quarta-feira, 9 de março de 2016

FIESC E ESPECIALISTAS AVALIAM ROTAS DE CRESCIMENTO PARA SETOR DE TURISMO EM SC

FIESC & TURISMO


Floripa - Ilha da Magia 

Já que o governo catarinense é totalmente omisso e sequer temos um secretário de turismo que entenda da pasta, empresários e especialistas ligados ao setor de turismo debatem os desafios e potencialidades do segmento em Santa Catarina, durante encontro nesta quarta e quinta-feira (9 e 10 de março), em Florianópolis, no SESC Cacupé. Os participantes do evento conhecerão os resultados de estudos socioeconômico e de oportunidades e tendências do segmento. O evento, realizado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em conjunto com a Fecomércio e o Sebrae-SC, integra o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense. 


Balneário Camboriú - SC

O governo desconhece que Santa Catarina gerou em 2014 R$ 1,6 bilhão em receitas oriundas do setor com turistas nacionais e R$200 milhões com internacionais. Dos eventos internacionais realizados no Brasil em 2013, o Estado sediou aproximadamente 5%. O segmento se destaca pelas amplas oportunidades que pode trazer à economia catarinense. O impacto do setor no Produto Interno Bruto (PIB) e no emprego das diversas economias se dá de forma direta e indireta. Atualmente, a Organização Mundial de Turismo estima que o setor movimenta cerca de 9% do PIB mundial. A cada 11 empregos, um deriva desta atividade. Calcula-se que esse mercado movimenta 1,5 trilhão de dólares, o que corresponde a 6% das exportações mundiais e 30% dos serviços exportados.


Rio do Rastro Eco Resort - Bom Jardim da Serra - SC


Se você não sabe, em 2014, cerca de 1,1 bilhão de turistas viajaram pelo mundo. A Europa foi visitada por 582 milhões (51%) e as Américas por 181 milhões (16%). Tratando-se da receita do turismo internacional, dos US$ 1.245 bilhões gastos em 2014, US$ 509 bilhões (41%) foram consumidos na Europa e 274 bilhões (22%) nas Américas. Atualmente, o principal motivo que faz as pessoas viajarem é o lazer ou a recreação (53%), seguido das visitas a amigos e parentes (27%) e o turismo de negócios (14%). O PDIC vai propor ações futuras e promover, no longo prazo, uma dinâmica de prosperidade industrial. Já foram realizados painéis e consolidadas rotas de crescimento de 15 setores produtivos do Estado. Ainda em 2016, o programa irá consolidar estas rotas em um Masterplan, com os principais pontos críticos que afetam o desenvolvimento da indústria em Santa Catarina. Infelizmente nossos governantes "governam" de costas para o mar. 


BAZAR FLORIPA AMANHÃ


Nos próximos dias 16 e 17 de março, das 9h00 às 18h00, no Museu da Escola Catarinense (Rua Saldanha Marinho, 196, Centro), a Associação FloripAmanhã vai realizar um bazar com mercadorias apreendidas pela Receita Federal. As mercadorias somente serão vendidas para pessoas físicas, sob apresentação de CPF e não poderão ser utilizadas para venda no comércio, sob pena de apreensão por parte das autoridades competentes. A arrecadação será usada para financiar projetos da FloripAmanhã. 


Com a missão de contribuir para o desenvolvimento planejado e sustentável de Florianópolis, a Associação FloripAmanhã tem como principais estratégias de atuação estimular a cooperação público-privada e a integração de esforços da sociedade civil a fim de potencializar a vocação regional para a inovação tecnológica, a cultura e o turismo sustentável. Em 2015, a FloripAmanhã completou 10 anos de atuação por uma Florianópolis mais preservada, planejada, inovadora e segura.


BELLA DA SEMANA

Clique na imagem para ampliá-la

E pra deixar teu final de semana mais bonito, estreou nesta quarta-feira a segunda parte do ensaio de Emanuela Albino no Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). A modelo, natural de Londrina (PR) está prestes a completar 22 anos.


22º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO


Começa nesta quinta-feira, 10, em Curitiba, o 22º Salão Paranaense de Turismo, evento profissional dedicado ao setor do Turismo que vem se posicionando ano após ano como o grande encontro do trade na região Sul do país. Idealizado, promovido e inteiramente organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), o evento possui uma feira de negócios, capacitação, eventos sociais visando a promoção do networking e uma programação paralela, que traz a 12ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná – organizada pela Paraná Turismo e Secretaria de Estado do Esporte e Turismo do Paraná.


O evento começa com sessão solene na quinta-feira (10), às 19h30, reunindo autoridades, imprensa especializada e convidados. No dia seguinte, sexta-feira (11), a Feira é aberta para visitantes a partir das 13h e ocorre a exposição de produtos e serviços turísticos. “A Feira é uma grande oportunidade para os agentes de viagens conhecerem seus fornecedores, fazerem networking e fortalecerem contatos já realizados”, comenta o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis. À noite, para convidados, ocorre o tradicional evento do trade turístico, Feijão Amigo. O sábado (12), começa com a palestra magna pela manhã, que tratará dos desafios e perspectivas para o setor turístico em 2016, com o cenário da crise econômica brasileira, e segue com a Feira. “O cenário de crise econômica, alta de impostos, câmbio desfavorável, clientela com menor poder aquisitivo fazem com que esse assunto precise ser discutido. Não tem nada melhor do que fazer isso na presença desse grande volume de profissionais do Turismo”, explica Bacovis.



