quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

VERÃO - MAIS DE 2,4 MILHÕES DE ESTRANGEIROS

VERÃO - MAIS DE 2,4 MILHÕES DE ESTRANGEIROS


A menos de um mês para o verão no hemisfério Sul, o Instituto Brasileiro de Turismo estima a chegada de 2.420 milhões de turistas estrangeiros para a temporada no Brasil. O número representa crescimento de 11% em relação ao verão passado, quando o País recebeu 2.183 milhões de visitantes do exterior, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo. O cálculo demonstra que o período, entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017, corresponde a 1/3 do total de visitantes do exterior durante todo o ano de 2015 – fechado em 6,3 milhões – devido, principalmente, à alta atratividade dos estrangeiros pelos destinos de Sol e Praia.


Cálculos do MTur mostram que, caso a isenção seja permanente, o impacto na economia nacional alcançará US$ 175,2 milhões ao ano. Além disso, podemos analisar o caso da Argentina, que optou pela dispensa de vistos para norte-americanos em dezembro de 2015 e registrou aumento de 10% somente nos três primeiros meses do ano. A alta procura dos turistas internacionais pelo verão brasileiro é impulsionada, entre outras medidas, pelas campanhas publicitárias da Embratur, que visam para aumentar o fluxo de estrangeiros no País. 

Infinity Blue Resort & Spa em Balneário Camboriú

Para a próxima temporada, o Instituto preparou campanha provocativa que será veiculada até a virada do ano nas maiores emissoras de televisão do mundo: CNN, Fox, Discovery Channel e Natgeo. O convite aos turistas estrangeiros para a melhor e mais quente estação do ano no Brasil vai além da mídia televisiva: os aeroportos na Argentina, Peru, Chile, Paraguai, Colômbia e Uruguai receberão ativações publicitárias com foco no verão brasileiro.


EMBRATUR NO PERU

Membros do Comitê Descubra Brasil na AVIT 2016. Foto: Embratur

A consistente parceria da Embratur com o Comitê Descubra Brasil no Peru proporcionou a divulgação dos destinos brasileiros na mais importante feira do turismo no país sul-americano. A cidade de Arequipa recebeu a Feira Internacional de Turismo AVIT 2016, que reuniu mais de 700 operadores, representantes de companhias aéreas, hotéis e empresas de transporte turístico da América Latina para promover e conhecer as mais variadas opções de turismo de lazer. Em todos os países da América do Sul, a estratégia promocional do Brasil consiste na formação de comitês de promoção – denominados Visite Brasil, na Argentina, e Descubra Brasil, na Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Esses grupos visam promover, divulgar e aumentar o fluxo de turistas para o Brasil.


TURISMO EM ALTA


O terceiro trimestre de 2016 marcou uma retomada consistente no faturamento das empresas turísticas. De agosto a outubro, 66% delas registraram crescimento no comparativo com o segundo trimestre. Entre os entrevistados pela pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo, 61% afirmaram que irão investir no último trimestre do ano e 64% acreditam que o faturamento será maior que o mesmo período de 2015. O estudo apura o posicionamento dos responsáveis por negócios no transporte aéreo, parques e atrações turísticas, turismo receptivo, agências e operadoras de viagem, organizadoras de eventos e meios de hospedagem. Dos sete segmentos pesquisados, cinco manifestaram perspectiva de aquecimento dos negócios no último trimestre do ano. 


Destaque para transporte aéreo, onde 100% dos entrevistados afirmaram acreditar no aumento do faturamento. Entre parques e atrações turísticas o índice foi de 67% e no turismo receptivo foi de 25%.  A pesquisa foi realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Fundação Getúlio Vargas, com 927 empresas, que empregam mais de 77 mil pessoas e faturaram R$ 8,8 bilhões no terceiro trimestre de 2016. O levantamento apresenta os cenários macroeconômico mundial e contexto e perspectivas do Brasil, bem como aponta fatores que impactam no setor de viagens.


