quarta-feira, 5 de julho de 2017

MINISTÉRIO DO TURISMO ABRE QUALIFICAÇÃO PARA O SETOR

MINISTÉRIO DO TURISMO ABRE QUALIFICAÇÃO PARA O SETOR 


O MTur (Ministério do Turismo) abriu uma consulta pública para que a população colabore e opine sobre a elaboração de uma Política Nacional de Qualificação em Turismo. A iniciativa tem como objetivo envolver a sociedade na construção de normativa de qualificação que será adotada para a formação de adultos e jovens. O documento preliminar foi concebido em parceria com a UNB (Universidade de Brasília). Para a elaboração da Política foram realizadas pesquisas, oficinas e seminários em diversos estados brasileiros, que contaram com pesquisadores de instituições de ensino públicas como as universidades de São Paulo (USP), a Federal Fluminense (UFF), do Rio Grande do Norte (UFRN), do Paraná (UFPR), do Pará (UFPA), a Federal de Ouro Preto (UFOP), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).


Disponível no site do Ministério do Turismo, a consulta ficará aberta por três semanas para que cidadãos, estudantes, professores, empresários e entidades possam enviar sugestões, comentários ou propor alterações. As contribuições serão compiladas e analisadas pela equipe de pesquisadores responsável pelo Projeto e, posteriormente, apresentadas ao CNT (Conselho Nacional de Turismo). A previsão é que a Política Nacional de Qualificação em Turismo seja publicada até o final de 2017.


Qualificação com ferramenta estratégica A construção de uma política de Estado voltada para qualificação em turismo é uma das medidas do Brasil + Turismo, pacote de medidas para alavancar o setor de viagens no Brasil, lançado em abril deste ano pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão. Também dentro do pacote, o MTur já oferece aos profissionais que atuam e àqueles que pretendem entrar no mercado de trabalho do turismo, cursos profissionais à distância - Brasil Braços Abertos e Pronatec Voluntário e técnicos presenciais e semipresenciais - MedioTec.



ENCATHO 2017 - INSCRIÇÕES ABERTAS



Com acesso gratuito à toda programação, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, abriu as inscrições para as inúmeras atividades que movimentarão o CentroSul, na capital catarinense, entre os dias 09 a 11 de agosto. A ABIH-SC está a serviço da hotelaria  e estão trabalhando para que o setor possa se desenvolver cada vez mais. No dia 09, quarta-feira, acontece a abertura oficial do evento, às 19h, seguida de visitação à feira. Já no dia 10, a programação tem início às 9h com a 8ª edição do Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira. 




Na sequência acontece o Fórum das Instituições de Ensino de Santa Catarina e, para encerrar a parte da manhã, o Espaço Senac aborda a importância dos indicadores de gestão para os meios de hospedagem e as oportunidades de qualificação. Na parte da tarde, o público presente já pode visitar a feira de produtos e serviços para o turismo e hotelaria, a Exprotel, a partir das 13h e, conta ainda com uma palestra e dois painéis. A palestra apresenta um case de gestão de rede. Já o primeiro painel aborda o tema Terceirização na operação hoteleira e o último evento da noite reúne autoridades para debater os potenciais turísticos do Sul do país. 



No último dia, a programação inicia às 9h com o II Seminário de Secretários Municipais de Turismo de Santa Catarina. Paralelo a ele, acontece uma apresentação da empresa H-System e o painel Marketing digital na hotelaria. Como última atividade antes do almoço, o tradicional Momento hoteleiro. As atividades são retomadas às 14h com a palestra Gestão de riscos e crises para hotéis, seguida do painel sobre Retrofit como tendência na hotelaria, seguida da palestra focada no setor de A&B. Como última atividade do evento, o painel O que é tendência na venda de hospedagem. 



Ao todo, serão mais de 40 profissionais e empresários do setor trocando experiências, compartilhando conhecimentos e realizando negócios. A inscrição deve ser feita pelo site www.encatho.com.br. Para as empresas que desejarem participar da Exprotel, como expositor, ainda restam alguns espaços. Informações podem ser obtidas pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou pelo fone (48) 98843-7659.



