quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

VISTO AMERICANO MAIS DIFÍCIL PARA BRASILEIROS

VISTO AMERICANO MAIS DIFÍCIL PARA BRASILEIROS



Com a "nova" era Trump ficou mais difícil e demorado tirar o visto americano. Enquanto o Brasil libera a entrada de americanos em solo brasileiro, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil confirma as mudanças na emissão de vistos para brasileiros. A principal delas é a necessidade de entrevista pessoal. A partir de agora, somente quem tem menos de 14 anos ou mais de 79 está dispensado. Além de dificultar a vida dessas pessoas em especial, a alteração deve tornar mais longa a espera para receber a autorização. 



Outra mudança é que para fazer a renovação de um visto expirado há mais de um ano também será necessário fazer uma nova entrevista. Antes era permitido renovar um visto vencido até quatro anos antes sem a sabatina no consulado. A versão traduzida da ordem executiva está disponível no site da Embaixada dos EUA no Brasil. Os procedimentos para a emissão de cada tipo de visto americano também estão no site da missão diplomática americana no país.



TIRO NO PRÓPRIO PÉ



Com o sistema que vigorava anteriormente se expediam 2000 vistos por dia no Rio, São Paulo, Brasília, Recife, isto é, 8 mil vistos/dia ao custo de U$ 160,00 cada um, totalizando U$ 1,280.000,00. Ao preço do câmbio de hoje, R$ 4.096.000,00. Jamais os EUA iriam liberar os brasileiros de visto. Agora imaginem o quanto irão perder, pois quantas entrevistas serão possíveis por dia? Estão matando a galinha dos ovos de ouro deles? Isso sem contar o que nós brasileiros gastávamos por lá.



AUSTRALIANOS CONECTADOS AO BRASIL



A Embratur continua aproveitando a ampla exposição midiática gerada pela realização dos megaeventos para divulgar o Brasil como destino turístico no exterior. Em parceria com o Consulado do Brasil em Sidney, o Instituto realizou, por dois meses, uma ação de Relações Públicas para promover a cultura brasileira junto à imprensa australiana. O projeto, que ocorreu entre os meses de novembro e dezembro de 2016, contou com a participação de mais de 20 veículos impressos e online, além do perfil nas redes sociais dos meios de comunicação nacional e do trade australiano. O resultado: mais de 7 milhões de australianos foram impactados com reportagens sobre carnaval, pratos típicos da gastronomia da festa de Natal, Floresta Amazônica, celebrações tradicionais de réveillon no Brasil. Nas redes sociais, a audiência foi de mais de 43 mil usuários conectados aos assuntos relacionados aos costumes brasileiros.




EMBRATUR E ABIH-SP UNEM FORÇAS


Presidente da Embratur, Vinicius Lummertz (esq.); presidente da ABIH-SP, Bruno Omori e diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Gilson Lira.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, reafirmou nesta terça-feira (31), na posse de Bruno Omori na Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH/SP), que o governo está finalizando projetos estruturais que darão ao turismo brasileiro um grande impulso para que o país se torne uma grande potência no setor. A ABIH/SP reelegeu Bruno Hideo Omori como presidente para o triênio 2017/19. Ele continuará no cargo executivo juntamente com os demais membros da Chapa Sinergia. A nova diretoria eleita está composta por 12 Comitês da gestão, divididas entre Vice-Presidentes, Câmaras Temáticas, Conselho Fiscal, Diretorias Seccionais e Conselho Consultivo, repleto de líderes da hotelaria e turismo que apoiarão a execução dos projetos da entidade nos próximos três anos.




SEGURO VIAGEM 


Entre o final de 2016 e o início de 2017, cresceu o número de viagens domésticas no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Agência de Viagens, cerca de 60% dos pacotes vendidos foram para destinos do nosso país. Por mais tranquilidade e menos imprevistos desagradáveis durante o passeio, a exemplo de despesas médicas e hospitalares, é fundamental que o viajante tome alguns cuidados. Entre eles, indispensável contratar a proteção de um seguro viagem, conforme as características do local. Viajar a lazer ou a trabalho é bom, mas viajar com segurança é muito melhor. Para isso, devemos sempre nos planejar. Nossa empresa, por conta da experiência e da eficiência de seus serviços, atende às necessidades exclusivas de cada cliente.


