FLORIPA EM DESTAQUE
Florianópolis é o quinto destino mais procurado por turistas latino-americanos para viagens de inverno em 2025. O levantamento foi realizado pelo Instituto Econômico da Mastercard e divulgado no relatório “Tendências de Viagem 2025”. O estudo foi baseado na análise de transações de março de 2024 até março deste ano. Os dados apontam um crescimento de 31% na procura por férias na capital catarinense entre junho e setembro. Em outros levantamentos, Florianópolis também apareceu como destaque na busca como destino turístico. No verão deste ano, a capital catarinense foi o quarto destino mais procurado no mundo. Para o Carnaval, a cidade figurou como o oitavo local mais buscado no Brasil. O destaque no turismo de inverno, segundo Gustavo Arruda, economista-chefe da Mastercard na América Latina e Caribe, demonstra que a capital catarinense oferece múltiplas experiências. “O aumento da busca pela região reforça seu potencial que equilibra opções de lazer e paisagens naturais”, afirma. Além de Florianópolis, aparecem na pesquisa: Rio de Janeiro – Brasil; Iguazu – Argentina; Cancún – México; Recife – Brasil; Salvador – Brasil; Punta Cana – República Dominicana; Istambul – Turquia; Natal – Brasil; Dubai – Arábia Saudita.

FLORIPA AIRPORT – RECORDE

A propósito, O Terminal de Cargas Áreas Internacionais do Aeroporto de Florianópolis registrou crescimento de 44% na tonelagem de cargas movimentadas entre janeiro e junho de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado. O excelente desempenho colocou o Floripa Airport Cargo na terceira posição do ranking dos terminais de cargas aéreas que mais cresceram na América Latina e no primeiro do Brasil. O levantamento foi divulgado pela consultoria Rotate, especializada em dados e estratégias para o setor de cargas aéreas. Os terminais de cargas com maior crescimento na América Latina são: 1º San Pedro Sula – Honduras; 2º Silvio Pettirossi – Paraguai; 3º Floripa Airport; 4º Aeroporto do Galeão (RJ) – Brasil; 5º Kingston – Jamaica. Um dos fatores que levaram ao aumento no volume de cargas foi o crescimento na carteira de clientes. Nos primeiros seis meses deste ano, o número de empresas que utilizaram o terminal da capital de Santa Catarina foi 42% maior do que no primeiro semestre de 2024.

Os importadores se beneficiam das rotas regulares para os principais hubs logísticos dos EUA e Europa, além da infraestrutura moderna com possibilidade de receber e armazenar mercadorias que tenham temperatura controlada. Com 80% das cargas liberadas em menos de 24h, a eficiência operacional também atrai as empresas. A inauguração de um novo terminal de cargas, a ampliação das operações das companhias aéreas, como a Latam Cargo que passou a operar a rota para Europa há pouco mais de um ano, a chegada da TAP Air Portugal em setembro de 2024 e o crescimento do volume movimentado nos últimos meses pelo voo para o Panamá, operado pela Copa Airlines, também apresentou para o crescimento. Atualmente, duas companhias aéreas cargueiras atuam no Floripa Airport Cargo – Latam Cargo e Avianca Cargo – elas operam 5 voos por semana, ligando Santa Catarina a Miami, na América do Norte e a Bruxelas e Frankfurt, na Europa. No primeiro semestre de 2025 as duas cias juntas registraram aumento de 32% no número de embarques no terminal catarinense.

QUEDA DE TURISTAS ESTRANGEIROS
Como trata-se de um desgoverno, nada está em sintonia e o Ministério do Turismo afunda cada mês mais em promessas. Tanto que o fluxo de turistas estrangeiros de Estados Unidos, Canadá e Austrália registrou queda no segundo trimestre de 2025, após a retomada da exigência de vistos para viajantes desses países. Entre abril e junho, foram apenas 176.491 visitantes. O recuo quebrou uma sequência de alta iniciada no primeiro trimestre, quando o número de turistas desses países havia subido 25,3%. A medida, em vigor desde abril, segue o princípio da reciprocidade adotado pelo governo desgoverno em decadência total e, segundo os entendidos, não sobrevive após o mês de agosto. Assim esperto. A retórica do Presidente da Embratur é mais tola ainda, segundo seu presidente: “O Brasil está batendo recordes históricos tanto na entrada de turistas internacionais quanto de receitas. Vamos passar dos 8 milhões de turistas, algo que nunca aconteceu na história”, garantiu. Sem dúvida ele acredita em Papai Noel e no Coelhinho da Páscoa. Já no Congresso, conhecida como “a casa da Mãe Joana”, a exigência de vistos segue sendo alvo de contestação. Um projeto para derrubar a medida foi aprovado no Senado, mas está parado na Câmara. Críticos alegam prejuízo ao setor, enquanto o Itamaraty defende a política e afirma que a isenção anterior não trouxe aumento significativo no fluxo de turistas.

AZUL – COMIDA A BORDO

Tudo é questão de preço, oferta e procura. Segundo os entendidos, o melhor é levar a sua “marmita”, pois os preços estão alturas. A Azul já iniciou os primeiros testes para venda de comida a bordo, que se estenderá até o dia 31 de julho, em voos entre Campinas (Viracopos) e Recife. A novidade marca uma mudança gradual no modelo de serviço da aérea, que até então oferecia apenas lanches gratuitos, como snacks e balinhas em formato de avião. A fase de testes está sendo feita nos voos AD2805 e AD2810, ambos operados pelo Airbus A321neo no horário do almoço, o que, segundo fontes ligadas à operação, não é coincidência. O objetivo é avaliar a aceitação dos passageiros às novas opções de refeições quentes, ainda sem cardápio revelado. Os comissários escalados já foram avisados e receberão treinamentos específicos. A venda a bordo foi prometida pelo CEO da Azul no ano passado, mas acabou adiada após o início do processo de recuperação judicial da empresa nos Estados Unidos (Chapter 11). Mesmo com a nova proposta, o serviço gratuito continuará sendo oferecido. A aposta é que a experiência premium permaneça acessível, enquanto novos produtos possam gerar receita extra. Não duvidem que a Azul ainda irá cobrar o ar que respiramos a bordo.

INVERNO NO CASTELO

Transforme a sua viagem em uma celebração de charme, sabor e exclusividade. Viva momentos extraordinários em um castelo digno da sua história. Localizado nas charmosas montanhas da Serra Gaúcha, o Castelo Saint Andrews oferece experiências exclusivas, com ambientes elegantes, suítes refinadas, jardins inspiradores e vista deslumbrante para o Vale do Quilombo. Desfrute de uma programação especial com experiências gastronômicas assinadas pelo premiado Restaurante Primrose, jantares temáticos à luz de velas e harmonizações com rótulos raros da nossa Adega, reconhecida internacionalmente. Seja em um chá da tarde sofisticado, uma degustação de vinhos guiada ou um delicioso Fondue Suisse, cada momento será inesquecível. No mês de julho, até 2 crianças de até 12 anos são nossas convidadas, desde que acompanhadas por 2 adultos pagantes na mesma suíte. Uma oportunidade incrível para as férias em família em Gramado. Não se esqueça que até o próximo dia 26 de julho está acontecendo o Festival de Jamón Ibérico Jamón Ibérico Carvajal Premium Bellota 36 meses. Não se esqueça também de celebrar o charme e o romantismo do fondue em uma noite especial que destaca a riqueza da gastronomia regional. O Castelo Saint Andrews, oferece uma sequência exclusiva de quatro fondues, servidas em nosso Premiado Restaurante Primrose. Cada etapa é cuidadosamente preparada com ingredientes selecionados, incluindo frutos do mar, queijos importados, filé mignon e chocolate belga, proporcionando uma experiência gastronômica sofisticada e inesquecível. Para tornar esse final de semana inesquecível, escolha o período que mais se adequa a sua disponibilidade.

OPORTUNIDADE NO TURISMO GAÚCHO

A propósito, no próximo dia 31 de julho, o auditório da Fecomércio-RS será palco de mais uma edição do Fecomércio-RS Debate, tradicional evento que reúne especialistas e empresários para discutir temas centrais ao desenvolvimento da economia gaúcha. Nesta edição, o convidado especial é Guilherme Paulus, um dos principais nomes da história do turismo brasileiro. O empresário trará à pauta os desafios e oportunidades do turismo no estado, a importância estratégica da hotelaria e a retomada econômica no contexto da reconstrução do Rio Grande do Sul. Ele dividirá o palco com Vinicius Lummertz, ex-Ministro do Turismo e ex-presidente da Embratur. Com mais de cinco décadas dedicadas ao setor, Paulus fundou a CVC, hoje a maior operadora de viagens das Américas, e é também responsável por empreendimentos que reposicionaram o Brasil como destino de excelência, como o hotel-boutique Castelo Saint Andrews, em Gramado, membro do seleto grupo Relais & Châteaux e Roteiros de Charme do Brasil. Durante sua participação, Paulus abordará a força da indústria do turismo como motor da economia nacional, a necessidade urgente de ações voltadas à reestruturação do setor no Rio Grande do Sul após as recentes adversidades, e o impacto da hotelaria na geração de empregos, estímulo ao comércio e fomento à cultura regional. A palestra trará também uma análise realista do momento atual do setor e o papel do empresariado na construção de um futuro resiliente para o turismo local. Para Paulus, investir em turismo é investir em desenvolvimento social e econômico. Ao defender a integração entre iniciativa privada e poder público, o empresário reforça que a reconstrução da confiança no setor passa por planejamento, qualificação profissional e valorização da vocação turística de estados como o Rio Grande do Sul. O evento pode ser adquirido através deste link e integra a agenda estratégica da Fecomércio-RS, que busca promover debates relevantes para o fortalecimento dos setores produtivos do estado, incluindo o turismo, responsável por mais de 7% do PIB nacional.

FESTA COLONIAL DE CANELA

Falando na Serra Gaúcha, os primeiros 10 dias da 31ª Festa Colonial de Canela confirmam o sucesso do evento, que segue até o dia 27 de julho, reunindo milhares de moradores e turistas na Praça João Corrêa, com entrada franca. A celebração valoriza a força da terra, a cultura do interior. Com protagonismo das famílias de agricultores, produtores rurais e agroindústrias locais, a Festa é um verdadeiro retrato da identidade canelense. Todos os participantes são da cidade, trazendo produtos, histórias, sabores e saberes que refletem a dedicação ao campo e à preservação das tradições. A programação artística também tem identidade local: a maioria dos shows, espetáculo teatral Retratos e o Desfile Raízes da Terra contam com talentos canelenses, enaltecendo o potencial cultural do município, sendo que estes dois últimos reuniram mais de cem pessoas na produção, elenco e direção. Entre as novidades que estão encantando o público, os Jogos Coloniais — com bocha, canastra e 66 — vêm chamando atenção pela integração entre os participantes e o envolvimento dos visitantes, resgatando brincadeiras típicas do interior com muita alegria e espírito comunitário. Com entrada gratuita, a Festa segue diariamente com gastronomia típica, artesanato, fornos a lenha, atrações culturais e muita hospitalidade.

Um convite para viver o melhor de Canela com sabor, memória e afeto. A estimativa de público, segundo a organização do evento é de que 85 mil pessoas passem pela Praça João Corrêa nos 17 dias de Festa Colonial de Canela. Outro diferencial é que o centro da cidade já está com a decoração especial alusiva a Temporada de Inverno, que iniciou com a Festa Colonial e contará com shows musicais de artistas de renome no Estado nos dois primeiros fins de semana de agosto. A 31ª Festa Colonial de Canela é uma realização da Prefeitura de Canela e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela, com apresentação da rede de farmácias São João, o patrocínio da Sicredi Pioneira, Cervejaria Ambev Uniserra e vitivinícola Jolimont e o apoio das cervejarias Farol, Viking Bier e Cresol, além da marca Sicoob como colaboradora. Apoio institucional FETAG/RS, Emater/RS-Ascar e SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado. Agente Cultural: AM Produções, financiamento Pró Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

FESTIVAL GHAÚCHO EM GRAMADO

A propósito e nascido em setembro do ano passado para celebrar a cultura do Rio Grande do Sul, o Festival Gaúchos terá nova edição de 5 a 28 de setembro. Dados e outras novidades foram anunciados durante o lançamento oficial nesta última sexta-feira, dia 18, no Teatro Elisabeth Rosenfeld com a presença de autoridades, comércio turístico da região, imprensa e comunidade. Serão 25 dias de programação para celebrar as tradições do Rio Grande do Sul através de atividades culturais, artísticas e gastronômicas em Gramado – que já foi sede da primeira edição -, e agora também nas cidades de Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Caxias do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves, marcando a expansão do evento já em sua segunda edição. Durante o lançamento, foram apresentadas algumas das novidades para 2025. Uma delas será o “Baile do Borges”, que flui para a principal avenida de Gramado apresentações de danças típicas do folclore gaúcho. Aplaudido de pé pelo público em 2024, o espetáculo ‘Gaúchos’ segue na programação, além de apresentações que irão marcar a abertura e o encerramento do evento na Rua Coberta.

A programação do Festival Gaúchos inclui ainda um ‘Tributo à Califórnia da Canção Nativa’ , o maior e mais tradicional festival de música gaúcha, com a presença de grandes nomes em apresentações gratuitas. A “Cozinha Gaúcha” não fica de fora. Com curaria dos Destemperados, o festival amplia o circuito gastronômico, que no primeiro ano contemplou apenas Gramado, e desta vez se espalhou para restaurantes das cidades de Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Caxias do Sul, Cambará do Sul, Bentor Gonçalves e Garibaldi. A estimativa é de que o “Festival Gaúchos” impacte, ao longo dos 25 dias, cerca de 1 milhão de pessoas, através da música, dança, gastronomia, folclore, lendas, arte, poesia e culto às tradições gaúchas. O evento é apresentado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul com apoio da Prefeitura Municipal de Gramado e realizado pelo Instituto RSNASCE, Grupo Austral, Capacitá Eventos, Darte Entretenimento, Destemperados e Somos RS.

FESTURIS MEETING

O 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado está iniciando a venda de ingressos para a programação de palestras do Meeting Festuris. Para se credenciar, basta acessar o portal festurisgramado.com e abrir o link “REUNIÃO” no canto superior direito da tela, ou clicar no banner que está definido no topo da página. O palco de conteúdo terá abordagens que irão transformar a maneira como os profissionais enxergam temas como turismo, economia, desenvolvimento sustentável, inovação, inteligência artificial entre outros. O Meeting é aquele encontro que vai inspirar, conectar e gerar ideias e ações que realmente fazem a diferença. O melhor preço dos ingressos está sendo praticado nesta semana de pré-lançamento das vendas, chamada de “Compra às Cegas”. O valor do investimento é de R$ 200 e ficará disponível até segunda-feira que vem, dia 21 de julho, pelo portal festurisgramado.com . Este valor diferenciado é promocional, por tempo limitado, e não há desconto adicional para quem paga meia entrada.

Ontem, 22 de julho, foi aberto o 1º lote das vendas, com valores em R$ 360 por pessoa e no dia 1º de outubro, será aberto o 2º Lote ao custo de R$ 450. Os pagamentos podem ser feitos por PIX, cartão, ou boleto. Idosos e estudantes possuem 50% de desconto nestes dois lotes; profissionais de imprensa são gratuitos. Mais informações com Julia Bervanger pelo número (54) 99955.4934. Desde a última terça-feira, 15, foi aberto o credenciamento para os compradores que oferecerão nos espaços Negócios & Inovação, Luxo e Casamento. No portal do Festuris também já estão disponíveis os credenciamentos para agentes de viagens, guias de turismo, assessores de imprensa, imprensa, criadores de conteúdo e embaixadores convidados.

OS BASTIDORES DA HOSPITALIDADE

Vamos falar de IA Generativa na hotelaria? O setor hoteleiro, diante do avanço aprimorado e mutável das ferramentas tecnológicas, está diante de uma revolução na comunicação com os hóspedes por meio da IA generativa, agregando eficiência operacional com experiências mais empáticas, únicas e memoráveis O universo da hospitalidade está em plena transformação, impulsionado pelo avanço da tecnologia e, especialmente, pela Inteligência Artificial (IA). No Encatho & Exprotel 2025, que acontece de 29 a 31 de julho, no CentroSul, em Florianópolis, o especialista Rodrigo Teixeira, CEO da Asksuite, será um dos destaques da programação, com a palestra “A nova era da IA Generativa na Hotelaria”, marcada para o dia 30 de julho, das 14h25 às 15h25, na sala Joaquina. Com uma abordagem prática e provocadora, Rodrigo irá mostrar como a IA generativa pode ir além dos assistentes virtuais e se tornar uma aliada estratégica na experiência do hóspede, no atendimento multicanal e na otimização de processos operacionais dos hotéis. “A tecnologia deve servir à hospitalidade sem perder o toque humano. O uso inteligente da IA não substitui, mas potencializa o atendimento e os resultados”, destaca Rodrigo, cuja trajetória como fundador da Asksuite o colocou entre os nomes mais conhecidos da hotelaria.

GESTÃO DE DESTINOS

Falando nisso, com ampla experiência na liderança de políticas públicas para o turismo no Brasil, o consultor e especialista Bruno Wendling será um dos destaques da programação do 36º Encatho & Exprotel. A palestra “Gestão de Destinos: Inovação e Responsabilidade” será apresentada no dia 31 de julho, das 13h20 às 14h10, na Sala Joaquina, e promete provocar reflexões e inspirar novas práticas para o desenvolvimento sustentável do setor. Referência nacional em gestão pública do turismo e planejamento estratégico, Bruno Wendling defende que o futuro do turismo está diretamente ligado à integração entre governança, inovação, competitividade e responsabilidade social e ambiental. Em sua fala, ele irá abordar como os destinos turísticos podem se estruturar de forma inteligente, inclusiva e com visão de longo prazo. “Bruno Wendling traz toda sua experiência e trajetória nacional na gestão de destinos, mostrando que o trabalho articulado entre todos os envolvidos pode transformar territórios em experiências memoráveis”.

A exemplo dos estados da Bahia e Mato Grosso do Sul, por onde Wendling desenvolveu projetos que se tornaram referência nacional e internacional em ecoturismo e turismo responsável, Santa Catarina também conta com destinos de sucesso. Segundo dados apresentados pela SETUR, estão os municípios da serra catarinense que envolvem as cidades de Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra. No litoral, Balneário Camboriú é reconhecida pela modernização com ações como a reurbanização da orla. Esses são apenas dois exemplos de destinos com forte apelo turístico e diante do potencial catarinense de ampliar cada vez mais as rotas, a palestra de Wendling servirá de inspiração para o trade de turismo.

BELLA DA SEMANA – VANEZA ALVAREZ

O Pecado que vem da Colômbia! A mulher por trás do pecado colombiano abre o jogo. Descubra os segredos e desejos da musa Vaneza Alvares! Este convite tem data e hora marcada. A primeira parte do ensaio com fotos, vídeos e uma live 4K com closes tão íntimos que vão te deixar sem ar será já está no ar. Homens de visão não perdem oportunidades assim. Eles se preparam. Eles garantem seu lugar na primeira fila.

Leia ainda: Turismo doméstico está em alta, brasileiros irão viajar pelo Brasil nas férias de julho
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @turismoonline.net.br
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Férias de julho – Brasileiros irão redescobrir o Brasil
Atravessando os dois últimos séculos, a humanidade se viu diante de maravilhas tecnológicas
Gelo y Aventura oferece experiências inesquecíveis na Patagônia
Floripa Airport – Mercado internacional cresce 24% e movimenta temporada de inverno
Começou em Fraiburgo o Transcatarina, evento de aventura off-road percorre 14 cidades
O futuro do turismo já chegou. E ele fala sua língua!
Viagens corporativas faturam apenas 1,187 bi em maio
Transcatarina dará a largada em Fraiburgo no dia 07 de julho
Brasil muda de endereço e todos querem descer para SC
