domingo, 13 de março de 2016

MASCOTES OLÍMPICOS

MASCOTES OLÍMPICOS

Atleta alemã Charlott Becker

Os mascotes da Olimpíada e Paraolimpíada Rio 2016, Tom e Vinicius, definitivamente caíram no gosto do público europeu. Depois do grande sucesso em Portugal, eles mais uma vez ganharam destaque na 50ª feira internacional de turismo de Berlim, a ITB Berlin, na Alemanha, onde ficaram até este último domingo, (13). Durante a abertura do evento na última quarta-feira (9), o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, afirmou que a dupla já é sensação da maior feira de turismo do País europeu. Turistas, atletas e autoridades fizeram questão de registrar imagens com os mascotes. A Alemanha é o país europeu que mais exporta turistas para o Brasil. Dados do Ministério do Turismo mostram que, somente em 2014, 265.498 mil alemães estiveram no Brasil. 


A expectativa para a Olimpíada e ParalImpiada é, segundo Lummertz, manter ou superar as recentes taxas de crescimento de grandes eventos, de 4% a 5%. O Brasil possui um estande de 405m² com multiprodutos. De acordo com a demanda turística local, a Embratur aborda os segmentos de Natureza, Ecoturismo e Aventura, Sol e Praia, e Cultura, além dos nichos de Turismo gastronômico, turismo de luxo, terceira idade e lua-de-mel. O País também conta com a participação de expositores do Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e do Rio de Janeiro. Entre os 49 cooperados brasileiros presentes, estão operadores de turismo, meios de hospedagem e companhia aéreas.


A ITB Berlin é considerada fórum central para o marketing e para a comunicação no setor das viagens, além de ser a maior feira de serviços deste setor. A feira possibilita ao expositor se dirigir tanto ao profissional do ramo como ao público geral. Em paralelo à 50ª edição da ITB Berlin decorrem seminários, simpósios, workshops e conferências de imprensa.


BALEIA FRANCA EM BERLIN


Quem está em Berlin com muito frio é o Enrique Litman, executivo do Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village, e Presidente do Instituto Baleia Franca, representando a fenomenal Praia do Rosa - Imbituba-SC, e relançando o turismo de observação de Baleias Francas na APA da Baleia Franca. Ao seu lado o presidente da EMBRATUR, Vinicius Lummertz.


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BNT TOURISM EXPERIENCE


Atentos as constantes transformações do mercado os organizadores da BNT Mercosul criaram o BNT TOURISM EXPERIENCE, encontro onde empreendedores, gerentes e diretores de diversos segmentos participaram de dinâmicas com o objetivo de encontrar soluções para os novos desafios, focando no aproveitamento comercial de suas atividades. Balneário Camboriú, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre foram as cidades escolhidas para realizar o evento. Sabendo que as histórias de sucesso inspiram, a BNT começou a buscar e publicar alguns destes cases em suas redes sociais, como Facebook e Youtube. O objetivo é que elas sirvam de exemplo e inspiração para quem busca alternativas para superar momentos desafiadores como o atual. 

Geninho Goes e Margot Rosenbrock, idealizadora do Balneário Saboroso

Alguns dos cases já gravados são o Balneário Saboroso, evento gastronômico aberto ao público (com valor e menu diferenciados) que reúne restaurantes da região de Balneário Camboriú durante 21 dias; Jô Cintra, agente de Florianópolis que encontrou no segmento de viagens feitas sob medida a alternativa para diversificar através do turismo de experiência; e a Favela Scene, projeto de Gilson Fumaça que leva turistas do Brasil e do mundo para conhecer o dia-a-dia do Morro Santa Marta (RJ), proporcionando uma troca de experiências entre moradores e turistas, cada um com seus ideais e culturas.

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INVESTIMENTO EM TURISMO INTELIGENTE


Santa Catarina reúne todas as condições que o turista busca. No entanto, para avançar nesse mercado que movimenta US$ 1,5 trilhão por ano no mundo, o Estado precisa investir no turismo inteligente, que é oferecer ao visitante a integração entre infraestrutura, serviços, sustentabilidade e urbanização. Esta é uma das recomendações trazidas pelos estudos sobre turismo, realizados no âmbito do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022). A partir do trabalho, feito pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em conjunto com a Fecomércio-SC e com o Sebrae-SC, será criada a rota estratégica do turismo, que mostrará os pontos críticos e as ações necessárias para garantir o crescimento do setor no Estado até 2022. Empresários, especialistas e autoridades municipais, estaduais e federais debateram os rumos do setor na última quarta e quinta-feira (9 e 10), em Florianópolis.


O setor propicia grandes oportunidades para a economia e para o desenvolvimento de Santa Catarina, pois o Estado tem atrativos que estão entre os melhores do mundo. “Sem descuidar de nossos importantes recursos naturais, devemos potencializar o setor, tornando-o mais integrado e alinhado às necessidades dos visitantes. A indústria catarinense conhece os desafios de se manter competitiva em relação aos mercados com os quais concorre, e no turismo não é diferente. Trata-se de um setor globalizado, altamente competitivo, que movimenta 9% do PIB mundial e 1,5 trilhão de dólares. Para Santa Catarina elevar sua participação nesse mercado, precisa definir prioridades e novas estratégias. É isso que o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense propõe com a seleção de 16 setores portadores de futuro", afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. 


