quinta-feira, 16 de novembro de 2023

35 anos do Festuris teve edição histórica e terminou com recorde de público

FESTURIS 35 ANOS


35 anos do Festuris teve edição histórica e terminou com recorde de público - Foto: Jefferson Severino

 

Festuris gerou mais de mil empregos e movimentou e trade de turismo nacional e internacional. Terminou a melhor feira B2B de turismo das Américas. De acordo com Eduardo Zorzanello, CEO do evento, cerca de mil empregos diretos e indiretos foram gerados pelo evento. Para a montagem dos mais de 26 mil m² de área construída, 40 montadoras estiveram no Centro de Eventos. “Foram muitas frentes de trabalho para realizar o Festuris, são 35 edições e, a cada ano, esse número aumenta”, comentou Zorzanello que sempre fica à frente de toda a execução de montagem no Centro de Eventos Serra Park. Desde a solenidade de abertura até o último evento na noite de sábado, o turismo brasileiro viveu um momento histórico com a celebração das 35 edições do Festuris comemoradas este ano. Como ocorre desde a primeira edição, tudo foi preparado para que o Festuris mantivesse a condição de principal evento de negócios de turismo da América Latina. 
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica termina com recorde de público
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público – O Águas de Palmas Resort oferece uma estrutura completa entre o mar e a montanha para que você desfrute o melhor, seja em suas férias ou em seus eventos. São 240 mil metros quadrados de área em meio à natureza, com todas as opções que você precisa para viver os melhores momentos: completo parque aquático, um quiosque na praia com cadeira, guarda-sol e atendimento de bar a beira mar, além de excepcionais opções gastronômicas dentro do complexo.

GERAÇÃO DE NEGÓCIOS DO FESTURIS

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica termina com recorde de público
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público – Eduardo Zorzanello e marta Rossi, CEOs do Festuris
Em clima de confraternização e bons negócios, encerrou na noite do último sábado o 35º Festuris – Feira Internacional do Turismo de Gramado. Apesar do levantamento ainda não estar concluído, a expectativa é de que o evento tenha superado os R$ 400 milhões em negócios nos dois dias de feira, no Serra Park. “Nas conversas com os expositores e no semblante das pessoas tivemos a confirmação de que o evento superou as expectativas”, afirmou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris. Os números pré-evento já indicavam que esta seria a maior edição de todos os 35 anos: crescimento de 23% em relação ao ano passado; 27 mil m² de área construída; 400 estandes e 2.700 marcas reunidas; sete palcos de conteúdo; 40 destinos internacionais; 15 mil participantes, 600 profissionais de comunicação, entre eles 26 jornalistas da imprensa internacional; e mais de 100 hosted buyers, procedentes do Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, México, República Dominicana, Estados Unidos, Portugal e Espanha. “A cada ano a responsabilidade de entregar um evento com expositores e buyers qualificados aumenta. Muitos participantes nos abordaram e, com carinho, disseram estar satisfeitos. Nós ficamos muito felizes por esses feedbacks”, completa a fundadora e CEO do evento, Marta Rossi. A 36ª edição acontece de 7 a 10 de novembro de 2024.
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica termina com recorde de público
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público – Agência Brasileiros em Ushuaia – a nossa melhor opção na Patagônia Fantástica Argentina.

MULHERES TRANSFORMAM VIDAS

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público – Foto: Jefferson Severino
As mulheres tomaram conta da 35ª edição da Feira Internacional do Turismo de Gramado na manhã de sábado (11/11), no Meeting do Festuris. A maratona feminina começou com Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig & Poloni, seguiu com Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó, passou pela apresentadora e produtora de conteúdo Patty Leone e terminou com a fundadora da Iara Turismo, mais conhecida como Tia Iara. Com o tema Liderança Positiva: Novo Líder Para Uma Nova Era, Tiziana citou a teoria desenvolvida pelo professor e escritor norte-americano, Martin Seligman, a Psicologia Positiva. Segundo o autor, o estudo está baseado em três pilares: as emoções, o engajamento e os relacionamentos. “A ideia é buscar a felicidade através do bem estar, experiências de contentamento e ter em mente que a vida possui sentido e que vale a pena”, ponderou Tiziana.
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica termina com recorde de público
Mulheres que Transformam Vidas – Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Mas o time feminino tinha mais integrantes para subir ao palco. Patty Leone contou sobre a sua trajetória como produtora de conteúdo. Ela é uma defensora intransigente da produção e disseminação de produtos pela Internet. “Compartilhem informações, invistam na qualificação. Uma boa ideia não basta, é preciso colocá-la em prática, ter persistência”, insistiu. Na mesma linha, Simone Pereira lembrou os seus 19 anos de experiência à frente do turismo na Ilha do Marajó, extremo norte do Brasil, com o painel Mulheres Fortes do Norte. “Entrei no setor de turismo para transformar momentos em memórias afetivas”, assegurou ela. “A transformação é uma decisão e um ato de coragem”, definiu Simone, que terminou citando uma frase do ex-presidente norte-americano, Theodore Roosevelt: “Faça o que você pode, com o que você tem, no lugar onde você está”. E para fechar o time feminino, Tia Iara levou à plateia o tema Aos 80 Sem Parar. Empreendendo no Turismo com Energia e Otimismo na Melhor Idade. Uma das pioneiras do turismo no Rio Grande do Sul, do alto dos seus 83 anos de idade, a fundadora da Iara Turismo passeou pelo seu passado, pontuou o presente mas, sobretudo, mostrou que o futuro é logo ali. Com o painel Como Quatro Agências Super-Premium Estão Lidando Com a Formação de Seus Consultores Travel Designers – o Case Radix, o CEO da Travel Designer, Ricardo Souto Ferreira falou especialmente sobre o treinamento e a formação da mão de obra através do Plano Radix. “O curso oferece três turmas para o aperfeiçoamento profissional: Travel Desinger básico, Intermediário e Viagens de incentivo”, detalhou. “Mas sem dúvida, o Radix está evoluindo pelo Brasil”.
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público – Ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera. Foto: Jefferson Severino
O patrocínio do Festuris foi da CVC e do Sebrae, e contou como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, a móveis Real Wood Concept, Miroh Chocolates, vinícola Lídio Carraro. O Pompéia Ecossistema de Saúde assinou como assistência médica oficial do evento. Apoio da CNC. Não faltou emoção na solenidade de abertura da 35ª edição da Feira Internacional de Turismo realizada na noite desta quinta (09/11), no Palácio dos Festivais de Gramado. Ciceroneados pelos anfitriões Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris, o evento marcou a consolidação da Região Serrana do Rio Grande do Sul como um exemplo a ser seguido pelos demais estados da União. “Parabéns a Marta e Eduardo, parabéns a Gramado e vida longa ao Festuris”, desejou o ministro do turismo, Celso Sabino, que aterrissou no evento recém chegado da Inglaterra. Também o secretário estadual de turismo, Luiz Fernando Rodriguez Jr. fez coro à fala do ministro. Segundo Rodriguez, Gramado serve de exemplo para o Brasil como um turismo de sucesso. “Aqui realmente existe a parceria público-privada e o governador Eduardo Leite garantiu que não faltará recursos para o turismo gaúcho”, afirmou Luiz Fernando. A internacionalização do Festuris foi lembrada pelo ministro do turismo do Uruguai, Tabaré Viera. Para ele, o incremento do setor no Mercosul é fundamental para o desenvolvimento da América do Sul. “Para nós é muito importante estar aqui, em Gramado, para debater e solidificar o intercâmbio entre Brasil e Uruguai. Estamos no Festuris com uma delegação de 120 pessoas”, assegurou Tabaré.
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica termina com recorde de público
Sinta a alegria do Natal contagiar em um espetáculo que envolve encanto, magia e uma decoração fantástica para aguardar a vinda do bom velhinho. Venha viver os dias mais felizes do ano com quem você ama aqui no Hotel Renar. Ícone hoteleiro no Vale dos Imigrantes, Fraiburgo SC, a Terra da Maçã – Só não esqueça de fazer a sua reserva.  Clique no baner.

VOZES PROTAGONISTAS DO TURISMO

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica termina com recorde de público
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público – Marta Rossi – Foto: Gustavo Merolli
Nos discursos foi enaltecido o protagonismo do Festuris dentro do setor de turismo brasileiro. Marta Rossi disse que o 35º Festuris: “É uma edição de 15 mil vozes. Este é o número de inscritos em 2023, portanto, os protagonistas são todos vocês que atuam na atividade turística. O Festuris é o palco que dá voz a todos”. Acrescentou que a escolha do tema da edição deste ano: “Capital Humano: A Chave da Transformação”“Esta é uma uma filosofia de nossa empresa e que direciona todo o nosso trabalho e que certamente guindou o evento na posição de liderança”. Eduardo Zorzanello destacou o crescimento do Festuris ao longo destes 35 anos, frisando alguns números significativos. “Comemoramos a maior de todas as edições. Crescemos 23% em relação ao ano passado e estamos ocupando, pela primeira vez, os três pavilhões do Serra Park, totalizando 27 mil m², com 400 estandes, 2.700 marcas em exposição e sete palcos de conteúdo. O Brasil turístico de ponta a ponta está em Gramado e 40 destinos internacionais”. Eduardo enalteceu e lembrou a mãe, Silvia Zorzanello, falecida em 2010, que fundou o Festuris em 1989 ao lado da sócia, Marta Rossi. Lembrou que na infância via a mãe viajando com frequência e, muitas vezes, não entendia por quê. “Era para divulgar o Festuris”, disse.
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica termina com recorde de público
Com preços especiais e feriadão para você aproveitar com sua família! Para este mês especial, prepararam atividades e opções de lazer para comemorar a verdadeira cultura gaúcha! Com atividades tradicionais, música ao vivo, gastronomia típica, brincadeiras para as crianças e muito mais! Prepare-se para encontrar a tradição do campo com o conforto e aconchego de uma fazenda de verdade, em pleno funcionamento! descoberta das cavalgadas, trilhas, lindas paisagens e a tranquilidade que você só encontra por lá. Aproveite o melhor da natureza no Boqueirão. As portas e porteiras estão abertas para proporcionar momentos inesquecíveis de relaxamento e diversão em meio a um cenário natural de tirar o fôlego. Sinta-se convidado a desfrutar esse super setembro e o início da primavera. Reserve agora clicando no baner e aproveite uma estadia com quatro refeições incluídas em sua visita! Já está tudo pronto para receber você e sua família! – Boqueirão Hotel Fazenda – Ícone do Turismo Rural Nacional em Lages – SC, a Princesa da Serra. O melhor em sua categoria.

HISTÓRIA DE SUCESSO

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público – Eduardo Zorzanello e o Ministro do Turismo Celso Sabino
O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse, ainda, que “o Festuris é um case de sucesso no Brasil”. Frisou que o Ministério estava trabalhando para fomentar o setor no país criando políticas e desenvolvendo ações que valorizem a cadeia do turismo. Para o secretário estadual de Turismo interino, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, o evento “congrega o setor de turismo brasileiro” e que o Rio Grande do Sul aproveita este espaço para divulgar seus atrativos. O prefeito de Gramado, Nestor Tissot lembrou que o turismo é a base da economia do município e que o Festuris tem tido um papel muito importante na divulgação da cidade. “Acompanhei de perto esta caminhada que hoje é aplaudida por 40 mil gramadenses”, frisou. Para Tabaré Vieira, ministro do Turismo do Uruguai, país convidado de honra da 35ª edição, estar presente no Festuris era muito importante para o seu país. Disse que o evento fortalece um dos propósitos do Ministério que é divulgar os atrativos do país para o mundo.
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Hotel Sibara Flat, para quem acredita que praia, saúde e lazer são sinônimos. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor programação para todas as idades. Afinal de contas, é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva. 

TROFÉU AMIGOS DO FESTURIS

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público – Foto: Jefferson Severino
O reconhecimento a quem trabalha pelo Festuris e pelo turismo como atividade econômica importante, foi feito através do Troféu Amigos do Festuris, honraria que está acima de cargos, empresas e Instituições. O valor considerado é o empenho pessoal em prol de engrandecer ainda mais o Festuris: – Emerson Bittencourt Monteiro – Sebrae – RS;  Gabriela Schwan – Rede Swan; Marcelo Zingalli – agente de viagens; Marcus Rossi – Gramado Summit; Paulo Queiroz – GTA – Global Travel Assistance; Rogerio Linguanotti – Hello Brazil; Romeu Dutra – 1° secretário de Turismo de Gramado e um dos idealizadores do Festival de Cinema; Roque Baudean – Turismo do Uruguai; Victor Hugo Almeida – Victor Travel. 
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Abra os olhos, ligue a ducha, inspire-se e sinta essa mina de bons sentimentos fluir! Viva os melhores dias de sua vida rodeados de exuberâncias naturais. No hotel você encontrará acomodações que foram palco de muitas histórias de amor e contemplação, união e comemoração com detalhes simplesmente inimagináveis. Prepare-se para um encontro da história de muitos e escreva o próximo capítulo da sua, onde em cada detalhe de sua hospedagem, bem como de sua visita a Urubici, você descobrirá novas memórias. O URUBICI PARK HOTEL está em Urubici, na serra catarinense. Bem localizado, sua posição central se destaca por ter fácil acesso a todas as atrações turísticas. O café da manhã colonial é um dos maiores diferenciais do hotel. É servido a partir das 6h30 da manhã, com um grande buffet de variados itens com frutas da estação, diversos tipos de pães, sucos e doces típicos da região.

MARTA ROSSI EM MINIATURA

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Edição de 35 anos do Festuris foi história e terminou recorde de público – Marta Rossi – Mini Mundo – Foto: Gustavo Merolli
Em homenagem aos 35 anos do Festuris, o Mini Mundo Gramado surpreendeu a todos e marcou um dos momentos mais emocionantes desta edição da principal feira de negócios turísticos da América Latina, levando o público e os diretores da feira às lágrimas. Marta Rossi e Silvia Zorzanello, fundadoras do Festuris, agora estão eternizadas no primeiro parque temático de Gramado. Pela sua referência no mercado turístico brasileiro, as empresárias viraram miniaturas e, a partir de 2024, irão integrar o cenário do Mini Mundo. Eduardo Zorzanello recebeu a homenagem em nome de Silvia, falecida em 2010. O Mini Mundo também realizou o pré-lançamento de seus 40 anos e inaugurou uma nova réplica do parque durante o Festuris, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, conhecida como Palácio Pedro Ernesto, contando com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica termina com recorde de público
Um Tesouro escondido, um lugar único e exclusivo bem no Centro Histórico de São José – Clique no Baner e confira. Fotos Jefferson Severino

GRUPO BROCKER & FESTURIS

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público – Carlise Bianchi e Adriane Brocker – Foto: Jefferson Severino
O Grupo Brocker, melhor agência/receptivo da Serra Gaúcha, como sempre recepciona a todos da melhor maneira possível. Durante o Festuris recepcionando além dos tradicionais turistas que chegam do Brasil todo para o Natal Luz, agentes e operadores que participam do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), que só termina no próximo dia 12, no Serra Park em Gramado (RS). Referência em receptivo na Serra Gaúcha, a Brocker preparou uma programação especial para cerca de cem profissionais de turismo, incluindo uma comemoração pelo aniversário do Bustour. “Neste ano nós estamos celebrando os 10 anos do nosso Bustour, atração que leva passageiros para as melhores atrações da Serra Gaúcha, e por isso queremos dividir este momento tão especial com nossos convidados no Festuris. Criamos uma programação repleta de experiências para que todos tenham histórias inesquecíveis, de alegria, aprendizado e descoberta”, revelou Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker. A programação do Grupo Brocker nos dias do Festuris teve jantar no Parque Fazenda da Serra, passeio de Bustour, Feijoada no Laghetto Viverone Canela e a Festa das Galáxias – Space Adventure, com visita ao parque temático da Nasa. Na sexta-feira (10/10), houve o evento Bustour Moments, para celebrar o aniversário de dez anos do Bustour, com apresentação do mascote Buss para os convidados.
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Café Colonial Schutz – Inigualável – O melhor da Grande Florianópolis – Clique no baner e confira.

BUSTOUR 10 ANOS

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público – 10 anos de Bustour
Falando nisso, nos últimos 10 anos o Bustour conectou os principais pontos turísticos das cidades mais desejadas da Serra Gaúcha e para celebrar essa história, a equipe do Bustour reuniu amigos, parceiros, autoridades e imprensa em seu stand durante o Festival do Turismo de Gramado, para comemorar essa trajetória. Na ocasião, a CEO do Grupo Brocker, Adriane Brocker Boeira Guimarães e a diretora de vendas Carlise Bianchi, receberam os convidados para o parabéns oficial ao “vermelhinho” mais famoso da Serra Gaúcha. “Estamos orgulhosos e felizes em poder marcar essa data de forma tão divertida, no evento mais importante do calendário de feiras do país, reunindo tantas pessoas queridas”, comentou Any. A programação de aniversário do Bustour começou em julho deste ano e incluiu um selo comemorativo, distribuição de materiais promocionais como balões, coroas e botons, entre outras atividades. Já para os apaixonados pelo Bustour, a campanha Buslovers fez uma homenagem aos colaboradores, parceiros e clientes que já passearam e possuem uma conexão especial com o Bustour. O objetivo é dar voz a todos aqueles que possuem histórias especiais e divertidas a bordo do Bustour.
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Se você está em Gramado ou estará indo para a Serra Gaúcha, anote aí o melhor endereço gastronômico italiano. Famiglia Guimarães! Clique no baner e confira.

MEDALHA MÉRITO DA ACADEMIA

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica termina com recorde de público
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
A trajetória profissional de Marta Rossi no setor de turismo, foi reconhecida novamente, desta vez com a Medalha de Mérito da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Em cerimônia carregada de simbolismos e emoção, a homenagem ocorreu na noite desta quarta-feira (8), no plenário da Câmara de Vereadores de Gramado, e foi entregue pelo presidente da entidade, o jornalista Sérgio Junqueira. O presidente da academia lembrou o esforço de Marta e sua sócia Silvia Zorzanello para divulgar o evento em todo o Brasil, na década de 90, participando de feiras e realizando ações para divulgar o evento. Lembrou que Marta é a primeira mulher homenageada pela academia e a única pessoa fora do eixo Rio São Paulo a receber esta medalha. Em nome dos Acadêmicos, Milton Zuanazzi traçou uma relação entre o povoamento do Rio Grande do Sul, especialmente da Serra Gaúcha, com a vida da família de Marta Rossi. Ele citou que os pais dela, Otávio e Anita, saíram na localidade de Linha Morro Agudo, interior de Gramado, para se estabelecer com o Café Cacique no centro de Gramado. Mais tarde criaram o Hotel Vovó Carolina. “Foi este empreendedorismo que Marta herdou e carrega até hoje”, comentou. Milton citou, ainda, a eleição de Marta como princesa de uma das Festas das Hortênsias “demonstrando ali o seu esforço para contribuir com a sua cidade”. Milton ocupa a cadeira 36 na Academia, que tem Sílvia Zorzanello como patrona. Após a saudação, agradecimentos, e destacar a sua trajetória, Marta Rossi disse: “Sou plural, não sei caminhar sozinha e acredito, profundamente, na força da diversidade para alçar vôo. O homem é um ser social, não é uma ilha, precisa da troca e do afeto para transformar”.
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica termina com recorde de público
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público – GTA – Global Travel Assistance atua no mercado de seguro viagem a mais de 33 anos. Após vários anos de atuação no mercado brasileiro nosso objetivo é atender as várias demandas de viagens pelo Brasil e para o exterior nos vários nichos de mercado como o Lazer, negócios, intercâmbio, religioso, oferecendo sempre o seguro viagem adequado com serviços da mais alta confiabilidade, garantia e segurança. Para tanto, agregamos nossa experiência, estudos das necessidades e know-how a um dos maiores provedores de serviços de assistência do mundo. Contamos com 40 centros operacionais, 300 postos de atendimento, 3.000 funcionários devidamente treinados e em conformidade com as normas da ISO 9001 e, ainda, dispomos de 530 linhas telefônicas com capacidade para 95.000 chamadas/hora. Qualidade na prestação de serviços de assistência em viagens internacionais e nacionais é o compromisso da GTA – Global Travel Assistance. Este é o nosso diferencial, que certamente proporcionará a satisfação plena dos nossos clientes

GTA NO FESTURIS

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público – Foto: Jefferson Severino
Atenta às necessidades dos passageiros, principalmente dos mais frequentes, a GTA – Global Travel Assistance lança o Seguro Multiviagens, eliminando a preocupação do cliente de emitir um novo plano a cada viagem. O Seguro Multiviagens tem validade por até 365 dias. Sua aquisição está condicionada à permanência máxima no destino por até 30 ou 60 dias. São três as opções de cobertura – US$ 100 mil, US$ 145 mil e US$ 330 mil. A contratação dos planos custa a partir de US$ 518. “Muito além de disponibilizar um produto com melhor custo-benefício, estamos contribuindo para estimular o fluxo de viagens, especialmente em solo internacional”, comenta Celso Guelfi, presidente da GTA.  A GTA – Global Travel Assistance é uma empresa amiga do agente de viagem tendo suas vendas 100% B2B, acumulando mais de 34 anos de operação no mercado de seguro viagem nacional e internacional. A central de operações reúne 3 mil colaboradores, 530 linhas telefônicas, 40 centros operacionais e 300 postos de coordenação com capacidade para responder mais de 95 mil chamadas. Com sede em São Paulo, a empresa atua com 22 representantes nas principais cidades brasileiras. A GTA detém o reconhecimento dos agentes de viagem como empresa referência em produtos e serviços. Por 14 anos consecutivos foi ganhadora do Prêmio Top Aviesp, na categoria Melhor Empresa de Seguro Viagem.
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Natal Luz de Gramado deve aumentar com busca por atrações baratas – O melhor galeto do Brasil – Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado, Caxias do Sul, Itapema SC, São Paulo… Clique no baner e confira!

CVC – RETORNO A LIDERANÇA

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público – Foto: Jefferson Severino
“Orlando é um destino que está se recuperando muito rápido. Já fazem quase três meses que voltou a ser Top de vendas da CVC no mercado internacional, hoje ainda atrás de Buenos Aires”. As palavras são de Paula Rorato, diretora de Produtos Internacionais da CVC Corp, durante o treinamento que a operadora realizou em parceria com Visit Orlando, Disney, SeaWorld e Universal antes do primeiro dia de feira do Festuris 2023. Segundo ela, o destino sempre foi o mais vendido da operadora e neste momento, com um cenário de vistos muito melhor, tem tudo para voltar ainda mais forte. “Temos novidades em todos os parques da Disney, Universal e SeaWorld. O objetivo é voltarmos ainda mais fortes. Tanto é que estamos focando em produtos exclusivos, com mais de mil lugares bloqueados em voos diretos para 2024. E teremos ainda mais novidades, porque seguimos negociando com as companhias aéreas”, disse. Ela lembra que hoje Orlando está no Top 1 dos Estados Unidos e no Top 2 do Internacional, atrás apenas de Buenos Aires, por conta da proximidade com a capital argentina e também a questão da maior oferta de voos neste momento. “Vamos voltar a crescer em Orlando. Por isso decidimos realizar este treinamento antes do Festuris para mais de 100 agentes de viagens, com muitas novidades. E esse mês tem Black Friday, com promoções imperdíveis para o destino e seus atrativos”, completou Rorato.
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Clique n o baner e confira.

VISIT FLÓRIDA

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público – Castelo Saint Andrews – Foto: Jefferson Severino
O Visit Florida realizou na manhã desta última sexta-feira (10), um brunch para parceiros do trade no Castelo St. Andrews a fim de apresentar algumas novidades dos principais destinos do estado norte-americano. Representantes de Miami, Fort Lauderdale, Palm Beaches, Saint Peter / Clearwater, Tampa Bay participaram do encontro. Mitsi Goulias, do Visit Florida, recebeu os convidados e introduziu os parceiros. “Agradeço a presença de cada um no nosso evento de hoje. É muito importante para nós podermos estar aqui, junto com os representantes do destino para falar um pouco sobre tudo que a Florida tem a oferecer”, disse. Brianna Green, do Visit Florida, que veio pela primeira vez na Festuris, destacou as novidades do estado. “Finalmente estamos aqui e estamos felizes de conhecer a feira. Mas neste evento, viemos apresentar algumas novidades do nosso destino. Como muitos devem saber, a Florida agora faz parte do guia Michelin, o que nos posiciona como um destino gastronômico. Além disso, a grande novidade deste ano, o recém-inaugurado Brightline – trem que conecta os destinos e que com certeza será um ‘game changer’ para os visitantes da Florida”, afirmou.
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Clique no baner e confira!

CASTELO SAINT ANDREWS & CARBONO ZERO

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público – Guilherme Paulus – Foto: Jefferson Severino
A propósito, o Castelo Saint Andrews – um dos principais hotéis de Gramado, é o primeiro Chateau do Brasil a ter uma iniciativa de carbono zero. A novidade foi apresentada por Guilherme Paulus, proprietário do hotel, que recebeu alguns convidados do trade para um café da manhã no local, pré-início do Festuris 2023, nesta sexta-feira (10). O projeto ajuda a neutralizar a emissão de carbono do hotel. O marco histórico completa a gestão ESG do castelo, ampliando a geração de impacto positivo do hotel. O objetivo é transformar o castelo em uma referência na ESG. A partir da data de hoje (10), o hotel se compromete com o plantio de mais de 200 árvores nativas da Mata Atlântica em todo seu entorno, sendo 100 mudas no castelo e 100 nos condomínios. Durante o evento, ocorreu ainda o plantio das primeiras mudas, o Ipê Amarelo, pela sua beleza e imponência na flora brasileira. “Esse é um momento especial para mim e para os colaboradores e parceiros do castelo. É um momento de cuidarmos do nosso Planeta e isso é algo fundamental para nós. Se o turismo é o turismo, é graças a comunidade que abraça. Espero que este projeto inédito e inspirador do castelo seja positivo para o hotel e para a Serra Gaúcha e sirva de exemplo para novas ações para combater as mudanças climáticas e preservar a beleza natural da região”, afirmou Guilherme Paulus.

RODA GIGANTE TEMÁTICA

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
O Parque Mundo a Vapor, de Canela (RS), projeta inaugurar no segundo trimestre de 2024 a Roda Canela, primeira roda-gigante temática do mundo. Criada em parceria com a Interparques Holding S.A, e nomeada de Roda Canela, a nova atração será totalmente customizada, com quase 60 metros de altura, 30 cabines e vista de 360 graus. A Roda Canela apresentará uma vista exclusiva da natureza da região, oferecendo aos passageiros uma experiência multissensorial inesquecível. Mais do que um equipamento inovador e moderno, a atração vai agregar para todo o destino Serra Gaúcha. Paralelamente a construção deste novo atrativo, também será feita uma revitalização do parque, que será ampliado e contará com uma nova fachada. A ideia é que a experiência inicie já na entrada, com um pré-show de forma imersiva, em que será contada a história dos irmãos Urbani, que criaram o Mundo a Vapor. Novo atrativo do Mundo a Vapor, a Roda Canela será o primeiro do gênero no Estado e uma das poucas existentes no Brasil, elevando ainda mais a atratividade turística e desenvolvimento da região. A expectativa é que esta nova roda-gigante seja um motor de divulgação do destino, e um marco para toda a região da Serra Gaúcha.

BUENOS AIRES/NAVEGANTES

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Na última temporada de verão, Santa Catarina recebeu 77 mil argentinos, apenas no período de 1º a 25 de janeiro, cerca de três vezes mais que em 2022, segundo dados da Polícia Federal. Para o próximo ano, a projeção é que o número seja ainda maior, já que a Gol anunciou voo direto entre Buenos Aires e Navegantes. A nova linha começa a operar em 3 de janeiro e segue até 30 de março de 2024. Para o diretor o Presidente do Convention & Visitors Bureau de Itajaí, Ronaldo Jansson Júnior, a nova linha aérea deve trazer até 30% mais turistas argentinos para a região. “Com a facilidade de acesso às praias de Itajaí e Balneário Camboriú, mais turistas da Argentina devem optar pelo litoral norte de Santa Catarina e isso vai impactar diretamente na ocupação hoteleira e na movimentação de toda economia gerada pelo turismo. No período de 3 de janeiro até o sábado seguinte ao Carnaval (17/02), a Gol vai disponibilizar cinco frequências semanais entre Buenos Aires e Navegantes. Já de 18 de fevereiro a 30 de março de 2024, estarão disponíveis três voos por semana.

FLORIPA AIRPORT

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Boing Avianca Cargo – Foto: Julio Cavalheiro
Desde o último dia 9 de novembro, o terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Florianópolis conta com uma terceira rota cargueira ligando Miami à capital catarinense. A nova operação reforça a posição do Floripa Airport Cargo como um hub logístico do Sul do Brasil e porta de entrada de cargas em Santa Catarina. Operada pela Avianca Cargo a rota terá frequência semanal, todas às quintas-feiras. O novo voo adiciona uma capacidade de 3.640 toneladas por ano às atuais 5.400 toneladas movimentadas pela LATAM Cargo. Com isso o Floripa Airport Cargo chegará a quase 10 mil toneladas de capacidade por ano na rota Estados Unidos, o que representa um aumento de 66%. Além disso, a partir de fevereiro de 2024, a nova rota vai atender também o mercado de exportação. Com essa possibilidade, produtos de Santa Catarina – desde perecíveis, como alimentos, até industrializados – que antes precisavam ir por via terrestre até São Paulo para só então seguirem para América do Norte e Europa, sairão direto do aeroporto. O Airbus A330, utilizado na nova rota, tem capacidade de carga de 70 toneladas e atenderá principalmente a importação de produtos eletrônicos. Ele se junta aos dois voos cargueiros semanais que também fazem a rota Miami – Floripa, operada pela LATAM Cargo. Entre os principais produtos importados estão eletrônicos, insumos farmacêuticos, hospitalares e têxteis.
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Ricardo Gesse – CEO Floripa Airport – Foto Jefferson Severino
“O mercado logístico cresce de maneira acelerada em Florianópolis e estamos atentos às oportunidades que ele oferece para ampliar nossos negócios e também contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina. A chegada da terceira frequência cargueira internacional é mais um passo importante neste cenário”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil. Os números comprovam a crescente demanda dos negócios cargo na região sul: de janeiro a outubro deste ano o Floripa Airport Cargo movimentou 26% a mais de cargas de importação do que no mesmo período do ano passado. Para atender este mercado, o terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Florianópolis está sendo ampliado. O projeto prevê a construção de duas novas áreas no local. Com investimento de cerca de R$ 7 milhões, feito pela Zurich Airport Brasil, a expansão vai triplicar a capacidade total de armazenamento do terminal catarinense.

SWISS TOURISM AWARD

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Guilherme Gassenferth e Giuliano de Mello – Visit Joinville/Divulgação
A cidade de Joinville (SC), que ganha cada vez mais notoriedade no cenário do turismo nacional, acaba de conquistar um reconhecimento internacional, sendo premiada como “Destino para Descobrir”, na 20ª edição do Swiss Tourism Awards. A solenidade de premiação do Swiss Tourism Awards aconteceu na cidade de Lugano, na Suíça. Para receber a homenagem, estiveram presentes o presidente e o executivo do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), Giuliano de Mello e Giorgio Souza, e o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth. O prêmio Swiss Tourism Awards é concedido a destinos que possuem características especiais, mas que ainda precisam ser descobertos pelos viajantes. Estão nessa categoria cidades que preservam a identidade do seu povo, seu patrimônio cultural e artístico. De acordo com a organização do evento, a seleção das cidades indicadas é realizada com a aplicação de ferramentas de inteligência artificial, que fazem a busca utilizando diferentes critérios. Após o levantamento, os destinos são reportados a um comitê técnico que vai apurar mais informações sobre cada localidade, como ela se comporta, que atrativos oferece, ações e iniciativas que realiza. Além de ser premiada, Joinville foi um dos expositores presentes na 20ª Swiss International Holiday, feira que apresenta os melhores destinos e profissionais de turismo do mundo, ao público suíço. Com volume de negócios que supera os 50 milhões de Euros, a exposição em Lugano é a principal porta de entrada para um dos mercados turísticos mais ricos do mundo.
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
A MELHOR CERVEJA DO BRASIL – Com o espírito de excelência herdado de imigrantes europeus que vieram para Joinville no século XIX, nascia em 2006 a OPA BIER, cujo objetivo era o de resgatar a tradição cervejeira da cidade, terra de uma das primeiras e da melhor cerveja do Brasil. OPA significa avô em alemão, e é uma homenagem aos nossos antepassados. OPA também é um cumprimento típico da nossa região. Uma marca simples de pronunciar e memorizar, que preza pela qualidade de seus produtos, que reúne os melhores ingredientes e valoriza o conhecimento cervejeiro, passado de geração em geração. Ao fortalecer as raízes da cultura cervejeira, a OPA BIER fabrica de forma sustentável milhões de litros de cerveja por ano, sem perder a qualidade.

MASTER CHEF BETO CARRERO WORLD

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Ana Paula Padrão – Foto/ Divulgação
Se você gosta de comida boa e diversão, se liga nessa! A 4ª edição do Festival MasterChef Beto Carrero já tem data marcada: o evento inicia dia 01 de dezembro e segue até início de março de 2024. São três meses pra aproveitar as deliciosas receitas do programa culinário queridinho do Brasil. Nas edições anteriores, o festival apresentou pratos assinados pelo Chef Henrique Fogaça, que explorou a riqueza da gastronomia brasileira e pelo Chef Erick Jacquin, que surpreendeu os visitantes com delícias francesas, como o famoso Petit Gateau. E para a 4ª edição, a apresentadora Ana Paula Padrão foi a personalidade escolhida para apresentar o Festival e ela já selecionou três pratos favoritos, são eles: Bolinho de Feijoada (Brasil), Arroz de Pato com Linguiça (Portugal) e o prato de camarões, Crevettes (França). O Festival MasterChef Brasil Beto Carrero já atraiu mais de 1.7 milhões de visitantes que puderam experimentar as variedades de pratos e drinks. O Festival faz parte da programação do Beto Carrero, então além de se divertir nas atrações, você encontra estações temáticas de nove países espalhadas pelo parque. Os pratos oferecidos são releituras das receitas originais do programa e são servidos de acordo com o tamanho da sua fome, com porções degustação no formato Grab&Go e porções completas. Cada país apresenta dois tipos de pratos salgados e um doce, além de uma variedade de drinks alcoólicos e sem álcool. Além da deliciosa culinária, as famílias podem aproveitar pra conhecer e curtir ao máximo a mais nova área temática do parque, a NERF Mania, inaugurada no último Dia das Crianças.
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Clique no baner e confira!

CATARATA DAY

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Cataratas Day – Foto: Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu/Divulgação
O dia 11 de novembro, desde 2011, é comemorativo para o Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural. A data marca a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza, título recebido por votação popular e mundial. Para marcar a data, 8.642 pessoas de 41 nacionalidades integraram a comemoração, com fotos, vídeos e interações nas redes sociais. A campanha nas redes sociais e mídia atingiram 10 milhões de pessoas, no Brasil e no mundo. Veículos de imprensa repercutiram o fato em suas programações regionais e nacionais, além da mídia regional, que cobriu durante toda a semana a movimentação, tanto no Brasil, quanto na Argentina. Nas últimas 48 horas, centenas de reportagens foram veiculadas em rede, chegando à tela de milhões de pessoas. Nas redes sociais, ao longo de todo o dia, foram realizadas cerca de três mil selfies e aproximadamente sete mil postagens com a hashtag no Instagram, Facebook, Twitter, Google, Tik Tok, entre outras plataformas internacionais. Quem não pôde estar pessoalmente comemorou de forma on-line. Milhares de pessoas relembraram, com fotos e vídeos, a visita ao maior conjunto de quedas-d’água do planeta. A participação foi realizada com a hashtag #CataratasDay presente nas publicações. Quem celebrou o Cataratas Day pôde contemplar o período histórico da vazão nas Cataratas do Iguaçu, registrando seis milhões de litros d’água por segundo neste sábado, 11 de novembro. A passarela, que estava fechada, foi reaberta para delírio dos visitantes.

BELLA DA SEMANA – BEATRIZ SOUZA

Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
Beatriz Souza – Bella da Semana/Divulgação
Bella da Semana adverte: esse ensaio contém excesso de gostosura, por isso, estejam com os medicamentos cardíacos em dia para ver Beatriz Souza nua. Beatriz Souza é a nova Bella da Semana que tem talento de sobra! Ela confessou os seus maiores segredos e está pronta para compartilhar todos eles com você na nossa entrevista. Não perca! O ensaio exclusivo com Beatriz Souza já está no ar para você aproveitar o feriado daquele jeito. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
Leia ainda: Começa em Gramado o 35º Festival Internacional de Turismo
Edição de 35 anos do Festuris foi histórica e termina com recorde de público
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:

Natal Luz de Gramado deve aumentar com busca por atrações baratas

Segurança é um segmento do Turismo! É primeiro item que está na mente do viajante

Muda perfil do viajante. Viagens corporativas mantêm forte alta em setembro

Santa Catarina é top 100 em certificação internacional de turismo

Hora de viajar – Descontos de 50% para viagens nacionais e internacionais

Massagem tântrica, uma jornada de autoconhecimento e prazer

Passagens aéreas baratas ainda sem data para sair do papel

Nova campanha de turismo foi lançada na FIT Buenos Aires

É histórico o número de emissões de vistos americanos para brasileiros

FESTURIS 2023 – Capital humano: Chave da transformação

Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o Ecoturismo

Tantraterapia, abordagem terapêutica baseada nos princípios do Tantra

Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver

Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental