quarta-feira, 11 de março de 2015

FERIADÕES EM 2015

FERIADÕES EM 2015


Mais de 1,96 milhão de viagens são esperadas para destinos da região Sul do Brasil, durante os feriados de 2015. Elas devem render R$ 3,82 bilhões para os cofres dos três estados da região, segundo levantamento do Ministério do Turismo. Juntos, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina deverão registrar movimentação financeira acima de R$ 530 milhões em cada um dos seis feriados avaliados.


O Rio Grande do Sul é o estado que deve registrar a maior movimentação de dinheiro (R$ 1,9 bilhão) e de pessoas (691 mil viagens). Para Santa Catarina, a projeção é de 670,5 mil viagens e R$ 1 bilhão em gastos de turistas brasileiros, enquanto o Paraná deverá absorver 606,6 mil viagens e faturar R$ 
824 milhões extras com o calendário de 2015. Assim como nas outras regiões do país, o pico do faturamento será em 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil (Nossa Senhora Aparecida), data em que também se comemora o Dia da Criança. O feriado, que cai numa sexta-feira, poderá gerar movimentação conjunta de R$ 707 milhões na região Sul, dos quais R$ 360,8 milhões nos destinos gaúchos, R$ R$ 193,9 milhões nos catarinenses e R$ 152,3 nos paranaenses.


O levantamento considerou as datas de 21 de abril (Tiradentes, terça-feira), 1º de maio (Dia do Trabalho, sexta-feira), 4 de junho (Corpus Christi, quinta-feira), 7 de setembro (Independência do Brasil, segunda-feira), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, segunda-feira) e 2 de novembro (Finados, segunda-feira). 

SETOR HOTELEIRO


Um levantamento da consultoria BSH Internacional, pioneira de investimentos hoteleiros no Brasil,  mostra que a previsão de investimentos do setor para este ano é de R$ 2,3 bilhões. A expectativa é que sejam abertos 54 novos hotéis no ano, o que significa 8,9 mil unidades habitacionais. As inaugurações devem gerar ainda 5,2 mil empregos, de acordo com a consultoria. A região Sudeste representa, sozinha, metade do investimento previsto para o país no ano: R$ 1,27 bilhão.  Os 27 lançamentos previstos acrescentam 4,4 mil unidades habitacionais, o que deve gerar 2,9 mil empregos. Apenas o estado do Rio de Janeiro – sede das Olimpíadas de 2016 – receberá R$ 1 bilhão em investimentos hoteleiros.


Na avaliação do ministro do Turismo, Vinicius Lages, os números comprovam a força do setor e a importância do turismo como vetor para o desenvolvimento econômico do Brasil. “Os destinos nacionais ganharam visibilidade com a Copa do Mundo e, agora, o setor privado se prepara para receber os visitantes que virão para as Olimpíadas” diz Lages. Ele reforça o potencial do mercado interno, com 60 milhões de brasileiros que ainda não têm o hábito de viajar e podem ser prospectados pelas agências de viagem. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

Dados do Ministério do Turismo apontam para um crescimento da intenção de viagem dos brasileiros para destinos nacionais. De acordo com o levantamento Sondagem do Consumidor, 73,2% dos entrevistados que desejam viajar nos próximos seis meses, o farão dentro do Brasil. Em fevereiro de 2014, esse percentual era de 67,8%. 


NAVISC


Um grupo de 11 agências de viagens de Florianópolis e São José criam um POOL denominado NÚCLEO DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS DE SANTA CATARINA, sob a sigla de N A V I S C . O objetivo deste núcleo é o de organizar roteiros de viagens ao exterior diferenciados dos tradicionalmente oferecidos. Hotéis de melhor qualidade, roteiros exclusivos, maior duração de permanência nas cidades visitadas e com acompanhamento de guia desde Florianópolis. As agências que fazem parte do NAVISC são: América do Sol, Açoriana Turismo, Freedom Viagens, Mistral Turismo, Pereira Oliveira Turismo, Star Turismo, W. Travel Turismo, Smart Viagens, Fibratur, Triptonita e Tortola Turismo.


MERCADO PÚBLICO

Clique na imagem para ampliá-la

A Prefeitura de Florianópolis reforçou o compromisso com o prazo de 18 de junho para a conclusão dos trabalhos da ala sul do Mercado Público da capital, conforme asseguraram os secretários Gustavo Miroski (Administração), Rafael Hahne (Obras) e Luciane Camilotti (adjunta de Turismo) aos presidentes do SHRBS, Tarcisio Schmitt, da Fhoresc, Estanislau Bresolin, e da Fortur, Zena Becker. Os dirigentes das entidades visitaram o canteiro de obras na última sexta-feira (09-03). Já a partir de abril os comerciantes terão acesso aos boxes, para tratar das instalações de cada empreendimento.  A etapa atual envolve a instalação das estruturas metálicas, reforçando as fundações, que darão sustentação à cobertura. 


PEDALANDO EM FLORIPA


Tem gente que quando chega o final de semana consegue reclamar dizendo que aqui na Ilha da Magia não tem o que fazer. Moramo numa Ilha, com mais de 40 praias e o sujeito consegue ficar em casa? E para a maioria das pessoas, mesmo com esse sol fenomenal, a temporada terminou. Mentira gente! Temos até o veranico de maio. Não tem nada o que fazer? Vá pedalar ! Principalmente no domingo onde tudo vira ciclovia. Você pode sair da Av. Beira Mar de São José, cruzar a ponte e encarar a Av. Beira Mar da Ilha da Magia, ou vice-versa. A galera da bike faz isso e você ainda pode incluir do percurso a Av. Beira Mar Continental (Estreito) e todas as demais praias. O que você ganha com isso além de saúde? Encontra gente bacana, descolada, bonita, um visual de tirar o fôlego e, ainda deixa pelo caminho umas duas mil calorias (nesse percurso que fiz. Leve água, e mesmo assim, você terá que parar para reabastecer. No Continente é mais barato e não tem fila (na Ilha a água de coco custa R$ 6,00 - uma exploração e ainda tem fila), já em São José, R$ 4,00 o copão. 

Clique na imagem para ampliá-la

No caminho o visual das pontes, das Praias do Meio, Saudade, Itaguaçu, Bom Abrigo, ... O caminho você escolhe, pode ser mais curto ou mais longo. Veja que só fiz um pedaço do percurso. Dá pra fazer a Ilha toda de bike. Confira as imagens aqui. E a tarde ainda fui mergulhar na Praias das Cordas, um refúgio que eu não conto onde é, justamente por ser um refugio, longe da especulação. Um paraíso na Grande Florianópolis. 


USHUAIA


Dá para entender perfeitamente o porque  de Ushuaia estar em alta e porque é destino obrigatório dos aventureiros de todas as tribos que caem na estrada conforme foi veiculado no Fantástico desde último domingo, o especial que a Família Schurmann fez por lá. Aquilo que o Fantástico mostrou não corresponde nem a 1% de todo o material produzido pela Expedição Oriente, mas que com certeza iremos ver em algum programa especial. Ontem mais um cruzeiro atracou no final da tarde. Foto do confrade Eduardo Pocai. 


BRASILEIROS EM USHUAIA


Todos bem recebidos, acolhidos e muito bem assessorados pelo amigo Mario, do Brasileiros em Ushuaia, que saiu do calor de João Pessoa para fixar residência na Tierra del Fuego e consequentemente bem nos receber. 

Clique na imagem para ampliá-la

BNT & CONVENTION




A BNT Mercosul e o Convention Visitors Bureau de Balneário Camboriú, selaram parceria com participação especial na 21ª BNT Mercosul. O Convention Visitors Bureau, mostrará aos profissionais de turismo os seus produtos e opções de passeios gastronômicos, com o projeto Balneário Saboroso, que acontece nos dias 09 a 26/07. A associação também será uma das atrações nos espaços para Capacitação no Cine Turismo.



21ª BNT MERCOSUL



A 21ª edição da BNT Mercosul – Bolsa de Negócios Turísticos será realizada no Centreventos de Itajaí tem como principal objetivo reunir os melhores players do mercado, aproximar pessoas e oferecer um evento eficaz para a realização de negócios entre as empresas expositoras e os profissionais participantes. O evento a cada ano se fortalece por sua credibilidade, organização e público qualificado. É destaque por atrair e conquistar o público do mercado turístico para a realização de ótimos negócios e parcerias, além de apresentar destinos turísticos de todo o Brasil e alguns países da América do Sul. 



