quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

TEMPORADA DE VERÃO EM FLORIPA

TEMPORADA DE VERÃO EM FLORIPA
Os estabelecimentos da Grande Florianópolis localizados nas praias tiveram alta de 2,24% na taxa de ocupação em janeiro de 2017, em relação ao mesmo período no ano passado. Segundo pesquisa do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, o percentual registrado no último mês foi de 84,66%. O desempenho se deve aos empreendimentos com preços intermediários, que tiveram aumento de 1,32%. Já os de maior porte, que têm os preços mais altos, tiveram redução de 1%. Este é o segundo ano consecutivo que estas empresas registram queda. É uma realidade que esses que cobram caro demais majorando seus preços na alta temporada não conseguem entender, quem tudo quer tudo perde. Os turistas que estão por aqui tem pouco poder aquisitivo.
Tanto é verdade que os turistas que estão por aqui não tem grana, que os hotéis com menos de 50 apartamentos, também registraram decréscimo de 4,97% neste ano. Para Estanislau Bresolin, presidente do Sindicato, os dados mostram uma queda no poder aquisitivo da classe alta. “Muitos turistas que ficavam nos hotéis menores não vieram neste ano”, destaca. Eu já discordo amigo Bresolin; os da classe alta não fizeram turismo no Brasil, como sempre, para esses não existem crises. Já os da classe média, que carregam o país nas costas, é que apertaram os cintos e fazem a escolha que lhes cabe nos bolsos.
Apesar do bom resultado nos balneários, a região continental teve diminuição de 14,93% no mesmo período, o que puxou o índice geral para baixo, com variação negativa de 2,89% e índice de 82,54%. No Centro houve redução de 3,39%. Bresolin afirma que a previsão inicial era de que a ocupação fosse igual ou pouco melhor do que a registrada no último ano.  “Esses números não fogem muito do esperado. Os argentinos ficam nas praias, por isso, os números foram positivos nestas localidades. Os hotéis do Continente, onde se hospedam principalmente os turistas nacionais, sentem os efeitos da crise econômica”, avalia. A consulta foi realizada em 64 hotéis, com 5570 unidades habitacionais.
FEIRA DE ARTE DE FLORIANÓPOLIS
Clique na imagem para ampliá-la
A primeira Feira de Arte de Florianópolis, a FAF, acontece neste sábado dia 11 de fevereiro, das 11h às 17h, na Casa do Teatro Armação, no centro antigo de Florianópolis. A banda convidada é a Esporão de Bagre e haverá pré-lançamento do conto Linda Liz, da escritora Príncia Béli. Na fachada do Teatro, haverá exposição de duas obras de Ricardo Ramos da série “O Eu e o Outro”. Na FAF deste sábado, o Selo Patifaria e a Editora Caseira fazem o pré-lançamento do livro Linda Liz, de Príncia Béli, que narra a história de uma borboleta que volta ao casulo. Nesta edição, participam mais de 20 artistas, uma editora e um selo editoral com livro de artista, gravuras, aquarelas e acessórios. A FAF é realizada mensalmente. Todas as obras em exposição estão à venda. A feira ocupa os dois pisos da parte frontal do sobrado, construído na segunda metade do século 19. É provavelmente o mais estreito de Florianópolis, com 2m70cm de largura. A edificação abriga também uma pequena sala de teatro.
PRAIA DO ROSA
Clique na imagem para ampliá-la
A Praia do Rosa é um paraíso inquestionável. Sua baía pertence ao seleto grupo mundial das baías mais belas do mundo. A exuberância da sua natureza é fenomenal e a praia super badalada, na medida, sem muvuca. Lá você encontra o melhor resort (Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village) até as melhores pousadas do Brasil, entre elas a Melhor Pousada para casais, a premiadíssima Quinta do Bucanero. Todavia tem seu lado negro. A falta de segurança e cuidado de uma minoria de frequentadores que não respeitam ninguém, nem seus próprios animais de estimação e os levam para praia. Todos sabemos que é proibido cachorros na praia. Mas a irracionalidade humana é descomunal e a PM eu não vi em lugar algum. Os salva-vidas observam tudo de braços cruzados, inclusive com cachorros os acompanhando, sobre o protestos de muitos. E os dejetos dos cachorros ficam ali, depositados nas areias da praia. Vergonhoso, lamentável ! E do poder público municipal ? Não se tem a menor ideia do que estão fazendo !
CARNAVAL COM AVIANCA
A Avianca Brasil, melhor empresa aérea brasileira, anunciou que vai oferecer voos extras para melhor atender os passageiros que viajarão para alguns dos destinos mais demandados durante o Carnaval, a exemplo de Florianópolis, Salvador, Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo. Ao todo, serão 109 operações adicionais realizadas entre os dias 24 de fevereiro e 2 de março. Florianópolis terá mais opções de voos de São Paulo (Guarulhos).
