sexta-feira, 14 de maio de 2021

Concurso - Iniciativas inovadoras para impulsionar o turismo rural

TURISMO RURAL



A Organização Mundial do Turismo (OMT), tem objetivo de apoiar responsáveis por iniciativas inovadoras e impulsionar o desenvolvimento do campo a partir da retomada do turismo. Além disso, acelerar o desenvolvimento rural por meio do turismo e favorecer o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). De fato, esta é a meta de um novo concurso global de startups realizado pela OMT que, até 1º de julho, vai selecionar empreendedores com ideias inovadoras para superar impactos da pandemia e ajudar comunidades rurais a aproveitar oportunidades a partir da retomada do turismo. Para se inscrever acesse AQUI

Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento

Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento - Boqueirão Hotel Fazenda - Lages - Santa Catarina - Ícone do turismo rural nacional - Colagem - Jefferson Severino

Sem dúvidas, a a competição visa apoiar o combate ao despovoamento do campo, promover inclusão e reduzir desigualdades de renda e de gênero. O concurso envolve quatro categorias: pessoas (projetos que incentivem a criação de empregos e oportunidades); planeta (ideias relacionadas à proteção de recursos naturais); prosperidade (soluções baseadas em novos modelos de negócios) e propulsão da tecnologia rural (novas ferramentas digitais para promover o turismo).

Todo Brasil é Turismo - Sem o turista, empregos e renda deixam de existir

Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento - Rio do Rastro Eco Resort - Bom jardim da Serra - SC - Roteiros de Charme - Foto Divulgação

Diante disso, os vencedores da competição terão direito a benefícios como bolsas de estudo, tutoria da OMT e de parceiros, suporte personalizado, oportunidades de investimento, integrar a rede de inovação da entidade e participar da Assembleia Geral da OMT, que será realizada no Marrocos no mês de outubro deste ano. Os finalistas da disputa serão anunciados em 15 de agosto, com a divulgação dos ganhadores prevista para outubro.

Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento
Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento - Hotel Fazenda Águas Claras - Rancho Queimado - SC - Clique na foto e faça sua reserva!

A saber, a disputa envolve parceiros a exemplo da Air Europa, do Wakalua, da Telefonica Open Future e do Google for Startups, entre outros. O concurso se baseia no sucesso da competição promovida em 2019 pela OMT, voltada a startups espanholas de turismo rural. A disputa reuniu 136 candidaturas, tendo como vencedores a My Street Book (rotas turísticas personalizadas) e a Vanwoow (que promove o potencial de pequenas cidades rurais). Conheça AQUI as iniciativas.

Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento

Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento - Gilson Machado Neto - Ministro do Turismo - Foto Divulgação Mtur

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressalta o grande potencial do turismo rural. “O turismo rural é uma das grandes tendências do pós-pandemia, com a crescente busca por viagens em meio à natureza. E, nisso, nenhum país se compara ao Brasil, com seus inúmeros atrativos naturais preservados”, destaca. De fato, o fomento ao turismo rural no Brasil é alvo de ações do Ministério do Turismo. Em setembro de 2020, por exemplo, a Pasta firmou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para desenvolver o segmento. A parceria busca proporcionar o fortalecimento da participação da agricultura familiar no turismo, por meio do incentivo à promoção e à comercialização de produtos e serviços no setor.

Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento

Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento - Pratas Thermas Resort - São Carlos - SC - A Melhor água termal do Brasil.

No último dia 7 de maio, MTur, MAPA e Universidade Federal Fluminense (UFF) anunciaram oito roteiros nacionais pré-selecionados para participar do Projeto Experiências do Brasil Rural, que busca apoiar e promover o turismo no campo. Saiba mais AQUI. Em dezembro de 2020, o MTur divulgou dados sobre o turismo rural no país. O Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT) elenca rotas do tipo em todas as regiões do território nacional, reunindo informações que vão nortear ações futuras. Acesse AQUI o boletim.

Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento
No último ano estes foram requisitos muito avaliados pelos viajantes no momento de escolher um destino turístico para viajar em família. Santa Catarina, preocupada com o destino do turismo no estado, criou o programa Viaje+SeguroSC para incentivar o turismo responsável entre os municípios e entre as empresas associadas ao turismo. As empresas se comprometeram a seguir boas práticas e normas de higiene e segurança sanitária, visando a prevenção contra o Covid-19. O Hotel Renar conquistou o selo Safe Travels, selo internacional, concedido pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), que tem o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e está apto para receber os turistas cumprindo as orientações sanitárias e ajudando a fortalecer o turismo catarinense. Faça sua reserva Clicando no baner.

ALARGAMENTO DA FAIXA DE AREIA




Uma das notícias mais comentadas de Balneário Camboriú nos últimos meses, agora pode ser acompanhada todos os dias pela internet. É a obra do alargamento da faixa de areia. Duas câmeras instaladas no eixo da FG Big Wheel mostram 24 horas por dia a evolução dos trabalhos no Pontal Norte, onde está o canteiro de obras.Nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=ECCov-8ntqo o público pode conferir o vídeo time-lapse de como foram os primeiros dois meses da obra. As imagens são do BNU.TV em parceria com a FG Big Wheel. De acordo com a prefeitura de Balneário Camboriú, que executa os trabalhos, o alargamento da faixa de areia deve estar pronto até o início de outubro. A orla vai passar de 25m para 70m o que vai beneficiar bastante o setor turístico, além de proporcionar uma nova área de lazer para os moradores que já aguardam há muitos anos pelo projeto. O custo previsto é de R$ 66,8 milhões de reais. Câmera 24h: https://www.youtube.com/watch?v=wAax0bBW8Vc.

Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento
Existem hoteis de luxo, pousadas fenomenais, resorts, roteiros de charme e existe também o Castelo Saint Andrews, nos lembrendo que "AS BOAS COISAS DA VIDA ESTÃO MAIS PRÓXIMAS DO QUE IMAGINAMOS", na mais encantadora cidade turística do Brasil - Gramado - RS. Exclusividade, sofisticação e requinte reunidos em um empreendimento com arquitetura inspirada nos “castelos europeus”. Localizado na magnífica Serra Gaúcha, o complexo Saint Andrews, membro Relais & Châteux, conta com 19 suítes, reservadas àqueles que desejam desfrutar serviços diferenciados e totalmente personalizados. Clique na imagem e confira. - Foto: Divulgação

CAMPANHA ABRACORP

Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento


Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento

Desde a última quinta-feira, 13 de Maio, esta no ar a nova fase da campanha de valorização das Travel Management Companies (TMC’s) Abracorp, nas redes sociais. Serão publicados um novo post por semana, para destacar atributos que qualificam e recomendam os serviços prestados a corporações dos mais variados ramos e portes. A todas as Travel Management Companies que trabalham duro com um foco: as pessoas. Seja a negócio ou a lazer, as TMCs oferecem muito mais do que apenas uma boa gestão de sua viagem - proporcionam também uma boa experiência. Confira o novo vídeo da Abracorp, parte da nossa campanha de valorização das Travel Management Companies, nos nossos últimos posts ou no nosso canal do YouTube.

 

Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento

Está chegando a hora de ativar seu modo stand-by. Ativar o modo stand-by significa dar uma pausa no seu dia a dia e aproveitar os momentos que a vida proporciona. Reativar aquela sensação de liberdade e colecionar memórias para o corpo e a mente. Viva dias incríveis em novos destinos ou lugares que você já visitou e gostaria de voltar. Liberte seu lado curioso e viajante. Conheça as ofertas incríveis para se hospedar com a gente e programe já as suas férias. Localizado no coração de Gramado (RS), o hotel fica a poucos passos da principal avenida da cidade e dos mais procurados atrativos turísticos da Serra Gaúcha. Conforto, modernidade e praticidade fazem parte do conceito do Prodigy Gramado. Clique no baner e confira.

WTM ADIADA/TRANSFERIDA


Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento

Mais uma que cancela/transfere a data. Desta vez a WTM que, mais uma vez, devido ao avanço da pandemia em São Paulo com todo aquele desgoverno, o evento, agendado para outubro de 2020, depois para abril e junho de 2021 e posteriormente para agosto de 2021, foi ADIADO para os dias 05, 06 e 07 de abril de 2022 no mesmo local, o Expo Center Norte, em São Paulo. Todavia, nos dias 10, 11 e 12 de agosto terão uma EDIÇÃO ESPECIAL VIRTUAL da WTM Latin America de forma segura e remota com o profissionalismo de sempre. A decisão visa contribuir para a segurança e saúde de todos os visitantes, expositores e colaboradores envolvidos no evento. Todos os agentes que já estão inscritos e confirmados terão seus lugares GARANTIDOS para a nova data em 2021 e 2022.

Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento
Todo dia é dia de saborear, desfrutar, presentear os melhores chocolates/macarons/trufas... Simplesmente inigualáveis. Reserve: (48) 99911-6632

FESTURIS CONECTION


Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento

“Os eventos corporativos são altamente seguros, além do mais são um importante canal de difusão da importância de seguir os protocolos sanitários para garantir saúde e bem estar. O Turismo é feito por pessoas, para pessoas e a retomada do mesmo é a esperança que levamos a todos, de que é possível sonhar e vivenciar coisas boas. Não podemos parar. Sempre caminhando e compartilhando responsabilidade”, completou a CEO do Connection Festuris, Marta Rossi. Foto: Festuris Conection


Enquanto isso, o FESTURIS CONECTION segue de vento em popa. Em sua quarta edição em menos de um ano, o evento encerrou na última sexta-feira (7) com sucesso ao promover o primeiro evento presencial do turismo brasileiro em 2021. Ao lado das palestras da imersão em vendas Top Performer, os workshops de destinos brasileiros foram destaque nos dois dias do evento realizado em formato híbrido no Hotel Master Gramado, na Serra Gaúcha. De Acordo com marta Rossi e Eduarzo Zorzanello, diretores do Festuris Conection, o evento superou as expectativas em termos de participação. Foram 300 profissionais participando de forma presencial – número permitido pelos protocolos de segurança – e mais de 500 pessoas acompanhando o evento de forma online. No último dia do evento, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi uma das atrações ao visitar o local e circular pela área de networking, conversando com o público e representantes dos destinos expositores.

 Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento

Público presencial foi de aproximadamente 300 pessoas - Foto Festuris Conection Divulgação

Diante da tendência pelo fortalecimento do turismo interno neste período de pandemia, alguns destinos e marcas vêm investindo em promoção turística para ampliar a visitação através da divulgação de atrativos e da validação como destinos seguros. Além da área de networking do Connection Festuris, os workshops movimentaram as tardes do evento no palco principal. O Connection Festuris já trabalha para realizar a sua quinta edição no mês de setembro, ainda sem local confirmado oficialmente pela organização. Desta vez o evento terá como tema as Mega Tendências Globais, abordando como eixos principais o Turismo de Natureza, a Gastronomia e o Turismo Rural.

Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil – Travel Ace Assistance, líder em seguro aos viajantes na América Latina – Não viaje sem seguro.

BNT MERCOSUL


Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento

Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento

Mato Grosso do Sul é um dos principais destinos de ecoturismo e aventura do Brasil. A região de Bonito/Serra da Bodoquena e o Pantanal te esperam com águas cristalinas, fauna riquíssima e paisagens deslumbrantes que permitem momentos de lazer e conexão com a natureza. Ao visitar o destino, seja um #turistaresponsável: use máscara, álcool em gel, mantenha distanciamento social e siga os protocolos recomendados. #vemmasvemdemáscara.

Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento

Restaurante Meat Shop - Melhor endereço gastronômico de Jurerê Internacional - Faça sua reserva com antecedência. Delivery e Take Way

ITAPEMIRIM NO AR


Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento
Boing Itapemirim - Foto Divulgação ITA

Será que teremos a partir de junto uma companhia aérea mais competitiva e que conecte o nosso Brasil de ponta a ponta? E o que poderemos ver a partir do final de junho,com a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), rasgando os céus do nosso imenso país. Diante disso as passagens começaram a ser vendidas nesta-sexta-feira, 14, por meio do site da empresa. A expectativa é que a rota do primeiro voo da nova empresa passe entre os aeroportos de Vitória (ES) e Guarulhos (SP). Além das duas cidades, outras sete devem receber voos: Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre. A ideia é que, até o final de 2021, o ITA agregue mais oito localidades aos seus roteiros e atenda, ao todo, 17 destinos nacionais. A Itapemirim Transportes Aéreos foi criada em 2020 e faz parte do Grupo Itapemirim, que possui 67 anos de história no setor de transportes no país.

Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento
Galeto Di Paolo – O melhor Primo Canto do Brasil – Foto: Divulgação

ZURICH AIRPORT BRASIL


Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento

Tobias Markert, CEO da Zurich Airport Latin America (ZALA) e Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil: “Somos mais que administradores, somo desenvolvedores de aeroportos e nosso compromisso é ampliar o significado da atividade. Além de operar aviões, olhamos para o complexo como uma possibilidade infinita, imprimindo nosso DNA de levar serviços agregados e contribuir com a economia local”, afirmou Tobias. Foto: Rui Barbosa

Enquanto isso, a diretoria executiva da Zurich Airport Brasil se reuniu no Aeroporto de Macaé para lançar oficialmente o projeto do novo aeroporto da cidade, que está previsto para ser inaugurado em 2023. E podem ter certeza que será bem antes a exemplo do Floria Airport em Florianópolis. Lembram-se, são suíços. O investimento de R$ 160 milhões prevê a construção de um terminal moderno e atraente, seguindo o conceito de outros complexos aeroportuários do Grupo no país e no mundo. Toda nova área construída de 6.000m² preza pelo compromisso com a sustentabilidade. Como parte do fomento desse importante pilar da empresa, a nova estrutura contribui para uma dinâmica urbana mais adequada e mantém extensa área de vegetação protegida. Tudo isso aliado a uma arquitetura que permite a contemplação dessa natureza e privilegia a luz natural.


Leia ainda: Todo Brasil é Turismo – Sem o turista, empregos e renda deixam de existir


Turismo Rural - Iniciativas inovadoras para impulsionar o desenvolvimento
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino


No Youtube também!

Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais

Fontes: Assessorias de Imprensa

Leia ainda:


Sejamos resilientes, somos gigantes e o turismo é feito pelas pessoas


São Paulo perde ABAV EXPO que acontecerá no estado do Ceará


Todo Brasil é Turismo – Sem o turista, empregos e renda deixam de existir


Frio chega com muita força na Serra Catarinense mudando as paisagens