O Salão Paranaense de Turismo tem como patrocinadores Bourbon Hotéis, BWT/Serra Verde Express, Fecomércio PR, Gol, Grupo BRT e Vital Card. São parceiros estratégicos Abrasel-PR, Feijão Amigo, Paraná Turismo, Secretaria do Estado do Esporte e Turismo do Paraná, Infraero, Slaviero Hotéis e Transtupi. Apoiam o evento: ABIH-PR, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Federação dos Conventions & Visitors Bureau- PR, Instituto Municipal de Turismo, Sebrae/PR, SEHA e Sindetur-PR. Neste ano, atentos ao perfil dos participantes do evento e às demandas dos expositores, a ABAV-PR estabeleceu apenas uma palestra para integrar a sua programação oficial. Intitulada “Desafios do Turismo 2016: Liderança, Engajamento, Gestão”, a palestra ocorrerá no sábado, 12, pela manhã e vai reunir três profissionais experientes e atuantes no mercado. Kelly Malheiros, sócia fundadora da KM Partners do Ceará, é facilitadora em treinamentos com foco em liderança, atendimento, produtividade e engajamento.


Para o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis, o evento tem se superado a cada edição. “Ano após ano, procuramos melhorar as edições do nosso evento. Hoje realizamos uma pesquisa em tempo real, durante o evento, com os expositores e outra com os participantes. Recebemos esses dados com bastante seriedade e como elemento crucial para nosso planejamento”, relata Bacovis. Em 2015, o evento chegou a mais de 5 mil participantes em 3 dias de evento. Para os expositores, o evento foi positivo (92,3%), bom para aprimorar contatos comerciais (82,4%), com público de qualidade (84,7%), boa divulgação (78,7%) e bom local (80,4%). Para os participantes, o evento foi bom para networking (92%) e 89% desejam participar do 22º Salão Paranaense.

Já garantiu seu feriadão de páscoa? Clique no baner acima e faça tua reserva correndo. 

BRAZTOA & TRAVEL ACE


No dia 23 de março, a Travel Ace, líder em assistência viagem da América Latina, confirma presença no 9º Encontro Comercial Rio de Janeiro Braztoa. Os Encontros Comerciais Braztoa (ECBs) são realizados para os agentes de viagens interessados em conhecer as tendências do setor. Anualmente, ocorrem quatro encontros em três cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Em março, o encontro no Rio de Janeiro conta com a participação de cerca de 800 agentes, que podem adquirir informações, novidades e a possibilidade de efetivar negociações com os operadores de turismo Braztoa. Durante o evento, a Travel Ace apresenta seus novos produtos, como o USA , específico para viagens aos Estados Unidos e o USA Basic, com uma cobertura mais acessível e com custo mais baixo. Além disso, as coberturas da empresa foram redefinidas, com novos benefícios e assistências.



FÉRIAS NO CARIBE


Minhas próximas férias. Céu, sol, all inckusive e muita água de coco no Caribe brasileiro. Salinas de Maragogi o 2º Melhor Resort do mundo para famílias e o 1º do Brasil. 

GESTÃO DO TURISMO


Vinícius Lummertz e Henrique Eduardo Alves com o ministro do Comércio Exterior e Turismo da França, Mathias Fekl (direita)

Brasil e a França precisam estreitar relações e trocar mais experiências para aumentar o fluxo turístico entre os dois países. Esse foi o foco da conversa entre o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, e o ministro do Comércio Exterior e Turismo da França, Mathias Fekl. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (04) em Paris e contou com a participação do ministro do Turismo do Brasil, Henrique Eduardo Alves, e do embaixador do Brasil na França, Paulo Oliveira Costa. Realmente precisa aprender muito, começando pelo nossa precária infraestrutura. A França recebe num mês a quantidade de turistas que o Brasil todo recebe num ano. Pra quem não sabe, A França continua sendo o país mais visitado do mundo, com cerca de 90 milhões de turistas estrangeiros. Questão de competência. A França é também o terceiro país, depois dos Estados Unidos e da Espanha, a tirar do turismo a maior parte da sua receita.



Lummertz reforça que é preciso diminuir a burocracia e estimular os negócios turísticos no Brasil, que chegam a influenciar 53 diferentes setores da economia. “Temos buscado referências mundo afora para construir uma gestão que responda às necessidades do mercado turístico e possibilite ao Brasil competir com outros países no mesmo patamar. A Embratur está pronta para encarar esse desafio”, finalizou. A missão internacional da comitiva brasileira segue em Berlim, onde o Brasil terá forte participação na 50ª ITB, reconhecida como fórum para o marketing e a comunicação no turismo, que acontece de 09 a 13 de março. No total, 12 estados e municípios brasileiros serão expositores na feira, em parceria com a Embratur. A agenda da Alemanha inclui reunião com o CEO da IPK World Travel Monitor, Paco Buerbaum, e mesa redonda sobre o “Turismo no século21: modelo de negócios no mundo digital”.


ESPAÇO LUXURY


O crescimento do Turismo de Luxo é uma tendência mundial e, em tempos de instabilidade econômica, torna-se uma das saídas e oportunidade de crescimento e retomada para o setor. Este nicho, segundo o Beverly Hills Conference and Visitors Bureau (BHCVB), segue tendências que mudam a cada ano e seguem um padrão de crescimento direcionado. O turista de luxo possui um gasto médio superior ao de turistas convencionais. Seguindo o histórico de lançar tendências, agregando valor e novidades na feira que ocorre de 3 a 6 de novembro em Gramado, este ano a grande novidade será o Espaço Luxury.  Trata-se de um ambiente diferenciado, dentro da feira de negócios, que terá marcas e produtos de alto nível. As novidades nacionais e internacionais deste mercado serão apresentadas para um seleto público que busca experiências únicas e diferenciadas, com muita exclusividade em um espaço fechado.


