sábado, 1 de outubro de 2016

EMBRATUR - ESTRATÉGIAS CONJUNTAS

EMBRATUR EM SC


Município localizado no norte de Santa Catarina, o Balneário do Camboriú oferece atrativos que vão bem além do segmento turístico de sol e praia. De olho nessa realidade, com apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), a equipe executiva do BC Convention & Visitors Bureau realizou cafés de capacitação intitulados “Visite Balneário Camboriú”, na primeira quinzena de setembro.  Com o objetivo de divulgar a região em países da América Latina, a organização contou com oito eventos durante uma programação que totalizou duas semanas. Em Lima, no Peru, mais de 80 operadores de turismo compareceram. No Uruguai, 70 agentes marcaram presença no evento de Montevidéu. Argentina e Chile também integraram o roteiro com sucesso de participação.


As ações envolveram participações em feiras, realizações de encontros com agentes de viagem, workshops, eventos em embaixadas, organização de press trips e produção de material promocional. Conhecido como um pedaço da Europa encravado no Sul do País, o território catarinense ostenta contrastes: com imponentes montanhas, a serra se contrapõem às praias, baías, enseadas e dezenas de ilhas do litoral.


Natural do estado, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, acredita que Santa Catarina tem potencial para se tornar um dos principais produtos da vitrine de turismo do Brasil no exterior. “Santa Catarina é um dos destinos mais ricos do Brasil em termos de belezas naturais, história e cultura. O estado tem se desenvolvido muito em termos de produtos e receptivos turísticos. Trabalhamos para ampliar o volume de turistas estrangeiros, por meio de uma agenda estratégica que tem dado bons frutos”, diz.


Em todos os países da América do Sul, a estratégia promocional da Embratur para divulgar o Brasil como destino turístico consiste na formação de comitês de promoção – denominados Visite Brasil, na Argentina; e Descubra Brasil, em Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Esses grupos visam promover, divulgar e aumentar o fluxo de turistas para o Brasil. Para cumprir esse objetivo, os Setores de Promoção Comercial das Embaixadas brasileiras no exterior coordenam, junto à Embratur, as atividades dos comitês, que são formados por operadores, companhias aéreas, empresas hoteleiras, seguradas de viagens e outros negócios radicados nos mercados.


EMBRATUR - ESTRATÉGIAS CONJUNTAS

Presidente Vinicius Lummertz em encontro com técnicos das SECOMs e dos Escritórios Brasileiros de Turismo

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, se reuniu com os assistentes técnicos dos Setores de Promoção Comercial (SECOMs) de nove países – Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela – e com representantes dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) do Mercosul. O encontro, que teve como foco estratégias para potencializar a promoção do Brasil nesses mercados, foi realizado durante a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, que acontece até amanhã, em São Paulo. Representantes dos SECOMs e EBTs foram unanimes ao destacar que a comunicação periódica realizada pela Embratur, a presença efetiva de representantes do Instituto e a rodada de visitas do presidente do Instituto com os embaixadores a seus países é fundamental para reforçar as atuações dos mesmos e a promoção do Brasil no exterior.


PLANEJAMENTO DE TURISMO

Valdir Walendosky (Santur), Glauco Corte (Fiesc), Bruno Breithaup (Fecomércio-SC) e Vinicius Lummertz (Embratur)

Ao participar do lançamento do programa de planejamento estratégico do turismo em Santa Catarina até o ano de 2022, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, destacou a importância da iniciativa, e garantiu que a Embratur dará todo o apoio possível para que resultados eficientes sejam alcançados. O presidente da Embratur também anunciou que, assim como foi feito antes do verão de 2016, o Instituto vai investir em uma campanha publicitária para atrair turistas dos países vizinhos ao Brasil, de forma que o movimento no verão de 2017 seja ainda maior que o do ano passado, quando somente da Argentina saíram mais de 2 milhões de turistas, grande parte deles tendo como destino o litoral catarinense. 


