terça-feira, 2 de dezembro de 2014

AIDS

AIDS


Florianópolis está começando a implantação, na rede municipal de saúde, dos testes rápidos para diagnóstico de HIV e sífilis. A informação chegou no Dia Mundial de Luta contra a Aids, segunda-feira (1º). Neste ano, o slogan da campanha é “Enfrentando novos desafios e mudando a história”. A proposta é enfatizar e incentivar o diagnóstico de no mínimo 90% das pessoas contaminadas pelo vírus HIV, iniciar o tratamento com antiretrovirais em 90% dos portadores do vírus e a manutenção da adesão ao tratamento em 90% dos pacientes. Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, Ana Cristina Vidor, a faixa etária que tem tido maior incidência é a de 15 a 34 anos, no sexo masculino. 


Na Capital, todas as pessoas têm acesso facilitado nos dois Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA (um localizado no Centro e outro no Continente), além dos 50 centros de saúde do município. O atendimento com especialistas é feito nas policlínicas do município, além dos cuidados rotineiros nos centros de saúde. Durante este ano, em torno de 3 mil pessoas, por mês, foram atendidas pelas UDM’s Centro e Continente (unidades dispensadoras de medicamentos anti-retrovirais). Florianópolis é uma das capitais com maior número de casos por habitantes do país. A incidência aumentou progressivamente, especialmente até 2011. De lá para cá, o número de casos novos identificados a cada ano permanecem altos, mas relativamente estáveis.

Hotel Tropical Tambaú Resort 

PENALIDADE ESPETACULAR


A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou a proposta que prevê punição aos organizadores em casos de atraso em espetáculos artísticos. Segundo o projeto, se a apresentação começar com mais de meia hora de atraso, os consumidores terão direito a 30% do valor do ingresso. Trata-se do Projeto de Lei 477/11 que estabelece prazo de cinco dias úteis para a devolução aos consumidores. Caso a produção do espetáculo descumpra esse prazo, estará sujeita também a outra multa, desta vez devida ao Estado, de 40 salários mínimos. A proposta já tinha sido aprovada pela Comissão de Cultura? A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FLORIPA GASTRONOMIA


Por conta da sua alta gastronomia, alavancada por chefs a exemplo do Helton Costa, melhor de Santa Catarina e de sua Cantina Sangiovese, Floripa é a primeira cidade brasileira a participar da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco – categoria Gastronomia. O anúncio foi feito no site da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A Diretora General da UNESCO, Irina Bokova, anunciou a inclusão de 28 novas cidades de 19 países na Rede. “Foi uma vitória da perseverança e da dedicação a um sonho coletivo. Parabéns a toda a equipe da FloripAmanhã que durante cinco anos manteve esse projeto e acreditou nele. 


Florianópolis merece e deve continuar fazendo por merecê-lo. O maior trabalho começa agora”, analisa o diretor da FloripAmanhã e consultor do Projeto Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia, Eduardo Barroso. “É uma grande honra e também uma responsabilidade para a cidade receber esta certificação que deve impulsionar a qualificação do setor”, afirma a vice-presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, uma das idealizadoras da candidatura de Florianópolis, uma iniciativa da FloripAmanhã em conjunto com a prefeitura 
municipal de Florianópolis, organizações da sociedade civil e academia ligadas ao setor. 

Chef Helton Costa - Cantina Sangiovese

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas - Gastronomia passa a contar com mais duas cidades: Shunde - China  e Tsuruoka - Japão. Já faziam parte cinco cidades, que apoiaram a candidatura da capital catarinense: Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), ChengDu (China), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia). 

FLORIPA AMANHÃ


Desde 2010, a Associação FloripAmanhã trabalha neste projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Abrasel-SC, Sebrae Grande Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina). Na última oficina do Projeto (18/11), participaram também representantes da SOL (Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte), IFSC, UFSC, ASSESC/Estácio e Floripa Convention. O título Cidade Unesco da Gastronomia vai gerar visibilidade internacional e incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. 


FLORIPA AMIGÁVEL


Independente da sua falta de um aeroporto internacional de respeito, da sua mais completa falta de mobilidade, Floripa também foi considerada a mais feliz e receptiva entre todas as cidades do mundo. A pesquisa é da Revista Condé Nast Traveler, especializada em viagem e turismo, que pediu aos seus leitores escolhessem os destinos mais amigáveis do mundo. Cerca de 46 mil pessoas responderam à pesquisa no mês de agosto e colocaram a nosso paradisíaca Ilha da Magia como a cidade mais feliz e receptiva entre todas as 
citadas. Depois da capital catarinense, apareceram cidades australianas, dos Estados Unidos e de destinos asiáticos como o Butão – que emplacou duas de suas maiores cidades. O ranking levou em conta critérios como localização, tamanho, barreiras linguísticas, percepção política, além, é claro, da amabilidade de seus moradores.