Existem regiões brasileiras onde é maior o risco de epidemias e outras doenças tropicais. Quando o turista não dispõe de seguro viagem, poderá desembolsar verdadeiras fortunas com assistência médica. Exemplo disso é a febre amarela, cujos transmissores proliferam nas matas e rios dos estados do Norte, Centro-Oeste, parte do Nordeste, Sudeste e Sul. A febre amarela não é exclusividade do Brasil. O Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) recomenda que o viajante brasileiro ao exterior se informe das regras do destino, para evitar complicações. Alguns locais exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).Turistas e vetores de novos negócios são aceitos em todos os países que abrem suas fronteiras para o crescimento. Exigir certificados de vacinação contra determinadas doenças infecciosas faz bem ao residente e a quem ingressa no país.



APP AVIANCA



A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, lançou seu novo site de venda de passagens (www.avianca.com.br ). Com navegabilidade mais agradável e novas funcionalidades, o canal incorpora as tecnologias mais recentes para oferecer uma melhor experiência aos usuários. As principais características da plataforma são a simplicidade e eficiência. A companhia reduziu de nove para quatro o número de etapas necessárias para a conclusão da compra de um bilhete online, otimizando o processo. Além de mais moderno e atraente, o novo site se adapta automaticamente a qualquer dispositivo, seja smartphone, computador de mesa ou tablet, e permite interface com redes sociais. Agora, os clientes podem usar seus perfis do Facebook e Google+ para se cadastrar e fazer login.



“O novo site é fruto de quase dois anos de trabalho conjunto dos nossos times de E-commerce, TI e Marketing. Realizamos pesquisas com os clientes para identificar oportunidades de aprimorar a experiência de navegação e, com base no resultado, desenvolvemos ferramentas para simplificar o fluxo de compra, melhorar o conteúdo e o acesso às informações”, destacou Tarcísio Gargioni, vice-presidente comercial e Marketing da Avianca Brasil.



A plataforma também foi configurada para apresentar informações e ofertas customizadas, de acordo com a localização e os dados de cadastro do cliente. Desta forma, a companhia personaliza o serviço, entregando conteúdo mais relevante a cada passageiro. A Avianca Brasil aproveitou a oportunidade para lançar também um aplicativo oficial, já disponível para download gratuito nas lojas de apps para dispositivos móveis que utilizam os sistemas operacionais Android e iOS. Com a ferramenta, os clientes podem pesquisar trechos, consultar a disponibilidade de assentos, efetuar reservas, emitir bilhetes, realizar check-in, verificar o status de seus voos e descobrir o melhor trajeto entre sua localização e o aeroporto de embarque.




FERIADÃO DE CARNAVAL NO INFINITY BLUE


Neste Carnaval, o Infinity Blue Resort & Spa preparou um pacote com programação especialmente voltada para as crianças. Confira as opões de pacote para o primeiro feriado prolongado de 2017. http://infinityblue.com.br/special_offers.php.


ABAV-PR & “CAFÉ COM O PRESIDENTE”


Londrina será a primeira cidade a receber o evento “Café com o Presidente”, da ABAV-PR. O evento acontece no dia 7 de fevereiro, às 8h da manhã, no Hotel Crystal, e pretende resgatar o encontro entre os associados e o presidente da entidade, Pedro Kempe. “A ABAV-PR é de todos os associados. Temos delegados em Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, mas o contato direto com o presidente da entidade é uma questão de respeito. Espero trazer as questões do interior para a pauta das reuniões de diretoria, tornando a ABAV-PR cada vez mais representativa”, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe.


Depois de Londrina, no dia 9 de fevereiro, às 8h, acontece o “Café com o Presidente” em Maringá, no King Konfort Hotel; e no dia 14, também às 8h, em Curitiba, na sede da entidade. Estão programadas algumas atrações para os eventos. Em Londrina e Maringá, haverá palestra com Thais Mattos Pimenta, da TZ Seguros, sobre responsabilidade civil nas agências de viagens. 