FLORIPAMANHÃ


Tratamento de esgoto, poluição das praias, mobilidade e falta de planejamento urbano são as questões mais importantes para Florianópolis, segundo os entrevistados na pesquisa Floripa 2016, uma iniciativa da Associação FloripAmanhã com o apoio do ForTur – Fórum de Turismo da Grande Florianópolis. “O que foi apontado na pesquisa são problemas da cidade que continuam e estão se acentuando. O nosso grande desafio agora é que os candidatos a prefeito tratem dos temas que as pessoas acham mais graves e firmem um compromisso de discutir junto com sua equipe técnica e com representantes da sociedade como encarar estes problemas. As organizações sociais podem e devem ajudar o prefeito a cuidar da cidade”, comenta a presidente da Associação FloripAmanhã, Anita Pires.


INJEÇÃO ELETRÔNICA


Alucinante a última edição do Injeção Eletrônica Festival que lotou mais uma vez o Complexo Music Park e encantou o público com a cenografia e as intervenções artísticas. Além disso, um dos grandes diferenciais dessa edição foi a primeira transmissão ao vivo do evento pela rede social Facebook que chegou a alcançar mais de 40 mil pessoas. Com três palcos e mais de 15 atrações o maior festival open bar do país foi até o amanhecer.


ECOTURISMO & TURISMO DE AVENTURA 


Organizado desde 2004 pela ABETA - Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, é o maior e mais importante fórum brasileiro de debates sobre ecoturismo e turismo de aventura, reunindo empresários, gestores públicos, dirigentes de entidades, acadêmicos, guias e profissionais do setor. Em 2016, a cidade de Três Coroas no Rio Grande do Sul será o Destino Anfitrião. É a hora de todos do sul do Brasil participar! Inspirados pela força do associativismo em Três Coroas, o tema escolhido para o encontro deste ano é: #tamojunto! A força da cooperação!  

Logo REPA médioLogo parque pequenoSELO-15 anos - Cópia

Novidades nesse ano, faremos também o I Encontro Latino Americano de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que reunirá representantes da Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México. Em evento paralelo, acontece o I Congresso Brasileiro de turismo da vida ao ar livre e bem-estar. Com um formato inovador, dinâmico e com muitas atividades ao Ar Livre, o evento pretende gerar e disseminar conhecimento, promover relacionamentos e negócios, e proporcionar diversão aos participantes. Uma ocasião única de interagir, dialogar e negociar com os mais importantes profissionais do ecoturismo e do turismo de aventura no Brasil e na América Latina.


VOO PARÁ


Lançado pelo governador Simão Jatene como uma das 17 medidas do Programa Pará 2030, em 29 de junho, no Hangar, o programa Voe Pará já tem data definida para o início dos voos inaugurais, que vão ampliar a malha aérea regional paraense. Com isso, o Governo do Estado, por meio Secretaria de Estado de Turismo (Setur), facilita os meios de acessibilidade e circulação do turista dentro do território paraense, o que por si só, já abre um leque de oportunidades de negócio e novas frentes de mercado na dinâmica da economia estadual.


Uma das companhias aéreas partícipe do programa, a TWO, começa a operar voos para Soure, Breves e Paragominas, nos dias 03, 04 e 05 de outubro, respectivamente. Os voos da TWO na rota Belém-Soure serão segundas e sextas-feiras, com saída da capital às 11h e chegada 11h20. A viagem de retorno terá decolagem às 11h40 e pouso às 12h. A rota Belém-Breves será operada também duas vezes na semana, terças e quintas-feiras, com partida de Belém às 13h e chegada às 13h55. O voo de retorno sairá de Breves às 14h15 com pouso na capital paraense às 15h10.


Já a rota Belém-Paragominas, com voos dias de quarta-feira, terá decolagem marcada às 11h e chegada em Paragominas às 11h55. A volta terá saída às 12h15, com pouso em Belém 13h10. O decreto que criou “Programa Voe Pará” teve como objetivo os incentivos à aviação regional. O Voe Pará é aberto para qualquer companhia aérea que se enquadre nos requisitos exigidos pelo Estado e objetivos esperados do programa. Inicialmente, já estão cadastradas no Voe Pará as empresas TWO, Pema e Piquiatuba. O Voe Pará estimula que as mesmas mantenham suas linhas áreas atuais e criem novas linhas aéreas para o interior, iniciando já com nove destinos.


