quarta-feira, 2 de março de 2016

EMBRATUR NO MÉXICO

EMBRATUR NO MÉXICO


Para reforçar a promoção turística do Brasil no exterior e estreitar o relacionamento com os principais operadores de viagens emissivas do México, a Embratur, em conjunto com a Embaixada do Brasil no México, participou da Expo Mayoristas 2016, feira realizada em sete cidades do país latino-americano. A Expo Mayoristas passou por D.F, Guadalajara, León, Queretaro, Monterrey, Puebla e Mérida entre os dias 15 e 26 de fevereiro. O evento contou com mais de 2 mil visitantes e 400 expositores, entre operadores de turismo, atrativos, destinos e empresas aéreas. Estiveram presentes representantes da Embratur, Maíra Chianca, do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT), e a técnica da Embaixada do Brasil do México, Anaid Martinez.


A Embratur também buscou identificar novos players e oportunidades de inserção do destino Brasil no catálogo de operadores que ainda não comercializam o destino. Em todas as etapas do evento, foram distribuídos materiais promocionais do Brasil para os agentes de viagens das diferentes regiões mexicanas. Os agentes de viagens se mostraram interessados na apresentação do Brasil e informaram se sentir mais confiantes para comercializar o destino Brasil após conhecerem melhor o potencial turístico do País. Na Cidade do México foi realizada uma capacitação para 80 agentes de viagens, com o objetivo de qualificar o trade para comercializar o destino Brasil. Em Guadalajara e Monterrey, 60 agentes de viagens foram capacitados.



FEIRAS INTERNACIONAIS



A Embratur abre as inscrições para os interessados em participar como co-expositores nos estandes do Brasil em mais duas feiras internacionais de turismo deste ano: a IMEX FRANKFURT (Alemanha) e FIEXPO (Peru), ambas do segmento MICE (Reuniões, Incentivo, Congressos e Eventos) e Negócios. Empresas e entidades públicas e privadas interessadas em divulgar seus produtos e destinos podem se inscrever até o dia 08 de março. A IMEX FRANKFURT será realizada na Alemanha de 19 a 21 de abril.



Já a FIEXPO ocorrerá de 30 de maio a 1º de junho, em Lima, no Peru. A inscrição para cada feira deve ser feita por meio do preenchimento completo da ficha de inscrição eletrônica. Para efetuar o cadastro, operadores, agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos deverão preencher a Ficha de Inscrição, além de enviar, obrigatoriamente, o Certificado do CADASTUR válido para o email inscricao.feiras@embratur.gov.br. Para o preenchimento das vagas, a confirmação da participação dependerá da análise das inscrições e aprovação das áreas técnicas competentes da Embratur, além da disponibilidade de postos de trabalho nos estandes do Brasil em cada feira.



Como procedimento padrão, o Instituto entra em contato após análise das inscrições para confirmação (ou não) da participação do inscrito em cada feira. A Embratur solicita o preenchimento criterioso das informações solicitadas, pois, caso a instituição ou empresa seja selecionada, essas informações serão fundamentais para a triagem e o direcionamento eficiente dos atendimentos durante os eventos. O Brasil, por meio da Embratur, estará presente em 17 grandes feiras internacionais previstas na Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro no Exterior em 2016. Elas serão realizadas em 12 importantes mercados, seguindo as diretrizes do Plano Aquarela, sendo eles: Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido e Rússia. Além do enfoque geral de produtos e destinos, as feiras contemplam os segmentos Cruzeiros, Intercâmbio de estudantes, MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) e Negócios.



FESTURIS GRAMADO


Eduardo Zorzanello em São Paulo em encontro com Mohamed Youssef Mostafa Darwich, gerente Geral da EGP

O FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, que ocorre de 3 a 6 de novembro, inicia o ano com motivos para comemorar. Principalmente quando o assunto é captação de representações e destinos internacionais. Nesta segunda-feira, dia 29 de fevereiro, ocorreu a confirmação da participação de mais um país no evento. O Egito estará representado pela EGP Turismo, que renovou sua participação na feira em Gramado. Na edição de 2015, todos os continentes do globo estiveram representados no evento. Além do Egito, já estão confirmados representações de destinos como El Salvador, Espanha, Itália, África do Sul, EUA e México. “Esta presença internacional está potencializada principalmente pelo investimento que fazemos na captação no Brasil e no exterior”, comentou o diretor Eduardo Zorzanello durante sua estadia em São Paulo. A visita resultou no encontro com Mohamed Youssef Mostafa Darwich, gerente Geral da EGP.


Iniciando as atividades na BTL com Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena e o amigo Kraiéski. GRAMADO e o FESTURIS pelo mundo.