 “É um dos feriados nacionais mais esperados por todos. A Avianca Brasil vai entrar na festa com os foliões, oferecendo ainda maior flexibilidade de horários e com o produto que a tornou tão querida pelos brasileiros: atendimento carinhoso, mais conforto e espaço, entretenimento de bordo individual e serviço de bordo diferenciado”,destacou Tarcísio Gargioni, vice-presidente da companhia. Os bilhetes para assentos nos voos extras já estão disponíveis para venda pelo site da companhia (www.avianca.com.br), pelos telefones 4004-4040 (São Paulo e principais capitais) ou 0300-789-8160 (demais localidades) e via agências de viagens.
Carnaval do tranquilidade na Serra Catarinense – Urubici Park Hotel
VISTOS ! E A RECIPROCIDADE ?
Enquanto TRUMP literalmente nos atrapalha, é muito, com suas novas e espavitadas providências sem nenhum sentido, dificultando o visto americano para brasileiros, o nosso ministro do turismo reafirma defesa ao projeto de dispensa de vistos para países estratégicos como os Estados Unidos. E quanto nos injetamos lá?  As realidades do Brasil e dos Estados Unidos são completamente distintas. Lembremo-nos que o Brasil possui acordos bilaterais com quase 90 países pelo mundo, inclusive os pertencentes à União Europeia, da América do Sul, da África do Sul, México, Rússia, Israel, entre outros, “grandes emissores de turistas”. Acredito que se todo o mundo começar a endurecer, esse jogo de interesse do megalomaníaco muda. Todos dependemos um dos outros. Quem afinal de contas se mete na vida de todos os países? Quem promove as guerras em nome do bem contra o ma? Quem matou, mata e continuará matando sem limites? Quem planta vento colhe tempestades !
Já a revista alemã “Der Spiegel” deu o pontá pé inicial na sandice e publicou uma capa forte em sua edição de 4 de fevereiro, na qual o presidente dos EUA, Donald Trump, é retratado decapitando a Estátua da Liberdade. Na reportagem principal, intitulada “Nero Trump”, a publicação se pergunta se Trump pode transformar os EUA em uma autocracia. A revista aponta que o presidente americano virou um perigo, e que a Alemanha precisa preparar resistência contra ele. O texto também alerta sobre Steve Bannon, estrategista-chefe do presidente republicano, que a revista alerta ser um risco. Segundo a “Der Spiegel”, o “populista” Bannon é atualmente “o homem mais perigoso da América”. Ainda na sexta, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que, “no futuro”, a União Europeia (UE) terá que realizar mais tarefas “sozinha” devido às posições do novo governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump. Na cúpula europeia realizada essa semana em Malta e na qual a mudança de visão na Casa Branca, apesar não estar na agenda oficial, foi um dos assuntos mais comentados. 
FESTIVAL JPA & SIMTRAVEL
Uma grande novidade assina pela primeira vez com o Festival do Turismo de João Pessoa, que acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro deste ano, na capital paraibana. A My Sim Travel, uma empresa de tecnologia, que fornece roaming internacional válido em mais de 200 países, estará participando do evento com um estande. Para ficar conectado durante todo o tempo em que estiver fora do País, em viagem internacional, basta acessar o site: www.mysimtravel.com.
Tropical Tambaú Resort – João Pessoa – PB
SALÃO DE TURISMO PARANAENSE
Durante o 23º Salão Paranaense de Turismo acontece a 13ª Mostra de Regiões Turísticas do Paraná, organizada e promovida pela Paraná Turismo e Secretaria do Estado do Esporte e Turismo do Paraná. Neste ano, a Mostra vai continuar com o objetivo de divulgar o Estado como um destino turístico singular, diferente e muito apropriado para públicos de turistas de todas as idades e perfis.
“Diferente dos anos anteriores, esse ano a Mostra vai fechar o pavilhão da Feira de Negócios. Estaremos em um novo espaço, mais amplo e diferenciado, com estandes que divulgam as 14 regiões turísticas de nosso Estado”, conta a diretora do setor de Feiras e Eventos da Paraná Turismo, Vania Climinacio. Para o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, a Mostra faz parte do Salão. “É um privilégio contar com os empresários locais divulgando seus empreendimentos e negócios. A Mostra só engrandece o evento da ABAV-PR”, diz Kempe. 
Devido às muitas possibilidades como destino, o Paraná divide-se em 14 regiões e se destaca por belezas naturais inigualáveis, grandes reservas de Mata Atlântica preservada, rios, cachoeiras; um rico acervo histórico e cultural; diferentes alternativas de lazer e gastronomia. Estas são as regiões: Campos Gerais; Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Corredores das Águas; Ecoaventuras e Histórias e Sabores; Entre Morros e Rios; Lagos e Colinas; Litoral do Paraná; Norte do Paraná; Norte Pioneiro; Riquezas do Oeste; Rotas do Pinhão; Terra dos Pinheirais; Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu.
  
Mostra das Regiões Turísticas do Paraná é um evento tradicional do Governo do Estado do Paraná e há 13 anos ocorre como evento paralelo do Salão. A proposta da ABAV-PR é envolver o público estratégico para o Turismo regional que está reunido em Curitiba nos dias do evento e divulgar o Turismo do Paraná. “Essa parceria entre Paraná Turismo e ABAV-PR deu certo.
CARNAVAL NO INFINITY BLUE
As crianças têm programação especial enquanto os pais relaxam no Spa do resort.Carnaval é um período de festa e agito para a maioria das pessoas. Outras, preferem usar esse feriado prolongado para descansar e relaxar, de frente para o par e com o pé na areia, fugindo da rotina. Numa viagem de família, às vezes não é fácil conciliar as vontades e interesses por uma coisa ou outra. Mas se um lugar pode proporcionar natureza exuberante, conforto, relaxamento, com uma pitadinha de festa no Carnaval, é o Infinity Blue Resort & Spa, a beira da praia praticamente exclusiva, tem tudo isso a oferecer. Ainda restam algumas unidades.
COLHEITA DA UVA
De chapéu, avental e tesoura na mão, José Ivo Sartori colheu um cacho da variedade Chuscia Sciavi, da Geórgia. A Primeira Dama do Estado, Maria Helena Sartori, que acompanhou o ato, colheu a uva Prokupac, da Iugoslávia, e o Secretário de Estado da Agricultura, Ernani Polo, a Andre, de República Tcheca. A cerimônia reuniu 50 pessoas, entre políticos, autoridades e imprensa nacional. Impressionado com o Vinhedo do Mundo, Sartori expressou sua admiração ao projeto. “Não imaginava que haviam tantas variedades de uvas. Ter este vinhedo no polo vitivinícola brasileiro é motivo de orgulho para o Rio Grande do Sul e serve de exemplo para o setor”, destacou o governador. Para marcar a presença inédita de um Governador no evento, foi descerrada uma placa que permanecerá na entrada do Vinhedo do Mundo.
Cada convidado viveu a experiência da vindima, colhendo um cacho de uva. Ao final, 50 variedades de diferentes procedências foram colhidas. O Vinhedo do Mundo tem se tornado um dos ícones da civilização do vinho no Brasil, ocupando um pequeno espaço de 0,7 hectare. A Colheita Simbólica celebra a vindima, enaltecendo o patrimônio da cultura do vinho. “O momento é realmente de celebrar. E este ano estamos tendo uma safra dentro do esperado, diferente do que aconteceu no ano passado em que centenas de produtores foram prejudicados pelo mau tempo. O Vinhedo do Mundo é a prova de que o vinho é um produto cultural carregado de emoções. Certamente, o que está no cálice é 30%, os outros 70% estão fora dele”, enfatizou Rinaldo Dal Pizzol, presidente do Instituto R. Dal Pizzol.
Hotel Cercano – A tranquilidade e o conforto de Gramado no melhor endereço 
CINEMA A CÉU ABERTO
O cinema a céu aberto é sucesso entre quem busca viver experiências inusitadas em torno do vinho. Desde seu lançamento, em setembro do ano passado, os ingressos de todas as sessões foram esgotados, inclusive a da última sexta-feira, 3 de fevereiro. Realizado entre vinhedos, à sombra de uma nogueira centenária e ao lado do Castelo Peterlongo, o Wine Movie Peterlongo proporciona a um público limitado de 120 pessoas, assistir a um filme enquanto degusta espumantes, vinho e suco de uva. As pessoas começam a chegar junto com o pôr do sol e vão se acomodando em bancos de paletes e almofadas. Há aquelas que preferem levar suas próprias cadeiras e mantas.
 Para completar, trufas, pipoca, algodão doce e balas compõem o mix de produtos que transformam o local num ambiente de cinema. Mas a grande experiência é a de poder degustar vinhos, espumantes e suco de uva num gramado entre vinhedos, tendo o centro da Capital Brasileira do Espumante como pano de fundo. A projeção é feita em HD em uma tela de 8×5 metros. A despedida do verão será comemorada com uma sessão no dia 24 de março. Depois, o Wine Movie Peterlongo retorna em setembro, marcando a chegada da primavera. O filme será Curtindo a vida adoidado é um clássico da década de 1980. 
VOANDO MAIS BARATO
Vem aí em breve, para aliviar os nossos bolsos e fazer com que as nossas companhias aéreas caiam na real, a JetSMART. O crescimento do transporte aéreo e o bom ambiente regulatório do Chile são pontos cruciais para a realização do investimento bilionário. Assim como a Frontier Airlines, a JetSMART terá “um animal diferente para cada aeronave”, sempre estampado na sua cauda, a gosto de seus investidores. Como já se sabe, a base da companhia será na capital Santiago, embora nenhum destino tenha sido anunciado. A companhia de baixo custo informa que as três primeiras aeronaves da frota serão do modelo Airbus A320, que aumentará para nove unidades até o fim de 2018 em em breve estará operando no Brasil. Confira o vídeo aqui. De acordo com o diretor executivo da JetSMART, Estuardo Ortiz, a expectativa é que certificação das operações da companhia aconteça ainda este ano. “Ao todo, US$ 100 milhões de dólares serão investidos nos próximos cinco anos”, disse Ortiz.
BELLA DA SEMANA
Natural de Belo Horizonte (MG) e estudante de Letras – Alemão, Priscilla Guimarães está de volta nesta quarta-feira, 8, com a segunda parte do ensaio nu que fez para o Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). A mineirinha, que completou 23 anos em dezembro, decidiu deixar a cidade natal e partir sozinha para Florianópolis (SC) em busca de seus sonhos.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O BRASIL ESTÁ EM OS 15 FINALISTAS NO TURISMO SUSTENTÁVEL

TURISMO SUSTENTÁVEL


O Brasil está entre os 15 finalistas do prêmio WTTC Tourism for Tomorrow, premiação para organizações e estabelecimentos que adotam melhores práticas ambientais, mediante a conservação da biodiversidade, proteção dos habitats naturais e mudança climática. Representando o País na categoria “Prêmio de Meio Ambiente”, o Refúgio Ecológico Caiman, localizado no pantanal sul-mato-grossense, concorrerá com dois estabelecimentos: um do Reino Unido e o outro da Indonésia. Considerado um dos maiores prêmios de turismo responsável do setor, a homenagem é organizada anualmente pelo (WTTC). Os vencedores serão anunciados no final de abril, durante a celebração da cúpula anual que o WTTC realizará em Bangkok, entre os dias 26 e 27 do mesmo mês.



BIKE & TURISMO


Falando em turismo sustentável, pedalar pela Ilha da Magia é um privilégio de poucos em relação a sua população, todavia é um esporte/lazer/turismo que cresce a olhos vistos por conta das lojas de bikes que montam passeios durante e nos finais de semana para os adeptos deste fenomenal esporte, independente do governo municipal dar as costas tanto para o mar como para as ciclovias. Contam com o cuidado dos organizadores que somam esforços junto à Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, além da sempre presente Guarda Municipal. 

Clique na imagem para ampliá-la

E no final de semana passado não foi diferente, quase 300 ciclistas de todas dos 18 aos 70 anos de idade percorreram mais de 80km pela Ilha e Continente, num evento preparado pela Ciclo Vil Bike, que organiza os principais passeios turísticos pela região. Deveria ser matéria do Domingo Espetacular, pois foi um domingo de gala, com direito a chuva pra refrescar, passeio de "bateira" para cruzar 6km de mar, almoço na Enseada de Brito e encerramento no final do dia na Ciclo Vil Bike no Kobrasol, com direito a chops e bike trucks. Agora é aguardar o Pedal de Angelina, nosso próximo grande pedal. Valeu mais uma vez a companhia de todos. O Fabrício Leite, fotógrafos dos bons, clicou todo mundo


HAPPY HOUR DO BLUE TREE


Na noite desta última quarta-feira, (01), o Blue Tree Towers Joinville recebeu algumas agências de turismo parceiras, num happy hour regado a chopp e muita descontração. Na ocasião, o hotel que é referência na cidade apresentou sua equipe comercial e lançou uma campanha exclusiva. Segundo a Gestora Comercial, Cristini Menezes (centro), sua equipe vem com foco total em vendas, potencializando a parceria com empresas e agências locais. 


FLORIPA BEER EXPERIENCE


Fevereiro será um mês especial para os apreciadores de uma boa cerveja artesanal e para quem quer entender mais deste universo, a partir de novas experiências com sabores e estilos variados. Vem aí a 1ª edição do Floripa Beer Experience, nos dias 10 e 11, no CentroSul, que terá mais de 70 rótulos, de 12 cervejarias da região metropolitana de Florianópolis: Faixa Preta, Badenia, Cervejaria da Ilha, Cozalinda, Jester, Kairós, Unika, Weinmann, The Liffey, Cervejaria da Lagoa, Sunset Brew e Kiezen Ruw. A organização é da União Cervejeira, com apoio da Ampe Metropolitana. No amplo Centro de Convenções o público terá ainda uma área de alimentação, com food trucks, além de cinco shows. Na sexta-feira, haverá apresentação das bandas Time Bomb e Samba CEFID. No sábado, The Jovens, Otávio Marcolla Blues Band e Get Back.


Outra presença especial será do Science of Beer Institute, instituição de ensino com sede em Florianópolis, responsável por promover cursos voltados ao mercado cervejeiro em todo o país, desde 2013. De acordo com a Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), as microcervejarias devem alcançar 2% do mercado brasileiro de cerveja em 10 anos. Hoje, são aproximadamente 200 microcervejarias registradas no país, em especial no Sul e Sudeste, produzindo uma variedade de mais de 120 estilos. Em 2013, o instituto formou 50 novos sommeliers de cerveja em Ribeirão Preto.


FLORIPA & BALNEÁRIO CAMBORIÚ BY BUS


Conhecer a cidade e seus atrativos turísticos por outro ângulo. Essa é a proposta dos ônibus panorâmicos que circulam nas cidades catarinenses de Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis: o BC by Bus e o Floripa by Bus. Com opções diferenciadas de roteiro é possível conhecer várias praias e pontos turísticos dos dois municípios com paradas estratégicas para tirar fotos e conhecer as curiosidades dos locais. Devido às festividades do feriado prolongado a trilha sonora durante o período será com marchinhas de carnaval. Os veículos utilizados para os passeios são confortáveis e por serem em estilo open bus (sem janela e sem teto no caso do Floripa by Bus enquanto o BC by Bus conta com teto retrátil no pavimento superior) proporcionam aos passageiros uma visão panorâmica privilegiada dos atrativos turísticos visitados além do contato com o meio ambiente. 


Em dias de mau tempo são oferecidas capas de chuvas para as pessoas que desejarem fazer o city tour no andar superior dos ônibus e mantas nos dias mais frios. Para aqueles que preferem os assentos tradicionais basta escolher um lugar no pavimento inferior que além de ter as janelas é climatizado. Durante todo o trajeto há o acompanhamento de um guia turístico local autorizado para dar mais detalhes da região visitada e ser um suporte para o grupo. Em Florianópolis a By Bus Turismo oferece quatro opções de roteiros para conhecer a capital catarinense em dias e horários alternados. São eles: Encantos do Sul, Toda Ilha, Floripa By Boat e Luzes da Cidade. 


45ª ABAV & 48ª BRAZTOA

Edmar Bull, presidente da Abav Nacional, e Magda Nassar, presidente da Braztoa

Algumas inovações incluídas na Abav Expo e Encontro Comercial Braztoa em 2016 serão mantidas neste ano. Entre elas o Hackathon – que reuniu desenvolvedores para a criação de soluções tecnológicas para o Turismo – e a Vila do Saber em formato de arena. Os espaços da AirTKT, com a presença dos consolidadores, da Clia Abremar, com as armadoras e da Ilha Corporativa da Abracorp. No entanto, a feira ganhará novos espaços dedicados a segmentos e ao luxo, conforme explicou o presidente da entidade, Edmar Bull. O espaço está sendo desenhado, mas Bull adiantou que ele será dedicado a destinos nacionais e funcionará com o agendamento de reuniões.


Já o Turismo Especializado é uma inovação que terá como expositores as agências receptivas separadas por segmentação. Compradores convidados – Está sendo firmada uma parceria com a Embratur para trazer à feira compradores internacionais com potencial. Em consonância com o Ano do Turismo Sustentável e em parceria com a Braztoa, o evento terá compensação de gás carbônico gerado pela realização da feira. A Promvisão será a nova organizadora do evento e o diretor da empresa, Romano Pansera, afirmou que espera conseguir apresentar as melhores soluções e experiências transformadoras para o turismo. Nos últimos 25 anos, a empresa foi responsável pela organização da Apas.

Fernando Santos (Aviesp), Rui Alves (Air Tkt), e Marco Ferraz (Clia Abremar), além de Romano Pansera, consultor da Promovisão, e Gilson Lira, diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur

A exemplo do ano passado, a edição deste ano contará com apoio e participação ativa de entidades parceiras e congêneres, reforçando seu posicionamento de liderança entre as feiras do setor com as melhores oportunidades para a realização de negócios, aquisição de conhecimento e relacionamento entre os mais variados players da cadeia turística. O modelo, estabelecido com ênfase na edição passada, agradou expositores e visitantes, que se configuraram em um público altamente qualificado e com participação direta na tomada de decisões. 


Mantém-se neste contexto espaços já consagrados na feira, como a Ilha Corporativa Abracorp, representando os segmentos corporativo, de eventos e incentivos (MICE), assim como  os espaços da Air Tkt (consolidadores) e Clia Abremar (empresas marítimas), que estrearam com sucesso na edição passada. Está garantida também a participação das entidades congêneres Abeta, Aviesp, Avirrp, Belta e Bito no Espaço Conexão ABAV, compartilhado com as 27 ABAVs regionais, como grandes anfitriãs dos agentes de viagens.


UNITED & AVIANCA


A United Airlines, uma das principais companhias aéreas dos Estados Unidos, anunciou que está negociando uma parceria comercial e possível sociedade com a Avianca Brasil e com a Avianca Holdings (da Colômbia). As informações são do jornal Valor Econômico. De acordo com o Presidente da United, Scott Kirby, a ideia surgiu para aprofundar o relacionamento entre as empresas. “As duas companhias têm uma longa história de parceria por meio da Star Alliance, e estamos ansiosos para melhorar nossa cooperação”, disse ele. As três companhias fazem parte da aliança, em que conseguem compartilhar programa de milhas e passageiros.


O Diretor Executivo (CEO) e ex-Presidente da Avianca Brasil, José Efromovich, deve estar bastante empolgado com a ideia. Isso porque desde novembro do ano passado ele está procurando um parceiro financeiro ou estratégico para entrar com mais capital na empresa. A mudança na legislação brasileira para permitir uma participação de capital estrangeiro maior nas companhias aéreas nacionais também é um fator que pode influenciar nessa negociação.
Para quem não sabe, a United já tem participação no mercado da aviação brasileira. Em junho de 2015, ela comprou 5% da Azul por US$ 100 milhões. Esta parceria incluiu um acordo de codeshare, em que as empresas podem compartilhar rotas para vários destinos do mundo.


ABAV PARANÁ


Já à ABAV-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná) abriu nesta quarta-feira, 1, as inscrições para seu evento anual, o Salão Paranaense de Turismo. A 23ª edição acontece de 16 a 18 de março, no Expo Unimed Curitiba. Podem se inscrever agentes de viagens e profissionais do trade turístico pelo site www.salaoparanaense.com.br. O evento é exclusivo para profissionais do segmento turístico e, pelo site, podem se inscrever gratuitamente até o dia 10 de março. Depois deste prazo, as inscrições tem custo e só podem ser realizadas no local do evento, a partir do dia 16 de março.


FESTIVAL DAS CATARATAS


"Turismo e Cidades Criativas". Este será o tema que norteará as atividades do 11º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. O evento complementar ao Festival das Cataratas – que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho, em Foz do Iguaçu (PR) – já se consolidou como um dos principais técnico-científicos do setor no Brasil. Em 2016, foram 264 trabalhos científicos recebidos, um recorde histórico e 36% superior em comparação a 2015. Os interessados terão entre 1º de maio e 7 de junho para submeter seus trabalhos nas categorias “Artigo Científico” e  “Resumo Expandido” por meio do site www.festivaldascataratas.com. Para aqueles que desejam apenas acompanhar como ouvinte, as inscrições começam em março.


A relação entre Turismo e os Megaeventos foi o tema principal do Fórum no ano passado, com destaque para a participação da sul-africana Mathilda Van Niekerk, PhD em Gestão de Turismo, que foi uma das responsáveis das áreas de marketing, comunicação, eventos e hospedagem, da Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul.


Único evento que oportuniza a academia interagir diretamente com o mercado do turismo, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é promovido pela De Angeli Feiras & Eventos em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Nos últimos anos, o evento tem possibilitado uma importante discussão sobre os trabalhos produzidos em diversas instituições de ensino do Brasil. Os melhores trabalhos apresentados são publicados em livros (coletâneas), revistas científicas nacionais e anais on-line. Em breve, os anais da décima edição do Fórum devem ser publicados na página no Festival.


BARCELONA NA CONTRA MÃO DO TURISMO?


Evidentemente que não. São uma minoria que se sente incomodada, a exemplo de alguns moradores de Jurerê Internacional que não querem turistas por lá na alta temporada do verão. Gente que não está pensando nos outros, mas somente no seus próprios umbigos. Assim cerca de 2 mil manifestantes em Barcelona, com faixas "Barcelona não está à venda" e "Não seremos expulsos", foram às ruas contra o turismo que gera muito, mas muito dinheiro. Enquanto aqui no Brasil, de proporções continentais e sem infraestrutura se alardeia que recebeu 6 milhões de turistas em um ano, a pequena e linda Espanha em 2016, cerca de 9 milhões de turistas ficaram em hotéis e outros 9 milhões em apartamentos de férias. Além disso, Barcelona chegou a receber perto de 12 milhões de visitantes em um único dia, que chegaram em carros, trens ou navios de cruzeiro. 


Lá a marcha coincide com uma nova lei aprovada pela câmara de vereadores na sexta-feira 27 que pela primeira vez tenta conter o turismo. Hoje há 75 mil leitos em hotéis na cidade e cerca de 100 mil em apartamentos turísticos. A Airbnb afirma que a enorme maioria de seus clientes na cidade aluga quartos como forma de pagar as despesas na prolongada crise financeira espanhola. O protesto bem-humorado partiu pela Rambla rumo à extremidade da praia, onde um dos organizadores leu um manifesto que pede mais lojas locais, mais residências e não empresas e controle da poluição causada pelos automóveis particulares e os navios de cruzeiro.

Hotel Posada Los Alamos - A casa dos brasileiros em El Calafate

CORREDOR ATLÂNTICO


Após a criação do Corredor Patagônico vem aí o Corredor Atlântico. O Ministro dos Transportes da Nação, Guillermo Dietrich e o presidente da Aerolineas Argentinas Group, Mario Dell'Acqua, informaram que entre os principais objetivos para 2017 será melhorar a conectividade aérea no país. Tanto que a partir do dia 3 de abril será aberto o "Corredor Atlântico", o quarto corredor aéreo diário ligando as cidades de Mar del Plata e Ushuaia, com paradas em Bahia Blanca, Trelew (Puerto Madryn - Penínsola Valdés) e Comodoro Rivadavia, unindo o norte ao sul sem passar por Buenos Aires.


Dell'Acqua, afirmou que: "Com a base sólida obtida em 2016, continuaremos a construir conectividades e melhorar a experiência de viagem aos nossos passageiros". Vale ressaltar que em janeiro deste ano, a empresa vendeu 12,8% mais passagens do que em janeiro do ano passado. Janeiro foi também positivo em relação ao cumprimento das operações marcadas para o mês que atingiu 98,9%, com uma pontualidade de 86%.

Clique na imagem para ampliá-la


Cilene del Faro, a casa dos brasileiros em Ushuaia