ESTRATÉGIAS CONVENTION


No último sábado, 29, o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau reuniu a Diretoria e o Conselho Diretivo na Pousada Estaleiro Village, para construção do Planejamento Estratégico da entidade para 2015.  Na reunião, foram revisados o objetivo geral, missão e valores e elaboradas as ações dentro das áreas estratégicas de atuação da entidade, que são cinco: Representatividade do trade turístico de Balneário Camboriú, Capacitação do Trade, Captação de eventos, Promoção do Destino Turístico e Excelência na Gestão Interna.


O Convention Bureau elencou quase 40 ações a serem desenvolvidas durante o ano de 2015, entre elas a participação em feiras nacionais e internacionais do segmento, a captação de eventos, a realização do 6º Balneário Saboroso, a execução da 6ª e 7ª edição da Campanha Room Tax, a conclusão do Programa de Capacitação do Sebrae com os empresários, a participação no Conselho Municipal do Turismo, prospecção de novos associados, o acompanhamento das tratativas para a construção do Centro de Eventos, entre outros.


Quem conduziu a elaboração do Planejamento Estratégico foi o consultor Mário Augusto São Thiago, do Sebrae Santa Catarina, que  já acompanha de perto o trabalho  da entidade há um ano e meio. Segundo ele, esse processo de estabelecer as ações e metas é fundamental para definir o rumo do Convention, como isso será feito e qual o tamanho do esforço que o grupo de cooperação terá pela frente para atingir os objetivos. Outro ponto forte ressaltado por ele, diz respeito a evolução da entidade nesse meio tempo. “Houve uma evolução muito grande na forma como o Convention se posiciona e como atua, mantendo e continuando os processos. Uma prova disso é o aumento do número de associados”, diz.


Margot Rosenbrock Libório, Presidente do Convention Bureau, ressalta que o Planejamento Estratégico é de fundamental importância para a entidade, uma vez que é definido tudo o que se pretende realizar em 2015. “Formatamos as ações baseados no objetivo geral do Convention e assim garantimos o foco de atuação,  fortalecendo cada vez mais a entidade e todo o empresariado envolvido”, diz. A Presidente ainda complementa que, “é um trabalho conjunto e não seria possível se não tivéssemos a parceria do Sebrae/SC que com seu know how conduziu todo o processo e o envolvimento dos membros da Diretoria e Conselho”, finaliza.

Já fez sua reserva para o Natal & Réveillon ?

ABIH-SC


Na última sexta-feira, 28, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC reelegeu a atual gestão para comandar a entidade pelos próximos dois anos. A diretoria continua sendo liderada pelo empresário Samuel Koch, diretor-presidente, com o auxílio do diretor de operações e marketing, João Eduardo Moritz Neto. Nos últimos dois anos, os jovens empresários reformularam a entidade, investido em uma nova gestão e profissionalizando os trabalhos. Em 2014, deram início ao ABIH-SC Road Show, o primeiro projeto de interiorização da entidade, que busca capacitar o trade turístico e os meios de hospedagem das 10 regiões turísticas catarinenses. Concluíram as atividades em duas regiões, a Serra Catarinense e o Vale do Contestado, que tiveram a oportunidade de formatar um Calendário Regional de Eventos através da iniciativa da ABIH-SC. As próximas regiões serão contempladas até 2017.


Formado em Turismo pela ASSESC, Samuel Koch é pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, tem formação em coaching pelo método Vanessa Tobias e é especializado pelo Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios. O empresário João Eduardo Moritz Neto é formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Há sete anos no ramo náutico, é sócio-proprietário da Marina Itaguaçu. Desde 2011 tem forte atuação no segmento; compôs a diretoria da ACIF, é membro do Conselho Municipal de Turismo de Florianópolis e Membro da Câmara de Turismo da Fecomércio-SC, diretor de marketing da ABIH-SC e presidente do Skal Clube SC.


