terça-feira, 21 de outubro de 2014

FERROVIA SC

FERROVIA SC


Assim como a ex-guerrilheira lançou e seu "trem bala", seu fiel aliado Raimundo Colombo, não deixou por menos, e, depois do aeroporto em Jaguaruna que não funciona ainda, o de Correia Pinto, que também não funciona, depois da nossa pista de pouso internacional Hercílio Luz que só tem uma esteira para recebimento de bagagem, cujas obras de melhoramento só ficarão prontas em 2016 (o que ninguém acredita) e que sequer possui voos da TAM, Azul... de Florianópolis para Porto-Alegre-Florianópolis, depois de fechar a estrada do Corvo Branco ao custo de R$ 31 milhões para se construir apenas 9,5 km de asfalto, pasmem, lançou a ordem de serviço para realização de projeto executivo e estudos de viabilidade da Ferrovia da Integração, para ligar o Oeste ao Litoral catarinense. Esse nosso "governador" quer chegar a presidência. É campeão em fazer milagres. Só ele e jesus com a multiplicação dos pães e peixes. 


A ordem de serviço para o "Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental" (EVTEA) da ferrovia, também conhecida como ferrovia do frango, foi assinada na manhã da última quarta-feira, e contou com a presença petralkha dos ministros dos Transportes, Paulo Passos, e Planejamento, Miriam Belchior, além de deputados e lideranças empresariais. Enquanto isso, continua no papel a promessa do dito "governador" a duplicação da BR 282, para que os produtos do Oeste catarinense cheguem mais rapidamente e mais baratos aos portos de SC.


Se para revitalizar/construir 9,5 km na Serra do Corvo Branco levará um ano e custará R$ 31 milhões, quanto tempo não levará para construir 862 quilômetros de ferrovia que ligará Dionísio Cerqueira (na fronteira com a Argentina) ao Porto de Itajaí. O mais estranho de tudo isso é que essa obra levará apenas 25 meses e custará R$ 346,5 milhões, se um dia sair do papel que será executado pelo consórcio constituído pelas empresas Prosul, Setepla, Urbaniza e Hansa. Realmente chama a mãe que o pai da doido. Político é campeão em piada pronta e de mal gosto.

ROTEIRO AGROTURÍSTICO

Estruturar um roteiro de turismo que ofereça aos visitantes o contato com a vida no campo e a cultura serrana, envolvendo famílias de agricultores em Urubici, na Serra Catarinense, é objetivo do Projeto “Fortalecimento do Agroturismo”, que conta com apoio da Associação Acolhida na Colônia. Na semana passada, as famílias beneficiadas apresentaram suas propriedades em um roteiro que incluiu visita às estruturas de hospedagem, comida típica e café colonial, pelas localidades de Campestre, Santa Terezinha e São Pedro, às margens da SC-370, em direção à Serra do Corvo Branco. Através do projeto foram construídos 12 chalés para atendimento ao turista, adquiridos móveis e equipamentos, realizadas melhorias de sistemas produtivos e reforma de ambientes, além da capacitação das famílias para a gestão dos empreendimentos, organização em cooperativa e legalização das atividades. 

Clique na imagem para ampliá-la

Com o apoio, as famílias amentaram a infraestrutura das propriedades e a disponibilidade de produtos e serviços de agroturismo de forma integrada. “O objetivo é promover a sustentabilidade da agricultura familiar, levando em conta a recuperação e a preservação ambiental”, explicou Cláudia Maria Schmitz, do Escritório Municipal da Epagri, que coordenou a elaboração e a execução das ações do SC Rural em Urubici. Para estruturar os roteiros de agroturismo em Urubici, através do SC Rural, foram desenvolvidas ainda outras importantes ações como a melhoria nas estradas municipais nas localidades de São Francisco e Baiano, em um total de 17,7 Km para acesso às propriedades rurais. Através de convênio com a Prefeitura. Também foram disponibilizados móveis e equipamentos para a estruturação do Centro de Atendimento ao Turista – CAT e sinalização turística, com um total de 21 placas e um painel, adquiridos através de licitação pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim, com recursos do Funturismo.


SUPER BATERIA


Que maravilha ! Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, anunciaram que inventaram uma bateria de íons de lítio capaz de atingir 70% de sua capacidade em dois minutos de recarga e que dura até 20 anos, uma vida útil dez vezes maior que a atual. “Esta descoberta tem grande impacto em todas as indústrias, especialmente para os carros elétricos, já que os consumidores têm que suportar as contínuas recargas e uma vida útil pequena das baterias”, afirmou a universidade em comunicado. O professor 
Chen Xiaodong, diretor da equipe de pesquisa, disse que as novas baterias permitirão aos motoristas de carros elétricos fazer sua recarga em cinco minutos, o mesmo tempo gasto, mais ou menos, para encher o tanque de veículos movidos à gasolina. Além disso, essa descoberta terá outro impacto importante, pois poderemos reduzir drasticamente os resíduos tóxicos gerados pelas baterias, já que as baterias duram dez vezes mais que a geração atual. Chen comentou que uma empresa está realizando testes e que a nova bateria chegará ao mercado nos próximos dois anos.


QUALIFICAÇÃO PARA O TURISMO ABAV


A vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional,  Ana Carolina Medeiros, participou na semana passada da oficina de elaboração das diretrizes da Política Nacional de Qualificação em Turismo, proposta pelo Ministério do Turismo. O encontro realizado em Brasília, e que reuniu também representantes da Embratur e de entidades ligadas a outros segmentos do turismo, foi palco para a apresentação de um estudo elaborado pela UnB com o objetivo de identificar os níveis de qualidade de atendimento no setor.


O distanciamento entre a academia e o mercado e a falta de ajuste e alinhamento no conteúdo das grades e programas dos cursos de turismo foram alguns dos pontos identificados e que deverão ser alvo das discussões na segunda etapa da oficina que se realizará em novembro. O objetivo é construir um documento e submetê-lo à consulta pública para que, em dezembro, uma versão final seja apresentada ao Conselho Nacional Turismo para encaminhamentos. A Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que também participou da oficina, apoia a disposição de mudança. Na visão da entidade congênere da ABAV, capacitação, atualização e valorização profissional constituem prioridades que precisam e devem condizer com mudanças capazes de atender as reais necessidades do setor.


ALPEM PARK NO FESTURIS


As diversas atrações do Alpen Park, de Canela (RS), serão destaque no estande do empreendimento durante o 26º Festival de Turismo de Gramado, que ocorre entre os dias 6 e 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado (RS). Entre as atrações apresentadas no evento estão o Trenó, o Alpen Blizzard, o Cinema 4D, Alpen Interactive, Arvorismo com Tirolesa, Muro de Escalada e Torre de Rapel, além da presença do mascote da atração, o cachorro Bart. Outro destaque serão os passaportes Alpen Park e Casa da Aventura, que possibilitam que os visitantes aproveitem combinados de atrações por preços promocionais.


De acordo com a Relações Públicas do Alpen, Samanta Vasques, a participação do parque no evento reforça a importância de apresentar suas atrações e novidades para o trade de turismo. ?Acreditamos que o Festival possibilita a troca de experiências entre todas as esferas do trade que prestigiam o evento, além de ser uma excelente vitrine para apresentarmos nossas atrações e concretizarmos negócios e parcerias que gerem resultados para o Alpen Park e o turismo da região? explica.


Localizado a cinco minutos do centro de Canela (RS), o parque é uma excelente opção de passeio para família e amigos, contando com atrações voltadas para públicos de todas as idades. Para os amantes da aventura, o empreendimento oferece uma variedade de atividades que fazem a adrenalina falar mais alto, como passeios de trenó e quadriciclo, rapel, muro de escalada, arvorismo, tirolesas, além da emocionante Alpen Blizzard, a maior montanha russa de aço do Rio Grande do Sul e o Super Salto, brinquedo composto por cordas elásticas, 
onde a pessoa fica, firmemente, amarrada e é lançada para o alto.  Quem é ligado às novas tecnologias, vai se divertir com o Cinema 4D e seus efeitos especiais e sensoriais e ainda pode curtir os emocionantes Mini Rider 2 e Alpen Interactive Supergame 5D, no qual os participantes interagem com jogos de última geração. Para os pequenos, o parque traz o Alpen Kids, que faz do Alpen Park o lugar certo de diversão e entretenimento para crianças e adultos. 


O Festival de Turismo de Gramado é considerado um dos maiores eventos de negócios do trade brasileiro e sul-americano, reunindo grande parte do setor em três dias de intensa atividade. Voltado exclusivamente aos profissionais do trade turístico, o Festival recebe empresas, delegações oficiais e profissionais nacionais e internacionais. Pelos seus corredores, circulam mais de 13 mil profissionais e cerca de dois mil expositores.


PACOTES TURÍSTICOS


Um dos grandes inimigos de destinos turísticos conhecidos nacionalmente e mundialmente, é a sazonalidade. Gramado não foge deste cenário, mas busca solucionar isto com ações e eventos de grande porte. Com esta visão, a secretaria de Turismo da cidade irá lançar no Festuris 2014 um novo pacote turístico para o município, onde apresentará ao trade um calendário repleto de eventos o ano todo. Este lançamento ocorrerá durante o primeiro dia de feira, 7 de novembro, às 18 horas, na Sala de Coletivas do Festuris.