SABORES DE CANELA

A linda Fernanda Chies do Empório Canela

O Sabores de Canela é um evento dedicado aos apreciadores da boa gastronomia e que adoram percorrer um roteiro em busca de pratos que lhe ofereçam prazer a mesa. E esta é a vantagem do Sabores, não ser promovido em apenas um local. E em sua sétima edição, a atração realizada em Canela, conta com sete restaurantes e cinco hotéis e pousadas participantes, cada um deles com uma receita especial, exclusiva e inédita para o evento, porém com uma coisa em comum: a canela.

Chef Cristina Machado Jardim

O charme da cidade serrana ganha um plus com o Sabores de Canela. Quem visita Canela, que agora na baixa temporada está ainda mais linda devido à chegada da primavera, não pode deixar de provar as delícias deste roteiro gastronômico. Entre as receitas estão pratos doces e salgados, como o salmão caramelizado com canela ao chutney de maracujá e o bolo com canela e doce de leite. A dica é fazer uma listinha dos pratos que mais lhe despertam a curiosidade e sair pela cidade visitando cada um dos restaurantes. O 7º Sabores de Canela é uma promoção da Associação Comercial e Industrial de Canela Acic/Fundo de Turismo, UCS, Água das Hortênsias, Cervejaria do Farol e será realizado de 30 de setembro a 30 de outubro. 


Os participantes e os pratos do 7º Sabores de Canela são:
Container Bistro - Risoto indiano Canela na India, Empório Canela - Nhoque ao molho de linguiça e canela, Churrascaria Espelho Gaúcho - Salame de chocolate com calda de canela, Galangal - ­ Salmão ao molho de laranja e canela acompanhado de mix de folhas e molho de iogurte, Hotel Continental (café da manhã) - Bolo de Maçã com Canela, Hotel Continental (Restaurante Mirabelle) - Chester ao Molho de Cristais de Laranja com Canela, Hotel Laje de Pedra (Restaurante Panorâmico) - Salmão caramelizado com canela ao chutney de maracujá, Magnólia - Filé recheado com musseline de batata e redução de bergamota e canela, Pousada Blumenberg - Torta tropical com canela, Pousada do Bosque - Bolo com canela e doce de leite, Pousada Encantos da Terra - Torta de nozes, Vila Suzana Parque Hotel - Bolo de churros.


FESTA DOS BONECOS


O Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela, que chega, neste ano, a sua 28ª edição, novamente irá trazer um colorido diferente para a Serra Gaúcha, de 08 a 16 de outubro. Canela transforma-se na capital dos bonecos por 9 dias. Nas praças, nos teatros, nas escolas, nos hotéis, no presídio, no asilo, bonequeiros com suas criações que parecem ter vida própria estarão por todos os lugares, criando um clima de encantamento e magia, de pura emoção. As ruas do centro cidade recebem os bonecos infláveis da Cia Pia Fraus, de São Paulo, que encantam e criam um clima especial. O Bonecos Canela contará com 46 espetáculos e mais 12 atividades extras, entre elas: oficinas, desfiles, filmes, exposição, bate papo, documentário, noite de autógrafo e até food truck. Grupos de bonequeiros gaúchos, de São Paulo, Minas Gerais e do exterior como Argentina, Italia e Peru estarão tomando conta dos palcos de Canela. Mais informações no www.bonecoscanela.com.br.

Nosso hotel em Ushuaia

PATAGÔNIA FANTÁSTICA


Esse fantástico roteiro lançou nova campanha publicitária citando pelo menos 10 Razões para Escolher à Patagônia Fantástica no Verão. Será lançado uma razão por semana, ou seja, divulgarão todas as sextas-feiras sucessivamente, em todas as redes sociais. Segundo Juan Cherañuk: "Estamos começando hoje uma forte campanha nas redes sociais junto à Aerolíneas Argentinas e todo o Trade Turístico, que consiste  nos banes que poderão ser baixados nos links: http://turismoushuaia.com/patagoniafantastica2016-17pt.ziphttp://turismoushuaia.com/patagoniafantastica2016-17es.zip
Mais Ushuaia sai na frente com uma nova ferramenta de vendas que será muito valiosa e efetiva !