ABAV 2017


A ABAV NACIONAL a última reunião do ano com sua diretoria. Na oportunidade, além dos assuntos internos de praxe, a agenda tratou da apresentação de propostas de temas, ações e iniciativas a serem desenvolvidas com base nos projetos submetidos para a pauta de 2017. A vice-presidência de Capacitação e Certificação, responsável pelo ICCABAV,  trouxe uma proposta de trabalho focada em quatro eixos: Capacitação/Aprendizado, Difusão do Conhecimento, Práticas Inovadoras, e Vila do Saber 2017. O portfólio de cursos presenciais será focado em Gestão, Inovação, Segmentação e Tecnologia, quatro áreas que mais demandam atualizações no setor de agenciamento. Os módulos de EAD, lançados este ano, ganharão uma nova plataforma, integrada a aplicativos mobile e com propostas mais diversificadas para a apresentação do conteúdo, incluindo webinars, vídeo-aulas e podcastings, entre outras. 


Da vice-presidência de Turismo Especializado também chegaram propostas para 2017. Segundo Edmar Bull, presidente dxa entidade:  "Esta é uma área com excelente potencial de trabalho e alcance, que será fortalecida na medida em que avançarmos com os resultados do Censo Big Data ABAV, a plataforma que nos auxiliará no mapeamento das especialidades de mercado das nossas agências de viagens associadas. Trabalhará também focada em eixos – Comercialização, Divulgação e Capacitação – e com estreita sinergia com o ICCABAV e a diretoria de Tecnologia e Integração, responsável pela implantação e gestão do Big Data ABAV. Atravessamos 2016 preparando nosso terreno com boas sementes. Agora é cuidar do plantio até o momento da colheita".


FEIRA DE ARTE DE FLORIANÓPOLIS


 A última edição do ano da Feira de Arte de Florianópolis, a FAF, ocorre neste sábado, 10 de dezembro, das 11h às 17h, na Casa do Teatro Armação, na Praça 15 de Novembro, centro de Florianópolis. Além da ocupação dos dois pisos frontais do sobrado com gravuras, pinturas, fotografias, encadernações, bordados sobre tecidos, design, acessórios, luminárias, aquarelas e editora de livros, haverá também a presença de escritores, fotógrafos, ceramistas e músicos na rua.


Os escritores e fotógrafos convidados são Celso Vicenzi, Jeferson Dantas, Cláudio Schuster, Markito, Anna Moraes, Pati Peccin, Dennis Radünz, Hermes Daniel, Milton Ostetto, Paulo Heise e Ronaldo D. Andrade, que lançaram livros este ano, a maioria deles recentemente. Os músicos convidados formam o "Old School Duo" com clássicos do jazz e da canção francesa. Formado por George de Farias (trompete) e John Benedit  (guitarra e voz), o duo vai apresentar standards que ficaram célebres nas vozes de Frank Sinatra, Chet Baker, Louis Armstrong, Nat King Cole e Yves Montand, além de composições autorais.


Durante esta edição também será lançado o projeto Lambe Lambe, de Rafaela Martins e Gil Guzzo, com fotos em tamanho A3 e A4. O kit é formado por um canudo, com  2 ou 3 fotos, um tubo de cola e um pincel para aplicação da imagem em paredes internas ou externas. Essa é a 32ª edição da FAF, que é organizada pelo jornalista Fifo Lima. Desde o início de agosto, a feira tem também uma sede física, a Faferia DNA de Arte, na rua Fernando Machado, 261, centro de Florianópolis, com galeria de arte em papel, cursos de arte e molduraria.


VISIT BALNEÁRIO


A primeira edição do projeto Visite Balneário Camboriú e Região organizada pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau está se aproximando do fim aprovada pelos participantes e considerada um case de sucesso. Na última semana, os participantes do projeto se reuniram com a equipe do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau.Na ocasião foi apresentada a prestação de contas e já foram iniciados os planos para 2017, que ainda dependerão do apoio do novo governo municipal. Entre as ações previstas para 2017 destacam-se a participação mais ativa em eventos nacionais em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Salvador, Recife e João Pessoa, reforçar o mercado de Buenos Aires (participando de eventos além da FIT), realizar um grande evento de capacitação em Córdoba e workshops em cidades ainda não visitadas em 2016, como Mendoza, Salta e Tucumán, além de seguir participando de eventos referências: FIT, FITPAR e FIEXPO. 


Também foi lembrada a necessidade de intensificar o contato e parcerias com a Embratur, Santur, Embaixadas e companhias aéreas, além de começar a planejar a possibilidade de atrair o mercado colombiano. A diretora da Secretaria de Turismo de Blumenau, Luisa Helena Siqueira Borda, agradeceu o apoio que Balneário deram ao município e disse que para ela o projeto foi um grande aprendizado. “Conseguimos mapear o nosso público, fortalecemos e criamos parcerias. Essa vivência em conjunto foi muito positiva e já estamos com ótimas expectativas para o próximo ano”, afirmou.


