terça-feira, 1 de setembro de 2015

BOTECO CULTURAL

BOTECO CULTURAL


A 1ª Edição do Boteco Cultural acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro, no centro de Florianópolis. O evento trará uma mistura de gastronomia, cultura e entretenimento. O evento começará a partir das 17 horas se estenderá até as 22 horas nas ruas Jerônimo Coelho, Felipe Schmidt, Deodoro e Conselheiro Mafra e também o Mercado Público. O evento contará com uma vasta programação e terá a presença de food trucks, exposições culturais, apresentações artísticas e musicais. 



VILLA FRANCIONI


Orgulhosamente a vinícola Villa Francioni de São Joaquim, é líder na comercialização de vinhos finos rosé produzidos no país, representando 20% do mercado nacional. O vinho ícone lançado em 2006, VF Rosé, está também no topo da lista dos mais vendidos pela Villa Francioni, de São Joaquim, que tem um portfólio de mais de 15 rótulos.  


A fama nacional ganhou ainda mais projeção quando a pop star Madonna, degustou o vinho rosé produzido na serra catarinense, durante uma turnê em São Paulo. A Villa Francioni, produz mais de 160 mil garrafas por ano, e comemora os 10 anos do início da comercialização dos primeiros rótulos, com a conquistas de vários prêmios ao longo desta trajetória.


TURISMO DE NEGÓCIOS


A cidade de Balneário Camboriú acaba de se tornar o mais novo destino turístico a integrar o portal MICE, sigla que significa: Encontros, Incentivos,Conferências e Feiras. O site, gerido pela Embratur (órgão máximo de promoção do Brasil no mercado internacional), é específico para o Turismo de Eventos e Negócios e já é reconhecido mundialmente por indicar destinos desse segmento de forma padronizada, informando a localização da cidade, a infraestrutura e os principais centros de convenções existentes. 


Para a Gerente Executiva do Convention Bureau, Adriana Both De Pin, a presença do destino no site é de grande importância para a cidade, já que a coloca ao lado de grandes destinos nacionais. “Com todo trabalho desenvolvido pela entidade, poder público e pelo trade, o convite confirma a representatividade de Balneário Camboriú perante o cenário nacional”, explica. Adriana também ressalta que a conquista chega em um momento oportuno, com a  assinatura da Ordem de Serviço para a construção do Centro de Eventos da cidade.


APP ABAV EXPO


A versão do aplicativo para smartphones da 43ª ABAV - Expo Internacional de Turismo ganhou novas funcionalidades e atualizações e já está disponível para download na App Store e no Google Play. O appoferece uma série de serviços aos profissionais que visitarem o evento entre os dias 24 e 26 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista. Na nova versão, todos que baixarem o aplicativo da feira, mesmo não estando online no pavilhão, poderão utilizá-lo, independentemente de contarem com sinal de internet. Por intermédio de um smartphone, com sistema operacional Android ou iOS, o usuário pode selecionar o expositor que deseja visitar, a palestra que pretende assistir ou a atração da qual tem interesse em participar. Todas as opções ficarão organizadas e disponíveis na agenda do usuário, ao alcance de um simples clique. O download do app pode ser feito em: App Store - https://itunes.apple.com/us/app/abav-expo/id910661268?l=pt&ls=1&mt=8. Google Play - https://play.google.com/store/apps/details?id=net.moblee.abav.


Falando nisso, a 43ª ABAV - Expo Internacional de Turismo abriu as inscrições para os agentes de viagens do interior paulista que desejam participar das caravanas rodoviárias para a maior e melhor feira de turismo das Américas e do Hemisfério Sul. Há saídas a partir de oito cidade (Bauru, Campinas, Franca, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e São José dos Campos), com saídas em diversas datas e horários, além de opções de pernoite para destinos específicos, que podem atender também localidades do entorno. Basta que o agente de viagens encontre a saída mais próxima da sua localidade. Para participar basta acessar o site do evento (www.abavexpo.com.br), clicar no ícone caravanas rodoviárias, selecionar a entidade da qual o agente de viagens é associado ou sinalizar que não é associado e preencher a ficha de inscrição. As caravanas rodoviárias são gratuitas e contam com a gestão da AirTkt, entidade congênere à ABAV Nacional.


