta turística. As cidades da Serra se destacam pelas belezas naturais, delícias da gastronomia, além do conforto e do acolhimento aos visitantes. Ao receber as caravanas internacionais, o município de Garibaldi costuma intensificar a divulgação de seus principais atrativos, como a Rota dos Espumantes, que passeia por 20 vinícolas, o passeio de Maria Fumaça, divertido e regado a vinho, espumante e música tradicional, e a Estrada do Sabor, um diferente roteiro onde, além de ótima comida, é possível apreciar as belezas do interior.




segunda-feira, 4 de agosto de 2014

COPA DAS COPAS

COPA DAS COPAS


Nesta maldita "copa das copas", perdemos todos. Um verdadeiro desastre. Até agora o comércio não conseguiu se recuperar. De bares a restaurantes, passando pela hotelaria. Perdemos tempo, paciência, dinheiro, enfim, um buraco sem fundo. Só a produção industrial brasileira caiu 6,9% em junho na 
comparação com junho de 2013. Esse foi o resultado negativo mais intenso desde setembro de 2009 neste tipo de comparação, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão ainda destacou que este é o quarto resultado negativo consecutivo nesta base de comparação. A Copa do Mundo, afirma o IBGE, influenciou a forte queda do indicador em junho, em função do menor número de dias trabalhados e das jornadas reduzidas. 


A magnitude da queda tem relação direta com menor número de dias trabalhados, redução da jornada de trabalho, férias coletivas, cortes de turnos de trabalho, que ficaram como uma marca do mês de junho. Não apenas os jogos do Brasil prejudicaram a indústria, mas o simples fato de haver várias cidades recebendo jogos, o que aumentou o número de feriados. O recuo anunciado foi o quarto dado negativo consecutivo na margem.  Segundo o IBGE, pelo quarto mês seguido, o indicador mensal também apresenta resultados negativos. No acumulado no primeiro semestre de 2014, a produção da indústria registra queda de 2,6% ante o mesmo período do ano passado. Some-se a isso toda a grana gasta para termos esse elefante branco no país. 


TURISMO


Nem no turismo ganhamos. Vieram menos turistas do que o esperado, reservas foram canceladas e o brasileiro aproveitou para viajar ao exterior logicamente, onde é mais barato, rápido, fácil e all inclusive. Somente nestes últimos seis meses o brasileiro deixou "la fora" R$ 12,400 bilhões. 

PORTA DOS FUNDOS


É por essas e outras, pois o povão não é mais tolo, que o pinóquio retirante e sua marionete a ex-guerrilheira tiveram que sair pela porta dos fundos para 
evitar multidão que gritava "fora Dilma.A informação é do Jornal O Tempo, à cidade de Montes Claros, teve momentos de tensão na noite da última sexta-
feira quando militantes petistas e universitários se colocaram uns contra os outros em frente ao hotel da comitiva petista.


Enquanto os estudantes gritavam "fora Dilma", os petistas bradavam "fora burguesia". Um grupo de choque da Polícia Militar de Minas Gerais foi chamado para evitar um confronto.  LulaX9 e Dilma, que sempre costumam sair dos hotéis pela porta da frente, para cumprimentar simpatizantes, desta vez saíram pela garagem, em veículos com vidros fechados e com apoio dos policiais de choque.


CATÁSTROFE ANUNCIADA


Essa notícia só me apavora pois tudo o que vem do governo é a mais pura mentira. Segundo o ministro da Saúde, o petralha Arthur Chioro, disse neste sábado que os fiscais de vigilância sanitária nos portos, aeroportos e fronteiras do País estão treinados para identificar, caso chegue ao País, qualquer pessoa com suspeita de contágio pelo vírus ebola. Segundo ele, no entanto, não há recomendação específica nem risco de transmissão global do vírus. Quando um petista da petralha Dilma Rousseff faz uma afirmação dessas, aí mesmo é nos brasileiros precisamos tomar muito cuidado.