FIM DA POLÊMICA DA BANDA LARGA


Essas operadoras de telefonia/internet que prestam um péssimo serviço, TODAS, acabaram de perder mais uma. O Senado aprovou e agora a Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, aprovou projeto (PL 7182/17) do Senado que proíbe a limitação de franquia de consumo nos planos de banda larga fixa e prevê penalidades às operadoras.  "Nós entendemos que estamos dando uma garantia legal, uma vez que o projeto de lei prevê penalidades em relação às operadoras. Estamos dando mais garantias ao consumidor para que possam depois ingressar com ações administrativas, inicialmente, ou jurídicas, depois, para ter seus direitos preservados."


Segundo a comissão: "Não existe um problema grave de congestionamento das redes no Brasil, não existe um problema de usuários pesados que estão usando a internet para baixar jogos ou baixar conteúdos pesados. Pelo contrário, as empresas estão com maior capacidade de transmissão de dados e estão com uma infraestrutura cada vez melhor com cabeamento de fibra ótica."


TEMPERÔ - 2º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE BRUSQUE


Começa hoje a segunda edição do Temperô – Festival Gastronômico de Brusque. mais de 15 estabelecimentos, entre restaurantes e lanchonetes, disponibilizarão cardápios especiais, com entrada, prato principal e sobremesa, todos a R$ 49,90 e opções mais baratas, a R$ 21,90, que incluem cafés e lanches. O Temperô é uma promoção do núcleo de Gastronomia (Garni) da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) e prossegue até o dia 6 de agosto. Inscrições e informações devem ser feitas na ACIBr, por e-mail: consultor4@acibr.org.br ou pelo telefone (47) 3351-1588.


TURISMO ITAIPU

Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional

As atrações turísticas da margem brasileira de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), receberam 299.231 visitantes no primeiro semestre do ano. O número é 20% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. O balanço foi divulgado no final da tarde desta segunda-feira (3) pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela gestão do turismo na usina.O passeio que mais recebeu turistas foi a Visita Panorâmica, com 187,5 mil visitantes, número 12% superior ao de 2016. Já a atração com maior crescimento porcentual foi o passeio com o barco Kattammaram pelo Lago Itaipu – salto de 128% em relação ao mesmo período do ano passado. Em junho, último mês do semestre, o aumento na visitação foi ainda maior – de 27,8%. Foram 36.052 turistas, ante 28.205 de junho do ano passado.

Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional

Para a alta temporada de julho, mês de férias escolares, o CTI preparou uma série de medidas para enfrentar a alta no movimento. A Visita Panorâmica, por exemplo, a mais procurada pelos turistas, terá saídas a cada 15 minutos – o normal é uma saída a cada 30 minutos. No Circuito Especial, serão seis saídas diárias, com 40 visitantes atendidos em cada horário. Já o Polo Astronômico passará a ter quatro saídas diárias e ganhará uma promoção exclusiva, chamada Universo Itaipu, na qual o turista ganha desconto de 50% de desconto no atrativo se adquirir também a visita Panorâmica ou o Circuito Especial. Moradores da região não pagam.No Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, o maior atrativo turístico da região, a visitação teve um aumento de 14% no semestre. Foram 775,5 mil turistas neste ano, ante 680 mil registrados no mesmo período do ano passado.


AVIANCA - BRASIL / BOGOTÁ


A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, iniciou a venda de passagens para seu primeiro voo ligando o aeroporto internacional de Salvador a Bogotá, na Colômbia. A empresa realizará a rota semanalmente a partir de 15 de setembro. O novo voo, de numeração 8502, partirá de Salvador às sextas-feiras, às 19:15, chegando em Bogotá às 23:30. No sentido inverso, o voo 8503 decolará da capital colombiana aos sábados, às 00:30, aterrissando na Bahia às 08:45. A operação será efetuada com modernas aeronaves Airbus A319, configuradas para transportar confortavelmente 132 passageiros, com amplo espaço entre as poltronas, entretenimento de bordo individual e lanches. Os bilhetes estão disponíveis pelo site da companhia (www.avianca.com.br), pelos telefones 4004-4040 (São Paulo e principais capitais) ou 0300-789-8160 (demais localidades) e via agências de viagens.


BELLA DA SEMANA


Ela é formada em Enfermagem e apenas recentemente surgiu a vontade de fotografar nua. “No início foi um pouco difícil tirar a roupa, mas depois passou”, diz Cris Franceschi, uma loira encantadora que chegou agora para abrilhantar as páginas do Bella da Semana (www.belladasemana.com.br)! Catarinense de Videira e moradora de Florianópolis, se divide fazendo de tudo um pouco: dança, pedala, nada... De fato, Cris é uma mulher sem igual e tem muito para mostrar com este ensaio.


ESPUMANTES BRASILEIROS


O reconhecimento pela qualidade dos espumantes brasileiros não tem fronteiras. E o desempenho do país no concurso Citadelles du Vin, realizado na cidade de Bourg, na França, atestou esse potencial. Foram 1074 amostras avaliadas, oriundas de 31 nacionalidades. O Brasil recebeu quatro medalhas, além de um prêmio especial para um produto que obteve a melhor pontuação em sua categoria. O enólogo e conselheiro da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Gilberto Pedrucci, esteve no evento e ressalta que o resultado confirma o potencial dos produtos nacionais mundo afora. Premio Especial: Garibaldi Espumante Chardonnay Brut – Cooperativa Vinícola Garibaldi, Medalha de Ouro Garibaldi Espumante Chardonnay – Cooperativa Vinícola Garibaldi, Casa Valduga Espumante Moscatel 2016 – Casa Valduga Vinhos Finos. Medalha de Prata: Casa Valduga Espumante Arte Brut 2015 – Casa Valduga Vinhos Finos Garibaldi Espumante Moscatel Rosé – Cooperativa Vinícola Garibaldi.

HOTEL CERCANO - O melhor endereço na Serra Gaúcha

O CAVALEIRO DAS AMÉRICAS EM USHUAIA


Filipe Masetti Leite, 29 anos, é jornalista formado pela Ryerson University de Toronto. Saiu do Canadá em 8 de Julho de 2012 acompanhado de seus cavalos Quarto de Milha, Frenchie e Bruiser, e um sonho de criança que nasceu de uma história contada por seu pai e que ficou guardado por mais de 20 anos, aguardando a hora de ser realizado. Seu destino: Espírito Santo do Pinhal, sua terra natal. Filipe tinha pela frente 16.000 KM de percurso, 10 países e muitas histórias a serem vividas. Em sua passagem pelo Novo México, EUA, ele ganhou dos índios americanos um cavalo Mustang selvagem chamado Dude. 


Filipe ficou conhecido como "O CAVALEIRO DAS AMÉRICAS" e sua aventura atraiu a atenção da imprensa mundial. No Brasil, foi destaque em seis edições do programa Fantástico, da Rede Globo, durante o período da jornada, além de centenas de matérias em jornais, revistas, rádio e redes sociais. Para Filipe Leite o céu é o limite. Os desafios que ele enfrentou em sua Jornada não o assustaram e, no dia 10 de abril de 2016 ele partiu no seu próximo desafio: USHUAIA - A cidade mais astral do planeta de sonho de milhões de pessoas, atravessando quatro países – Brasil, Argentina, Uruguai e Chile – num período previsto de um ano de cavalgada. 

Em Ushuaia sendo conduzido pelo super mush Hugo Flores

O trajeto tem cerca de 8 mil quilômetros, passando por centenas de distritos, municípios e capitais destas quatro importantes nações da América do Sul. 


Em pauta, além de conhecer esse destino inédito, fará palestras educacionais nas escolas públicas. Além disso, a nova jornada de Filipe Masetti tem por objetivo dar mais visibilidade e arrecadar doações para o Hospital do Câncer de Barretos, referência nacional no tratamento de diversos tipos de câncer. Por todos os lugares que passa ele também fala sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer Infantil. Assim como na primeira, esta Jornada também será documentada em um livro e série de TV.

Clique na imagem para ampliá-la

COPA INDEPENDÊNCIA ARGENTINA DE GOLFE


Em comemoração ao dia 9 DE JULHO, o Consulado Argentino em Santa Catarina está organizando o torneio de golfe "Independência da República Argentina"- que acontece no dia 08 de agosto, em homenagem ao grande golfista argentino Roberto de Vincenzo, que nasceu em Villa Ballester, um subúrbio do norte da província de Buenos Aires, na Argentina. Desenvolveu suas habilidades no Ranelagh Golf Club, e mais tarde se mudou para a cidade com o mesmo nome. Ele ganhou seu primeiro torneio argentino, o Abierto del Litoral , em 1942; Sua primeira Copa do Mundo em 1953; E um grande torneio , The Open Championship, em 1967. Em 1970, ganhou o Prêmio Bob Jones, a maior honraria dada pela Associação de Golfe dos Estados Unidos em reconhecimento aos esportistas do golfe. 



De Vicenzo entrou para no World Golf Hall of Fame em 1989 e se aposentou oficialmente em 12 de novembro de 2006, aos 83 anos com mais de 200 vitórias internacionais. O Museu do Golfe na Argentina em Berazategui foi fundado por causa de seu trabalho árduo. De Vicenzo morreu em 1º de junho de 2017 aos 94 anos. Esse grande torneio de golfe acontece no Costão Golf Club Florianópolis. As inscrições estão abertas no costão golf club. Mais informações pelo e-mail: starter@costaogolf.com.br e telefone(48) 3209-2105.


ARGENTINOS EM JOÃO PESSOA - PB


O diretor da CTHotéis, Eduardo Pereira, revelou nesta quarta-feira (28) que o número de hóspedes argentinos no Tambaú Hotel, em João Pessoa, deve aumentar com o início do voo internacional entre a capital paraibana e Buenos Aires, que começou a ser operado neste último dia 1º de Julho no Aeroporto Castro Pinto. De acordo com o executivo, dados do site Booking, atualmente cerca de um terço das reservas do hotel paraibano são fechadas com turistas argentinos. “O voo irá ampliar o fluxo de turistas argentinos em João Pessoa, principalmente, no Tambaú Hotel”, prevê Eduardo. O empreendimento hoteleiro está passando por um período de transição, com um novo reposicionamento do produto no mercado, incluindo, a incorporação de uma nova marca, resultando na mudança do site institucional, uniformes, estrutura organizacional, entre outras medidas, inclusive, administrativas.


FESTIVAL DA TAINHA



Curte uma tainha, ixtepô? A partir de quinta-feira, o Mercado Público Municipal de Florianópolis vai oferecer à população a oportunidade de degustar pratos do peixe mais típico da Ilha com preços diferenciados. O evento vai rolar até o dia 22, de segunda a sexta das 10h às 22h e nos finais de semana das 11h às 17h.





sábado, 1 de julho de 2017

POLÍCIA FEDERAL NÃO PODE MAIS EMITIR PASSAPORTE. GOVERNO TRAVA O TURISMO

POLÍCIA FEDERAL NÃO PODE MAIS EMITIR PASSAPORTE. GOVERNO TRAVA O TURISMO



Ministro Max Beltrão, o trade de turismo faz a sua parte a duras penas, pagando impostos abusivos, sem retorno, sem segurança, operando muitas vezes no vermelho. Já o desgoverno é a marca mais pura da incompetência. Não ter passaporte é algo que extrapola a compreensão. Até quando sairemos do mero discurso para a prática explícita? Essa é uma situação vergonhosa, caótica e preocupante. 



Se a suspensão se estender por longo período, considerando que não afeta apenas as viagens de lazer, mas também as de negócios. O corporativo é um segmento que movimenta muito o turismo ao longo do ano todo e não apenas nas temporadas.  



A Polícia Federal, com algemas nos pulsos, faz o que pode e informa que está suspensa a confecção de novas cadernetas de passaportes solicitadas a partir do dia 27/06, às 22 horas. Absurdamente a medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem. A Polícia Federal acompanha atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço. Quando o desgoverno vai levar essa pujante industria do turismo a sério? 



QUINTA DO BUCANERO - CINEMATOGRÁFICA


A cinematográfica Quinta do Bucanero, da Jaqueline e Bocão, meus grandes amigos particulares, na paradisíaca Praia do Rosa - SC, pela quinta vez e merecidamente por conta do trabalho que o casal desenvolve, juntamente com toda sua espetacular esquipe, conquistou mais um Certificado de Excelência da conceituada TripAdvisor, onde quem vota é expressamente o turista. Então não há o porque de não acreditar. É o meu, o teu, o nosso voto que conhecemos esse verdadeiro pedaço do paraíso e sinônimo de bem estar, alta gastronomia e excelente atendimento. Parabéns meus "quiridus". Só Deus sabe o tamanho do esforço de você para se manterem no topo. Me considero privilegiado de poder sempre estar aí e na companhia de vocês. 