Durante o evento são realizadas várias atividades para qualificação dos participantes e apresentação de destinos diversificados. Além da programação de negócios a BNT Mercosul também oferece eventos paralelos que são muito divertidos e importantes para os participantes. Em Balneário Camboriú acontecem visitas técnicas aos principais hotéis da cidade, passeios no Parque Unipraias, passeios de barco e Cristo Luz. 



EDUCANTUR EM NATAL


Clique na imagem para ampliá-la

Ely Silveira, presidente da ABAV-SC, executiva da Ceretur, lançou no dia de ontem seu projeto EDUCANTUR, treinamendo e capacitando operadores e agentes de viagens do segmento de turismo pedagógico em Fortaleza e Natal. Em Fortaleza a parceria foi com a Operadora West Central e Confiança Consolidadora. Já em natal foi com a Foco Operadora. EDUCANTUR – Educando através do turismo, é uma grande inovação para o turismo e para a educação e representa uma revolução para Santa Catarina. O objetivo do projeto EDUCANTUR é criar um produto turístico inovador voltado para estudantes do ensino fundamental, ensino médio e universitário, que proporcionará melhor aprendizagem e diversão.



Os pacotes EDUCANTUR consistem em roteiros turísticos, que além de entretenimento, incluem método e atividades pedagógicas de melhoria no interesse pelas matérias e fixação do conteúdo escolar conduzido por especialistas nos locais de interesse. Quando uma escola escolher um pacote EDUCANTUR, os alunos optarão por um dos destinos memoráveis, onde juntos irão viver experiências que os acompanharão pelo resto de suas vidas. Os professores e pedagogos irão eleger um dos conteúdos EDUCANTUR desenvolvidos no destino e neste momento a escola receberá todo o material pedagógico on line relacionado ao destino para o qual viajarão e a matéria do nível que os alunos estão cursando, para que aprendam teoricamente em sala de aula.



Nos meses que antecedem a viagem, os alunos aprenderão a matéria em sala de aula, começarão a participar de uma grande gincana, com o diferencial que dispertará nos alunos mais interesse e atenção à matéria, pois o conteúdo estará sempre sendo exemplificado e ligado ao passeio que farão, gerando também expectativa pela viagem. Durante a viagem, além de visitar atrações turísticas e de entretenimentos, os estudantes participarão de atividades práticas, através da gincana, para fixar o que aprenderam em sala de aula, com os profissionais selecionados pelo EDUCANTUR.



São físicos, geólogos, biólogos, engenheiros, artistas, empresários e outros profissionais que atuam em temas relacionados com o conteúdo, que mostrarão aos alunos, como aquilo que aprenderam teoricamente, acontece na vida real! O EDUCANTUR levará a diversos destinos turísticos em Santa Catarina, porém nesta primeira etapa será selecionado um destino para se iniciar o projeto, Florianópolis. Este será o destino piloto a ser desenvolvido já a partir deste ano. Para esta primeira etapa do Projeto conta-se com o apoio de algumas empresas de Florianópolis.


A regionalização do turismo, desenvolvendo o turismo nacional no interior do Brasil é um dos grandes desafios do trade turístico atualmente. A infraestrutura turística, composta por hotéis, transportes, atrações turísticas, dentre outros, costuma ser sobrecarregada nas temporadas turísticas, que tendem a coincidir com as férias escolares. Fora das altas temporadas, o trade turístico encontra dificuldades severas para manter a suas operações com qualidade, manter empregos e a viabilidade dos estabelecimentos. O EDUCANTUR pretende prover o fluxo de grupos de estudantes exatamente nos períodos de aula, ou seja, nas baixas temporadas, quando eles são mais necessários.



"Sabemos que muitos não podem arcar com os custos de uma viagem e nunca teriam acesso ao que estamos fazendo. Por esse motivo, criamos um modelo sustentável onde a própria operação turística financia o serviço para quem não pode pagar. Assim, todos os fornecedores do EDUCANTUR sejam eles hotéis, transportadores rodoviários ou atrações turísticas, precisam concordar em disponibilizar gratuitamente seus serviços a um grupo de alunos da rede pública de Santa Cataria, a cada 10 grupos pagantes recebidos através do EDUCANTUR", afirma Ely Silveira, idealizadora do projeto. 
Desta forma os estudantes da rede pública do Estado terão acesso aos mesmos materiais pedagógicos, passeios e hotéis que todos os estudantes que participam da experiência EDUCANTUR utilizam.



CCTUR



Para o trade de turismo que ainda não sabe, a CCTUR – Recursos Humanos, disponibiliza um sistema online de cadastramento de vagas e candidatos, exclusivamente para a área de turismo. Abrangendo todo o território nacional. Atendem empresas da área de: Agências, hotelaria, gastronomia, locadora, transporte, eventos, feiras & congressos, lazer & recreação, entre outras. Os interessados podem ser: Candidatos, estagiários, pessoas com deficiência, autônomos, freelancer, entre outros. Vale lembrar que estas áreas necessitam de mão de obra mais qualificada e a disponibilização infelizmente é pouca. A CCTUR coloca seu site a disposição do trade. Todo cadastramento é gratuito. Mais informações no site www.cctur.com.br. 




sábado, 7 de março de 2015

OCUPAÇÃO HOTELEIRA

OCUPAÇÃO HOTELEIRA



Apesar de ter registrado leve alta durante o Carnaval, com variação de 2,1% em relação a 2014, a taxa de ocupação hoteleira de fevereiro na Grande Florianópolis teve queda frente ao mesmo período do ano passado (4,2%). Para Tarcísio Schmitt, presidente do SHRBS, a realização do Carnaval ainda no segundo mês do ano contribuiu para mais movimento durante a festa, porém, como em 2014 a folia ocorreu em março, a temporada foi mais longa, fazendo com que os turistas ficassem mais tempo no nosso litoral. Entre as regiões pesquisadas, apenas as termas tiveram variação positiva (67%).



“É um número expressivo, porém pouco representativo no contexto geral devido à disparidade no número de unidades de hospedagem em relação ao restante das áreas”, afirma Schmitt. As praias registraram no mês queda de 4,3%, enquanto no Centro e no Continente a retração foi de 7,2% e 5,9%, respectivamente. Já para este jornalista, isso é o mais claro reflexo da nossa falta de infraestrutura, da nossa falta de mobilidade, do nosso desgoverno já que por conta dele perdemos até a nossa posição de destaque como melhor destino nacional por sete anos seguidos. Somente por este desgoverno passaram seis "secretários de turismo", sendo que este último conseguiu ser o pior de todos pois não entende absolutamente nada da pasta.



FERIADÕES



Os hoteis e pousadas de plantões que já começam a reclamar, é bom se antenarem no marketinhg pois o ano é de vacas gordas.  Segundo o Ministério de Turismo, e eu já estou afirmando isso isso faz tempo, o impacto econômico de seis feriados nacionais para a indústria nacional de viagens e turismo será de R$ 18,66 bilhões. O levantamento foi feito pelo Ministério em parceria com a Fundação Getulio Vargas, e considerou um acréscimo de 20 dias para o calendário nacional de viagens de 2015.


Juntos, os feriados de 21 de abril (Tiradentes, terça-feira), 1º de maio (Dia do Trabalho, sexta-feira), 4 de junho (Corpus Christi, quinta-feira), 7 de setembro (Independência do Brasil, segunda-feira), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, segunda-feira) e 2 de novembro (Finados, segunda-feira) devem motivar cerca de 10,9 milhões de viagens domésticas extras por todo o país. Foram excluídos do cálculo o Carnaval, a Semana Santa, o Natal e o Reveillon, feriados já incluídos todos os anos no calendário. De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lages, os feriados dão fôlego extra ao setor. Puxado pelos números de São Paulo e do Rio de Janeiro, destinos mais visitados do país, o Sudeste deverá registrar as maiores movimentações financeiras e de viajantes entre as cinco regiões brasileiras. Os destinos paulistas deverão contar com R$ 2,27 bilhões com a realização de 2 milhões de viagens extras para o estado, enquanto a perspectiva de ganhos para o turismo do Rio de Janeiro é de R$ 1,16 bilhão em 883,3 mil viagens.


Os destinos turísticos dos nove estados da região Nordeste absorverão também 3,17 milhões das cerca de 10,9 milhões de viagens domésticas adicionais motivadas pelos feriadões. Bahia e Ceará e são os que mais sentirão os efeitos positivos do aumento do número de viagens e de gastos do turista durante os seis feriados. Nos municípios baianos a expectativa de impacto econômico é de R$ 1,2 bilhão em consequência das 830 mil viagens para seus destinos e, nos cearenses, de R$ 841,2 milhões devido a 585,3 mil deslocamentos. Na região Sul, a maior movimentação de dinheiro (R$ 1,9 bilhão) e de pessoas (691 mil viagens) ocorre no Rio Grande do Sul. Para Santa Catarina a projeção é de 670,5 mil viagens e R$ 1 bilhão de gastos de turistas brasileiros, enquanto o Paraná deverá absorver 606,6 mil viagens com faturar R$ 824 milhões extras com o calendário de 2015. Na região Norte serão 819 mil viajantes e um impacto de R$ 988 milhões; e na região Centro-Oeste um milhão de viagens devem gerar um impacto de R$ 1,17 bilhão.


PARQUE IGUAÇU

Sergio Arias Valdecantos, novo chefe do parque argentino; Marcelo Beisso, gerente-geral do Duty Free Shop; Carlos Corvalán, presidente da administración de Parques Nacionales (APN); Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu; Daniel Ramos, vice-presidente da APN; e Adélio Demeterko, gerente-geral da Cataratas do Iguaçu S.A. 


Os Parques Nacionais do Iguaçu e Iguazú, juntos, possuem mais de 600 mil hectares de áreas protegidas, outros 400 mil de florestas ainda primitivas e uma diversidade de ações ambientais e serviços turísticos. Preservar esses patrimônios mundiais, possibilitar condições de acesso a essas belezas naturais e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento sustentável e o turismo são desafios diários para brasileiros e argentinos.


Carlos Corvalán e servidores da Administración de Parques Nacionales (APN) O compromisso com esse trabalho foi reafirmado na posse do guarda-parque Sergio Arias Valdecantos como novo chefe intendente do Parque Nacional Iguazú, na Argentina. O ato foi realizado no Viejo Hotel Cataratas, localizado dentro da unidade de conservação argentina, na terça-feira, 3 de março. O chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, e o gerente-geral da Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., Adelio Demeterko, participaram das atividades, entre dezenas de autoridades das três cidades fronteiriças.



PÁSCOA NA SERRA


Se você ainda não reservou teu hotel para o feriadão da Páscoa é bom correr, as pousadas e hotéis estão praticamente lotadas. Uma ótima opção, no topo da serra e a Pousada Kiriri-Etê que ainda tem algumas unidades. Fica a dica. 

DESTINOS & ROTEIROS INTEGRADOS


A executiva da CERETUR OPERADORA, presidente da ABAV-SC, diretora do Projeto EDUCANTUR e proprietária da PROJETUR – Projetos e Consultorias (empresa detentora dos Royalties de propriedade intelectual de seus projetos), Ely Silveira, levanta voo com destino ao nordeste para o lançamento oficial do Projeto EDUCANTUR com uma série de capacitações para operadores de turismo e agentes de viagens, nas cidades de FORTALEZA (09/03), NATAL (10/03), JOÃO PESSOA (11/03), RECIFE (12/03), SALVADOR (13/03), MACEIÓ E ARACAJU (14/03).


Depois de recorrer todos os estados brasileiros, irá promover FANTOURS para dirigentes de escolas, que virão a Santa Catarina para conhecer o projeto in loco. Todos os operadores de turismo e agentes de viagens do Brasil que queiram conhecer este projeto inédito de Turismo Pedagógico podem se inscrever para a capacitação através da CERETUR OPERADORA. www.educantur.com.br, comercialceretur@gmail.com e telefones (48) 3266-1011 – (48) 8403-2600.


COTAL 


Além disso, Ely Silveira lidera um grupo de agentes que no final do mês estarão no México, a convite da Asociación Mexicana de Agencias de Viajes (AMAV Nacional) que está organizando o Congresso da Federação de Organizações Turísticas da América Latina e Caribe, tendo como presidente o mexicano Jorge Hernández Delgado.


A Confederação tem mais de meio século de atividade, tendo sido fundada no México em 1957. Neste ano completa 58 anos de existência e realizará  o congresso que agrega todos os que integram o setor turístico latino-americano para estarem juntos, fazendo negócios, entre os dias 22 e 17 de março, na cidade de Acapulco, comemorando também o marco da 40° Edição do Tianguis Turístico do México que se realizará neste mesmo destino.


Vale registrar que o convite que a ABAV/SC recebeu para à COTAL se deve à OPERADORA VIAGENS CLUBE TURISMO com sede em Balneário Camboriú que vem desenvolvendo um trabalho pós COPA DO MUNDO com o mercado Mexicano e do Caribe e tem um ótimo relacionamento com AMAV e principalmente o operador DIVISA TRAVEL GROUP parceiro exclusivo da VIAGENS CLUBE NO MÉXICO.


ITB BERLIN


O Pará é um dos estande brasileiros no estande da Embratur na ITB em Berlim. A agenda da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) foi produtiva durante o primeiro dia da feira ITB Berlim 2015. Com muitas atividades, o estande do Brasil esteve movimentado por diversas reuniões com operadores de turismo, empresas aéreas e os estados brasileiros que participam do evento, além da presença marcante do ex-jogador de futebol, Cafu. O Pará está representado na ITB de Berlim pela Coordenadoria de Marketing da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-PA). 


ABRAJET PB


A Abrajet Paraíba, sob a presidência do jornalista Rogério Almeida, promove nesta quarta-feira, 11, no restaurante Tasca da Esquina em Manaíra, a  20ª reunião da entidade com um almoço preparado especialmente pelo chef  Victor  Sobral. Na ocasião serão escolhidos os melhores do ano do turismo de 2014, os quais receberão o troféu Waldemar Duarte. Também será apresentado o Prêmio Reportagem Abrajet - Destino Paraíba que irá premiar os melhores trabalhos dos jornalistas que foram a João Pessoa em maio do ano passado para o Congresso Nacional da entidade e que escreveram artigos, reportagens e fotos sobre pontos turísticos do Estado da Paraíba. O restaurante Tasca de Esquina de João Pessoa é considerado um dos mais requintados e da melhor culinária portuguesa da Paraíba. Sob o comando do chef Victor Sobral, o restaurante possui filial em São Paulo e a sede no Campo de Ourique em Lisboa, sendo o da Paraíba o único no norte-nordeste.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

ESTALEIRO


Falando na lindíssima João Pessoa, o governador Ricardo Coutinho discutiu o andamento da instalação do estaleiro de reparo de navios em Lucena com investidores do grupo McQuilling Services LLC. A audiência, realizada nessa quinta-feira (5), reuniu o diretor comercial do grupo em Nova York, David Sagnaw, o representante no Brasil, Celso Sousa, e secretários do Estado. O projeto conceitual do estaleiro já foi finalizado e nos próximos meses o grupo estará iniciando o processo de licenciamento ambiental. O empreendimento será o maior estaleiro de reparos e docagens de navios do hemisfério Sul e pretende iniciar suas operações até o final de 2017. O investimento previsto para a construção do estaleiro é de R$ 1,9 bilhão. O empreendimento deverá gerar 1.500 empregos diretos e outros 4.500 postos de trabalho indiretos. 


O diretor presidente da Companhia Docas, Lucélio Cartaxo, destacou que sendo o primeiro do hemisfério Sul, o estaleiro vai potencializar a quantidade de navios que irão atracar no Porto de Cabedelo. “Além de ser um grande empreendimento que vai gerar receitas, mais de 1.500 empregos diretos, também vai refletir positivamente na movimentação do nosso porto”, ressaltou Lucélio.    O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Wilbur Holmes, o secretário da Receita do Estado, Marialvo Leureano, e o empresário Roberto Braga também participaram da audiência.


