quarta-feira, 25 de novembro de 2015

FLORIANÓPOLIS - FOZ DO IGUAÇU

FLORIANÓPOLIS - FOZ DO IGUAÇU



Finalmente sem as conexões absurdas da TAM e GOL, as Cataratas do Iguaçu estarão muito, mais muito mais próximas dos "Manezinhos da Ilha". Em um trabalho consistente de promoção e desenvolvimento do setor, foram conquistados novos voos para a temporada de verão que se inicia com o lançamento dos novos voos da Cia aérea Azul, nos destinos de Foz do Iguaçu e Florianópolis, que seguirá com um painel sobre incentivo para ampliação da malha aérea nacional. 



Segundo o Presidente da ABAV-SC, Eduardo Loch: "A conectividade entres destinos nacionais é um forte impulsionador do desenvolvimento turístico, estimulo ao turismo nacional e ao desenvolvimento econômico de cidades. Ampliar a malha aérea nacional é incentivar que o  turismo ganhe força e alavancagem em nossa economia com geração de emprego e renda, ampliando as possibilidades de que mais brasileiros conheçam melhor seus pais". O lançamento acontecer nesta sexta-feira, 26, às 15:30, no Hotel Magestic, em Florianópolis. 



FESTIVAL ZECA d'ACAMPORA


Na segunda edição do festival, que acontece nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, o Bistrô Zeca d"Acampora, capitaneado pela Duda d'Acampora trás como chefs convidados Duca Lapenda (PE) e Paulo Góes (RJ). O evento tem como objetivo a valorizar a gastronomia local e promover a troca de experiências de chefs catarinenses com grandes nomes da gastronomia nacional. Zeca foi pioneiro na alta gastronomia na Ilha de Santa Catarina, adequando iguarias locais com a cozinha francesa, sua base na gastronomia.


Duca Lapenda idealizador, fundador e chef executivo do Pomodoro Café, um dos mais premiados restaurantes de cozinha italiana de Pernambuco e entre os melhores do Brasil, inaugurado no fim dos anos 90 em Gravatá no agreste pernambucano, por 12 anos funcionando, agora em nova casa na zona norte do Recife, no bairro de Casa Forte. Apresentador dos programas "Cozinha Cazeira" (Fox Life) e "Adivinha quem vem para jantar" (TV Pernambuco. Idealizador também da marca de alimentos "Oliva Verde" que atualmente dispõe de uma vasta linha de massas, antepastos e preparos especiais, que estão presentes nas secções de congelados das melhores delicatessens de Pernambuco. 


Já Paulo Goes, apostando no estilo cardápio de autor, O Sá, localizado no térreo do Hotel Miramar by Windsor, na Atlântica, é comandado pelo jovem chef. No menu, a culinária contemporânea é a base do chef que atuou no Mugatitz, na Espanha, com duas estrelas Michelin e na lista dos melhores do mundo. Goes que trabalhou com Alex Atala, no DOM, e com Claudio Troisgos, no Olympe, herdou o talento na cozinha da mãe. Paulo é filho da Chef Maria Victória ex bar D'Hotel. O chef se destaca por empregar suas influências com base na gastronomia francesa, italiana, portuguesa e espanhola. 


VILLA FRANCIONI & GASTRONÔMADE


Um dos maiores eventos gastronômicos do país, o Gastronômade Brasil, realizará sua etapa especial de fim de ano em Santa Catarina, no dia 28 de novembro, com a proposta de oferecer uma aventura culinária em lugares exóticos, preferencialmente ao ar livre, em locações inusitadas. Tudo isso agregado aos sabores de ingredientes locais em pratos elaborados por um top chef da região. A majestosa Vinícola Villa Francioni em São Joaquim foi o local escolhido para a montagem da grande mesa, marca registrada do evento. O banquete, dividido em cinco atos, apresentará receitas contemporâneas que enaltecem os ingredientes provenientes do estado, harmonizados com rótulos da vinícola sede. Antes do almoço os participantes degustarão um coquetel de boas-vindas que inclui, entre outras especialidades, tapioca grelhada com queijo, compota de tâmara e pêssego acompanhado de taça de Espumante Joaquim Brut Blanc des Blancs.


No percurso gustativo serão servidos, entre outros, Olhete curado com beterraba, gel de funcho verde, salada de ribbons de pepino, siri mole crocante e micro verdes harmonizado com o icônico VF Rosé e carré de carneiro assado com ragu cozido em baixa temperatura, abóbora caramelizada, crisp de parmesão Gran Mestri, jus de manjericão e polenta cremosa acompanhado de VF Francesco. A sobremesa será a doce combinação de panna cotta de iogurte grego com gel de maçã Perboni e Mirtilo. O evento é baseado no conceito do americano Outstanding in the Field, que acontece em locações inusitadas, que vão desde fazendas até jardins urbanos, do cume de montanhas a cavernas do mar, em ilhas isoladas ou em jardins suspensos no meio de megalópoles.


Além da localização diferenciada, o Gastronômade preza que os ingredientes para os banquetes sejam da região que receberá o evento. Além disso, os pratos devem ser preparados por um top chef do estado. No Brasil, primeiro país na América do Sul a receber o evento, já foram realizadas 45 etapas desde 2012 e mais de 3.500 pessoas foram servidas. O chef escocês Alex Floyd começou a cozinhar em seu país de origem nos anos 80. Estagiou em hotéis e restaurantes na França, Espanha e Tailândia. 


Nos anos 90 mudou-se para Londres onde foi chef de partie do Royal Garden Hotel. Apos alguns anos assumiu o Le Gavroche, 3 estrelas Michelin, como chef saucier. Em seguida conquistou para o Leith’s Restaurant 1 estrela Michelin em 1994 . Até os dias de hoje mantém o título do cozinheiro mais jovem da Europa a conquistar uma estrela Michelin. O restaurante Leith’s, naquela época, sempre aparecia entre os 10 melhores restaurante do país. Radicado no Brasil desde 2004 é hoje sócio e Chef do Alameda Casa Rosa, em Florianópolis/SC.


RIO DO RASTRO - UMA PARADINHA


Segundo a Revista Viajeaqui da Editora Abril, a fantástica estrada da Serra do Rio do Rastro, a SC-438, entre Bom Jardim da Serra e Lauro Müller, figura entre as 14 estradas do mundo onde todo motorista deve dar uma paradinha. Segundo a revista: " Todo bom motorista sabe que, muito mais que ligar um ponto ao outro, a estrada é parte fundamental de uma boa viagem. Além dela, tornaram-se um mito em si a Rota 66, de Chicago a Los Angeles, que inspirou músicos e cineastas; as Autobahn da Alemanha, um feito da engenharia e são famosas por não terem limite de velocidade; os tapetes de asfalto na Emilia-Romagna, Itália, onde circulam motores V12; a Highway-1 californiana que exala charme no litoral do Pacífico; e a bela D63 de Mônaco que traz a vantagem de poder ser emendada a um autêntico circuito de Fórmula 1.

Rio do Rastro Eco Resort

FÓRUM TRADETUR

Clique na imagem para ampliá-la

Sem a presença do Presidente da Embratur, Vinícius Lumerts, os caminhos do turismo em Santa Catarina estiveram em debate no 1º Fórum TradeTur – Os Desafios do Turismo, que ocorreu nesta terça-feira, 24, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis. O evento foi uma realização da Revista TradeTur e teve como objetivo provocar um debate sobre o turismo em Santa Catarina, reunindo líderes, formadores de opinião e profissionais do setor que irão compartilhar informações e experiências. “É uma excelente oportunidade para tratar de temas tão importantes para o trade turístico”, avaliou o idealizador da revista TradeTur e organizador do evento, Homero Gomes.


Segundo o presidente da ABAV, Eduardo Loch: "A importância da mídia especializada com  apoio da ABAV-SC e demais entidades do TRADE, através deste FÓRUM, é fundamental, destacando o trabalho realizado por todos para o crescimento do turismo catarinense que terá uma temporada recorde, na contra mão da crise; atividade que já participa com mais de 13% do PIB catarinense. Precisamos ampliar os investimentos no setor seja pela iniciativa privada e principalmente pelos governos para diminuir a nossa  sazonalidade que será possível através da construção conjunta de uma segurança jurídica em SC, fazendo assim com que investimentos represados da iniciativa privada saiam do papel trazendo emprego e renda  aos catarinenses".



Enquanto isso Vinícius Lumertz recebia, na EMBRATUR, a Ministra Andrea Watson e o Conselheiros Pedro de Castro da Cunha e Menezes, do Ministério das Relações Exteriores, acompanhados de Acir Madeira Pimenta, diretor de Relações Internacionais do MTur. Na oportunidade foram tratados temas relativos a promoção do Brasil no exterior, principalmente, com vistas aos Jogos Olímpicos de 2016.



DESPEDIDA 



Já o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, comparece na despedida dos MK-28/Fokker-100 da Avianca na manhã desta terça-feira, 25. Nas fotos, o dirigente com o presidente da companhia, José Efromovich, o diretor da AirTkt, Cassio Oliveira e vice-presidente comercial, de Marketing e de Cargas, Tarcísio Gargioni.



PEDAL DO BARQUINHO


Vais perder esse passeio de pedal ? Ainda restam algumas vagas, mas é bom pedalar rápido. É só clicar no baner. Coisas que só a Clico Vil Bike faz. 

BALNEÁRIO CONVENTION


A diretoria executiva, o conselho diretivo e a equipe executiva do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau se reuniram na manhã no último sábado, 21, para discutir o planejamento estratégico do ano de 2016. Foram elencadas mais de 30 ações que serão desenvolvidas durante o próximo ano, em um momento estratégico da entidade, que está em nova sede e deve iniciar o ano lançando o material denominado de Guia do Planejador de Eventos e Viagens, além do novo site. Em 2016, a entidade vai seguir focada principalmente nas áreas estratégicas da captação de eventos e da promoção do destino. A busca de novas empresas associadas e o fortalecimento do segmento hoteleiro também foi discutido, uma vez que é de fundamental importância para o trabalho desenvolvido pelo Convention Bureau. 


Atualmente, pouco mais de 30% dos hotéis da cidade estão associados à entidade. O Balneário Saboroso, evento que envolve a comunidade local e também está se fortalecendo como um indutor do turismo, continua nos planos da entidade, com a meta de superar em 30% a venda de pratos e brindes distribuídos, além de aumentar a presença do evento na imprensa, através da inserção de mídia espontânea. Também para 2016, será iniciado um projeto de Programa para Embaixadores de Balneário Camboriú, já que eles são fundamentais nos processos de candidaturas de eventos e fomento de negócios na cidade. O projeto será desenvolvido com base em cases de sucesso existentes no mundo.



HAPPY HOUR



Nesta quinta-feira rola Happy Hour no O Benedito Ristobaretto. Vais perder? Eu não ! A partir das 19 horas muito Jazz. 

INFINITY BLUE



Já tem planos para o natal? Revéillon? Férias de verão? O Infinity Blue Resort & Spa está a 12 km do aeroporto de Navegantes. Em poucos minutos você vai estar no paraíso. Reserve agora pelo www.infinityblue.com.br.


GUARUJÁ CONVENTION


Nesta quarta-feira, 25, o Guarujá Convention Visitors & Bureau, completa dez anos de sua fundação. Ao longo de sua existência e diante dos grandes desafios e oportunidades, o GCVB direcionou seus esforços firmemente para posicionar o Guarujá, como destino competitivo e atrativo nos cenários nacional e internacional. A missão do órgão é promover e fortalecer o destino Guarujá, com auxílio da iniciativa privada, entidades parceiras e poder público. O GCVB e seus parceiros apoiam a captação de eventos nacionais e internacionais, que promove o aumento no fluxo de turistas na cidade. Localizada na Ilha de Santo Amaro e apenas 80 quilômetros de São Paulo, o Guarujá possui a melhor infraestrutura do litoral paulista, gastronomia diversificada e 27 praias, divididas em mais de 18 quilômetros de areias brancas, banhadas por um mar com tonalidades de verde e azul. 


“Acredito que para ter sucesso é necessário muito esforço e trabalho em equipe. Durante estes dez anos, o GCVB conquistou muitos projetos e disponibilizou ao destino uma vitrine de suas belezas naturais para expor no cenário nacional e internacional”, afirma João Carlos Pollak, presidente do GCVB. 


