quarta-feira, 4 de novembro de 2015

CIRCUITO VALE DOS VINHEDOS

CIRCUITO VALE DOS VINHEDOS


Na terceira edição, o evento traz novidades nas disputas por entre os vinhedos da Villa Francioni. As provas acontecem  nos dias 7 e 8 de novembro em São Joaquim. O Circuito dos Vinhedos  será realizado pelo terceiro ano consecutivo na  vinícola Villa Francioni em São Joaquim, desta vez com mais uma categoria em disputa. Além das tradicionais competições nas provas de 5 e 10 km, e caminhada de 5 km, a competição abre espaço para uma corridade bicicleta, na categoria Montain Bike. Os números do evento também serão ampliados nesta edição, estão sendo esperados mais de 500 competidores de várias cidades catarinense e também de outros estados.  No dia 07 de novembro serão realizadas as provas de caminhada e corrida com cerca de 400 participantes, no dia 08 de novembro é a vez das duas provas de bike: 20 km amador e 50 km elite, com 100 participantes. 


Outra novidade da prova é a modalidade Inclua-se, onde pessoas com deficiência intelectual e autistas também poderão participar com um acompanhante. As provas passarão por entre os vinhedos, localizados à 1.260 metros acima do nível do mar. O principal objetivo dos organizadores é estimular a criação de um polo turístico e esportivo agregando as riquezas da região serrana, fomentando as atividades com consciência e sustentabilidade. A coordenação do evento é dos profissionais: Sayuri Viegas, Andrea Teixeira e Leonardo Marmitt.  Mais informações e inscrições no site: www.circuitodosvinhedos.com.br


MARKETING DIGITAL


O Centro de Convenções de Florianópolis, que recentemente passou por obras de modernização e tratamento acústico, já tem importantes eventos confirmados até 2017, fomentando o turismo de negócios na baixa temporada e colocando a capital, de uma vez por todas, na rota dos grandes shows e espetáculos culturais. Os eventos de tecnologia também estão cada vez mais presentes no CentroSul. Foi com muito orgulho que sediamos, pelo segundo ano consecutivo, o RD Summit 2015, o mais completo evento de Marketing Digital e Vendas do país. Com palestras nacionais e internacionais, além de congressistas de todos os cantos do país, cerca de 3 mil pessoas, circularam pelo Centro de Convenções durante os dois dias de evento.


IMORTAL NO CIEE


Estão abertas as inscrições para os dois seminários promovidos pelos CIEE-SC, que serão realizados nesta sexta-feira, 06 de novembro, com a presença do imortal da Academia Brasileira de Letras,  Arnaldo Niskier, que ocupa a cadeira de número 18 e já foi presidente da ABL.  Florianópolis e Blumenau serão as cidades contempladas. Na capital o seminário acontece na Assembleia Legislativa a partir das 9h, já no Vale do Itajaí está agendado para 19h30 na FURB. “O futuro depende da educação” será o tema central da explanação do palestrante. O Centro de Integração Empresa Escola aguarda um público de 400 pessoas nos dois municípios. O presidente do CIEE-SC, Mércio Felsky, exalta a importância da palestra e convida a todos para participar do evento, "o Brasil passa por momento de grande debate sobre a qualidade da educação no Pais. Como contribuição para o tema, o CIEE-SC tem a honra de trazer o professor, educador e membro da Academia Brasileira de Letras Arnaldo Niskier, para em seminário sobre educação em Florianópolis, e aula Magna na Furb em Blumenau". As inscrições podem ser feitas pelo site: www.cieesc.org.br.


Arnaldo Niskier é carioca e completará 80 anos no dia do evento. É graduado em matemática e pedagogia pela UERJ, onde se tornou doutor em Educação. Foi secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (1968/1971), de Educação e Cultura (1979/1983), de Cultura (de 2004 a 2005) e Educação (2006). É membro da ABL desde 1984, onde foi presidente entre 1998 e 1999. Membro da Academia de Ciências de Lisboa desde 2000. Presidente do CIEE-RJ desde 2008. Também atua como jornalista e escritor há 50 anos, colecionando mais de 100 obras lançadas, dentre as quais: “A Nova Educação”; “Tecnologias Educacionais”; “Educação Brasileira: 500 Anos de História”; “O Impacto da Tecnologia”; “Qualidade do Ensino”; “Tragédia do Ensino Público” e “LDB – A Nova Lei da Educação”, “Educação à Distância – A Tecnologia da Esperança”, “Shach: as lições de um sábio”,  “A Educação da Mudança”, “O Padre Antonio Vieira e os Judeus”,   “Dr. Roberto” (co-autor), “10 anos de LDB – uma visão crítica” e “Memórias de um sobrevivente”.