VALE DO CONTESTATO


A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC encerrou nesta semana a série de oficinas de capacitação no Vale do Contestado/Rota da Amizade, uma ação que faz parte do projeto de interiorização da entidade. Em parceria com o Senac e apoio da Fecomércio, a ABIH-SC busca capacitar o trade turístico e os meios de hospedagem das 10 regiões turísticas catarinenses. Após realizar oficinas em Joaçaba e Treze Tílias, além de promover o 1º ABIH-SC Road Show, em Fraiburgo, a diretoria da entidade voltou à Joaçaba para realizar o fechamento da Oficina de Elaboração de Calendário de Eventos. Até então, as seguintes cidades se envolveram na ação: Canoinhas, Curitibanos, Frei Rogério, Porto União, Treze Tílias, Fraiburgo e Videira. A oficina aconteceu nesta quarta-feira,3 de dezembro, das 9h às 18h, na sede do Senac, em Joaçaba.


O objetivo desta ação foi a elaboração de um calendário para promover e divulgar os eventos e a oferta turística atual. “Essa será a quarta vez que pegamos a estrada junto com o Senac e vamos auxiliar o trade a colocar as ideias em prática. Até então, muitas cidades não conversavam entre si e agora estão trabalhando juntas para fomentar o turismo do Vale do Contestado”, explica Samuel Koch, diretor-presidente da ABIH-SC. O Rota da Amizade foi a segunda região a receber as oficinas. A primeira foi a Serra Catarinense, que se tornou um case de sucesso para a entidade. Após iniciativa da ABIH-SC, as cidades se empenharam em colocar as ações em prática e estão lançando já no próximo dia 5 de dezembro seu primeiro Calendário Regional de Eventos.


MAJESTOSO RENAR


Para quem está cansado de passar as festas de fim de ano em casa e, tão pouco, aguenta as agitações das grandes cidades ou litoral, uma ótima pedida é fazer a rota oposta as cotidianas. Os roteiros que correm numa direção contraria ao obvio escondem encantos e experiências totalmente atípicas, que transformam este período do ano numa história a parte, cheio de surpresas e momentos que serão relembrados. Essa é a missão do Hotel Renar Fraiburgo. Localizado no meio oeste catarinense, o estabelecimento proporciona a seus hospedes uma programação especial para a data – e já se tornou tradição quando a pauta é “festa de fim de ano”.


Para deixar a galera no ritmo dos festejos, o Hotel conta com decoração especial a partir do dia 1° de dezembro, e diversas atividades de recreação para a molecada poder curtir a magia do natal. Mas, enganam-se os que pensam que apenas as crianças reacendem o encanto da época, a programação conta com atividades recreativas para todas as idades, indo desde chá da tarde no jardim, culto ecumênico e jantares no Restaurante das Estações. No dia 24 a visita do ‘Bom Velhinho’ é garantida, assim como o banquete em comemoração ao nascimento do Menino Jesus. Música ao vivo e muitas brincadeiras completam a festa que é repetida na virada do ano.


Roupas brancas, espumante e uma vista privilegiada da queima de fogos – do alto do morro onde o Hotel se encontra – são o cenário do ano novo. Para a data, a gerencia do estabelecimento conta com apresentações musicais, animações e uma festa com tema surpresa (divulgado apenas durante a abertura do salão). Os interessados já podem fazer as reservas, preparar a câmera e arrumar as malas, para embarcar numa comemoração de fim de ano em que a tradição esta unida as novidades.


NATAL EM PIRATUBA


A iluminação natalina foi acesa na noite da última sexta-feira em Piratuba. O público compareceu na Praça do Ferroviário para a cerimônia que deu início a programação de Natal deste ano. A criançada se divertiu com brinquedos instalados e com o Papai Noel, que marcou presença no evento e recebeu, do prefeito Claudirlei Dorini e do vice, Mauri Lenhardt, a chave do município. Muitas famílias marcaram presença no evento para acompanhar o acendimento das luzes e receber o Papai Noel. “Nosso foco na abertura era mobilizar as famílias, principalmente as crianças, e deu certo, o pessoal compareceu e prestigiou. Tudo foi preparado para eles”, afirma a secretaria de Turismo de Piratuba, Gelci de Souza.


Além da Praça do Ferroviário, outros pontos também ganharam iluminação. Os postes ao longo da Avenida 18 de Fevereiro, a entrada da cidade, o Parque Termal e também a ponte que liga Piratuba e Ipira. O próximo passo na programação é a instalação de 100 pinheiros de Natal na Avenida. Em parceria com a Prefeitura, comerciantes, entidades, famílias e escolas, “adotaram” e vão enfeitar estes pinheiros a partir do dia 07 de dezembro. E nos dias 21 e 23 os piratubenses e turistas vão contar com a encenação do “Auto de Natal”, na Praça de entrada da Companhia Hidromineral. As apresentações acontecem à noite, a partir das 21h. Na noite do dia 23 os vencedores do Concurso de Decoração de Vitrines e Residências, que também está em andamento, serão conhecidos.