A questão da sazonalidade tem sido visto como um problema econômico por muitas décadas, mas na realidade ele tem manifestações ambientais e sócio- culturais, além das dificuldades econômicas bem documentados que ela representa para destinos turísticos em geral.  A sazonalidade é um grande problema para a maioria dos destinos no mundo, que sofrem flutuações significativas na visitação durante o ano. Gestores de destinos, profissionais de marketing , empresas de turismo e outras partes interessadas afetadas por ela precisa encontrar formas inovadoras e criativas de superar essas oscilações , apoiando o desenvolvimento sustentável de seus destinos.


Gramado apresenta um contexto muito amplo contra este “problema” e o lançamento deste novo pacote turístico vem para solucionar este desnível na visitação. Antes considerada um destino de inverno, Gramado obtinha público em grande escala apenas em julho e agosto, agora, com eventos como Natal Luz, Chocofest, Festa da Colônia, Festival de Cinema, Festuris Gramado, entre outros, que fazem a cidade receber milhares de turistas em todos os meses do ano. Com a volta de eventos como a FEARTE (Feira Nacional de Artesanato), e a primeira edição do Gramado In Concert ( Festival Internacional de Música), a administração municipal busca oferecer atrativos diferenciados aos visitantes durante todo o ano.

SETOR DE EVENTOS


O mercado brasileiro de eventos gerou, em 2013, R$209,2 bilhões, em um total de 590 mil eventos realizados. É um segmento que arrecada R$ 48,7 bilhões em impostos, gera 7,5 milhões de empregos e representa 4,3% do PIB do Brasil. Esses e outros dados que retratam os impactos desse setor na economia brasileira foram festejados por dezenas de empresários da área de eventos e turismo, autoridades e pelas mais importantes entidades ligadas aos dois segmentos, durante a apresentação do II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil, na última terça-feira, 14 de outubro, na sede da Fecomércio, em São Paulo. A íntegra da pesquisa está disponível para download grátis no site da ABEOC Brasil.


O estudo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil e do Sebrae Nacional, através do Programa de Qualidade ABEOC Brasil, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e ForEventos (Fórum do Setor de Eventos). Realizada pelo Observatório do Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, a pesquisa durou 14 meses até a conclusão e teve como ano base 2013. 

RECEITA


Segundo a pesquisa, em 2013, a receita gerada pelos gastos dos participantes dos eventos nos locais onde acontecem foi de R$ 99,2 bilhões, o que significa um aumento de 215,8%, em relação ao ano de 2001, que girava em torno dos 31,4 bilhões. Na visão do Secretário Nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz, presente na apresentação, os dados apontados no estudo indicam um horizonte de crescimento importante para o setor. 

REGIÕES


Do total de eventos realizados no Brasil em 2013, 305.720, ou seja, 52% aconteceram nos estados da Região Sudeste. O Nordeste vem logo em seguida com 116.362 ou 20%, 88.420 ou 15% no Sul, 54.669 na região Centro-oeste (9%) e 25.721 ou 4% na região Norte. Comparando com o resultado da pesquisa realizada em 2001, o Sudeste manteve sua posição, enquanto o Sul perdeu para o Nordeste, que em 2001 ocupava a terceira posição. Por seu um setor intensivo em mão de obra, a indústria de eventos contribui de forma significativa no processo de geração de emprego no país, totalizando 7,5 milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos. As empresas organizadoras geram 1.371.955 empregos diretos e terceirizados, enquanto os espaços para eventos somam 521.463 empregos. Utilizando o multiplicador de emprego da indústria turística brasileira, que estabelece três empregos indiretos para cada direto ou terceirizado, chega-se a 7.573.676 de empregos.


CANTINA DE VÍCOLOS



Meu grande amigo e Chef Glimaraes, proprietário da melhor Cantina Italiana de Gramado, a De Vicolos, está em novo endereço, agora bem no centro, na Av. das Hortências, 1377. Se você não não pode chegar lá, ele manda de buscar no hotel. Estou chegando chef.

12 CHEFS NO SERRANO

Clique na imagem para ampliá-la

Minha casa em Gramado, o Serrano Resort transpirou altíssima gastronomia. O resort reuniu os 12 Chefs por Um Dia, projeto que aconteceu durante o ano, uma vez por mês, nas quintas-feiras no Serrano Resort & Spa. O evento reuniu cerca de 400 pessoas. A gastronomia foi elaborada a partir de um mix das receitas dos chefs e, na mesma ocasião, lançado um Caderno de Receitas. A renda total da venda dos livros é para o Lar de Idosos Maria de Nazaré e Centro de Reabilitação Emanuel. Durante a ocasião, Guilherme Paulus, presidente do Grupo GJP, homenageou a Relações Públicas do Serrano Resort & Spa, Fabiana Costa, pelo trabalho realizado ao longos dos anos na empresa e pelo sucesso do projeto. A Fabiana realmente merece. É a alma do Resort e conhece hóspede por hóspede, recebendo-os não como hóspedes, mas como amigos que são ja que, que qualquer hospede jamais deixa de voltar. Já o gerente Geral Carlos Marin, deu um tremendo upgrade ao resort, mantendo-o no topo, como melhor Resort de montanha do Brasil. 

BELLA DA SEMANA

Clique na imagem para ampliá-la

Para brindar à Oktoberfest e toda a sua alegria, o Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) publicou um ensaio que reuniu seções de fotos inéditas de três loiras que já passaram pelo site e fizeram esquentar a cerveja de todos os marmanjos. Na homenagem à festa alemã e blumenauense, imagens inéditas das modelos Ana Quint, Mily Cunha e Marcielle Bagetti.  A primeira beldade tem 26 anos e é natural de Florianópolis (SC). A segunda, Mily Cunha, é natural de Armazém (SC) e tem 22 anos; enquanto Marcielle nasceu em São Paulo (SP) e completou 30 anos em agosto. O que elas têm em comum além dos cabelos loiros e do gosto pela festa tipicamente alemã? Isso os fãs do Bella da Semana poderão ver em seu site. Prosit!


terça-feira, 14 de outubro de 2014

FÉRIAS NO BRASIL? COMO?

FÉRIAS NO BRASIL? COMO? 


O brasileiro baterá todos os recordes em viagens para o exterior neste final de ano (Natal e Réveillon) além das férias de verão fora do país. A dedução é mais do que lógica. O preços dos pacotes nacionais de final de ano ou de sete dias para as nossas férias aqui no Brasil estão pela hora da morte. Superam pelo menos em quatro vezes qualquer pacote internacional. Um pacote para determinada capital do nordeste, somente o aéreo para três pessoas voando Avianca custa a "bagatela" de R$ 10.290,00, se contar as despesas de transfer, hotel (que não são all inclusive) e alimentação. Com R$ 6.000,00 essas mesmas três pessoas passam sete dias no Caribe, com aéreo, transfer, hotel all inclusive (tudo incluído) e aluguel de carro. Pela Tam por pessoa, somente o aéreo custa R$ 2.297,00, pela Gol, R$ 2.420,00, pela Avianca R$ 2.688,00 e pela Azul R$ 3.546,00. Consultas feitas hoje no site da Decolar.com. Isso sem falar que você leva 23 horas para voltar para Florianópolis pela TAM e 18 horas pela GOL.

DESTINOS INTERNACIONAIS


Consultando e recebendo as promoções para passar as festas de final de ano uma semana "All Inclusive" no exterior, o viajante brasileiro não pensa duas vezes em fazer suas malas e levantar voo para o exterior. Mais barato, mais seguro, mais vantajoso e o tempo de voo espetacular, sempre ponto a ponto, sem as intermináveis conexões nos aeroportos brasileiros que te jogam de um portão a outro. Para se ter uma pequena ideia, o pacote para uma pessoa para Miami e Orlando está a partir de 10 x de R$ 129,90, incluído o aéreo com seis seis, nove ou 12 Noites + Carro.


Provavelmente os hotéis e as companhias aéreas brasileiras já estão super lotadas para a temporada toda que podem se dar ao luxo de cobrar o que bem entendem, desconhecendo completamente a sazonalidade  ou acreditam que o brasileiro é o mais completo trouxa. Viajar pelo Brasil como? Ir para Las Vegas é mais barato: Preço está a a partir de 10 vezes de R$ 109,00 com aéreo saindo de RJ, SP, POA, BSB, BH, Manaus ou Recife + cinco ou sete noites, por pessoa.


Agora se você deseja as águas quentes e cristalinas do Caribe, o preço para Cartagena e San Andrés, com até oito noites + aéreo + city tour, all inclusive, custa  R$ 2.084,00 ou Cancun All Inclusive, mais aéreo aéreo, cinco noites de hotel, transfer, pelo valor de R$ 1.964,00 isso sem contar inúmeros destinos na Europa.

OCUPAÇÃO HOTELEIRA

E o reflexo é imediato. Embora muitos falem mal do Groupon/Peixe Urbano, muitos hotéis que frequento, costumam ter essas parcerias e graças a isso possuem ocupação. Os comentários maldosos que fazem sobre tais parcerias é mentira. Vale ressaltar que apesar de tudo, a taxa de ocupação hoteleira vem caindo. Divulgada nesta semana pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS), a taxa de ocupação dos hotéis da região metropolitana da Capital em setembro ficou 3,7% abaixo da registrada no mesmo mês do ano passado. A média detectada foi de 44,5% dos leitos em 2014. E isso não é decorrente da copa, eleições ou outros fatores. É simplesmente o preço absurdo cobrado, valendo muito mais a pena ir para o exterior, onde estamos batendo constantemente recordes de evasão de dólares. Acreditar no contrário é pura tolice. Ou a rede hoteleira de se adéqua a realidade ou sofrerão graves consequências já para a temporada 2015. Não se podemais viver apenas com ocupação de finais de semanas e feriados. 


TAXAS DE SERVIÇOS

Outro absurdo é o preço cobrado nos restaurantes da maioria dos hotéis e o preço inclusive de uma simples garrafinha de água mineral (R$ 6,00). No Hollyday Inn em São Paulo o buffet não saia por menos de R$ 80,00. Se pedir um bauru no quarto, não sai por menos de R$ 30,00 fora a taxa de entrega do restaurante no térreo ao terceiro andar. É uma bofetada na cara do hóspede. É a mais pura exploração do turista e não do turismo. 

QUALIFICAÇÃO PARA O TURISMO

Duas cidades da região metropolitana de Florianópolis receberam nesta semana o projeto Avançando na Gestão de Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro, implantado para capacitar as MPEs do segmento. São José teve uma turma nesta quarta-feira (15), na sede da AEMFLO – CDL, e Biguaçu e Antônio Carlos na quinta (16), na sede da Associação Comercial e Industrial do Município (Acibig).  A ação surgiu do convênio entre Sebrae, Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS) e Federação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina (Fhoresc), com apoio do Sindeutr/SC, Acibig, CDL Biguaçu e prefeituras municipais de Biguaçu, Antônio Carlos e São José.


CIRCUITO DOS VINHEDOS

Clique na imagem para ampliá-la

O Circuito dos Vinhedos na Villa Francioni, entra para o calendário esportivo de Santa Catarina. Este é o segundo ano consecutivo que as provas serão realizadas na propriedade da vinícola, que fica à 5km do centro de  São Joaquim, na serra catarinense. Neste ano,  mais de 300 atletas de SC e outros estados estão sendo esperados. Serão duas provas disputadas, de 5 e 10 km, no masculino e feminino. 

Clique na imagem para ampliá-la

Além da caminhada de 5 km. O circuito passará por entre os vinhedos, localizados à 1.260 metros acima do nível do mar. O principal objetivo dos organizadores é estimular a criação de um polo turístico e esportivo agregando as riquezas da região serrana, fomentando as atividades com consciência e sustentabilidade. A coordenação do evento é dos profissionais: Sayuri Viegas, Andrea Teixeira e Leonardo Marmitt. O circuito dos Vinhedos tem apoio da RIC TV RECORD.  As inscrições podem ser feitas pelo site: www.circuitodosvinhedos.com.br.

 

21º TEATRO FLORIPA

Clique na imagem para ampliá-la

Subo para esquecer o que de baixo já não consigo ver, da Cia Carabina Cultural, de Belo Horizonte, inaugura o 21º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, neste sexta-feira (17), às 19h30, no Centro Histórico de Florianópolis. É a primeira vez que um espetáculo de rua abre o evento. A performance urbana em forma de cortejo vai partir do Largo da Alfândega até o Largo da Catedral, chamando a cidade para o maior festival de teatro do Estado. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Clique na imagem para ampliá-la

Em cena, os atores utilizam música, tecnologia e elementos circenses para construir sua abordagem em torno da formação do mundo contemporâneo. O espectador viverá a experiência de como a humanidade foi construindo suas comunidades, regras e espaços, desde a luta inicial pela sobrevivência ao conflito entre povos e religiões e chegando aos dias atuais onde normas criam divisões sociais e as leis regulam a vivência humana. Toda programação é gratuita e pode ser acessada em www.floripateatro.com. Ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do início dos espetáculos. Cada pessoa pode retirar até dois bilhetes.


O festival ocorre ao longo de nove dias, de 17 a 25 de outubro em 27 centros culturais de Florianópolis, tanto no centro da cidade como em comunidades do interior da Ilha e do Continente. São 38 espetáculos de 22 companhias teatrais de seis estados. A edição deste ano estabeleceu um recorde, com um número de 416 inscrições contra 199 do ano passado. Para Sulanger Bavaresco, diretora do Festival Isnard Azevedo, este crescimento representa a vitalidade da produção teatral brasileira, mas especialmente significa um reconhecimento e a representatividade do Festival em âmbito nacional.

Clique na imagem para ampliá-la

Entre os espetáculos convidados, o público pode assistir Os Gigantes da Montanha, com o premiado Grupo Galpão, de Belo Horizonte, Onde? Ação Nº 2 e Desmontagem Evocando os Mortos – Poéticas da Experiência com o grupo gaúcho Ói Nóis Aqui Traveiz, Júlia, com o Cirquinho Revirado, de Criciúma, e Eu Confesso, do Grupo Armação, de Florianópolis.

Clique na imagem para ampliá-la

Fora dos palcos, o Festival Isnard Azevedo abre outras fronteiras. Uma delas, criada nesta edição, é a Roda de Negócios Teatrais, que ocorre no dia 22, das 10h às 18h, na Casa da Memória, onde profissionais do setor vão ter contato com curadores dos principais festivais brasileiros para apresentação de portfólio. A finalidade é ampliar a circulação e visibilidade sobre o teatro produzido em Florianópolis, criando outro canal de seleção para festivais ou promovendo a indicação de espetáculos da cidade para eventos específicos. Interessados em participar devem enviar um e-mail até o dia 15 para floripateatro@gmail.com solicitando sua inscrição.

Clique na imagem para ampliá-la

A crítica teatral vai entrar em debate no dia 21, às 15h, no Ceart. E a parceria com as faculdades de teatro de Florianópolis está sendo oxigenada nesta edição. A produção realizada por estudantes vai ganhar visibilidade, envolvendo 120 professores, alunos e técnicos em duas mostras. A 4ª Mostra Circuito Universitário em Cena da Udesc apresentará 11 peças. E a partir deste ano, a UFSC também entra em cena com um circuito de três espetáculos. Para os dias 22 e 23, das 8h às 12h, está prevista a oficina O ator e a criação coletiva, de Marcos Coletta do Grupo Quatroloscinco, de Belo Horizonte no Ceart da Udesc. A proposta é trocar experiências práticas com artistas, estudantes e pesquisadores. Interessados devem enviar currículo resumido e pequeno texto de interesse para o e-mail contato@quatroloscinco.com. 


A expectativa é que o público ultrapasse a média de 25 mil espectadores. Cerca de 20% dos ingressos é reservada para estudantes das escolas da Grande Florianópolis. Para agendar turmas de alunos, os diretores e professores devem enviar um email para educativoffc@gmail.com e serão orientados a fazer a inscrição. A realização do festival é da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes com patrocínio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Funcultural eTractebel Energia e com apoio do Centro de Artes da Udesc, Rádio Udesc, Janela Cultural, Alquimídia, Sesc/SC e Universidade Federal de Santa Catarina.


CURSO INTERNACIONAL DE VINHOS 

Clique na imagem para ampliá-la

Nesta quarta e quinta-feira, a Enoteca Decanter, de Balneário Camboriú, recebeu o curso de vinhos WSET Nível 1, que seguiu a metodologia e sistemática da famosa escola inglesa Wine & Spirit Education Trust. O objetivo do curso foi oferecer uma introdução básica sobre vinho, seguida de algumas noções de harmonização. Temas como os principais estilos de vinhos e até questões legais, de saúde e segurança serão abordados nos dois dias do evento.

Clique na imagem para ampliá-la

O conteúdo foi ministrado pelo fundador e Diretor da The Wine School, Eugênio Echeverria, que conta com extensa experiência no setor e ministra cursos pela América do Sul. A especialização, que aconteceu das 19h às 23h, foi destinada para quem deseja trabalhar no setor vitivinícola, no varejo supermercadista ou para consumidores.


AÇÕES TRABALHISTAS


Somente na Grande Florianópolis a expectativa é de que 10 mil vagas de emprego sejam abertas em hotéis, bares e restaurantes durante a temporada de verão. Com o objetivo de informar os empresários sobre leis e direitos trabalhistas o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS) promoveu um encontro setorial no hotel Castelmar. “O intuito foi evitar ações trabalhistas para as empresas, hoje uma das maiores preocupações da categoria”, declarou Tarcísio Schmitt, presidente da entidade. Os assessores jurídicos da entidade, os advogados Fábio Baracuhy Medeiros e Dr. Neilor Schmitz, tiraram dúvidas sobre temas como horas extras, gorjetas e comissões. Assuntos que geram dúvidas, como a importância do treinamento de funcionários para evitar prejuízos devido ao mau uso de equipamentos foram explicados aos presentes. Também se falou sobre a justificativa de faltas, outro problema recorrente nas empresas, alertando que fraudes neste sentido podem levar a demissão por justa causa. Além do atendimento jurídico o SHRBS oferece cursos de qualificação gratuitos, linhas de crédito e exames médicos, entre outros.


42ª ABAV EXPO 


Por iniciativa da São Paulo Turismo (SPTuris), o Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, realizou a “Pesquisa de Perfil de Público e Avaliação do Evento” durante a 42ª ABAV Expo Internacional de Turismo. Além de avaliar positivamente vários aspectos relacionados ao Pavilhão de Exposições do Anhembi, palco que acolheu o evento na cidade de São Paulo, de 24 a 28 de setembro, o estudo constatou que 72,69% dos participantes consideraram que a edição deste ano atendeu ou superou as expectativas.


Reconhecida como a maior e a mais importante feira internacional das Américas no setor de viagens e turismo, a 42ª ABAV Expo teve altos índices de aprovação como o evento que gera o melhor networking (88,07%); apresenta mais novidades (81,76%); tem maior diversidade de produtos e serviços (79,06%); gera mais negócios (78,51%); apresenta maior diversidade de expositores (77,24%); é uma feira completa (74,17%); tem as melhores palestras e capacitações (72,44%); apresenta a melhor programação (70,78%); e é a melhor feira do setor (69,71%).


As agências de viagens (36,97%), incluindo operadoras de turismo (8,28%) e empresas do segmento corporativo (6,34%), constituíram a maioria (51,59%) do público profissional entrevistado. Foram 725 entrevistas válidas e qualificadas, uma vez que mais da metade dos visitantes (59,17%) já haviam participado de edições anteriores da ABAV e outros eventos do setor. O estudo revela ainda que o perfil do público presente na 42ª ABAV Expo foi constituído por profissionais que possuem elevado grau de instrução (74,07% com superior completo ou pós-graduação); diversidade etária (68,96% com idade entre 25 a 49 anos) e 31,69% têm formação na área de turismo.


“O fato de a pesquisa constatar o crescente sucesso do evento, segundo a opinião da maioria absoluta e qualificada dos profissionais do setor, renova a responsabilidade e o compromisso da ABAV Expo de aprimorar cada vez mais a qualidade da sua organização, os benefícios proporcionados aos participantes e sua contribuição para o desenvolvimento do Turismo do Brasil”, afirma Antonio Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional. 


FESTIVAL DE TURISMO JPA


Meu caríssimo amigo Ferdinando Lucena, diretor-executivo do Convention Bureau de João Pessoa me informa que: “Juntamente com o Sebrae Paraíba, iremos promover atividades que contarão com a presença de grandes nomes do segmento no cenário nacional e internacional para gerar o aperfeiçoamento e troca de informações, networking e repasse de tendências para o mercado turístico local” durante a 4ª Edição do Festival de Turismo de João pessoa, o maior festival de turismo do Norte/Nordeste do País. 


PROGRAMAÇÃO CULTURAL


O cantor Amazan será a grande atração da abertura da 4ª edição do Festival de Turismo de João Pessoa, evento que acontece na sexta-feira (17) e sábado (18) no Centro de Convenções da Capital paraibana. O show será patrocinado pela PBTur - Empresa Paraibana de Turismo e acontece logo após a cerimônia oficial do evento, no dia 17, prevista para acontecer às 19h. O evento deve reunir mais de mil agentes de viagens e operadores de turismo de todo o País.


Amazan é cantor, compositor e sanfoneiro. Nascido em Campina Grande, já percorreu todo o Brasil cantando o ritmo mais nordestino de todos: o forró. Atualmente está divulgando seu 24º CD, ‘Música Boa e Música Ruim’ – A música que dá título ao álbum aborda, de forma bem humorada, as diferentes temáticas exploradas nas músicas divulgadas pela grande mídia. No sábado, a programação cultural fica por conta de Bob Estrela, cantor que é sucesso no Reveillon Celebration de Alagoas. Com shows em todo o Brasil, o cantor anima no repertório com axé e forró. A Secretaria de Turismo de Alagoas e a ABIH são patrocinadoras desta apresentação e aproveitaram a oportunidade para divulgar as atrações do Reveillon do Estado.