O estudo revela que países como Estados Unidos, União Europeia e China, por exemplo, têm investido fortemente no planejamento e na execução de estratégias para atrair cada vez mais visitantes, criando um ambiente que ofereça uma experiência positiva para o turista. Atualmente, Santa Catarina é bem avaliada pelos visitantes, mas o turismo no Estado precisa ser potencializado, pensando nos próximos anos. “Para nós, do Sebrae, é muito importante participar desse Programa porque mais de 95% das empresas que trabalham com turismo são de micro e pequeno portes. No ano passado, tivemos mais de 10 projetos para o setor em Santa Catarina”, diz o diretor da entidade, Sérgio Cardoso, lembrando que é fundamental planejar. “Quem planeja tem foco e sabe onde vai chegar. Com esse projeto, estamos no caminho certo. Aqui está a união de esforços. Sozinho não se faz nada”, completa.


A internet tem transformado o mercado global de viagens e contribuído para o surgimento de novos modelos de negócios, baseado no uso de tecnologias. O estudo traz diversos exemplos de iniciativas ao redor do mundo, como o robô mensageiro, que faz entregas nos quartos dos hóspedes de uma rede de hotéis na Califórnia. Em relação à gestão sustentável, a publicação traz exemplos de hotéis brasileiros certificados por suas práticas. Outros, além de investirem no meio ambiente, promovem a cultura local. Da Espanha, vem a referência na acessibilidade das praias, também encontrada em pontos no Leblon e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.



MELHORES AEROPORTOS DO BRASIL

Tufi Michreff Neto (à dir.), entre representantes da aviação civil brasileira na entrega do prêmio Aeroporto + Brasil à Antônio Pallu, Superintendente do Aeroporto Afonso Pena (Curitiba)

O presidente interino da Embratur, Tufi Michreff Neto, participou na última quarta-feira (9), do 2º Prêmio 2016 Aeroportos + Brasil, promovido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, foi o grande vencedor. A iniciativa visa estimular melhorias na prestação dos serviços aos usuários do transporte aéreo, avaliados por meio da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada a cada trimestre. O Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, foi eleito pela eficiência da restituição de bagagem, do raio-x e como o aeroporto mais cordial. O terminal paranaense também ganhou o Prêmio de Aeroporto + Brasil. Acabei de passar por aquele aeroporto. Não concordo mesmo, tudo por acabar, falta de sinalização, escadas rolantes por terminar, elevadores por terminar, enfim, falta muita coisa para ser considerado o melhor. Já uma certa pista de pouso internacional numa certa ilha ao Sul do Brasil nem é mencionada. 



CATARATAS DO IGUAÇU



O Parque Nacional do Iguaçu espera receber 20 mil pessoas no feriadão de Páscoa, de 25 a 27 de março. Para garantir mais comodidade e tranquilidade aos visitantes, existe a opção da compra antecipada de ingressos pelo site (www.cataratasdoiguacu.com.br). Após a compra pela internet, basta imprimir o voucher e seguir até a bilheteria especial no Centro de Visitantes para retirar o ingresso. Em função das diferentes modalidades de bilhetes, o visitante precisará confirmar os dados informados por meio de documentos pessoais com foto. A retirada do ingresso adquirido pela internet pode ser realizada pelo titular da compra ou terceiros. Para estes é preciso constar nome e RG no tíquete, para ser efetuada a entrega. Atendimento – O Parque Nacional do Iguaçu espera receber na sexta-feira (25), feriado de Paixão de Cristo, o maior número de pessoas – cerca de dez mil. Para agilizar o acesso nesse dia e no sábado, a unidade abrirá uma hora mais cedo, às 8 horas, e também reforçará sua frota de ônibus. Uma dica para quem gosta de mais sossego: organize a visita para sábado ou domingo.



INFRAESTRUTURA TURÍSTICA 



O governador do Estado de Mato Grosso, Pedro Taques, e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, e de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, lançam no próximo sábado (12), às 9h, a obra de pavimentação da MT-020, que liga Chapada dos Guimarães ao Lago do Manso. A obra faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Pró-Turismo) criado e gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e será executada por meio de parceria com a Sinfra. Incluindo as obras do Pró-Turismo realizadas via parceria com a Sedec, dentro do programa governamental será contemplado um pacote 66 obras em rodovias estaduais com investimentos superior a R$ 1 bilhão oriundo de diversas fontes de recursos.

PESCA ESPORTIVA



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) participou entre os dias 10 e 13 de março, em São Paulo, do maior evento de pesca esportiva da América Latina, a 11ª Feipesca 2016. A feira visa proporcionar negociações entre operadores e os diversos setores do turismo oportunizando a comercialização de produtos e destinos turísticos. São esperados cerca de 40 mil visitantes este ano. Para o secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, esta é uma  oportunidade de promoção e divulgação visando aumentar a competitividade entre os destinos turísticos. “A Feipesca é a maior vitrine da pesca esportiva da América Latina, tanto em público como em presença de todo o mercado. Ali teremos oportunidade de divulgarmos o nosso grande potencial para a pesca esportiva”.
Na edição passada, o volume de negócios gerados atingiu a casa dos R$ 24 milhões para os 80 expositores, 120 marcas e 40 mil visitantes em uma infraestrutura de 12 mil m². A participação em feiras e eventos voltados à divulgação e comercialização de destinos turísticos faz parte da estratégia da pasta em alavancar o turismo no Estado. Para tanto a secretaria vem atuando fortemente na divulgação e promoção, qualificação de mão de-obra e execução de obras de infraestrutura turística em municípios com potencial de ampliar a atividade.



ABRASEL & JOÃO PESSOA


O presidente nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Paulo Somucci, esteve nesta ultima quinta-feira (10) fazendo uma visita ao Centro de Convenções de João Pessoa para conhecer o equipamento paraibano. A visita extra oficial visa ter conhecimento da infraestrutura do complexo de eventos, onde acontece o maior festival de turismo de João Pessoa, o FESTIVAL JPA, no sentido de ter uma referência para elaborar uma linha de ação para tentar levar para a capital paraibana dois dos maiores eventos nacionais da área, as Feiras Fispal Tecnologia Nordeste e a Fispal Food Service Nordeste, que serão realizadas em Recife em 2016, de 3 a 6 de novembro.


Paulo Somucci estava acompanhado do presidente da Abrasel-PB, Paulo Amaral, do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Laplace Guedes, da presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, entre outros, e foi recebido pelo gestor do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena.


O executivo foi encantado com o complexo de eventos e se mostrou plenamente satisfeito e interessado de estabelecer uma agenda para a realização de uma visita técnica oficial, para fazer uma inspeção mais detalhada, com maior tempo disponível. “Estaremos recebendo em breve uma comissão para uma visita técnica para podermos começar o processo de captação destes eventos”, disse Ferdinando Lucena.  


Ambos os eventos apresentam todas as novidades industriais de cerca de 300 marcas expositoras de indústrias de alimentos e bebidas e setor food service. O presidente nacional da Abrasel está em João Pessoa desde terça-feira para participar da solenidade de inauguração da cozinha-escola criada pela Abrasel-PB e do lançamento do Guia Abrasel, que permitirá aos turistas ter conhecimento dos estabelecimentos do setor de alimentação da Paraíba. Os dois eventos foram realizados na sede da associação, em Tambaú. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

GESTOUR BRASIL NA ABAV-PR



Terminou nesta sábado (12), na Expo Unimed, em Curitiba (PR), a 22ª edição do Salão Paranaense de Turismo, promovido e organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens de Paraná (ABAV-PR). O evento reuniu profissionais do setor do Brasil e do Mercosul. Estava presente o cofundador e CEO da Gestour Brasil, Vadis da Silva. A empresa paranaense é desenvolvedora do e-Marketplace do Turismo Brasileiro, único do mundo no segmento. 



A plataforma tecnológica, baseada nas redes sociais, é considerada o mais avançado e eficaz modelo de promoção e vendas de destinos no ambiente online. Ela permite às empresas e empreendedores, num único lugar, gerir, promover, distribuir e comercializar produtos e serviços de forma autônoma, em tempo real e a custo zero. Com a integração de todos os municípios brasileiros, unidades federativas e regiões turísticas, até o ano passado, o e-marketplace vem ajudando a promover e fortalecer o turismo brasileiro e acabar com o 'apagão digital' do setor, visto que cerca de 10% da oferta turística está hoje disponível para comercialização na web.



ABAV-PR É PIONEIRA


Durante o 22º Salão Paranaense de Turismo, que terminou neste último sábado, em Curitiba, a ABAV-PR aproveitou para divulgar ainda mais o seu benefício mais inovador: o seguro de responsabilidade civil, gratuito para associados. Em estande próprio para esse fim, a TZ Seguros e a ABAV-PR estiveram disponíveis para mostrar as vantagens do seguro e, em consequência, em ser associado. “O seguro protege contra os erros das agências, não em casos de má fé. Tem sido muito interessante a resposta dos associados pelo produto”, diz Rafael Turra, sócio-gerente da TZ Seguros.
A ABAV-PR é a única entre as ABAVs Estaduais a incorporar esse benefício a seus associados. Está incluso na mensalidade a cobertura de R$ 10 mil por ocorrência, limitando-se a duas ocorrências ao ano. A agência também tem a opção de ampliar a cobertura para R$ 50 mil, com um valor adicional na mensalidade.


“Se o seguro for contratado a parte, sem a ABAV-PR fica caro. Ao associar-se, a agência tem esse e outros benefícios da Associação”, ressalta Rafael Turra, que em 2015 teve seis ocorrências entre as agências associadas, arcando com um montante de R$ 40 mil. Outro estande parceiro no 22º Salão Paranaense de Turismo é o da Associação Comercial do Paraná. As agências filiadas à ABAV-PR usufruem dos benefícios da ACP como plano de telefonia celular; plano de saúde Unimed; plano odontológico; MyRp – Software Gestão; NFe – Nota Fiscal Eletrônica; seguro de vida; emissão certificado digital; emissão certificado de origem; Escola do Comércio – treinamentos / locações de salas; parcerias educacionais (FAE, FESP, OPET, UP, SPEI, etc.); Câmara de Mediação e Arbitragem – Arbitac; Espaço do Empresário (SEBRAE, Junta Comercial, Fomento Paraná, Assessoria Jurídica, SICOOB); E-Social; Câmara de Contratos ACP – Digitalização de documentos; entre outros.


PERU NA ABAV - PR


O Peru participou pela primeira vez, do Salão Paranaense de Turismo, organizado pela ABAV Paraná com realização do seminário "Peru Fascinante", destinado a operadoras e agências de viagens interessadas em conhecer mais os atributos e diferenciais do Peru. Escolhido pelo Grupo BWT, Peru é destino convidado do estande da empresa, que vem desenvolvendo extensa campanha de promoção e venda de produtos e serviços turísticos do Peru. Entre as atividades programadas para a participação no Salão estão classe e degustação de Ceviche, bebidas e doces típicos com o chef Francisco Jede Orejuela, exposição de imagens e marca Peru, e sorteio de bilhetes aéreos. 