FESTIVAL DE DANÇA DA TERCEIRA IDADE


A partir do próximo domingo, dia 08, Piratuba recebe mais de 30 grupos para o Festival Nacional de Dança da Terceira Idade, edição 2015. O evento segue até na quinta-feira e a programação conta com apresentações competitivas até na quinta-feira, no Centro de Eventos, sempre a partir das 19:30h. A quinta-feira será a noite de gala, com a entrega de premiações e o show de encerramento com as Irmãs Galvão. O Festival é uma competição exclusiva para bailarinos com idade acima de 50 anos. Eles vão competir nas categorias; Dança Coreográfica Livre, Dança Popular Folclórica, Dança de Salão em Conjunto e a categoria Dança de Salão de Casal. “Trabalhamos bastante para o Festival e mais uma vez eu não tenho dúvidas que será um grande evento, tanto para os bailarinos e coreógrafos inscritos, como para a cidade no geral, pois estas pessoas vão movimentar a economia local durante a semana de atividades”, comenta a superintendente da Fundação de Cultura, Gelci de Souza.


Neste ano o Festival vai contar com grupos de SC, RS, PR e um do Equador. Além da competição no palco do Centro de Eventos, os grupos também participam da “mostra de dança”, com apresentações na quarta-feira pela manhã, às 10h, no Centro Histórico, no Parque Termal e na Escola Professora Amélia Poletto Hepp. “É uma programação bem interessante. Quem quiser ver os espetáculos dos idosos, que competem, deve ir até o Centro de Eventos, mas também vamos levar o talento deles para as crianças na Escola, para os turistas no Parque Termal e para a nossa comunidade, no Centro Histórico. Todos vão poder ver”, destaca Gelci. Neste domingo, na noite de abertura no Centro de Eventos, a entrada é livre. Já na segunda, terça e quarta o ingresso custa R$ 10,00 e na quinta, para a noite de premiação e show com as Irmãs Galvão, o ingresso custará R$ 15,00.


GRUPO BROCKER TURISMO


O Grupo Brocker Turismo vai aproveitar a intensa movimentação da 27ª edição do Festival do Turismo de Gramado para reinaugurar sua loja no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A empresa é pioneira nesta iniciativa e já havia ocupado o espaço entre 2007 e 2012, agora volta a recepcionar seus clientes com uma estrutura que oferece facilidade, agilidade e segurança para quem chega ou parte do Rio Grande do Sul.


““Costumamos dizer que nossos clientes não são apenas nossos passageiros e sim nossos convidados”, destaca a diretora da empresa, Adriane Brocker Boeira. De acordo com ela, através dessa nova estrutura, formada por uma equipe capacitada em bem receber, garante ainda mais qualidade nos serviços oferecidos. “Temos uma oferta de serviços, desde hospedagem, passeios na Serra Gaúcha, Transfers, Tickets Bustour, ingressos de parques e espetáculos, locação de carros e transporte privativo, venda de passagens áreas e pacotes turísticos, o que reforça a nossa especialidade em serviços no destino Serra Gaúcha. O novo espaço funcionará diariamente, das 6 às 22 horas e o telefone de contato é 51 3342 0139.


TROFÉU INFINITO


Aproveitando o palco do maior Festival de Turismo do Brasil, o FESTURIS GRAMADO, a Brocker Turismo A Brocker Turismo comemora além dos seus 20 anos de pleno sucesso (celebrado oficialmente no último dia 09 de setembro), entregará a agencias de viagens e operadoras o 10º Troféu Infinito, edição especial, concedido aos maiores vendedores da Brocker. O evento acontecerá na Casa Wilfrido, no próximo dia 06 de novembro, às 20:30hs. "Temos orgulho da história da empresa e do que construímos. Mas sabemos que essa conquista não é só nossa, por isso quero comemorar com os cliente”, afirma Any Brocker, CEO da Brocker. 