COLÔMBIA


Não é preciso ir longe para encontrar feiras de turismo internacionais de qualidade! A gerente comercial do FESTURIS, Rose Ott, esteve participando na última semana da ANATO - Associação Colombiana de Agências de Viagens e Turismo, em Bogotá. Um registro especial de seu encontro com a Embaixadora do Brasil na Colômbia Maria Elisa Berenguer e com Gilson Lira, Diretor de Mercados Internacionais da EMBRATUR.

Clique na imagem para ampliá-la

Já na ITB, em Berlim, a maior feira de turismo do mundo, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, seguem conectando o FESTURIS GRAMADO com os mais diferentes destinos internacionais. Segundo a dupla, excelentes negócios prospectados!


MELHOR IDADE


O público da terceira idade está disposto a conhecer o Brasil. De acordo com o Ministério do Turismo, viajantes com mais de 60 anos fizeram pelo menos 18 milhões de viagens no ano passado, um aumento de 11% nos últimos quatro anos. A presença cada vez maior desse público em hotéis, restaurantes e pontos turísticos tem mudado a estratégia de venda das agências de viagem, a forma de receber os turistas e impulsiona a visitação em destinos com vocação para a atender a terceira idade. Prova disso é que os idosos já respondem por 15% da carteira de clientes das agências de viagem. Os gostos variam muito e são bem ecléticos, como roteiros culturais, de praia e de compra, de acordo com a Associação Brasileira das Agências de Viagens. 


Ao contrário dos mais jovens, os turistas mais experientes costumam ter disponibilidade para viajar em períodos de baixa ocupação e a maioria (70%) tem independência financeira, de acordo com o Banco Mundial. De acordo com o boletim mensal que mede a intenção de viagem do brasileiro, realizado pelo Ministério do Turismo, boa parte dos idosos (32%) está disposto a arrumar as malas pelos próximos seis meses. Entre o público que têm até 35 anos, a intenção de viajar se reduz a 22% pelos próximos seis meses. “São viajantes com disposição, tempo e recursos para investir”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages. Os idosos já representam 20% do poder de compra do país, segundo o Banco Mundial. A estimativa é de que em 10 anos sejam 16% da população brasileira, número que pode dobrar até 2060, segundo o IBGE.


EXPEDIÇÃO ORIENTE


Meus queridos amigos Vilfredo e Formiga chegaram na Antárticas. "O sonho se tornou realidade! Após cinco anos de muito planejamento, trabalho, noites em claro e expectativas, chegamos à Antártica!” Com essa mensagem publicada no perfil da Expedição Oriente no Facebook, a família Schurmann comemora seu histórico desembarque no continente gelado.


Desde que partiu do Ushuaia com o veleiro Kat, a tripulação vem celebrando cada desafio vencido. No último domingo, 1º de março, a família Schurmann passou pelo temido Cabo Horn, no extremo sul da América, um dos pontos de navegação mais difíceis e desafiadores do mundo. Para a tripulação, Eolo e Netuno deram de presente: um mar de almirante, calmo e sem ondas. Superado este desafio, por volta das 3hs desta quinta-feira, dia 5, os Schurmann chegaram, pela primeira vez em 30 anos de aventuras pelos mares e oceanos do mundo, na Antártica. Confira as primeiras imagens desse momento inédito para a famosa família de velejadores brasileiros.


A expedição, a terceira e a maior da família catarinense, foi inspirada no livro "1421: o ano em que a China descobriu o Mundo", de Gavin Menzies, um ex-oficial da Marinha inglesa, que defende que os chineses, e não Cristóvão Colombo, teriam sido os verdadeiros descobridores da América. A nova aventura da família Schurmann começou em setembro do ano passado a bordo do veleiro Kat, construído especialmente para a Expedição Oriente. 


A embarcação deixou o porto de Itajaí (SC) no dia 21 de setembro rumo à China. Ao todo, os Schurmann devem percorrer 30 mil milhas (o equivalente a quase 50 mil quilômetros), passando por quatro oceanos, cerca de 50 portos, 29 países e cinco continentes.