Consolidando sua participação no Salão, o Peru será tema do estande do Grupo BWT durante os dias de feira, com a exposição de imagens de seus principais destinos turísticos e da Marca Peru, entrega de material promocional e fornecimento de informações institucionais. E para abrilhantar a ação, haverá um charmoso balcão para ativação para o público presente: aulas e degustação de Ceviche, Pisco Sour, Chicha Morada e Alfajor, com o chef Francisco Jede Orejuela, do restaurante peruano Quina do Chef, localizado em Campina Grande do Sul, Paraná. Sem dúvida, será uma rica oportunidade para os profissionais do trade conhecerem de perto as delícias da premiada e reconhecida culinária do Peru. Para brindar os agentes de viagens que visitarem o estande, haverá o sorteio de duas passagens aéreas a Lima, oferecidas pela Avianca.


Complementando o conjunto de ações e aproveitando a plataforma do Grupo BWT na região Sul, tanto no que diz respeito à sua entrada junto a operadoras de turismo e agências de viagens dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, quanto em suas áreas de atuação local, uma ação especial voltada para o público final será desenvolvida em um dos trens da Serra Verde Express, uma das empresas do Grupo BWT. Um vagão do Trem da Serra do Mar Paranaense, que faz viagens diárias pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil por uma ferrovia com 130 anos de história, ligando Curitiba à cidade de Morretes, ficará envelopado com a Marca Peru durante quatro meses. Além disso, 40 mil caixinhas com imagens de Lima, Ica e Machu Picchu serão distribuídas aos passageiros do trem. A BWT Operadora tem realizado capacitações do destino Peru desde fevereiro deste ano, com uma série de visitas a agências de viagem de Curitiba. Denominada “Star ABAV”, a ação tem o objetivo de associar o produto “Peru” à operadora e convidar os agentes para visitar o estande da BWT na feira. Mais de 15 agências já foram visitadas durante as capacitações do destino Peru.

PÁSCOA NA FAZENDA



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quarta-feira, 9 de março de 2016

FIESC E ESPECIALISTAS AVALIAM ROTAS DE CRESCIMENTO PARA SETOR DE TURISMO EM SC

FIESC & TURISMO


Floripa - Ilha da Magia 

Já que o governo catarinense é totalmente omisso e sequer temos um secretário de turismo que entenda da pasta, empresários e especialistas ligados ao setor de turismo debatem os desafios e potencialidades do segmento em Santa Catarina, durante encontro nesta quarta e quinta-feira (9 e 10 de março), em Florianópolis, no SESC Cacupé. Os participantes do evento conhecerão os resultados de estudos socioeconômico e de oportunidades e tendências do segmento. O evento, realizado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em conjunto com a Fecomércio e o Sebrae-SC, integra o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense. 


Balneário Camboriú - SC

O governo desconhece que Santa Catarina gerou em 2014 R$ 1,6 bilhão em receitas oriundas do setor com turistas nacionais e R$200 milhões com internacionais. Dos eventos internacionais realizados no Brasil em 2013, o Estado sediou aproximadamente 5%. O segmento se destaca pelas amplas oportunidades que pode trazer à economia catarinense. O impacto do setor no Produto Interno Bruto (PIB) e no emprego das diversas economias se dá de forma direta e indireta. Atualmente, a Organização Mundial de Turismo estima que o setor movimenta cerca de 9% do PIB mundial. A cada 11 empregos, um deriva desta atividade. Calcula-se que esse mercado movimenta 1,5 trilhão de dólares, o que corresponde a 6% das exportações mundiais e 30% dos serviços exportados.


Rio do Rastro Eco Resort - Bom Jardim da Serra - SC


Se você não sabe, em 2014, cerca de 1,1 bilhão de turistas viajaram pelo mundo. A Europa foi visitada por 582 milhões (51%) e as Américas por 181 milhões (16%). Tratando-se da receita do turismo internacional, dos US$ 1.245 bilhões gastos em 2014, US$ 509 bilhões (41%) foram consumidos na Europa e 274 bilhões (22%) nas Américas. Atualmente, o principal motivo que faz as pessoas viajarem é o lazer ou a recreação (53%), seguido das visitas a amigos e parentes (27%) e o turismo de negócios (14%). O PDIC vai propor ações futuras e promover, no longo prazo, uma dinâmica de prosperidade industrial. Já foram realizados painéis e consolidadas rotas de crescimento de 15 setores produtivos do Estado. Ainda em 2016, o programa irá consolidar estas rotas em um Masterplan, com os principais pontos críticos que afetam o desenvolvimento da indústria em Santa Catarina. Infelizmente nossos governantes "governam" de costas para o mar. 


BAZAR FLORIPA AMANHÃ


Nos próximos dias 16 e 17 de março, das 9h00 às 18h00, no Museu da Escola Catarinense (Rua Saldanha Marinho, 196, Centro), a Associação FloripAmanhã vai realizar um bazar com mercadorias apreendidas pela Receita Federal. As mercadorias somente serão vendidas para pessoas físicas, sob apresentação de CPF e não poderão ser utilizadas para venda no comércio, sob pena de apreensão por parte das autoridades competentes. A arrecadação será usada para financiar projetos da FloripAmanhã. 