16º CONGRESSO FACESP


Entre os dias 4 e 6 de novembro, o Guarujá receberá o 16º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Pela terceira vez sediado no município, o evento reunirá, no Hotel Casa Grande Guarujá, cerca de 400 associações comerciais paulistas. Nas últimas edições promovidas no destino, o resultado foi positivo a ponto dos organizadores optarem pelo retorno ao litoral paulista. O tema deste ano: “Novas Ideias. Construindo Caminhos” aborda soluções para os empreendedores por meio de debates e discussões dos caminhos para o setor. O objetivo é debater os novos rumos para a economia do País. “Este encontro que acontece novamente em nossa cidade vem coroar o trabalho da associação e fortalecer o destino, unificando o que  tem de melhor  com o desenvolvimento empresarial. Que todos possam usufruir das belas praias, ótimos hotéis e excelentes restaurantes”, comenta Rogério G. Sachs, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá.


“O Guarujá proporciona uma infraestrutura para a realização de eventos com a certeza de resultados eficientes, pois propiciamos um ambiente que alia lucratividade dos negócios com as paisagens exuberantes de nossas praias”, afirma João Carlos Pollak, presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau. No primeiro dia do encontro, a abertura se realizará às 19h. No dia 5 de novembro, das 14h30 até 15h30, a jornalista da Globo News, Cristina Lôbo, mediará um debate sobre o atual cenário político e as expectativas para o futuro do Brasil. As palestras e debates ocorrerão durante os dois dias, nas cinco salas disponíveis e abordam temas como: empreendedorismo, mulheres no segmento, negócios, cases de sucesso, menor aprendiz, entre outros. Para verificar a programação completa acesse: www.congressofacesp.com.br.



FESTIVAL JPA EM LONDRES



Durante a 36ª edição da WTM, que teve início na última segunda (02), em Londres, e ocorre até próximo dia 05, o Festival do Turismo de João Pessoa estará sendo divulgado através do diretor comercial, Claudio J S Junior. “Este evento é referência no mercado, e é muito importante estarmos presentes para fortalecer laços com expositores e divulgar nosso Festival para futuros parceiros”, afirma o empresário. Na foto, Lawrence Reinisch, diretor da WTM Latin America, Claudio J S Junior do Festival JPA e Vincent Lhoste, diretor de portfólio WTM.




A última edição do Festival JPA, que ocorreu em outubro deste ano, contou com a participação de mais de 3.200 profissionais da área e gerou aproximadamente 50 milhões de reais em negócios durante dois dias de evento.



OBSERVATÓRIO DO TURISMO


Uma ferramenta de observação da realidade turística que servirá para monitorar a evolução de dados e informações que subsidiem o planejamento, as decisões empresariais e a construção de políticas públicas para o setor. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (04) durante reunião realizada no Palácio Paiaguás. No encontro estavam presentes o secretário-adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Nigro, o secretário de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, Superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste, Cleber Ávila,  secretários municipais de Turismo, Superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Guilherme Ribeiro, membros do Fórum Estadual de Turismo e do trade turístico.



Essa ferramenta virá para pôr fim a um dos grandes entraves para o planejamento e gestão do turismo, a carência de dados e estudos sobre a realidade e evolução do setor. Atualmente são poucas as informações sistematizadas e confiáveis sobre a oferta e demanda e os estudos existentes se encontram dispersos, sendo que muitas vezes nem chegam ao conhecimento do público interessado. O portal será desenvolvido por uma equipe de professores da Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso e financiado com recursos da Sudeco. No primeiro ano os pesquisadores irão a campo levantar os dados e as demandas do setor. E, a partir dessas demandas, a Sudeco poderá traçar diretrizes de aplicação de recursos financeiros do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) voltadas ao segmento do turismo.


À Sedec caberá fazer a sensibilização e a articulação junto ao trade e aos segmentos relacionados às atividades turísticas para que as empresas forneçam seus dados aos pesquisadores, já que esse é um grande receio dos empresários. “Trabalharemos arduamente junto aos empresários para que eles possam facilitar o trabalho dos pesquisadores e para que essa parceria possa se efetivar da melhor maneira possível”, afirma Nigro. De acordo com o superintendente da Sudeco, Cleber Ávila, a partir do segundo ano começa a divulgação e sensibilização dos empresários e turistas para que eles participem desse portal, alimentando-o com informações públicas e atualizadas. “O nosso intuito é fazer com que esses dados sejam atualizados da maneira mais fiel possível”, disse Ávila.


VOANDO BAIXO




O Brasil é o único país da América Latina que vai encerrar 2015 com redução na oferta de voos comerciais. Em dezembro, o país vai registrar uma queda de 3% no volume de passagens aéreas à venda no mercado, de acordo com projeções da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que consideram voos domésticos e internacionais. Essa é uma reação das empresas aéreas ao pior cenário macroeconômico para o setor nos últimos dez anos. Com o dólar alto e a economia em recessão, as empresas operam no vermelho e os investidores colocam em xeque a viabilidade financeira das companhias. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Por enquanto, a redução vem das líderes TAM e Gol. Nos próximos meses de 2015 e 2016, a retração deve ser ainda maior. A presidente da TAM, Claudia Sender, disse que até o fim de novembro terá implementado a redução de 10% na malha doméstica, anunciado em julho. A Gol prevê corte de 2% a 4% na capacidade no segundo semestre deste ano. 



JANDIRA TISSOT- CHEF POR UM DIA



O Wish Serrano Resort & Convention Gramado, unidade hoteleira da rede GJP Hotels & Resorts anuncia a nova convidada da edição de novembro do projeto “Chef Por um Dia”, a empresária e primeira-dama da cidade de Gramado (RS), Jandira Tissot. O evento, que já entrou para o calendário de eventos da cidade gaúcha, acontecerá no próximo dia 12 de novembro, quinta-feira, às 20h, no restaurante Spazio Due, um dos cinco restaurantes do resort. A anfitriã da noite é filha ilustre de Gramado, nascida na linha 28, região rural da cidade mais charmosa da Serra Gaúcha. 



Além de primeira-dama da cidade (ela é casada com o prefeito Nestor Tissot), Jandira é mãe de duas filhas, empresária do ramo atacadista e ainda aluna de um curso de MBA em Gestão de Vendas.



A “Chef Por um Dia” preparou um menu composto por entrada, dois pratos principais e sobremesa. A entrada: Mix de Folhas Verdes com Molho de Maracujá, Queijo Brie, Lascas de Amêndoas, Manga em Cubos e Croutons. O primeiro prato, uma homenagem à mãe, será a Massa da Dona Adelina, uma deliciosa Pasta Italiana Caseira, enrolada em Folhas de Mostarda e Espinafre, Molho Especial de Carne Moída com Alho, Cebola, Tomate e Parmesão. O segundo prato será um suculento Ossobuco regado ao Vinho Branco e Azeite de Oliva servido com batata coquinho, além da sobremesa: Torta de Banana com Cobertura de Farinha de Cuca acompanhada de Sorvete de Creme.



O evento é uma realização do Wish Serrano Resort & Convention Gramado, patrocínio da Vinícola Aurora e apoio da Frutal Gramado, Marfrig Global Foods e Bassi Carnes. As reservas podem ser feitas pelo telefone (54) 3295-8000. Com empreendimentos localizados de Norte a Sul do País, a GJP possui hotéis próprios e modelos de negócio focados em gestão administrativa e operacional, além da representação comercial de diversas unidades hoteleiras.  No total, são 15 hotéis e resorts localizados em Maceió (AL), Recife (PE), Porto de Galinhas (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), Foz do Iguaçu (PR), Belém (PA), Paragominas (PA), Praia das Fontes (CE), Gramado (RS), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Hoje, são mais de 2.200 apartamentos à disposição dos clientes em todo o Brasil. A companhia também inaugurará, em breve, novos hotéis nas cidades de Belo Horizonte (MG), Gramado (RS), Juiz de Fora (MG), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ). Com as marcas Wish (5 estrelas), Prodigy (4 estrelas) e Linx (hotéis econômicos), até o final de 2016, a GJP Hotels & Resorts terá sob sua gestão um total de 22 hotéis. 