ICMBIO, UM ENTRAVE PARA O TURISMO CATARINENSE


Em tinha certeza disso e já havia comentado isso em minhas páginas. Em relação ao turismo embarcado de observação das baleias francas, nos limites da APA da Baleia Franca (APABF) na temporada de 2017, a atividade do TOBE não será autorizada pelo ICMBIO / APA da Baleia Franca neste ano. Isso prova mais uma vez que essas entidades não tem o menor comprometimento institucional para que a atividade do TOBE alavanque o turismo no litoral Sul de Santa Catarina. É mais um absurdo que eu custo a acreditar. Todas as explicações e tentativas de explicar esse descaso beiram a loucura. Para que todos possam entender melhor, no mundo, esse absurdo só acontece em Santa Catarina. Quem está por trás disso tudo? O cuidado com as baleias? Sim ! Lolo logo o ICMBIO vai passar a exigir passaporte delas. Que nojo !


FESTIVAL DE AROMAS EM LAGES


De 12 a 14 de agosto o clube Caça e Tiro em Lages, será palco do 1º Festival de Aromas e Sabores. O evento irá mostrar cervejas, cachaças artesanais, vinhos finos, queijos, doces e conservas em mais de 40 expositores. Serão três dias de evento e aprendizado em workshops, shows musicais, comida de boteco, café colonial e no dia 14 um jantar Paella Valenciana, feita pelo renomado Chef Jaime Barcellos, proprietário do famoso Restaurante Ostradamus de Florianópolis. O festival promete reunir os apreciadores da boa gastronomia e está sendo promovido pela Excelência Produção e Eventos. Os organizadores comentam que a ideia surgiu pela qualidade e potencial da gastronomia da nossa região. Ingressos para o café colonial e entrada do evento já estão sendo vendidos no Boteco Santa Fé, Armazém do Chopp, Juliu’s Café e Capitão Pig.  Mais informações 49 9998-6945 / 99915-4325.


Hotel Fazenda Boqueirão - Lages - SC

BALNEÁRIO CAMBORIÚ CONVENTION


A construção do maior Centro de Eventos de Santa Catarina em Balneário Camboriú abre caminho para o tão esperado turismo de negócios na cidade. Vocação do Balneário Camboriú Convention &  Visitors Bureau, a captação de eventos foi o foco de um plano apresentado para o  trade neste dia 27, no Hotel Sibara Flat & Convenções. O plano de captação de eventos, que deverá ser colocado em prática ainda neste ano pela entidade, prevê o desenvolvimento de um material específico para o público MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), que inclui book do destino, bidding book, modelo de candidatura, criação de um brinde, folder institucional, vídeo da cidade, além da criação da nova marca para a entidade. O Vice-Presidente de captação de eventos do Convention Bureau, Geninho Goes, conduziu a apresentação e ressaltou a importância de começar a mostrar Balneário Camboriú como destino MICE. “Esta é a hora de a gente divulgar o destino, mostrar nossos equipamentos e fortalecer nossas políticas para esse segmento. Precisamos vender o turismo de negócios e eventos de forma profissional. O Convention Bureau está preparado e tenho certeza que Balneário Camboriú também”, afirma. 



VINÍCULA FRANCIONI TOP OF MIND



A vinícola Villa Francioni comemora mais uma conquista do Prêmio Top Of Mind: Top Executivo, de Santa Catarina. Este é o sexto ano consecutivo que a vinícola recebe o destaque em sua categoria. A presidente do Conselho da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, recebeu a homenagem. ​O evento é realizado pelo Grupo RBS, ressaltando as principais marcas que superam os desafios do mercado. A escolha pela Villa Francioni foi feita com base em uma criteriosa pesquisa com cerca de 150 empresários das principais forças econômicas de SC.​ A vinícola de São Joaquim, fundada em 2001, é resultado de uma paixão de Dilor Freitas pelo vinho e pela sofisticação da vinicultura internacional. Com 16 anos de história, hoje a vinícola recebe mais de 40 mil turistas todos os anos, que conhecem em detalhes, O projeto inovador e que tem impulsionado o enoturismo em Santa Catarina. 



São produzidos, por ano, mais de 160 mil garrafas entre espumantes, vinhos brancos, tintos e rosés. Hoje a empresa familiar é presidida pela filha, Daniela Borges de Freitas que destaca a importância do Prêmio para a empresa. “Com um mercado cada vez mais competitivo, e com consumidores cada vez mais exigentes, o prêmio TOP OF MIND serve para nos diferenciar, potencializando nossa presença no estado e no país, e demostrando que produzimos vinhos de qualidade. A premiação significa o reconhecimento de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido pela equipe da Villa Francioni. O prêmio é, sem dúvidas, um grande incentivo. Sentimo-nos ainda mais comprometidos com o propósito de bem servir e ofertar produtos que surpreendam os apreciadores de vinhos”, comenta.


AVIANCA - SÃO PAULO SANTIAGO


A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, iniciou a venda de passagens para seu novo destino internacional: Santiago, no Chile. A empresa anunciou que servirá a cidade com voos diários e diretos a partir do aeroporto internacional de São Paulo (Guarulhos). As operações serão realizadas com dois tipos de aeronaves: Airbus A330-200, configurada em duas classes de serviço, e Airbus A320, em classe única.


“As novas operações em Santiago trarão maior conveniência e conforto aos passageiros e fortalecerão o tráfego de clientes da rede da Star Alliance no continente. Trata-se de um dos destinos mais demandados na região, tanto pelo público a lazer como o corporativo”, disse Frederico Pedreira, presidente da Avianca Brasil.


A Executiva garante maior privacidade e conforto aos clientes, com assentos dispostos na configuração 1-2-1, que reclinam até 180 graus, na posição fully-flat. À sua disposição, os passageiros têm um avançado sistema de entretenimento on-demand, com ampla variedade de filmes, séries e jogos, visualizáveis em tela touchscreen de 15 polegadas. As poltronas oferecem, ainda, controle remoto, painel de controle do assento, iluminação auxiliar, mesa de apoio, tomadas, conexão para USB, porta-objetos e descanso ajustável para a cabeça. Na classe Econômica, configurada confortavelmente no formato 2-4-2, os passageiros têm entretenimento com monitores individuais touchscreen de 9 polegadas, além de controle remoto, tomada, entrada USB, mesa e descanso ajustável para a cabeça e para os pés.


Os jatos também vêm equipados com a última tecnologia de iluminação ambiente em LED, desenhada para proporcionar o melhor bem-estar durante a viagem, e, no futuro, terão wi-fi a bordo. A Avianca Brasil opera voos regulares desde 2002. Atualmente, atende 23 destinos domésticos e dois no exterior com 240 decolagens diárias, utilizando 49 aviões da Airbus – a frota mais jovem da América Latina. Foi a primeira empresa aérea da América do Sul a ter internet a bordo de aviões e uma das pioneiras na operação latino-americana do moderno A320neo. Seu programa de fidelidade, Amigo, conta com, aproximadamente, 4 milhões de clientes cadastrados.



TURISMO ENTRE VIZINHOS



Estudos da Organização Mundial de Turismo (OMT) apontam que o grande fluxo de turistas que viajam para outros países se concentram dentro dos próprios continentes. Juntos, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai respondem por quase 50% do fluxo de turistas internacionais para o Brasil. A recíproca também é verdadeira. A presença de brasileiros nos países vizinhos também é expressiva e grande parte dessas chegadas acontece em aeroportos administrados pela Corporacion América, que no Brasil é holding da Inframerica, que administra os aeroportos de Brasília e Natal.Em função dessa capilaridade (a empresa é responsável pelas operações dos aeroportos da Argentina e Uruguai), Daniel Ketchibachian, presidente da concessionária, esteve reunido nesta terça-feira (27) com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, para propor uma parceria com o governo brasileiro voltada para promoção dos destinos nacionais e ampliação da malha aérea entre os países. O presidente da Inframerica estava acompanhado do gerente comercial de Negócios Aéreos da companhia, Roberto de Oliveira Luiz.

12º FESTIVAL DAS CATARATAS



O Festival de Turismo das Cataratas já tem datas e novidades para 2018. A 13ª edição será nos dias 20, 21 e 22 de junho, com pelo menos mais dois novos salões, que se somarão aos oito já tradicionais na Feira de Turismo e Negócios: um dos países árabes, que têm uma forte comunidade em Foz do Iguaçu e região; e outro para equipamentos de hotelaria, motelaria e equipamentos para o turismo de experiência. O organizador do festival, Paulo Angeli, diz que a edição deste ano foi a maior da história, com 8.180 participantes e 54 caravanas (incluindo a de 44 jornalistas convidados), vindas de vários estados e dos países vizinhos. 