Com a missão de contribuir para o desenvolvimento planejado e sustentável de Florianópolis, a Associação FloripAmanhã tem como principais estratégias de atuação estimular a cooperação público-privada e a integração de esforços da sociedade civil a fim de potencializar a vocação regional para a inovação tecnológica, a cultura e o turismo sustentável. Em 2015, a FloripAmanhã completou 10 anos de atuação por uma Florianópolis mais preservada, planejada, inovadora e segura.


BELLA DA SEMANA

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E pra deixar teu final de semana mais bonito, estreou nesta quarta-feira a segunda parte do ensaio de Emanuela Albino no Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). A modelo, natural de Londrina (PR) está prestes a completar 22 anos.


22º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO


Começa nesta quinta-feira, 10, em Curitiba, o 22º Salão Paranaense de Turismo, evento profissional dedicado ao setor do Turismo que vem se posicionando ano após ano como o grande encontro do trade na região Sul do país. Idealizado, promovido e inteiramente organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), o evento possui uma feira de negócios, capacitação, eventos sociais visando a promoção do networking e uma programação paralela, que traz a 12ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná – organizada pela Paraná Turismo e Secretaria de Estado do Esporte e Turismo do Paraná.


O evento começa com sessão solene na quinta-feira (10), às 19h30, reunindo autoridades, imprensa especializada e convidados. No dia seguinte, sexta-feira (11), a Feira é aberta para visitantes a partir das 13h e ocorre a exposição de produtos e serviços turísticos. “A Feira é uma grande oportunidade para os agentes de viagens conhecerem seus fornecedores, fazerem networking e fortalecerem contatos já realizados”, comenta o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis. À noite, para convidados, ocorre o tradicional evento do trade turístico, Feijão Amigo. O sábado (12), começa com a palestra magna pela manhã, que tratará dos desafios e perspectivas para o setor turístico em 2016, com o cenário da crise econômica brasileira, e segue com a Feira. “O cenário de crise econômica, alta de impostos, câmbio desfavorável, clientela com menor poder aquisitivo fazem com que esse assunto precise ser discutido. Não tem nada melhor do que fazer isso na presença desse grande volume de profissionais do Turismo”, explica Bacovis.



O Salão Paranaense de Turismo tem como patrocinadores Bourbon Hotéis, BWT/Serra Verde Express, Fecomércio PR, Gol, Grupo BRT e Vital Card. São parceiros estratégicos Abrasel-PR, Feijão Amigo, Paraná Turismo, Secretaria do Estado do Esporte e Turismo do Paraná, Infraero, Slaviero Hotéis e Transtupi. Apoiam o evento: ABIH-PR, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Federação dos Conventions & Visitors Bureau- PR, Instituto Municipal de Turismo, Sebrae/PR, SEHA e Sindetur-PR. Neste ano, atentos ao perfil dos participantes do evento e às demandas dos expositores, a ABAV-PR estabeleceu apenas uma palestra para integrar a sua programação oficial. Intitulada “Desafios do Turismo 2016: Liderança, Engajamento, Gestão”, a palestra ocorrerá no sábado, 12, pela manhã e vai reunir três profissionais experientes e atuantes no mercado. Kelly Malheiros, sócia fundadora da KM Partners do Ceará, é facilitadora em treinamentos com foco em liderança, atendimento, produtividade e engajamento.


Para o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis, o evento tem se superado a cada edição. “Ano após ano, procuramos melhorar as edições do nosso evento. Hoje realizamos uma pesquisa em tempo real, durante o evento, com os expositores e outra com os participantes. Recebemos esses dados com bastante seriedade e como elemento crucial para nosso planejamento”, relata Bacovis. Em 2015, o evento chegou a mais de 5 mil participantes em 3 dias de evento. Para os expositores, o evento foi positivo (92,3%), bom para aprimorar contatos comerciais (82,4%), com público de qualidade (84,7%), boa divulgação (78,7%) e bom local (80,4%). Para os participantes, o evento foi bom para networking (92%) e 89% desejam participar do 22º Salão Paranaense.

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BRAZTOA & TRAVEL ACE


No dia 23 de março, a Travel Ace, líder em assistência viagem da América Latina, confirma presença no 9º Encontro Comercial Rio de Janeiro Braztoa. Os Encontros Comerciais Braztoa (ECBs) são realizados para os agentes de viagens interessados em conhecer as tendências do setor. Anualmente, ocorrem quatro encontros em três cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Em março, o encontro no Rio de Janeiro conta com a participação de cerca de 800 agentes, que podem adquirir informações, novidades e a possibilidade de efetivar negociações com os operadores de turismo Braztoa. Durante o evento, a Travel Ace apresenta seus novos produtos, como o USA , específico para viagens aos Estados Unidos e o USA Basic, com uma cobertura mais acessível e com custo mais baixo. Além disso, as coberturas da empresa foram redefinidas, com novos benefícios e assistências.



FÉRIAS NO CARIBE


Minhas próximas férias. Céu, sol, all inckusive e muita água de coco no Caribe brasileiro. Salinas de Maragogi o 2º Melhor Resort do mundo para famílias e o 1º do Brasil. 