CARAVANAS AÉREAS


Para os agentes de viagens de outras localidades do Brasil, ainda há vagas nas caravanas aéreas organizadas pelas ABAVs estaduais, com apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), e para preenchê-las na totalidade o prazo de inscrições foi prorrogado até 08/09. Há opções com ou sem hospedagem, e todas incluem transfers regulares dos aeroportos de GRU e CHG. A listagem de contatos das ABAVs que ainda têm disponibilidade pode ser acessada em www.abavexpo.com.br/a-feira/transfers/. A 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo se realizará entre os dias 24 e 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP), incluindo o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp. As inscrições para hosted buyers nacionais e internacionais, bem como para o público profissional, já estão abertas e podem ser feitas diretamente no site: www.abavexpo.com.br.


10 MIL INSCRITOS



A 21 dias do início da 43ª ABAV - Expo Internacional de Turismo, o evento atingiu um novo recorde de inscritos. Até esta terça-feira (1º), mais de 10 mil profissionais de turismo – na grande maioria agentes de viagens, diretores, executivo de contas, gerentes, presidentes e sócios diretores, vendedores e supervisores de agências de viagens - já efetuaram suas inscrições para a maior e melhor feira do setor de viagens e turismo da América Latina e do Hemisfério Sul. A edição deste ano tem alterações importantes no calendário e na programação. Serão três dias inteiramente dedicados ao público profissional, começando na quinta-feira (24/09) e terminando no sábado (26/09), para facilitar a visitação de quem não pode deixar o expediente regular da agência durante a semana. Muda também o horário, de 12h às 20h – exceto no primeiro dia (24/09), que começa às 09h30 com a abertura social solene no Auditório Elis Regina, ao lado do Pavilhão de Exposições do Anhembi.



As atividades da Vila do Saber, em que se incluem o Congresso ABAV de Turismo, segue o mesmo horário da feira, com uma programação especialmente elaborada que inclui palestras, painéis e plenárias, inclusive no sábado, quando entre os assuntos em pauta estarão Turismo LGBT, sustentabilidade em viagens, educação fora do Brasil, Big Data, Mobile e a segurança de compras em viagens, relações públicas e mídias sociais, turismo rodoviário, central de atendimento, turismo acessível, festividades regionais, papel das operadoras e o seu relacionamento com as agências de viagens, e ferramentas digitais, entre outros. A 43ª ABAV - Expo Internacional de Turismo se realizará entre os dias 24 e 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP), incluindo o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp. As inscrições para hosted buyers nacionais e internacionais, bem como para o público profissional, já estão abertas e podem ser feitas diretamente no site: www.abavexpo.com.br.



FESTIVAL JPA



E as inscrições continuam abertas para o 5º Festival do Turismo de João Pessoa, e são gratuitas até 15/out. Faça já a sua através do site www.festivaljpa.com.br.


Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

TURISMO EM BONITO


Edinho Neves, presidente do Midia Brasil Associados informa que o município de Bonito-MS sediara o Fórum Mundial de Jornalistas da Mídia Eletrônica entre os dias 16 a 19 de Novembro. Além disso informa que acolhedora cidade recebeu 85,7 mil visitantes de janeiro a julho deste ano. Segundo ele, a movimentação turística gerou à cidade uma receita de R$ 102 milhões. De acordo com o primeiro boletim realizado pelo Observatório do Turismo de Bonito, centro de pesquisas criado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, a prefeitura e a Câmara Empresarial de Turismo do Mato Grosso do Sul. 


Bonito é um dos 65 destinos indutores do turismo brasileiro. No ano passado, a cidade foi premiada pelo Ministério do Turismo por ser uma das mais competitivas em cooperação regional e atrativos turísticos.


“Pela primeira vez temos dados concretos sobre o fluxo turístico e econômico. É um instrumento que facilita a tomada de decisões e a implantação de melhorias na cidade”, afirma a secretária de Turismo, Indústria e Comércio do município, Juliane Salvadori. Segundo o levantamento, a maior taxa de ocupação dos hotéis no município ocorreu em janeiro (81%). Nesse período, o valor médio das diárias foi de R$ 480. A maior parte dos visitantes veio de São Paulo (33,3%) e Rio de Janeiro (14,8%). Quanto aos visitantes estrangeiros, os paraguaios lideraram o ranking, seguidos pelos norte-americanos e argentinos. 


Uma dos principais atrativos turísticos da região é a Gruta do Lago Azul, é também a maior referência sobre a movimentação turística do município. A 20 km do centro de Bonito, a Gruta registrou a maior taxa de ocupação nos meios de hospedagem dos últimos dez anos (60%). O crescimento foi quase o dobro em comparação com 2005 (32%).