AEROPORTO DAS HORTÊNSIAS


Na semana que passou, Tiago Esmeraldino, proprietário da Tri Táxi Aéreo, participou de uma reunião com o diretor da Secretaria de Aviação Civil - SAC, Eduardo Henn Bernardi e com o coordenador geral de planejamento, Márcio Maffili Fernandes. O encontro foi pautado no aeródromo de Canela, havendo perspectivas de ser construído o aeroporto das Hortênsias. Na ocasião, foi feita uma avaliação em toda a extensão do aeródromo, para fins de verificação do estado em que se encontra bem como necessidades do local. Concluiu-se que o local se encontra em bom estado, precisando apenas de alguns reparos. Segundo os representantes da SAC, devido ao fato de o orçamento do Estado estar escasso, tiveram que escolher apenas algumas cidades para serem contempladas de imediato, sendo algumas descartadas e outras enquadradas como propensas apenas a melhorias. 


De acordo com Eduardo Henn Hernardi, a cidade de Caxias do Sul será contemplada, o que acaba por dificultar um pouco o investimento em Canela. Entretanto, serão feitas diversas melhorias no aeródromo do município. Assim, até fevereiro de 2017, será elaborado um projeto que viabiliza a concretização das melhorias, momento ao qual será visto valores a serem investidos. “A ideia é que Canela possa receber voos com até 40 pessoas, ou seja, com aviões de maior porte, aumentando desta forma o fluxo de turistas bem como favorecendo a estada por maior período aliado ao conforto da viagem”, afirmou Márcio Maffili Fernandes.


NATAL EM GRAMADO


Já planejou teu final de ano em Gramado? O Cercano, melhor e mais bem localizado hotel em Gramado, ao lado da Rua Coberta ainda tem alguns apartamentos. Novinho !


EUA & USHUAIA


Por ser um destino ícone no mundo, e que vem despertando o interesse do Continente Norte Americano, o Embaixador dos EUA visitou Ushuaia levando informações ao paraíso mais austral do planeta. Trata-se de uma ação com o envolvimento da Secretaria de Turismo de Ushuaia, cujo Secretário Juan Scherañuk recebeu a delegação americana. Na oportunidade a comitiva integrada pelo Consul Geral - Brendan O'Brien, Vice-cônsul -  Stephen Harris, Chefe da Seção de Cidadões Americanos - Holly D Wilkerson, ACS assistant -  Susana Glucksman e Valeria Legato - Visa assistant , proporcionando informações sobre os destinos americanos. O Departamento de Estado Americano está comprometido a facilitar o processo de solicitação de vistos para argentinos que queiram viajar diante do aumento da demanda que tradicionalmente ocorre antes do recesso de verão, isto é, entre os dias 24 de outubro ao dia 18 de novembro de 2016.


A Embaixada dos Estados Unidos na Argentina realizou pela segunda vez esse en contro denominado “Súper-Noviembre”, que permite responder a todas as solicitações. Durante este mês foi possível aumentar a disponibilidade de entrevistas consulares, reduzir o tempo de espera das mesmas e processar mais de 43.000 solicitações, conseguindo assim outorgar mais vistos que qualquer outro posto de emissão de vistos dos Estados Unidos no mundo nesse período.

Clique na imagem para ampliá-la

PARQUE NACIONAL


Falando na Argentina, pronta a compor a oferta do segmento de turismo de natureza e aventura no País, a província de Chaco, no Nordeste da Argentina, aproveitou a Adventure Sports Fair, em São Paulo, para detalhar o projeto de inauguração do El Impenetrable. O parque, com 1.250 hectares de área e dono de uma vegetação natural, intacta e fechada, é a nova aposta da região para estimular o ecoturismo e conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que já aportou US$ 5 milhões na fase do Plano Master, a ser completada em abril do próximo ano. Adrián Contreras, que responde pela coordenação das ações em torno do parque nacional El Impenetrable, reitera que Chaco conta com fortes atrativos à disposição do turista brasileiro. 


Da mesma forma integram o apelo ao turista, conforme Contreras, a intensa vida noturna e cultural de Resistência, com música e gastronomia baseada em pescados e carnes; a vocação para eventos e capacidade para abrigar encontros de grande porte; completando com o artesanato em madeira entalhada, feito por aborígenes e crioulos descendentes dos povos originários de Chaco. A tradição da Argentina em diversificar as experiências de viagens para o trade nacional se confirma com a primeira grande ação promocional de Chaco em terras brasileiras. A aproximação com o trade, em especial operadoras e agências que comercializam o produto natureza é um dos ganhos dessa presença, no entender de Jaime Ríos, da Jaime Ríos Marketing Turístico, que trabalha ativamente para unir os interesses de Chaco e do mercado turístico do País.

Hotel Posada Los Alamos - Nossa casa em El Calafate

CORAL ARGENTINO DE DE NATAL


Consulado da Argentina em Florianópolis, apresenta neste sábado, no Costão do Santinho Resort, dois grandes coros da Argentina: O Coro da Universidade de East regido por Noelia Di Santo e Chorus Jovem Instituto Cultural |Britânico Argentino de La Plata, regido por  Juan Martí. O eventyo acntecerá neste proximo dia 10, na Sala Vila do Porto. A entrada é gratuíta. 


BELLA DA SEMANA


Depois das fotos da bela Monique Helena, quem completa a dupla dos ensaios especiais de Natal do Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) é a catarinense Dieimi Sherllon. Em trajes natalinos e interpretando uma mamãe Noel bem, é o segundo presente do site a todos os assinante. “Espero que gostem muito, esse ensaio foi especial e pensado em vocês a cada momento. Desejo um Natal de muito amor, alegria e que esse presente para vocês deixe tudo melhor ainda!”. Na próxima semana as duas, Monique e Dieimi, aparecerão juntinhas nas fotos, prontas para tornar o Natal uma data muito mais feliz.




domingo, 4 de dezembro de 2016

ABERTURA DE PARQUES NATURAIS

ABERTURA DE PARQUES NATURAIS


O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, Vinicius Lummertz, voltou a defender a abertura de um maior número de parques naturais à visitação pública no Brasil como forma de movimentar de forma acelerada a cadeia do turismo. O presidente participou nesta última quarta-feira (30) da audiência pública sobre o assunto na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e destacou que o modelo de concessões é o mais adequado à realidade brasileira. Durante o debate na Câmara, o diretor de Criação de Manejo das Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes (ICMbio), Paulo Henrique Carneiro, anunciou que em janeiro serão abertas licitações para a concessão de três parques: o de Brasília, o da Chapada dos Veadeiros e o Pau Brasil, na Bahia. O presidente Lummertz apoiou a decisão do ICMbio, ligado ao ministério do Meio Ambiente.


COSTA ESMERALDA


Uma das pousadas mais paradisíacas de Bombinhas em nossa Costa Esmeralda, a Pousada Palmeiras, já está com sua nova piscina prontinha e o seu restaurante reabre no próximo dia 20/12. Ainda existem algumas unidades para quem desejar passar o Natal e Réveillon, mas é bom e fazer as reservas porque essa temporada promete ser as maior de todas e os nossos visitantes costumeiros, os argentinos já estão chegando. Quem anda pela região ou trafega pela BR 101 percebe isso claramente. Os voos charters também já começaram a chegar e se você não tiver reservas ficará a ver navios. Fazendo tua reserva agora você ainda consegue preços da baixa temporada, esto é 11% mais baixa em relação ao ano passado.


Para quem não sabe, Bombinhas é a Capital do Mergulho Ecológico e um dos mais belos refúgios de Santa Catarina. Localizada no extremo leste da península de Porto Belo, única do Sul do Brasil, Bombinhas está a menos de 1 hora de Florianópolis e Navegantes, cidades dos principais aeroportos do litoral catarinense. O acesso rodoviário é feito através da BR101, duplicada, permitindo uma viagem rápida e tranquila.As principais atividades econômicas de Bombinhas são, em primeiro lugar o turismo, seguida da maricultura, com a criação de mariscos e ostras, e da pesca artesanal.


Devido ao encontro de diversas correntes marinhas nessa região, a quantidade de peixes e outros organismos marinhos é bastante elevada, permitindo uma pesca farta. Com uma população de aproximadamente 17 mil habitantes, Bombinhas se destaca pela hospitalidade de seu povo, e pela grande diversidade paisagística, formada por praias, costões, pequenos córregos e ribeirões, e a exuberante mata atlântica. Bombinhas é hoje um dos balneários catarinenses mais procurados pelas famílias que buscam paz e tranqüilidade durante as suas férias. Apesar de seu rápido desenvolvimento urbano, o município mantém a sua característica de local bucólico e aconchegante, preservando a qualidade de vida da população local e visitantes.


ABAV-SC & OFICINA DE OPERAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS


Eduardo Loch - Presidente da ABAV SC, Elaine Moraes - Consultora da Qualitas, Marcela de Oliveira Pereira - Água Show Park, Emilia Pulice - Coordenadora de Eventos da Rede Mar Hotéis Canasvieiras e Julio Verna - Instrutor da ICCABAV-NACIONAL



Para encerrar o ano de grandes conquistas e muito trabalho, a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina ABAV-SC, ofereceu aos associados e demais profissionais do mercado de turismo, a Oficina de Operação de Produtos e Serviços de Viagens, ministrada pelo instrutor do ICCABAV Júlio Verna, e pela Elaine Moraes, Consultora da Qualitas. O evento aconteceu neste final de semana no Mar de Canasvieiras - Rede de Hotéis, em Florianópolis - SC, só terminou neste domingo com os participantes desfrutando de um dia de lazer no complexo Água Show Park, que conta com praça de alimentação, enfermaria, guarda-volumes, vestiários, áreas de descanso e salva-vidas.  


Clique na imagem para ampliá-la

Verna é instrutor do curso,  conferencista e consultor da Qualitas Travel Partner, possui mais de 35 anos de experiência e vivência na área de viagens e turismo, e dentre outras funções como executivo de agência de viagens: atuou como Gerente de Negócios e como Gerente Comercial em empresas reconhecidas no mercado de viagens. Foi premiado pelo Grupo Accor/CWT, com o prêmio Bernaches pelo projeto: “Gerenciamento de recursos financeiros através da criação do Departamento de Negócios”. É especialista em gerenciamento de despesas e viagens corporativas, negociação, precificação e cobrança de serviços, consolidação de clientes e gestão de equipes. Hoje, empresarialmente, também atua no agenciamento receptivo e em logística turística e de eventos.



O evento contou com o apoio da rede de Hotéis Mar de Canasvieiras, do parque aquático Água Show em Ingleses, e da Operadora de Turismo Ponto de Partida situada na capital dos catarinenses. O treinamento visou aperfeiçoar os profissionais que atuam no desenvolvimento de produtos e roteiros turísticos, trabalhando através de técnicas em grupo e abordando os principais produtos comercializados pelas agências de viagens.



Já na sexta-feira, a Diretoria da ABAV-SC se reuniu para tratar das diretrizes para 2017. Segundo o Presidente Eduardo Loch: "Na última capacitação que fizemos no Hotel Fazenda em Gaspar, junto com às agências e operadoras e trade em geral, gerou um fantour neste final de semana com 30 agentes de viagens e associações de aposentados do Paraguai, para conhecer o produto, trazendo ainda mais visibilidade para toda aquela região. O mesmo está acontecendo aqui em nossa Capital com Julio Verna, a fim de termos um incremento não somente nas agências de viagens mas também demonstrando ao trade local a força de vendas dos agentes de viagens, o quanto eles podem impulsionar trabalhando em conjunto, demonstrando mais uma vez que estamos trabalhando de uma forma sólida e organizada. Dentro do planejamento estratégico, já estão programadas quatro capacitações neste modelo, que acontecerão no mês de abril,  maio, junho e agosto, em regiões turísticas de Santa Catarina, permitindo que o agente não só se capacite, mas conheça toda a região de uma forma mais efetiva. É ABAV-SC, mais próxima a realidade junto ao agente de viagens. Da mesma forma acontecerão workshops regionais. Estamos também focados na promoção da Travel Port, a fim de que as agências recebem o mais rápido possível essa ferramente disponibilizada gratuitamente pela ABAV NACIONAL." Para ver todas as fotos do evento clique aqui.



NATAL LUZ


Gramado, na espetacular Serra Gaúcha, aliás, toda a região, está simplesmente fenomenal com o Natal Luz, que é simplesmente, o maior evento de Natal do mundo, atraindo mais de 2 milhões de turistas todos os anos para se encantarem com seus espetáculos e atrações. E para tornar tudo realidade centenas de artistas dentre bailarinos, cantores, músicos, atores, produtores e diretores, transformam Gramado em uma cidade mágica para a temporada de Natal. Além de que, ir a Gramado é ir a outro país, onde tudo funciona para o turista e em favor do turismo. 

Hotel Cercano em Gramado, a melhor localização

EXPERIÊNCIAS NA NATUREZA



O Programa Experiências na Natureza - Circuito Vivências ao Ar Livre, da Goiás Turismo, será desenvolvido em todos os Estados que fazem parte do Consórcio Brasil Central (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Goiás e Distrito Federal). A inclusão do Experiências na Natureza entre as prioridades comuns aos estados que integram o consórcio foi aprovada hoje pela Câmara Temática do Turismo, em Brasília. O Programa foi criado há dois anos com o objetivo de desenvolver atividades de turismo nos parques estaduais, nacionais e em áreas naturais do Estado de Goiás, promovendo o ecoturismo e o turismo de aventura.



Foram realizadas várias expedições e atividades na natureza como caminhadas, corridas, cicloturismo e provas de Mountain Bike. Faz parte do Programa a melhoria da sinalização turística e interpretativa em trilhas e atrativos naturais. No Experiências na Natureza, a Goiás Turismo trabalha em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SECIMA), Saneago, Corpo de Bombeiros, ICMBio, prefeituras municipais, diversas empresas e grupos de Moutain Bike.




A Goiás Turismo já possui cooperação técnica com a SECIMA para melhorar, qualificar e promover o turismo nas UCs do Estado como o Parque Estadual Serra de Caldas Novas, Parque Estadual dos Pireneus, Parque Estadual de Terra Ronca, Parque Estadual Altamiro Moura Pacheco e APA do Pouso Alto, onde está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Atualmente está sendo desenvolvida uma cooperação internacional com o Serviço Florestal Norte Americano – US Service Forest para melhorar as infraestruturas, legislação e qualificação profissional das atividades turísticas que acontecem nas Unidades de Conservação.



DOR DE COTOVELO?



Sim, ela existe de fato, que quem pratica esportes sabe bem disso. De uma hora pra outra ela aparece, mesmo pra quem é atleta, principalmente. A dica para a solução está no endereço acima. 



CICLISMO DE ALTITUDE



Falando em mountain bike, esporte que eu pratico, fique ligado que vem aí mais uma edição do Ciclismo de Altitude que acontece em Urubici - SC. É bom você se inscrever e fazer tua reserva porque o evento é super prestigiado. 



CRUZEIROS FLUVIAIS: A NOVA VITRINE 



Um dos destaques da reformulação do ambiente de negócios da Embratur, passa pela ampla divulgação dos cruzeiros fluviais, tema que foi discutido durante o 4º Encontro de Turismo de Fronteira Brasil – Bolívia. No evento, realizado de 25 a 28 de novembro em Corumbá (MS), o Instituto apresentou estratégias de Inteligência Competitiva para o turismo fluvial e para o fronteiriço. No encontro, 34 operadores de turismo, dentre eles representantes do Paraguai, do Chile e da Bolívia participaram de rodadas de negócios e de um painel promovido pela Embratur sobre Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo. A chefe de divisão de Inteligência Competitiva do Instituto, Maressa Farias, ministrou o painel, apresentando dados e estratégias de divulgação dos produtos de ecoturismo, aventura e pesca esportiva do Brasil no mercado internacional.  



Com roteiros de duração média de quatro dias e três noites, que reúnem a observação da vida silvestre entre as belezas da maior planície alagável do mundo, atividades de lazer ao ar livre e a integração com a natureza e cultura pantaneira, o destino Corumbá foi apresentado aos gestores e operadores internacionais, por meio de uma famtour, como um importante produto para o segmento cruzeiro fluvial.  No itinerário, eles visitaram safaris terrestres e participaram de excursões em pequenas embarcações, cavalgadas, trilhas, banhos no Rio Paraguai e seus afluentes. Conheceram os encantos da capital do Pantanal, como o Museu de História do Pantanal e a Estação Natureza Pantanal, e visitaram exposição interativa sobre o bioma. A gastronomia, o artesanato e a cultura também foram apreciados como parte importante do roteiro.



PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI