quarta-feira, 17 de maio de 2017

O SUL É O MEU DESTINO FOI APRESENTADO NA ARGENTINA

O SUL É O MEU DESTINO FOI APRESENTADO NA ARGENTINA



Com o objetivo de estreitar os laços comerciais junto ao mercado emissivo e aumentar o número de turistas argentinos durante todo o ano na região, o projeto “O Sul é Meu Destino” foi apresentado para operadores turísticos de Buenos Aires e Córdoba. As ações foram realizadas para parceiros convidados da Aerolineas Argentinas, nos dias 11 e 12 de maio, nas dependências administrativas da companhia aérea em ambas as cidades. Participaram das ações, o presidente da SANTUR, Valdir Walendowsky e o secretário de turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck. 




Durante as atividades, o presidente da Santur, Valdir Valendowski pontuou dados econômicos, sociais e culturais, bem como as riquezas naturais do estado de Santa Catarina. “Recebemos todos os anos um grande número de turistas argentinos e precisamos trabalhar juntos, para que a experiência vivida por eles em nosso estado seja cada vez mais enriquecedora e satisfatória” completou. Para finalizar, vídeos institucionais pertinentes às áreas turísticas da região sul brasileira foram divulgados aos representantes das operadoras presentes, mostrando as praias, serras, cultura, gastronomia, esportes e diversão. O projeto é um programa de turismo integrado com rotas que incluem aéreo e rodoviário, a ser comercializado pelas principais operadoras do país. 


Rio do Rastro Eco Resort - O melhor do país no Aparados da Serra - Bom Jardim da Serra - SC

DESTINO PARAÍBA


Tropical Tambaú Resort - João pessoa - PB

Também começou a ser apresentado nesta terça-feira (16) na Argentina, o roteiro Epicentro Nordeste, formatado pela Viagens Clube Operadora, aqui de Santa Catarina. O evento aconteceu em Rosário e reuniu cerca de 60 agentes de viagens e operadores de turismo. Além de Rosário, haverá eventos em Córdoba, nesta quarta-feira (17) e Mendonza, na sexta-feira (19). Os workshops têm a participação da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) e ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleir, seccional Paraíba), que estão distribuindo material institucional que revelam os roteiros pela Paraíba e divulgam a infraestrutura de João Pessoa e da rede hoteleira.



De acordo com Miguel Ignacio Fajardo, diretor da Viagens Clube, o Epicentro Nordeste compartilha roteiros centralizados na capital paraibana e que percorre as cidades de Recife e Porto de Galinhas, em Pernambuco, e Pipa e Natal, no Rio Grande do Norte. “O Nordeste está em alta na Argentina”, aponta o executivo.  Na semana passada, a Viagens Clube promoveu dois processos de capacitação para 120 agentes de viagens em Rio Cuarto e Villa Maria, principais províncias de Córdoba e de onde saem diversos grupos de turistas argentinos para o Brasil.



NAVEGANTES - SC, É O MAIS NOVO DESTINO DA AVIANCA


A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, pousou nesta segunda-feira, em Navegantes - SC, distantes apenas 36.5 km do balneário mais badalado do Sul do Brasil, Balneário de Camboriú, expandindo cada vez mais a sua malha doméstica. A companhia fara três voos (dois deles, diários) ligando a cidade ao aeroporto internacional de São Paulo (Guarulhos).

Batismo Boing AVIANCA no Aeroporto de Navegantes - SC

Para a Avianca, Navegantes é um destino importante, não apenas por causa do forte apelo turístico, com as belas praias e resorts, mas porque a região do Vale do Itajaí abriga um dos principais polos da indústria naval brasileira. Irão oferecer uma frequência adequada à cidade, que tem essa forte demanda corporativa. O investimento também demonstra a confiança na aviação nacional e reflete o compromisso com todo o Brasil, já que a aviação funciona como um indutor na economia, gerando empregos diretos e indiretos, com impactos positivos sobre dezenas de outros setores.


Os voos serão operados por modernas aeronaves da Airbus. A Avianca Brasil é a única do país a ter todos os assentos de todos os aviões classificados na categoria “A” da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), atestando conforto superior, e a oferecer sistema de entretenimento em 100% dos voos. Além disso, oferece serviço de bordo aos clientes, composto por sanduíches recheados, quentes ou frios, e bebidas variadas.


A noite e, no Infinity Blue Resort & Spa, localizado no balneário mais badalado do Sul do Brasil, Balneário Camboriú- SC, à AVIANCA BRASIL recebeu convidados para coquetel e jantar para comemorar mais esse destino. 


Estiveram presentes o trade de turismo (agentes e operadoras de turismo) e demais autoridades. Clique na imagem para ampliá-la.



Os bilhetes estão disponíveis para compra pelo site da companhia (www.avianca.com.br), pelos telefones 4004-4040 (São Paulo e principais capitais) ou 0300-789-8160 (demais localidades) e via agências de viagens. Para ver todas as fotos clique aqui



Em sua fala, após cumprimentar as autoridades e agradecer a presença de todos Tarcicio Gargioni comenta que: "Estrearemos o nosso primeiro voo internacional para Miami no dia 23, é um salto grandioso para quem ha cinco anos tinha apenas 2% de participação no mercado nacional. Nós hoje temos a frota mais nova da América Latina, com a média de 3,7 anos. Nestes últimos seis anos nós multiplicamos a empresa por seis, na receita, no market share, quantidade de passageiros, no nosso programa amigo... todos os 47 aviões que estão voando, todos airbus, foram colocados no mercado nestes seis anos. Enquanto o mercado caiu, no ano passado por exemplo, mais mais de 6%, perdendo oito milhões de viajantes, nós crescemos 15%."



"Este ano, um ano estabilizado, nós não prevemos crescimento de mercado, nós AVIANCA, vamos crescer 20%. Nós acreditamos, nós continuamos confiando no Brasil, nós continuamos confiando no turismo brasileiro, nós estamos investindo, com muita trabalho, com um produto diferenciado, e hoje nós somos considerados, sem nenhuma vaidade, a melhor companhia aérea do Brasil, não dito por pós, mas dito pelos prêmios e pelas pesquisas que nos recebemos nesses últimos anos." 



Alberto Cestrone -Diretor Geral do Infinity Blue Resort & Spa e Valdir Valendowsky - Presidente da SANTUR

"E graças a esta boa aceitação nos temos o melhor índice de ocupação dos aviões das companhias aéreas brasileiras. Temos o melhor índice de regularidade, 75% dos nossos aviões decolam o zero minuto. Então gente, para chegar neste lugar, que é fantástico, que se chama Vale do Itajaí, são 50 municípios, nós chegamos hoje de manhã com  muita galhardia e com muita felicidade. Do fundo da nossa alma, e para mostrar a vocês a esse momento, eu passo que passem o vídeo da nossa chegada (acima), agradecendo a todos. Muito obrigado !"




Os bilhetes estão disponíveis para compra pelo site da companhia (www.avianca.com.br), pelos telefones 4004-4040 (São Paulo e principais capitais) ou 0300-789-8160 (demais localidades) e via agências de viagens.


STAR ALIANCE

Representantes das 28 companhias da Star Alliance estão em Frankfurt para as comemorações dos 20 anos da aliança

Falando nisso, a para celebrar os seus 20 anos, a Star Alliance e suas 28 companhias membros anunciaram o lançamento de uma competição mundial – na qual os clientes poderão compartilhar suas experiências culturais favoritas com outros viajantes para ter a chance de ganhar 1 milhão de milhas em um dos programas de passageiro frequente da Aliança. Todos os 21 programas de passageiro frequente da Star Alliance participarão da competição, que começa neste dia 14 de maio e termina em 31 de julho de 2017.Para participar basta clicar no www.staralliance.com/mileagemillionaire. Primeiramente, você seleciona em quais dos 21 programas de passageiro frequente deseja ganhar 1 milhão de milhas e digitar o seu número de afiliação. Em seguida, devem enviar uma foto de perfil, ou selfie, juntamente com a experiência cultural favorita.


EVENTOS NO BRASIL


Maximizar o turismo de negócios e promover relacionamento junto a destacados players mundiais é o objetivo, além de milagre da Embratur e de 18 coexpositores brasileiros que estão presentes em uma das mais importantes feiras de MICE do mundo: a IMEX Frankfurt. Até o próximo dia 18 de maio, representantes de Secretarias de Turismo, Centros de Convenções, meios de hospedagem, além de operadores de turismo, participam do estande de 136,5 m² que o Instituto preparou para mostrar ao mundo o que há de melhor em infraestrutura e serviços para a realização de Encontros, Convenções e Eventos internacionais. Milagre por conta da nossa falta de infraestrutura e toda a mídia negativa mundo afora. A expectativa é que quase 4 mil potenciais compradores visitem o espaço do Brasil na feira e se interessem em realizar seus eventos nas cidades brasileiras. 


23ª BNT MERCOSUL JÁ É SUCESSO 


Os estandes oferecidos aos expositores para a 23ª BNT Mercosul estão esgotados. Há poucos dias do evento, o diretor Geninho Goes diz que o resultado corresponde à expectativa da organização, e deve somar 350 marcas, 40 grupos de Famturs do Brasil e países vizinhos, além de reunir seis mil profissionais durante os dois dias de programação em Santa Catarina. Aliada à ocupação total dos estandes, a edição 2017 da Feira traz algumas novidades em sua programação, entre elas está o primeiro momento da sexta-feira, 26, quando ocorre uma coletiva com o Secretário de Estado de Turismo, Leonel Pavan, para apresentar as novidades sobre o Centro de Eventos de Balneário Camboriú. 


Esta será a primeira visita para imprensa especializada ao mais novo empreendimento da cidade, que será inaugurado ainda este ano. A feira conta com a participação do Governo do Estado de Santa Catarina, Santur, e apoio dos Municípios de Itajaí, Balneário Camboriú e com as participações especiais do Governo do Estado do Maranhão, Governo do Rio Grande do Norte, Governo do Rio Grande do Sul, Costa Verde & Mar, Parque Unipraias e Infinity Blue Resort & Spa.


VIOLÊNCIA NO RIO DE JANEIRO


O jornal O Globo deste domingo (14), publicou um anúncio de página inteira, assinado por Boni, Paulo Manoel Protasio, Ricardo Amaral e Roberto Medina. O documento pedia providências do Presidente Temer para reduzir a violência no Rio de Janeiro. A publicação acontece na mesma semana que o próprio jornal publicou matérias apontando que a rede hoteleira tem estado preocupada com a repercussão que os assaltos a turistas podem ter na queda do turismo no Rio de Janeiro. Para o presidente da Riotur, Marcelo Alves, a carta é um verdadeiro grito de “Basta!” que a sociedade carioca está emitindo, porque “não aguenta mais que a crise carioca de segurança não seja resolvida”. 


Ele citou ainda que “não adianta todo o trabalho que a Riotur está fazendo para preparar o carioca a receber cada vez melhor os turistas se os responsáveis pela segurança não fizerem a sua parte”. “Se o Rio é a vitrine do Brasil, reverberando tudo o que faz de positivo, também repercute mundialmente o que acontece de negativo. Espero que o Presidente Temer se sensibilize pelo que disseram essas quatro pessoas notáveis, que têm autoridade para falar, pela história do que já fizeram pelo Rio”.

VISIT ORLANDO

Don Engfer, vice-presidente do Visit Orlando com a prefeita de Orlando Teresa Jacobs, Philip Robertson,do Guiness and George Aguel, CEO, Visit Orlando

Enquanto o Brasil, um gigantesco continente recebeu apenas 6 milhões de turistas e prospecta dobrar isso para somente após 2020, Orlando comemorou neste dia 11 a marca histórica de 68 milhões de visitantes. Como retribuição a marca inédita alcançada, o Visit Orlando  decidiu realizar uma ação promocional onde emitiu milhares de cartões de agradecimento, escritos à mão, o que colocou a cidade com um título no Guiness como destino número um dos Estados Unidos. O anuncio aconteceu durante cerimônia que reuniu 900 profissionais de turismo na celebração da Semana Nacional de Viagens e Turismo.


INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA


Durante os dias 18 e 19 de maio, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de SC, realizará o 1º Workshop de Planejamento Estratégico das Instâncias de Governança Regionais. O evento será realizado no auditório da Univali, em Balneário Camboriú e é dirigido a membros das 12 regiões turísticas de Santa Catarina. O workshop será realizado em duas etapas. Primeiramente serão realizadas apresentações sobre o Programa de Regionalização do Turismo, com participação de representantes do Ministério do Turismo e apresentações dos cases de sucesso das 12 regiões. Durante o encontro será elaborado o Planejamento Estratégico das Instâncias. O material será composto por Missão, Visão, Objetivos Estratégicos e Plano de Ação. Cada Instância de Governança deve indicar pelo menos dez representantes para tornar o processo válido. As inscrições desses representantes poderão ser realizadas até o dia 16 de maio neste link.


BELLA DA SEMANA


A nova modelo do Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) só tem predicados: é linda, simpática, inteligente e exuberante. Natural de Corbélia (PR) e moradora da cidade de São Paulo (SP), Michele Neves tem 32 anos e faz trabalhos como modelo desde os 18 – embora sua real paixão seja a outra profissão: cabeleireira. “Amo o que faço e é nessa profissão que encontro meus melhores momentos profissionais.”


LONDON WINE FAIR


Depois de marcar presença na ProWein, realizada em março deste ano na Alemanha, agora a vinícola Lidio Carraro prepara-se para ser a única representante brasileira em uma das mais importantes feiras da Europa, a London Wine Fair que acontece de 22 a 24 de maio em Londres, Reino Unido. Steven Spurrier, renomado britânico especialista em vinhos, afirmou: “Não posso esconder o fato de que esta vinícola, agora em sua quinta geração, é a minha favorita. Eles preservam a autenticidade da uva e do terroir e nunca usam carvalho, preferindo que o vinho se expresse a respeito do solo, não sobre onde ele envelheceu”. A Lidio Carraro também já conquistou as melhores notas já concedidas a vinhos brasileiros (93 pontos ou 18 scores) no site britânico de Jancis Robinson, considerada a mulher mais influente do mundo do vinho na atualidade.  Em sua 37ª edição, a London Wine Fair contará com a exposição de mais de 10 mil vinhos provenientes de 40 países.  Além disso, mais de 15 mil profissionais do vinho devem passar pela feira em busca de novidades e bons negócios.

Hotel Cercano - O melhor endereço em Gramado - RS

ROTEIRO DAS MISSÕES


No mês de junho, dois roteiros a disposição dos turistas que querem conhecer as fantásticas missões. O nacional ocorrerá entre os dias 10 e 15 de junho e levará turistas para conhecer as belezas culturais do lado brasileiro. Já a partir do dia 14 e seguindo até o dia 18 será percorrido o roteiro internacional (Argentina e Paraguai). Conhecer às Missões é um verdadeiro mergulho na formação da América Latina e Mundo Gaúcho. Foram constituídas pelos jesuítas a partir das utopias de Morus, Bacon e Campanella. O Padre Lugon, em seu livro, disse que foi a mais original das sociedades realizadas. 


A verdadeira história do cooperativismo começaria nas Missões. Os escritos do presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, Vergílio Périus, defende as ideias do estudioso Rafael Carbonell de Masy, de que é chegada a hora de resgatar a verdade sobre a origem da primeira cooperativa, surgida em 1627, nas Reduções Jesuítico-Guarani. São sete povos estabelecidos do lado brasileiro e sete Patrimônios Culturais da Humanidade no conjunto internacional, além de Patrimônios Nacionais dos Países. É imperdível conviver com os índios Guaranis e sua cultura milenar.


O VINHO COMO ANFITRIÃO


No próximo dia 3 de junho, a vinícola Dal Pizzol mergulha nas comemorações do Dia do Vinho e lança uma programação especial com degustação às cegas e almoço harmonizado, mais um motivo para brindar em grande estilo. Os 30 privilegiados serão convidados a desvendar os sentidos numa fascinante viagem pelo universo das sensações. Após, os participantes seguem pelo Ecomuseu da Cultura do Vinho numa visitação guiada, passando pela Sala de Exposições, Loja de Vinhos, Vinhedo do Mundo, Réplica do Primeiro Vinhedo, Enoteca Dal Pizzol até chegar ao Ristorante Enoteca Dal Pizzol. No Ristorante Enoteca Dal Pizzol o grupo viverá uma experiência enogastronômica com a releitura de um cardápio que remonta o período vivido pela família Dal Pizzol quando veio da Itália e se instalou na região. O Dia do Vinho estará sendo comemorado de 19 de maio a 4 de junho em três regiões do Brasil: Vale do São Francisco, no Nordeste, Roteiro de São Roque, no interior de São Paulo e a três regiões, mais a capital gaúcha, no Rio Grande do Sul.


OUTONO MUSICAL EM USHUAIA

Esteban Abolsky, proprietário do Hotel Arakur Ushuaia Resort & Spa e Cristiane Cavalli, responsável pelos assuntos internacionais de Ushuaia. 

Vem aí o Outono Clássico 2017, declarado de interesse Municipal por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Ushuaia - Terra do Fogo, na Patagônia Argentina. Serão quatro finais de semana com eventos consecutivos e muito interessantes, música clássica, jazz, melódias líricas e, justamente por isso este ano se chamará Outono Musical. 


Estarão presentes músicos de renomes nacionais a exemplo da soprano da Gala Lírica considerada a melhor atualmente na Argentina, além de nomes reconhecidos como Lito Vitale e sandra Mianovivh. Também Adrián Iaies, um dos músicos de jazz mais reconhecidos no mundo. Não poderia faltar a Bourbon Sweeathearts Jazz, um trio feminino que apresenta com um toque musical da primeira metade do século XX: Swing, Calipso, Blues e Jazz. Um evento que veio para ficar.

Clique na imagem para ampliá-la

ABAV-PR E PERSONALIDADES DO TURISMO


A partir de maio, na penúltima quarta-feira de cada mês, os profissionais do Turismo do Paraná tem compromisso certo: as reuniões da Confraria do Turismo do Paraná. Trata-se de um encontro dos profissionais do Turismo, visando a conversa franca, o contato permanente e o consequente bom relacionamento comercial. “Notamos que as iniciativas de fortalecer laços pessoais e profissionais estavam sendo deixadas em segundo plano no Estado. Resolvemos então iniciar um movimento para que tenhamos cada vez mais oportunidades de contato”, explica o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe. A ideia é que cada mês, uma entidade fique responsável pela organização do encontro. 


Além da ABAV-PR, participam da iniciativa as entidades: SEHA, ABIH-PR, ABRASEL-PR, SINDETUR-PR, CC&VB e outras que assim desejarem. A primeira reunião da Confraria do Turismo do Paraná terá como palestrante Douglas Meneses, diretor de vendas e marketing do Hotel Mabu, para proferir a palestra “Liderança no Trade com Motivação”. A reunião acontece no dia 24 de maio, às 19h30, no Hotel Mabu Curitiba Business, localizado na rua XV de Novembro, 830, Centro de Curitiba.  

CAPACETE


O S-Works Prevail II 2017 é o capacete de corrida leve mais completo no mercado. Ele combina uma ventilação incrível com excelente design aerodinâmico, sistema hairport e uma fabricação ultra leve para obter o melhor desempenho disponível no mercado atualmente. Segurança é o nome do jogo quando se trata de capacetes, mas para fazer-lo é preciso haver mais em um projeto do que uma fortaleza de espuma. É preciso tecnologia de ponta, a pesquisa ergonômica e um trabalho intensivo de amor pela aerodinâmica para garantir que você use os designs de proteção mais confortáveis, ventilados e atraentes. Isto é um dos itens que a Ciclo Vil Bike tem a nossa disposição. Não economize na compra deste importante item de segurança, afinal é sua cabeça que está em jogo.





sábado, 13 de maio de 2017

TURISMO ESTÁ MATANDO CIDADES NA EUROPA

TURISMO ESTÁ MATANDO CIDADES NA EUROPA




“As cidades estão morrendo pelo Turismo”. A incisiva opinião foi expressa pelo diretor executivo de Marketing de Amsterdã, Frans Van der Avert, ao Fórum Mundial de Turismo em Lucerna, na Suíça. Segundo ele, a pressão desta indústria, causada principalmente por empresas de baixo custo como a Ryanair e a Airbnb, estaria destruindo as cidades históricas da Europa, e que se isso continuar, “ninguém mais viverá nos centros históricos”.




Para Van der Avert, é alarmante que Amsterdã, com 800 mil habitantes, receba cerca de 17 milhões de visitantes por ano, mais de 20 vezes a sua população. "Nós não queremos ter mais pessoas. Queremos aumentar a qualidade dos visitantes, queremos as pessoas que estão interessadas na cidade, não as que a querem apenas como um pano de fundo para festas”, reclama. “Vemos muitos visitantes sem respeito pelo caráter da cidade. As operadoras de baixo custo criam um problema”, completou, citando a Ryanair como exemplo.




Ele identificou Praga, Dubrovnik e Barcelona como cidades afetadas de forma semelhante, e alertou ainda que a indústria do segmento já está enfrentando uma reação de moradores dessas cidades, o que pode inclusive culminar em novas políticas referentes ao Turismo, em um futuro próximo. A mesma linha opinativa seguiram alguns líderes participantes do Global Summit do WTTC 2017.




Uma das críticas de Van der Avert é ao Airbnb e plataformas similares: “A economia de compartilhamento é realmente uma grande ameaça. O Airbnb é uma empresa de bilhões de dólares que está destruindo cidades", clamou, reclamando que muita importância é dada aos visitantes, enquanto os negócios e moradores da cidade acabam ficando espremidos.




DESTINOS INUSITADOS




Já Ushuaia, um dos destinos mais inéditos do mundo, na Terra do Fogo, Patagônia Argentina, não deseja "bastantão" e nem aquelas operadoras que trabalham com quantidade e não com qualidade. Somente na temporada de verão a cidade recebe quase mais de 400 cruzeiros, daqueles imensos. É destino inclusive da Família Schurmann e demais pessoas que buscam além de um destino inédito, tranquilidade paisagens indescritíveis,  uma hotelaria 6 estrelas e alta gastronomia. 



A cidade se prepara para receber a partir do de junho os brasileiros que chegam para a temporada nas estações invernais e no Cerro Castor, a mais moderna e premiada estação de esqui da América Latina. A abertura da temporada começa coma festa do dia mais curto e noite mais longa, o solstício de inverno. Só as festas de abertura duram uma semana. As principais equipes de esqui do mundo treinam em Ushuaia. 



Cilene del Faro - A casa dos Brasileiros em Ushuaia

DESTINO PARAÍBA



Falando em Argentina, o Destino Paraíba vai estar em evidência mais uma vez na Argentina durante toda esta semana (16 a 19), quando será promovido o Workshop Epicentro Nordeste, um roteiro formatado pela Operadora Viagens Clube, de Santa Catarina, que percorre a Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte durante até nove dias, sendo centralizado em João Pessoa (PB). O workshop vai ser realizado em três das maiores cidades argentinas e contará com a participação do setor de Marketing da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), que está investindo na ação em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba (ABIH-PB). A expectativa é de que cerca de 200 agentes de viagens participem das capacitações. 


É na capital paraibana que acontece o maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPA

A primeira apresentação vai ocorrer em Rosário, maior cidade da Província de Santa Fé, na terça-feira (16), no Hotel Plaza Real. Na oportunidade, serão apresentados os equipamentos hoteleiros, os principais roteiros e a infraestrutura da capital paraibana. Na quarta-feira (17), a comitiva paraibana segue para Córdoba, onde faz nova apresentação do destino no Hotel NH Panorama. Na sexta-feira (19), a ação será encerrada na cidade de Mendoza, onde haverá uma apresentação no Restaurante Basilikia. 



De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a participação da Paraíba no Worskhop do Epicentro Nordeste, neste momento, é de fundamental importância, tendo em vista o início do voo direto que será operado pela Gol entre João Pessoa e Buenos Aires, previsto para início de julho. “Estaremos iniciando uma ação forte na Argentina para divulgar e buscar consolidar esse voo, que será o primeiro internacional efetivamente da Paraíba”, disse a presidente da estatal. 


João Pessoa - PB - 100% Lazer


Dados do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo (MTur) confirmam que os sul-americanos foram os turistas estrangeiros que mais visitaram o Brasil em 2016. Segundo o levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo, dos 6,6 milhões de visitantes de outros países que vieram ao Brasil no ano passado - recorde histórico, com um crescimento de 4,3% em relação a 2015 - 3,7 milhões saíram dos nossos países vizinhos. Destaque para a Argentina, responsável pela emissão de 2,3 milhões desses viajantes, um crescimento de 10% em relação a 2015.


Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

AIR CHALLENGE - RALLY AÉREO



O SENAI e o Aeroclube de Santa Catarina promovem, entre os dias 24 e 28 de maio, em São José e Palhoça, o evento Air Challenge SENAI e Aeroclube Santa Catarina voltado para todo o público apaixonado por aviação. A programação inclui show de acrobacias, paraquedismo, palestras, seminários e um grande rally aéreo que será disputado no Aeroclube de Santa Catarina.  O Air Challenge SENAI e Aeroclube de Santa Catarina vem consolidar o papel do SENAI e do Aeroclube de Santa Catarina como referência em educação e formação de profissionais em aviação particular e aviação civil.


27 de maio, Sábado, às 9h: Rally Aéreo
28 de maio, Domingo, às 9h: Acrobacias, Paraquedismo, Exposição e Food Trucks


Todos os eventos do Air Challenge Senai e Aeroclube Santa Catarina são gratuitos e abertos ao público em geral. Prepare-se para essa emoção nas alturas e prestigie!




Em 27 de maio, no Aeroclube de Santa Catarina, acontece o Rally Aéreo. O SENAI e o Aeroclube convidam todos os pilotos competidores do Brasil a participarem desta emocionante disputa. Faça parte deste duelo nas alturas e conquiste o lugar mais alto do pódio. Inscreva-se pelos telefones: (48) 3259-4101, (48) 3257-0400 e (48) 98435-4540.

ALITALIA EM FALÊNCIA




A companhia aérea italiana Alitalia, transportou papas e políticos, mas também esteve no centro de várias controvérsias, entrou em falência pela terceira vez em sua história de 70 anos. Agora, parece que as companhia aérea da Itália, muito dependente do apoio do governo, não pode mais contar com o apoio do público. A situação, no entanto, não afetará os viajantes que reservaram suas viagens para a próxima temporada do verão europeu. Por enquanto, os negócios continuarão decolando, graças a um empréstimo de US$ 435 milhões do governo local, que deu um fôlego a companhia para encontrar um comprador. Entretanto, existe uma incerteza sobre o futuro da empresa.


RECADO CURTO E GROSSO 




A transportadora principal, como muitas outras, sofreu muito devido à ascensão de linhas aéreas de low cost nos últimos anos. Além disso, a queda da economia da Itália também foi uma das razões. No entanto, o principal problema da Alitalia foi a sua incapacidade de reduzir custos. A última gota veio na semana passada, quando os empregados da empresa rejeitaram um plano maciço de corte de custos que exigiria quedas nos salários dos trabalhadores. E não é só ela. Vale lembrar que a principal companhia aérea da Hungria, a Malev Hungarian Airlines, parou os vôos no início de fevereiro de 2012 e foi declarada insolvente tendo sua liquidação decretada alguns dias depois. A Czech Airlines, da República Checa, quase seguiu o mesmo caminho, se não fosse pela Korean Air. A companhia aérea sul-coreana salvou a Czech Airlines ao comprar uma participação de 44% no negócio do governo checo em 2013.




Em 2009, o governo grego vendeu sua transportadora principal, a Olympic Airlines, para Greek Marfin Investment Group. A empresa foi revendida em 2012 para a também grega Aegean Airlines, que é atualmente uma subsidiária e companhia aérea regional. A Espanha também teve seus problemas no setor de aviação. Em 2011, a companhia aérea espanhola Iberia foi comprada pelo grupo britânico International Airlines. A empresa passou por uma revisão completa. International Airlines Group fez uma aquisição semelhante em 2015, comprando a Irlanda Aer Lingus. A Lufthansa também fez várias aquisições similares. Em 2005, a gigante alemã comprou a Swiss International Airlines e, em 2009, concluíram o negócio para comprar a Austrian Airlines.




FORNATUR

Foto: Carlos Mello

O secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, participou nesta quinta-feira, 11, da reunião do Fórum Nacional de Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizada em Brasília. Um dos assuntos da pauta foi a possibilidade de aumentar, no Brasil, a oferta de voos mistos (que possuem trechos nacionais e internacionais operados pela mesma companhia). O objetivo do Fornatur é propor o diálogo com as companhias aéreas para verificar se há viabilidade econômica bem como analisar, junto aos órgãos fiscalizadores, se há condições legais para as operações. Além disso, como já houve sinalização positiva por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e da Polícia Federal, desde que se cumpram as exigências legais nos aeroportos, o próximo passo é conversar com representantes da Receita Federal para discutir a questão alfandegária. O assunto será pauta da próxima reunião do Fornatur, que será realizada no dia 03 de junho, em Salvador.


Ainda durante a reunião foi ressaltada a importância de os estados verificarem a possibilidade de redução da carga tributária sobre o combustível dos aviões. “Esta, sem dúvida, é uma forma de incentivar mais voos pelo Brasil, e consequentemente, fomentar a atividade turística”, destacou Pavan. Outro ponto debatido durante o encontro foi a regularização de jogos e cassinos com viés turístico. A intenção do grupo é cobrar do Congresso Nacional mais agilidade para analisar o assunto.


SÃO JOÃO BRASILEIRO NA ITÁLIA

Público assiste a apresentação do Brasil Junino em Roma. Foto: Ana Paula Torres / Embaixada do Brasil em Roma

Apostando nas Festas Juninas para potencializar a vinda de italianos ao Brasil, a Embratur marcou presença em Roma com mais uma edição do projeto "Brasil Junino”. Em dois dias de evento, quase 12 mil pessoas puderam conhecer um pouco mais da cultura brasileira e por meio da mostra montada na Embaixada do Brasil na famosa Piazza Navona. 


O Diretor de Inteligência Competitiva e Mercados Internacionais do Instituto, Gilson Lira, explica que a ação tem como objetivo atrair mais italianos ao Brasil em um período que há uma baixa procura pelo país. A mostra, que ocorre de 5 a 14 de maio, conta com uma programação cultural variada, com apresentações musicais, grupos de dança de quadrilha, forró e uma exposição. O mercado italiano se conecta ao Brasil por meio de 13 voos semanais, que ligam as cidades de Milão e Roma a quatro capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife. No total, estão disponíveis 3.150 assentos por semana.



TURISMO DE NEGÓCIOS




A Embratur confirma sua participação em mais uma edição da IMEX - Frankfurt, na Alemanha, uma das feiras mais importantes para o turismo de reuniões e viagens de incentivo constantes no calendário de eventos do Instituto. O Brasil estará presente no evento, que acontece entre os dias 16 e 18 de maio, com um estande de 136,5m² e contará com 18 coexpositores, entre eles: representantes de destinos como São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Bahia e Santa Catarina, de centros de convenções e meios de hospedagem, além de operadores de turismo. Infelizmente não temos infraestrutura, segurança, saúde e por aqui impera o medo e a incerteza. 




VILA DO SABER NA ABAV EXPO



A Vila do Saber, espaço da ABAV Expo voltado à capacitação e difusão do conhecimento, inova em sua proposta para 2017 com uma estrutura de conteúdo mais dinâmica e atrações interativas, visando maior aproximação com os participantes. O espaço físico será redesenhado para abrigar duas novas áreas temáticas, mas manterá o conceito aberto, no modelo inovador que agradou os visitantes em 2016. Às quatro áreas apresentadas no ano passado – Gestão, Inovação, Segmentação e Tecnologia – foi acrescentada uma  exclusiva para a realização de Debates e Mesas Redondas e outra dedicada ao tema Produtos e Destinos, que será disponibilizada aos expositores.



A exemplo do ano passado, os participantes terão a facilidade de usar fones de ouvido para assistir as apresentações, que também serão simultaneamente transmitidas via streaming. O espaço ganhará uma nova dinâmica baseada na ideia de gamificação, visando engajar os participantes, ampliar a absorção do aprendizado e a assimilação do conteúdo. Possibilitará, ainda, maior contato com o universo mobile – assunto que será amplamente discutido nesta edição, visando especialmente suas possibilidades para o agenciamento de viagens.



A Vila do Saber será o ponto de encontro de outras ações e iniciativas que visam beneficiar e amplificar a visão dos visitantes, como as palestras idealizadas pelo GTTA (Grupo de Trabalho de Tecnologia da ABAV), e outras ministradas por profissionais e personalidades de grande relevância para o turismo, que se alternarão em apresentações diárias, sempre trazendo as principais tendências em voga no Brasil e no mundo. "Estamos empenhados em disponibilizar na Vila do Saber e no Congresso ABAV de Turismo as melhores oportunidades de capacitação aos profissionais do turismo. O contato com novas técnicas, recursos e ferramentas irão fortalecer o know-how dos visitantes e abrir portas para seus negócios", afirma Antonio Azevedo, vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional.




Todo o conteúdo apresentado na Vila do Saber está sendo desenvolvido sob um novo modelo de curadoria que envolveu a formação do Comitê ICCABAV, grupo composto por instrutores e profissionais ligados ao instituto com extenso conhecimento e vivência no turismo que respondem, conjuntamente, pela gestão de ideias e pelo direcionamento das atividades do espaço. O Comitê conta também com a participação da empresa Mestres da Hospitalidade, que renova a parceria firmada com o ICCABAV no ano passado, oferecendo suporte à montagem da grade dos temas e das atividades operacionais. A 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 48º Encontro Comercial Braztoa acontece entre entre os dias 27 e 29 de setembro (quarta à sexta-feira), das 12h às 20h, no Expo Center Norte (SP).



STAR ALIANCE

Representantes das cinco companhias da Star Alliance na comemoração realizada no RIOgaleão (M&E)

No próximo domingo (14), a Star Alliance comemora 20 anos de fundação. Para marcar a data será anunciada em Frankfurt uma grande campanha promocional direcionada aos 68 milhões de usuários das 28 empresas aéreas membros da aliança. De acordo com Ian Gillespie, diretora da Avianca e porta voz da Star Alliance no Brasil, esta será uma ação com benefícios para os clientes que se cadastrarem na promoção no site da Star Alliance. “É uma ação direcionada ao público final que terá validade até o final deste ano e com muitas promoções e benefícios fazendo alusão aos 20 anos da Star Alliance”, adiantou.


A novidade foi divulgada nesta quarta-feira (10)  durante coquetel promovido pela Star Alliance para cerca de 50 convidados no lounge Plaza Premium, da aliança, com direito a bolo e brinde  de champagne em alusão a data comemorativa. Prestigiaram o evento representantes da Avianca, United, Lurfthansa, SAS e TAP. Ao saudar os convidados, Ian Gillespie destacou a importância da aliança. “São duas décadas de história, 28 empresas que transportam anualmente 680 milhões de passageiros em 191 países com uma média de 1.300 voos diários”, destacou.


Segundo o dirigente, no Rio de Janeiro, as empresas aéreas membros do Star Alliance respondem por 23% das operações. Para marcar a data o lounge do RIOgaleão servirá  uma série de itens aos clientes como brigadeiros, caixinhas de maracon, copos personalizados com chás de marcas, embalagens em miniatura com produtos de confeitaria e pacotes de hashi, além de strudel de maçã e fondue de chocolate suíço e outras iguarias.


OBSERVATÓRIO DE TURISMO




Nesta última quinta-feira (11) a Fecomércio-PR realizou em sua sede o Encontro Paranaense de Observatórios de Turismo. O evento reunirá especialistas da área de pesquisas e estatísticas do turismo para conhecer e debater sobre experiências nacionais, de entidades públicas e privadas. São parceiros do evento a Universidade Federal do Paraná e o Observatório de Turismo do Paraná. O intuito é traçar estratégias para melhoria de funcionamento, gestão e financiamento destes observatórios e discutir sobre as possibilidades de criação de um Centro de Inteligência Turística, conforme interesses e necessidades das entidades participantes. A intenção da construção desta unidade é congregar informações de forma contínua e convertê-las em conhecimento, para incrementar a atividade turística do Paraná.




Participaram do encontro gestores de Observatórios de Turismo, de entidades públicas e privadas do turismo estaduais e municipais; especialistas em pesquisa e estatística de turismo, órgãos de turismo interessados na área; professores e pesquisadores. Já Confirmado a participação de 04 Países (Brasil, Argentina, Paraguai e Espanha) - 12 estados brasileiros e Observatórios de 15 municípios dentre eles diversas capitais do país. No total serão cerca de 120 estudiosos do tema.



VINHOS DO BRASIL




Bordeaux, na França, foi palco da 41ª edição do Challenge International du Vin, uma das maiores competições de vinhos do país. O concurso reuniu mais de 5 mil amostras inscritas por 37 países, que foram avaliadas por cerca de 700 degustadores. Dos vinhos premiados, 11 são produtos brasileiros. Para o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Edegar Scortegagna, as premiações são reflexo do constante aprimoramento da produção nacional. “As vinícolas brasileiras têm apostado em técnicas que valorizam as características dos terroirs onde cultivam seus vinhedos. Além disso, temos enólogos dedicados a aperfeiçoar seus conhecimentos e entregar produtos cada vez melhores, reconhecidos em importantes eventos internacionais”, comenta.



Há mais de duas décadas a ABE realiza o envio de amostras para concursos nacionais e internacionais, cumprindo seu papel na divulgação dos vinhos e espumantes produzidos no Brasil.A casa Valduga levou a Medalha de Ouro com a Arte Espumante Brut 2015, Ponto Nero Espumante Blanc de Blanc – Domno do Brasil Ponto Nero Espumante Rosé de Noir – Domno do Brasil. Quem garantiu a Medalha de prata foi a Espumante Moscatel Rosé – Cooperativa Vinícola Aurora, Brazilian Soul Sparkling Moscato – Cooperativa Vinícola Aurora, Gran Legado Espumante Champenoise Brut – Maison Forestier Vinhos, Morro do Calçado Cabernet Sauvignon 2012 – Vitivinícola Jolimont, Zanotto Chardonnay 2016 – Vinícola Campestre Zanotto Merlot 2012 – Vinícola Campestre e finalmente Medalha de Bronze para Aurora Reserva Chardonnay 2015 – Cooperativa Vinícola Aurora, Fazenda Santa Rita Chardonnay 2016 – Vinícola Fazenda Santa Rita.



O melhor endereço na Serra Gaúcha 



PEDALANDO COM CONFORTO




O uso do selim correto pode revolucionar sua pedalada. O primeiro passo para encontrar o selim adequado é medir a largura dos seus ísquios (ossos da bacia) que vai determinar a largura correta do seu selim. Teste quantos selins for preciso até encontrar um que lhe satisfaça. Andar de bicicleta não é pra ser doloroso. É a Ciclo Vil Bike dando a dica correta.


PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI



Um legítimo resort de campo. Minha casa na fazenda. Minha casa em Lages, minha Princesa da Serra