O Ministério do Turismo já investiu R$ 10,9 milhões em obras de infraestrutura turística em Bonito, desde 2003. Entre elas, destacam-se a implantação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), a construção da Praça de Eventos, a implantação da sinalização turística no município e a pavimentação asfáltica nas ruas Coronel Pilad Rebuá.


LA CITA DAS AMÉRICAS


A Diretora do FESTURIS, Marta Rossi participará da 3ª edição da La Cita das Américas, evento cujo propósito é estimular o networking do trade turístico da América Latina e do Caribe com o restante do mundo. Os encontros ocorrerão de 2 a 4 de setembro no Boca Raton Resort and Club - The Palm Beaches/Flórida. Reconhecida pela eficiência em prospectar e fortalecer parcerias na América do Sul, o FESTURIS Gramado caracteriza-se por ser uma feira realizada no Brasil com abrangência internacional, fator este reforçado por sua posição geográfica privilegiada, que favorece a participação de empresas e destinos com forte investimento em turismo como Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México. Em 2015, a feira tem buscado fortalecer e estreitar laços também com o mercado europeu e norte americano.

SABORES DO MUNDO


Você já garantiu seu lugar no jantar "Sabores da França" que ocorrerá no Wish Serrano no próximo dia 19? Ainda restam algumas unidades e alguns convites. Além do jantar temático, durante o evento terá o sorteio de passagem para Paris, para 2 pessoas + 2 diárias de hotel. Impossível ficar de fora!

KUROTEL - TREINAMENTO FUNCIONAL


Para quem não sabe, entre as modalidades de exercícios físicos ofertadas pelo Kurotel - Centro Médico de Longevidade e SPA está o Treinamento Funcional. Ele teve origem na reabilitação de pessoas, quando eram utilizados exercícios que imitavam os gestos que os pacientes faziam em casa ou no trabalho, a fim de otimizar a recuperação destes pacientes. Baseado nisso, o treinamento passou a ser utilizado na Educação Física para melhora do desempenho e condicionamento físico, bem como para obter os melhores resultados com o mínimo de lesões nos praticantes. Pode-se dizer que movimentos funcionais referem-se a movimentos integrados e multiplanares que envolvem estabilização e produção de força, visando a qualidade do movimento. 


São exercícios que exigem a coordenação de vários grupos musculares em diferentes direções de acordo com os objetivos específicos de cada aluno. Os movimentos se aproximam mais dos movimentos reais com exercícios em diversas amplitudes onde os sentidos são desafiados para que o corpo consiga manter melhor controle neuromuscular ou estabilidade articular. 
A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico e motivador de treino. O treinamento pode ser feito em qualquer lugar, como academia, praças, praia e em sua própria casa. Utilizando o peso do próprio corpo como sobrecarga ou materiais, como: kettlebel, fita de treinamento suspenso, bosu, slide, medicine ball, bola suíça, entre outros.

INTERSKI 2015 - COPA DE INSTUTORES

É a primeira vez que acontece no Hemisfério Sul. Participam delegações de 29 países do mundo (mais de 700 membros) com o objetivo de realizar atividades tanto nas pistas de esqui alpino e de cross cowntry, como na cidade. Entre eles, os máximos expoentes de cada país, mostrarão suas destrezas individuais e em equipe, além de uma incrível coordenação e sincronização para oferecer um espetáculo que deslumbra os espectadores. O Interski 2015 deu muito prestígio à Ushuaia e contribuiu para posicioná-la no topo da oferta invernal nos mercados turísticos, permitindo postular a cidade como sede para outros eventos relevantes de nível mundial, como a data de abertura do Circuito Copa do Mundo de Esqui da Federação Internacional de Esqui e outros de primeira magnitude na ordem internacional.


O Cerro Castor de Ushuaia foi eleito pela Associação Argentina de Instrutores de Esqui e Snowboard (ADIDES) para representar a República Argentina. Ushuaia ganhou com 28 votos, enquanto a Finlândia obteve 7 e a Bulgária 3. É a primeira vez que um país ganha a decisão no primeiro turno! E também é a primeira vez que o Interski será realizado no Hemisfério Sul. O interski é o evento técnico e político mais importante do mundo das Escolas de Esqui, agrupadas na Associação Internacional de Instrutores de Ski (ISIA).


É esperado uma injeção de U$2 milhões de Dólares no circuito econômico da cidade em conceito de hospedagem, alimentação, traslados, serviços, gastos, compras e opcionais, apenas das delegações oficiais. Somado a isso, os benefícios indiretos e o gasto de turistas do mercado nacional, regional e internacional que cheguem à Ushuaia pelo evento. 30 hotéis e alojamentos de distintas categorias da cidade serão ocupados, somente pelas delegações oficiais. Num total de 6.000 noites/cama de hospedagem ocupadas. 35 ônibus e micro ônibus serão utilizados apenas para os traslados das delegações.

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100 voluntários trabalharão na assistência, hospitalidade e logística do evento. 80 lojas aderidas ao Ushuaia Trade Card oferecerão benefícios para membros do Interski. Além dos mais de mil participantes entre delegações e acompanhantes, espera-se um preenchimento total da oferta turística de Ushuaia por turistas argentinos, brasileiros e de outros mercados atraídos pelo Interski 2015.


O Interski oferece uma oportunidade única para promover Ushuaia e Argentina como destino turístico a nível mundial. Depois do evento, muitas delegações visitarão outros destinos turísticos da Argentina como El Calafate, Iguazú, Buenos Aires, etc. Desta forma o Congresso se transforma em um excelente e imediato vetor publicitário. Prefeitura de Ushuaia, Agência de Desenvolvimento Ushuaia, Instituto Fueguino de Turismo e Ministério de Turismo da Nação através do Instituto Nacional de Promoção Turística.


sexta-feira, 28 de agosto de 2015

SANTUR NO FESTURIS 2015

SANTUR NO FESTURIS 2015


SANTA CATARINA é mais uma presença confirmada no FESTURIS deste ano, e apresentará, com destaque, todo seu potencial turístico em quatro áreas diferentes na feira de negócios, totalizando mais de 110m2. Na foto, com Eduardo Simon, da SANTUR e Elson Ferreira, de Blumenau.



LUFTHANSA


Apontada entre as 10 melhores aéreas do mundo, a LUFTHANSA, tem presença confirmada no FESTURIS - 2015. Pensando bem, a dois meses de iniciar sua 27ª edição, a FESTURIS confirma a presença de mais de 40 companhias aéreas, nacionais e internacionais, que fortalecem os negócios desta, que é a mais importante Feira de Negócios da América Latina e acontece de 5 a 8 de novembro em Gramado. Entre as participantes confirmadas estará a Star Alliance, principal rede de companhias aéreas do mundo. Hoje, as 27 empresas operam diariamente cerca de 18.500 voos em 1.321 aeroportos em 193 países. 



 “É uma oportunidade especial para intensificarmos a divulgação dos benefícios para passageiros comuns, corporativos e agências de viagem. O Sul do País concentra viajantes de alto padrão e vem despertando a atenção de empresas aéreas internacionais. E atingir esse público, por meio dos agentes de viagem da região e de eventos como o de Gramado, representa uma estratégia potencial”, avalia Ian Gillespie, representante da rede no país e diretor da Divisão Internacional da Avianca Brasil.



CARAVANAS FESTURIS


Buscando cada vez mais a crescente internacionalização da FESTURIS tanto através dos expositores como de autoridades, muitos estrangeiros são convidados a prestigiar o evento e uma das principais ações desenvolvidas são as Caravanas Internacionais. A tradicional recepção que o FESTIRIS faz aos agentes de viagens, operadores e jornalistas, especializados em turismo internacional, revela roteiros pelo Rio Grande do Sul. Dentre as acolhedoras cidades que se engajam para idealizar diferentes roteiros e consolidar ainda mais as caravanas internacionais neste ano estão os municípios de Porto Alegre, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Gramado, Canela e Cambará do Sul que estão envolvidos na recepção dos convidados.


Na 27ª edição, as caravanas estão formadas por cerca de 80 convidados provenientes de países da América do Sul, como Peru, Chile, Paraguai e Colômbia, da América Central e do Norte, como México e EUA, e da Europa, como Itália, Espanha e Portugal. A ação que consiste na recepção de profissionais internacionais é realizada em parceria com grandes cias aéreas nacionais e internacionais e as secretarias de turismo de importantes municípios turísticos do Rio Grande do Sul, objetivando apresentar para operadores de turismo e jornalistas especializados, um Brasil diferente para geração de negócios e matérias.


Nesse contexto o mercado turístico gaúcho tem uma grande oportunidade para estreitar laços e apresentar seus principais atrativos para um grupo específico de profissionais do turismo de diversos países. Segundo a diretora da FESTURIS, Marta Rossi, essa relação pretende fortalecer o turismo no Estado. “A intenção é consolidar ainda mais a parceria com empresas e países, com o intuito de atrair um maior número de turistas para a Serra Gaúcha e o Estado”, finaliza.


HONEYDREAMS



Em coquetel especial de lançamento do produto, nesta quarta-feira (26), para cerca de 35 fornecedores da Região Sul, Marcus Rossi, CEO e fundador do projeto, ao lado de Bruno Monte, Bruno Coletto, André Garcia e Maurício Perucci, e responsável, também, pelo Festival de Turismo de Gramado, afirma que a HoneyDreams foi exclusivamente criada para casais, plataforma que pode ajuda-los a escrever suas histórias através de diferentes destinos e experiências, ano após ano.


"Criamos uma plataforma que é o elo entre o consumidor e o operador. Queremos ser a referência de viagem quando o assunto for casais. Queremos ser o grande amigo do casal, o site de viagens mais intuitivo do Brasil. Nele, os operadores, que serão nossos fornecedores, poderão cadastrar seus pacotes, já com aéreos, hotéis, transfers e outros serviços e passeios, exclusivamente voltado para casais, em âmbito nacional. Nosso objetivo é analisar o pacote e, caso esteja de acordo com as especificações necessárias para estar no site da HoneyDreams, aprova-lo para a venda em até 48 horas. Os operadores estarão cientes que as fotos do destino, o título do pacote e as descrições podem sofrer alterações por parte de nossa equipe", disse Marcus.


Um dos empresários que apostou e investiu no negócio, Maurício Perucci, acredita que a ideia pode revolucionar o modo de vender viagens para um determinado segmento turístico. "Por que não apostar numa ideia que tem tudo a ver com a necessidade de mercado e colocar isso para frente? Apostar e investir o necessário para o negócio ir à frente. Trata-se de uma revolução no mercado. Facilidade para fornecedor e transparência para o consumidor. A Honey personifica e personaliza o jeito de vender viagens para casais", frisou Perucci. 


A experiência de Marcus Rossi no ramo turístico foi fundamental para a criação do projeto. "Eu sempre fiz tudo online. As experiências eu adquiria com a ida ao destino. Na minha lua de mel, o rapaz queria me vender Las Vegas. Eu já tinha ido ao destino e sabia que não combinava com a ocasião. Seria tão mais legal uma plataforma onde eu pudesse procurar por um destino e nos resultados de busca aparecer só pacotes voltados para casais e aprovados por pessoas e não por algoritmos. Foi deste ponto que surgiu a ideia. Procurei a startup que fez o aplicativo do Festuris 2014, investidores e pessoas com conhecimento e resolvemos levar a HoneyDreams a frente", lembrou Marcus. 

Cantina del Vícolo - A melhor cantina italiana de Gramado

FTN INSCRIÇÕES ABERTAS


O Fórum de Turismo de Negócios (FTN) abriu as inscrições para a oitava edição do evento que será realizado nos dias 21 e 22 de setembro de 2015, em Florianópolis. Podem se inscrever agentes de viagens, jornalistas, profissionais e autoridades do turismo nacional e internacional. Nesta próxima edição, o evento trará caravanas saindo de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, com transporte free para convidados, agentes de viagens, jornalistas e expositores.  As inscrições podem ser realizadas no site www.ftnonline.com. A cada edição, o FTN vem desempenhando o objetivo de contribuir com vendas dos produtos apresentados, promover parcerias, capacitações e troca de informações entre agentes de viagens, empresários e demais profissionais do trade turístico. 


Os agentes de viagens e demais profissionais de turismo poderão conhecer e ter contanto direto com os destinos, hotéis e produtos do ramo para vender melhor obtendo mais conhecimentos e condições para grupos ou pacotes individuais. As palestras têm como temas: Destinos nacionais e internacionais, agenciamento de Viagens; Vendas & Marketing,  Gastronomia em hotelaria; Turismo de Negócios; Mais Brasil; Eventos.


Nos dias 21 e 22 de setembro de 2015, será realizado em Florianópolis, em paralelo à oitava edição do FTN, um encontro entre chefs de cozinha de hotéis e restaurantes com tema “Como vender melhor e atrair clientes pelo aroma, sabor e visão para os seus pacotes, incluindo a gastronomia e eventos”. O encontro tem como objetivo mostrar ao público hoteleiro e restaurante seus planos de negócios e especialidades da gastronomia. As Inscrições são gratuitas para até duas pessoas de Hotéis ou Destinos expositores do FTN. Para os demais hotéis que desejarem participar, o valor é de R$ 150. Para estudantes de Gastronomia, a taxa é de apenas R$ 50,00. Parceiros não expositores têm desconto de 20%. Na ocasião, todos os participantes receberão certificado de Alimentos e Base da cozinha dos os Chefs Alessandro Dirienzo e Felipe Lummertz. Inscrições no site www.ftnonline.com, em credenciamento, hotéis e restaurantes. 


FÓRUM DE GESTÃO DE VIAGENS


Nos dias 16 e 17 de outubro será realizado o 5º Festival do Turismo de João Pessoa, no Centro de Convenções da capital paraibana, cujo objetivo é reunir grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras e secretarias de turismo para promover a integração do setor e oferecer novos produtos ao mercado. Dentro da programação, no dia 17, será realizado o II Fórum de Gestão de Viagens Corporativas, uma realização da DJ Hotelaria S/A e JPA Convention Bureau com apoio da ABRACORP.


"Este evento é muito importante para que possamos compartilhar, acima de tudo, informações com o mercado. E com certeza, a partir desse compartilhamento surgirão as reflexões e iniciativas para que o setor de viagens corporativas possa evoluir de maneira sustentável, sob o ponto de vista de gestão e negócios, com vista para um futuro cada vez mais competitivo", diz o diretor executivo da ABRACORP, Gervasio Tanabe.


Segundo Marcus Abrantes, gerente de vendas da DJ Hotelaria S/A e coordenador do Fórum, “O referido evento será realizado em formato de Talk Show com debates com ícones nacionais do segmento corporativo e com o objetivo de dotar os participantes acerca das principais tendências do mercado".

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

O II Fórum de Gestão de Viagens Corporativas é gratuito e direcionado para gestores de viagens de diversos segmentos e para o público convidado do Festival de Turismo de João Pessoa. Mais informações com Marcus Abrantes: marcus@djhotelaria.com.br ou (83) 3044-0000. Inscrições gratuitas até 15 de outubro no site oficial do evento (www.festivaljpa.com.br), após esta data custará R$150,00 a inscrição.


OURO PRETO SEDIA FESTIVAL DE TURISMO


A cidade de Ouro Preto receberá entre os dias 15 e 17 de outubro o 1º Festival de Turismo Ouro Preto, que será realizado no Centro de Convenções da UFOP. O evento é realizado pela Abav-MG e pela Fire Assessoria de Eventos, tem apoio governamental da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Governo de Minas Gerais, Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac e parceiros estratégicos do trade. O festival contará com diversificada programação, incluindo uma feira com 70 expositores, com opções de roteiros e circuitos nacionais e internacionais. 


Os profissionais do setor de turismo também poderão participar de congressos, seminários e workshops. A expectativa é de que Ouro Preto receba 2 mil profissionais do segmento por dia.


Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) de Minas Gerais, Antonio da Matta, o certo é o evento tem o intuito de reunir, na cidade de Ouro Preto, importantes profissionais de turismo que atuam em todos os estados do país. Serão três dias de evento com atividades ideais para a concretização de negócios e parcerias com possíveis resultados para os próximos anos. “O Festival promoverá a cidade histórica como um ponto turístico de grande relevância para o Brasil. O encontro será uma oportunidade dos profissionais que atuam no setor de turismo discutirem como está o mercado e trocarem experiências. As atividades paralelas, como congressos e seminários também promoverão a qualificação desses profissionais, visando às necessidades que o turismo brasileiro requer”, conta.


O Secretário de Turismo de Ouro Preto, Felipe Vecchia, explica que a cidade recebe cerca de 30 mil pessoas por mês e, hoje, conta com cinco mil leitos. Por isso, o Festival representa um grande ganho para Ouro Preto, que tem um trade de turismo amplo. “Ouro Preto é considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais, inclusive, foi eleita pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter vivos os fatos históricos do Brasil. A cidade demanda que o turismo seja realizado de forma profissional. O Festival surgiu justamente dessa necessidade e, pelo empenho e troca de experiências entre cada instituição envolvida, foi possível estruturá-lo”, conta.


Vecchia pontua que o evento movimentará a economia da cidade, representando lucro para hotéis, restaurantes, comércio e mão de obra local. “A expectativa é que o Festival seja realizado anualmente e entre para o calendário cultural e turístico da cidade que, atualmente, conta com 430 eventos por ano”, pontua. Para o secretário de estado de Turismo, Mário Henrique Caixa, a realização do Festival em Minas Gerais é muito importante. “É a primeira vez que se faz uma feira desse porte no estado. Além de promover o destino, o evento envolve toda a cadeia produtiva do turismo, o trade, as entidades. Esperamos que a feira se consolide e passe a fazer parte do calendário de eventos de Minas Gerais”, diz.
Segundo o diretor da Fire Eventos e realizador do evento, Alexandre Araújo, o evento promoverá possibilidades de negócios, se tornando referência nacional em evento de turismo.



CONGRESSO CONVENTIONS


Mais um passo para a realização do VIII Congresso Brasileiros de Convention & Visitors Bureaux, que será realizado em 7 e 8 de março de 2016, em Belo Horizonte. Criada a Comissão Técnica, que irá propor temas e nomes para o conteúdo do Congresso, entre palestras, mesas-redondas e workshops, além de sugerir atividades culturais e sociais na bela capital dos mineiros. Como coordenador técnico, Hernani de Castro Júnior, que atua como secretário executivo do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, e também vice-presidente executivo da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado de Minas Gerais. A partir de agora, podem enviar sugestões de temas, assuntos para serem debatidos pela Comissão Técnica, no e-mail hernanicastrojr@terra.com.br. ​O VIII Congresso terá a famosa hospitalidade mineira e poderemos conhecer uma nova e surpreendente Belo Horizonte.


ABAV MOVIMENTA R$ 100 MI


Representantes da 43ª edição da Abav – Expo Internacional de Turismo reuniram a imprensa nesta última terça-feira (25), em São Paulo, para apresentar o evento, que acontece entre os dias 24 e 26 de setembro, no pavilhão do Anhembi, na Capital paulista. A estimativa é que sejam negociados US$ 100 milhões durante os três dias da feira e outros US$ 600 milhões nos meses seguintes.  Apesar da alta do dólar e da instabilidade na economia mundial, a Abav comemora os números desta edição. O evento, de acordo com Antônio Azevedo, presidente da Abav, terá a presença de 60 países, além de 27 estados brasileiros, que este ano tem como anfitrião a Bahia. Nesta edição, a feira será voltada apenas para profissionais de turismo, 75% deles oriundos das Américas e 25% da Europa e Ásia. O evento reunirá 200 compradores internacionais e outros 250 brasileiros e não será aberto ao consumidor final. Cerca de 8 mil profissionais do setor devem participar da feira. A 43ª Abav – Expo Internacional de Turismo acontece juntamente com o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e o Encontro de Negócios Abracorp.

ENCONTRO ABAV-SC


Aproximar a entidade e seus respectivos colaboradores dos empresários, fomentando a importância do associativismo e da necessidade de representatividade perante órgãos públicos e privados, mostrando toda força e importância que o Sistema Federativo ABAV exerce sobre o setor turístico, seja na no desenvolvimento econômico ou qualificativo das Agências de Viagens, esse foi o foco do Primeiro Encontro com a Presidente, realizado na data de ontem, 26 de agosto de 2015, na cidade de Balneário Camboriú, nas dependências do Hotel Plaza Camboriú que contou com a presença de empresários (as) de Balneário Camboriú, Itajaí e Blumenau.


Foram apresentadas as ações realizadas na gestão 2013/2015 da ABAV-SC, presidida pela Srª. Ely Ribeiro da Silveira, pontuando as principais atividades desenvolvidas pela ABAV-SC, como capacitações, feiras, revistas, promoções entre outros. Após a apresentação foi realizado um feedback com os presentes, oportunizando a troca de informações, experiência, criticas e sugestões que venham tornar o trabalho da ABAV-SC cada vez mais ativo e importante para o setor. Vale ressaltar a receptividade dos presentes e o interesse em fortalecer a classe perante fornecedores, governo e clientes, sendo apresentadas sugestões que serão trabalhadas pela ABAV-SC buscando a efetiva realização.