A Feira de Turismo e Negócios, entre as mais de 800 marcas, teve pela primeira vez um estande de um país africano, Angola, e do Ministério do Turismo da Argentina. As lojas de Ciudad del Este, no Paraguai, ocuparam mais estandes e trouxeram atrativos para conquistar o público – entre eles, até um robô.



Na solenidade de abertura, na quarta-feira (28), estavam presentes dez ministros de Turismo, inclusive o do Brasil, Marx Beltrão. As autoridades vieram a Foz do Iguaçu para o Encontro de Ministros de Turismo dos Países de Língua Portuguesa, evento atraído para a cidade justamente pela realização do Festival.



O Festival de Turismo das Cataratas conta com o patrocínio máster da Itaipu Binacional, que também apresentou o seu novo estande na Feira de Turismo, nos salões do Rafain Palace Hotel. O Parque Tecnológico Itaipu, que este ano fez parceria na promoção da maratona de programação de computadores Hackatour, também teve um estande muito procurado, que dividiu com o Complexo Turístico Itaipu. Este estande, de 48 m², tinha uma réplica de três condutos forçados da usina (pelos condutos passa a água que vai movimentar as turbinas; na Itaipu, são 20 unidades geradoras e, portanto, 20 condutos). O espaço foi muito procurado para fotografias. O estande tinha ainda outro atrativo: óculos em 3D que oferecem um passeio virtual à usina.



O aumento na participação de comerciantes de Ciudad del Este na Feira de Turismo e Negócios, segundo Paulo Angeli, mostra que eles já compreenderam a importância de conquistar os turistas brasileiros, cuja vinda beneficia todo o Destino Iguaçu. Cinco shoppings de Ciudad del Este montaram estandes e outras lojas vieram em parceria com o órgão oficial de turismo do Paraguai, Senatur. Num dos estandes, uma loja de produtos de informática e celulares conquistou o público com um robô, que dançava e se movimentava aparentemente ao comando de um controle remoto. Para ver todas as fotos clique AQUI, AQUI e AQUI



INFINITY BLUE RESORT - CERTIFICADO DE EXCELÊNCIA

Alberto Cestrone, Juliana Campeoto e Luiz Calle

O INFINITY BLUE RESORT & SPA, melhor resort para famílias do Sul do Brasil, pé na areia e com praia praticamente privada, também foi destaque no Festival das Cataratas. Localizado em Balneário Camboriú - SC, à beira da Praia dos Amores e a menos de 5 minutos do centro da cidade mais badalada do litoral catarinense. Segundo Juliana Campeoto, Gerente Comercial, "O resort é  muito mais que um centro de hospedagem. O Infinity Blue é um complexo que reúne uma série de opções em entretenimento, aventura, gastronomia, lazer e descanso tanto para hóspedes quanto para o público em geral. Em frente ao mar e cercado de natureza exuberante, proporciona uma experiência única e diferente para quem busca viver momentos"


Já para Alberto Cestrone, Diretor Geral do empreendimento: "Outro diferencial é a localização próxima ao Aeroporto de Navegantes, além do nosso grande Centro de Eventos, o que nos permite estar em constante atividade durante os 365 dias do ano. Não somos apenas lazer, mas atendemos o segmento corporativo. Temos uma grande equipe que nos permite ter uma funcionalidade de 100% e o resultado aparece, pois mais uma vez somos destaques na TripAdvisor, cuja escolha é do próprio hóspede."


FESTIVAL JPA NA FIT CATARATAS

Clique na imagem para ampliá-la

Quem também circulou pelos corredores extremamente movimentados da FIT CATARATAS foi a Daniela, comercial do maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPA que acontece em outubro deste ano. Fechado e prospectado grandes negócios. Hoje, o Festival JPA já superou o volume de marcas de expositores do ano passado. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

ABAV-PR PARTICIPA DO FESTIVAL DAS CATARATAS


Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-PR) participou da 12ª do Festival das Cataratas. A entidade participou com um estande, onde divulgou suas novidades, as vantagens de ser um associado ABAV-PR, e o Salão Paranaense de Turismo, que em 2018 chega a sua 24ª edição. “Não podemos deixar de prestigiar o Festival das Cataratas, em Foz, onde temos presença forte e delegacia regional. O evento envolve toda a cadeia do Turismo e também é uma oportunidade para fazer novos contatos e estreitar os já estabelecidos”, disse o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe. A expectativa da entidade também é convidar novos expositores para o Salão Paranaense, evento que personifica os pilares da entidade: representação, networking, capacitação e exposição de produtos e serviços turísticos. Além de Pedro Kempe, que representou o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, na abertura solene do Festival. 



HOTEL CERCANO NAS CATARATAS



O melhor endereço de Gramado, o Hotel Cercano de Gramado, também estava presente no Festival das Cataratas, representado pelo sua Gerente Geral Cínzea Nunes. O Cercano é show, atrás da Rua Coberta e, reservas com muita antecedência são fundamentais, principalmente agora que o inverno já ´da o tom na cidade. 



VOLTA OLÍMPICA 


Você já deve ter visto, em filmes orientais, uma cena curiosa: uma pessoa puxando uma cadeirinha enquanto pedala uma bicicleta. O riquixá, tradicional meio de transporte em países da Ásia, circulou pelas vias da Itaipu, nesta segunda-feira (26). O fazendeiro chinês Chen Guan Ming, 62 anos, está percorrendo o mundo com seu riquixá. Ele aproveitou para abastecer as energias na Itaipu. Chen é um apaixonado pelos Jogos Olímpicos e criou um projeto: pedalar de Beijng (China) a Londres (Inglaterra) para acompanhar a Olimpíada 2012. Ele atravessou Ásia e Europa, passando por locais inóspitos e temperaturas extremas até chegar à capital inglesa. 

Fotos: Bruna Letícia de Andrade / Complexo Turístico Itaipu (CTI)

Em 2016, foi mais distante: Chen precisou atravessar o Oceano Atlântico para desembarcar no Rio de Janeiro. Aí, ele aproveitou que estava por aqui e continuou a viagem pela região, fazendo um tour pela América do Sul. Não poderia deixar de passar pela Terra das Cataratas e, claro, também visitar a usina hidrelétrica de Itaipu. Com a energia recarregada (ufa!), o simpático Chen continua sua aventura pelo continente. Depois, seguirá rumo a Tóquio, que receberá a próxima olimpíada, em 2020. 




FIACULT 2017



É hora de correr e colocar o seu audiovisual, seja institucional, promocional ou publicitário, para participar do maior evento de cinema do Turismo, Comércio e Cultura! O FIACULT- Festival Internacional do Comércio, Cultura e Turismo. A pré- classificação do 4º Festival será no Hotel Majestic Palace, em Florianópolis - SC, nos dias 06 e 07 de outubro, com mostra de filmes na Argentina, em Buenos Aires, na FIT ( Feira Internacional de Turismo), nos dias 30 e 31 de outubro, e a grande premiação em Agrigento, Sicília – Itália, nos dias 17 e 18 de novembro. 



A exibição no Festival Internacional de Comércio, Cultura e Turismo assegurará que os filmes e conteúdos de mídia obtenham maior publicidade e alcancem um público mais amplo. Através desta participação, o trabalho e destino, ou produtos, ganharão incríveis dimensões em visualizações, através de sites, mídias sociais amplas de extensos canais de comunicação social e dos parceiros, tais como: revistas, jornais, televisão, sites, blogs, YouTube, Twitter, Facebook, dirigidos aos potenciais clientes e futuros parceiros de negócios. São mais de 650 parceiros que apoiam e divulgam em revistas, jornais (impressos e eletrônicos), televisão e blogs. O alcance mundial é estimado em milhões de visualizações, garantidas e comprovadas! Além disso, muitos filmes enviados aparecerão em locais culturais e turísticos no Brasil, Argentina e Itália. 



A participação na FIACULT é um investimento sólido em seu programa de marketing e promoção com uma plataforma única de exposição que constrói sua marca como membro da comunidade global de comércio e turismo. Para verificação, marque recortes de mídia em: Saiu na Mídia” no site da FIACULT. Para se inscrever para o festival deste ano, basta acessar : www.fiacult.com, ir em inscrições, ou ligue para um dos números: 00 55 48 991172097 (whatsapp), 55 48 40422318, ou envie um e-mail para contatofiacult@gmail.com.

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI



Obrigado pela preferência, 15 milhões de acessos. O Google deixou de me informar, mas já atingi a casa dos 16 milhões.