GASTRONOMIA PERNAMBUCANA


Já estou em João Pessoa e, nesta sexta e sábado, 17 e 18, e a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) participa do 4º Festival do Turismo de João Pessoa, na Paraíba. Este é o principal evento do segmento turístico no Nordeste e tem como estimativa reunir cerca de 1.600 visitantes. Pernambuco participa da mostra com um lounge triplo, ambientado com figuras do Movimento Armorial, dando sequência a nova identidade promocional do turismo de Pernambuco, lançada em setembro, na 42º Feira das Américas - ABAV. 


Haverá um espaço dedicado à gastronomia com a distribuição de tapiocas feitas pela famosa tapioqueria olindense, Dona Bia. Em parceria com o projeto de marketing digital CurtaPE, a Empetur promove novamente o Café Curta PE,  além da distribuição de folheteria promocional. Na sexta-feira, (17), Pernambuco promoverá palestra de capacitação ministrada pelos executivos do marketing da Empetur, além de representantes do trade pernambucano. “Participamos do Festival de Turismo de João Pessoa desde a primeira edição e sempre com muito destaque, pois acreditamos que o evento é o melhor e mais bem visto do segmento em todo o Nordeste”, comenta a diretora comercial da Empetur, Maria Cláudia de Paula.


FESTURIS GRAMADO


Na Secretaria de Turismo, recebendo o Cônsul da Espanha no Rio Grande do Sul, José Aguilar, para acertar detalhes sobre o FESTURIS que acontece no início de Novembro.  A Secretária Rosa, fazendo as honras da casa, com o espanhol Carlos Blodorn, gerente do Hotel Serrano Resort. na foto também Kalinka, Sabrina e Vanessa.


Falando em personalidades importantes, na manhã desta  última segunda-feira, 13 de outubro, o Embaixador da Tailândia no Brasil, Pitchayaphant Charnbhumidol foi recebido pelo Prefeito Nestor Tissot, a Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk e os diretores do Festival do Turismo, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, na Prefeitura Municipal de Gramado. Pitchayaphant, que chegou no domingo, e ficou na cidade até quarta feira. Ficou bastante impressionado com o nível de desenvolvimento do município. Ao longo de sua estada na cidade, o Embaixador, acompanhado de sua esposa e filha conheceu diversos atrativos da cidade, sendo assessorado pela turismóloga da Secretaria de Turismo, Bárbara Konrath. 


“Esse tipo de intercâmbio cultural é muito importante, pois temos a oportunidade de mostrar um Brasil diferente à culturas que não conhecem o município. Gramado sempre estará de portas abertas, buscando bem receber a todos aquelas pessoas que vêem em nosso município uma cidade bem estruturada e um bom destino turístico”, destacou o Prefeito Nestor Tissot.


III COZINHA BÁVARA

Clique na imagem para ampliá-la

Com a confirmação da presença do Prefeito de Füssen, Paul Iacob, e esposa, no evento que acontece no Höppner Restaurante, junto ao Hotel Ritta Höppner, iniciaram-se as reservas para este grande evento de Gramado: a Semana de Especialidades da Cozinha Bávara. A iniciativa, já em sua terceira edição, busca promover, além dos costumes, também um pouco da história e da gastronomia  da região da Baviera, harmonizando pratos típicos  com  uma seleta carta de vinhos e cervejas. A programação será intensa de 23 a 26 de outubro, quando o chef alemão Alexander Zimmermann volta a comandar a cozinha do Höppner Restaurante, apresentando um menu repleto de novidades. A abertura da III Semana está marcada para a noite de 23 de outubro, com um jantar especialmente desenvolvido por Zimmermann, que deve chegar alguns dias antes da Alemanha para providenciar todos os detalhes e organizar a equipe para o evento.

Clique na imagem para ampliá-la

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, os almoços, chás da tarde e jantares serão sempre acrescidos de um toque típico germânico. No jantar especial de sábado, haverá pronunciamentos do prefeito de Füssen, do Prefeito de Gramado e demais autoridades convidadas. “É um momento solene, muito esperado, quando fortificamos os laços entre a região da Bavária e Gramado, já que parte da cultura de nossa cidade tem uma forte inspiração daquela região da Europa”, comenta a diretora do Höppner Restaurante, Jussara Höppner. “É a segunda vez que a Semana de Especialidades da Cozinha Bávara é realizada em nosso Restaurante. No ano passado, contamos com a presença do Príncipe "Heinrich Prinz von Bayern" da Baviera. Foi uma grande honra para nossa família e para Gramado”, ressalta. O evento gastronômico é realizado numa parceria entre o Hotel Ritta Höppner, a Associação Rota Romântica, e Neuschwanstein Hotels & Events, da Alemanha. Mais informações, por meio de reservas@minimundo.com.br ou pelo telefone 54-3286 13 34.