domingo, 27 de novembro de 2016

SÓ R$ 16,5 MILHÕES PARA O TURISMO ?

SÓ R$ 16,5 MILHÕES PARA O TURISMO ?


Fica muito, mas muito difícil trabalhar com turismo no Brasil. Pasmem, o Ministério do Turismo anunciou a liberação de apenas R$ 16, 5 milhões para 13 obras de infraestrutura turística que integram o Programa de Aceleração do Crescimento, em em somente sete estados brasileiros: Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Elas fazem parte das 1,6 mil obras do PAC nacional que tiveram sua retomada anunciada pelo governo federal no início do mês. Uma tremenda piada do por enquanto  ministro do Turismo, Marx Beltrão.


As obras dizem respeito à sinalização turística na capital Goiânia (GO), nas cidades históricas mineiras - Congonhas, Diamantina, Ouro Preto, São João Del Rei -, e nos municípios de Florianópolis (SC), Jaguarão (RS) e Santo André (SP). Em São Paulo serão atendidas as obras de reforma do Complexo Anhembi, além da construção da Fábrica do Samba. A capital potiguar Natal (RN) será beneficiada com a retomada das obras de reforma do Centro de Convecções da cidade. A reforma do Centro de Convenções de Sergipe também será atendida com o anúncio. Já o município de Balneário Camboriú (SC) verá as obras de construção do Centro de Eventos e Pavilhão de Convenções voltar à ativa. Há quem aplauda. Outros dizem que tudo está apenas no papel e outros afirmam que antes isso do que nada. De fato isso é uma esmola para o Brasil que pretende se tornar um país com o mínimo infraestrutura turística. 

VERÃO INFINITY BLUE


Já sabe em qual piscina você irá mergulhar em janeiro? Ainda não? Então veja essa piscina incrível do Infinity Blue Resort & Spa. Além de deslumbrante, a principal piscina do único resort de Balneário Camboriú/SC conta com a comodidade de um bar molhado. O hotel ainda conta com outras duas piscinas, uma infantil e outra aquecida e coberta, e tem a semiprivativa Praia dos Amores à beira do resort. Localizado a dez minutos do centro urbano de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, o lnfinity Blue Resort & Spa é reconhecido por unir charme e sofisticação em meio à natureza e à beira mar. Com 122 apartamentos cuidadosamente construídos em um complexo com 800 mil m², o empreendimento oferece a hóspedes e visitantes uma série de opções em entretenimento, gastronomia, lazer e bem-estar. 


Único resort de Balneário Camboriú, o Infinity Blue possui quatro diferentes espaços gastronômicos que trazem um mix de influências nacionais e internacionais para atender os mais diversos paladares. Com estrutura completa para receber variados formatos de eventos, o resort ainda conta com 13 espaços que acomodam de 10 a 1.200 pessoas. Em seu SPA oferece diferentes tratamentos estéticos e terapêuticos e um completo salão de beleza. www.infinityblue.com.br.


Vale comentar que 2016 está chegando ao fim e as resoluções de ano novo começam a criar forma na cabeça de quem deseja começar 2017 com o pé direito. No Spa do Infinity Blue, quem deseja recarregar as energias ou simplesmente começar o ano mais saudável encontra todo tipo de tratamento para cuidar do corpo e da mente. Liderado por equipe treinada e com equipamentos de última geração, o Spa do Infinity Blue ainda oferece aos visitantes serviços de maquiagem, corte de cabelos, manicure e pedicure. 


PRÊMIO INTERNACIONAL


O Infinity Blue além de ser o melhor resort pé na areia do Sul do Brasil para famílias, o audiovisual do resort foi considerado o melhor do mundo pela crítica especializada no FIACULT, que aconteceu em Castelfranco - Veneto - Itália. Segundo os juízes, o audiovisual  retrata fielmente o resort além de mostrar exatamente o que o turista deseja saber e o que vai encontrar. O FIACULT tem a organização da empresaria brasileira Marta Mara Lobo.  


VÊNETO NA SERRA GAÚCHA


Falando nisso, pela primeira vez em 141 anos, a Serra Gaúcha, desde que chegaram os imigrantes italianos, recebeu a visita de um Governador do Vêneto. Luca Zaia chegou ao Rio Grande do Sul em agenda organizada pelo Comitato Vêneto do Estado, participou de audiência com o governador José Ivo Sartori, oportunidade em que trataram da possibilidade da instalação de uma nova Escola de Enologia em Bento Gonçalves. 