“O Guarujá Convention & Visitors Bureau é um grande parceiro da Secretaria de Turismo de Guarujá. Contribuiu, aos longo destes dez anos, significativamente com a promoção da cidade no Brasil e no exterior; sempre esteve atento às oportunidades de negócio; promoveu capacitações junto ao trade; facilitou o contato da Setur com os hoteleiros, restauranteiros e outros. Atraiu organizadores de eventos ao município e foi agregador. Por tudo isso, estamos ansiosos pelos anos de amizade profissional que ainda estão por vir”, relata Maria Eunice R. Leão Grötzinger, secretária de Turismo de Guarujá.



NATAL DA FELICIDADE


Anote em tua agenda e não perca a abertura do Natal Felicidade que está em sua 3ª edição e já foi reconhecido como a melhor festa natalina de Santa Catarina. Este ano o projeto recebeu o prêmio TOP TURISMO ADVB 2015, consolidando-se entre as grandes festas natalinas do Sul do Brasil. O espetáculo acontece no próximo dia 1º de Dezembro, às 20hs na Praça da Catedral Diocesana, em Lages, a Princesa da Serra. 


77ª FESTA DAS FLORES


Durante os seis dias do evento, realizado entre 17 e 22 de novembro, 95 mil pessoas visitaram os pavilhões do Complexo Expoville, número 15% superior ao registrado no ano passado. Além do público de Joinville, que prestigou maciçamente a festa, também foi registrada a presença de visitantes vindos de todas as regiões de Santa Catarina, e de outros Estados como Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Amazonas,  e, ainda, excursões vindas da Argentina e Paraguai. A 78ª Festa das Flores de Joinville acontecerá de 11 a 16 de novembro de 2016, no Complexo Expoville.




JOÃO PESSOA


Se você gosta de curtir praias quase selvagens, mar verde esmeralda, brisa gostosa, vegetação densa e muitos coqueirais, cânions de argilas coloridas, água transparente,... descubra a Costa do Conde, Litoral Sul da Paraíba! Aposto que você vai ficar contando os dias pra voltar! É na capital paraibana que acontece o maior festival de turismo do norte e nordeste do país, o Festival JPA acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro de 2016, no Centro de Convenções de João Pessoa.



A última edição do Festival JPA, que ocorreu em outubro deste ano, contou com a participação de mais de 3.200 profissionais da área e gerou aproximadamente 50 milhões de reais em negócios durante dois dias de evento.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

A HORA DO TURISMO



O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, defendeu a entrada do setor de viagens em definitivo na pauta estratégica do país. "Não haverá outro momento melhor para mostrar o Brasil ao mundo. Chegou a hora do turismo. Temos uma oportunidade única de provar que somos muito maiores do que este momento que estamos vivendo", afirmou Henrique Eduardo Alves. Ele citou o exemplo de Cancun para mostrar o impacto que políticas públicas podem gerar no turismo. "Há cerca de 40 anos, a região de Cancun era abandonada. Hoje, em 22 quilômetros, a cidade gera US$ 11,6 bilhões para a economia mexicana. Imaginem quantas Cancun poderíamos ter no Brasil", comentou Henrique Eduardo Alves. Ele destacou que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, apontou recentemente o turismo como um dos agentes óbvios para o Brasil criar fontes de crescimento nos próximos anos junto com a substituição das importações. "Para conseguirmos desenvolver todo o nosso potencial, precisamos entrar em definitivo na agenda estratégica do governo e apostar em parcerias com a iniciativa privada de forma transparente, republicana e correta", afirmou o ministro do Turismo. 

PARA VER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI










domingo, 22 de novembro de 2015

HAPPY HOUR

HAPPY HOUR


E começou o verão na Ilha da Magia alavancado pelo Chef Helton Costa, o melhor Chef de Santa Catarina por quatro anos seguidos segunda a Revista Veja. O que era para ser apenas um happy hour com hora marcada se estendeu até muito tarde por conta do astral do ambiente. Comidinhas de boteco preparadas com alimentos frescos do dia, exposição de arte e repertório musical embalaram e irão embalar sempre as noites de quinta-feira no Benedito Ristobaretto. O restaurante comandado pelo chef Helton Costa, anexo ao Shoppping Casa & Design, ganhou seu Happy Hour versão Jazz, na última quinta-feira, 19 de novembro, a partir das 18h30, na SC-401. "Unir gastronomia, arte e música é um projeto antigo que agora ponho em prática no Beneditto”, revelou Helton. Na noite foi lançado o cardápio especial com receitas de boteco. O espaço recebeu a exposição de Alcides Genésio Coelho, mais conhecido como Tchid. O artista plástico produz esculturas utilizando elementos como o bronze, terracota e pedra sabão. A trilha musical das noites foi e será conduzida pelo compositor e instrumentalista Felipe Coelho.

clique na imagem para ampliá-la

Formado com bacharelado e mestrado em Jazz nos Estados Unidos, Coelho possui um currículo extenso com passagem por mais mais de trinta festivais de música do mundo. É conhecido por transitar entre estilos diferentes e acaba de lançar seu quinto disco autoral, no qual mostra sua habilidade na linguagem flamenca, jazzística, o choro, além de compor luxuosos arranjos orquestrais o que o levou a receber convites como compositor e solista pelas orquestras UDESC, Filarmonia e Camerata em Santa Catarina, e mais recentemente em 2015 o convite internacional pela KSU String Orchestra nos EUA.

FÓRUM DE TURISMO



Os caminhos do turismo em Santa Catarina estarão em debate no 1º Fórum TradeTur – Os Desafios do Turismo, que ocorre nesta terça-feira, 24, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis. O evento, gratuito, é realizado pela Revista TradeTur e terá palestra com o Presidente da Embratur, Vinicius Lummertz. O evento tem como objetivo provocar um debate sobre o turismo em Santa Catarina, reunindo líderes, formadores de opinião e profissionais do setor que irão compartilhar informações e experiências. “É uma excelente oportunidade para tratar de temas tão importantes para o trade turístico”, avalia o idealizador da revista TradeTur e organizador do evento, Homero Gomes.



Os caminhos do turismo em Santa Catarina estarão em debate no 1º Fórum TradeTur – Os Desafios do Turismo, que ocorre no dia 24 de novembro, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis. O evento, gratuito, é realizado pela Revista TradeTur e terá palestra com o Presidente da Embratur, Vinicius Lummertz. O evento tem como objetivo provocar um debate sobre o turismo em Santa Catarina, reunindo líderes, formadores de opinião e profissionais do setor que irão compartilhar informações e experiências. “É uma excelente oportunidade para tratar de temas tão importantes para o trade turístico”, avalia o idealizador da revista TradeTur e organizador do evento, Homero Gomes.



O evento é destinado aos gestores públicos, executivos do setor turístico com poder de decisão em suas empresas e entidades ligadas ao mercado de hotelaria, alimentação, operadoras de turismo, agências de viagens, parques temáticos, organizadores de eventos, transportadores, professores e estudantes.




De acordo com Homero Gomes, o mercado do turismo é extremamente dinâmico e está passando por mudanças significativas. “Precisamos de ações conjuntas que promovam a inovação na prestação de serviços turísticos, atraindo mais visitantes para as nossas cidades”, comenta. O evento conta com o apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Santur (Santa Catarina Turismo S/A), Sebrae/SC, ABEOC-SC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Floripa Convention & Visitors Bureau, ABAV-SC (Associação Brasileira das Agências de Viagens) e SCGás (Companhia de Gás de Santa Catarina). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelocomercial@revistatradetur.com.br ou pelo (48) 3027-6011, ou presencialmente no dia do evento.



