quarta-feira, 16 de agosto de 2017

MAIS NEVE COM FORTE ONDA DE FRIO CHEGA A SANTA CATARINA NESTE FINAL DE SEMANA

MAIS NEVE COM FORTE ONDA DE FRIO CHEGA A SANTA CATARINA NESTE FINAL DE SEMANA

 Eco Resort Rio do Rastro. Bom Jardim da Serra - SC

O final de semana promete ser mais uma vez gelado depois uma boa trégua e talvez a última chance de ver neve, se bem que o tempo está completamente louco. Vem aí uma nova frente fria que dará novamente condições para pancadas de chuva e risco de temporais isolados em SC. O sistema poderá vir acompanhado de um ciclone (baixa pressão), que se formará sobre o oceano próximo a costa na altura de Santa Catarina. Devido a entrada do vento sul e do sistema de baixa pressão (ciclone), as regiões do litoral e Planalto Sul, estarão sujeitas à rajadas de vento entre 40 a 75 km/h. Vi ontem as ondas no Uruguai e me apavorei. O quê vem chamando mais a atenção é para a entrada de uma nova onda de frio no Sul do Brasil, não tão intensa como a registrada no inicio de julho, mas capaz de deixar boa parte de SC próxima de 0°C e mínimas de -1 a -5°C nas regiões mais elevadas na próxima semana. E se tudo isso vir a se confirmar teremos neve entre a noite de domingo, 20, até segunda a tarde. Faça sua reserva nos hotéis e pousadas pra não morrer de frio. 


O SUL É O MEU DESTINO SERÁ LANÇADO NO BETO CARRERO WORLD


A nova campanha nacional de promoção do Ministério do Turismo, “O Sul é Meu Destino”, será lançada no 6º Beto Carrero Meeting, que acontece no dia 25 de agosto no Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina. Este será o tema central de debates e painéis do evento. 


O ministro Marx Beltrão apresentará durante o encontro as ações da pasta para divulgar os atrativos dos três estados da região. A estratégia do Ministério para estimular o turismo doméstico tem sido regionalizar as campanhas para atingir ganhos de imagem focado no produto turístico de cada região do País e retorno a curto prazo, como já foi experimentado nas campanhas do Nordeste e da Amazônia Legal. 

Para os que irão chegar um dia antes a meu exemplo, o Vila Olaria Hotel é praticamente colado ao Parque Beto Carrero World. Mas convém fazer tua reserva com urgência.

EMBRATUR APRESENTA FERRAMENTAS PARA FORTALECIMENTO DO SEGMENTO MICE


O fortalecimento do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) foi pauta do III Seminário MICE SC, realizado na última semana, em Joinville (SC). A assessora da Embratur palestrou sobre “Inovação e Criatividade no Turismo”. Desde 2004, a Embratur investe no Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais, com o intuito de sensibilizar e mobilizar a cadeia produtiva do turismo MICE para consolidar o Brasil como um destino de encontros e eventos internacionais. Essa estratégia traz muita visibilidade para o nosso País, já que permite apresentar aos realizadores de eventos em todo o mundo a infraestrutura e serviços disponíveis, em mais de 40 cidades brasileiras, para a realização de seus eventos, que contam com a participação de um público especializado, grande formador de opinião. 


TURISMO - INICIATIVA PRIVADA E PODER PÚBLICO


Todavia, na última semana, os empresários, Companhia Hidromineral e agentes públicos de Piratuba-SC, precisaram fazer uma viagem técnica para Minas Gerais e São Paulo para ver como se faz turismo. A viagem de turismo faz parte do Projeto de Inverno do município, que tem como objetivo unir ações empresariais e institucionais para aumentar a demanda turística no período de inverno, com a participação efetiva dos empresários do ramo hoteleiro, do comércio através da CDL, Prefeitura e Companhia Hidromineral. Piratuba tem um produto fenomenal que são as águas termais e até Maria Fumaça, além de todo o Vale do Contestado. Tinham um produto fenomenal que era o Festival Nacional de Cinema Rural e acabaram com ele. Participavam das principais feiras de turismo nacionais e o Convention Bureau da região era extremamente atuante. Agora precisam ir tão longe pra ver como se faz turismo?