Fundada em 2005 pelo empresário Guilherme Paulus, a companhia conta com mais de 1.300 colaboradores que trabalham diuturnamente para garantir a melhor experiência em hospedagem nos melhores destinos do Brasil.



BELLA DA SEMANA



Estreia nesta quinta-feira, 5 de novembro, a segunda parte do ensaio fotográfico de Mariane Tarrafel no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Além de fazer bonito como modelo, Mariane também é atriz e já participou de diversos projetos na televisão brasileira. Atualmente a morena está em processo de gravação de um programa para o SBT, que ainda não tem data definida para a estreia. 

Sobre tirar a roupa para um ensaio sensual, a atriz afirma que fica bem à vontade. “Algumas pessoas ficam impressionadas com isso, mas para mim é muito normal.”



PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI

domingo, 1 de novembro de 2015

CIÊNCIAS DO MAR

CIÊNCIAS DO MAR 


As ações de captação de eventos do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau renderam mais uma importante conquista. Em 2017, a cidade receberá o XVII Colacmar - Congresso Latinoamericano de Ciências do Mar, que dever receber mais de 1.200 pessoas. A candidatura de BC para sediar o próximo congresso foi apresentada durante o evento deste ano, que aconteceu na Colômbia, entre os dias 18 e 22 de outubro. O BC Convention preparou diversos materiais de divulgação do destino, traduzidos inclusive para espanhol, que foram distribuídos durante o congresso. Tais materiais foram disponibilizados no stand do organizador desta edição e entre eles, foi confeccionado um adesivo especial, destacando Balneário Camboriú, além de um vídeo de apresentação da cidade com informações sobre infraestrutura.


Na ocasião, o BC Convention foi representado pelo embaixador local, professor Fernando Diehl, Conselheiro-diretor da Associação Brasileira de Oceanografia – AOCEANO  que é o proponente local. O evento é um dos mais importantes congressos do setor marinho da América Latina, onde são discutidos e apresentados os últimos avanços e desenvolvimentos na investigação científica e no desenvolvimento de tecnologias marinhas e costeiras. Reúne pesquisadores, cientistas, estudantes, fundações, agências governamentais e empresas privadas, totalizando cerca de 1.200 pessoas participantes em cada edição.


UM SONHO DE NATAL


Vivencie um Natal surpreendente com sua família no Infinity Blue Resort & Spa ! Festa de Natal com show temático de Natal e entrega de presente realizado pelo Papai Noel; Música ao Vivo na noite de Natal; Buffet diferenciado com pratos clássicos dessa época do ano e demais iguarias internacionais; Até duas crianças de 0 à 5 anos cortesia, de acordo com a capacidade do apartamento. O preço dos pacotes podem ser divididos em até seis vezes. Restam poucas unidades justamente por conta da qualidade, bem estar, lazer e preço. 


CONTRA CORRUPÇÃO 


Estima-se que o Brasil perde anualmente bilhões de reais por conta da corrupção. Estes valores poderiam ser carreados para a saúde, educação e a promoção dos destinos Brasileiros. A campanha deflagrada pelo Ministério Publico Federal de combate à corrupção, deve ser abraçada por todos os cidadãos brasileiros, e nessa linha, a Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux  apoia a campanha e pede a todos os que militam no setor de turismo que assinem a Lista de Apoiamento – Projeto de Lei de Iniciativa Popular “10 Medidas Contra Corrupção”. Para maiores informações acesse o link através do portal www.cbcvb.org.br. 


ABAV SC - NOVA DIRETORIA


Na manha desta última quarta-feira, 29, foi eleita por aclamação a nova diretoria da Associação Brasileira de Agências de viagens – Santa Catarina. Deixou o cargo Ely Ribeiro da Silveira, Presidente da Ceretur Operadora e eleito Eduardo Loch, Sócio Diretor da Adetur Turismo, que já foi presidente da entidade. Segundo Loch,: "A importância do Agente de Viagem, das agências e operadoras, precisa ficar mais claro para a sociedade. Se nós mais uma vez iremos ter um super verão repleto de turistas de todas as partes do mundo, principalmente do Mercosul, é justamente porque houve um trabalho antecipado. Uma coisa é promoção e outra coisa é comercialização. O governo faz a promoção e quem faz a comercialização são as agências e operadoras.


 E para fazer esta comercialização, as agências criam seus pacotes e colocam nas demais agências e operadoras do Brasil e do mundo para serem comercializada, com muita antecedência. Se nós já estamos sabendo neste momento a ampliação de voos charters e a quantidade de voos acrescidos em nossa malha aérea, não só pelas companhias aéreas nacionais, mais pelas internacionais a exemplo da Aerolineas Argentinas para o estado de Santa Catarina, é justamente porque está havendo comercialização e o empenho das operadoras e agências de viagens num esforço e trabalhos contínuos, através dos seus representantes comerciais que são outros agentes, agências e operadoras de viagens na Argentina, no Chile, no Paraguai, Uruguai, São Paulo, Rio de Janeiro, Nordeste... enfim em todos os polos potenciais emissores de turistas não só para o nosso estado mas para o Brasil. Esta é a espetacular cadeia produtiva do turismo que permite que somente em Santa catarina representa quase 13% do nosso PIB, concluiu o novo presidente. 


FERIADÃO NA SERRA


A Serra Catarinense estava lotada neste feriadão, principalmente Urubici, um presente da natureza ao Estado de Santa Catarina. Pertinho do litoral, conduz ao município de renome nacional e internacional por suas belezas singulares, emolduradas há milhares de anos. O clima e a altitude, quedas-d’água, trilhas, inscrições rupestres de tempos longínquos, tudo contribui para a energia única do local. O Urubici Park Hotel estava com 100% de ocupação oferecendo uma ótima infra-estrutura proporcionando ao turista a melhor estadia. Para quem deseja visitar a cidade.

ABIH 50 ANOS


Este ano, o Dia do Hoteleiro tem um gostinho especial devido às comemorações dos 50 anos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC. No dia 11 de novembro, quarta-feira, será realizado o lançamento do livro ABIH-SC: Meio século impulsionando o turismo e o comércio de Santa Catarina, uma obra com 60 páginas, que conta toda a história da hotelaria catarinense e a atuação da ABIH-SC nesses 50 anos. Será na sede da entidade, às 10h. Registros históricos, depoimentos, imagens, lembranças e muitas realizações foram reunidas pela competente Vânia Monteiro, em uma única publicação, que servirá também como ferramenta para pesquisa e comercialização, trazendo os contatos de cada meio de hospedagem. 


A versão online será um verdadeiro guia de bolso para quem pretende visitar nosso Estado, pois contemplará todas as regiões turísticas, além de vídeos e galeria de imagens. A ABIH-SC convida os associados, trade turístico e imprensa para a ocasião, que contará também com palestra gratuita com Lara Perdigão, com o tema Parâmetros socioculturais e sustentáveis na atividade hoteleira, e um bate-papo com os proprietários da empresa CMNET, além de um delicioso brunch oferecido pelo nosso parceiro Baía Norte Food Service. Interessados, confirmar presença com Juliana pelo telefone (48) 3222-8492 ou por e-mail comercial@abih-sc.com.br.


FESTURIS GRAMADO



Mesmo com o país atravessando um cenário de turbulência econômica em 2015, o FESTURIS-Feira de Turismo de Gramado trabalha com a projeção de um sólido crescimento para edição que ocorre de 5 a 8 de novembro. Os números corroboram para esta perspectiva animadora. Serão pelo menos 2.500 marcas, 360 estandes físicos em uma área de 20 mil metros quadrados, mais de 14 mil visitantes profissionais circulando na feira e um crescimento de vendas estimado em pelo menos 3%. Uma das principais características do FESTURIS é a geração de negócios. Para esta edição a direção da feira contratou uma pesquisa técnica, coordenada pelo professor Osiris Marques da Faculdade Federal Fluminense (UFF), que ao final do evento poderá apontar dados reais do volume de geração de negócios, além de tendências de crescimento.


 A estratégia do FESTURIS é apostar em ações buscando se reinventar com profissionalismo para enfrentar a retração do mercado nacional. É o que destaca o diretor da feira, Eduardo Zorzanello: “mesmo com o mercado retraído estamos obtendo uma resposta positiva para a feira. Redobramos esforços na prospecção, participações em eventos para promoção do FESTURIS e nos reinventamos na busca de um cenário positivo, profissional e de qualidade”. Com a proposta de valorizar o profissionalismo no setor do turismo a feira contará novamente com as Salas de Capacitações. Serão oito salas com mais de 40 horários na edição deste ano.