Nossa casa em El Calafate - Hotel Posada Los Alamos, simplesmente cinematográfica

A Patagônia Fantástica é um produto único, unindo três destinos inigualáveis, aplaudida durante a 44ª Edição da ABAV EXPO, cuja capacitação foi feita pelo Secretário de  Turismo de El Calafate, Alexis Simunovic, onde os agentes, operadores e jornalistas especializados tiveram puderam observar e se entusiasmas como a fauna silvestre da Península Valdés, os gigantes de gelo de El Calafate e o privilégio de percorrer esse novo roteiro fantástico.  

Clique na imagem para ampliá-la

NADANDO NO CANAL DE BEAGLE


Falando nisso, o primeiro encontro de natação em águas abertas e geladas teve lugar no fim no Fim do Mundo. O evento deixou uma mensagem de paz, de integração e de não às drogas, possibilitando mostrar ao mundo os atrativos turísticos de Ushuaia. 47 atletas de diferentes províncias e países estavam presentes nas frias águas do Canal de Beagle, com o objetivo de unir a Argentina e o Chile sob uma mensagem de solidariedade. No Winter Swimming,  organizado pela Swim Argentina, nadadores procedentes da Rússia, Irlanda, Inglaterra, Colômbia, Chile e Argentina fizeram a festa nas competições de 100, 200, 500 e 1000 metros em águas a uma temperatura média de 5°centígrados. 


No domingo dia 25/09, com o céu nublado e um pouco de vento, realizou-se a travessia simbólica traçando a linha imaginária entre os dois países, depois de nadar 12 km saindo do Porto Navarino no Chile, até o Porto de Ushuaia na Argentina formando uma só equipe no sistema de revezamento. Este evento internacional teve como intenção realizar travessias de aventura promovendo a Argentina como destino turístico para a prática deste esporte. Entre os 47 participantes estavam uma nadadora descendente dos índios Yaganes, uma nadadora com deficiência física, e demais corajosas mulheres. 


sábado, 24 de setembro de 2016

TURISMO EM SANTA CATARINA EM ALTA MAIS UMA VEZ NA PRÓXIMA TEMPORADA

TURISMO EM SANTA CATARINA



O verão no litoral catarinense promete ser mais cheio que no ano passado. A previsão da SANTUR é que SC bata novo recorde de turistas e receba 20% visitantes a mais que em 2015. A estimativa, feita com base em dados da movimentação registrada até agora e repassada por empresas aéreas e outras companhias do setor, foi apresentada nesta quarta-feira em uma reunião com representantes de 20 entidades. Até agora, os dados da Infraero confirmam a tendência de uma temporada movimentada. Isso se deve especialmente aos latinos. Foram aprovados pela Infraero 472 voos charter vindos da América Latina, sendo 396 da Argentina, 65 do Chile e 11 do Paraguai. O câmbio favorece o turismo na região, que faz do Brasil um destino barato para os vizinhos.



Se o câmbio continuar favorável, os argentinos devem  ser ainda mais numerosos que no ano passado, quando o Estado bateu recorde ao receber 1,1 milhão de turistas do país vizinho. Para dar conta do movimento maior, a empresa argentina Flecha Bus adquiriu recentemente 80 ônibus para ampliar a oferta do serviço com destino ao litoral catarinense, de acordo com a Secretaria de Estado do Turismo.   Paralelamente, a Santur está em tratativas com as Aerolineas Argentinas para que a empresa ofereça voos partindo especialmente do Norte e Nordeste argentino com destino ao aeroporto de Navegantes. Contudo, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) não recebeu ainda nenhuma consulta para o novo trecho.



Mas nem só de latinos vive o verão catarinense. Os visitantes brasileiros também devem vir em maior número nesta temporada. De janeiro a junho de 2016, a CVC, maior operadora do país, embarcou 14% mais turistas para Santa Catarina na comparação com o mesmo período de 2015. A maioria deles saiu de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e o principal destino foi Balneário Camboriú, seguido por Florianópolis. O aumento deve ser ainda maior no segundo semestre, época mais movimentada entre turistas brasileiros que procuram destinos nacionais.
Os grandes desafios continuam os mesmos sem que nada seja feito, entre eles a mobilidade permanece como o maior gargalo para o turismo catarinense, tanto no modal rodoviário quanto aéreo. Não tem os governos municipal e nem estadual para isso. Essa foi a principal reclamação por parte da iniciativa privada.




PLANEJAMENTO TURÍSTICO


O planejamento estratégico do turismo de Santa Catarina até 2022 será apresentado nesta segunda-feira (26), às 12 horas, no SESC Cacupé, em Florianópolis. A iniciativa é da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), FECOMÉRCIO-SC e SEBRAE-SC, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022). O trabalho é resultado de um processo de construção coletiva, com a participação do trade turístico, governo em suas esferas municipal, estadual e federal, terceiro setor, academia e indústria. Para a construção do planejamento foi avaliada a experiência internacional na área, como o Plano Portugal 2020 e o Plano 2020 de Turismo da Austrália. Pela sua transversalidade entre os setores da economia, é essencial que as ações para o turismo sejam pensadas também de forma transversal, potencializando a expertise dos vários agentes políticos e sociais, de maneira que possam auxiliar na superação dos gargalos históricos da esfera produtiva catarinense. 


FLORIPA AMANHÃ


Entre cinco de julho e 14 de agosto, 541 pessoas participaram da pesquisa através de questionário autoaplicável, pela internet, com perguntas abertas e de múltipla escolha. Os resultados serão apresentados aos candidatos à prefeitura de Florianópolis em debate promovido pelo ForTur após o primeiro turno da eleição, em data e local a ser definido. 94% dos entrevistados acha que as campanhas eleitorais não têm conseguido provocar o debate necessário sobre o futuro da cidade. E eu afirmo que os candidatos irão prometer tudo, resolver tudo, antes das eleições, como sempre, e depois irão continuar governando de costas para o mar. Tratamento de esgoto, poluição das praias, mobilidade e falta de planejamento urbano são as questões mais importantes para Florianópolis.


TURISMO BRASILEIRO NA FRANÇA


O Instituto Brasileiro de Turismo marcou presença  no principal evento de turismo da França e um dos mais importantes da Europa, apresentando uma série de inovações, desde o novo layout do estande até a apresentação de novos destinos e produtos brasileiros. A 38ª edição da French Travel Market Top Resa (IFTM Top Resa), que aconteceu em Porte de Versailles, Paris, entre os dias 20 e 23 de setembro,  ofereceu um panorama bastante atual do setor turístico brasileiro, nas áreas de lazer, negócios e eventos, com foco no marketing business-to-business a centenas de profissionais de escritórios, companhias aéreas, hotéis e operadoras de turismo.  


EMBRATUR EM FLORIPA


O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz, participa nesta segunda-feira, 26, do evento "Pensando as Cidades: Ciclo internacional de palestras sobre mobilidade urbana e planejamento das cidades", que acontece  em Florianópolis (SC) das 19h30 às 21h30. Lummertz ministrará palestra sobre o “Turismo sustentável e a economia limpa pelo futuro de Florianópolis” e, após a sua fala, será aberto um debate com especialistas do turismo. O presidente da Santa Catarina Turismo S/A (Santur), Valdir Walendowscky, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Sanderlucio de Mira, o vice-presidente de Turismo da Fecomércio, Fernando Welrich e o presidente do Floripa Convention & Bureau, Marco Aurélio Floriani farão o contraponto das questões apresentadas pelo presidente do Instituto. O moderador do debate será Hamilton Lyra Adriano. 


CIAS AÉREAS E EVENTOS DE TURISMO


Um dos grandes entraves das maiores e melhores feiras e festivais de turismo do Brasil são as companhias aéreas que estão limitando o números de passagens cortesias para jornalistas especialistas em turismo, agentes de turismo de peso e demais divulgadores e incentivadores do trade. Um verdadeiro tiro no pé pois afinal de contas quem indica, motiva, gera curiosidade e desejo afim de que o turista siga viagem para este ou aquele destino nesta ou naquela cia aérea? Fico analisando cá com meus botões: parece que essa gente faz tudo para andar em marcha ré sem voltar os olhos para o futuro. Alegam "crise". Procure no dicionário e veja o significado da desta palavra. Significa mudança e, ao que tudo indica as cias aéreas resolveram mudar, todavia, para pior, escolhendo o pior plano de voo. É certo que neste meio tem muito oportunistas que adoram fazer turismo. Cabe aos diretores dos festivais de turismo separarem o joio do trigo.