VINHOS DE SÃO JOAQUIM


mais uma vinícula que desponta no cenário catarinense e nacional. A Vinícola Quinta Santa Maria é um projeto que nasceu pensando em qualidade: assim pode-se resumir a história dessa vinícola situada em São Joaquim na região serrana de Santa Catarina. Em uma altitude entre 1.200 e 1.300 metros, foi encontrado o terroir ideal para a produção de vinhos catarinenses da mais alta qualidade, em uma combinação única no Brasil de microclima, natureza do solo, topografia e orientação geográfica.


Os vinhedos da Quinta Santa Maria são compostos por uvas de cepas de castas francesas (Cabernet-Sauvignon, Sauvignon Blanc, Merlot, Pinot Noir, Shiraz e Chardonnay), portuguesas (Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz) e italianas (Moscatel e Trebbiano). A seleção do terroir, a preparação dos canteiros, a escolha das cepas, a condução e manejo dos vinhedos, os processos e cuidados na vinificação, o envelhecimento em barricas de carvalho... Todo o projeto da vinícola teve por objetivo combinar arte, técnica 
e muita paixão para produzir um vinho com corpo e alma genuinamente brasileiros, equiparável aos melhores e mais tradicionais rótulos europeus ou do Novo Mundo.


A Quinta Santa Maria ocupa uma área de aproximadamente 170 hectares (sendo 130 contíguos e 40 em área de preservação ambiental), no bairro do Pericó, a aproximadamente 22 quilômetros de São Joaquim, em trecho de solo montanhoso. Tem sua divisa norte banhada por cerca de 1.700 metros de margem com o Rio Lavatudo, em área que, desde a época dos primeiros colonos portugueses, servira exclusivamente de pasto para a criação de gado.


CRUZEIROS EM USHUAIA


Minha querida irmã em Ushuaia, Cristiane Cavalli, responsável pelos Assuntos Internacionais da Secretaria de Turismo de daquele paraíso, me informa que a temporada de Cruzeiros na Terra do Fogo está espetacular. Ushuaia realmente vive um grande momento e sem a menor dúvida faz parte do cenário internacional de turismo. Em qualquer estação!  Pra quem vai, a melhor pedida lá e a minha Casa Cilene del Faro, de uma grande amiga e além de tudo, brasileira. Você se sentirá em casa, isso eu garanto. 


domingo, 30 de novembro de 2014

GUSTAVO SIQUEIRA





Acontece nesta segunda-feira no Eco Hotel Arraial do Ouro, em Gaspar (SC), uma grande festa em homenagem ao colunista blumenauense Gustavo Siqueira, em comemoração ao seu aniversário de 32 anos, aos 15 anos de televisão e aos 20 anos de jornalismo. Presença de amigos de todos Brasil, pois Gustavo, com seu imenso carisma consegue agraga-los ao seu redor. Gustavo é colunista na empresa Revista Duo Blumenau / Balneário, Chefe de reportagem na empresa Hallo Magazine e Diretor de Ideias na empresa Green Multicom. com passagens pelo Grupo RBS - Jornal de Santa Catarina. Estudou Publicidade na instituição de ensino FURB - Universidade Regional de Blumenau e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. 


Eco Hotel Arraial do Ouro


Gustavo, que conheço de longa data, é precoce em tudo. Foi acostumado pelo seu avô a visitar a biblioteca desde cedo e a partir dai começou seu gosto pela leitura. Para escrever foi um pulo! Aos 10 anos participou de alguns fascículos do jornal Arte Fatos da jornalista Tânia Rodrigues. Recebeu muitos elogios e logo foi convidado a integrar a equipe que iniciou a escrever estórias fonadas (essas que a gente liga para 0800)! Depois conheceu o Juarez Porto e ocupou um espaço semanal de crônicas no Jornal de Santa Catarina que resultaram no livro “Na Boca do Gordo”, um apanhado de crônicas que escreveu no Jornal de Santa Catarina por 10 anos.Dos 11 aos 15 anos escreveu muitas peças de teatro, algumas até premiadas. 