GESTÃO DO TURISMO


Vinícius Lummertz e Henrique Eduardo Alves com o ministro do Comércio Exterior e Turismo da França, Mathias Fekl (direita)

Brasil e a França precisam estreitar relações e trocar mais experiências para aumentar o fluxo turístico entre os dois países. Esse foi o foco da conversa entre o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, e o ministro do Comércio Exterior e Turismo da França, Mathias Fekl. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (04) em Paris e contou com a participação do ministro do Turismo do Brasil, Henrique Eduardo Alves, e do embaixador do Brasil na França, Paulo Oliveira Costa. Realmente precisa aprender muito, começando pelo nossa precária infraestrutura. A França recebe num mês a quantidade de turistas que o Brasil todo recebe num ano. Pra quem não sabe, A França continua sendo o país mais visitado do mundo, com cerca de 90 milhões de turistas estrangeiros. Questão de competência. A França é também o terceiro país, depois dos Estados Unidos e da Espanha, a tirar do turismo a maior parte da sua receita.



Lummertz reforça que é preciso diminuir a burocracia e estimular os negócios turísticos no Brasil, que chegam a influenciar 53 diferentes setores da economia. “Temos buscado referências mundo afora para construir uma gestão que responda às necessidades do mercado turístico e possibilite ao Brasil competir com outros países no mesmo patamar. A Embratur está pronta para encarar esse desafio”, finalizou. A missão internacional da comitiva brasileira segue em Berlim, onde o Brasil terá forte participação na 50ª ITB, reconhecida como fórum para o marketing e a comunicação no turismo, que acontece de 09 a 13 de março. No total, 12 estados e municípios brasileiros serão expositores na feira, em parceria com a Embratur. A agenda da Alemanha inclui reunião com o CEO da IPK World Travel Monitor, Paco Buerbaum, e mesa redonda sobre o “Turismo no século21: modelo de negócios no mundo digital”.


ESPAÇO LUXURY


O crescimento do Turismo de Luxo é uma tendência mundial e, em tempos de instabilidade econômica, torna-se uma das saídas e oportunidade de crescimento e retomada para o setor. Este nicho, segundo o Beverly Hills Conference and Visitors Bureau (BHCVB), segue tendências que mudam a cada ano e seguem um padrão de crescimento direcionado. O turista de luxo possui um gasto médio superior ao de turistas convencionais. Seguindo o histórico de lançar tendências, agregando valor e novidades na feira que ocorre de 3 a 6 de novembro em Gramado, este ano a grande novidade será o Espaço Luxury.  Trata-se de um ambiente diferenciado, dentro da feira de negócios, que terá marcas e produtos de alto nível. As novidades nacionais e internacionais deste mercado serão apresentadas para um seleto público que busca experiências únicas e diferenciadas, com muita exclusividade em um espaço fechado.


“Estávamos esperando o momento ideal. Com a crise econômica percebemos que o segmento de luxo não apresenta flutuações, sendo fortalecido ano após ano. Outro fator é que a cidade de Gramado ainda não estava pronta para receber, com eficiência, o nicho de luxo. Gostamos de inaugurar os salões focados no desenvolvimento da cidade, assim como fizemos com os espaços de acessibilidade e sustentabilidade”, explica Marta Rossi, diretora do FESTURIS. "Queremos oferecer um espaço que possibilite aos destinos e grandes marcas a venda de seus serviços exclusivos para um público seleto", comenta o diretor Eduardo Zorzanello. Ele também destaca o trabalho que a direção da feira está fazendo de imersão deste nicho de mercado, com investimento e aprendizado, para oferecer um espaço único nesta edição.


Segundo Marcus Rossi, "algumas das características para quem trabalha com Turismo de Luxo é oferecer exclusividade, privacidade, diversidade e experiências únicas aos visitantes. Assim será o Espaço Luxury do FESTURIS'’. A preocupação com a Sustentabilidade também é um dos aspectos mais relevantes deste mercado. Dados da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) apontam que as viagens de luxo crescem em média 10% ao ano no Brasil, uma prova de que o momento é de apostar neste segmento.


TEATRO EM GRAMADO


O Grupo de Teatro Nós Mimo foi selecionado em edital lançado pela Prefeitura Municipal de Gramado e estará realizando apresentações gratuitas em alguns bairros da cidade. O espetáculo conta a história de Fritz, um homem que passou a desejar o chapéu do capitalismo.  Ao conseguir vestir o chapéu ele passa a ter reações estranhas em seu corpo e logo percebe que está preso a mundo de ilusões. Logo Fritz está frustrado com a aquisição e tenta livrar-se do belo e poderoso chapéu. O espetáculo, de mímica, é baseado em cenas clássicas e quadros de humor que, através de objetos e perspectivas cotidianas,  aborda o capitalismo e os indivíduos na sociedade atual. As primeiras apresentações ocorrerão dia 16 e 23 de março, às 16h, Na Praça Ernesto Volk, no bairro Piratini e na Praça Vila Olímpica, na Várzea Grande, ao ar livre, gratuito e com classificação para todas as idades.


O grupo Nós Mimo é formado pelos atores Alessandro Müller e Luana Michel, que utilizam a linguagem do teatro de rua e o estudo sobre técnicas de linguagem corporal, mimo corporal dramática, além de pantomima e palhaço. Faz parte da ideologia do grupo levar o trabalho a segmentos de arte e de difícil acesso, para aqueles que não tem acesso e são carentes de arte, buscando representar o renascimento da sensibilidade, acreditando que é possível lutar contra o sistema embrutecido, o domínio do capital e do mercado. Desde seu primeiro ano de existência o grupo vem levando apresentações aos bairros descentralizados da cidade de Gramado. Este foi o primeiro edital de incentivo à elaboração de projetos culturais, em Gramado, tem o objetivo de oferecer subsídio para projetos que contribuam com a cultura do município. O edital apresenta um total de investimento de R$ 110 mil e contemplou 11 projetos. Em caso de chuva, o espetáculo será cancelado e nova data divulgada em seguida.