Zaia chegou à Capital do Vinho, e foi recepcionado pelo prefeito Guilherme Pasin no Hotel e Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos. De lá, uma comitiva de carros antigos levou o Governador, o Prefeito e outras autoridades até o município de Santa Tereza, onde foi inaugurado o quinto leão do projeto "Leoni nelle piazze". A programação foi acompanhada pelo cônsul da Itália no Rio Grande do Sul, Nicola Occhipinti, pelo presidente do Comitato Vêneto, Ismael Rosset, consultor César Prezzi, presidentes de entidades ligadas à cultura italiana e representantes de comitatos de Santa Catarina e do Paraná.


ROOM TAX


Para incentivar os hotéis participantes da campanha Room Tax, o Convention Bureau de Balneário Camboriú promoveu um jantar especial para os colaboradores dos setores de reserva, comercial e recepção. A executiva da entidade, Adriana Both De Pin, agradeceu a presença dos colaboradores que participaram da noite de celebração. “Sabemos o esforço que vocês fizeram para participarem e o quanto é difícil deixar os hotéis. Esse momento é muito importante, porque estamos valorizando e agradecendo o empenho de vocês”, ressaltou. A cada ano novos hotéis passam a arrecadar a Room Tax.  Pra quem não sabe a Room Tax é uma colaboração espontânea, de R$ 2,00 por apartamento/dia, cobradas dos hóspedes dos hotéis.  A Room Tax é uma prática mundial. Ela viabiliza à iniciativa privada, através dos Convention Bureaux, a gestão compartilhada da promoção de destinos turísticos e a captação de eventos. 


ABAV & FOCO RECEPTIVO


Com a criação de um Grupo de Turismo Especializado, sob a responsabilidade de Ney Gonçalves, vice-presidente da área, a ABAV Nacional inicia um trabalho que pretende identificar as agências de viagens associadas que atuam com alguma diferenciação de nicho ou segmentação, e dessa forma auxiliá-las a impulsionar seus negócios. O primeiro diagnóstico identificou associadas com atuação no segmento receptivo – cerca de 260 – e parte delas foram reunidas em um encontro de relacionamento promovido durante a 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa. Foi uma primeira iniciativa visando aproximar essas agências de outros players do mercado envolvidos no segmento.


"Temos muitos médios e pequenos empresários dentro dessa base e queremos ajudá-los desenvolvendo ações focadas em três eixos: comercialização,  divulgação e capacitação, este último com o envolvimento direto do nosso Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV)", explica o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull. Além de Ney Gonçalves, integram o Grupo de Trabalho de Turismo Especializado da ABAV representantes de sete ABAVs estaduais: Jean Paul (ABAV-BA), Felipe Gonzalez (ABAV-PR)  Antonio da Matta e Lúcio Ribeiro (ABAV-MG),  Cristina Fritsch (ABAV-RJ), Clóvis Rosa (ABAV-RS), Sérgio Lima Oliveira (ABAV-SE) e Ana Carolina Medeiros (ABAV-MA).


EXPERTISE EM MARKETING INTERNACIONAL

Presidente da Embratur participa de painel sobre Marketing. (D) Homenagem a Lummertz e convidados do eventos.

A inovação na oferta de serviços e a importância das redes sociais foram destaque no Mercado & Eventos Play, que contou com a participação do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, como painelista. A 1ª edição do evento, realizado em São Paulo nesta quinta-feira (24), reuniu especialistas renomados com programação voltada ao turismo e tendências do mercado.


Ao lado dele, estavam Hugo Rodrigues, presidente da Publicis, Melissa Oliveira, diretora do hotel Unique, e Felipe Carreras, Secretário de Turismo do Estado de Pernambuco. No painel sobre Empreendedorismo, Alan Claumann, coordenador de turismo do Sebrae, abordou destinos inteligentes e o novo perfil do turista digital. Segundo o executivo, o turista hoje se utiliza das tecnologias para auxiliá-lo a melhorar suas experiências no destino. E o destino inteligente tem nesse turista o seu eixo central de atuação, criando produtos e serviços focados. De acordo com Claumann, o destino deve se ater a quatro pilares: inovação, tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade. Juntos esses pilares possibilitam espaço propício para os negócios, qualidade de vida para população e experiência turística aos visitantes.


AGENTES PERUANOS & FOZ DO IGUAÇU


A sede da Embaixada do Brasil em Lima, no Peru, recebeu mais de 230 agentes de viagens peruanos que conheceram melhor Foz do Iguaçu e as opções de lazer, cultura, ecoturismo e turismo de aventura no destino brasileiro. Organizado pelo Convention Bureau da cidade, um workshop capacitou os profissionais do setor para a comercialização do destino. A ação contou com apoio da Embaixada e da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) por meio do Comitê Descubra Brasil e do Escritório Brasileiro de Turismo da América do Sul.


ONÇA PINTADA


Considerado um dos biomas mais ricos do planeta, ocupando uma extensa área úmida cercada por vegetação e fauna diversas, o Pantanal é o destino mais visitado em Mato Grosso e um dos mais cobiçados por pesquisadores e turistas de todo o mundo. Para fortalecer essa divulgação turística, o Pantanal é foco de diversas ações promocionais e de infraestrutura coordenadas pela equipe de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Entre as ações executadas foi estar praticamente em todas as feiras de tuirismo nacionais e internacionais. Essas ações também contou com a parceria do trade turístico mato-grossense que, juntos, somam forças para a promoção e divulgação de destinos turísticos mato-grossenses no Brasil e no mundo.


Este ano, o Governo do Estado, em parceria com o Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso e Trade Turístico, realizou a Feira Internacional do Turismo do Pantanal –  FIT Pantanal com objetivo de promover, divulgar e consolidar o turismo mato-grossense, tendo como um dos destaques o turismo no Pantanal. A FIT de 2017 já foi anunciada pelo Governo do Estado e deverá ser realizada entre os dias 20  23 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. “Apesar da situação frágil da economia no País com reflexos nos estados, estamos vivendo um novo tempo para o turismo em Mato Grosso. O segmento vem mostrando que pode ser um dos pilares no desenvolvimento econômico. Podemos nos destacar muito mais nesse quesito atraindo mais visitantes e turistas do Brasil e do mundo, pois temos uma natureza abundante com três biomas que fazem de Mato Grosso um local singular. Isso é um diferencial que devemos saber aproveitar”, explica o secretário adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro.


Distante cerca de 260 km de Cuiabá, a região do Porto Jofre vem se consolidando como um dos principais polos de turismo de observação de fauna no país. O que mais atrai turistas de todo o mundo, principalmente, oriundos da Europa e América do Norte é a onça-pintada – terceiro maior felino do mundo. A curiosidade em ver de perto esse animal tão exótico e a ‘marca’ do Pantanal tem criado um cenário propício que está transformando Porto Jofre em um dos destinos mais procurados por quem opta pelo turismo sustentável que não causa danos ao meio ambiente, além de gerar emprego e renda para a comunidade.


FESTIVAL JPA


A 6ª edição do Festival de João Pessoa recebeu reconhecimento da maioria dos profissionais de turismo que estiveram no evento, que foi realizado em outubro no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, na capital paraibana. Nos dois dias de evento a capital paraibana recebeu inúmeros profissionais do turismo, principalmente do Nordeste. Entre os dados apurados, o Festival JPA foi avaliado positivamente por 95,22% dos profissionais do Turismo. As avaliações foram feitas pelos expositores que consideraram o evento entre “superou e atendeu” as expectativas, o que torna efetivamente o evento indispensável para promover o turismo e gerar negócios. Outro dado importante, também avaliado pelos expositores, foi a organização geral da feira, 98% disseram considerar o evento entre “Ótimo” e “Bom”. O Festival JPA já tem data definida para 2017, a 7ª edição acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, no Centro de Convenções de João Pessoa.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

Falando nisso, à Paraíba está concorrendo em três categorias na disputa do Troféu Jacaré de Ouro, do Prêmio Caio 2016, que será entregue no dia 13 de dezembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A cidade de João Pessoa está concorrendo a dois prêmios: “Destino para evento de pequeno e médio porte” e “Melhor Centro de Convenções do Nordeste”. Já na categoria “Espaço para eventos de médio porte”, o Tropical Hotel Tambaú, localizado na capital paraibana, está na final competindo com o Gran Marquise e Hotel Vila Galé, ambos de Fortaleza (CE). João Pessoa disputa com Natal (RN) e Porto de Galinhas (PE) na categoria de melhor destino para eventos, enquanto que a disputa na categoria Melhor Centro de Convenções os outros dois candidatos são Natal e Fortaleza. Considerado o "Oscar dos Eventos", o Prêmio tem com o objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho de empresas e profissionais da Indústria Brasileira de Eventos e Turismo, proporcionando reconhecimento em seu segmento e na mídia. O Prêmio Caio é a única premiação no setor, o que faz com que sua importância seja ainda maior.


PETERLONGO


Celebrar uma nova conquista, o aniversário, o casamento, o encontro de amigos, um novo negócio, enfim, a vida, é sempre um bom momento para abrir um espumante. Mas é no final do ano que a bebida é unanimidade. E como presente acaba sendo uma excelente dica. Para brindar o Natal 2016 e a chegada de 2017, a Vinícola Peterlongo, de Garibaldi (RS), lança um novo modelo de maleta para espumante com taças. A embalagem chega como uma dica de presente para este final de ano. Além de uma garrafa de espumante da linha 660ml, a maleta também contempla duas taças. A escolha pode ser feita entre os três espumantes que compõem a linha: Espumante Brut Peterlongo (Riesling e Trebbiano), Espumante Meio Doce Peterlongo (Riesling e Trebbiano) e Espumante Moscatel (Moscato Branco). Centenária, a Peterlongo está localizada em Garibaldi (RS), a Capital Brasileira do Espumante. A vinícola é responsável por elaborar o primeiro espumante no Brasil e dar início à história da bebida no país.


ENCONTRO INTERNACIONAL DE MOTOCICLISTAS EM USHUAIA


A Associação Latitud 54 organizou a 9º edição do encontro de "Motoviajeros do Fim do Mundo". Este ano o evento aconteceu neste último final de semana no Centro de Residentes Chilenos, estrada do Parque Nacional. Aproximadamente 500 motoqueiros fueguinos; de outras províncias e países como Colômbia, Brasil, Chile, Bolívia e Equador, entre outros participaram dessa grande confraternização. 


O cronograma de atividades incluiu a tradicional exposição em frente à Prefeitura, sorteios e a entrega de menções; a “caravana” até o Camping do Hain, na cidade de Tolhuin e shows de bandas locais. Como todos os anos, a arrecadação será doada solidariamente a instituições da cidade. Este encontro faz parte do calendário de eventos que convoca turistas de diferentes partes do mundo, na Cidade mais Austral do planeta, posicionando Ushuaia como sede de eventos de categoria e de carácter internacional.

O Cilene del Faro, a casa dos brasileiros em Ushuaia estava lotado

CASTELFRANCO EM VENETO NA ITÁLIA ABRE AS PORTAS PARA O FIACULT


Neste último dia 19 de novembro, aconteceu em Castelfranco - Veneto, a Noite de Gala do FIACULT, Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo que ocorre anualmente no Brasil, sendo presidido pela empresária Marta Mara Lobo e coordenado por uma Comissão Executiva e com apoio da marca CIBOUR. Juízes vindos dos quatro cantos do mundo (Brasil, Itália, Espanha, Portugal, Inglaterra, Canada, Croácia...tiveram a árdua tarefa de julgar os melhores audiovisuais do mundo e nesta noite os premiados foram revelados. 

Clique na imagem para ampliá-la

Antes porém, coquetel oferecido pela FIACULT e pela comuna de Castelfranco para os convidados, produtores de cinema inscritos no FIACULT e jornalistas, trade local e internacional além de autoridades políticas de toda a região do Veneto. 

Clique na imagem para ampliá-la

Durante o dia houve palestra sobre a importância dos audiovisuais, filmes de turismo e debates com o produtor e cineasta premiado pela UNESCO, vencedor de diversos prêmios, o inglês David C. Cooper. 


Já a noite outro coquetel e jantar oferecido pela FIACULT e pela CIBOUR, através do seu presidente Stefano Gorati. A Mestre de Cerimônia do grande evento de gala foi a atriz Stefânia Barca. Na abertura um vídeo com os nove séculos de história de Castelranco. Diga-se de passagem, espetacular. 


Antes porem a abertura com o Steffani Jazz Quintet, Del Concervatorio di Castelfranco. Uma tremenda Boça Nova brasileira que arrancou aplausos da plateia. Após teve a palavra Il Sindaco Stefano Marcon e L'assessore alla Cultura e al Turismo Maria Grazia Lizza. 


Marta Lobo retorna ao palco para apresentar os vencedores. A primeira categoria premiada foi "DESTINOS" e quem levou o troféu foi o cineasta David C. Cooper. Quem levou o prêmio de melhor audiovisual na categoria "Resort", foi o majestoso Infinity Blue Resort & Spa de Balneário Camboriú, tendo como Diretor Executivo Alberto Cestrone. 

Quem recebeu o prêmio representando o Resort foi este jornalista e fotógrafo

Clique na imagem para ampliá-la

 Na categoria "Natureza e Ecologia", o vencedor foi "A Escalada do Cânion do Fuzil, da fantástica Serra Catarinense". Na categoria Paixão, Cultura e Tradição o audiovisual canadense "The Black Hmong and a Different Way on Life. Já na categoria Publicidade Diversa, foi para a Thailandia "Thailand Remember". Na categoria Turismo Rural "When the Villagers Left e na categoria Video Musical "Two Mirrors. "Ricchezza Della Tavola Italiana ganhou na categoria Turismo Gastronômico. Quem recebeu o prêmio foi Stefano Goracci. Na categoria Esporte mais uma vez o Brasil fez a diferença com os "Jogos Indígenas do Parecis". Por sua vez, na categoria Náutica o audiovisual "Come to Feel Patagônia. Na categoria "Parques Temáticos", o vencedor foi "From Terrace to Table. 


Na categoria "selecionados pelo juri, "Setubal è un Mundo" ficou com o terceiro lugar, o cineasta David Cooper ganhou o segundo lugar com "Cities the Love Unesco". 


E em primeiríssimo lugar, mais uma vez o Brasil fez a diferença. O audiovisual do Infinity Bue Resort & Spa levou o premio máximo como o melhor do festival. Merecidamente! 


Para encerrar o "Premio Giovani Carlo Sartori, destinado a Scuola di Castelfranco Veneto, que recordou Carlo Sartori Nato a Castel del Piano (Grosseto). Foi um grande festival que terminou com uma grande festa e inúmeros convites para o FIACULT do ano que vem que poderá ser em Roma, Castelfranco, ... tamanho o entusiasmo daqueles que participaram quer como produtores, cineastas, espectadores, políticos. 

Clique na imagem para ampliá-la

O sucesso foi simplesmente inacreditável e a promessa tanto da organização como do trade local é que em 2017 o evento seja maior ainda. A importância deste evento ficou caracterizada pela fala de cada participante e o Brasil inquestionavelmente tem muita história e belezas para mostrar e coube ao audiovisual vencedor mostrar em menos de dois minutos toda a sua grandeza, desde a música escolhida ao que realmente o turista quer ver e precisa saber. 


Parabéns a toda a organização através da empresária Marta Mara Lobo por não apenas ter sonhado, mas realizado este grande evento. Como foi dito diversas vezes durante o evento, uma grande visionária. 

sábado, 12 de novembro de 2016

TURISMO BRASILEIRO E INTERNACIONAL NO SUL DO BRASIL

VERÃO BRASILEIRO EM FLORIPA



A pouco mais de um mês para 2017, o tabloide argentino Clarín oferece dicas sobre como curtir as férias de fim de ano da melhor maneira: à beira-mar. Na lista, o Brasil aparece em 13 de 20 dos points mais quentes e paradisíacos para quem espera celebrar a virada sozinho ou em boa companhia. A reportagem deve fomentar a procura pelo verão brasileiro na Argentina, que historicamente lidera o ranking dos países emissores de turistas para o Brasil.  Começando pela capital de Santa Catarina, a publicação destaca as práticas desportivas, bastante populares na região: 



“Em Florianópolis, pescaria, surf e vela são algumas das opções favoritas de quem tem espírito aventureiro. Àqueles que preferem sossego, a cidade oferece shoppings, museus e boliches. Grandes hotéis e pousadas garantem o conforto da estadia”.




Na mais recente Feira Internacional de Turismo da América Latina, em Buenos Aires, o Brasil demonstrou o potencial turístico para o verão de 2017. “Os sul-americanos se aproximaram do País e dos destinos de Sol e Praia. Além disso, o ecoturismo tem ganhado cada vez mais espaço entre os estrangeiros”, destacou o presidente da Embratur. A Argentina lidera o ranking dos países emissores de turistas para o Brasil. Em 2015, dos 6,3 milhões de visitantes internacionais, 2 milhões eram argentinos. Desse total, 80% escolheram o segmento Lazer, com Sol e Praia, Cultura e Ecoturismo. Atualmente, 267 voos semanais ligam os dois países.



TURISMO NA AMÉRICA LATINA


O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, sugeriu a ministros e autoridades que trabalham com turismo nos países da América Latina que sejam pragmáticos e se dediquem para melhorar o fluxo de visitantes estrangeiros para o continente. “Com todas as belezas que temos, com a melhoria da infraestrutura logística e a ampliação da conectividade aérea, não podemos ser o destino de apenas 2% dos viajantes internacionais”, alertou Lummertz. A defesa aconteceu nesta terça-feira (8) em Londres, para um grupo de profissionais do setor e representantes da imprensa especializada que acompanhava o Seminário A new focus in Latin America, organizado pela World Travel Market (WTM), principal evento global para a indústria de viagens.


TRUMP E O TURISMO


Segundo a Agência Brasil e Folha de são Paulo, a indústria de Viagens e Turismo americana vive grande expectativa. Com discurso protecionista e radical contra imigrantes ilegais, Trump soltou farpas pesadas contra mexicanos e muçulmanos e disse que irá rever acordos que não são vantajosos aos Estados Unidos. Uma priorização da indústria americana é prevista, assim como uma diminuição dos impostos aos cidadãos dos Estados Unidos. 


O primeiro tema pode acarretar uma imagem não tão positiva na América Latina, Ásia e Europa, o que afeta o Turismo, incluindo o acesso às compras nos Estados Unidos. O segundo aumenta o poder de compra dos americanos e pode mais uma vez compensar uma possível retração de visitantes internacionais. O lado empresarial com certeza é um ponto forte de Trump, mas um trabalho de imagem já começa a ser feito. Ele mesmo disse, no discurso de vitória, que governará para todos os americanos.  O Turismo do país espera não retroceder, mas como os republicanos devem manter o controle do Congresso, avanços em nossa indústria devem ser mantidos. Agora é esperar para ver as medidas reais do presidente Trump.


Eu sinceramente acredito que a vaca foi para o brejo com cincerro e tudo. Estamos naquela do "quanto pior melhor". Eu em minha ignorância não vejo ajuda dos céus e se tudo está escrito, o que eu não acredito, pois acredito que fazemos o nosso destino, o nosso futuro, a cada manhã, em cada ação que tomamos. O "céu" simplesmente está lavando as mãos. A exemplo daqui, quando o povo se cansa de esperar o que lhe foi prometido, quando seus heróis se corrompem e se perdem em atos e omissões bem na frente dos seus olhos, o resultado é esse: qualquer um serve, tanto faz, as consequências pouco importam. Os americanos não elegeram um novo presidente. Eles expressaram da forma mais triste e desesperada possível que o dane-se está ligado. E se ele representa uma tempestade, uma onda, um tsunami, um vulcão ou uma guerra mundial ... salve-se quem puder.


PENSANDO BEM ...


Vão pagar o pato... com "Donald e nós aqui vamos Temer".

PENSANDO BEM MESMO


NATAL & RÉVEILLON


Já decidiu onde será o seu natal e réveillon pé na areia? Restam pouquíssimas unidades no melhor resort para famílias do Sul do Brasil. 


PREMIADO


Falando nisso, o audiovisual  do majestoso resort já está na final do FIACULT, Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo que ocorre anualmente no Brasil, sendo coordenado por uma Comissão Executiva e mais a empresa organizadora e apoio SEBRAE. A divulgação do vencedor e entrega dos troféus/premiações acontecerá no dia 19, às 19 horas, em Castelfranco - Itália, em noite de Gala, com coquetel oferecido pela marca Treviso para os convidados, produtores de cinema inscritos no  FIACULT e jornalistas.  Durante o dia haverá uma palestra sobre a importância dos audiovisuais, filmes de turismo, debates deste assunto com o produtor de filmes da UNESCO e  vencedor de diversos prêmios, o inglês David Cooper.


O FIACULT tem o objetivo de abrir uma concorrência de audiovisuais de diversas modalidades para um mercado sustentável e com a intenção de desenvolver a cultura e arte dos destinos, divulgando produtos, aplicando criatividade e desenvolvimento da inteligência visual. Adiciona aos participantes uma mídia de valor inestimável, pois esta circulará por diversas localidades do Brasil e do mundo todo.


PROJETO VISITE BALNEÁRIO CAMBORIÚ


A antepenúltima etapa do projeto Visite Balneário Camboriú e Região surpreendeu positivamente o trade turístico de Balneário Camboriú, Blumenau e Penha e confirmou a expectativa para a excelente temporada de verão que se aproxima. Uma equipe de aproximadamente 10 pessoas do trade, junto do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, entidade que organiza o projeto, participou dos Workshops Rosário e Paraná e de um brunch em Mar del Plata, todos na Argentina.


A maior surpresa foi a quantidade de público interessado em visitar Balneário Camboriú e região. Boa parte deles já conhecem os municípios e demonstravam grande interesse em vir para a região nesse próximo verão. As últimas duas etapas do projeto Visite BC e Região já estão se aproximando.  A penúltima é a press trip de jornalistas da América do Sul que visitarão a região entre os dias 23 e 28 de novembro. Serão profissionais da imprensa dos principais veículos de comunicação da Argentina, Chile, Peru e Uruguai. A 9ª e última etapa é a Expo VTN Encotur, acontece em Montevidéo, no Uruguai, nos dias oito e nove de dezembro.

Hotel Cercano, o melhor endereço em Gramado

ARGENTINOS NA PARAÍBA


O Instituto Brasileiro de Turismo apoiou famtour realizado entre 30 de outubro e 05 de novembro. 11 operadores de turismo de Córdoba, na Argentina, conheceram as melhores ofertas de destinos, produtos e equipamentos turísticos brasileiros. Os membros do trade estrangeiro visitaram diversas praias da Paraíba. A programação passou pela PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) e o grupo conheceu as praias da Costa do Conde, no litoral sul paraibano, além de realizarem city tour por João Pessoa. Em ambos os destinos, os integrantes da famtour conheceram instalações de hotéis e resorts nas regiões. 

Tropical Tambaú Resort

A Argentina é o maior emissor de turistas do mundo para o Brasil. Historicamente, o País vizinho responde por mais de 20% do total estrangeiros que desembarcam no Brasil. Com esta ação, coloca-se a Paraíba entre os destinos que serão indicados para os sul-americanos e, assim, diversifica-se as escolhas desses visitantes que já preferem o Brasil entre outros países do mundo.

Nossa casa em Ushuaia - Cilene del Faro

PATAGÔNIA FANTÁSTICA NO URUGUAI

Clique na imagem para ampliá-la

O fenomenal destino argentino "Patagônia Fantástica" (Península Valdés, El Calafate e Ushuaia), realizaram mais uma grande capacitação, desta vez na Embaixada Argentina em Montevideo. A capacitação feita pela brasileira Cristiane Cavalli, que reside na Terra del Fuego ha mais de 19 anos, foi destinada a operadoras, agências de viagens e jornalistas especialistas na área. Estavam presentes os Secretários de Turismo dos três destinos; Juan Cherañuk de Ushuaia, Mariela Branco de Puerto Madryn, e Alexis Simunovic de El Calafate. 


Além da capacitação foram entregues materiais informativos sobre os destinos e realizados sorteiros de estadias e excursões aos participantes do evento. Também estavam presentes Roberto Gelpi da Aerolíneas Argentinas, Dario Ozan, Adido da Embaixada Argentina, e Fabian Aouad, conselheiro da mesma.

Nossa casa em El Calafate - Hotel Posada Los Alamos


TURISMO NA BAHIA EM CRISE

Glicério Lemos (ABIH-BA) e Guilherme Paulus (foto: divulgação/ABIH-BA)

Guilherme Paulus, presidente da CVC e da GJP Hotels & Resorts, esteve em Salvador, nesta quarta-feira (9), para uma homenagem da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira da Bahia), durante o jantar que comemorou o Dia do Hoteleiro. A homenagem prestada pelo presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos, foi em reconhecimento ao apoio incondicional das empresas das quais Paulus preside, detendo na Bahia, o Hotel Sheraton.
Em seu discurso de agradecimento, o empresário, que comanda a operadora que mais vende a Bahia no mercado nacional, não poupou críticas ao governo estadual pela condução do turismo. "A Bahia e o único estado brasileiro que tem dez destinos fortes, mas o governo acabou com o turismo. A prefeitura vem trabalhando, mas o governo do  Estado, não. E temos que ter coragem pra falar a verdade”, frisou Paulus para uma plateia atenta e formada por autoridades, políticos e empresários do turismo.  


Guilherme Paulus também comentou a situação critica a que chegou o Centro de Convenções, culpando o governo pelo total descaso com o equipamento a ponto dele ter desabado. “Pagamos impostos e este dinheiro tem que retornar em melhorias para o setor. Caso contrário, vamos morrer como está morrendo vagarosamente o destino. E Salvador sofre ainda mais com tudo isto”, disse incentivando os empresários a “protestar"  na porta do governo. "Se outros fazem isso porque nós não?  Governo não quebra, mas empresário sim. Precisamos  perder a vergonha e falar as verdades. Batalhar e brigar. Temos que nos unir porque uma andorinha só não faz verão", pontuou sob aplausos dos presentes.


Coberto de Razão sem dúvidas. A Bahia abre eventos de turismo, estão presentes nas feiras, fazem propaganda, recebem jornalistas da área, distribuem panfletos e fica por isso mesmo. Não recebemos nem releases, que dirá convite para press trip e famtours. Na teoria uma coisa, na pratica bem outra. Nota zero. 


BARRA DO GARÇAS


A região de Barra do Garças recebe importantes investimentos do Governo do Estado para fortalecer o potencial turístico, firmar o município como segmento econômico de destaque e dar melhores condições à população, totalizando R$ 12.334 milhões em obras em andamento e outras já entregues. Um exemplo são os projetos do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Turismo de Mato Grosso (Prodestur), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Um deles é o Centro de Eventos de Barra do Garças, que está com obras em pleno andamento e a previsão é que seja entregue ainda no primeiro trimestre de 2017. 


Quando concluído, o espaço promete ser um incremento ao turismo de eventos e de negócios na região, atividade considerada como um dos segmentos que mais contribui na captação de turistas para o local. “A melhora da qualidade de vida no município através do desenvolvimento da estrutura urbana facilitará o acesso de turistas para a cidade, que juntamente com Barra do Garças, forma um importante polo turístico de Mato Grosso. Toda a região é bastante procurada para o turismo de aventura, o ecoturismo e o etnoturismo”, ressalta Nigro. A Prefeitura de Pontal também passou por reforma, com recursos da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), no valor de R$ 432 mil.


Uma ação de destaque bastante aguardada pelos moradores da região é a reforma do aeroporto local, que passa a receber voos regionais da empresa aérea Azul. A reforma é resultado da parceria entre o Governo de Mato Grosso, por meio das Secretarias de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e a Prefeitura Municipal. O voo Cuiabá-Barra do Garças faz parte das ações do Programa Voe MT, idealizado pela Sedec com intuito de fomentar a aviação regional, contribuindo para transformar o turismo em um dos principais pilares do desenvolvimento econômico do estado.


PNEU QUE NUNCA FURA


Chega de passar sufoco com os pneus da bicicleta. Se depender de uma empresa americana, isso nunca mais deverá acontecer. A companhia Canyon Crawler desenvolveu um pneu de bike que não precisa encher e nunca fura.


Enquanto os pneus comuns possuem uma camada externa de borracha e uma câmara de ar interna, os modelos Ever Tires e Nexo Tires, desenvolvidos pela empresa, têm apenas a forma sólida da borracha, descartando a necessidade do enchimento a ar. Segundo a Canyon Crawler, os pneus podem rodar por oito mil quilômetros sem estragar e sem precisar ser trocados. Além disso, eles são certificado com selos ambientais.


As opções foram desenvolvidas para serem aplicadas em qualquer tipo de bicicleta. No Ever Tires, a borracha tem pequenos furos, que garantem mais conforto aos ciclistas, evitando que o pneu fique duro demais ou instável. Já no Nexo, que foi desenvolvido especificamente para bicicletas de estrada, o pneu não tem furos, mas tem um design criado para manter a qualidade das pedaladas e garantir a segurança dos ciclistas.