Em Curitiba, o evento contará com a presença da presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, que fará a palestra “A mulher empreendedora do Turismo”. Os eventos têm apoio da TZ Seguros e pretendem ocorrer outras vezes ao longo do ano. As inscrições são gratuitas, mas devem ser feitas antecipadamente. Para Londrina e Maringá, até o dia 2 de fevereiro; e para Curitiba, até dia 10 de fevereiro, por e-mail assessoria.pr@abav.com.br ou telefone (41) 3223 3411.



23º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO




Falando nisso, vale informar que já estão abertas as inscrições para a 23ª Edição do Salão Paranaense de Turismo que acontece em Curitiba entre os dias 16 a 18 de março. Organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), o Salão reúne em Curitiba, capital do Paraná, profissionais de toda a cadeia turística, interessados em divulgar seus produtos e serviços e fortalecer seus laços profissionais. O Salão é referência no setor pelo seu profissionalismo, competitividade e abrangência. O evento compreende uma Feira de Exposições, uma programação de qualificação profissional, eventos sociais, eventos paralelos à 13ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná e I Mostra de Tecnologia para o Turismo, caravanas de agentes de viagens, e muito mais! Clique aqui e se inscreva.




Também estão abertas as inscrições para as tradicionais caravanas, também pelo site  www.salaoparanaense.com.br. Neste ano, serão nove roteiros: Foz do Iguaçu – PR (Foz do Iguaçu, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava), Londrina – PR (Londrina, Imbaú, Ponta Grossa), Maringá –PR (Maringá, Imbaú, Ponta Grossa), Vale do Itajaí – SC (Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú, Itajaí, Joinville), Araranguá – SC (Araranguá, Criciúma, Tubarão, Laguna, Garopaba, Araquari), Florianópolis – SC (Florianópolis, Itapema, Balneário Camboriú, Araquari), Joinville – SC (Jaraguá do Sul, Joinville), Porto Alegre – RS (Porto Alegre, São Leopoldo, Caxias do Sul) e Bauru – SP.




ABAV MARKETING DIGITAL



O agente de viagens deve ficar atento a todas as ferramentas disponíveis para melhorar a sua performance e permanecer sempre próximo dos consumidores. Com as estratégias de marketing digital é possível expandir suas redes de relacionamentos, entendendo as necessidades especificas do cliente e favorecer o fechamento de negócios. Fique atento às principais tendências em ferramentas digitais para 2017, acesse: https://goo.gl/MZFGpu.



CONGRESSO COCAL 2017



Está chegando o XXXIV Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (COCAL 2017), que será realizado em Punta del Este (Uruguay), entre os dias 8 e 10 de março. A programação conta com a presença de importantes nomes do setor de Turismo e Eventos mundial. No primeiro dia de Congresso (08/02) as principais atrações são: a conferência com Benjamin Liberoff (do Uruguay), intitulada “O impacto dos eventos nas economias dos destinos” e a palestra sobre a “Neurociência de Eventos: Criando experiências transformacionais com design comportamental”, com David Peckinpaugh (dos Estados Unidos). Já no dia 09/02 os destaques são: “Credenciais profissionais: uma ponte de confiança da indústria de reuniões”, uma palestra com Eduardo Chaillo (do México) e também a “Conferência sobre Neuromarketing”, que será feita por Fernando Paparamborda (do Uruguay). A Cocal reúne participantes de 16 países, sendo uma ótima oportunidade para fazer networking e ampliar a integração comercial, por meio das rodadas de negócios que são realizadas durante o evento e os contatos realizados com pessoas de diferentes mercados.


PIRATUBA-SC - 68 ANOS


Neste mês de Fevereiro Piratuba, no Vale do Contestado, comemora os seus 68 anos e a administração divulgou a programação oficial das festividades de aniversário. No do dia 17 shows com Raissa e Rafael e do cantor nativista Baitaca. Também show com a Banda Projeto Z e o evento Família na Praça.  A programação de aniversário que inicia neste dia 02 de Fevereiro, estará colaborando com algumas entidades onde o lucro arrecadado será revertido para a APAE de Ipira, onde aproximadamente 28 pessoas de Piratuba são atendidas.


DIA DE FESTIVAL DE VINHOS & ESPUMANTES


Um grande festival enogastronômico a céu aberto acontece no próximo dia 11 de fevereiro com a degustação de vinhos e espumantes, com o acompanhamento de hambúrgueres, sanduíches, porções de massas, batatas e frios. O cenário não podia ser melhor: o Ecomuseu da Cultura do Vinho, na Rota Cantinas Históricas, em Bento Gonçalves, com suas áreas verdes e lagos. Serão nove horas para curtir as atrações do evento que inicia às 12h e segue até às 21h. Os vinhos e espumantes e as comidinhas serão harmonizados com a boa música das bandas Blue Label e Dan Ferreti e DJs especiais. Na programação, exposição de carros antigos e a participação de moto clubes da região. 


O Ecomuseu da Cultura do Vinho, na Rota Cantinas Históricas, em Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves possui 80 mil metros quadrados de área num ambiente privilegiado pela natureza com uma diversificada coleção botânica de espécies nativas, exóticas, ornamentais, frutíferas e medicinais, todas identificadas e catalogadas. 


Pavões, cisnes negros, galinhas de angola,  marrecos e gansos vivem livres no local. Objetos, fotos, documentos e centenas de garrafas de vinhos compõem a riqueza do local. São 235 garrafas nacionais e estrangeiras, vinhos produzidos na África do Sul, Argélia, Armênia, Bolívia, Canadá, China, Japão e Coréia. 


BELLA DA SEMANA


Estreia nesta quarta-feira, 01 de fevereiro, o ensaio da modelo Tynah Gomes no Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Natural de Rondônia e moradora da cidade de Curitiba (PR), Tinah tem 26 anos e é estudante de Ciências Contábeis. O ensaio especial é em comemoração aos 16 anos do Bella da Semana, celebrados este mês. Ensaio, aliás, de estreia da rondoniense, que nunca antes havia ficado completamente nua em fotos sensuais.


O BENEDITO VERÃO


O Benedito Ristobaretto lança sua opção de pratos executivos para o verão. Para seu maior conforto e variedade de sabores, são carnes, aves, peixe e suínos grelhados, com molhos e cinco acompanhamentos a sua escolha. Tudo por apenas R$ 29,80. Além claro do cardápio de massas artesanais, cremosos risotos e o queridinho "monte seu omelete". Mais informações pelo fone: 48-3371-1300. SHOPPING CASA E DESIGN, SC 401 N 4850 LJ 32. O chef Helton também prepara refeições para viagem.


sábado, 28 de janeiro de 2017

TURISMO EM TEMPOS DE CRISE

TURISMO EM TEMPOS DE CRISE


Os eventos de turismo continuam sendo ótimas oportunidades para fazer contatos, conhecer como o mercado está reagindo e se reinventando. Para fazer coisas novas é preciso “sair da caixa” e ver o que acontece lá fora. Primeiro, já no mês que vem tem o Salão de Turismo em Curitiba-PR. Já em Abril tem a FIT PANTANAL e em maio, pelo terceiro ano consecutivo o CENTREVENTOS Itajaí, será sede da FEIRA DE NEGÓCIOS da BNT MERCOSUL. 
Em 2016, foram 105 estandes e 385 marcas de turismo apresentadas para agentes de viagens, operadores e imprensa. A programação do evento ainda passa por Balneário Camboriú e pelo Beto Carrero World.


O Business Center foi aprovado e acontece novamente. Trata-se de um seleto grupo de operadores recebe hoteleiros, receptivos e prestadores de serviços para tratar de negócios. É um momento reservado para executivos que não conseguem dar atenção aos operadores durante a feira. Os destinos que querem estar na preferência das operadoras e agências de viagens precisam aparecer para este público. Ou você investe muito para atrair o público final, ou tem as agências e operadoras como grandes aliadas do seu destino. Na FEIRA DE NEGÓCIOS BNT os destinos encontram várias maneiras de aparecer.


DAY USE


Com a temporada de verão no auge e que coincide com as férias escolares, época em que muitas famílias buscam por espaços para passar os dias quentes da estação, principalmente em lugares tranquilos e com praia praticamente privada, o Infinity Blue Resort & Spa também tem a disposição dos turistas que tiram férias no mais badalado balneário do Sul do Brasil, Balneário Camboriú, a possibilidade de desfrutar de um Day Use à beira da praia os das piscinas. 


Segundo Alberto Cestrone, Diretor Geral do Resort: "Nós oferecemos estes serviços a longos anos. Trata-se de uma grande oportunidade de mostrar serviços e estrutura, divulgando o empreendimento ao mesmo tempo em que gera mais receita e retorno. O serviço de day e pool use vêm crescendo e é uma demanda importante para nós, pois as pessoas acabam consumindo do bar e conhecendo nossa gastronomia e coquetelaria". 


"O Day Use  também é uma forma de diversão e descanso daqueles que aqui na cidade residem, sem precisar sair da cidade, tendo todo o conforto, lazer, spa, serviços de qualidade, alta gastronomia e segurança", conclui.


PIQUENIQUE NOS VINHEDOS 


O Bistrô Bacco, instalado na propriedade da vinícola Villa Francioni, em São Joaquim, passa a oferecer para turistas e visitantes, mais uma opção gastronômica, é o Menu Piquenique com uma variada seleção de bruschettas, tábua de frios, sanduíches, bolos, roscas, além de frutas. Para acompanhar a harmonização, estão à disposição os rótulos produzidos pela vinícola, instalada à 1.260 metros de altitude. A divertida experiência acontece através de reservas de quarta à domingo, no período da tarde. O Bistrô Bacco que completa em fevereiro, um ano de funcionamento, se destaca pelo menu temático preparado com produtos da região, além da ênfase na gastronomia internacional italiana, com um toque de contemporaneidade. As chefs Marlei e Thamy Cardoso, são proprietárias do Bistrô. Reservas: (49) 99600343 e (49) 3233-8232 - e-mail: bistrobacco@gmail.com.


COLHEITA DA MAÇA EM FRAIBURGO


Os produtores de maçã em Fraiburgo e região têm motivos para comemorar a safra de 2017. As horas de frio proporcionadas no inverno e a primavera pouco chuvosa refletiram nas macieiras que apresentam frutos grandes e de alta qualidade, levando a Associação Brasileira de Produtores de Maçã a classificar a safra nacional como excelente. E para celebrar esses resultados, o município de Fraiburgo realiza no dia 30 de janeiro, às 10h, no Hotel Renar, evento que marca oficialmente a Abertura da Colheita da Maçã 2017.


O município, conhecido nacionalmente como Terra da Maçã, é hoje responsável por 20% da produção nacional e o índice é elevado para 30% quando se fala em comercialização da fruta. Isto por que, explicou o diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã – ABPM, Moisés Lopes de Albuquerque, as empresas produtoras trazem o equivalente a mais 10% da produção nacional de outras regiões, para armazenagem, beneficiamento e venda no mercado interno e externo. Em termos de produção no Estado, a região de Fraiburgo alcança uma representatividade estimada em 32%.


Durante o evento o município de Fraiburgo e demais organizadores farão homenagens póstumas a dois fraiburguenses que tiveram suas histórias de vida ligadas diretamente a produção de maçãs. O evento de abertura da colheita da maçã é resultado da parceria entre município de Fraiburgo, Associação Brasileira de Produtores de Maçã – ABPM, ACIAF, CDL Fraiburgo, Trombini e Hotel Renar.


ABAV-PR 

Antonio Azevedo (Conselheiro ABAV-PR), João Alceu Rigon Filho, Rossana Fonseca (Vice-Presidente Administrativo e Financeiro da ABAV-PR) e Pedro Kempe (Presidente da ABAV-PR)

A partir de 25 de janeiro, a diretoria da ABAV-PR tem novo participante. O agente de viagens João Alceu Rigon Filho, da Rigon Turismo, é o novo vice-presidente de relações com associados, assumindo a posição ocupada por Josanne Savas. "João Rigon, que até então ocupava o cargo de diretor adjunto de eventos da ABAV-PR, vem participando desde meados do ano das reuniões de diretoria em Curitiba, tendo ajudado bastante nas atividades com sua experiência e boa vontade”, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe.


COCAL 2017



Está chegando o XXXIV Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (COCAL 2017), que será realizado em Punta del Este (Uruguay), entre os dias 8 e 10 de março. A programação está imperdível, com a presença de importantes nomes do setor de Turismo e Eventos mundial. No primeiro dia de Congresso (08/02) as principais atrações são: a conferência com Benjamin Liberoff (do Uruguay), intitulada “O impacto dos eventos nas economias dos destinos” e a palestra sobre a “Neurociência de Eventos: Criando experiências transformacionais com design comportamental”, com David Peckinpaugh (dos Estados Unidos). Participe da Cocal 2017, a ABEOC Brasil está oferecendo pacotes completos!



EVENTOS EM GRAMADO


Clique na imagem para ampliá-la

Os grandes eventos de Gramado já tem data marcada para 2017. Queria conferir alguma programação em 2016 e não conseguiu? O ano de 2017 chegou e há novas datas e oportunidades para você curtir o charme da cidade. Programe suas férias e seus passeios para curtir Gramado e aproveitar toda a hospitalidade e as maravilhas que a cidade tem a lhe oferecer. O primeiro grande evento do ano é o Gramado In Concert – Festival Internacional de Música, que está na sua terceira edição. A música erudita e popular tomará conta de Gramado entre os dias 3 e 12 de fevereiro. A Rua Coberta será o principal palco para as apresentações de orquestras, bandas e grupos de câmara. A Hotel Cercano está com ótimas promoções para o período. Com diárias a partir de R$ 116,00 você pode viver toda a emoção do evento.



ABRACORP - PERSPECTIVAS POSITIVAS PARA 2017


Gervásio Tanabe, diretor-executivo Abracorp, com parte do conselho de administração da entidade: Alexandre Castro, Eduardo Vasconcellos, Rubens Schwartzmann, Sergio Linares e Luis Vabo

A ABRACORP – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – divulgou, dia 26, balanço anual das vendas realizadas pelas 30 associadas da entidade. Pesquisa reflete todas as vendas e transações no período, que compreendem aéreo; hotelaria, locação e transfers (nacional e internacional); meios de pagamentos e serviços. “Considerando as dimensões da crise econômica do país, a retração das vendas das associadas Abracorp em 6,5% é menos drástica do que a verificada em outros setores. Enxergamos perspectivas positivas para 2017, embora não se possa arriscar números”, pondera o presidente do Conselho de Administração da Abracorp, Rubens Schwartzmann.



EL CALAFATE



Segundo o Secretario de Turismo de El Calafate, Alexis Simonovic, a participação desse destino turístico na FITUR em Madri, Espanha, na qual participaram 245.000 pessoas, batendo recorde, não poderia ter sido melhor: "Não só participamos dentro do estande da Argentina, mas paralelamente pudemos realizar capacitações para operadoras e agencias de turismo da Espanha, mostrando nosso espetacular destino, numa estratégia  de aumentar a estada média em nossa cidade. Mantivemos também reunião com o gerente geral da Aerolíneas Argentinas, Diego Garcia, onde agendamos uma próxima reunião para março, em El Calafate, visando melhorar a conectividade e o trabalho em conjunto, mostrando as potencialidades turísticas gigantescas da nossa Patagônia Fantástica".


Clique na imagem para ampliá-la

Segundo o secretário, El Calafate terá mais 10 % de ofertas de assentos em 2017 em comparação com o ano passado. Dentro das novidades apresentadas está a devolução IVA (impostos que pagos por turistas da compra de produtos argentinos), notícia que recebeu aplausos dos operadores, agentes de turismo e público em geral.



Os turistas estrangeiros que visitarem a Argentina agora têm direito a receber a devolução do imposto conhecido como IVA (Imposto ao Valor Agregado) calculado em aproximadamente 21% do total da compra. O benefício se aplica unicamente à compra de produtos de fabricação nacional em compras acima de 70 pesos argentinos. Na hora da compra do produto o turista deverá exigir ao vendedor a chamada nota fiscal tipo “B” ou ticket fiscal, além do cheque “Global Refund” que deverá ser corretamente preenchido. Os mesmos deverão ser apresentados posteriormente na alfândega, junto com o produto adquirido, antes de sair da República Argentina.


Hotel Posada Los Alamos - A casa dos brasileiros em El Calafate