FORA DE CONTROLE


Esse estúpido está completamente desinformado, como todo petralha, tanto que a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, declarou que o surto de ebola na África Ocidental está "fora de controle", em uma reunião nesta última sexta-feira com os presidentes de Guiné, Libéria e Serra Leoa, em Conacri, capital de Guiné. "Este surto está se movendo mais rapidamente do que os nossos esforços para controlá-lo. Se a situação continuar a piorar, as consequências podem ser catastróficas em termos de perda de vidas, perturbações socioeconômicas e risco de disseminação para outros países", afirmou Margaret Chan. 


Não existe cura ou vacina para o ebola. A doença é conhecida por ser altamente transmissível e mortal: a taxa de óbitos entre infectados pode chegar a 90%. O vírus foi descoberto em 1976, ano em que houve 431 mortes pela infecção. Desde então, os principais surtos aconteceram em 1995 (254 óbitos), 2000 (224) e 2007 (224), todos na África. Na atual epidemia, que se iniciou em março, 729 pessoas morreram em Serra Leoa, Guiné, Libéria e Nigéria.


NASA


Enquanto isso, fora de sintonia como sempre,como se o ebola estivesse em outro planeta, a NASA (governo americano) pretende enviar a Marte uma sonda capaz de produzir oxigênio. A agência espacial americana anunciou  sete instrumentos que devem ser colocados em um robô que será enviado ao planeta vermelho em 2020. Com custo estimado em 1,9 bilhões de dólares, a sonda será capaz de transformar o dióxido de carbono presente na atmosfera do planeta em oxigênio, para servir tanto à respiração humana como à produção de combustível de foguetes.A previsão é de que o robô pouse no planeta vermelho em fevereiro de 2021. É o plano de fuga deles.

CARNAVAL ELEITORAL


Como estamos em ano eleitoral, milagres acontecem, por mais absurdos que possam ser. Nada contra os espetáculos das escolas de samba e tão pouco contra o carnaval, muito pelo contrário, devem sim acontecer e devidamente privatizados, pois até ingresso cobram. Todavia, enquanto projetos voltados a educação, cultura, esporte e turismo são literalmente engavetados, sem que praticamente ninguém consiga uma audiência na SOL, a Secretaria de Turismo de Santa Catarina, através do seu Secretário Jorginho Melo, aliás, Felipi Mello, o repasse dos fundos de Turismo e Cultura do Estado foi garantido. Este ano o recurso será depositado para as ligas em quatro parcelas (novembro, dezembro, janeiro e fevereiro), bem antes do carnaval na Passarela Nego Quirido, mas a tempo do carnaval eleitoral.

“Tanto riso, oh quanta alegria / Mais de mil palhaços no salão…”

Para o Carnaval de 2015, o orçamento previsto é de R$ 14 milhões. Pelo menos a metade virá (deveria ser tudo), da iniciativa privada, e o repasse para as escolas seriam no mesmo valor, de acordo com o grupo especial ou acesso. O governo Raimundo Colombo (candidato a reeleição) entrará com R$ 3.700.000,00, a Prefeitura de Florianópolis com R$ 2.931.637,00, Prefeitura de Palhoça com R$ 270.000,00 e a Prefeitura de São José com R$ 135.000,00. Isso não é, se não me falha a lembrança, contra o que argumentou o Conselho de Turismo? O que diz o trade?

PASSARALHO


O presidente do grupo RBS, Duda Melzer, reuniu seus funcionários para comunicar que a partir de quarta-feira, o passaralho irá dar o tom das pautas. Demitirá 130 trabalhadores dos seus jornais. Foi tudo por videoconferência. Duda Melzer falou em renovação, mas não explicou o que entendia por renovação. Provavelmente vai tirar os pauteiros, focas e jornalistas que entrevistam por telefone e colocar jornalistas de verdade, comprometidos coma verdade e não com a editoria de marketing, gente mais séria para ver se pelo menos vendem mais jornais, já que o grupo RBS está cada vez mais dependente de seus "investidores". A tal ponto que, embora seja um grupo gaúcho, com atuação restrita aos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, está trabalhando com a ideia de levar a direção para São Paulo.Logicamente que vai dançar de verde e amarelo. Por aqui eles não tem concorrência. Compraram todos.Detonaram com o mercado. Lá eles terão por baixo jornais de verdade, isto é, Folha, Estadão,...