FIT PANTANAL


"A FIT Pantanal pode ser um diferencial para o turismo do Mato Grosso e de toda região, porque esta é a atividade que os governos devem apoiar em momentos de crise, pelo retorno mais rápido que dá em termos de geração de emprego e renda”, enfatiza Jhoary Proença, presidente da ABAV-MT (Associação Brasileira de Agências de Viagens no Mato Grosso). Prevista para acontecer entre 20 e 24 de abril em Cuiabá-MT, ela acontecerá em duas etapas – sendo que entre 20 e 22 será no Centro de Eventos, com rodada de negócios, seminários e outros eventos paralelos e, nos dias 23 e 24, estará na Arena Pantanal – com o mote “Vem pra Arena turismo”, contemplando feira, exposição e apresentação de destinos. O tema central “Turismo, um grande negócio” já serve para mostrar qual a proposta dos organizadores: mostrar que este segmento envolve uma cadeia muito ampla. Estudos indicam que o “turista” padrão acaba contemplando mais de 50 setores da economia.


“É um equívoco dos nossos governantes pensar que investir em turismo é algo de longo prazo. Com as belezas que temos, com o potencial turístico do nosso estado e da nossa região, com o fascínio que o Pantanal exerce sobre o imaginário das pessoas, o retorno é imediato”, discorre Jhoary – que tem, ao longo dos anos, levado a bandeira do turismo mato-grossense de forma muitas vezes solitária. A expectativa é de que até 200 expositores estejam presentes na FIT Pantanal, sendo que são esperadas participações de 50 municípios, 27 estados e 44 estados subnacionais de seis países da América do Sul:Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai. “As pessoas precisam entender a diversidade e a pluralidade de opções de destinos que temos em nosso estado, em nossa região e mesmo no Brasil todo. Se está difícil viajar para outros países, é hora do governo e do trade criarem mecanismos para incentivar as viagens internas – inclusive quebrando aquele discurso de que é mais barato viajar para fora do que conhecer o Brasil”.

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POTENCIAIS DO MATO GROSSO


Falando nisso, o SEDEC e TRADE realizam fampress com imprensa local para divulgar potencial de Mato Grosso. Primeiro roteiro foi realizado em Nobres e o próximo será em Chapada dos Guimarães. De flutuação em águas cristalinas na companhia de dezenas de peixes até uma emocionante descida de tirolesa, passando por cachoeiras e boiacross, o distrito de Bom Jardim, no município de Nobres (150 km de Cuiabá) tem 15 atrativos turísticos em funcionamento. O local atrai visitantes não só de Mato Grosso, mas de todo o país e do mundo para conhecer de perto suas belezas, onde a natureza ainda está intocada, selvagem, com intervenção humana mínima. De acordo com o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, o atual governo assumiu com a proposta de transformar o turismo em Mato Grosso em um dos pilares do desenvolvimento econômico do Estado, e Nobres/Bom Jardim é um dos cases que está sendo trabalhado.


“Hoje o município de Nobres conta com 38 potenciais turísticos que podem ser transformados em produtos turísticos. São cachoeiras e rios, por exemplo, que podem ser formatados para se tornarem atrativos. Estamos trabalhando em parceria com o trade turístico e a prefeitura para que Nobres deixe de ser apenas potencial turístico e se transforme em realidade turística”. Atualmente o distrito de Bom Jardim possui 14 pousadas e cerca de 300 leitos que lotam aos fins de semana e feriados. A vila possui uma boa infraestrutura de hospedagem e alimentação. Muitos atrativos também possuem pousadas e restaurantes próximos, já que a maioria das atividades requer certo esforço físico e, consequentemente, abre o apetite. Assim, os turistas não precisam retornar à cidade para fazer suas refeições. É aconselhável fazer reserva com antecedência.


Segundo o prefeito de Nobres, Gilmar Luiz da Silva, o município saiu na frente e implantou, no final de 2014, o voucher único, que é uma novidade no Estado. Funciona assim: todo turista que deseja fazer passeios em Nobres deve adquirir o voucher em umas das agências de turismo ou pousadas. Com isso, a prefeitura pretende ter mais controle sobre a quantidade de turistas que visitam a região, além de investir parte do valor arrecadado para melhorias na infraestrutura da região. “Estamos agora trabalhando na implantação do voucher eletrônico, por meio de um sistema de computador que permitirá muito mais segurança e controle na emissão dos vouchers”.


O proprietário da pousada Bom Jardim, Isaias Pedroso de Almeida, destacou o apoio do Governo do Estado no incremento ao turismo da região. “Nosso turismo ainda é relativamente novo, começou de 2005 para cá e pela primeira vez estamos recebendo um apoio efetivo por parte do governo estadual”. Os jornalistas visitaram o Duto do Quebó, onde fizeram boiacross. Todo o percurso da descida tem cerca de 1.200 metros, sendo que parte dele é feito dentro de um túnel de 280 metros de extensão, onde se pode observar formações de calcário no teto e nas paredes. Também realizaram flutuação no Reino Encantado, que abriga a ressurgência (afloramento de águas profundas) do rio Salobra e é propício à prática de flutuação e observação de peixes. A parada seguinte foi uma visita à Cachoeira da Serra Azul, que fica localizada dentro do Sesc Serra Azul e possui 45 metros de queda d´água formando uma piscina de coloração azul e transparente repleta de cardumes que impressionam. O passeio finalizou com uma descida na tirolesa do Sesc, que possui 700 metros de extensão e uma altitude de 50 metros.


A programação de fampress com jornalistas continua até abril e contará com a participação de repórteres de veículos de imprensa locais e nacionais, incluindo os jornais O Globo, Estadão e o programa Companhia da Aventura, do SBT Nacional, entre outros. No próximo sábado (12) será a vez de Chapada dos Guimarães, seguido de Cáceres (18 e 19), Campo Novo do Parecis (1 e 2 de abril) e Jaciara (9 de abril).

Nossa casa em Ushuaia !

NEVE CHEGANDO


E a neve começa a chegar nas montanhas de Ushuaia que amanheceu assim nesta última terça-feira. Em breve estarão completamente brancas. Ano passado em maio, a quantidade de neve na cidade era absurda. Pelo jeito, neste ano, não será diferente a a temporada de inverno será fenomenal. 


PATAGÔNIA FANTÁSTICA


Na última segunda-feira, 07, no Hotel Xelena, na Patagônia Argentina, foi assinado um termo pelos três secretários de turismo que compõem o corredor turístico patagônico: Juan Cherañuk de Ushuaia; Alexis Simunovic, El Calafate; e Herman Müller de Puerto Madryn. A intenção e fortalecer ainda mais esse fenomenal corredor turístico. Em conjunto foi assinada uma carta destinada a presidente da Aerolineas Argentinas, Isela Costantini, a fim de garantir a conectividade aérea entre esses destinos e recuperar o vôo direto. Simunovic disse que: "É a primeira vez que os três têm o seu próprio financiamento específico para a promoção do turismo" e anunciou: "Nós concordamos em alocar parte desse dinheiro para ações específicas na Fantástica Patagônia, tendo o seu próprio corredor de calendário".

El Calafate

O corredor começou a tomar forma em 2000, e com bases muito fortes estabeleceu-se a união dos três destinos: "Cada destino percebeu que unindo forças, vendendo em conjunto a 3ª maior atrações do sul da Patagônia: baleias, geleiras e o fim do mundo, três ícones mundiai, seria muito mais fácil. São três ícones são muito fortes", afirmou Simunovic.  Estavam presentes o secretário de Turismo de Santa Cruz (e presidente do Ente Turismo Patagonia), Laura Santiago; o presidente da AAAVYT de El Calafate, Maria Guzzo; o presidente da AHT El Calafate, Fernanda Botti; Yanina Martin, o Joint Ente El Calafate, bem como empresários e conselheiros locais Ana Maria Ianni e Carlos Alegria.


No que respeito a carta, segundo Simunovic: "Isso reflete que precisamos do apoio não só da Aerolineas Argentinas, que é fundamental, mas também do Ministério do Turismo da Nação", e acrescentou: "Então nós começamos tocando ações específicas que vão levar para a frente três destinos juntos. Eles são cerca de 10 pontos com diferentes estratégias, como começar a trabalhar em um plano de marketing para o atual e potencial que temos mercados; realizar o calendário anual de promoções; determinar as áreas de promoção digital para o corredor; criar conteúdo para peças promocionais; agendas juntos. Queremos começar a trabalhar de forma organizada, o que sem dúvida nos dará mais força e eficácia para os três destinos ".


Sem dúvida, a principal preocupação dos secretários de turismo que compõem o corredor da Patagônia Fantástica é a malha aérea. Neste sentido, Simunovic disse: "Os únicos sinais que tivemos da Aerolineas Argentinas não são muito animadores, pois além de que havia uma promessa de manter os voos, tivemos a elevação de alguns vôos (como a escala de Rio Gallegos ) e taxa aumentau "e sublinhou que" não há horário de voo para o ano de 2016". Por isso, representantes do corredor assinaram uma primeira carta dirigida a presidente da Aerolineas Argentinas, Isela Costantini, a fim de garantir a malha aérea entre os destinos e recuperar o vôo direto entre Trelew e El Calafate. 

Pensínsula Valdés Puerto Madryn Chubut Trelew Patagônia Argentina

"O mais delicado, hoje, é a questão da Trelew, porque hoje nós temos o vôo direto entre El Calafate e Trelew, como tivemos em algum ponto. Há um vôo ligando Trelew e Ushuaia, mas não com El Calafate ", e acrescentou: "A ideia é ver como podemos ter um apoio da Aerolineas Argentinas e deixar claro que o nosso objectivo é consolidar esses voos com ocupação efetiva. Para o que estamos comprometidos com a realização de promoções deste corredor turístico ".


Com relação ao calendário promocional, Simunovic afirmou que estamos fazendo tudo o que tínhamos programado: "Eu fui a FITUR, a ANATO e agora Yanina Martin (entidade comum) vai ITB em Berlim (Alemanha) e, em seguida, vêm Braztoa ( São Paulo, Brasil). A ideia agora é irem juntos como Patagonia Fantastica para Braztoa". Para isso irá ao Brasil, uma capacitadora brasileira que tem efetuado um grande trabalho e é reconhecida e respeitada pelo trade brasileiro, Cristiane Cavalli, que reside em Ushuaia ha longos anos. E concluiu: "Agora, por exemplo Yanina Martin viaja para a ITB Berlim e nenhum dos outros dois destinos vai para a Alemanha. ela levará informações dos três destinos. A idéia é fortalecer juntos, otimizando recursos e investimentos que cada destino tem realizado e fortalecer todo o corredor da Patagônia".