“Estávamos esperando o momento ideal. Com a crise econômica percebemos que o segmento de luxo não apresenta flutuações, sendo fortalecido ano após ano. Outro fator é que a cidade de Gramado ainda não estava pronta para receber, com eficiência, o nicho de luxo. Gostamos de inaugurar os salões focados no desenvolvimento da cidade, assim como fizemos com os espaços de acessibilidade e sustentabilidade”, explica Marta Rossi, diretora do FESTURIS. "Queremos oferecer um espaço que possibilite aos destinos e grandes marcas a venda de seus serviços exclusivos para um público seleto", comenta o diretor Eduardo Zorzanello. Ele também destaca o trabalho que a direção da feira está fazendo de imersão deste nicho de mercado, com investimento e aprendizado, para oferecer um espaço único nesta edição.


Segundo Marcus Rossi, "algumas das características para quem trabalha com Turismo de Luxo é oferecer exclusividade, privacidade, diversidade e experiências únicas aos visitantes. Assim será o Espaço Luxury do FESTURIS'’. A preocupação com a Sustentabilidade também é um dos aspectos mais relevantes deste mercado. Dados da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) apontam que as viagens de luxo crescem em média 10% ao ano no Brasil, uma prova de que o momento é de apostar neste segmento.


TEATRO EM GRAMADO


O Grupo de Teatro Nós Mimo foi selecionado em edital lançado pela Prefeitura Municipal de Gramado e estará realizando apresentações gratuitas em alguns bairros da cidade. O espetáculo conta a história de Fritz, um homem que passou a desejar o chapéu do capitalismo.  Ao conseguir vestir o chapéu ele passa a ter reações estranhas em seu corpo e logo percebe que está preso a mundo de ilusões. Logo Fritz está frustrado com a aquisição e tenta livrar-se do belo e poderoso chapéu. O espetáculo, de mímica, é baseado em cenas clássicas e quadros de humor que, através de objetos e perspectivas cotidianas,  aborda o capitalismo e os indivíduos na sociedade atual. As primeiras apresentações ocorrerão dia 16 e 23 de março, às 16h, Na Praça Ernesto Volk, no bairro Piratini e na Praça Vila Olímpica, na Várzea Grande, ao ar livre, gratuito e com classificação para todas as idades.


O grupo Nós Mimo é formado pelos atores Alessandro Müller e Luana Michel, que utilizam a linguagem do teatro de rua e o estudo sobre técnicas de linguagem corporal, mimo corporal dramática, além de pantomima e palhaço. Faz parte da ideologia do grupo levar o trabalho a segmentos de arte e de difícil acesso, para aqueles que não tem acesso e são carentes de arte, buscando representar o renascimento da sensibilidade, acreditando que é possível lutar contra o sistema embrutecido, o domínio do capital e do mercado. Desde seu primeiro ano de existência o grupo vem levando apresentações aos bairros descentralizados da cidade de Gramado. Este foi o primeiro edital de incentivo à elaboração de projetos culturais, em Gramado, tem o objetivo de oferecer subsídio para projetos que contribuam com a cultura do município. O edital apresenta um total de investimento de R$ 110 mil e contemplou 11 projetos. Em caso de chuva, o espetáculo será cancelado e nova data divulgada em seguida.


FIT PANTANAL


"A FIT Pantanal pode ser um diferencial para o turismo do Mato Grosso e de toda região, porque esta é a atividade que os governos devem apoiar em momentos de crise, pelo retorno mais rápido que dá em termos de geração de emprego e renda”, enfatiza Jhoary Proença, presidente da ABAV-MT (Associação Brasileira de Agências de Viagens no Mato Grosso). Prevista para acontecer entre 20 e 24 de abril em Cuiabá-MT, ela acontecerá em duas etapas – sendo que entre 20 e 22 será no Centro de Eventos, com rodada de negócios, seminários e outros eventos paralelos e, nos dias 23 e 24, estará na Arena Pantanal – com o mote “Vem pra Arena turismo”, contemplando feira, exposição e apresentação de destinos. O tema central “Turismo, um grande negócio” já serve para mostrar qual a proposta dos organizadores: mostrar que este segmento envolve uma cadeia muito ampla. Estudos indicam que o “turista” padrão acaba contemplando mais de 50 setores da economia.


“É um equívoco dos nossos governantes pensar que investir em turismo é algo de longo prazo. Com as belezas que temos, com o potencial turístico do nosso estado e da nossa região, com o fascínio que o Pantanal exerce sobre o imaginário das pessoas, o retorno é imediato”, discorre Jhoary – que tem, ao longo dos anos, levado a bandeira do turismo mato-grossense de forma muitas vezes solitária. A expectativa é de que até 200 expositores estejam presentes na FIT Pantanal, sendo que são esperadas participações de 50 municípios, 27 estados e 44 estados subnacionais de seis países da América do Sul:Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai. “As pessoas precisam entender a diversidade e a pluralidade de opções de destinos que temos em nosso estado, em nossa região e mesmo no Brasil todo. Se está difícil viajar para outros países, é hora do governo e do trade criarem mecanismos para incentivar as viagens internas – inclusive quebrando aquele discurso de que é mais barato viajar para fora do que conhecer o Brasil”.

O Benedito Ristobaretto Jazz - Quinta-feira - Happy Hour

POTENCIAIS DO MATO GROSSO


Falando nisso, o SEDEC e TRADE realizam fampress com imprensa local para divulgar potencial de Mato Grosso. Primeiro roteiro foi realizado em Nobres e o próximo será em Chapada dos Guimarães. De flutuação em águas cristalinas na companhia de dezenas de peixes até uma emocionante descida de tirolesa, passando por cachoeiras e boiacross, o distrito de Bom Jardim, no município de Nobres (150 km de Cuiabá) tem 15 atrativos turísticos em funcionamento. O local atrai visitantes não só de Mato Grosso, mas de todo o país e do mundo para conhecer de perto suas belezas, onde a natureza ainda está intocada, selvagem, com intervenção humana mínima. De acordo com o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, o atual governo assumiu com a proposta de transformar o turismo em Mato Grosso em um dos pilares do desenvolvimento econômico do Estado, e Nobres/Bom Jardim é um dos cases que está sendo trabalhado.


“Hoje o município de Nobres conta com 38 potenciais turísticos que podem ser transformados em produtos turísticos. São cachoeiras e rios, por exemplo, que podem ser formatados para se tornarem atrativos. Estamos trabalhando em parceria com o trade turístico e a prefeitura para que Nobres deixe de ser apenas potencial turístico e se transforme em realidade turística”. Atualmente o distrito de Bom Jardim possui 14 pousadas e cerca de 300 leitos que lotam aos fins de semana e feriados. A vila possui uma boa infraestrutura de hospedagem e alimentação. Muitos atrativos também possuem pousadas e restaurantes próximos, já que a maioria das atividades requer certo esforço físico e, consequentemente, abre o apetite. Assim, os turistas não precisam retornar à cidade para fazer suas refeições. É aconselhável fazer reserva com antecedência.


Segundo o prefeito de Nobres, Gilmar Luiz da Silva, o município saiu na frente e implantou, no final de 2014, o voucher único, que é uma novidade no Estado. Funciona assim: todo turista que deseja fazer passeios em Nobres deve adquirir o voucher em umas das agências de turismo ou pousadas. Com isso, a prefeitura pretende ter mais controle sobre a quantidade de turistas que visitam a região, além de investir parte do valor arrecadado para melhorias na infraestrutura da região. “Estamos agora trabalhando na implantação do voucher eletrônico, por meio de um sistema de computador que permitirá muito mais segurança e controle na emissão dos vouchers”.


O proprietário da pousada Bom Jardim, Isaias Pedroso de Almeida, destacou o apoio do Governo do Estado no incremento ao turismo da região. “Nosso turismo ainda é relativamente novo, começou de 2005 para cá e pela primeira vez estamos recebendo um apoio efetivo por parte do governo estadual”. Os jornalistas visitaram o Duto do Quebó, onde fizeram boiacross. Todo o percurso da descida tem cerca de 1.200 metros, sendo que parte dele é feito dentro de um túnel de 280 metros de extensão, onde se pode observar formações de calcário no teto e nas paredes. Também realizaram flutuação no Reino Encantado, que abriga a ressurgência (afloramento de águas profundas) do rio Salobra e é propício à prática de flutuação e observação de peixes. A parada seguinte foi uma visita à Cachoeira da Serra Azul, que fica localizada dentro do Sesc Serra Azul e possui 45 metros de queda d´água formando uma piscina de coloração azul e transparente repleta de cardumes que impressionam. O passeio finalizou com uma descida na tirolesa do Sesc, que possui 700 metros de extensão e uma altitude de 50 metros.


A programação de fampress com jornalistas continua até abril e contará com a participação de repórteres de veículos de imprensa locais e nacionais, incluindo os jornais O Globo, Estadão e o programa Companhia da Aventura, do SBT Nacional, entre outros. No próximo sábado (12) será a vez de Chapada dos Guimarães, seguido de Cáceres (18 e 19), Campo Novo do Parecis (1 e 2 de abril) e Jaciara (9 de abril).

Nossa casa em Ushuaia !

NEVE CHEGANDO


E a neve começa a chegar nas montanhas de Ushuaia que amanheceu assim nesta última terça-feira. Em breve estarão completamente brancas. Ano passado em maio, a quantidade de neve na cidade era absurda. Pelo jeito, neste ano, não será diferente a a temporada de inverno será fenomenal. 


PATAGÔNIA FANTÁSTICA


Na última segunda-feira, 07, no Hotel Xelena, na Patagônia Argentina, foi assinado um termo pelos três secretários de turismo que compõem o corredor turístico patagônico: Juan Cherañuk de Ushuaia; Alexis Simunovic, El Calafate; e Herman Müller de Puerto Madryn. A intenção e fortalecer ainda mais esse fenomenal corredor turístico. Em conjunto foi assinada uma carta destinada a presidente da Aerolineas Argentinas, Isela Costantini, a fim de garantir a conectividade aérea entre esses destinos e recuperar o vôo direto. Simunovic disse que: "É a primeira vez que os três têm o seu próprio financiamento específico para a promoção do turismo" e anunciou: "Nós concordamos em alocar parte desse dinheiro para ações específicas na Fantástica Patagônia, tendo o seu próprio corredor de calendário".

El Calafate

O corredor começou a tomar forma em 2000, e com bases muito fortes estabeleceu-se a união dos três destinos: "Cada destino percebeu que unindo forças, vendendo em conjunto a 3ª maior atrações do sul da Patagônia: baleias, geleiras e o fim do mundo, três ícones mundiai, seria muito mais fácil. São três ícones são muito fortes", afirmou Simunovic.  Estavam presentes o secretário de Turismo de Santa Cruz (e presidente do Ente Turismo Patagonia), Laura Santiago; o presidente da AAAVYT de El Calafate, Maria Guzzo; o presidente da AHT El Calafate, Fernanda Botti; Yanina Martin, o Joint Ente El Calafate, bem como empresários e conselheiros locais Ana Maria Ianni e Carlos Alegria.


No que respeito a carta, segundo Simunovic: "Isso reflete que precisamos do apoio não só da Aerolineas Argentinas, que é fundamental, mas também do Ministério do Turismo da Nação", e acrescentou: "Então nós começamos tocando ações específicas que vão levar para a frente três destinos juntos. Eles são cerca de 10 pontos com diferentes estratégias, como começar a trabalhar em um plano de marketing para o atual e potencial que temos mercados; realizar o calendário anual de promoções; determinar as áreas de promoção digital para o corredor; criar conteúdo para peças promocionais; agendas juntos. Queremos começar a trabalhar de forma organizada, o que sem dúvida nos dará mais força e eficácia para os três destinos ".


Sem dúvida, a principal preocupação dos secretários de turismo que compõem o corredor da Patagônia Fantástica é a malha aérea. Neste sentido, Simunovic disse: "Os únicos sinais que tivemos da Aerolineas Argentinas não são muito animadores, pois além de que havia uma promessa de manter os voos, tivemos a elevação de alguns vôos (como a escala de Rio Gallegos ) e taxa aumentau "e sublinhou que" não há horário de voo para o ano de 2016". Por isso, representantes do corredor assinaram uma primeira carta dirigida a presidente da Aerolineas Argentinas, Isela Costantini, a fim de garantir a malha aérea entre os destinos e recuperar o vôo direto entre Trelew e El Calafate. 

Pensínsula Valdés Puerto Madryn Chubut Trelew Patagônia Argentina

"O mais delicado, hoje, é a questão da Trelew, porque hoje nós temos o vôo direto entre El Calafate e Trelew, como tivemos em algum ponto. Há um vôo ligando Trelew e Ushuaia, mas não com El Calafate ", e acrescentou: "A ideia é ver como podemos ter um apoio da Aerolineas Argentinas e deixar claro que o nosso objectivo é consolidar esses voos com ocupação efetiva. Para o que estamos comprometidos com a realização de promoções deste corredor turístico ".


Com relação ao calendário promocional, Simunovic afirmou que estamos fazendo tudo o que tínhamos programado: "Eu fui a FITUR, a ANATO e agora Yanina Martin (entidade comum) vai ITB em Berlim (Alemanha) e, em seguida, vêm Braztoa ( São Paulo, Brasil). A ideia agora é irem juntos como Patagonia Fantastica para Braztoa". Para isso irá ao Brasil, uma capacitadora brasileira que tem efetuado um grande trabalho e é reconhecida e respeitada pelo trade brasileiro, Cristiane Cavalli, que reside em Ushuaia ha longos anos. E concluiu: "Agora, por exemplo Yanina Martin viaja para a ITB Berlim e nenhum dos outros dois destinos vai para a Alemanha. ela levará informações dos três destinos. A idéia é fortalecer juntos, otimizando recursos e investimentos que cada destino tem realizado e fortalecer todo o corredor da Patagônia". 





sábado, 5 de março de 2016

PROMOÇÃO DAS ILHAS TURÍSTICAS BRASILEIRAS

ILHAS TURÍSTICAS BRASILEIRAS



O presidente interino da Embratur, Tufi Michreff, esteve reunido com representantes da Abitur (Associação Brasileira das Ilhas Turísticas) para debater uma parceria estratégica para promover um novo e atrativo produto de divulgação dos destinos que integram a entidade: Ilha do Mel (PR), Ilha Bela (SP), Ilha Grande (RJ), Ilha de Marajó (PA) e a Ilha Fernando de Noronha (PE). 


À direita, o presidente interino da Embratur, Tufi Michreff Neto, lidera reunião com a Abitur, em Brasília

A ideia é criar um produto único com integração entre os destinos. Em vista de iniciar o contato com o trade internacional específico dos destinos, a Embratur abrirá espaço para apresentação das ilhas pela Abitur na WTM Latin America – evento focado em negócios de turismo –, com ênfase em programas de Ecoturismo e Aventura, melhores locais para visitação e sustentabilidade. A feira acontecerá de 29 a 31 de março em São Paulo.



TURISMO BRASILEIRO & COMPETITIVIDADE


O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, reconheceu na última quarta-feira, (02), em Lisboa, que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer para crescer dentro do cenário turístico mundial, apesar de suas imensas potencialidades. A afirmação foi feita durante palestra no VIII Fórum do Turismo Portugal - América Latina, enquanto Lummertz debatia com ministros e embaixadores dos países da América Latina estratégias de venda do turismo de cada um dos países para compradores europeus. “Precisamos internacionalizar nossas cadeias produtivas e ampliar o fluxo turístico. O Brasil evoluiu muito no setor, acelerado pelos grandes eventos, mas ainda nos esforçamos para apontar o turismo como uma solução para ganhar competitividade e impulsionar a economia nacional”, destacou Lummertz. 

PORTUGAL & BRASIL


A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que termina neste dia 06, deu a nítida impressão ao trade brasileiro de que a Europa está de olho no Brasil e que pretendem conhecer as novidades e vender mais. No estande coordenado pela Embratur o movimento foi intenso durante todos os dias e executivos de várias operadoras de turismo estiveram também no espaço reservado para a Paraíba na intenção de obter mais informações sobre o destino.


A representante da Paraíba no evento, Cecília Barbosa,  disse que o espaço ocupado pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) atendeu vários operadores de turismo da Europa, entre eles, Charlotte Nicolau, do grupo francês Trave Team, que se mostrou interessada em levar grupos de turistas para João Pessoa futuramente, e Adelino Sales, executivo da JM Vacantions, do Canadá. Na quinta-feira (03), houve uma reunião com uma operadora da Grécia.


Durante todo o dia, o estande brasileiro na Bolsa de Lisboa esteve movimentado também por diversas autoridades, entre elas o primeiro ministro de Portugal, Passos Coelho, o ministro do Turismo, Henrique Alves, e o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz. O dirigente da Embratur disse que a Paraíba será um dos destinos em alta na próxima temporada e enfatizou que mais de 400 profissionais do turismo da Europa têm agenda com empresas brasileiras para comercializar pacotes.


A TAP  (Transporte Portugal) informou, por meio de sua assessoria, que está investindo no mercado brasileiro, revelando que está disponibilizando reuniões com mais de 200 profissionais do Brasil para agendar reuniões com representantes da companhia aérea em vários países da Europa. A empresa é a que tem um dos maiores número de voos para o Brasil, em especial, para o Nordeste, onde está nos mercados da Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. 


Bruno Mesquita, (Festival JPA), Cecília Avelino (Pbtur), Paula Floriano (Festival JPA) e Claudio J S Junior (Festival JPA).

Segundo Claudio Jr; Diretor do maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil que está na feira concluindo grandes negócios, a 28ª edição da BTL: "Foi extremamente positiva e concretizamos bons negócios. O evento contou com a presença de mais de 1.000 expositores. Os três primeiros dias foram dedicados a profissionais do trade turístico e os dois últimos dias as portas foram abertas ao público em geral". 


Clique na imagem para ampliada. Nas fotos Francisco Guarisa (Diretor de Marketing da TAP no Brasil), Claudio Junior (Diretor Festival JPA) e Mário Carvalho (Diretor geral da TAP no Brasil), Paula Floriano e Bruno Mesquita.

"Sem dúvidas a BTL foi mais uma oportunidade para o trade encontrar compradores profissionais, conhecer melhor o mercado nacional e internacional, analisar a tendência dos mesmos e posicionar as ofertas dos profissionais ligados ao setor do turismo. Já o público, pode conhecer novos destinos, comparar propostas e comprar a preços competitivos. A programação incluiu conferências, workshops, encontros empresariais, entre outras atividades,"  concluiu. 


DESTINO PARAÍBA


o espetacular destino Paraíba vai participar de mais feiras de turismo pela Europa. Nessa quinta-feira (3), a embaixada de Portugal em Lisboa reuniu diversos representantes de estatais do Turismo do Brasil para discutir estratégias de ampliar a divulgação do país. O encontro foi coordenado pela chefe da Secretaria de Comunicação da embaixada, Daniella Xavier, que convidou a todos para participar da 3ª edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT), que será realizada de 5 a 8 de maio na cidade de Guarda, e terá o Brasil como país convidado. A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, disse que todos os eventos na Europa em que a Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo estiver atuando contará com a participação da Paraíba, em especial, em Portugal, Espanha e França. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

A Paraíba, de acordo com Cecília Barbosa, representante da PBTur, já está convidada para estar no estande do Brasil da FIT. Cecília Barbosa disse que empresas de vários países, como a França, Canadá, Grécia e Espanha já mantiveram contato e receberam todo o material informativo sobre o destino. Cecília Barbosa também manteve encontro com Paula Ribeiro, diretora da revista UP, e Deia Ballario, gerente comercial da TAP, companhia aérea de Portugal que promoveu o Destino Paraíba em sua revista de bordo, sendo a capa da edição de outubro do ano passado, com 60 páginas. A edição fez uma apresentação de seus principais pontos turísticos, do litoral ao sertão, e toda a infraestrutura da rede hoteleira e serviços para os clientes da companhia aérea em todos os seus voos para a Europa.


GRUPO DE TRABALHO


Brasil e Portugal vão criar um grupo de trabalho para incrementar o fluxo turístico entre os dois países. A decisão dessa estratégia foi realizada nesta quinta-feira (03) em Lisboa, entre o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, o ministro do Turismo do Brasil, Henrique Eduardo Alves, o ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, e a secretária de Estado de Turismo daquele país, Ana Mendes Godinho. Uma das principais diretrizes será a intensificação de programas de capacitação profissional para diversas áreas turísticas. 


A ideia é aumentar o fluxo de brasileiros buscando aprimoramento profissional em Portugal, com forte apoio do governo brasileiro. Em áreas específicas onde o Brasil tem muito a oferecer aos lusitanos, deve ocorrer uma capacitação no sentido inverso. Uma das iniciativas é que portugueses, apoiados por seu governo, passarão a frequentar cursos de culinária brasileira.


EXECUTIVOS & PROFISSIONAIS COMEMORAM NA BTL

Diretores do FESTURIS, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi falam em alívio para o setor com a publicação de MP no Diário Oficial da União

A notícia da Medida Provisória que reduz de 25% para 6,38% a alíquota do IRRF sobre remessas ao Exterior encheu de otimismo os profissionais do trade no Brasil e no exterior esta semana. As manifestações foram muitas e, a MP, foi considerada uma vitória para o setor e para presidentes e representantes de entidades como a ABAV Nacional, Edmar Bull. Agora a luta é para transformar a MP em Lei. Em Lisboa, participando da BTL, a diretora do FESTURIS GRAMADO - Feira Internacional de Turismo, Marta Rossi, encontrou-se com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz e com o ministro do Turismo do Brasil Henrique Alves no dia da publicação da MP, dia 2 de março. “A redução dos impostos foi uma luta dos últimos meses do trade. Estamos todos comemorando”, comentou Marta Rossi durante a passagem das autoridades pelo stand do Brasil na feira que é um dos mais concorridos.