AVIANCA


Minha transportadora oficial, foi considerada pela 4ª vez, merecidamente, a melhor companhia aérea do país em atendimento ao cliente. A pesquisa é do Ranking de Atendimento ao Cliente do Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC)/Revista Exame. No ranking geral, a empresa foi listada entre as 100 empresas finalistas de diversos segmentos. A entrega da premiação aos vencedores aconteceu na última quarta-feira, no Hotel Intercontinental São Paulo. “Essa premiação é o reconhecimento de nossos esforços em trabalhar incansavelmente para trazer novidades e melhorias para o cliente Avianca, que é a razão da existência de nossa empresa”, destaca José Efromovich, presidente da Avianca Brasil. A metodologia considerou regulamentações específicas dos serviços de atendimento ao cliente, o nível de maturidade do mercado empresarial nacional e o nível de exigência/necessidade do consumidor brasileiro, parâmetros fundamentais para o relacionamento empresa/cliente. 

Tarcisio Gargioni e José Efromovich

O estudo buscou formas de mensurar o atendimento prestado pelas empresas no relacionamento pré-venda, venda e pós-venda, assim como avaliar as três habilidades descritas. Por esse motivo, não é apenas uma avaliação de call center. Este formato de avaliação tem particular relevância no Brasil, onde as empresas têm um foco muito maior na venda. “Divido essa conquista com todos os profissionais da Avianca que são os verdadeiros responsáveis por mais essa importante premiação”, complementa Efromovich. A avaliação ocorre em 4 etapas cada uma valendo pontos: Qualificação (10 pontos), pesquisa nacional de opinião; Qualidade Desenhada (10 pontos), autoavaliação dos processos de atendimento; Qualidade Entregue (40 pontos), teste no atendimento das empresas e Qualidade Percebida (40 pontos), pesquisa quantitativa e qualitativa apenas com clientes das empresas.



INFINITY BLUE


Alberto Cestrone, Diretor Geral do Infinity Blue Resort & Spa, o melhor resort para famílias do Brasil, recebendo mais um prêmio no Clube Circulo Militar de São Paulo. Desta vez a Comenda pela Excelência e Qualidade. Segundo Cestrone, "resultadfo do trabalho de uma maravilhosa equipe, parabéns a todos que fazem parte da família Infinity Blue". O prêmio estuda ações de interesse do país nas áreas econômicas, educacionais, social, cultural, ambiental e beneficentes, podendo assim colaborar com a nação na elevação do nível social, cultural, moral e material do cidadão, reconhecendo quem se destaca perante a sociedade nas mais diversas áreas. 

Clique na imagem para ampliá-la

O Infinity Blue Resort & Spa está localizado em Balneário Camboriú - SC, à beira da Praia dos Amores e a menos de cinco minutos do centro da cidade mais badalada do litoral catarinense. É muito mais do que um centro de hospedagem. O Infinity Blue é um complexo que reúne uma série de opções em entretenimento, aventura, gastronomia, lazer e descanso tanto para hóspedes quanto para o público em geral. Em frente ao mar e cercado de natureza exuberante, proporciona uma experiência única e diferente para quem busca viver momentos inesquecíveis com amigos, a dois ou com a família. São 4 opções de suítes amplamente equipadas, produtos e atendimento de alto padrão, dentro de uma área de 800 mil m².


Além de hospedar com requinte e conforto, seus restaurantes e SPA estão abertos ao público diariamente tornando-se o lugar ideal para encontros ou - através da opção de Day Use para um dia de descanso usufruindo das piscinas, quadras, salas de jogos, recreação e praia. Para a tranqüilidade dos hóspedes e visitantes, o lugar possui segurança 24 horas por dia e amplo estacionamento.


Conta ainda com o maior e mais bem estruturado centro de eventos do município oferecendo 13 espaços de diversos tamanhos para realização de congressos, convenções, feiras, reuniões e encontros de negócios dos mais variados portes. Pela sua posição privilegiada, serviços de alta qualidade e elegante decoração, também é bastante procurado para a realização de eventos sociais como casamentos que vão desde a preparação da noiva no SPA Infinity Blue, a cerimônia, e a lua de mel. Um empreendimento que irá surpreendê-lo em todos os sentidos, este é o lugar para viver infinitas emoções. Tem como missão criar um universo de emoções, inspirando, motivando e encantando as pessoas, tornar-se uma empresa admirada no segmento de hotelaria de luxo.


FESTIVAL JPA


A identidade visual do Festival do Turismo de JPA está de cara nova. Assim como a cada edição, a organização do Festival elege um artista local e divulga seu trabalho ao longo do ano, utilizando sua arte em todo material gráfico do evento e nos dois dias de feira, enfeitando os corredores de onde é realizada. Essa iniciativa partiu dos próprios diretores, com intuito de valorizarem a cultura e os artistas da terra. Durante o Festival JPA 2015, todos puderam ver o brilhante trabalho nomeado “Fauna Vegetal”, do fotógrafo e artista paraibano Cacio Murilo. 


Para a 6ª edição do evento, a organização escolheu a arte da xilogravura para estampar e colorir o Festival JPA. O Acervo 03, é uma marca paraibana, criada por 3 artistas locais, Américo Gomes, Cybele Dantas e Pedro Granjeiro que produzem artes visuais, imprimindo em cada uma delas um toque singular e regional, inspirados na cultura paraibana. A próxima edição do evento terá a arte desses artistas como a sua nova identidade visual.


CENTRO DE CONVENÇÕES


O Centro de Convenções de João Pessoa vai sediar em 2015 vários eventos. O maior deles será o “Congresso Brasileiro de Conselhos Regionais de Enfermagem” que terá a participação de 8 mil congressistas de todo país. Outro destaque será o “Internet Governance Forum”, com a presença de executivos governamentais de 120 países. No ano de 2014, foram captados em parceria com o Convention Bureau João Pessoa, entidades do trade turístico, SEBRAE e os órgãos oficiais de turismo para o período de 2015 a 2018, um total de 25 eventos associativos, sendo três internacionais. De acordo com Ferdinando Lucena, gestor do Centro de Convenções, nos próximos quatro anos os eventos vão trazer a João Pessoa cerca de 95 mil turistas que devem injetar na economia da capital R$ 95 milhões. “Esse fluxo de congressistas vai trazer inúmeros benefícios para a cadeia produtiva da região metropolitana, bons negócios para o parque hoteleiro, o setor de alimentação, o comércio e para o Estado que arrecadará tributos como o ISS e ICMS”, destaca.


Em relação ao ano de 2013, em 2014 houve um aumento de 15% com a realização de 12 eventos no Centro de Convenções da Capital. A edição da RobCup trouxe a João Pessoa mais de 4 mil visitantes de vários países. “O impacto na economia local, com a circulação de mais de R$ 70 milhões, gerou empregos e desenvolvimento econômico, social e turístico”, comemorou Ferdinando Lucena.


O Centro de Convenções compreende o Pavilhão de Feiras e exposições, o Pavilhão de Congressos, o mirante, o restaurante panorâmico, já inaugurados pelo governador Ricardo Coutinho. A última etapa do complexo é o Teatro Ariano Suassuna, em fase de conclusão. O centro de congressos possui blocos administrativos em três pavimentos, salas multiuso com um auditório com capacidade para mais de 6 mil pessoas. Ao todo são oito auditórios adaptados conforme o público dos eventos.


O mirante, que é uma estrutura em concreto no formato de pirâmide invertida, tem altura equivalente a um edifício de 17 andares (57m). No primeiro piso funcionará o restaurante. O acesso dos visitantes à área de contemplação pode ser feito por meio de dois elevadores. Do topo, as pessoas têm ampla visão de praias e de algumas áreas da cidade. A área total do Centro de Convenções é de 34,52 hectares, sendo 48.676 metros quadrados de área construída. Os três estacionamentos – já em funcionamento – comportam mais de 2 mil automóveis. O Pavilhão de Feiras tem 19 mil metros quadrados de área construída e já abrigou diversos eventos. O ambiente tem quatro locais para credenciamento ou venda de ingressos; comporta até quatro eventos independentes. Também comporta uma lanchonete com espaço para 32 mesas em área coberta e 40 mesas no deck, e outras três lanchonetes na área interna da feira, além de quatro conjuntos de sanitários.


A cobertura do salão de feira e eventos do Centro de Convenções foi concebida em uma estrutura metálica solta, em curvas, com vãos entre pilares de 46 x 22,5 metros. O fechamento da área em alvenaria com altura total de 5,6 metros é independente da cobertura em estrutura metálica, formando uma volumetria mais leve. A área livre para exposições não tem laje.