TERRA DA MAÇA


Já Fraiburgo-SC, nossa Terra da Maça, no mesmo Vale do Contestado, transpira turismo e o majestoso Hotel Renar segue com ocupação de 100% por conta da sua ótima hospitalidade e alta gastronomia. Fraiburgo é a terra de belezas naturais e históricas. Sua história inicia com a exploração da madeira e caminha em direção ao pioneirismo de seus empreendedores com o cultivo da Maçã. A adaptação favorável inserem Fraiburgo como grande produtora , reconhecida no Brasil e no exterior. A TERRA da MAÇÃ, designação reconhecida nacionalmente, traduz essa paixão pelo cultivo na época da colheita, onde o turista pode colher a fruta diretamente da macieira, esse passeio acontece entre Janeiro e Abril. Suas paisagens e culto à história pujante do município, conferem ao turista uma experiência inesquecível.  


ENCHATO & EXPROTEL


Terminou na última sexta-feira, 11, a 30ª edição do Encatho & Exprotel - encontro de empresários e profissionais do mercado hoteleiros de Santa Catarina. O evento reuniu mais de quatro mil pessoas de três países, dez Estados (Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), e 121 municípios, em sua maioria da região sul. Realizado pela ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) do Estado, o encontro voltou a ocorrer depois de um ano fora do calendário e agradou os realizadores.


"Nós chegamos nesta edição do Encatho & Exprotel empenhando muita responsabilidade para que tudo desse certo. Quero dizer que estou muito feliz com os resultados, mas principalmente, em ver que os resultados foram satisfatórios para todos que aqui passaram", afirma Osmar José Vailatti, diretor-presidente da ABIH-SC. Na programação, mais de 50 palestrantes passaram pelo evento e, para cobrir todos os momentos, 73 profissionais da imprensa participaram das atividades. Paralelamente à agenda de palestras, ocorreu a feira de Produtos e Serviços para Hotelaria - Exprotel. Somente essa área recebeu 43 empresas.   


TURISTAS EM FOZ DO IGUAÇU


Aproveitando os pacotões de grandes operadoras/agências de viagens, os brasileiros são o principal público de muitas das cidades turísticas nas cinco regiões. O cenário se aplica a Foz do Iguaçu, no Paraná, que teve alta no número de turistas nacionais que estiveram na cidade durante o primeiro semestre do ano. De acordo com a representação turística do destino, o fluxo de turistas oriundo do próprio Brasil cresceu 21,9% de janeiro a julho em comparação com o mesmo período do ano passado.  Principal atração turística da cidade, o PNI (Parque Nacional do Iguaçu) serve de termômetro para este índice. De acordo com os relatórios do parque, 547.545 visitantes brasileiros passaram por lá. O número representa 54% do total de turistas que visitaram a unidade de conservação.


AGOSTO AZUL

Fotos: Nilton Rolin

Até o fim do mês, a Iluminação da Barragem de Itaipu, seguirá nos tons de azul para lembrar a necessidade de cuidados com a saúde pelos homens. A medida simboliza o engajamento da empresa à campanha Agosto Azul. Além da barragem, o Portal do Conhecimento, monumento de cinco metros de altura próximo à barreira de Itaipu, também foi iluminado com a coloração. Os turistas no Mirante Central puderam acompanhar a nova coloração durante o passeio. 


A energia produzida na Usina se transforma em espetáculo durante a noite. Do Mirante Central, tenha a visão excepcional da barragem iluminada por 747 refletores e 112 luminárias. Uma trilha sonora compõe a atração e embala, em perfeita sincronia, o acendimento das luzes. Após apreciar a barragem a partir do mirante, os ônibus avançam em direção à usina iluminada, passam pelos condutos forçados, e dão a dimensão real e encantadora desta grande obra.


AVIANCA DIVULGA MAIS UM DESTINO INTERNACIONAL


A AVIANCA, melhor companhia aérea da América Latina começa a operar, ainda neste ano, a linha Recife-Bogotá, ligando o Nordeste a capital da Colômbia, principal centro financeiro, cultural, administrativo e urbano do país. A cerimonia de formalização do voo foi realizada nesta segunda-feira (14), no Palácio do Campo das Princesas. 


O evento contou com a presença do vice-presidente da Avianca no Brasil, Tarcísio Gargioni. O novo terá frequência semanal. Com duração de seis horas, o voo será num Airbus 319 com capacidade para 132 lugares, que tem classe única. 