Uma prova de que a captação internacional é uma das prioridades da organização da feira, além de atualização e busca por tendências, é a ida da diretora Marta Rossi para a BTL, feira de Turismo que ocorre em Lisboa de 2 a 6 de março. “A Europa aponta as tendências do turismo a nível mundial e por isso cada vez mais investimos na participação de eventos e feiras pelo mundo”, destaca Marta Rossi que já está em terras lusitanas. A Feira Internacional de Turismo terá sua 28ª edição de 3 a 6 de novembro de 2016, em Gramado no Sierra Park. O evento é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano.



O FESTURIS, que engloba a feira, congresso e eventos paralelos, reúne anualmente mais de 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. Em sua última edição, o evento teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense.


HOMENAGEM À ABAV


Eduardo Loch, Presidente da ABAV-SC, Associação Brasileira de Agentes de Viagens-SC, me informa que entre os dias 2 e 6 de março acontecerá a BTL, Feira Internacional de Turismo, em Lisboa, onde o Brasil será o “país convidado” do evento. Aproveitando o evento, a TAP fará uma homenagem à ABAV no dia 3 de março no seu stand, no pavilhão 3, às 16horas. A companhia agradece a ABAV Nacional pelo apoio dos últimos anos e pela forte parceria. A TAP também apoia o programa de hosted buyers, destinado ao mercado brasileiro que registra este ano uma forte procura por parte das empresas e entidades do Brasil.


Segundo o Presidente da ABAV-SC, Eduardo Loch, a TAP desenvolveu durante o passar dos anos, diversas atividades em conjunto com a ABAV NACIONAL e as ABAVs estaduais que culminaram sempre em diversas viagens de negócios e o aumento do fluxo turístico de Portugal como um todo através da comercialização das operadoras de turismo e agências de turismo brasileiras, resultando em um aumento significativo do fluxo turístico entre os dois países, tanto que por consequência, ao longo dos anos, a TAP aumentou sua malha aérea para o Brasil. "Portanto, o conjunto de ações que aconteceram fizeram que um número muito grande de brasileiros fossem a Portugal e de portugueses para o Brasil. Agregado a isso também, o governo português fez uma ação conjunta de promoções alinhadas aos acordos comerciais promovidos entre as diversas operadoras e agências de viagens. Ações muito bem orquestradas que uniram promoção com comercialização", conclui.  


CONVENTION BC


O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau recebeu hoje, 29, os executivos Giorgio Augusto Souza, de Joinville, Ariane Raizer, de Jaraguá do Sul e Juliana Castanho, de Florianópolis. A iniciativa, que acontece uma vez por ano, visa a troca de experiências sobre o mercado de eventos e também o networking. Na oportunidade, os profissionais que atuam nos Conventions Bureaux de diferentes cidades do estado falaram sobre os seus projetos e ações e também discutiram as dificuldades do setor e possíveis alternativas para problemas comuns. Quem recebeu os profissionais foi a gerente executiva do Convention de BC, Adriana Both De Pin, que acredita que estes encontros são uma excelente oportunidade para troca de ideias e de aprendizado. “Já nos reunimos em outras ocasiões pois entendemos que isso nos fortalece como entidades. Passamos a trabalhar cada vez mais integrados, e com isso aproveitamos melhor todas as oportunidades do mercado ”, diz Adriana.


OLHARES DE CRIANÇAS HAITIANAS


Um olhar que marca, uma foto que impacta. As fotografias do curitibano Bruno Santos integram a exposição “Olhares do Haiti”, que acontece neste sábado, 5, a partir das 18h, na loja Empty, do Atlântico Shopping. São 13 imagens  que trazem os olhares de esperança dessas crianças, apesar da realidade dura que vivem. As fotos de crianças surgiram quando Bruno começou a acompanhar o trabalho da ONG Transforme Sorrisos, em 2013.


A partir daí o fotógrafo estreitou o olhar para os pequenos em vulnerabilidade social. Ano passado, Bruno acompanhou um grupo de ajuda humanitária em uma viagem de duas semanas para o Haiti e são essas fotos que ele traz para a exposição. O fotógrafo planeja repetir a viagem neste ano, mas dessa vez vai oferecer oficinas de fotos para as crianças. “É minha forma de ajudar e oferecer uma oportunidade diferente para estas crianças”, diz.


TURISMO RURAL PEDAGÓGICO


Os resultados obtidos com o Viva Ciranda, programa de turismo rural pedagógico de Joinville, serão apresentados no X Citurdes – Congresso Internacional de Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá no mês de outubro, na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. A trajetória do Viva Ciranda, sua estruturação, implementação e resultados gerados para os produtores rurais e para o turismo da cidade, foram relatados no artigo “O turismo rural pedagógico sob o olhar do produtor rural – O caso do Programa Viva Ciranda”, produzido pelas turismólogas e professoras da Univille, Yoná Dalonso e Elaine Scalabrini, em parceria com a pedagoga Anelise Rosa, coordenadora do programa criado pela Fundação Turística de Joinville. O Viva Ciranda é um dos projetos de maior relevância no segmento de turismo rural de Joinville e é referência para profissionais e estudantes da área, de diversas regiões do país.


BELLA DA SEMANA


Os homens terão que respirar fundo antes de acessar o Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) nesta quarta-feira, dia 02 de março. A modelo Nalu Kasmierski, natural de São José dos Pinhais (PR), estreia um ensaio nu em comemoração ao 15º aniversário do site, comemorado este ano. Apesar de paranaense, a loira de 23 anos mora em Santa Catarina. Nalu é pura alegria e diz que “tudo fica perfeito quando estamos próximos de pessoas que nos querem bem.” 


QUINTA JAZZ


Finalmente retorna o Quinta Jazz no Benedito Ristobaretto, o melhor happy hour de Floripa. Arte, gastronomia e música são os ingredientes principais. O restaurante comandado pelo chef Helton Costa, anexo ao Shoppping Casa & Design, retorna com seu happy hour versão Jazz, neste 03 de março, a partir das 19H, na SC-401. "Unir gastronomia, arte e música é um projeto antigo que agora ponho em prática no Beneditto”, revela Helton. O som fica pro conta do músico Felipe Coelho, um dos grandes artistas de Santa Catarina. Apesar da pouca idade, já tem discografia sólida, que se desdobra em discos solo e com a banda MusaDiversa. 


TRILHEIROS EM PIRATUBA


O Piratuba Moto Clube já preparou as trilhas para o 12º Encontro de Trilheiros do município, que será realizado entre sábado e domingo, dias 05 e 06. De acordo com os organizadores, a expectativa é de que aproximadamente 500 motos estejam no evento. Equipes de toda a região já confirmam presença. Os Trilheiros chegam em Piratuba no sábado pela manhã para a inscrição. À tarde, 14h, eles largam do Parque de Eventos para as trilhas do interior. Serão aproximadamente 45 quilômetros de percurso. 


Já no domingo ele voltam para as trilhas, mas pela manhã. A largada acontece no Centro de Eventos às 08h. O trajeto é mais longo e os pilotos vão percorrer mais de 70 quilômetros. O Encontro de Trilheiros também faz parte da programação de aniversário de Piratuba, que completou 67 anos de emancipação.


CHAPADAS


Você já conhece o Mato Grosso? O Pantanal ? A espetacular Chapada dos Guimarães? Este ano por conta a alta do dólar é a vez de conhecer o Brasil. Só para você ter uma ideia, encontrei no ano passado muito mais estrangeiros do que brasileiros. O interesse estrangeiro pelas Chapadas brasileiras reforça o potencial do País para o segmento do Ecoturismo e do Turismo de Aventura, que já é reconhecimento mundialmente. São os turistas da natureza. Segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), o País ocupa o 1º lugar em recursos naturais no planeta. 


Dados do Ministério do Turismo registram que 19% do total de estrangeiros que visitam o Brasil apontam o Ecoturismo e o Turismo de Aventura como motivação central de sua viagem. Dispostos a pagar mais por experiências emocionantes e autênticas, os turistas de aventura e de ecoturismo gastam, em média, US$ 3 mil por viagem, valor que representa quase o dobro da média geral. Na Embratur, o segmento é trabalhado em parceria com a Abeta e Atta (Adventure Travel Trade Association) e este ano já foi divulgado em feiras como a ITB Berlim, WTM Latin America, BNTM, AdventureELEVATE – Snowmass, no Colorado; e a Adventure Travel World Summit – ATWS, no Chile.


TECNOLOGIA DA ABRACORP ANTIFRAUDE

Eduardo Marin de Matos, representante comercial do CPqD; Alexandre Gomes, gerente de negócios; Rubens Schwartzmann, presidente em exercício da Abracorp e Bruno Nicoletti, gerente comercial. 

Durante a última reunião mensal das associadas Abracorp, foi apresentado painel dedicado a soluções tecnológicas antifraude desenvolvidas para atender o setor de turismo. Técnicos do renomado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), de Campinas, com base em prova de conceito calcada na realidade da Maringá Turismo, expuseram diferentes aspectos do modelo matemático utilizado, incluindo robôs de alta performance. A tecnologia apresentada, segundo o CPqD, é flexível e permite que as regras do sistema antifraude sejam construídas sob medida, de acordo com as necessidades e peculiaridades de cada TMC.


APAGÃO DIGITAL NA HOTELARIA


O e-Marketplace do Turismo Brasileiro oferece inúmeros benefícios para a promoção e vendas de meios de hospedagens no ambiente online. Por meio de uma plataforma tecnológica inédita no mundo no setor de turismo, a ferramenta possibilita a integração na web de pensões, pousadas, hotéis, apart-hotéis ou resorts, independentemente de seu tamanho, a um custo zero e com possibilidades de obter novas fontes de receitas. Segundo o cofundador e CEO da Gestour Brasil, Vadis da Silva, o setor de hospedagens no País depara-se com um “apagão digital”, já que menos de 10% dos meios de hospedagem disponibilizam e-commerce próprio e menos de 20% do total são comercializados por operadoras ou OTA´s (Online Travel Agencies). Ainda dentro do cenário atual brasileiro, 60% dos meios de hospedagens sequer possuem sites institucionais, mais de 80% não pertencem a redes, ou seja, atuam de forma independente e 75% possuem menos de 50 Unidades Hoteleiras (UHs). “É um setor composto por valorosos pequenos empreendedores e por micro e pequenas empresas. Precisamos urgentemente acabar com o 'apagão digital' desse setor tão importante na cadeia do turismo nacional”, afirma o CEO.


Com investimentos de R$ 10,8 milhões e mais de 15 anos de estudos e desenvolvimento de sistemas, o e-Marketplace do Turismo Brasileiro tem como missão oferecer parcerias com todos os segmentos do turismo, promovendo oportunidades iguais para todas empresas dentro do mercado virtual, além de garantir autonomia e independência no gerenciamento dos negócios. “Deixando de lado as preocupações com a parte tecnológica, que serão solucionadas pelo e-marketplace, o hoteleiro pode focar em seu corebusiness, que é oferecer um produto de qualidade e relacionar-se da melhor forma com seus potenciais e atuais clientes, sem desviar seu foco”, acredita Silva. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP), Bruno Omori, destaca a facilidade de utilização da ferramenta, que pode ser feita sem a necessidade de grandes conhecimentos tecnológicos, e pontuou a necessidade dos meios de hospedagem trabalharem em conjunto para o fortalecimento da plataforma. 


Outra grande vantagem de estar na rede e em rede é que a empresa poderá obter uma nova fonte de receita, além do seu próprio negócio. Ao afiliar-se ao e-marketplace, o portal do meio de hospedagem passa a disponibilizar, além dos seus produtos, todos os produtos e serviços das empresas e destinos nacionais integrados na plataforma. “Os hóspedes poderão planejar todas as suas necessidades de viagens futuras para qualquer destino brasileiro enquanto está hospedado em determinado estabelecimento. E com isso todos ganham”, resume. Atualmente, o Gestour eMarketplace disponibiliza mais de seis mil lojas virtuais, todos os 5.570 municípios brasileiros, 27 lojas estaduais, cinco lojas das macrorregiões, 303 lojas para cada região turística brasileira e 89 lojas de empresas do setor. 

FESTIVAL JPA


A divulgação da sexta edição do maio Festival do Turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPSA, que acontecerá em outubro no Centro de Convenções da capital paraibana, será ampliada. Até abril, segundo Claudio JS Junior, um dos diretores do evento, já estão confirmadas ações em Portugal, durante a Feira de Turismo de Lisboa; Salão Paranaense de Turismo; Fórum RN, em Natal; Fórum Panrotas; WTM Latin América; Feijoada Masterop Al e Tianguis, no México. Além da Expo Internacional ABAV, em São Paulo, e Festival de Turismo de Gramado (RS). A comitiva para esses eventos será integrada por Claudio Junior, Bruno Mesquita, Karine Sarmento, Paula Floriano. As ações começam nesta terça-feira (02) em Portugal, oportunidade em que a equipe estará no espaço da Paraíba reservado pela Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo para a PBTur - Empresa Paraibana de Turismo. 


Claudio Junior disse que o Festival terá ampliada a participação de expositores internacionais, que vem apresentando forte interesse e crescimento ao longo dos últimos dois anos de consolidação do evento. A Bolsa de Turismo de Lisboa é uma feira que apresenta forte resultado, tendo em vista a presença de mais de 400 compradores de roteiros e o ambiente bastante favovárel para os negócios. Os turistas europeus, em especial, os portugueses, estão retornando ao Brasil em virtude da elevação do euro e dólar em relação ao real.


Claudio Jr, que está em Portugal, também me informa que uma palestra do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, durante o VIII Fórum do Turismo Portugal - América Latina, marcou nesta quarta-feira (02) o início da participação da delegação brasileira na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Segundo Claudio, o País terá uma importante missão: convidar agentes e operadores de turismo de todo o mundo para visitar o Brasil este ano, com a realização da Olimpíada e Paralimpíada. Durante a BTL, que só termina no próximo dia 06 de março, o público irá conhecer um pouco do que pode ser visto no Brasil. A 28ª edição da BTL acontece no Parque das Nações, em Lisboa, e conta com a presença de mais de 1.000 expositores. Os três primeiros dias do evento são dedicados a profissionais do trade turístico e os dois últimos dias abre as suas portas ao público em geral. Ainda segundo Claudio, a BTL é uma oportunidade para o trade encontrar compradores profissionais, conhecer melhor o mercado nacional e internacional, analisar a tendência dos mesmos e posicionar as ofertas dos profissionais ligados ao setor do turismo. Já o público, pode conhecer novos destinos, comparar propostas e comprar a preços competitivos. A programação inclui conferências, workshops, encontros empresariais, entre outras atividades.


A BTL é uma das principais vitrines da Paraíba para o mercado europeu e a aposta da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) é no aumento do fluxo de turistas portugueses na próxima temporada de verão, tendo em vista o forte investimento na divulgação naquele mercado, mas, sobretudo, em virtude da valorização do euro em relação ao real. De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, o turismo no Brasil para os europeus ficou bastante atrativo por conta da queda do real em relação às outras moedas, como o euro e o dólar. Acrescenta-se nisso,  os atrativos naturais e o potencial do Destino Paraíba, que tem sido um ponto forte para incentivar a vinda de mais portugueses para o Estado. “O fluxo de turistas portugueses tem crescido nos últimos anos na Paraíba”, atesta a executiva.


WOSKSHOPS


Após uma semana na capital paulista, São José dos Campos e Santo André promovendo processos de capacitação para mais de 500 agentes de viagens das principais operadoras de Turismo, os hoteleiros de João Pessoa e Costa do Conde retomaram as ações nesta terça-feira (01), em Ribeirão Preto, na sede da Operadora Visual. A comitiva paraibana seguirá ainda para Campinas, na quarta-feira (02), e depois encerra os workshops em Belo Horizonte, com capacitações na Visual e Flytour. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira da Paraíba - ABIH-PB, José Inácio Junior, disse que essas ações são essenciais para manter o Destino Paraíba nas vitrines das principais operadoras do país, que estão instaladas basicamente em São Paulo, que é o maior mercado emissor de turistas para o Nordeste. “É um processo necessário para capacitar os agentes de viagens e, principalmente, idealizá-los para que ofereçam o roteiro para os seus clientes”, disse o empresário. 


A ação promovida pela ABIH-PB conta com apoio da PBTur - Empresa Paraibana de Turismo, Federação do Comércio, e da prefeitura e Campina Grande. O Tropical Tambaú Resort, minha casa em João Pessoa também participou. 



VITÓRIA DO TURISMO


Finalmente foi assinado a Medida Provisória que será publicada hoje, quarta-feira, 03 de março, que reduz dos abusivos 25 % de impostos no turismo para os 6,8% acordados com o Ministério da Fazenda.


O REGRESSO



Uma das últimas cenas do filme "THE REVENANT" estrelado por Leonardo DiCaprio, que levou o Oscar de melhor ator, foram filmadas em Ushuaia. Especialmente um desses locais, a curva do Rio Oliva, na Estrada Nacional 3 (Ruta 3) onde se desenvolve a cena final. Na ocasião eu estava em Ushuaia, de "férias", nevava como nunca. No local tinha no mínimo um metro de neve. Não é à toa que a cidade que já era um destino emblemático, mágico, especial, explodiu nesta temporada de cruzeiros, até agora mais de 400 já atracaram para conhecer a cidade mais austral do mundo e também conferir o local que virou atração turística. 


Clique na imagem para ampliá-la

O acesso é complicado, mas pode-se chegar caminhando. É lindo ! DiCaprio ficou hospedado no Arakur, numa suite de 70m², que também ficava ao ao lado dos salões que usaram para ensaios. Viajou com seu próprio cozinheiro, embora provou os pratos típicos, a exemplo do fenomenal "Cordero Fueguino" e Centollas (carangueijo gigante). 



Seu lugar preferido era o Kalma Resto do super chef Jorge Monopoli. 



Já os índios da Nação Sioux batiam ponto costumeiramente no Andino GourmetA carne servida lá é fenomenal. Já todos os tipos de chocolates era sempre no Laguna Negra


E temporada de esqui/inverno está chegando. Já fez tua reserva? O Cilene del Faro é o hotel dos brasileiros em Ushuaia.



PARA VER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI


sábado, 27 de fevereiro de 2016

BRASIL EM EVIDÊNCIA

BRASIL EM EVIDÊNCIA


O Brasil é a bola da vez no turismo mundial e o destino/hoteleiro que não investir em marketing perderá o trem da história. Na edição especial Best of the World (Melhores do Mundo) da revista National Geographic Traveler, selecionou os 20 melhores lugares para visitar em 2016 – destacando o Nordeste. O Rio Grande do Norte e os mais de 400km de litoral de praias estonteantes foi eleito juntamente com locais no Canadá, Escócia, Japão, França, entre outros, pelos editores da revista como destaque turístico. O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, celebrou a visibilidade do Brasil na publicação, que possui 15 edições internacionais. “Esse reconhecimento de peso comprova o potencial das paisagens brasileiras como destinos turísticos, contribuindo para que o País atraia ainda mais os viajantes estrangeiros. O momento é muito oportuno, já que as atenções estão voltadas para o Brasil com a realização os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos”, enfatizou.


GASTOS ESTRANGEIROS


É insignificante em relação ao que gastamos lá fora e em relação o que recebe por exemplo à França em apenas um mês. Temos muito, mas muito que investir em turismo.Todavia, com o dólar valorizado, os destinos brasileiros são cada vez mais procurados por viajantes estrangeiros. Em janeiro deste ano, esse público gastou US$ 650 milhões no Brasil, valor 14,4% maior que o mesmo período em 2015. Além disso, o déficit entre gastos de brasileiros no exterior e gastos de estrangeiros no Brasil diminuiu para US$ 190 milhões, o menor índice para o mês na conta internacional do turismo em oito anos. A diferença se deu também com a redução dos gastos dos brasileiros no exterior de pouco mais de US$ 2 bilhões para US$ 840 milhões. Durante o Carnaval, por exemplo, o número de turistas estrangeiros que estiveram em todo o Brasil alcançou resultados recordes, de acordo com dados divulgados por órgãos estaduais e municipais, bem como de associações hoteleiras. Ao todo, os hotéis dos principais destinos carnavalescos chegaram a 80% de taxa de ocupação com o aumento dos visitantes de fora do País.


Em Santa Catarina por exemplo, durante o carnaval, os hotéis fazenda operaram com 100% de ocupação e isso já vem ocorrendo desde o Natal. 


Já o Infinity Blue Resort & Spa em Balneário de Camboriú chega a operar com lista de espera por conta de ser o melhor Resort para famílias do sul do Brasil.


Da mesma forma o majestoso Hotel Renar em nossa Rota da Amizade, no Vale do Contestado que também vem operando com lista de espera. Brasileiro ainda não se deu conta, não aprendeu que fazer reservas é fundamental. Deixa tudo pra última hora e fica a ver navios literalmente. 


EMBRATUR EM MONTEVIDÉU


O Comitê Descubra Brasil do Uruguai promoveu sua 1ª reunião do ano em Montevidéu nesta última segunda-feira (22). O evento contou com a presença de representantes da Embaixada, do diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Gilson Andrade Lira, e do executivo do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) na América do Sul I, Daniel Marques. Antes desta agenda, Lira esteve com o embaixador do Brasil no Uruguai, Hadil Vianna, para apresentação e alinhamento de ações para 2016. As reuniões do Comitê permitem uma troca de informações em primeira mão entre as partes, fato que oferece vantagens competitivas para seus membros, propiciando a comercialização dos produtos turísticos do Brasil e ocasionando o aumento do volume de vendas do produto turístico brasileiro. 


No Uruguai, assim como em todos os países da América do Sul, a estratégia promocional consistiu na formação de comitês de promoção, ao todo nove, denominado Descubra Brasil. Os comitês foram constituídos em razão da articulação entre a Embratur, o Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores e Embaixadas do Brasil. No Uruguai, o Comitê Descubra Brasil foi constituído em 2005 e tem realizado inúmeras iniciativas de promoção do Brasil como destino turístico junto ao trade e ao público final uruguaio. De acordo com o IPK – International Tourism Consulting Group, o Uruguai foi responsável por 1,1 milhão de viagens internacionais em 2014, sendo que o Brasil detém 35,17% do total desse público. Dados do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo mostram que o Uruguai é o 4º maior emissor de turistas para o Brasil, com 262.512 mil visitantes em 2014. O país possui 44 voos semanais ligando ao Brasil. 


EMBRATUR & AVIANCA

Carlos Duran Cuello, Aristides Luna e Zwannee Fonseca, da Avianca; e Gilson Lira, da Embratur

Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e Avianca Linhas Aéreas irão potencializar a promoção do Brasil na cadeia turística internacional. Nesta quinta-feira (25), durante a 35ª Vitrina Turística – ANATO, em Bogotá, foi assinado o protocolo de intenções para efetivar ações conjuntas para atingir os mercados da Colômbia, Peru, México, Estados Unidos e Equador. A parceria prevê a ampliação da divulgação de novos produtos e destinos brasileiros, a formação de alianças que fomentem a oferta e a demanda e a geração de novas fontes de comercialização com os parceiros da cadeia turística internacional. Também estão entre as metas a intensificação da promoção do Brasil com seus principais parceiros comerciais e o aumento do fluxo de turistas para o Brasil.


“Firmar parcerias é um dos objetivos da Embratur para avançar o setor do turismo, e as feiras internacionais servem como plataformas para essa aproximação. Precisamos dessa conectividade para divulgar os nossos destinos e ampliar as ações de promoção do País nos mercados externos”, destacou Vinícius Lummertz, presidente da Embratur. A estimativa da Embratur para a geração de negócios para o País, na ANATO, é de mais de US$ 1,1 milhão. Na assinatura do protocolo, o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística do Instituto, Gilson Lira, disse que a presença da Embratur no maior evento turístico do mercado colombiano proporcionou estreitar o relacionamento com a Avianca. “A Colômbia já possui a cultura de viajar e seu turista busca sol e praia, cultura e ecoturismo. Tudo o que o nosso país continental oferece em abundância”, completou.


A Avianca Linhas Aéreas atua diretamente em mais de 100 destinos em 27 países na América e Europa, com uma frota de 171 aeronaves para curto, médio e longo alcance. Possui conectividade com cerca de 1.200 destinos em 195 países nos cinco continentes. Para o Brasil, a companhia aérea opera com 22 voos semanais, com saída de Bogotá e destino para São Paulo (14), Fortaleza (1) e Rio de Janeiro (7).


A 35ª Vitrina Turística – ANATO, que terminou no último dia 26 de fevereiro em Bogotá, é hoje a principal plataforma de divulgação de produtos, comercialização e relacionamento entre o trade turístico no mercado colombiano. Nesta edição, a ANATO abordou as tendências dos segmentos de sol e praia, eventos e cultura, e também dos nichos de gastronomia, luxo, golfe e MICE. 

Alberto Cestrone (E), Diretor Geral do Infinity Blue Resort & Spa (Esquerda)

O Brasil esteve representado com Amazonas, Santa Catarina/Balneário de Camboriú, Ceará, Foz do Iguaçu, Mato Grosso do Sul/Bonito e Pantanal e Brasília, e também contou com o setor privado, como coexpositores, entre operadores de turismo, meios de hospedagem e companhia aéreas.


A Colômbia é um mercado prioritário para o Brasil, conforme a classificação do Plano Aquarela 2020, publicação que direciona as ações da Embratur. De acordo com o Anuário Estatístico de Turismo 2015 – Ano Base 2014, produzido pelo Ministério do Turismo, 158.886 mil turistas colombianos entraram no Brasil. Entre os anos de 2013 e 2014, houve um aumento de 36,43% no número de entrada de visitantes deste país.


Na Colômbia, assim como em todos os países da América do Sul, a estratégia promocional consiste na formação de comitê de promoção, denominado Descubra Brasil. Os comitês foram constituídos em razão da articulação entre a Embratur, o Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores e Embaixadas do Brasil. Em conjunto com a Embratur, os Setores de Promoção Comercial (Secoms) das representações diplomáticas e consulares do Brasil no exterior coordenam as atividades dos comitês compostos por operadores, companhias áreas, empresas hoteleiras e seguradoras de viagens de cada um dos países. Cada comitê tem seu estatuto, seguindo normas e políticas da Embratur e adaptada às necessidades e exigências jurídicas de cada mercado.

O melhor endereço gastronômico italiano em São José - SC

ABRACORP


O Centro de Intercâmbio Econômico e Comercial Brasil China (CIECBC), empresa dedicada a fazer a ponte entre o mercado brasileiro e o mercado chinês, participou da reunião mensal das 30 associadas Abracorp. Representantes do CIEBC fizeram apresentação dos cenários brasileiro e chinês, na perspectiva do imenso potencial turístico emissivo e receptivo e das oportunidades recíprocas dos dois países. A indústria do turismo chinesa vai investir U$ 120 bilhões em 2016 – 20% a mais em relação a 2015. Representando a província de Jiangsu, o CIEBC oferece vários programas de intercâmbio cultural e empresarial. Dentre eles, o Discovery China, com curta, média e longa duração.


22º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO


Para quem é agente de viagem, há mais de uma forma de participar do 22º Salão Paranaense de Turismo, que acontece de 10 a 12 de março de 2016, em Curitiba – PR. São as tradicionais caravanas ABAV-PR, que trazem profissionais de agências de viagens para prestigiar o evento. “A ABAV-PR acredita que trazer agentes de viagens de outras localidades é um bom investimento no setor e um incentivo para esses profissionais se aprimorarem ainda mais”, diz o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis. Neste ano, dez roteiros do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul serão contemplados: Foz do Iguaçu (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Vale do Itajaí (SC), Araranguá (SC), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Porto Alegre (RS), Chapecó (SC) e Meio Oeste (SC).


Para participar, o agente de viagens deve fazer a sua inscrição pelo site www.salaoparanaense.com.br , na aba específica da caravana. Pode integrar a caravana um agente de viagens de cada agência. As saídas são programadas de acordo com a distância de Curitiba, local do evento. “As caravanas trazem um público interessante para os expositores, que são os agentes de viagens de cidades próximas a Curitiba. Esse ano, pretendemos trazer cerca de 500 agentes de viagens para prestigiarem o evento, entre caravanas rodoviárias e aéreas”, finaliza Roberto Bacovis.


O 22º Salão Paranaense de Turismo ocorre no Expo Unimed Curitiba e tem como patrocinadores Bourbon Hotéis, BWT/Serra Verde Express, Fecomércio PR, Gol, Grupo BRT e Vital Card. São parceiros estratégicos Abrasel-PR, Feijão Amigo, Paraná Turismo, Secretaria do Estado do Esporte e Turismo do Paraná, Infraero, Slaviero Hotéis e Transtupi. Apoiam o evento: ABIH-PR, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Federação dos Conventions & Visitors Bureau- PR, Instituto Municipal de Turismo, Ministério do Turismo,  Sebrae/PR, SEHA e Sindetur-PR.


TOCHA OLÍMPICA


Agora é oficial. O Comitê Olímpico da Rio 2016 anunciou nesta quarta-feira (24) o roteiro da Tocha Olímpica pelo país. Mato Grosso, com suas potencialidades turísticas jamais poderia ficar de fora e receberá  o símbolo dos Jogos da Amizade. A tocha passará por Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Poconé e Nobres. O Comitê atendeu ao pedido da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec), que tem como objetivo divulgar as belezas naturais que fazem parte do corredor do ecoturismo definido pela atual gestão. No dia 23 de junho a Tocha chega ao Aeroporto Marechal Rondon e segue em comboio pelas ruas de Várzea Grande e Cuiabá, percorrendo cerca de 23 km, com paradas estratégicas em pontos turísticos e históricos do trajeto para captação de imagens. Já no dia 24 o revezamento seguirá para Chapada dos Guimarães, a Transpantaneira em Poconé, e distrito de Bom Jardim em Nobres.


De acordo com o secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, no dia 24, o trajeto da Tocha será feito de helicóptero devido às distâncias entre os municípios. Conforme Nigro, a passagem da Tocha por Mato Grosso será extremamente importante para a divulgação do turismo.“Essa será uma oportunidade ímpar de mostrarmos ao mundo o que temos de melhor, nossas belezas naturais e a alegria de nossa gente. A exemplo de outras olimpíadas, essas imagens irão rodar o mundo e Mato Grosso será divulgado em todo planeta”, disse. A Tocha será acesa no dia 21 de abril em Olímpia na Grécia, de onde será levada a Brasília no dia 03 de maio para percorrer mais de 300 municípios dos 27 estados brasileiros, finalizando o percurso em 05 de agosto no Rio de Janeiro, quando terá início as Olimpíadas 2016.



VILA GALÉ NO FESTURIS



O Segundo maior grupo hoteleiro português, Vila Galé com quase 3 décadas de existência, confirmou sua participação na 28ª edição do FESTURIS Gramado - o maior Festival de Turismo e o mais charmoso do Brasil, que acontece entre os dias 3 e 6 de novembro. Esta confirmação, faltando 9 meses para a realização a feira, reafirma o potencial atrativo do evento para grandes redes como a Vila Galé. E não à toa já que o Festuris em sua última edição teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios para as mais de 2.500 marcas participantes.



O FESTURIS é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano. reúne anualmente mais de 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. Em sua última edição, o evento teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense.



CELEBRATION NO FESTURIS


Outra importante confirmação no FESTURIS 2016 é a Celebration Tours & Travel, estabelecida em Orlando-Florida, atua como Operadora Turística nos Estados Unidos, Canadá, México e apresentará na feira destinos incríveis como a Disney e demais parques da Flórida.


LUA CHEIA



A Lua Cheia é um grande espetáculo em qualquer parte do mundo. Em Ushuaia, Terra do Fogo, no fim do mundo, ele surge com toda sua beleza refletindo sob o Canal de Beagle. Fenomenal !



De frente pra ele o hotel dos brasileiros na Tierra del Fuego, o Cilene del Faro. é bom você fazer urgente a tua reserva para a próxima temporada de inverno que começa em 21 de Junho e só termina em outubro, embora em maio, a exemplo do ano passado já esteja nevando muito.


Clique na imagem para ampliá-la

PARA VER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI