quarta-feira, 13 de abril de 2016

BRASIL NA AUSTRÁLIA

BRASIL NA AUSTRÁLIA


O Consulado do Brasil em Sidney, com apoio da Embratur, realizou evento de promoção do Brasil na Austrália. O País, junto ao Canadá, Estados Unidos e Japão, está dispensado do visto de turismo no Brasil de 1º de junho a 18 de setembro de 2016, devido à Olimpíada e Paraolimpíada. As atletas australianas de futebol Chloe Logarzo e Ellie Carpenter, que irão competir nos Jogos Rio 2016 em agosto deste ano, prestigiaram a ação.  O evento, realizado na última quarta-feira (6), reuniu 75 convidados entre agentes de viagem e operadores de turismo do mercado australiano com o objetivo de maximizar a promoção do país e posicionar o Brasil como um destino de turismo e negócios para o publico australiano. Na ocasião, vários elementos da cultura brasileira também foram prestigiados pelo público.

  
“A Embratur está atenta aos novos mercados e o foco em países distantes do Brasil tem sido no estreitamento da relação com o trade turístico e na otimização de oportunidades de promoção e apoio à comercialização dos destinos brasileiros. Essa foi uma grande oportunidade de incentivar as vendas de viagens ao nosso País e reforça o comprometimento do Instituto após a articulação da isenção do visto”, comentou o presidente da autarquia, Gilson Lira. Ao final do evento, o cônsul geral do Brasil em Sydney, embaixador Carlos Henrique Moojen de Abreu e Silva, comentou a isenção de vistos e o potencial do País: “O Brasil, assim como a Austrália, é um País continental com experiências e belezas naturais únicas para oferecer. Cada região brasileira é um mundo em si, com sua própria tradição, geografia, história, cultura e gastronomia”.



ATRAINDO TURISTAS

Representantes dos países do Mercosul pousam para foto em frente ao Edifício Mercosur, sede da reunião

As delegações do Uruguai, Argentina, Venezuela, Paraguai, Chile e Bolívia acordaram um texto de apoio ao Brasil para estimular o turismo no período da Olimpíada e Paraolimpíada Rio 2016. Esse documento foi firmado durante a 61ª Reunião Especializada em Turismo do Mercosul e a 17ª Reunião de Turismo do Mercosul, que ocorreu na última quinta-feira (7), em Montevidéu, no Uruguai. A delegação brasileira, formada por representantes do Ministério do Turismo e da Embratur, apresentou informações sobre os Jogos, como a isenção de visto a nações estratégicas, sugerindo ainda que outros países membros sigam esse exemplo, para que haja maior movimentação entre os países do Mercosul. O fluxo turístico dos países do Mercosul é crescente a cada ano. O Brasil é o País que mais recebe estrangeiros entre os parceiros do bloco. Em 2014, foram 6,4 milhões de visitantes. No mesmo período, a Argentina recebeu 5,57 milhões; o Chile, 3,57 milhões; o Uruguai, 2,81 milhões; a Venezuela, 1,08 milhão e o Paraguai, 610 mil.



CICLO VIRTUOSO


Desde que o Brasil foi anunciado sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, a Embratur se dedica a divulgar diversos destinos e produtos turísticos nacionais em suas feiras, campanhas publicitárias e inúmeras ações de promoção no exterior. O trabalho, que foi intensificado neste ano, visa atrair visitantes estrangeiros para desfrutarem os cartões postais cariocas e conhecerem outras cidades brasileiras, conforme afirma o presidente Gilson Lira. “Estamos na reta final para os Jogos e a Embratur segue atuando em ritmo acelerado. Com o dólar valorizado, o turista estrangeiro tem maior poder de compra no Brasil e mais disposição em gastar. Apostamos nesse cenário para atrair esse público e elevar a rentabilidade do setor do turismo no período da Olimpíada”, diz Lira. Ele destaca que as atividades foram priorizadas de acordo com o potencial emissivo dos mercados, como Argentina, Alemanha, Reino Unido, França, Chile, Uruguai e Paraguai. 


Outro grupo que compõe esta lista é formado por Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. Cidadãos dos quatro países estão dispensados do visto de turismo no Brasil de 1º de junho a 18 de setembro de 2016, devido aos Jogos. A Embratur, o Ministério das Relações Exteriores e os Consulados do Brasil no exterior divulgam, de forma integrada, informações sobre a medida, que pode acrescentar até US$ 1,7 bilhão na economia brasileira, de acordo com estimativas do Ministério do Turismo. Para abril e maio está prevista série de eventos nos países mencionados reforçando o convite para a Rio 2016, com a cooperação do Rio Convention & Visitors Bureau. No próximo dia 21, o Instituto participará da programação da Tocha Olímpica Rio 2016, que será acesa na cidade grega de Olímpia e seguirá até a capital, Atenas, onde será entregue ao Brasil no dia 27. O revezamento da chama olímpica, por sua vez, terá início em 03 de maio, partindo de Brasília.


Gilson Lira informa ainda que, durante 95 dias, o chamado “Tour da Toha” passará por mais de 300 municípios brasileiros. “Para o Brasil, o Tour é uma oportunidade de internacionalizar os ganhos da Olimpíada e Paraolimpíada, mobilizar o país em torno desse megaevento, amplificar os ganhos de imagem e promover todas as regiões brasileiras em uma grande celebração turística”, finaliza o presidente da Embratur.


EMBRATUR 50 ANOS


O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Gilson Lira, conduziu, nesta última segunda-feira (11), encontro que marcou a primeira reunião de grupo de trabalho que desenvolverá projeto comemorativo aos 50 anos da autarquia, que tem como data oficial novembro deste ano. A proposta é promover ações promocionais para gerar o engajamento da equipe interna, da população brasileira e parceiros, o conhecimento sobre as estratégias do Instituto para o próximo cinquentenário. Conforme explicou Gilson Lira, o objetivo é mostrar uma Embratur moderna e renovada, com experiência e maturidade para seguir seu compromisso de desenvolver o turismo no Brasil e dinamizar a economia nacional. “Ao longo de sua história, o Instituto passou a ser protagonista na construção de uma nova imagem do Brasil e vem contribuindo para alavancar o setor turístico brasileiro”, completou.


MERCEARIA DO VINHO

Clique na imagem para ampliá-la

Floripa já tem um novo conceito ao aromático e envolvente universo do vinho. E o seu principal ideal é expandir a cultura do vinho e seus benefícios, bem como estimular o saudável hábito do consumo diário do vinho. Neste sentido, A Mercearia Do Vinho promove, inéditos eventos para que a sociedade conheça e deguste os mais exuberantes vinhos e, assim, desenvolva o próprio paladar. Em seus Eventos Culturais, a Mercearia do Vinho abre as portas de sua galeria e de seu espaço Showroom. A Mercearia é uma Adega Especializada em Vinhos, Espumantes, Champanhes e produtos especiais e que tem um posicionamento inovado, buscando buscar produtos exclusivos, oferecendo um custo-benefício atraente com alto nível de serviço e acessibilidade. 



Quem esteve lá nesta última semana foi o amigo e somelier Juliano Carraro, da Vinicola Lidio Carraro, lançando num evento muito concorrido o super vinho Agnes, produzido a partir da uva Tannat. Mais informações sobre a mercearia via e-mail merceariadovinho@merceariadovinho.com ou no site www.merceariadovinho.com



GASTRONOMIA DE FLORIPA NA ESPANHA


Entre os dias 13 e 17 de abril, o Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia estará com representantes no IV Foro de los Patrimonios, em Hondarribia, na Espanha. Florianópolis é uma das cidades convidadas e será representada por Márcia Teschner, secretária executiva da FloripAmanhã e João Lombardo, parceiro do Programa. Também participarão do evento os chefs vencedores do Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City, Sergio Andres Galvis Olaya (Freguesia Oyster Bar e Restaurante) e Alexsandra Alves Machado (IFSC).  Além de proferirem a palestra “Florianópolis, um exemplo de desenvolvimento turístico e cultural”, no dia 14/04, os representantes da capital catarinense se reunião com representantes de Hondarribia e Popayan, cidade colombiana que também é membro da Rede da UNESCO de cidades criativas, para analisar como viabilizar a internacionalização do Observatório da Gastronomia, uma plataforma digital que visa contribuir na geração e gestão do conhecimento ligado à gastronomia local, nacional e, a partir da parceria em discussão,  internacional.  Duas oficinas com representantes das entidades do setor já foram realizadas em Florianópolis para discutir os conceitos e a abrangência do Observatório.


Os pratos com ostras que encantaram os jurados na Fenaostra 2015 serão preparados na Espanha pelos vencedores do concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City, que ganharam passagem e estadia para o Foro de los Patrimonios.  Outras opções da nossa gastronomia regional também serão oferecidas em jantares e concurso do evento em Hondarribia, que tem como objetivo compartilhar informações sobre os patrimônios gastronômico e arquitetônicos. De 17 até 23 de abril, a comitiva também irá para Pamplona (Espanha) e Baiona (França) apresentar a culinária catarinense em restaurantes locais. Este ano as cidades UNESCO da Gastronomia Florianópolis e Popayan (Colômbia) são as convidadas especiais.  Confira mais informações sobre o evento aqui. Em junho, o projeto do Observatório da Gastronomia será apresentado com apoio da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) na Fispal Food Service, Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar, em São Paulo.

BELLA DA SEMANA


Vinte aninhos, 1,69 m de altura e um jeito de ninfeta todo especial! Monique Helena, a nova modelo do site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br), protagoniza um ensaio diferente: com direito a patins, fones de ouvido e um piercing íntimo que aguça a curiosidade de qualquer um. As fotos mostram a mistura de uma menina doce com uma mulher atrevida. Esta é a primeira vez que Monique faz um ensaio nu. “Nunca fiz nu antes e confesso: AMEI!”. O resultado poderá ser visto a partir desta quarta-feira, 13 de abril, no Bella da Semana.


FESTIVAL COZINHA DE RUA


Já estão abertas as inscrições para a segunda edição do Festival Gastronômico Cozinha na Rua, promovido pelo Núcleo de Gastronomia da Acibalc. O evento, que tem o intuito de incentivar a criatividade e a cultura gastronômica, acontece nos dias 18 e 19 de junho, na Praça Higino Pio, em Balneário Camboriú. A primeira edição do Festival aconteceu no final do ano passado e reuniu aproximadamente quatro mil pessoas. Visando atrair ainda mais visitantes, a organização do evento decidiu estender o evento para dois dias neste ano. O coordenador do Núcleo, Gustavo Zadrozny, conta que o evento busca atrair os moradores de toda a região, em um período que a cidade é pouco visitada. “Queremos presentear os moradores de BC e região com um atrativo diferente, fortalecendo a gastronomia e cultura do município. Esperamos receber cerca de seis mil pessoas nestes dois dias”, diz.
                   

As inscrições seguem até dia 02 de maio e devem ser feitas através do e-mail cozinhanarua@gmail.com ou pelo telefone 3363-0700.  Irão participar 16 cozinheiros, sendo que 12 irão comercializar pratos salgados e quatro doces, pelos valores de R$ 10, R$ 15 ou R$ 20. Haverá também barraca com chope artesanal da Zehn Bier, que apresentará quatro tipos diferentes da bebida.


A comissão organizadora, formada por profissionais da gastronomia, irá avaliar se o prato tem cunho cultural e se a justificativa para ele participar do evento condiz com a ideia do Festival. “Queremos pratos que incentivem a gastronomia cultural, como a culinária açoriana, italiana, alemã, dentre outras”, comenta. Nesse primeiro momento a inscrição é gratuita, mas se o prato for selecionado para participar do evento o cozinheiro terá que pagar a taxa de participação, no valor de R$ 500. Esse valor inclui infraestrutura completa (tenda 3x3, instalação elétrica, banheiros e refrigerador).

Melhor endereço francês em balneário Camboriú

DE BALNEÁRIO A USHUAIA


Finalmente foi aprovado pelo Conselho da cidade de Balneário Camboriú em Assembleia, o BC PORT que viabilizará a rota de cruzeiros marítimos mais desejada do planeta, “Da Floresta Tropical ao Fim do Mundo”, um cruzeiro de 10 a 12 dias partindo de Balneário Camboriú, passando por Punta del Este e as praias do Uruguai, navegando pelo Mar da Patagônia (Argentina), com escala em Porto Madryn (lar dos pinguins imperadores), e seguindo ao Sul avistando baleias até o extremo geográfico do planeta, na exótica Ushuaia, local onde poucos tiveram o privilégio de conhecer, “El Fin del Mundo”, visualizando glaciares, icebergs, focas e pinguins. 

Clique na imagem para ampliá-la

No retorno, haverá a opção de escala nas históricas Ilhas Falkland (Ilhas Malvinas) até Buenos Aires, onde se desfrutará da cultura e da gastronomia portenhas, voltando então a Balneário Camboriú com suas belezas naturais e diversas atrações. Tal rota atrairá turistas do mundo inteiro a Balneário Camboriú, e colocará a cidade definitivamente nos roteiros internacionais de turismo.

Cruzeiros em Ushuaia - Clique na imagem para ampliá-la

Vale lembrar que a fantástica Ushuaia costuma receber em média, a cada temporada de verão, mais de 400 cruzeiros, inclusive o gigantes e majestoso Queen Elizabeth. São milhares de turistas do mundo todo que desembarcam naquele porto, muitas vezes gerando congestionamento, isso mesmo, congestionamento no imenso Canal de Beagle. Ushuaia é um dos destinos mais emblemáticos e mágicos do mundo, que não possui sazonalidade. A temporada de cruzeiros está por terminar e as nevadas já começam a acontecer, cuja temporada de inverno/esqui começa no próximo dia 21 de junho. Atualmente a natureza de lá está mudando de cor. Uma imensa explosão de cores por conta do outono. 

Cilene del Daro - O hotel/Spa dos brasileiros em Ushuaia

TRAVEL ACE



O gerente Comercial da Travel Ace, Vinícius Valadares, ministrou palestra, nesta quarta-feira, durante o I Seminário Seg News de Seguro Viagem, que se realizará das 14h às 18h30, no Centro de São Paulo. O executivo abordou nova resolução da Susep (Superintendência de Seguros Privados) e as novidades em produtos da Travel Ace, além de cases referentes ao tema. Eu simplesmente não viajo sem a garantia de um seguro de viagem e a grande maioria dos opaíses só aceitam a entrada de turistas devidamente segurado. O evento aconteceu no Braston Hotel Augusta (Rua Augusta, 467 – Consolação) e tratou das mudanças promovidas pelas empresas que operam seguro viagem, que passaram a oferecer um leque mais abrangente de coberturas obrigatórias. Em viagens internacionais, tornou-se indispensável a cobertura, além das despesas médicas, das hospitalares e odontológicas, traslado do corpo até o domicílio em caso de falecimento, transporte até o hospital ou clínica mais próxima e regresso sanitário.



22ª BNT MERCOSUL



Dias 20 e 21 de Maio, acontece a 22ª edição da BNT MERCOSUL – Bolsa de Negócios Turísticos, na cidade de Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero World. O evento já possui uma programação preliminar, que inclui: Visitas técnicas à empreendimentos turísticos das cidades de Balneário Camboriú e Itajaí e Beto Carrero World. A tradicional FEIRA DE NEGÓCIOS, no CENTREVENTOS – Itajaí, que Segundo os diretores da BNT, Geninho Goes e Jair Pasquini, para este ano são previstos 146 estandes, com 400 expositores, dentre hotéis, destinos turísticos, atrações, produtos e serviços voltados ao setor de turismo.



O BUSINESS CENTER, um espaço EXCLUSIVO para empresas privadas com estande que não sejam compartilhados onde, Operadoras do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Peru atenderão fornecedores da indústria turística com foco totalmente voltado para os negócios. Na pauta destes profissionais, estarão assuntos como tarifários, períodos para reservas e bloqueios e pacotes promocionais. Em 2016, a BNT já possui grandes parcerias. Já foram confirmadas a participação de mais de 30 grupos de FAMTURS de agentes de viagens do Brasil e países vizinhos. 



Além disso, o evento conta com APOIO do Ministério do Governo do Estado de SANTA CATARINA-, Prefeitura de ITAJAÍ, Prefeitura de BALNEÁRIO CAMBORIÚ, BETO CARRERO WORLD; A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL Governo do Estado do MATO GROSSO DO SUL, Governo do Estado do RIO GRANDE DO NORTE, COSTA VERDE & MAR, Governo do Estado do RIO GRANDE DO SUL, PARQUE UNIPRAIAS e INFINITY BLUE RESORT & SPA. 




“A BNT possui grandes parceiros. Nosso objetivo é dar sequência a essa confiança e credibilidade, e contribuir cada vez mais com o desenvolvimento dessa atividade econômica, divulgando cada dia mais destinos e serviços turísticos para um público qualificado.” Afirmam, Geninho Goes e Jair Pasquini – Diretores do Grupo BNT. As salas de capacitação acontecerão também durante os dois dias de Feira e por fim, a tão esperada entrega do prêmio campeões de vendas Beto Carrero, que certifica quem realmente tem movimento comercial. 



PARQUE UNIPRAIAS



Nesta quinta-feira, (14) o Parque Unipraias participa de uma grande ação social de alcance nacional: o Dia Nacional da Alegria - DNA. Durante todo o dia, o Parque recebe cerca de 2,2 mil crianças de escolas públicas de Balneário Camboriú (SC) e região para curtirem as atrações do Unipraias gratuitamente, além de diversão com recreadores, teatro, palhaços e lanche. Promovido pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), o DNA objetiva melhorar o conhecimento dos brasileiros em relação aos parques e atrações turísticas e já levou centenas de milhares de crianças de baixa renda para aproveitar as atrações associadas em todo país, de forma gratuita. 




“Participamos desde a primeira edição do DNA com muita alegria. É uma grande satisfação e recompensador ver o encantamento que o Parque proporciona a essas milhares de crianças”, afirma Patricia Tedesco, Conselheira Executiva do Parque Unipraias. O Dia Nacional da Alegria no Parque Unipraias conta com apoio da Chocoleite, Vonpar/Coca-Cola e Mania de Pipoca. Informações adicionais podem ser obtidas através do fone (47) 3404-7600.


INFINITY BLUE NA EXPO


Para crescer os 15% esperados em 2016 na comparação com o ano passado, o Infinity Blue Resort, minha casa em Balneário Camboriú (SC), tem como uma de suas principais apostas a interação de artistas famosos com seus hóspedes. Trata-se do projeto Intimidades, cuja proposta é promover shows musicais com pouca plateia, promovendo um contato próximo entre cantores e clientes. O primeiro evento será em 26 de maio com a dupla sertaneja Victor e Léo. 


“São shows para um público de no máximo 700 pessoas, dos quais metade serão hóspedes e metade com vendas de ingressos. O interessante é que os próprios artistas estarão hospedados no Infinity Blue durante o final de semana ou feriado de evento”, explica o diretor do empreendimento, Alberto Cestrone.


Outro diferencial desses shows é que os fãs podem jantar com os artistas e encontrá-los nas áreas comum do Infinity Blue durante a estada, como piscina e spa. Idealizadora do projeto, a gerente de Vendas do resort, Juliana Molina, afirma que essa é mais uma das apostas contra a queda do corporativo em ano de crise. “Atraímos eventos como casamentos, aniversários e grandes festas de lazer nos primeiros meses do ano e nos surpreendemos com a capacidade desse nicho superar o corporativo, que costuma ser nosso motor”, aponta Juliana. “Esse show é mais uma tacada e, quando a crise acabar, teremos nas mãos dois produtos consolidados em lazer e corporativo.”


Infinity Blue planeja receber cinco eventos em 2016 com o Projeto Intimidades. A próxima data será comemoração de São João, porém o artista ainda não foi confirmado. Juliana ainda ressalta que os shows não serão apenas sertanejo, portanto artistas de todos os gêneros musicais estão sujeitos a se hospedarem no Infinity este ano. O primeiro trimestre de 2016 representou recorde de vendas para o resort catarinense, de acordo com Cestrone.


SOB NOVA DIREÇÃO


Clioque na imagem para ampliá-la

Ainda falando sobre o melhor resort para famílias do Sul do Brasil, o Infinity Blue Resort & Spa foi palco do evento do Balneário Convention & Visitors Bureau, onde tomaram posse a nova diretoria. Evento extremamente prestigiado pelo trade local e catarinense. Uma grande festa. Votos de muito sucesso a nova diretoria.  

FEIJÃO AMIGO



Alberto Cestrone, Diretor do Infinity Blue Resort & Spa, recebeu  no final da tarde desta última quarta-feira, 12, o presidente da ABAV-SC, Eduardo Loch. Na pauta o tradicional Feijão Amigo, que acontecerá no Centro de Eventos do resort, no próximo dia 19 de maio, que reunirá um seleto grupo de 400 pessoas do trade nacional e internacional.

FESTURIS GRAMADO


Presença marcante na feira de turismo em Campinas. Com stand próprio, divulgando o FESTURIS, a cidade de Gramado e o sempre parceiro Chocolate Planalto. Segundo Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, a agenda foi  intensa com reuniões e trabalho de captação visando a apresentação do FESTURIS 2016 para clientes e parceiros em Campinas -SP.  Entre as novidades apresentadas pelos diretores em Campinas, foi o Espaço Luxury, uma das atrações que prometem agitar a feira em novembro. O Espaço Luxury será um ambiente diferenciado, dentro da feira de negócios em Gramado, que terá marcas e produtos de alto nível. As novidades nacionais e internacionais deste mercado serão apresentadas para um seleto público que busca experiências únicas e diferenciadas, com muita exclusividade.


“Estávamos esperando o momento ideal. Com a crise econômica percebemos que o segmento de luxo não apresenta flutuações, sendo fortalecido ano após ano. Outro fator é que a cidade de Gramado ainda não estava pronta para receber, com eficiência, o nicho de luxo. Gostamos de inaugurar os salões focados no desenvolvimento da cidade, assim como fizemos com os espaços de acessibilidade e sustentabilidade”, explica Marta Rossi, diretora do FESTURIS. "Queremos oferecer um espaço que possibilite aos destinos e grandes marcas a venda de seus serviços exclusivos para um público seleto", comenta o diretor Eduardo Zorzanello. Ele também destaca o trabalho que a direção da feira está fazendo de imersão deste nicho de mercado, com investimento e aprendizado, para oferecer um espaço único nesta edição. O FESTURIS - Festival Internacional de Gramado ocorre de 3 a 6 de novembro, no Serra Park.


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RESORTS


Marta Rossi, na foto com João Bueno, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Resorts, alinhou ações para o FESTURIS. A ABR, completa 15 anos em dezembro e Gramado será palco das comemorações. Bons resultados na Expo! 

HOTEL CERCANO


Minha casa em Gramado, novinho e do lado da Rua Coberta, tem nova Gerente Comercial. Trata-se da amiga da Gabriela Zanatta, que terá como suas principais missões consolidar ainda mais a marca do empreendimento e fortalecer o relacionamento com o mercado. O objetivo do hotel é qualificar a área comercial, investindo em pesquisas e planejamento estratégico para orientar e estruturar o setor, além de firmar novas parcerias. Com mais de 10 anos de experiência em hotelaria, Gabriela Zanatta atuou como gerente de vendas, com foco em serviços de luxo e também foi coordenadora comercial do Snowland por quase dois anos. Gabriela é bacharel em turismo pela UCS, Universidade de Caxias do Sul, onde atualmente estuda gestão estratégica de empresas. “Meu trabalho no Cercano tem como objetivo divulgar o empreendimento e fazer do hotel o local mais desejado para quem vem a Gramado”, destaca.


PROJETO CULTURAL EM GRAMADO


O encerramento do projeto cultural Mimicando na Serra ocorreu no último sábado, dia 09, na Expogramado. O Grupo Teatral Nós Mimo recebeu cerca de 250 pessoas para comemorar o sucesso do projeto, que circulou por bairros do município de Gramado durante os meses de março e abril deste ano, levando apresentações de teatro, ao ar livre, gratuitamente para a comunidade. As portas do Auditório Hortênsia, na Expogramado, abriram-se para receber a plateia animada que presenciou uma apresentação da peça “FRITZ”. Um público extrovertido, diverso, repleto de crianças, adultos e famílias inteiras que reservaram a noite para dar boas risadas. O Grupo Nós Mimo preparou uma apresentação de fotos das apresentações feitas nos bairros Moura, Piratini, Várzea e Altos da Viação Férrea, seguido de vídeos e depoimentos de pessoas que presenciaram o projeto, onde foi possível ver a importância e a necessidade de realizar-se mais atividades culturais descentralizadas na cidade. 


O projeto Mimicando na Serra teve financiamento do Fundo Municipal de Cultura de Gramado. “Nós defendemos que a arte tem que ser acessível à população e, como dissemos no sábado à noite, se os moradores da cidade não conseguem vir ao centro de Gramado assistir teatro, passa a ser uma responsabilidade dos artistas irem até onde eles estão: nas praças e espaços públicos de seus próprios bairros”, afirma Luana, integrante do grupo Nós Mimo. O grupo Nós Mimo é formado pelos atores Alessandro Müller e Luana Michel, que utilizam a linguagem do teatro de rua e o estudo sobre técnicas de linguagem corporal, mimo corporal dramática, além de pantomima e palhaço.

Melhor endereço italiano em Gramado

FESTIBAL JPA

Clique na imagem para ampliá-la

Claudio Jr; Diretor do maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o FESTIVAL JPA, também circulou pelos corredores da Feira de Turismo de Campinas concretizando grandes negócios. Segundo ele, muito trabalho e uma energia positiva impulsionaram o evento a partir das palestras do 9º Seminário, realizado no período da manhã na Expo de Negócios em Turismo, que ainda reservou oportunidades de relacionamento e capacitação no último sábado. Claudio aproveitou a oportunidade e confirmou que a April Coris será novamente a seguradora do evento, que realizado nos dias 21 e 22 de outubro, no Centro de Convenções da capital paraibana. Na edição do ano passado, a April Coris ofereceu a todos os participantes do evento o Cartão de Assistência nacional com validade de cinco dias, para total assistência hospitalar.

Tropical Tambau Resort - João Pessoa - PB

PARCERIA



O último dia da 39ª Expo de negócios em turismo em Campinas-SP, foi bastante movimentado no estande da Paraíba. O diretor de Marketing da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Luciano Lapa, recebeu as visitas dos executivos da Operadora CVC e diretores da revista Qual Viagem. Durante a reunião com Marcos Telone e Eliana Picchi, da Qual Viagem, ficou definida uma nova ação junto à revista, que tem divulgado diversos roteiros da Paraíba, enfatizando o slogan de que o estado tem mais do que sol e mar. No encontro com os executivos da CVC, maior operadora de turismo das Américas, ficou confirmado o excelente desempenho das vendas de pacotes para a Paraíba. Somente para o São João de Campina Grande, a operadora apresentou um crescimento de quase 40% em 2015 em relação a 2014.  



PARÁ


Edmar Bull, presidente da Abav Nacional, com a diretora da Abav Pará, Rose Larrat e Joy Colares, secretaário adjunto da Setur-Pa. Participam da Aviesp, tradicional evento voltado para a capacitação profissional no turismo.

PRESS CLUB & DIÁRIO DO TURISMO


A mudança de endereço do Diário do Turismo, agora instalado na emblemática Av. São Luis, 112 – 4° andar – cjto. 403, fez renascer intento antigo de parceria logística com o Press Club. Ou seja: os jornalistas que cobrem eventos e pautas do trade turístico podem se reunir ou fazer uso das locações do DT na interface com empresas e entidades localizadas no entorno, a exemplo da Abav Nacional (localizada em frente), da Abav-SP, Abracorp e Aviesp, baseadas na Av. Vieira de Carvalho. O compartilhamento de espaço com o Diário do Turismo vem ao encontro da proposta original do Press Club – reunir jornalistas cadastrados, convidados e credenciados no afã de estabelecer vínculos colaborativos, acessar fontes balizadas do setor e facilitar o trabalho profissional. “O Paulo Atzingen, criador e publisher do Diário do Turismo, escritor e dono de ideais muito consequentes, dá exemplo para que outros colegas Brasil e mundo afora compartilhem espaços e atitudes colaborativas. O Press Club se sente honrado em estreitar laços com o Diário do Turismo”, manifesta Luiz Henrique Miranda, diretor da Agência Amigo! e criador e do Sistema Press Club. Para usufruir das facilidades proporcionadas pela parceria, ligar para 11-2806-0711; 3214-1776.


MAPA TURÍSTICO


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) realizou uma oficina para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. O encontro, foi voltado para representantes de órgãos municipais de turismo. O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta que orienta o Ministério do Turismo e os governos estaduais no desenvolvimento de políticas públicas para o setor e deve ser atualizado constantemente. A última atualização do Mapa foi realizada em 2013, configurando, em Mato Grosso, 89 municípios com potencial turístico, distribuídos em 15 regiões turísticas. A atualização é feita com base em critérios técnicos e as exigências mínimas para um destino compor o Mapa do Turismo são: possuir órgão responsável pela pasta de turismo (secretaria, coordenadoria ou departamento); destinar dotação para o turismo na Lei Orçamentária Anual e assinar o Termo de Adesão ao Programa de Regionalização do Turismo.  No encontro, foram definidos os municípios e regiões de Mato Grosso que irão representar o Estado no Mapa.