Nesta semana o FESTURIS receberá 65 destinos internacionais com destaque para os USA, que virá através de Kissimmee, Visit Orlando, Visit Florida e Las Vegas.  Um dos países que chega pela primeira vez é Porto Rico. Outro número importante é a participação de pelo menos 20 Companhias aéreas.  Em nível nacional são 17 estados brasileiros participando com estandes próprios, um diferencial da feira. Outra facilidade é o Buyers Club, plataforma de agendamento de reuniões, se consolida com um App novo e dinâmico para agendamento direto de reuniões entre os profissionais. 



Estima-se que pelo menos 1.500 reuniões de negócios sejam realizadas entre comprador e expositor, e entre os próprios expositores.


O FESTURIS Gastronomia será  o carro chefe deste ano. Será um espaço especial com experiências, amostras, destinos e serviços. Espaços como Arena Abrasel, UCS e Arena Gastronômica Castelli, por exemplo, receberão workshops com chefs, palestras, oficinas e degustações, além da geração de negócios. Destaca-se neste Salão a participação do Estado do Pará.


NOSSA SRA. DA PIEDADE



Em uma iniciativa do FESTURIS, com envolvimento da comunidade, será trazida para Gramado, durante o evento, a imagem de Nossa Senhora da Piedade. É uma parceria entre a organização da Feira Internacional, a Arquidiocese de Belo Horizonte, a Associação do Circuito Turístico do Ouro e a Paróquia São Pedro de Gramado. A imagem da santa, que é padroeira de Minas Gerais, ficará na cidade e está programada procissão no dia 4 de novembro, no Centro, às 20 horas, e missa às 20h30 na Paróquia São Pedro. O Pró-reitor do Santuário Nossa Senhora da Piedade, que está localizado na cidade de Caeté/ MG, Pe. Carlos Antônio da Silva, acompanhará a procissão e participará da missa junto com os religiosos locais. O Santuário é o ponto inicial do roteiro religioso Entre Serras da Piedade ao Caraça.


TROFÉU PROTAGONISTA


Como parte das atividades do Festuris – 27º Festival de Turismo de Gramado, a ABEOC Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) realiza no próximo dia 6/11, às 12h, no Grande Hotel Canela, em Canela (RS), a entrega do “Troféu Protagonista”, que é um reconhecimento da entidade a personalidades que possuem notória contribuição para o setor de turismo e eventos nos âmbitos regional, nacional e internacional. Uma iniciativa da ABEOC-RS, as homenagens terão lugar na tradicional reunião-almoço com o trade turístico nacional e internacional, organizada pela ABEOC e a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis).


FESTIVAL JPA NO FESTURIS



A bem da verdade, todo o trade nacional e internacional se encontram em Gramado para o maior e mais charmoso Festival de Turismo do Brasil. E logicamente que o maior Festival de Turismo do Norte e Nordeste não ficaria de Fora. 


Enquanto o Diretor Claudio Jr. percorre os corredores da WTM em Londres, os outros dois diretores Bruno e Breno Mesquita já confirmaram presença, além da Ruth Avelino, presidente da Pbtur e do Secretário de Turismo Laplace Guedes bem como o Cartão Postal da João Pessoa, o Tropical Tambaú Resort. 



KUROTEL NO FESTURIS


O Kurotel – Centro de Longevidade e Spa do mundo será um dos destaques no Centro de Eventos Serra Park, durante  esta edição do FESTURIS. O Kurotel, mais do que um Centro Médico de Longevidade e SPA, é um modo de vida. Desde 1982, busca auxiliar as pessoas a viverem de forma saudável, por mais tempo e com mais alegria, através de alimentação saudável, prática de exercícios físicos, equilíbrio emocional, hidroterapia e fitoterapia, seus principais pilares. Se você estiver interessado em programas de saúde, longevidade, estilo de vida saudável, bem-estar ou emagrecimento, permita-se desfrutar dessa espetacular experiência.