terça-feira, 2 de julho de 2013

USO DE GÁS NATURAL SERÁ DEBATIDO NO CONGRESSO DE CARVÃO MINERAL



Evento, que será realizado em Gramado, vai apresentar as principais fontes de energia do País

 Larry Duke

Dentre os assuntos que serão tratados no 4º Congresso Brasileiro de Carvão Mineral (CBCM), um dos destaques será o uso do gás natural como fonte de energia. Embora as reservas nacionais sejam abundantes, o combustível não resulta em uma fonte economicamente confiável para a energia hidrelétrica e força o Brasil a arcar com o alto custo de importação do gás natural liquefeito (GNL) – o produto no estado líquido. Uma palestra sobre o tema será realizada no dia 23 de agosto, às 13h30, na sede da Faurgs, em Gramado. O evento será realizado de 22 a 24 de agosto.
A geração de energia hidráulica é a principal fonte utilizada no País. O carvão foi usado no passado para geração de energia em caldeiras convencionais, no entanto, isto tem se limitado a um único produto, a eletricidade, o que prejudica a viabilidade econômica de produção de energia hidroelétrica.
 

Plataformas de gás natural estão espalhadas em diversas partes do país 


Como alternativa, o carvão e outros produtos de refinaria, por exemplo coque de petróleo, podem ser utilizados numa usina de ciclo combinado com gaseificação integrada (IGCC) para produzir uma combinação flexível de eletricidade e gás de síntese, que pode, na sequência, se usar como matéria-prima para outro processo industrial, que pode produzir produtos de exportação. Esta alternativa será apresentada aos visitantes do congresso pelo diretor de IGCC e Serviços e Produtos de Gaseificação na GE Energy (situada em Houston, Estados Unidos), Larry Duke. Ele destacará como os recentes avanços da tecnologia de gaseificação, incluindo o avançado refratário, resfriadores radiantes de syngas e misturas avançadas, podem ajudar a atender as necessidades dos clientes em toda a América Latina e auxiliar no fornecimento de soluções inovadoras para o crescimento industrial na importação e exportação ao redor do mundo.