sábado, 30 de janeiro de 2016

CARNAVAL EM SANTA CATARINA

CARNAVAL EM SANTA CATARINA



Marcado para o início de fevereiro, o carnaval é um dos períodos mais aguardados pelos brasileiros. Sol, praia, areia, desfiles de escolas de samba movimentam e atraem multidões de todos os cantos do mundo. Nossa Ilha da Magia está quase afundando. A rede hoteleira comemora. O Infinity Blue Resort & Spa é a melhor opção pé na areia, com todas as refeições incluídas e numa praia praticamente particular.


Está com excelentes pacotes. Todavia te desejo boa sorte para conseguir ainda alguma unidade.

Todavia Santa Catarina tem opções para todos os gostos e muitos buscam aproveitar os dias de parada no calendário para reunir a família e descansar. E para quem procura fugir das festividades e do barulho, a Serra Catarinense é a melhor alternativa. O clima ameno, cascatas, cavalgadas, pedaladas... são  convites irresistíveis para descansar e desfrutar dos encantos da região, que no período do carnaval.



Pra quem vai curtir as belezas naturais e a alta gastronomia de Urubici, a melhor dica é o Urubici park Hotel, central, próximo a tudo. Não esqueça de levar a sua bike, pois a região é extremamente convidativa para ótimas pedaladas. Pensando em atrair este público, o hotel preparou pacotes e tarifas especiais e ainda existem algumas vagas. Mas não deixe pra última hora. Isso por lá não existe.



Já se você gosta da tranquilidade do melhor Hotel fazenda do País, o destino evidentemente é a Princesa da Serra, Lages, com seu famoso Hotel Fazenda Boqueirão. O hotel, que tem todas as refeições incluídas, possui todas as opções de lazer e descanso. É só clicar na foto para ver a quantidade de opções. Enquanto a criançada se diverte com os monitores, os pais descansam verdadeiramente.



O Boqueirão tem atrações destinadas para todas as idades, ideal para quem planeja viajar com a família. Quanto a gastronomia, o hotel prepara um delicioso café da manhã com especiarias regionais, comida campeira e tradicional. Não tem como não ficar satisfeito. Isso sem contar banho na cascata, pescarias, cavalgadas... Mas sem dúvidas, sem reservas você não conseguirá.



Já se você quer curtir o majestoso Hotel Renar, na Capital Nacional da Maçã e colher o fruto proibido no pé, com todas as opções de lazer, siga em frente até a cidade de Fraiburgo, a Capital da Maçã. O hotel que dispensa apresentações, ainda oferece, nesta época da colheita, a opção de circular entre as macieiras e colher a sua própria maçã. Imperdível !



ROTEIROS DO CHARME


Outra opção para o carnaval é o fenomenal Rio do Rastro Eco Resort, em Bom Jardim da Serra, pertencendo orgulhosamente ao disputado roteiro do charme e possui somente 18 exclusivíssimos chalés com infraestrutura invejável. Restam apenas cinco unidades para estar completo. A beira dos cânions do Aparados da Serra é uma das melhores opções para quem busca tranquilidade e alta gastronomia além do Galpão Crioulo. O local é realmente um cenário de cinema. Pura beleza. 

Serra do Rio do Rastro 



MUITO FRIO

Rio do Rastro Eco Resort - Bom Jardim da Serra

Estamos tendo um verão quase sem sol e muito, mas muito "aguado" e, para quem não gosta do calor e anda sonhando com o friozinho do meio do ano, pode ir tirando as roupas de inverno que será muito rigoroso. Vimos já o que aconteceu em New York, onde não nevava tanto ha 150 anos. O El Niño que ferrou o nosso verão, classificado entre os três mais fortes das últimas três décadas, deve perder força no decorrer do segundo trimestre (abril, maio e junho) e o inverno irá chegar com tudo. Para o segundo semestre de 2016, os modelos climáticos apontam para o início de uma nova fase de águas frias sobre o Oceano Pacífico equatorial, com indicativo da provável configuração de um episódio de La Niña. O produtor rural, em especial, deve ficar ainda mais atento ao clima e suas lavouras. Para nós que estamos aqui no sul, ondas de frio a partir de maio, o que aumenta o risco de geadas em junho.  


TRANSATLÂNTICOS EM PORTO BELO


O calmo e pequeno município de Porto Belo, com cerca de 20 mil habitantes, ganha novos ares durante o verão com o grande movimento nas praias, restaurantes e bares flutuantes. Nesse período também se intensificam as escalas de navios de cruzeiro, trazendo para a cidade milhares de visitantes, brasileiros e estrangeiros, que passam algumas horas ou um dia inteiro conhecendo os atrativos locais e da região. Até o final de março o município receberá 27 embarcações, quatro delas trazem passageiros de fora do país, principalmente europeus. Com essa agenda, Porto Belo contabilizará nesta temporada quase o triplo do número de transatlânticos de 2014/2015, quando ancoraram 10 navios. Serão cerca de 55 mil turistas e 19,5 mil tripulantes circulando no município e região. Somam-se a eles outros 60 mil veranistas que procuram os balneários da cidade. Somente com os cruzeiros, estima-se a injeção em torno de R$ 12 milhões na economia local e regional. Ao desembarcarem, muitos turistas aproveitam o tempo em terra para conhecer outras cidades da região, como Blumenau, Florianópolis, Itapema e Balneário Camboriú. 


CAPACITAÇÃO EMBRATUR


A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com a associação norte-americana Virtuoso, realizou nesta quarta-feira (27), a 3ª edição do Webinar Virtuoso. Desta vez, o público foi capacitado sobre os atrativos turísticos da região Sul brasileira e seus principais destinos. A ação faz parte da estratégia de investimento em treinamento por meio digital do Instituto. “O diferencial dessas capacitações é o alcance a um número maior de agentes sem a necessidade de deslocamento de suas regiões de origem. O material utilizado fica disponível para maior aprendizado dos participantes na rede e a modalidade de treinamentos on-line facilita a interação de todos os envolvidos”, destacou o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz. 


O evento contou com a apresentação do executivo do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) da Embratur, em Chicago, Ney Ottoni, e de representantes do Iguassu Convention & Visitors Bureau, que falaram sobre Foz do Iguaçu. O próximo webinar está previsto para acontecer em fevereiro. As primeiras edições do Webinar Virtuoso abordaram os Jogos Olímpicos, com panorama da preparação das cidades que receberão atletas e turistas estrangeiros, e a região Nordeste, respectivamente. A Virtuoso é atualmente a empresa líder no mercado de viagens de luxo. Esta organização reúne mais de 9.800 consultores de viagens associados em 26 países distribuídos pelas Américas do Norte e Sul, Caribe, Ásia e Europa. Os Estados Unidos são o principal mercado para esta empresa, com 80% de seus agentes registrados no País.



PASSAGENS AÉREAS


Tenho viajado e percebido que as aeronaves estão cada vez mais vazias. O motivo é claríssimo: Valores das passagens aéreas extremamente abusivos, malha aérea insuportável, tempo absurdo entre as conexões, serviço de bordo catastrófico, atrasos constantes.... Tentei achar um voo entre Florianópolis e Curitiba, não tem. Tenho que ir a São Paulo e de lá retornar a Curitiba levando pra isso cinco horas. Tem voo da Tam que leva quase 15 horas. Vale comentar que esse mesmo trajeto não sai por menos de R$ 1.000,00. A conclusão não é só minha. O cabide de empregos da Agência Nacional de Aviação Civil divulgou  nesta quarta-feira, que a demanda no setor de transporte aéreo apresentou queda de 4,5% em dezembro passado, em comparação ao mesmo mês de 2014. 


É o quinto mês consecutivo de queda na demanda, após 22 meses de crescimentos contínuos. Já a passagem aérea para o exterior continua mais barato ainda, tanto que a demanda por transporte aéreo internacional apresentou crescimento de 8,9% em dezembro, de acordo com mesmo relatório a Anac. É o vigésimo segundo mês de crescimento consecutivo apresentado pelo setor. A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos internacionais de passageiros foi de 81,9% em dezembro, O número de passageiros pagos transportados no mercado internacional em dezembro de 2015 foi de 635,1 mil, com aumento de 8,5% em relação a dezembro de 2014. No acumulado de 2015, a quantidade de passageiros pagos transportados foi de 7,3 milhões, aumento de 13,8% em relação a 2014.


CONSULTA PÚBLICA


Falando no cabide de empregos, o Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo Guaranys, diz que planeja abrir no mês que vem consulta pública para discutir flexibilização de direitos dos consumidores, como franquia de bagagem, e de obrigações impostas às companhias aéreas. Em outras palavras, nós iremos pagar mais essa conta e isso não funciona no Brasil. A ideia é, além de criar sistemas como os que existem no exterior de empresas com modelo de baixo custo que só permitem embarque com mochilas ou pequenas bagagens de mão. Ele informou que outra proposta a ser discutida é o tipo de assistência que as empresas são obrigadas a oferecer aos passageiros tais como; dar alimentação e hospedagem para os passageiros mesmo em caso de cancelamento de voos por motivos alheios à sua gestão, como mau tempo. 


Como alternativa à alta de preços, as empresas aéreas têm pressionado o governo a desonerar o setor, com redução de obrigações legais. Guaranys ressaltou que a intenção da Anac é dar acesso ao transporte aéreo à população brasileira. “Quanto mais barata for a passagem, maior parcela da população vai ter acesso ao transporte aéreo e essa é a nossa intenção.” Ele lembrou que hoje não temos condições de ter no País uma empresa totalmente “low cost” como a Ryanair ou a Easyjet. “As pessoas preferem pagar 10 euros ou 20 euros em uma passagem e viajar só com mochila.” Só que isso jamais acontecerá o Brasil onde o cartel, ganância maracutaias imperam. A GOL que vende até o lanche a bordo, não era para ser a mais barata. Pois é, é a mais cara. 



GASTOS ESTRANGEIROS


Com o nosso real valendo nada os estrangeiros fazem a festa no Brasil. Somente no mês de dezembro de 2015, a receita cambial referente aos gastos de turistas estrangeiros no Brasil foi de US$ 592 milhões, número 9,96% superior ao dezembro do ano anterior, quando a receita foi de US$ 538 milhões. No mesmo período, o real desvalorizou 46,7% frente ao dólar. Para Vinicius Lummertz: “O nosso País é convidativo para investimentos e, no que diz respeito ao turismo, boa parte dos brasileiros está transferindo as viagens internacionais por internas, movimentando a economia, gerando emprego e renda. Considerando essa variação cambial do Banco Central, podemos supor também um crescimento no número de turistas estrangeiros que visitaram o País nesse período”.  Vale lembrar que ainda o nosso maior empecilho para viajar pelo Brasil é a nossa insuportável malha aérea e os preços abusivos das passagens, tanto que de janeiro a dezembro do último ano, nós brasileiros gastamos US$ 17,357 bilhões no exterior.


O melhor endereço gastronômico italiano de São José

IMPOSTOS ABUSIVOS


Outro grande "detalhe" que está dificultando nossas viagens ao exterior são os impostos abusivos. O Presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens de SC, Eduardo Loch, esclarece que a Instrução Normativa 1611, que dispõe sobre a incidência do IRRF, publicada no Diário Oficial da União apenas oficializa a aplicabilidade da lei em vigor, que prevê o recolhimento de 25%, mas não é a resposta definitiva ao pleito que temos diretamente em análise pelo Governo. Continuamos trabalhando paralelamente para a redução do índice para 6% e neste momento estamos novamente em Brasília, em busca de um posicionamento direto do Ministério da Fazenda e da Receita Federal, juntamente com os presidentes das entidades envolvidas mais diretamente na negociação -  Magda Nassar (Braztoa), Marco Ferraz (Clia/Abremar), além de Luiz Eduardo Falco e Guilherme Paulus, da CVC.


61º FÓRUM EXECUTIVO


Atendendo o propósito de levar aos associados um tema relevante e contemporâneo, a Abav-SP realiza, no dia 18 de fevereiro, na sede da Abav Nacional, o 61º Fórum Executivo. O evento vai transcorrer das 9h às 11h30 e inclui um brunch aos convidados. Na oportunidade, executivos da KPMG no Brasil irão expor sua visão sobre o cenário econômico e as tendências para o setor do turismo no País, além de aspectos relacionados à governança corporativa das empresas.  A apresentação inicial será feita pelo sócio-líder para o setor de turismo da KPMG no Brasil, Moacyr Humberto Piacenti. Segundo o executivo, a exposição será conduzida em três etapas: avaliação do cenário econômico brasileiro e tendências envolvendo o setor de turismo; fusão e aquisições de empresas, sob o ponto de vista do comprador e do vendedor; e avaliação de sinergias em processos de combinação de negócios. As etapas da exposição serão conduzidas pelos sócios da KPMG Júlia Wilson, Luis Motta e Inayara Kjaer.  A realização do encontro no 61º Fórum Executivo está no contexto da Campanha de Valorização do Agente de Viagem, protagonizada pela Abav-SP.


VIAGENS CORPORATIVAS

Na foto Gervásio Tanabe - Presidente da ABRACORP, entre Edmar Bull, presidente da ABAV Nacional e dos diretores do maior Festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPA, Bruno e Breno Mesquita

A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) divulgou os dados consolidados das transações realizadas em 2015, cotejados com os resultados de igual período de 2014. No cômputo geral, a movimentação das 29 agências associadas Abracorp resultou em faturamento de R$ 11.458.570.130 em 2015. O resultado foi apresentado nesta quinta-feira (28/01) aos empresários das agências de viagens associadas, em reunião realizada no Novo Hotel Jaraguá, em São Paulo. O resultado de R$ 11,4 bilhões em 2015 compreende o total das receitas obtidas em âmbito nacional com a venda de passagens aéreas para voos domésticos (37,6%) e internacionais (28,2%); hotelaria nacional (19,5%); serviços diversos (8,8%), como eventos, cruzeiros, assistência viagem, entre outros; hotelaria internacional (3,8%), locação nacional (1,6%) e internacional (0,3%).! 

PARCERIA


O presidente da Embratur definiu com um grupo de lideranças do trade uma ação envolvendo a iniciativa privada e o setor público para alavancar o fluxo turístico internacional em direção ao Brasil, bem como trazer investimentos em infraestrutura para o setor. Com o apoio do Ministério do Turismo, a Embratur, representantes de grandes operadoras e da cadeia turística realizarão roadshows por países da Europa e Américas para promover melhor o Brasil. O primeiro encontro preparatório aconteceu no estande montado pela Embratur na Fitur, uma das maiores feiras de turismo do mundo, que aconteceu em Madri (Espanha). Os roadshows terão dois formatos: um deles irá, a partir dos eventos já agendados, intensificar ações naquele determinado país. Portugal, que sediará a BTL Lisboa, e Alemanha, a ITB Berlim, em março deste ano, seguirão esta proposta. Em outro modelo, os grupos irão a países com potenciais investidores, como Estados Unidos e países asiáticos. A agenda detalhada será definida na feira de Portugal, de 09 a 13 de março.


ROTA DAS EMOÇÕES


A Embratur e os estados do Maranhão, Piauí e Ceará vão incentivar operadores e empresários do turismo a investir na Rota das Emoções, roteiro turístico que passa por 14 cidades do Nordeste brasileiro. O esforço conjunto acontecerá durante a ITB Berlim. A ideia foi aprovada pelos governadores e pelo secretário executivo do Ministério de Turismo, Alberto Alves, durante solenidade de relançamento do projeto, na última terça-feira (26), em São Luís. A Rota das Emoções integra 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará, envolvendo praia, ecoturismo e aventura. Por meio dela, é possível vivenciar a cultura e culinária do povo nordestino, além de visitar paraísos naturais, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e a Praia de Jericoacoara (CE). Esses locais são ideiais para a prática do windsurfe e aventura em veículos 4x4. O roteiro é resultado do Projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, implementado pelo Sebrae e pelo Ministério do Turismo. 


MAIS HERMANOS



Neste mês de janeiro, em que o turista ainda está completando seu roteiro de viagem durante as férias de verão, a Embratur em parceria com a Associação de Agências de Viagens e Turismo da Argentina, realiza blitz promocional em agências de viagem do país que mais envia visitantes ao Brasil, a Argentina. Com a capacitação, promovida por meio do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) da Argentina, o Instituto dá continuidade à campanha promocional de verão "Viva o verão de perto - Venha para o Brasil", que foi ao ar na Argentina e em outros cinco países da América do Sul. A Argentina é o maior emissor de turistas para o Brasil. Historicamente, o país responde por mais de 20% do total de estrangeiros que desembarca no território brasileiro. Em 2014, dos 6,4 milhões de turistas internacionais, 1,74 milhão eram argentinos, um crescimento de 2% em relação ao ano anterior. Deste total, 68,2% escolheram o segmento sol e praia. Atualmente 281 voos semanais ligam os países.


Clique na imagem para ampliá-la

CARNAVAL NO WISH SERRANO




O Wish Serrano Resort & Convention Gramado preparou uma programação especial de Carnaval para quem estiver hospedado no hotel entre 5 e 8 de fevereiro. Entre as delícias oferecidas pelo resort estão a degustação de sorvetes Prawer e chopp Rasen Bier. Para animar o início do feriado, haverá ainda a sexta especial de Carnaval, no dia 5, com a Dj residente Michele Wender, e baile infantil no dia 7 de fevereiro.  A programação conta também com Charanga de Carnaval na beira da piscina e diversão garantida para as crianças: oficina de máscaras e café da manhã animado com personagens do parque Snowland.