DESTINO ANFITRIÃO


A poucos dias do início da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, o estado da Bahia terá sua marca no pórtico de entrada como ícone de boas-vindas de Destino Anfitrião do evento aos participantes. Na última edição da ABAV Expo, a Bahia foi muito elogiada pela apresentação da réplica da Igreja do Senhor do Bonfim, que caracterizou o layout do seu estande. Também fez sucesso o mini trio elétrico que percorreu as dependências da feira nos três dias do evento. A Secretaria de Turismo da Bahia programou, para este ano, várias ações dedicadas à promoção e ao aumento da visibilidade das 13 zonas turísticas do destino.

TRAVEL ACE


A Travel Ace Assistance inaugura a sua mais nova filial no país, à Avenida Carlos Gomes, 700 – sala 815, Porto Alegre. A empresa, que já contava com unidades em São Paulo, Belo Horizonte e Recife, terá agora o seu braço na capital do Rio Grande do Sul. A nova unidade vai oferecer atendimento exclusivo aos clientes da Região Sul do País. “Com essa nova filial, teremos condições de expandir nossa operação e conquistar a liderança no segmento de vendas de seguro viagem. É um importante passo na estratégia global de crescimento da nossa empresa”, ressalta Roberto Roman, da Travel Ace. A seguradora atua também nas seguintes cidades: Curitiba, Florianópolis, Campinas e região, Fortaleza, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Natal e Salvador.


EMBRATUR & ABAV



Enquanto isso uma parceria entre a Embratur e o MRE (Ministério das Relações Exteriores) resultou na presença inédita de assistentes técnicos dos Setores de Promoção Comercial (SECOMs) de nove países em uma feira internacional. Junto com a Embratur, os assistentes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela participarão de pautas importantes para o turismo durante a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, que acontece de 28 a 30 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Estarão presentes ainda representantes dos EBTs (Escritório Brasileiro de Turismo) dos países participantes.



Durante o evento, os assistentes dos SECOMs participarão de reunião sobre os Comitês Descubra/Visite Brasil, que tem o intuito de compartilhar as experiências de cada Comitê e potencializar a atuação de cada país; e do III Seminário de Inteligência Competitiva, realizado pela Embratur, em que terão a oportunidade de conhecer mais de perto a atuação dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) nos países ao redor do mundo. Os comitês têm como missão promover e divulgar o destino Brasil, ação que favorece a vinda de turistas para o País. Os comitês contam, atualmente, com mais de 150 membros na América Latina.



No dia que antecede a 44ª ABAV Expo, a Embratur realizará uma reunião de alinhamento com os executivos de mercado dos EBTs. Na oportunidade, o presidente da SP Convention e Visitors Bureau dará as boas-vindas e fará uma breve apresentação. Participam do encontro, o presidente Vinicius Lummertz, o diretor Gilson Lira e o coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, Bruno Reis, além de analistas, executivos de mercado e gerentes de empresas. O evento contará ainda com o espaço Vila do Saber, onde haverá palestras de diversos especialistas do setor. Dentre elas, Bruno Reis irá discorrer, no dia 30, sobre “Inteligência Competitiva para Mercados Internacionais”. Convidem as companhias aéreas. Elas precisam ouvir bem sobre o significado de parceria.



TAM & LAN




A TAM cada vez mais LAN. A família Amaro, fundadora da TAM e hoje uma das principais controladoras da Latam Airlines, decidiu vender 6,47% de sua participação na companhia aérea. O percentual foi negociado hoje na Bolsa de Santiago (Chile) por cerca de US$ 296 milhões. A movimentação foi um acordo com a família Cueto, fundadora da Lan, que comprou as ações para garantir o controle da companhia antes da entrada da Qatar Airways na composição acionária da empresa. Vale lembrar que, em junho deste ano, o conglomerado sul-americano aceitou negociar até 10% da Latam com a grupo dos Emirados Árabes, por meio de investimentos para aumento de capital. O acordo é de cerca de US$ 613,1 milhões.

VOOS DOMÉSTICOS



Vale lembrar que por conta dos preços abusivos praticados aqui no Brasil, continua sendo mais barato viajar para o exterior. É só conferir as promoções que diariamente chegam via e-mails. Outo fato que comprova isso é que a demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou queda de 6,1% em agosto de 2016, comparada com o mesmo mês de 2015, enquanto a oferta registrou redução de 6,3% no mesmo período. Com o resultado de agosto de 2016, a demanda doméstica completou o 13º mês consecutivo de retração. Já a oferta doméstica apresentou a décima segunda baixa sucessiva do indicador. Entre as principais empresas aéreas brasileiras, apenas a AVIANCA, a melhor companhia aéreas por anos consecutivos, apresentou crescimento na demanda doméstica em agosto de 2016, quando comparada com o mesmo mês de 2015, da ordem de 14,7%. 




A GOL, abusiva como sempre, prefere viajar com seus bancos dianteiros, até a fila oito, que "eles acreditam ser assentos confortos", vazios, do que vende-los normalmente a preços normais e ainda vendem os lanches horríveis a bordo. Evidente que além de péssima administração, as aeronaves continuarão levantando voo vazias. A TAM já cancelou diversos destinos e uma viagem de cinco horas para o nordeste acaba se transformando em 18 horas ou mais. É evidente que é preferível voar pata o exterior. 



CAPACITAÇÕES



A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, secção Paraíba) retomaram na última sexta-feira (23), as capacitações e treinamentos de agentes de viagem das principais operadoras de São Paulo. A expectativa é capacitar mais de 400 agentes de viagem das operadoras Submarino (Santo André), E-HTL, CVC 900 e TREND na capital paulista. Durante os treinamentos, técnicos da PBTur e representantes da hotelaria vão apresentar os principais roteiros, gastronomia, artesanato e os equipamentos turísticos da Paraíba. A primeira cidade a ser visitada será em Santo André, na região do ABCD.




A presidente da PBTur, Ruth Avelino, destacou que o contato direto com os profissionais tem demonstrado muita eficácia nos resultados para o turismo paraibano. “Com o treinamento, o agente estará mais preparado e motivado a vender o Destino Paraíba, com forte impacto no aumento da competitividade no mercado”, afirmou. A agenda de treinamentos dos agentes de viagem para 2016 segue até novembro. A previsão é de que mais de 800 agentes participem dessas capacitações.


Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

MERCADO & EVENTOS




É sério a baixaria que o PANROTAS fez? Registrou o domínio do www.mercadoeeventos.com. Os incautos que buscam esse domínio são direcionados para o site do Panrotas (?!). A coisa é tão baixa, tão tosca, tão medíocre, tão covarde e "esperta" que foge a minha compreensão. Seria a mesma coisa se o sério Mercado & Eventos tomasse essa atitude tresloucada de registrar o domínio www.panrotas.com, no desejo de capturar para deles internautas desavisados que estivessem à busca do site do seu concorrente. 



Não acredito que tal iniciativa possa ter o endosso do Sr. Guillermo Alcorta, cuja postura ética se conhece de longa data. Não acredito que o Panrotas necessite de uma estratégia tão deplorável como essa para agregar internautas ao seu inventário comercial. Vejam o que diz o editorial do Mercado & Eventos



SABORES DE CANELA


A primavera chegou à Serra Gaúcha trazendo muito mais do que cor e aromas de flores. Os visitantes encontrarão em Canela um evento dedicado a especiaria que dá nome ao município. O Sabores de Canela é um roteiro saboroso que reúne restaurantes e hotéis da cidade em torno de receitas que levam em seu preparo a especiaria canela. Mas não se engane, não pense que apenas sobremesas estarão em destaque. Pratos salgados também se integram ao cardápio criado com exclusividade para o Sabores de Canela. 


Afinal, o melhor da gastronomia de Canela está envolvido no projeto. E os participantes já estão em processo de escolha dos pratos que farão parte do evento. Em breve serão divulgados os restaurantes, hotéis e pousadas que se integraram ao projeto e suas receitas preparadas especialmente para o roteiro gastronômico 2016. A ideia de juntar a gastronomia com a especiaria que está presente na história da cidade vem sendo um sucesso desde a primeira edição. A promoção do Sabores de Canela é da Associação Comercial e Industrial de Canela/Fundo de Turismo.