Não se considera um poeta, nem um escritor. Escreve para manifestar o que pensa, para expressar que enxerga das que a sociedade diz que tem o mundo. Escrever o deixa bem consigo mesmo e é claro que isso influencia muito  em sua vida. Escreveu mais outros dois livros, "Gigantes – O sucesso representado pela diversidade da Terra"  e "Gigantes – Uma lição de vida!" 


Gustavo quer escrever mais e melhor! Sua grande ambição é lançar o livro que fala de Frei Odorico Durieux. Para ele, o lume deve se manter aceso e Frei Odorico pode ser considerado o primeiro grande entusiasta da palavra em nosso estado. Quando foi presidente da Academia de Mont’Alverne (fundada por Frei Odorico há quase 50 anos) colheu farto material e depoimentos fabulosos da vida e da obra do frade franciscano que ensinou Blumenau a falar! 




Para o colunista, tudo tem o seu tempo. Cada ciclo da vida é fundamental para que o outro se complete. O primeiro passo é sentir com intensidade, enxergar com olhos de criança, ouvir com compaixão, sentir o odor das necessidades humanas e só por fim colocar o resultado de tudo isso no papel. Quem ama o que escreve e acredita no que pensa sempre terá uma porta aberta na vida e, com certeza, numa editora. 


Convidados/amigos/colaboradores/patrocinadores que estarão na festa - Clique na imagem para ampliá-la


Vale informar que com 16 anos já era apresentador na TV Galega, com o " Galera Mix", que se tornou a terceira melhor produção de tv educativa no Brasil. "Tenho muitas saudades dos cinco anos ao vivo na Furb TV (TVE Brasil) e das grandes descobertas que fizemos com o fazer televisão naquela época. Não faz tanto tempo, mas os tempos eram outros! Hoje existem mais apresentadores de Tv do que telespectadores, a tv está prostituída e muito chata!!!




Não há como negar o seu sucesso na TV. Foi este o aspecto que lhe fez arrojar com o Projeto Gigantes que surgiu para celebrar o seu primeiro aniversário de colunismo no Jornal de Santa Catarina (não como comentarista e sim colunista social). O “Prêmio Gigantes” é  uma promoção que já tem espaço garantido no calendário dos grandes eventos do sul do país. A cada ano apresenta muitos diferenciais de inovação. Segundo Gustavo, a gigante Joana D’arc já dizia que: “Todo homem dá a vida pelo que acredita. Toda mulher dá sua vida pelo que acredita. Às vezes, as pessoas acreditam em pouca coisa ou em nada e então dão a vida por pouco ou nada...”  Será que estamos dando a nossa vida por pouco ou quase nada?  Pare, pense, reflita !

Parabéns Gustavo ! 


sexta-feira, 28 de novembro de 2014

NATAL & RÉVEILLON NO INFINITY

NATAL & RÉVEILLON NO INFINITY

Clique na imagem para ampliá-la

Para tornar as festas de final de ano em momentos inesquecíveis, o empreendimento oferece uma programação com shows que mesclam apresentações de música, teatro e dança. Localizado a dez minutos do centro urbano de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, o lnfinity Blue Resort & SPA tem programação especial para as semanas do Natal e Réveillon. Com 122 apartamentos cuidadosamente construídos em um complexo com 800 mil m², o resort oferece opções de lazer, entretenimento, gastronomia e bem-estar para famílias, grupos de amigos e casais.

Clique na imagem para ampliá-la

Único resort de Balneário Camboriú, está cercado por espécies da fauna e flora e banhado pelo mar da Praia dos Amores - que se torna semi-privativa. Os espaços de entretenimento e lazer dentro do empreendimento incluem piscina adulto - com bar molhado -, e infantil, piscina aquecida, sauna, fitness center, deck à beira-mar - com serviço de praia -, sala de jogos, lan house, arco e flecha, parede de escalada, espaço kids, sala de cinema, berçário e um completo SPA com salão de beleza, opções de tratamentos estéticos e terapêuticos.


Graças a sua privilegiada localização, o Infinity Blue torna-se um local ideal para hóspedes e visitantes que buscam um local para descanso e lazer ou para aqueles que desejam estar próximo da badalada cidade catarinense. Para tornar as festas de final de ano momentos inesquecíveis, o empreendimento oferece uma programação com shows que mesclam apresentações de música, teatro e dança.

NATAL ILUMINADO

Apartamento Master

Show de Natal com apresentações que mesclam teatro, cinema, música e dança, e a chegada do Papai Noel. Já Réveillon Blue, fogos de artifício, apresentação do grupo circense Tholl, Jantar de Gala e show com a Banda Brazillian Sound Club. O lnfinity Blue Resort & SPA é reconhecido por unir charme e sofisticação em meio à natureza e à beira mar. Com 122 apartamentos cuidadosamente construídos em um complexo com 800 mil m², o empreendimento oferece a hóspedes e visitantes uma série de opções em entretenimento, gastronomia, lazer e bem-estar. 


Único resort de Balneário Camboriú, o Infinity Blue possui quatro diferentes espaços gastronômicos que trazem um mix de influências nacionais e internacionais para atender os mais diversos paladares. Com estrutura completa para receber os mais variados formatos de eventos, o resort ainda conta com 13 espaços que acomodam de 10 a 1.200 pessoas. Em seu SPA oferece diferentes tratamentos estéticos e terapêuticos e um completo salão de beleza. www.infinityblue.com.br.

6ª SEMANA GASTRÔMICA


Aconteceu nesta última quinta-feira o lançamento da 6ª Edição da Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda que reuniu restaurantes de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. O evento aconteceu na Pousada Vila do Farol, em Bombinhas, com a participação de autoridades e convidados especiais, do Coral de Bombinhas e apresentações culturais do Grupo Mixtura, Boi de Mamão e Terno de Reis, além de uma palestra sobre Gastronomia Açoriana. Os restaurantes participantes oferecerão um cardápio especial, com entrada, prato principal e sobremesa, ao preço único de R$ 39,90 por pessoa.

Mario Pera e Priscilla Aguiar (Vila do Farol)

Durante a semana haverá ainda aulas show com chefs convidados e degustação de vinhos e espumantes da Cantina Il Poglio, da Itália, com o master sommelier italiano Daniel Zanicoski. E no dia 1º de dezembro será realizada a 1ª Corrida de Garçons e Garçonetes da Costa Esmeralda, na Praia de Bombas. Participam da promoção os seguintes restaurantes. De Itapema: La Rouge, Pietro´s, Indaiá, Plaza Itapema e Pantai Sushi. 

Clique na imagem para ampliá-la

De Porto Belo: Panela de Barro, Du Cais e Porto Gaia. De Bombinhas: Le Quay, Mandala´s, Manoá, Abstrato Bistrô, Meiji Sushi, Moenda Calamares, Nico´s, Tatuíra, Ganesh, Cantina Tomatino, Sushi by Ulisses, Camarão com Pimenta, Bem Bom, Cantina Lopes, Cesar Restaurante, Delícias do Mar, Maré Alta, Camarão Peixe & Cia, Casa da Praia e Via Roma. 


Segundo o Deputado eleito Leonel Pavan, saudados por todos, repetidas vezes como "Governador do Turismo", em relação ao atual abandono do Governo do Estado com o turismo catarinense, que representa quase 13% do nosso PIB, ressaltou que: "Não existe qualquer planejamento do atual governo haja vista em menos de quatro anos mudou seis vezes de Secretário de Estado de Turismo, o qual deve, no mínimo conhecer as potencialidades catarinenses para planejar o nosso turismo". Se dirigindo a Paulinha, Prefeita da Bombinhas e aos demais membros da mesa, comentou que: "Depois de sete anos consecutivos perdemos o nosso título de melhor destino turístico nacional. O Estado perdeu, mas cada região venceu, pois vocês estão me mostrando que querem vencer. Vocês, nós, que pensamos em turismo, que dependemos dele, estamos fazendo a diferença, enquanto que o governo, que deveria ter a missão de fazer mais, não faz. Felizmente existem vocês, a iniciativa privada, os Conventions, os patrocinadores,... que estão fazendo os investimentos a duras penas. Estão de parabéns todos porque estão atentos, fazendo a parte que lhes cabe, fazendo mais e melhor, permitindo que o turista leve uma boa impressão da região. Parabéns a todos". Foi aplaudido de pé. 


SERRAS GAÚCHA E CATARINENSE


O último dos três seminários regionais para debater o Plano Estratégico de Desenvolvimento das Serras Gaúcha e Catarinense aconteceu última quinta-feira (27), na cidade de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul. O objetivo do encontro foi discutir com empresários, dirigentes estaduais e municipais do setor um plano de trabalho para implementar ações estratégicas de desenvolvimento envolvendo municípios serranos dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No início do ano, o MTur realizou licitação, que foi vencida pelo consórcio das empresas Petrocchi Consultoria e Moving Consultoria Organizacional para a realização do estudo. O contrato foi assinado em janeiro no valor de R$ 1 milhão. Para o secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz. 


"Com o trabalho finalizado será possível traçar estratégias conjuntas de políticas públicas e de aplicação de recursos nas cidades serranas de ambos os estados, consolidando a região como um destino turístico de competitividade mundial, ancorado pelas suas belezas naturais, hospitalidade e tradição”, afirmou. 


Ao todo 23 municípios serão contemplados pelo projeto, sendo quatorze no Rio Grande do Sul e outros e nove em Santa Catarina. Os municípios estão localizados na Região das Hortênsias (São Francisco de Paula); da Uva e Vinho (Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Flores da Cunha, Antônio Prado); dos Campos de Cima da Serra (Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Bom Jesus, Vacaria e Jaquirana); e do Litoral Norte (Mampituba e Torres); e os localizados os catarinenses da Região Caminho dos Canyons (Balneário Gaivota, Balneário Arroio do Silva, Morro Grande, Passo de Torres, Araranguá, Jacinto Machado, Praia Grande, Timbé do Sul e Sombrio). A partir das questões discutidas nos três seminários regionais será 
finalizado o plano de trabalho para aplicação nas regiões a partir de 2015. É ver pra crer. 


WISH SERRANO


Meu amigo o chef Facione Biasi do Wish Serrano foi o  vencedor do Prêmio de melhor chef de cozinha de Gramado, eleito pela Revista Sabores do Sul  em noite de premiação, no Country Club em Porto Alegre que ocorreu no dia 24 de novembro. Na foto, Facione Biasi, Diretora Comercial da Revista Sabores do Sul Carla Torres e o Gerente Geral do Wish Serrano, Sr Carlos Marín. Realmente minha casa em gramado é o máximo. 


OCUPAÇÃO HOTELEIRA

Não tenho dúvidas que, alavancada pelos preços abusivos das passagens aéreas, a taxa de ocupação registra Não tenho dúvidas que alavancada pelos preços abusivos das passagens aéreas, a taxa de ocupação registra nova queda em outubro. Divulgada nesta semana pelo SHRBS, a taxa de ocupação hoteleira no mês de outubro teve retração de 10,1% em relação ao mesmo período do ano passado, ficando em 49,7%, enquanto em 2013 o resultado foi de 55,3%. A maior queda foi detectada nos estabelecimentos do centro de Florianópolis (-21,5%), seguida pelos do Continente (-6,9%) e das regiões termais (-5%). Os únicos locais com incremento foram as praias, que tiveram 13,8% de aumento na taxa. Na opinião de Tarcísio Schmitt, presidente do Sindicato, a única explicação para este cenário é a realização dos dois turnos das eleições em outubro. “Muitas viagens não puderam ser realizadas, já que o voto é obrigatório”, afirma. Em hipótese alguma, tanto que o índice de abstenções, votos brancos e nulos superaram qualquer expectativa.Balneário Camboriú.


SEM VOOS

Além de que para chegar em Florianópolis está caro demais e nosso aeroporto é vergonhoso. Trechos foram cancelados pela TAM a exemplo de Porto Alegre-Florianópolis-Porto Alegre. Os gaúchos que quiserem veranear em Florianópolis, somente de carro ou ônibus, enfrentando a catastrófica BR 101. Só a GOL está fazendo este trecho cobrando o que bem entende. E para isso não temos governo, nem representantes no congresso e tão pouco Embratur, Anac e Infraero. Nadamos, nadamos e morremos na praia. Perdemos o nosso posto de melhor e principal destino do Brasil por sete anos seguidos. Somente no “governo” Raimundo Colombo tivemos seis secretários de turismo, meros cargos políticos, demostrando o que o governo acha do turismo, o qual representa quase 13% do PIB catarinense. Falar o contrário e tentar tapar o sol com a peneira.


EVENTOS BRASIL


Três publicações lançadas pela ABEOC Brasil estarão disponíveis no estande da associação durante a realização do 26º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos – Eventos Brasil 2014, que acontece os dias 7 e 8 de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças. O “Código de Ética da ABEOC Brasil”, o “Guia de Boas Práticas de Gestão das Empresas de Eventos” e o “Código Brasileiro de Autorregulamentação do Setor de Eventos - 1° Parte: Conceitos e Relações de Mercado” serão distribuídos gratuitamente para os participantes do Congresso.


O “Código de Ética da ABEOC Brasil” traz informações sobre a associação, sua função e informações de como ser um associado e os benefícios. Em 13 páginas e 42 artigos, o leitor tem informações importantes sobre cada função da diretoria da associação e de como deve ser a relação com a comunidade, fornecedores e governo. Segundo Anita Pires, as três publicações são contribuições muito importantes da ABEOC Brasil para o setor de eventos. "Estas ferramentas que estamos oferecendo ao mercado ampliam o acesso das empresas a informações de qualidade e isso deve trazer ganhos significativos para toda a cadeia produtiva do turismo de negócios e eventos", analisa. 


O “Guia de Boas Práticas de Gestão das Empresas de Eventos” é outra publicação fundamental para o setor. Fruto do Programa de Qualidade ABEOC BRASIL e SEBRAE – Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos, o manual é o resultado das dinâmicas realizadas nos 12 Estados onde aconteceram o Programa. Foram 96 horas de oficinas em cada estado, onde as empresas trocaram impressões e informações, caminhando para proposições de melhoria na gestão das empresas de eventos. Dividido em seis capítulos, o guia traz dicas de planejamento, atendimento ao cliente e gestão de pessoas, dentre outras. “Este é mais um dos pontos positivos alcançados, que impactarão diretamente na gestão das empresas e na profissionalização do setor”, afirma Anita.


A terceira publicação que será distribuída no estande da ABEOC Brasil durante o Congresso é o “Código Brasileiro de Autorregulamentação do Setor de Eventos - 1° Parte: Conceitos e Relações de Mercado”. A publicação foi organizada por Alexandre Garrido, especialista em gestão estratégia pela Fundação Getúlio Vargas, Andrea Nakane, coordenadora do curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi, Ariane Angioletti, diretora executiva da ABEOC Brasil, Marisa Canton, doutora em Turismo pela ECA/USP, Roosevelt Haman, docente da FAAP e Vanessa Martin, mestra em Turismo pela ECA/USP.


Com base na Lei Geral do Turismo, o livro assume o protagonismo da mudança de posicionamento que o setor sempre esperou partir das esferas públicas. “O que propomos aqui é a organização do setor de eventos, pelo setor de eventos, partindo deste primeiro trabalho que apresentamos”, explica Anita. “O passo seguinte é reunir os representantes de toda cadeia produtiva, para gerarmos modelos de documentos e de procedimentos, dando assim subsídios para ampliar o fortalecimento e a profissionalização do setor”, informa.

VASTA PROGRAMAÇÃO

Apresentação de trabalhos técnicos, rodadas de negócios, fórum de jovens empresários e reunião de diversas entidades são algumas das atividades programadas para o Eventos Brasil 2014. As inscrições ainda podem ser feitas no site oficial do evento que reúne toda a informação sobre o Congresso: www.eventosbrasil.org.br. As apresentações e discussões do Congresso serão compiladas e utilizadas na elaboração da Carta de São Paulo, documento que apresenta as recomendações da ABEOC BRASIL e parceiros para o desenvolvimento do futuro do mercado de eventos no Brasil e no Mundo.

Tropical Tambau Resort - João Pessoa - PB

WORKSHOP DE GOVERNANÇA



O Kurotel - Centro Médico de Longevidade e SPA foi convidado para apresentar seu case sobre "A preparação de herdeiros e sucessores nas empresas familiares" no Workshop Governança Corporativa. Promovido pela Associação Comercial Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. O Workshop acontecerá no dia 04 de dezembro e tem por objetivo apresentar para o público a estruturação de uma família empresária, demonstrando as melhores práticas de Governança Corporativa. A palestra do Kurotel será proferida por Rochele Silveira, Administradora de Empresas com Pós-graduação Internacional em Hotelaria, Sócia do Kurotel e da Kur Cosméticos e Bem-Estar, Membro do Conselho de Família e Secretária do Conselho Consultivo do Kurotel.  Neste evento ministrarão também Mauro Bellini, Presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, que falará sobre "Cultura organizacional e processo sucessório" e Marlin Kohlrausch, Diretor Presidente dos Calçados Bibi abordando as "Estratégias do Oceano Azul no processo de sucessão".  Quem mediará as palestras será Cláudia Tondo, sócia da empresa Tondo Consultoria e Coordenadora Geral do Capítulo Sul do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.


Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem estar). É referência nacional e internacionalmente como um dos melhores do mundo no segmento em que atua. Foi recentemente premiado como o Melhor Spa da América Latina e já foi eleito sete vezes um dos seis melhores do mundo. Já foi também premiado como o melhor SPA para emagrecimento do Brasil.