DIA DOS PAIS


Já escolheu onde v ai comemorar o dias dos pais? Não sabe o que dar de presente? Tem certeza? Eu já escolhi. Vale informar que pra comemorar o Dia dos Pais, o Infinity Blue preparou uma programação para os papais curtirem dias divertidos e inesquecíveis ao lado da família. Desafio pais e filhos, Banda de Rock anos 60 e 70 e Falcoaria ( show de vôos com falcão e seu treinador) são algumas das atrações. Na sexta-feira a culinária espanhola promete deixar a noite ainda mais deliciosa com Buffet de pratos regionais espanhóis. Nosso Chef levará a um tour gastronômico nessa maravilhosa e aromática cozinha atlântica e mediterrânea ao som de música flamenca em uma atmosfera aconchegante e romântica. 


No almoço de Dia dos Pais o Buffet será de pratos da gastronomia contemporânea, com station de corte de costela fogo de chão e paleta de cordeiro assada ao aroma de especiarias. O barman preparará caipirinhas de frutas com cachaças selecionadas da nossa adega, música ao vivo com o melhor da música POP brasileira e internacional no Restaurante Blue Marine. O Spa preparou um pacote especial: Day Spa do Vinho com Banho revigorante de vinho, hidratação capilar, massagem relaxante, reflexo terapia com escalda pés, almoço, lanche da tarde e degustação na banheira com uma taca de vinho (Consulte valores).


Pacote válido do dia 08 ao dia 10 de Agosto com no mínimo 02 diárias, para duas pessoas em apartamento superior duplo. Cortesia para duas crianças de até 5 anos no mesmo apartamento dos pais, de acordo com a capacidade da categoria reservada e com pensão completa. Terapias do Spa não incluídas no valor da diária. Acrescentar 2,5% ao valor da diária referente ao ISS. Check-in às 15h e check-out às 12h.


LIMPEZA DOS MARES

A segunda etapa do projeto Limpeza dos Mares, realizada no entorno da Ilha do Francês, próxima à praia de Canasvieiras, em Florianópolis, conseguiu o feito de retirar do fundo do mar cerca de 500 quilos de lixo. A operação foi neste último sábado, 02, e ocorreu um mês depois de coletadas mais de duas toneladas na região da Ilha do Arvoredo. “A maioria foi de objetos deixados por embarcações de passeio e pesca”, informou Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), que lidera a iniciativa em parceria com a organização da Aquanauta e apoio da Capitania dos Portos, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio), Polícia Federal, GTT Náutico de SC, Bombeiro, Comcap, Floripamanhã, Mundo Mar, Sebrae/SC, Prefeitura de Florianópolis e Companhia da Praia.


No dia anterior, durante missão de reconhecimento, duas baleias – mãe e filhote – foram libertadas de uma rede de pesca na mesma área. “Foi recompensador termos também ajudado estes animais”, disse Sandro Poty, diretor de Mergulho da Acatmar. A empreitada envolveu mergulhadores voluntários e membros das entidades e instituições envolvidas e a meta agora é limpar a região do Tinguá, também na Grande Florianópolis, onde há a maior concentração de lanchas de lazer do litoral catarinense.

ENTRE SABORES


O premiadíssimo chef Helton Costa lança no próximo dia 19 mais um prato saboroso, todavia este é para saborear com os olhos. Me lembro que já li isso em algum lugar, não me lembro, mas dizia mais ou menos isso: " Alguns livros devem ser degustados, outros engolidos, e alguns poucos mastigados e digeridos". Quando comecei a folhear o livro "Entre Sabores" do chef, amigo e irmão Helton Costa, percebi logo no início que não seria apenas uma leitura, mais uma viagem gastronômica e cultural com direito a todos os sabores, temperos, aromas, especiarias milenares, enfim, um livro que não é para ser degustado, engolido, mastigado ou digerido, mas um livro para ser saboreado, tranquilamente, pausadamente, acompanhado de um bom vinho, deixando-se embalar nesta fantástica viagem. Boa viagem a você que escolherá esse belíssimo roteiro de viagem.


BNT MERCOSUL CHILE/ARGENTINA


Nos dois workshops são esperados cerca de 500 operadores e agentes de viagens para contatos comerciais e negócios com representantes de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros em Santiago e Córdoba, nos dias 21 e 23 de outubro. Depois do sucesso da 20ª BNT Mercosul – edição Brasil (Bolsa de Negócios Turísticos) o evento chega na Argentina e no Chile pelo 7º ano consecutivo, desta vez em formato de rodadas de negócios/workshops. Trata-se de uma iniciativa exclusiva para comercializar produtos e serviços turísticos brasileiros a importantes polos emissores ao Brasil. A primeira parte do evento acontecerá no dia 21 de outubro na capital chilena. Em seguida, no dia 23 de outubro, os expositores partem para Córdoba na Argentina. A expectativa é que cerca de 250 importantes agentes de viagens e operadores participem de cada evento para visitar 50 mesas de negócios de empresas e destinos turísticos do Brasil.


Meios de hospedagem, empresas de receptivo, locadoras de veículos, parques e atrações além de destinos e órgãos de turismo são alguns segmentos confirmados para exposição. Além disso, trata-se de um período estratégico para a realização dos eventos já é um momento em que os profissionais da área estão estruturando seus pacotes turísticos para a próxima temporada de verão (2014/2015). Outras vantagens na realização de workshops como esses é a redução de custos em viagens isoladas e principalmente com relação ao tempo, já que será possível realizar em dois dias cerca de 500 contatos comerciais. Os participantes poderão ainda estender a semana para participar da FIT – Feira Internacional de Turismo da América Latina que começará no dia 25 de outubro em Buenos Aires, dois dias após a Rodada de Negócios da BNT Mercosul em Córdoba.


Falando nisso, os agentes de viagens, operadores, empresários do turismo e imprensa do Brasil e exterior terão uma grande novidade para 2.015 com a ampliação e modernização da BNT Mercosul, anunciam os organizadores Geninho Goes e Jair Pasquini, responsáveis pela realização de um dos mais completos e bem-sucedidos eventos de turismo da América Latina. Em maio do próximo ano, a consagrada Feira de Negócios Turísticos da BNT Mercosul passa a ser realizada na cidade de Itajaí, Santa Catarina, no Centreventos – um dos principais espaços para a realização de eventos do sul do país.A mudança já era cogitada pelos organizadores há algum tempo com o objetivo de proporcionar melhorias ao evento tanto para os expositores – representantes de produtos, serviços e destinos turísticos -, que terão um pavilhão moderno e maior; bem como aos agentes, operadores de viagens e imprensa participantes que ganharão em vários aspectos como: acesso, infraestrutura, logística, espaço, serviços de apoio, entre outros.


Com quase 19 mil metros quadrados de área total, o Centreventos Itajaí é um grandioso e bem estruturado espaço situado em um lugar privilegiado: na Avenida Beira-Rio, área central da cidade – perto de restaurantes, hotelaria e comércio em geral e a poucos minutos do aeroporto, praias e atrativos da região. Itajaí, um importante polo portuário, industrial e turístico – passará a ser sede da FEIRA DE NEGÓCIOS TURÍSTICOS. Balneário Camboriú – distante apenas 10 quilômetros de Itajaí  - continua sendo opção de hospedagem e visitas técnicas. Já o Beto Carrero World, um ícone do turismo nacional, receberá os participantes para conhecerem o complexo e para a tradicional premiação CAMPEÕES DE VENDAS, criada em virtude da BNT MERCOSUL.


Independente das mudanças. O Parque é sem dúvidas um grande exemplo de sucesso a ser seguido pelos empresários de turismo”, destacam os organizadores. Os estandes já estão sendo comercializados para a BNT MERCOSUL 2015. Para reservas e mais informações, acesse: www.bntmercosul.com.br. Na última edição da BNT Mercosul, que aconteceu nos dias 23 e 24 de maio deste ano, o evento recebeu mais de 6 mil profissionais de turismo, entre agentes de viagens, operadores e imprensa especializada. Os visitantes vieram de 6 países. Do Brasil, foram procedentes de 22 estados brasileiros e 265 cidades de todas as regiões brasileiras. 472 empresas expositoras apresentaram hotéis, resorts, pousadas, parques, serviços, roteiros e destinos turísticos. Capacitações, cine turismo, feira de negócios, visitas técnicas, confraternizações, almoços de negócios e premiações foram algumas das atividades que marcaram a 20ª edição. A 21ª edição da BNT Mercosul BRASIL já tem data marcada e novo local confirmado. Será nos dias 22 e 23 de maio de 2015 no Centreventos Itajaí.

MEIA ENTRADA

A Câmara dos Deputados analisa projeto que permite a meia-entrada em eventos públicos de cultura, esporte e lazer para doadores regulares de sangue. A proposta (PL 7254/14), determina que tanto no ato da compra do ingresso, como no momento de entrada no evento, seja exigida a identificação oficial de doador regular de sangue. De acordo com o texto, são doadores regulares de sangue aqueles assim identificados pelos hospitais e bancos de sangue oficiais. O objetivo da proposta é reconhecer e premiar os doadores. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Cultura; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 


FESTIVAL DE DANÇA

Muitos grupos já estão fazendo contato e providenciando as inscrições para o Festival de Dança de Piratuba, em nossa Rota da Amizade, entre os dias 09 a 14 de novembro onde município recebe mais de 600 bailarinos, todos da “melhor idade”, que se apresentam no palco do Centro de Eventos. A programação completa do Festival está praticamente definida e os shows de abertura e encerramento serão divulgados em breve. A competição será realizada em quatro categorias. Dança Coreográfica, Danças Populares Folclóricas, Dança de Salão em Conjunto e Dança de Salão em Duplas. Nestas os bailarinos disputam troféus e premiação em dinheiro. Neste ano a novidade é a Mostra Livre, onde grupos vão apenas mostrar o trabalho.


De acordo com a coordenadora do evento, Gelci de Souza, a expectativa é de um aumento no número de grupos nesta edição. “O Festival cresce a cada ano, recebemos grupos dos três Estados do Sul e coreógrafos de ouras regiões do país também já estão manifestando vontade de participar, então esperamos chegar nos 30 grupos neste ano”, comenta. Mais detalhes do evento, como premiação, regulamento, fotos das edições anteriores e programação, podem ser encontradas no site do evento. O endereço é o www.festivaldedancapiratuba.com.br.


OFF ROAD ADVENTURE

No próximo dia 13 de setembro acontece o passeio comemorativo aos 15 anos do OFF ROAD ADVENTURE TEAM, com início e término em Florianópolis - SC. A organização conta com a parceria da NOVA SANTA - Ssangyong São José e Criciúma através da cessão do veículo que será usado na função de "madrinha", o carro-guia do passeio. Algumas das belas paisagens catarinenses poderão ser conferidas durante o roteiro. 70 eventos podem não parecer muito, mas para a mesma empresa, no segmento offroad é. Foram mais de 11 toneladas de alimentos doados a entidades assistenciais, resultado das colaborações de off roaders participantes, de empresas parceiras e em determinados momentos do apoio consistente da China in Box. A arrecadação de alimentos teve início em 2003 na fase do Programa Caçula de Pneus de Relacionamento Off Road.


Off Roaders de Atibaia-SP, Balneário Camboríu-SC, Barueri-SP, Curitiba-PR, Florianópolis-SC, Mairiporã-SP e São Paulo-SP já manifestaram intenção de participar da comemoração. Cada carro deve doar 20 quilos de alimentos, que devem ser entregues no período de 01 a 12 de setembro na NOVA SANTA  - Ssangyong São José, na Leoberto Leal, em Barreiros. O SULACONTECE.com criado com a ideia de levar ao internauta TUDO DE BOM DO SUL DO BRASIL fará a doação de 100 quilos de alimentos. Até 31 de julho 140 Quilos estavam assegurados. Caso sua empresa se disponha a doar alguns quilos de alimentos, entre em contato com diretor@sulacontece.com afim de buscar a melhor forma de efetivar parceria.  


RALY DE AVIÕES 

Quem subiu a Serra em direção a Bom Retiro neste último final de semana ensolarado não se arrependeu por conta do 1º Rally Aéreo Pouso na Serra. O aeródromo Pouso na Serra – SIJN recebeu 15 aeronaves, vindas dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Com o tema Aviação contra a poliomielite, o evento foi beneficente, com lucro revertido em favor da Campanha de Erradicação da Poliomielite no mundo (End Polio Now), da Fundação Rotary Internacional. Se do alto, o visual era deslumbrante para os pilotos, não foi diferente para o público que assistiu a tudo do chão. Além de acompanhar as dezenas de decolagens e pousos, os visitantes apreciaram as manobras radicais do comandante Fabrício Medeiros, de Tubarão. As acrobacias, que incluíram mergulhos, rasantes, loopings e parafusos com fumaça se sucederam durante todo o dia, entusiasmando o público. 


Houve também exposição de aviões da INPAER indústria aeronáutica paulista, degustação de vinhos da altitude catarinense da Vinícola Suzin de São Joaquim, chocolates orgânicos Chokolah, almoço regado a truta preparado pelo Chefe Hugo Coelho Melo e peras oferecidas pela Pomartec de Bom Retiro. O público pode ainda fazer passeios de helicóptero e cavalgada. Alguns dos visitantes também contribuíram com a campanha de Erradicação da Poliomielite (End Polio Now), fazendo doação espontânea de gotinhas anti-polio e recebendo em troca uma camiseta. O proprietário do aeródromo, Carlos Arno Jensen, satisfeito com o resultado do evento, informou que encontros aeronáuticos farão parte de um calendário e serão realizados periodicamente. 


FEBRACHOCO

A Febrachoco que acontece em Gramado de 10 a 12 de setembro terá foco no chocolate Premium apresentando tendências e inovações para o segmento. A capacitação profissional da Febrachoco tem como destaque a presença do ITAL – Cereal Chocotec, com o curso “Fabricação de Confeitos e Recheios Aerados”, tais como marshmallows e nougats, para fabricantes de pequena e grande escala. O Congresso Chocolatino terá como conteúdo novas tecnologias, técnicas de produção, design e tendências para o segmento Premium de chocolate. Os interessados poderão inscrever-se para a capacitação,os três dias de Congresso e ainda participar das oficinas, aulas e demonstrações de chocolate e sorvete, apresentadas por grandes chefes especializados do setor. Todas as informações bem como inscrições estão feitas junto ao site: www.febrachoco.com.br.


ZONA FRANCA

O Congresso Nacional fez uma sessão solene nesta última terça-feira para promulgar a Emenda Constitucional 83, que prorroga os benefícios tributários da Zona Franca de Manaus até 2073. Atualmente, a Constituição prevê a vigência da Zona Franca até 2023. A Zona Franca de Manaus foi criada em 1967 para estimular a geração de emprego e renda na região amazônica. O texto, de autoria do Executivo, foi aprovado em junho pela Câmara dos Deputados e no mês seguinte pelo Senado. O prolongamento da vigência da zona franca tem como objetivo, segundo o governo, oferecer segurança jurídica para que os empresários mantenham projetos ou aumentem investimentos, além de permitir a continuidade de um regime que vem colaborando para o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia.

Tropical Tambaú Resort

BELLA DA SEMANA


Estreou nesta quarta-feira, dia 06 de agosto, o ensaio da modelo Franciele Christ para o site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Dona de hipnotizantes olhos verdes, a gaúcha de Feliz (RS) chega com o propósito de enlouquecer a população masculina com as primeiras fotos sensuais da carreira. Aos 22 anos,  a promotora de eventos sonha em conhecer Cancún e confessa: ‘me senti muito à vontade ficando nua para as câmeras.’