No Brasil, Eduardo Zorzanello, também diretor da feira internacional que ocorre em Gramado de 3 a 6 de novembro de 2016, salienta que para o mercado brasileiro a MP trata-se, sim, de uma grande notícia. “Se a cobrança de 25% se mantivesse inviabilizaria o crescimento do setor e acarretaria no fechamento de muitas empresas ligadas ao turismo. O ideal é imposto zero mas, esta redução para 6% é um alívio e as empresas podem voltar a fomentar o setor”, destacou. “Ganham todos: as empresas, o consumidor final e o setor turístico que, a partir desta MP, voltam a ficar otimistas e a geração de negócios crescerá”, disse o diretor do FESTURIS Marcus Rossi.

Na foto Marta Rossi, com Horácio Neves Diretor do Brasilturis e o empresário português, Humberto Pedrosa, líder do Consórcio Gateway, atual dono da TAP. É o FESTURIS na BTL. 


PARÁ NA BTL

Clique na imagem para ampliá-la

O Pará, mais uma vez, foi o principal destino turístico da Amazônia com produtos turísticos apresentados ao mercado europeu em Portugal, na BTL. A Secretária de Estado de Turismo do Pará (Setur) compartilhou com a EMBRATUR a promoção e divulgação principalmente de Belém, Marajó e Tapajós. A comercialização também foi realizada pela Amazon Star Turismo, empresa que tem sede no Pará e na França. A representante da empresa, Yani Barbier e Fabiola Ramos, gerente de Turismo de Negócios, Eventos e Incentivos, da SETUR, afirmaram que operadores internacionais, imprensa especializada, e o público em geral demonstraram grande interesse pelo Pará, e que o presidente da Embratur, Vinícius Lumertz, descreveu como o destino mais completo da Amazônia, com todos os segmentos turísticos. O ministro festejou com o Pará a decisão da TAP de manter um vôo direto conectando três vezes por semana Belém com Lisboa.


FIT PANTANAL NA EUROPA


A Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT), que será realizada entre os dias 20 e 24 de abril de 2016, em Cuiabá, vem sendo promovida dentro e fora do país. A FIT também é presença na BTL Portugal. Neste mês de março ela será divulgada em Portugal e na Alemanha, além do Brasil. Além da BTL, o secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, irá ao Fórum Panrotas-Tendências do Turismo 2016 entre os dias 15 e 16 deste mês, em São Paulo, para divulgar a FIT Pantanal. Segundo ele, "Essas serão oportunidades para Mato Grosso encontrar compradores profissionais e analisar a tendência dos mercados, além de posicionar sua oferta de uma forma competitiva". No ano passado, a Sedec lançou a FIT Pantanal na World Travel Market London 2015, em Londres, na Feira de Turismo de Gramado no Rio Grande do Sul e na 43ª EXPO Internacional de Turismo da Associação Brasileira de Viagens (ABAV).


A FIT vem com o objetivo de promover e divulgar os produtos turísticos do Estado em âmbito nacional e internacional. A organização do evento espera reunir mais de 100 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 10 milhões. Serão cerca de 200 expositores, 50 municípios, 27 estados e 44 estados subnacionais de seis países da América do Sul participando da FIT. São eles Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Brasil. Com o tema “Turismo, um grande negócio”, o evento será dividido em duas etapas. A primeira acontece no Centro de Eventos Pantanal entre os dias 20 e 22 com rodadas de negócios e vários eventos paralelos como a reunião da Zona de Integração do Centro-Oeste Sul-Americano (Zicosur); os fóruns nacionais de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e de Dirigentes Estaduais de  Turismo da Amazônia Legal (CNtur); os encontros da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), de Negócios na Expotur (Salão do Turismo), de Guias de Turismo e dos Clubes da Melhor Idade, além de painéis temáticos e exposição.

HOMENAGEM À ABAV


No segundo dia da BTL, além de reuniões, visitas e fechamentos de negócios o dia ainda contou com uma homenagem da Tap para a ABAV. Segundo Luiz Mór, a ABAV foi uma das principais instituições que ajudou à TAP a crescer no Brasil. O VP de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, representou a entidade na homenagem prestada pela TAP, na pessoa do seu vice-presidente, Luiz da Gama Mor.


6º PEDAL ANGELINA


Vem aí mais um super pedal pra quem gosta de muita aventura, animação, camaradagem e muito alto astral. A equipe CicloVil Bike e o Grupo Pedal Continente convidam para o 6º Pedal de Angelina. As inscrições já podem ser feitas na loja CicloVil Bike ao valor de R$ 89,00. A Bike Ciclo Vil está inovando. O foco segurança é prioridade e por isso bos ciclistas teremos o auxilio da Policia Militar durante todo o trajeto, alem de 20 capitães, todos com radio de comunicação e duas motos auxiliando os capitães de bike durante o trajeto. Bora girar galera !!!! Vai ficar de fora ? Já estou inscrito. Primeiro da lista.


Para quem não sabe, Angelina é conhecida como Vale das Graças e possui alguns dos mais belos pontos de peregrinação do país, como o Santuário Nossa Senhora de Angelina, composto pela Gruta Nossa Senhora de Lourdes e pela Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição. Desde a instalação desse santuário mariano, em 1988, Angelina passou a ser considerada – segundo definição da Igreja Católica – local privilegiado para obtenção de graças e favores. A cidade possui ainda outras atrações religiosas, como a Colina da Louvação, e belíssimas paisagens rurais, especialmente na Serra do Tabuleiro. Não deixe de visitar a Usina Hidrelétrica Garcia, a 3 km do Centro, que possui uma bela vista panorâmica da região.


FRANQUIA CLUBE TURISMO


Viajar para o exterior é algo que muitos brasileiros desejam experimentar, mas, poucos sabem como podem ser complicados os processos burocráticos para conseguir a entrada em alguns países. Por esta razão, algumas empresas oferecem consultoria especializada para auxiliar os viajantes na obtenção de vistos para os mais variados destinos, indicando o passo a passo para conseguir a autorização, toda a documentação necessária e até orientando-os como se comportar durante as entrevistas realizadas nos consulados.


A Rede de agências de viagens Clube Turismo oferece gratuitamente, através da Uniclube, setor da empresa direcionado exclusivamente à capacitação dos franqueados, o suporte necessário para que estes orientem os clientes que buscam ajuda para obter a autorização para viajar ao exterior. Além deste suporte, as franquias também podem solicitar materiais promocionais para promover o serviço através de impressos e marketing digital. Para saber mais sobre a franquia Clube Turismo, acesse www.franquiaclubeturismo.com.br.


E a tua Páscoa? Já fez a reserva? Fazenda Boqueirão Resort é uma ótima opção !



APRIL NO FESTURIS


Eduardo Zorzanello confirma a participação da APRIL - Seguro de Viagem, na 28º FESTURIS em Gramado-RS. A confirmação foi dada pelo diretor Agnaldo Abrahao e do gerente comercial Celso Andrade. Do jeito que caminham as coisas, vai faltar espaço no maior e mais charmoso Festival de turismo do Brasil.


E não ficou só nisso, nas reuniões realizadas com o Grupo HRS Corporate, da manager marketing, Katia Bernini e do diretor de vendas, Eduardo Murad e, 


com o o gerente regional sul americano, Emerson Sanglard, da COPA AIRLINES! Ambas as marcas estarão em Gramado este ano!


DINAMARCA, ILHAS SEYCHELLES, BARBADOS, MÔNACO e NORUEGA também garantiram presença no FESTURIS. Estes cinco destinos internacionais, representados pela GVA, da competente Gisele Abraão e sua equipe estarão com força total em Gramado!



AEROPORTO AMIGO

Minha transportado oficial, a AVIANCA acabou de lançar o "Aeroporto AMIGO", um catálogo de produtos selecionados para você ganhar pontos ainda mais rápido. São diversas opções de produtos para você escolher, dos mais variados segmentos: calçados, moda e acessórios, esporte e lazer, eletrodomésticos, gastronomia e muito mais. Clique no baner e conheça.



COMPETITIVIDADE


Entidades do turismo nacional celebram a publicação no Diário Oficial desta última quarta-feira (02), da Medida Provisória nº 713 que oficializa a alíquota de 6% para o Imposto de Renda retido na fonte (IRRF) sobre as remessas para o exterior referentes a gastos com turismo, conforme acordado com o Governo Federal. Essa conquista foi possível graças à união do setor turístico brasileiro e à articulação do Ministro do Turismo, Henrique Alves, junto ao Ministério da Fazenda, Receita Federal e ao Poder Executivo, para demonstrar que um imposto de 25% poderia comprometer a saúde financeira de todo segmento, gerando perda de empregos, receitas e o cancelamento de cruzeiros marítimos e rotas de companhias aéreas internacionais. À frente dessa negociação direta com o governo, os presidentes da ABAV Nacional, Edmar Bull;  Braztoa, Magda Nassar; e da CLIA Abremar Brasil, Marco Ferraz,  ressaltaram a importância do ajuste, na medida em que  com o tributo reduzido, o mercado volta a se tornar competitivo proporcionando vantagens que nenhum outro canal oferece.

ABAV COMUNIQUE-SE


Agende-se e faça sua inscrição !

WHATSAPP MARKETING NO TURISMO


A Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) continua inovando em sua grade de cursos em 2016. Depois de inaugurar o ambiente AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), a entidade lança no mês de março o curso “WhatsApp Marketing no Turismo”, que se realizará no dia 15 de março, na sede da entidade. O curso é inédito e inovador no Brasil para o setor de viagens e turismo. Ele busca, por meio da vanguarda tecnológica, elementos para auxiliar os profissionais do setor no melhor desempenho de suas atividades. O objetivo da capacitação, com quatro horas de duração, é proporcionar aos participantes uma visão estratégica na utilização do app mobile (aplicativo para dispositivos móveis) mais utilizado na atualidade e transformá-lo em uma ferramenta para negócios. O curso integra técnicas de marketing, vendas e CRM por meio do WhatsApp.


A capacitação será ministrado por Fred Perillo e tem como público-alvo agentes de viagens e demais profissionais do turismo. Para inscrever-se nos cursos presenciais da Abav-SP, basta acessar o site da entidade www.abavsp.com.br e clicar sobre o “Calendário de Cursos”; entrar em contato pelo telefone (11) 2626-8389 ou pelo e-mail: jaqueline@abavsp.com.br. A Abav-SP oferece ainda o Programa de Capacitação. Por meio dele, será concedida uma estrela às agências de viagens que registrarem a participação de, no mínimo, 50% do efetivo das equipes que atuam nos seus departamentos em, pelo menos, 25% da oferta de cursos programados a cada semestre. Para os seis primeiros meses de 2016, a Abav-SP programou realizar 22 cursos, contemplando interesses diversos.



USHUAIA NO BRASIL

Clique na imagem para ampliá-la

O Ministério do Turismo da Câmara Municipal de Ushuaia está prestes a começar a sua promoção, recrutamento e posicionamento no mercado brasileiro em 2016. As divulgações e reuniões comecam por Porto Alegre no dia 29/03 às 09hs na sede da ABAV. No mesmo dia seguem para São Paulo para participarem da Travel Market WTM e 45°Braztoa. A intenção é unir forças e divulgar aquele fantástico destino. O trade argentino para participar deve usar o código FCT00 no link:http://www.aerolineas.com.ar/Congresos. Validade da viagem: A partir de 24 de março a 05 de abril de 2016. 

Cilene del Faro, o hotel & spa dos brasileiros em Ushuaia