quinta-feira, 22 de junho de 2023

Alternativas sustentáveis com foco em contato com a natureza e aprendizados culturais, suprem a demanda hoteleira

TURISMO SUSTENTAVEL


Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros


O Turismo Sustentável vem ganhando destaque nas férias dos brasileiros, proporcionando crescimento pessoal e impacto socioambiental positivo, de acordo com o Relatório de Viagens Sustentáveis 2022. Por vezes, as viagens exigem bastante planejamento e investimento, como passagens aéreas, hotéis e documentos de viagem. No entanto, essa forma de turismo não se restringe apenas às férias anuais. Alternativas de curtas experiências, com foco em contato com a natureza e aprendizados culturais, suprem a demanda por opções mais acessíveis e de curta duração, permitindo aos viajantes desfrutar de momentos significativos.
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros – Urubici Park Hotel, sinônimo de estar bem hospedado bem no centro de Urubici, a cidade que cresce exponencialmente em qualidade turística e na arte de bem receber. Uma forte gastronomia e desafio para os grandes ciclistas escalarem o espetacular Morro da Igreja ficando de frente para a Pedra Furada. Clique no baner e faça sua reserva.
As expedições de curta duração são, também, uma forma de democratizar o acesso ao turismo, pois permitem que mais pessoas consigam viver essas experiências, com investimentos bem menores em comparação às viagens convencionais, e não exigem muita programação prévia. Além de todas as facilidades, e de ser uma atividade prazerosa e transformadora, o Turismo Sustentável está em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que destaca a promoção do turismo sustentável, a criação de empregos decentes (ODS 8.9) e incentiva práticas que respeitem e promovam a cultura local e os produtos locais (ODS 12.b). Ao adotar essas diretrizes, o turismo sustentável contribui para o crescimento econômico inclusivo e a preservação da cultura e dos recursos naturais.
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros – Jamais inicie uma viagem sem o melhor seguro. A garantia de suma viagem tranquila. Deixe que a GTA resolva os teus perrengues. Clique no baner e confira.

DESTINOS CURTOS E MAIS ACESSÍVEIS

Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros – Rogerio Silveira – CEO do Boqueirão Hotel Fazenda e Resort de Capo – Lages – SC – Foto Carlos Alberto Alves
Um estudo realizado pelo Google aponta que a geração Z vem impulsionando a busca por viagens mais curtas, utilizando transporte terrestre e valorizando experiências como o ecoturismo. “Sem dúvidas, toda viagem tem o potencial de ser sustentável. Estamos mostrando que é possível ter um contato muito profundo com a natureza mesmo em experiências curtas, próximas de grandes centros urbanos”, destaca Rogério Silveira, CEO do Hotel Fazenda Boqueirão & Resort de Campo, em Lages SC, Princesa da Serra, ícone do turismo Rural Nacional. “Estamos aqui para somar na escolha do nosso destino, não só para um final de semana ou feriadão, mas para a semana toda e principalmente agora com as férias de julho a nossa porta. Aqui praticamos o turismo sustentável, cheios de aventura, natureza, cultura, e principalmente, impacto positivo.”
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros – Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo. Ícone do Turismo Rural Nacional em Lages – A Princesa da Serra Catarinense – Ecoturismo e Sustentabilidade. Clique no baner, confira e faça sua reserva.

EXPERIÊNCIAS CULTURAIS

Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros – Ivan Cascaes – CEO do Rio do Rastro Eco Resort – Fazendo o que melhor sabe fazer -Receber bem!
Aproveitar o final de semana ou feriado com uma experiência mais cultural e de impacto também é possível. “Quando você realiza um passeio cultural, que conta sobre a cultura dos serranos, da lida do campo, do fogo de chão, do galpão crioulo, você aprende histórias que não foram contadas e que foram inviabilizadas, e isso provoca conexões muito importantes, como a de saber a história do nosso lugar, do nosso chão, da nossa gente, saber porque ele tem aquela energia, e saber como ressignificar e respeitar aquele espaço. É uma transformação de visão e é uma chave que não tem volta. O turismo com impacto é uma experiência única. Por mais que tenham várias pessoas conhecendo aquele espaço, ele vai te tocar de alguma forma diferente”, afirma Ivan Cascaes, CEO do Rio do Rastro Eco Resort, localizado no alto da Serra do Rio do Rastro, a beira dos Cânions do Aparados da Serra, em Bom jardim da Serra – SC.
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros – Rio do Rastro Eco Resort – Bom Jardim da Serra – SC. Fotos: Jefferson Severino – Clique no baner e confira!

CAMINHOS DAS TROPAS

Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros – Corredor de Tropas em Coxilha Rica, localizada no município de Lages SC. Foto: Ricardo Almeida-IPHAN
Falando nisso, o atual Ministério do Turismo irá investir apenas R$ 843,6 mil serão investidos na construção de infraestrutura e implantação de sinalização turística na Rota Caminho das Tropas (SC). A rota é um importante destino turístico do Sul que percorre as regiões de Lages, em Santa Catarina; Viamão e Vacaria, no Rio Grande do Sul; Rio Negro, Ponta Grossa e Castro, no Paraná; passando, também, por Sorocaba, em São Paulo, demonstrando sua relevância para o setor. Com a implantação de sinalização turística, a obra trará aumento no fluxo de turistas e a consequente permanência dos viajantes nas cidades por onde ela passa. Além disso, e estrada receberá uma estrutura de apoio adequada e modernizada, contribuindo com a geração de emprego e renda para prestadores de serviços turísticos e moradores.
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros – Hotel Renar – Fraiburgo – SC, ícone hoteleiro no Vale dos Imigrantes, a Terra da Maça – Só não esqueça de fazer a sua reserva.  Clique no baner.
Integrado a obra, o investimento também inclui a adesão de espaços públicos para lazer e contemplação, com memorial e totens, na Serra Catarinense. A obra é um contrato firmado entre o Ministério do Turismo e o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA). Localizada a 200 km de distância do município de Lages, a Rota “Caminho das Tropas” foi um importante marco na história do Brasil, responsável pelo transporte e comunicação na época, e, ainda, pela fundação de vilas e cidades na região Sul. Conhecida também como “Caminho dos Tropeiros” ou “Estrada das Tropas”, a região possui diversos atrativos turísticos, com uma beleza natural inigualável que possibilita mergulhar no passado do Brasil por meio de construções coloniais, museus, vinícolas, paisagens, serras, cachoeiras e muito mais.
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros – Imagine um lugar perfeito, onde design, bem-estar e gastronomia se harmonizam de maneira integrada. Assim é o Castelo Saint Andrews, um Relais & Châteaux na encantadora Serra Gaúcha. Além de tudo isso, Jardins Encantadores; Maravilhosa Vista para o Vale do Quilombo; Suítes Luxuosas; Serviço Exclusivo de Mordomo/Chofer; Premiado Restaurante Primrose; Adega Gourmet; Menus Exclusivos e Personalizados; Wine o’Clock (degustação de vinhos); Boulangerie (noites de pizza gourmet); Cigar Lounge; Academia Equipada; Piscina Aquecida; Sauna seca e úmida; Terapia Relaxante no Spa. Feriados de abril e maio na mais encantadora cidade da Serra Gaúcha. Clique no baner e faça sua reserva. Foto Jefferson Severino

FÓRUM DE OPERADORES HOTELEIROS DO BRASIL

Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Em sua 5ª edição, o Fórum Nacional de Hotelaria, o principal evento de conteúdo hoteleiro do país, destaca-se por sua abordagem vanguardista. O evento, que ocorrerá no dia 18 de setembro, das 08h30 às 18h00, no WTC Events Center em São Paulo, promoverá uma reflexão sobre a contribuição dos hoteleiros, considerados artistas do turismo, para o planeta. Com o intuito de fornecer suporte para gestores e executivos do setor no planejamento estratégico dos próximos anos, o Fórum contará com a participação de mais de dez palestrantes renomados. Eles apresentarão novidades, dados, perspectivas e cenários políticos, econômicos, sociais e culturais, bem como abordarão macrotendências relevantes.
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Hotel Sibara Flat, para quem acredita que praia, saúde e lazer são sinônimos. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor programação para todas as idades. Afinal de contas, é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva. 
A programação do evento iniciará com a palestra do economista e jornalista Carlos Alberto Sardenberg, intitulada “Brasil – Da macroeconomia ao setor de serviços: O importante negócio de viagens”. Além disso, será apresentado em primeira mão um estudo inédito do setor, desenvolvido pela HotelInvest em parceria com o FOHB. O Fórum também contemplará debates sobre responsabilidade corporativa e estratégias para um mundo melhor, moderados pela Wewe. Além disso, haverá painéis que abordarão as dificuldades enfrentadas na contratação de mão-de-obra na indústria hoteleira, bem como intervenções de especialistas em inteligência artificial e gestão de vendas. Essa diversidade de temas e perspectivas proporcionará aos participantes do evento insights valiosos e subsídios para enfrentar os desafios do setor hoteleiro, além de estimular a busca por soluções inovadoras e sustentáveis.
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Orlando de Souza, Presidente Executivo do FOHB – Divulgação
“Hoteleiros são grandes artistas de vanguarda. Movidos por paixão, precisam ter talento e técnica. Interagem todo o tempo com o público e não podem deixar o encanto acabar, independentemente do que acontece ao seu redor. Os hoteleiros brasileiros são reconhecidos pela criatividade e pelo jogo de cintura. Os profissionais do setor levam o trabalho muito a sério, mas não perdem o bom humor, a sensibilidade e mais do que isso, sabem achar soluções diante de qualquer imprevisto. Além dos tradicionais desafios comerciais e operacionais, nossa geração precisa lidar com questões essenciais como sustentabilidade e inteligência artificial. Certamente somos mais que embaixadores, agentes essenciais na transformação do mundo, na medida em que somos essenciais nas trocas culturais, econômicas e políticas entre diferentes povos. Estamos muito felizes e orgulhosos com o formato e a proposta deste evento. Além de ser imprescindível para networking, o Fórum Nacional de Hotelaria traz conteúdo de excepcional qualidade para o setor” explica Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB.
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros – Viaje seguro com a Brocker Turismo – A melhor agência/operadora/receptivo da Serra Gaúcha
O Fórum Nacional de Hotelaria é um prestigiado evento promovido pelo FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil. Contando com o apoio de importantes parceiros, como Anufood, CVC Corp, Equipotel, Google, Grupo R1, Harus, Omnibees e TOTVS, o evento reúne profissionais e especialistas do setor para compartilhar conhecimentos e discutir as tendências e desafios da hotelaria. O Visite São Paulo é o patrocinador diamante do evento, reforçando seu compromisso em promover o turismo na cidade. A Wewe também apoia o Fórum, contribuindo para a qualidade e abrangência dos debates. O Sheraton São Paulo WTC foi escolhido como hotel oficial do evento, garantindo uma experiência de alto padrão para os participantes. As inscrições para o Fórum já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site: https://app.jalanlive.com/forumfohb2023. Garanta sua participação nesse evento imperdível da indústria hoteleira e aproveite essa oportunidade única de aprendizado e networking.
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Salomão Café & Bistro – Um Tesouro escondido, um lugar único e exclusivo bem no Centro Histórico de São José – Clique no Baner e confira. Fotos Jefferson Severino

SKY, ABAV/SC & FLORIPA AIRPORT

Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Laurence Brotero, Ivan Sakr – Diretor GSSA Brazil, Nicolas Di Maio, Muriel Canchaya e Anderson Ribeiro, Coordenador de negócios Aéreos do Floripa Airport – Foto: Jefferson Severino
Em uma parceria entre a Associação Brasileira de Agentes de Viagens de Santa Catarina, ABAV/SC, Floripa Airport e Sky Airline, aconteceu na útlima terça-feira, 20/06, no Pier 51, em Florianópolis, capacitação dos agentes de viagens, para venda dos produtos da SKY Airline, a melhor companhia aérea low cost da América do Sul. Em pauta a capacitação exclusiva para o mercado de Florianópolis e região com brindes e sorteio de uma passagem com acompanhante. Atualmente a Sky consta com três voos semanais para o chile e agora em julho, atendendo a demanda para as estações de esquis chilenas, serão seis voos semanais, dois por dia. Primeiro voo Florianópolis-Santiago da Sky Airline ocorreu no início do mês. A rota é a segunda operação internacional regular do aeroporto. A aeronave que faz o trecho é a A320 Neo, que tem capacidade para 186 passageiros. O voo Florianópolis-Santiago da Sky Airline dura 2h45 e custa a partir de U$ 121 dólares e as passagens podem ser compradas diretamente no site da companhia.
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Café Colonial Restaurante Schults – Inigualável – O melhor da Grande Florianópolis – Clique no baner e confira.

MOVIMENTO NOS AEROPORTOS

Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Aeroporto de Congonhas – Foto: Jefferson Severino
Falando nisso, a demanda doméstica da aviação comercial brasileira operou acima de 90% do volume de 2019, de maio a dezembro de 2022, sendo maio o mês com o melhor desempenho (apenas 2,9% abaixo do volume de 2019). Nos principais aeroportos brasileiros, o setor operou com 89,8% do volume pré-pandemia (10,2% abaixo do volume de 2019). Os dados são do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que divulgou ainda os aeroportos mais movimentados. E o terminal mais movimentado do Brasil continua sendo o de Guarulhos, com 245.163 movimentos, 28,5% superior ao ano anterior. Apesar disso, em 2022, ganharam destaque, com um aumento significativo no número de operações, os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont. Em Congonhas, o volume de operações cresceu em 55% em relação ao ano anterior, enquanto no Santos Dumont, houve um aumento de 49,4% nas operações de pouso e decolagem, que agora, com atual desgoverno, restará ao Santos Dumont fechar suas portas.
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros – Águas de Palmas Resort – Palmas/Governador Celso Ramos/SC – Costa Esmeralda. Ligue e faça sua reserva agora. A promoção é limitada e imperdível! 
O Aeroporto de Navegantes/SC, aparece em 27º no ranking, com a maior variação em comparação ao ano anterior: alta 205,9%. Em seguida, outro aeroporto da Região Sul: Curitiba, que aparece em 13º no ranking, com crescimento de 60,5% em relação a 2021. Por fim, Congonhas, com a terceira maior variação, registrando crescimento de 55% em 2022, em comparação a 2021. Já as operações de transporte aéreo internacional, por sua vez, apresentaram recuperação superior a 80% em relação a 2019 pela primeira vez, desde o início da pandemia, nos últimos três meses de 2022. Logicamente porque viajar para o exterior é mais barato, fácil e rápido. No geral, a aviação comercial internacional nos principais aeroportos brasileiros operou com 68,6% do volume pré-pandemia (31,4% abaixo do volume de 2019). O Decea apresentou ainda as 20 rotas mais voadas pela aviação comercial no espaço aéreo brasileiro em 2022. Neste caso, houve um aumento significativo de rotas envolvendo o aeroporto de Congonhas, cuja participação passou de seis para dez rotas entre as vinte mais movimentadas do país. Guarulhos, que se destacou como o aeroporto com mais participações no ranking de 2021, reduziu de doze para oito rotas no ranking de 2022.
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros – Agência Brasileiros em Ushuaia – A nossa melhor opção na Patagônia Fantástica Argentina.
A ponte aérea Rio-São Paulo, que une os aeroportos de Santos Dumont e Congonhas, segue com as rotas mais voadas no país e que mais cresceram na comparação com o ano anterior: em 2022, foram 14.708 voos no sentido São Paulo (alta de 78,2% em relação a 2021) e 14.640 no sentido Rio (aumento de 77,3% em relação a 2021). As rotas entre Congonhas e Porto Alegre, que não estavam entre as vinte mais voadas de 2021, dobraram de movimento em 2022, totalizando 6.349 voos no sentido Porto Alegre e 6.325 voos no sentido São Paulo, passando a ocupar os terceiro e quarto lugares do ranking, respectivamente. No geral, todas as vinte rotas do ranking apresentaram crescimento em 2022, na comparação com o ano anterior. Vale destacar que as oito primeiras rotas do ranking, conectando o aeroporto de Congonhas aos aeroportos de Santos Dumont, Porto Alegre, Confins e Brasília, tiveram crescimento acima de 70% em comparação a 2021.
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Mais pessoal, horas extras e ampliação no prazo para renovação de vistos – O melhor galeto do Brasil. Bento Gonçalves, Caxias, Gramado SC, Itapema SC, São Paulo….
Leia ainda: Expo Turismo Paraná encerra edição com 18% de crescimento
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa