terça-feira, 11 de dezembro de 2007

CPMF & CONCHAVOS

Caso nossos congressistas fosses verdadeiramente nossos representantes a CPMF já teria sido expurgada do país. Mais uma vez a votação foi cancelada. Evidentemente, por tudo aquilo que já conhecemos, nossos congressistas estão esperando um "belo" presente de natal para a aprovação da continuidade desse imposto malévolo que só beneficia as mordomias do governo pois para a saúde é que não vai, tão pouco para educação, segurança... É o mais puro roubo que terá mais uma vez a aprovação deles, os lacaios, que só pensam no bolso deles. Todavia canalhas, a votação deverá ser aberta e para todo mundo ver.

IMPUNIDADE

Lembram do caso dos Anões do Orçamento, desvio do dinheiro público (que persiste até hoje) descoberto em 1993, quando o funcionário do Orçamento Geral da União, José Carlos Alves dos Santos, denunciou o esquema. Ele revelou que acontece até hoje, isto é, a manipulação para favorecer vereadores, prefeitos, governadores, ministros, senadores e deputados. José Carlos afirmou que os envolvidos recebiam comissões gordas para beneficiar empreiteiras e desviavam recursos para entidades de assistência social fantasmas. Ao todo, 18 deputados e senadores, três governadores, dois ministros e três ex-ministros foram investigados por uma CPI que sacudiu o Congresso Nacional. Dos dezoito parlamentares acusados pela CPI, seis foram cassados, quatro renunciaram antes do julgamento e oito foram absolvidos na Câmara. Depois de tudo, uma "mudança" nas regras processuais, em agosto de 1999, fez os processos voltarem à 1ª instância. O dinheiro roubado nunca foi devolvido aos cofres públicos.

IMPUNIDADE II

José Carlos denunciou o esquema quando estava preso por suspeita de ter matado a própria mulher, Ana Elizabeth Lofrano. A prisão de dois outros suspeitos do crime levantou a sujeira que havia sob o tapete. Eles indicaram onde estava o corpo e contaram que assassinaram a mulher na presença de João Carlos. Ele foi morta porque teria ameaçado denunciar o esquema. Motivo pelo qual João Alves decidiu contar detalhes da operação. As investigações mostraram que João Alves também se beneficiara do desvio de dinheiro. Na casa dele foi achada uma mala com US$ 600 mil. Vale lembrar que João Alves foi condenado a 20 anos de prisão pela morte da mulher e está em liberdade condicional. Com a nossa "justiça" o crime compensa no Brasil.

MISTÉRIO

Será que alguns Senadores mentem? Têm duas caras? Dizem algo na tribuna e ou imprensa e votam diferente? Ou o painel está com defeito? O teria havido fraude no mecanismo eletrônico? Pergunto isso porque, durante a discussão da matéria, à exceção de Cafeteira, Almeida Lima e Wellington Salgado, a grande maioria indicava que iria cassar o capeta Renan Calheiros, mas o resultado não passou nem perto. Quem acompanhava a sessão pela TV Senado confirmou isso. Até peemedebistas como Pedro Simon, Gerson Camata e Jarbas Vasconcelos manifestaram-se pelo afastamento do senador alagoano. O que houve? Quanto mistério!

PRESÍDIO REGIONAL

A Justiça estadual acolheu um pedido de providências da subseção lageana da OAB/SC e limitou o número máximo de presos do Presídio Regional de Lages em 200 detentos. O absurdo é tanto que atualmente, a unidade carcerária, com capacidade para 80 pessoas, conta com mais de 300 presidiários. A decisão foi tomada pelo juiz Geraldo Côrrea Bastos, da 1º Vara Criminal da comarca serrana. Além disso, pasmem, o presídio foi construído em 1968,e apresenta péssimas condições de segurança e salubridade e insuficiência de recursos humanos.

SENTENÇA

Em sua sentença, o juiz Geraldo Côrrea Bastos considerou que “em um ambiente de aglomeração ou de superlotação de criminosos, onde presos primários são misturados com marginais multireincidentes, o cumprimento da pena acaba por se transformar em sanção desumana e iníqua”. Para o magistrado, “há um mínimo de dignidade humana que deve ser observado”. O magistrado argumentou, parafraseando São Tomás, que “a verdadeira sabedoria não é encontrada nos extremos das coisas, mas sim no seu perfeito equilíbrio”.


HELICÓPTERO

Passei o final de semana na fantástica Garopaba, antes do início da temporada. Na volta, mais um tremendo acidente do trevo da Guarda do Embaú (Pinheira). Provavelmente, pela posição dos veículos e vítima, a frente do motoqueiro foi cortada em plena 101 e o piloto voou por cima enquanto a moto fez uma verdadeira garagem no carro. Cadê aquele helicóptero que prestava socorro em nossa desgraçada e perigosa BR 101? Ninguém sabe, ninguém viu. O hospital mais próximo (Regional de são José) fica à quarenta quilômetros. Passei pelo acidente, vi a vítima estendida no asfalto e eu sem poder faze nada consegui seguir viagem, passando pela fila interminável que se formava no sentido contrário.

SOCORRO

No caminho, já no Morro do Boi, cruzei com a ambulância da SAMU que pretendia chegar ao local do acidente, superando todo o engarrafamento, atender a vítima e trazê-la ao hospital. Só espero que tenha conseguido fazer o resgate e a vítima esteja bem. Inconformado liguei para o 193 que não tinha a menor idéia onde estava o dito helicóptero e que seria melhor eu ligar para o 191 (PRF) que não tinha mais o helicóptero e alegou não saber que o acidente necessitava do "avião de rosca". Quem de nós, vendo uma vítima ensangüentada no asfalto poderá afirmar se a vítima precisa ou não de um helicóptero? Na dúvida entre a vida e a morte prefiro a vida e a velocidade no atendimento é fundamental, salve maior juízo. Mas a dúvida crucial, em início de temporada de verão e uma BR insuportável e verdadeiramente da morte persiste: onde está o nosso helicóptero de busca e salvamento? A quem precisamos apelar para termos socorro? Precisamos ter sempre com a gente um médico para atestar a gravidade do acidente e solicitar um helicóptero?

ENQUANTO ISSO

O "sábio" Miguel de Souza, do Dnit, que provavelmente voa sempre de helicóptero, disse que as rodovias mais usadas por turistas terão prioridade para recuperação. Disse isso durante sua participação no 9º Congresso Brasileiro de Atividade Turística. Já o presidente da Associação Nacional de Empresas de Turismo de Fretamento, Martim Ferreira de Moura, foi enfático dizendo que a falta de segurança compromete o turismo interno, cobrando maior atenção do poder público na conservação das vias de transporte e no reforço do policiamento. Por sua vez o diretor-geral do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, Hélio Cardoso Derenne, destacou os prejuízos causados pelos acidentes de trânsito no Brasil ao setor turístico. "Investir na prevenção desses acidentes e aumentar a segurança para os turistas é fundamental para o desenvolvimento do setor", afirmou.

ATENDIMENTO

O secretário de Turismo de Portugal, Bernardo Trindade, destacou a necessidade de investimentos contínuos em capacitação técnica. "Não basta termos boas estradas, hotéis confortáveis e meios de transportes eficientes, se não houver pessoal qualificado para atuar em todos os serviços turísticos", afirmou. Ele ressaltou que a qualidade da prestação de serviços é um dos fatores mais importantes para estimular o fluxo de visitantes. Precisa dizer mais. De uma coisa tenho certeza: a temporada está chegando, já estamos com recordes em pleno início de dezembro, em vôos em nosso aeroporto "internacional" Hercílio Luz. Precisamos adotar medidas urgentes para facilitar a nossa vida e a vida dos turistas que aqui chegam a fim de que sejam vem vindos e retornem, vivos, às suas casas. Segurança é o que se pede.

TURISMO 2008

Foi realizada no Hotel Baia Norte, em Florianópolis, reunião do trade turístico para planejar as ações e investimentos do turismo para 2008. Durante o encontro que contou com a participação do presidente da Santur, Valdir Walendowsky e representantes do setor foi aprovado o calendário de participação em eventos da Santur para o primeiro semestre e as estratégias de marketing para 2008 voltadas ao mercado nacional e internacional. A ABIH-SC foi representada por Enrique Litman, diretor de marketing. Segundo Litman todas as propostas da ABIH-SC foram aprovadas pelo trade. Será que segurança nas estradas e para o turista foi tema de alguma palestra?

CONGRESSO ACC

A Associação Catarinense de Colunistas sociais, presidida pelo escritor Gustavo Siqueira encerrou sujas atividades em 2007 em grande estilo no belíssimo Bavária Mar Hotel em Garobapa. A noite de gala teve como anfitriões os diretores do Bavária, Ana Paula e Ralf Mensak, além do colunista Arlan Alves. Durante o evento, palestras, com destaque para "Boas Notícias de SC" proferida pela fera Elis Busanello, tour pelos principais points de Garopaba, noitada no Bali Hai, almoço no Engenho da Pousada Eco Resort Vida Sol e Mar, e encerramento com um fantástico brunch no Bavária.
Vale ressaltar que o Bavária Mar Hotel é um confortável recanto entre o mar e as montanhas de Garopaba. Fundado na cidade em 1982, o Bavária faz parte de uma rede que surgiu na década de 70, com a inauguração de um pequeno hotel em Gramado.


A tradição e o aconchego que caracterizam o Bavária ganharam ares de modernidade no hotel em Garopaba, com seus ambientes internos integrados, além de inúmeras opções de prática de esportes, lazer e entretenimento. Quem disse que colunistas e colunáveis queriam sair do hotel? Com exceção para irem ao fantástico deck no hotel, localizado no Cantão do Baú. O deck é uma extensão do Bavária Mar Hotel num trapiche à beira-mar, com um serviço impecável de bar com drinks, aperitivos e refeições, além de duchas e banheiros para a comodidade dos hóspedes.

CHILLI BEANS


ÁREA DEGRADADA

Associação da Caixa Federal deverá recuperar área degradada em Jurerê. A decisão é do Ministério Público Federal aqui de SC. A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal está obrigada a elaborar um Projeto de Recuperação de Área Degradada retirando todos os equipamentos, cercas e muros construídos em função da ampliação de sua sede, localizada na Praia de Jurerê. A APCEF tem até o dia 24 de dezembro para apresentar o projeto. Já a recuperação ambiental deverá iniciar em, no máximo, 6 meses. Outra decisão tomada foi de que a União promova, imediatamente, o cancelamento das inscrições de ocupação existentes nas terras de marinha, na Praia de Jurerê, a fim de evitar o comprometimento do uso comum dos bens públicos na região.

JACARÉ DE PRATA

O Serrano Resort Convenções & Spa, representado por Gisele Alvarez, gerente nacional de vendas, recebeu o Jacaré de Prata na categoria Hotel Resorts – Região Sul. A premiação aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O “Oscar dos Eventos”, como é reconhecido o Prêmio Caio, tem a missão de promover, difundir e aprimorar a utilização de uma das mais modernas e eficazes ferramentas de marketing à disposição das empresas: a promoção comercial, o marketing promocional, o turismo de negócios e os eventos, elegendo as melhores empresas, profissionais e empreendimentos destes setores no país. Realizado pela Expo Editores e promovido pela Academia Brasileira de Eventos, o Prêmio é uma homenagem ao empresário Caio de Alcântara Machado, pioneiro no mercado de feiras de negócios e congressos do Brasil.

LANÇAMENTO

Acontece nesta quarta-feira a partir das 19 horas na Galeria Art Shop, na Lagoa da Conceição, o lançamento do livro infanto-juvenil da D. Ivone Wosgraus, mãe caríssima amiga Juliana. "O Menino que veio do céu", trata da preservação do meio ambiente. A galeria é da Ana "Portugesa" de Castro, e a Ju é a curadora do espaço, que terá até piano de cauda para saraus. No dia da inauguração, a kombi do Tião com som no estacionamento!

RÉVEILLON NA FAZENDA