ABAV-PR TAMBÉM TERÁ ABAV JOVEM

Pedro Kempe (Presidente ABAV-PR), Lissandra Bueno (Vice-Presidente de relacionamento com o associado ABAV-PR) e Cleverson Pinheiro (ABAV Jovem) 

A diretoria da ABAV-PR aprovou essa semana a criação da ABAV Jovem do Paraná, valorizando a iniciativa da ABAV Nacional em criar um grupo de trabalho voluntário composto por jovens lideranças do turismo. Por meio de reuniões mensais, os agentes de viagens terão um grupo de intercâmbio de ideias e experiências, visando a melhoria contínua das agências, com foco na inovação. Assim como na ABAV Nacional, o grupo ABAV Jovem do Paraná terá encontros periódicos, privilegiando o meio virtual, e vai participar ativamente da ABAV Expo, que acontece em setembro, em São Paulo. Podem compor o grupo os profissionais com até 40 anos, que estejam ligados à agências de viagens abavianas.


MARATONA DE DEGUSTAÇÕES


A maratona de degustações da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2017 começou nesta terça-feira, 15, estendendo-se até o dia 24 de agosto. Em oito dias, 120 enólogos, divididos em oito grupos de 15 profissionais cada, avaliarão às cegas, 327 amostras de 59 vinícolas de seis estados brasileiros (BA, MG, PR, RS, SC e SP), sendo a maior Avaliação das quatro últimas edições. O resultado da degustação de seleção será apresentado no dia 23 de setembro, quando um público de 850 apreciadores poderá degustar 16 vinhos selecionados entre os 30% mais representativos da Safra 2017, que serão conhecidos neste dia.


As degustações serão realizadas em Bento Gonçalves, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, responsável pela coordenação técnica do evento. Os primeiros dois grupos, A e B, entram em ação nos dias 15 e 16 de agosto. Nos dias 17 e 18 será a vez dos grupos C e D; nos dias 21 e 22 os grupos E e F e nos dias 23 e 24 os grupos G e H finalizam a etapa de degustação de seleção. 


O grande momento do vinho brasileiro é quando o grande público participa da última etapa da Avaliação, degustando as 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativos. Para participar dessa experiência única, considerada a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, os interessados deverão se inscrever no site www.enologia.org.br. O período para as inscrições abre dia 29 de agosto, às 8h30min.


CABERNET FRANC

Foto: Carlos Ben

O ano era 1978. A família Dal Pizzol comemorava o centenário da chegada do avô Martino ao Brasil. A Vinícola Monte Lemos, mais conhecida como Dal Pizzol, lançava seu primeiro vinho: o Cabernet Franc, que nessas quatro décadas carregou a marca ‘Do Lugar’ fazendo história. A reserva da família se tornou o que hoje é considerado o vinho mais emblemático da vinícola e que agora ganha o status da marca Dal Pizzol. Além de ter sido o primeiro vinho elaborado e comercializado pela empresa, o Cabernet Franc sempre foi muito importante para a linha de produtos e em muitas vezes a imagem da empresa. São 13 gerações dedicadas à uva e ao vinho, seis delas no Brasil. A vinícola carrega consigo a força de uma família que traz em sua bagagem a vocação na elaboração de vinhos, aptidão hoje liderada pelos irmãos Antônio e Rinaldo Dal Pizzol.



O Chef Guimarães tem realmente o dom pra cozinhar. Nem bem inaugurou seu novo restaurante e já está na 6ª posição dos 382 restaurantes avaliados em Gramado. Não pense que você irá encontrar aquele restaurante luxuoso, cheio de coisas que não interessam. Trata-se de uma típica, legítima Cantina Italiana. Não sou só eu que estou dizendo. São os frequentadores através da TripAdvisor. 

BELLA DA SEMANA



Nesta quarta-feira, 16 de agosto, o Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) publicará a terceira parte do ensaio da modelo Tynah Gomes. A loira, natural de Rondônia (RO) e moradora de Curitiba (PR), foi um dos presentes de aniversário do site aos assinantes em fevereiro deste ano, quando comemorou 16 anos no ar.



No próximo dia 21/10 a equipe de pedal feminina da Ciclo Vil Bike, sempre solidária, fará no próximo dia 21/10 o primeiro DEFI ROSE da Grande Florianópolis. O Défi Rose é um pedal integrado ao movimento mundial do Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.


USHUAIA RETORNA AO BRASIL


Onde o turismo está tendo um aumento de 10% nesta temporada de inverno (Ushuaia - Patagônia Fantástica), por conta dos brasileiros que invadiram desde El Calafate até Ushuaia, a cidade mais astral do planeta e cuja temporada só termina em outubro e com muita neve, Ushuaia e a Patagônia Fantástica retornam ao Brasil agora em agosto, começando por Florianópolis no próximo dia 21, para workshops e rodadas de negócios, com o apoio do Consulado Argentino em Santa Catarina, Aerolineas Argentinas e ABAV-SC. Os workshops e rodadas de negócios são dirigidos exclusivamente aos proprietários de agências e operadoras de viagens e para aqueles que tem o poder de decisão nos negócios. Os mesmos encontros acontecerão em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, com vistas para a próxima temporada de verão deles.

Cilene del Faro - A casa dos brasileiros em Ushuaia

Estarão aqui no Brasil, a partir de Florianópolis, no dia 21 as super empresas Criollos Turismo  - Rumbo Sur, Prestigio SRL - Conextur - Latitud Ushuaia, Tierra del Fuego & Aventura - Travel Tips Ushuaia além da Super Heliushuaia, do Tremun Hoteles, Cilene del Faro Apart Hotel e Spa, a casa dos brasileiros em ushuaia, Arakur Hotel & Spa - Los Cauquenes Hotel & Spa, Hotel Altos Ushuaia, Hotel Alto Calafate e Lupama, Canal Fun e Nature.

Clique na imagem para ampliá-la

No dia 23 a capacitação acontece no Hotel Bourbon Convention a partir das 08h30hs. No dia 25 Workshop e rodadas de negócios em São Paulo. No dia 28, no Rio de Janeiro. Os eventos serão após o café da manhã, seguido de rodada de negócios, onde os 15 principais receptivos, hotéis e prestadores de serviços de Ushuaia, Calafate, Trelew e Puerto Madryn apresentarão  excelentes oportunidades de negócios.


Mais informações e reservas via e-mail com Cristiane Cavalli: asuntosinternacionales@turismoushuaia.com - capacitacion.ushuaia@gmail.com.


Humm... tem sabor novo na Bolo da Madre ! Bolo de Fubá com Limão Siciliano faz parte das novas Pequenas Delícias e trazem pequenas doses de frescor e carinho para o dia a dia.  Sabe quanto? R$ 12,00.

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB


sábado, 12 de agosto de 2017

BRASILEIROS AFIRMAM QUE NORDESTE É A REGIÃO QUE MAIS APROVEITA O POTENCIAL TURÍSTICO

BRASILEIROS AFIRMAM QUE NORDESTE É A REGIÃO QUE MAIS APROVEITA O POTENCIAL TURÍSTICO

Barra de São Miguel - Alagoas

Estudo encomendado pelo Ministério do Turismo revela que oito em cada dez brasileiros acreditam que o potencial turístico de nosso País é de médio para muito alto, mas 59,8% entendem que esse potencial não é aproveitado de forma adequada. Novamente, para os entrevistados, o Nordeste desponta como a região que mais aproveita seu potencial (39,6%). Em segundo lugar aparece o Norte e Centro-Oeste (32,7%), seguido do Sudeste (32,3%) e Sul (20,1%).

100% Lazer - João Pessoa

Mesmo assim, 41,9% dos entrevistados acreditam que o turismo no Brasil aumentou nos últimos anos. "O Ministério do Turismo tem realizado uma série de ações para investir na infraestrutura dos destinos nacionais, assim como na qualificação de quem está na linha de frente do atendimento o turismo. Queremos posicionar o Brasil entre os grandes destinos mundiais", afirma Marx Beltrão, ministro do Turismo. Para este jornalista, com base em todos os nossos desgovernos que não dão o devido valor a esta fenomenal indústria, isso levará séculos.


É em João Pessoa - Na Paraíba que acontece o maior festival de turismo do Norte e Nordeste do Brasil, o Festival JPA, que acontece no mês de outubro, e que tem divulgado, sem precedentes, aquele fenomenal região. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

Para divulgar os atrativos brasileiros, o ministério tem realizado uma série de campanhas publicitárias. Em dezembro de 2016, a campanha de Verão foi lançada com o slogan: "O verão chegou. E espera por você no Nordeste". Está prevista para este mês o lançamento da campanha da Região Sul e até o final do ano as demais regiões serão contempladas com peças publicitárias segmentadas.

Infinity Blue Resort & Spa - Balneário Camboriú - SC

A pesquisa foi realizada pelo Instituto FSB Pesquisa. Foram ouvidas pessoas com mais de 16 anos em todas as regiões do país para avaliar a opinião da população brasileira acerca do turismo no Brasil, assim como observar quais são as vantagens e prejuízos, além de identificar oportunidades de promoção do turismo no País.


TRIPLICAR RECEITA ANUAL DO TURISMO


O Brasil tem o maior potencial de turismo entre todos os países do mundo e pode quase triplicar a atual receita anual do setor, estimada nos últimos 12 meses em aproximadamente U$ 7 bilhões. A expectativa é do presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz, anunciada em entrevista ao programa Voz do Brasil. De acordo com o presidente do Instituto, o País poderá alcançar essa receita a partir da aprovação do Projeto de Lei 7425/2017, enviado à Câmara dos Deputados pelo governo. A medida institui a Agência Brasileira de Promoção do Turismo, que tem como objetivo formular, implementar e executar ações de promoção comercial de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior. Segundo Lummertz, o turismo é responsável atualmente por empregar 10% dos trabalhadores de todo mundo nas 52 áreas que compõem o setor. No Brasil, 8,5 milhões de brasileiros atuam no turismo. 


ESPAÇO FUTURISMO


Por considerar a reflexão e o desenvolvimento do futuro do Turismo no Brasil discussões cada vez mais essenciais para o crescimento do setor, a 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa terá uma área dedicada à busca de ideias e soluções inovadoras que gerem mais negócios para os agentes e operadores de viagens. Em todos os setores da economia, a busca por medidas criativas é uma tendência e, com certeza, a tecnologia é o motor desse mercado de inovação. A deficiência dessa dinâmica está no processo desses projetos, pois muitas vezes pessoas e grupos criativos desenvolvem ideias eficientes, mas não sabem como levá-las adiante. Foi pensando nesse cenário que ABAV e Braztoa idealizaram o Espaço Futurismo, um novo projeto conjunto, que amplia a parceria das entidades iniciada no ano passado com a realização do Hackathon Viagens.


“É muito comum que ideias geniais não se concretizem por falta de apoio no desenvolvimento do projeto, no quesito financeiro e, na maioria das vezes, pelos empecilhos fiscais e burocráticos encontrados por desenvolvedores e empreendedores. A ABAV Expo decidiu assumir a responsabilidade de auxiliar essas pessoas a transformarem soluções tecnológicas em produtos comerciais e incentivar o ingresso de startups no mercado brasileiro do Turismo”, explica o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.


“Desde de que criamos juntos o Hackathon em 2016 temos buscado fomentar projetos inovadores para o nosso setor. Estou muito feliz com o Espaço Futurismo dentro da 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 48º Encontro Comercial Braztoa, por ser mais um plano que estamos desenvolvendo a quatro mãos, e que entendemos que será um grande case de tecnologia e inovação do Brasil”, completa Magda Nassar, presidente da Braztoa.


PROJETO VISITE BC EM MONTIVIDEO


Uma comitiva com participantes do Projeto Visite BC e Região acaba de retornar de Montevidéu, no Uruguai. A ação, que faz parte da terceira etapa do projeto, contou um evento de relacionamento especialmente com operadores turísticos, além de visitas nas principais agências de viagens locais. A vice-presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Margot Rosenbrock Libório, explica que a etapa inicialmente tinha foco no workshop Audavi, que acabou sendo cancelado. Como o mercado uruguaio não poderia ficar de fora, a equipe do Convention, juntamente com os parceiros da cota master, formularam outra proposta e as ações foram um sucesso. A representante da Costa Verde & Mar e Presidente da Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo, Zene Drodowski, que também participou desta etapa, destaca que as ações foram extremamente positivas, até por serem bem focadas e direcionadas. 


Neste ano o projeto engloba 53 empresas que, junto do poder público, através da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú e do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, estão divulgando a região em 23 cidades e seis países (Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia e Paraguai). O projeto propõe nove etapas e 25 ações, já superando a edição anterior. Este é o segundo ano consecutivo que o projeto é organizado pelo BC Convention e a iniciativa dá sequência a uma parceria cada vez mais consolidada entre o poder público e a iniciativa privada. Além da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, o projeto conta com a participação especial da Região Turística Costa Verde & Mar, da Santur, do Infinity Blue Resort & Spa, do Parque Unipraias, do Parque Beto Carrero World e o apoio do Sebrae e Sindisol. 


FESTA NACIONAL DO PIRÃO


Uma porção de farinha de mandioca, um caldo quente, uma mão habilidosa e logo fica pronta esta iguaria tão comum entre os descendentes de açorianos, comunidade que colonizou o Litoral catarinense e se orgulha em manter firmes as tradições dos antepassados. Chamada de pirão, a mistura é um dos destaques da 21ª Festa Nacional do Pirão. Tudo ocorre em Barra Velha (SC), a Capital Catarinense do Pirão, definida oficialmente por lei em 2016. São 21 anos de tradição em que o prato é a estrela do evento. A gastronomia é o ponto alto da festa. Dez boxes comercializarão o prato típico. A produção e venda é feita por entidades assistenciais da cidade que aproveitam o lucro para incrementar a renda anual. No cardápio, pirão d’água, pirão de carne com linguiça, pirão de peixe e pirão de camarão, só para citar algumas variações. Na abertura (6/9), a programação inicia às 18h. Nos dias seguintes, até domingo, a estrutura estará aberta já às 11h, com atividades gastronômicas, apresentações locais, exposição de artesanato e uma série de atrações até às 4h da madrugada. 


A estrutura que prevê receber entre 120 mil e 130 mil pessoas durante os cinco dias de festa terá ainda uma programação paralela que contempla atividades rurais, como o Rodeio Country 2017, que será realizado na quinta (7/9), na sexta (8/9) e no sábado (9/9), com provas, montaria em touro, palhaços e show pirotécnico. A Festa Nacional do Pirão também terá o Encontro de Trilheiros Pirão na Lama, que se reunirá no domingo (10/9) para disputa de motocross e quadriciclos, na Igreja de São Cristóvão. O reflexo já é percebido na rede hoteleira que já está praticamente toda lotada para o período do evento. 
A Festa Nacional do Pirão é uma realização da Prefeitura de Barra Velha, por meio da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura. A organização é da Drial Eventos. A mascote da festa, batizado de Pirãozito, estará presente diariamente no local. Será um dos atrativos para a criançada e motivo certo de fotos entre os adultos.


O SUL É O MEU DESTINO SERÁ LANÇADO NO BETO CARRERO WORLD


A nova campanha nacional de promoção do Ministério do Turismo, “O Sul é Meu Destino”, será lançada no 6º Beto Carrero Meeting, que acontece no dia 25 de agosto no Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina. Este será o tema central de debates e painéis do evento. 


O ministro Marx Beltrão apresentará durante o encontro as ações da pasta para divulgar os atrativos dos três estados da região. A estratégia do Ministério para estimular o turismo doméstico tem sido regionalizar as campanhas para atingir ganhos de imagem focado no produto turístico de cada região do País e retorno a curto prazo, como já foi experimentado nas campanhas do Nordeste e da Amazônia Legal. 


1º RALLY DE REGULARIDADE E INCLUSÃO


Um dos maiores eventos de inclusão social, sucesso em Curitiba, vai acontecer no dia 26 de agosto, em Blumenau. Trata-se do 1º Rally da Inclusão Cidade de Blumenau, organizado pelo Jeep Club em parceria com a Prefeitura de Blumenau. O objetivo, segundo o idealizador do projeto, Ricardo Oribka, é de manter o evento no calendário oficial de eventos da cidade e ampliar o convite para outros municípios catarinenses. Serão 130 pessoas selecionados pelo Programa Paradesporto, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Sorrir para Down e Programa Pró-Família, público formado por portadores de necessidades especiais e idosos. 


Eles serão os “navegadores”, nome técnico para quem guia o piloto em um rally, e, entre eles, também haverá deficientes visuais, pois haverá apoio de técnicos da Secretaria de Educação com a linguagem de Braille. Todos os participantes estarão sempre com um acompanhante, inclusive, os 30 representantes da Terceira Idade, escolhidos pela Pró-Família. Todos os inscritos estão colaborando com um quilo de alimento não-perecível, que serão doados para uma entidade social.  


POMERLAMM FEST


Comida alemã, música, exposição e competições típicas fazem parte da programação da Pommerlamm Fest, que acontece de 17 a 20 de agosto no Centro de Eventos de Pomerode. A novidade da 8ª edição estará no espaço Zum Lamm Gastronomieplatz, local reservado à degustação de diferentes pratos a base de borrego, criados especialmente para serem apreciados na festa. Em alemão Zum Lamm Gastronomieplatz  significa “Vila da Gastronomia de Borrego“. O Zum Lamm Gastronomieplatz  terá a participação dos restaurantes Wunderwald, Curry Wurst Petiscos, Big Pizza, Big Box do Pastel e Wox Pub. Nesta área gastronômica, todos os restaurantes estarão dispostos em quiosques e oferecerão, pelo menos, um prato inédito feito com borrego como ingrediente principal.


No Wunderwald, o prato especial será o sanduíche de borrego, no Curry Wurst Petiscos, uma costelinha de cordeiro ao molho de hortelã, acompanhado de pão artesanal de chope e opcional de batata frita rústica, fora a batata recheada com picanha de cordeiro. No Big Pizza será servida a tradicional pizza do Big com a novidade da picanha de cordeiro. E as delícias não param por aí. O Big Box do Pastel aposta no caldo de cana com o pastel de borrego e o Wox Pub no hambúrguer de carne de cordeiro com queijo, alface, tomate e molho especial. Além de todas estas delícias, que terão preços a partir de R$ 5,00, os visitantes poderão harmonizar as suas escolhas com as diferentes opções de chope que a Ecobier, a Schornstein e a Opa Bier vão disponibilizar para o evento. 


FERIADO DA INDEPENDÊNCIA NA SERRA GAÚCHA




Noite Gaúcha com shows, gastronomia e vinhos em cenário do longa-metragem “O Filme da Minha Vida”, além de Tour Caminhos de Pedra, com a história viva do imigrante italiano,... tudo isso e muito mais a Serra Gaúcha tem pra te oferecer, isso sem falar na alta gastronomia e uma hotelaria fantástica. Não se esqueça da Maria Fumaça que é uma atração, criada em 1992 pelo Grupo Giordani, que resgata a cultura ferroviária e propõe uma experiência única ao visitante, com música ao vivo dentro dos vagões, com a alegria contagiante dos grupos folclóricos de imigrantes e degustação de espumante Moscatel. A Maria Fumaça recebe mais de 300 mil turistas ao ano e, assim como o Parque Temático Epopeia Italiana, funciona durante todo o ano. 



Hotel Cercano - O melhor endereço na Serra Gaúcha

GRAMADO WINTER




Falando nisso, Gramado é pura ferveção neste inverno. Seguindo a programação top do Gramado Winter Season, assinado por nomes de peso na Villa Sergio Bertti em Gramado. Neste último sábado teve show das guitarras de Fernando Noronha e Solon Fishbone com o que há de melhor no mundo do blues com uma bela carta de whiskies. 



O Benedito Ristobareto 

MUSEU DO VINHO




Contar histórias sobre o vinho não é problema para a Vinícola Peterlongo, memória viva da vitivinicultura brasileira. Centenária, elaborou o primeiro espumante no país em 1913 e, a partir daí, deu início a trajetória da bebida no Brasil. Única a manter de pé seu patrimônio arquitetônico original do início do século passado, ostenta um emblemático Castelo nos padrões da região de Champagne (França), um túnel e uma cave subterrânea em pedras basálticas. Junto a tudo isso, a empresa, que passa por uma grande transformação, abrirá suas portas no dia 4 de outubro diferente. Um novo tour chega para incrementar o enoturismo. E o grande destaque do passeio é um memorial com objetos raros da vinícola e da comunidade.



A visita terá início em uma sala de 600 metros quadrados. Nela, dividirão espaço pipas de madeira de 10 mil litros e objetos de vinificação utilizados pela vinícola no início de suas atividades, além de garrafas e rótulos antigos que montam uma linha do tempo. Painéis exibirão imagens antigas e informações relevantes na construção da história da Peterlongo e do vinho brasileiro. Um Ford 29, de propriedade do ex-presidente da Fenachamp e da CIC de Garibaldi, Pedro Carrer, é uma das peças confirmadas para habitar o museu e que já está nas dependências da vinícola. Ao final do museu, uma escada conduzirá o visitante ao espaço de tanques de aço inox, seguindo para a sala de guarda onde os vinhos amadurecem em bordalesas de carvalho francês. 




Avançando, o turista acompanha o processo de guarda em uma cave onde o vinho já engarrafado repousa até chegar à mesa do consumidor. Antes de chegar ao varejo, ainda tem a passagem pela primeira cave subterrânea do Brasil, que reserva mistérios e a nostalgia de uma época de pioneirismo na elaboração do espumante. Ao fundo, um túnel histórico, que segue a direção do vento Minuano, criando, naturalmente, um ambiente com umidade, luz e temperatura ideais para a elaboração do produto. A Peterlongo traz na bagagem feitos como o de ser a primeira vinícola brasileira a empregar mão de obra feminina, a Peterlongo também foi a primeira empresa da região a pagar salário mínimo aos seus operários na década de 1930, com a instauração das leis trabalhistas. Essas e outras curiosidades estarão presentes no trajeto percorrido pelo visitante.


Um dos melhores destinos de Santa Catarina - Hotel Renar em Fraiburgo, a nossa Terra da Maçã

CICLO VIL BIKE E O OUTUBRO ROSA




No próximo dia 21/10 a equipe de pedal feminina da Ciclo Vil Bike, sempre solidária, fará no próximo dia 21/10 o primeiro DEFI ROSE da Grande Florianópolis. O Défi Rose é um pedal integrado ao movimento mundial do Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.



Essa camisa foi criada para o evento e através da venda da sua venda irão arrecadar fundos para doação ao Centro de Mastectomia do Cepon.



Para os sempre solidários que participam de todos os pedais, além dos simpatizantes da Clico Vil Bike, é só entrar em contato com a Silvana, Embaixadora da Specialized e já reservar a sua camiseta pelo Whats App (48) 9 9615-8595. Todos, absolutamente todos estão convidados, afinal de contas, nós marmanjos, o que seríamos sem elas. PORQUE ROSA NÃO É SÓ UMA COR, É ATITUDE !!



USHUAIA RETORNA AO BRASIL




Onde o turismo está tendo um aumento de 10% nesta temporada de inverno (Ushuaia - Patagônia Fantástica), por conta dos brasileiros que invadiram desde El Calafate até Ushuaia, a cidade mais astral do planeta e cuja temporada só termina em outubro e com muita neve, Ushuaia e a Patagônia Fantástica retornam ao Brasil agora em agosto, começando por Florianópolis no próximo dia 21, para workshops e rodadas de negócios, com o apoio do Consulado Argentino em Santa Catarina, Aerolineas Argentinas e ABAV-SC. Os workshops e rodadas de negócios são dirigidos exclusivamente aos proprietários de agências e operadoras de viagens e para aqueles que tem o poder de decisão nos negócios. Os mesmos encontros acontecerão em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, com vistas para a próxima temporada de verão deles.



Cilene del Faro - A casa dos brasileiros em Ushuaia

Estarão aqui no Brasil, a partir de Florianópolis, no dia 21 as super empresas Criollos Turismo  - Rumbo Sur, Prestigio SRL - Conextur - Latitud Ushuaia, Tierra del Fuego & Aventura - Travel Tips Ushuaia além da Super Heliushuaia, do Tremun Hoteles, Cilene del Faro Apart Hotel e Spa, a casa dos brasileiros em ushuaia, Arakur Hotel & Spa - Los Cauquenes Hotel & Spa, Hotel Altos Ushuaia, Hotel Alto Calafate e Lupama, Canal Fun e Nature.



Clique na imagem para ampliá-la

No dia 23 a capacitação acontece no Hotel Bourbon Convention a partir das 08h30hs. No dia 25 Workshop e rodadas de negócios em São Paulo. No dia 28, no Rio de Janeiro. Os eventos serão após o café da manhã, seguido de rodada de negócios, onde os 15 principais receptivos, hotéis e prestadores de serviços de Ushuaia, Calafate, Trelew e Puerto Madryn apresentarão  excelentes oportunidades de negócios. 




Mais informações e reservas via e-mail com Cristiane Cavalli: asuntosinternacionales@turismoushuaia.com - capacitacion.ushuaia@gmail.com.


Esse bolo de fubá do Bolo da Madre é igual ao da minha mãe, inacreditável !

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI