quarta-feira, 7 de maio de 2014

CRISE E ESTAGNAÇÃO

CRISE & ESTAGNAÇÃO


Eis a cruel realidade ! Economista do Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs), Sandra Quintela alerta que as dívidas dos municípios em função da Copa do Mundo evento poderão resultar em crises nos próximos três anos. “As cidades foram estimuladas a se endividar”, diz, destacando que, durante a preparação do Mundial, foram autorizadas, pela Lei 12.348, a tomar novos empréstimos, mesmo se a dívida total delas já estivesse acima da receita líquida real. Sandra Quintela aponta como negativas mais duas medidas tomadas para viabilizar a Copa: as isenções fiscais concedidas ao Comitê Organizador Local (COL), à Fifa e demais empresas ligadas à promoção da Copa de 2014, assim como a alteração na Lei de Licitações, que passou a permitir a uma empresa executar uma obra sem o projeto definitivo. “Tiveram que fazer vários ‘puxadinhos’, arremedos nos projetos, contratação de mais serviços para que as obras fossem feitas a toque de caixa”, critica. 


Com isso, segundo a economista, aumentou a expectativa de gastos com a Copa, que, há quatro anos, era de aproximadamente R$ 20 bilhões: “Os interesses privados foram favorecidos em detrimento do interesse público”. Estádios, como o de Manaus, com capacidade para receber mais de 44 mil pessoas por partida, podem acabar subutilizados, após o Mundial, como ocorreu com as instalações feitas para os Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. A economista acredita que esses gastos com infraestrutura e mobilidade seriam feitos no País, independentemente da realização da Copa. O evento, contudo, contribuiu para que fossem feitos de forma acelerada, sem planejamento ou controle social, avalia.

MAIS PROTESTOS


É por essas e outras que eu ficarei muito bem acomodado, distante das cidades sedes, fugindo literalmente da copa. A Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop) e os demais movimentos sociais que participam do Encontro dos Atingidos – Quem Perde com os Megaeventos e Megaempreendimentos, em Belo Horizonte, planejaram protestos e mobilizações durante o Mundial. Participantes do encontro, das 12 cidades-sede da Copa do Mundo, discutiram estratégias de mobilização para fazer do evento um espaço de protesto e reivindicação. “Nós queremos juntar as diversas articulações de movimentos sociais, populares, sindicatos e todos os setores que neste momento estão comprometidos em levar uma mensagem de luta para o povo brasileiro para que a gente de fato organize uma jornada unitária”, disse o integrante da direção nacional da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), Sebastião Carlos. 


O integrante do Movimento Passe Livre de São Paulo, uma das organizações que convocaram os atos que ocorreram durante a Copa das Confederações, Eudes Oliveira, acredita que temas como mobilidade urbana devem incentivar a participação popular: “As obras de infraestrutura não foram feitas. Pelo contrário, o transporte não melhorou, as pessoas estão todos os dias sofrendo com transporte ruim, lotado”. Marcelo Edmundo, da Central dos Movimentos Populares (CMP), destacou que a discussão sobre novas leis que possam vir a coibir manifestações também deve ser rechaçada nos atos, como o Projeto de Lei 499/2013, que define como terrorismo o ato de provocar ou infundir terror ou pânico generalizado, e que voltou à tona após o assassinato do cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, em fevereiro deste ano. Muitos avaliam que essa proposta pode coibir as manifestações no país.


 “Nós estamos diante da maior ameaça contra os movimentos populares”, disse Edmundo. A ideia dos movimentos é que os atos comecem antes do Mundial. A Ancop convocou os movimentos para participar do Dia Internacional de Luta contra a Copa, marcado para o dia 15 de maio. No Distrito Federal e em São Paulo, ações estão em planejamento.

PENSANDO BEM


RECOMPENSA 

Quanto vale uma informação? Em São Paulo começou a funcionar o Programa Estadual de Recompensa que vai pagar para denunciantes que oferecerem informações que ajudem a polícia a esclarecer crimes ou localizar foragidos da Justiça. A recompensa pode chegar no valor de R$ 50 mil, de acordo com o tipo de crime envolvido na denúncia. A Associação do Advogados Criminalistas do Estado de Santa Catarina esclarece como esse programa funcionaria se fosse criado aqui em SC. Quais os cuidados que as pessoas devem ter ? Como seria feito a denúncia? O anonimato ? O pagamento ? Os prazos ? O cadastro ? Quem paga ? Quais as garantias? Denúncias sobre qualquer crime não serão recompensadas. A secretaria se segurança pública vai selecionar em quais delitos as denúncias poderão receber recompensas. Não tenho dúvidas que esse programa deveria ser criado em Santa Catarina. isso não existe só em São paulo. É coisa antiga em qualquer país desenvolvido. 

CONCORRÊNCIA AÉREA


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a companhia aérea venezuelana Conviasa a atuar no Brasil, conforme decisão publicada no Diário Oficial da União. De acordo com a publicação, a empresa pretende operar serviço de transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala postal em território brasileiro. A Conviasa foi criada em 2004 e atualmente, opera 23 destinos nacionais e 10 destinos internacionais, com uma frota de 20 aeronaves. Tomara que ela supra o espaço deixado pela maioria das empresas aéreas que não operam mais entre Florianópolis e Porto Alegre. Só a GOL faz este trecho direto cobrando o que bem entende. 

MONTAIN DO 


Faltam poucos dias para a etapa da Praia do Rosa do Mountain Do! Aproveite os pacotes especiais para o fim de semana da competição. É só clicar no baner e fazer tua reserva. 


PARAÍBA CONVENTION


O Paraíba Convention Bureau está apoiando a realização do 31º Congresso Nacional da Abrajet, que acontece de 15 a 18 de maio, em João Pessoa. Em 
Campina Grande, o presidente do Paraíba Convention, Antonio Jatobá, e o diretor executivo, Romero Rodrigues, definiram o almoço de encerramento do 
congresso, no dia 18 de maio, às 13 horas, no Garden Hotel Resort, com a presença do Paraíba Convention Bureau e a Prefeitura Municipal de Campina Grande. Antes disso, os participantes irão conhecer os pontos turísticos da cidade, como as Estátuas de Bronze Jackson do Pandeiro e Luís Gonzaga, o Museu Histórico do São João de Campina Grande e, por fim, a Vila do Artesão.


ENCONTRO TERMAL


São Joaquim, considerada a cidade mais fria do Brasil, conhecida como a “Capital da Neve”, será sede do “2º Encontro de Prefeitos e Profissionais de Estâncias Termais e Climáticas de Santa Catarina” entre os dias 08 a 10 do corrente. O evento é uma promoção da Associação de Turismo Hidrotermal e Climático de Santa Catarina (ATHISC) em parceria com a Prefeitura de São Joaquim e está inserida nas comemorações dos 127 anos de criação do município. A definição do local se deu em função da oferta feita pelo prefeito Humberto Luiz Brighenti, por ocasião do 1º Encontro ocorrido em 2013 na estância termal de Gravatal. Durante o evento que ocorre na semana de aniversário do município (03 a 11/05), estarão em debate assuntos de interesse dos municípios que integram a ATHISC e respectivas estâncias termais e climáticas. O objetivo é incentivar o desenvolvimento desses destinos e seus produtos, ressaltando a crescente importância dos segmentos das Estâncias Termais, Climáticas e do Turismo de Saúde e Lazer para o turismo catarinense e nacional.Com a programação proposta espera-se criar oportunidades para um produtivo intercâmbio de ideias e conhecimentos, troca de informações e experiências. 

Clique na imagem para ampliá-la

Durante o encontro também haverá espaço para a apresentação de pleitos do setor às autoridades do Turismo Catarinense que estarão participando do evento e contribuindo com os debates. Entre os temas a serem abordados destacam-se: as perspectivas do turismo termal e climático para São Joaquim e Região, diante da recente descoberta de águas termais no município; a importância do Aquífero Guarani para o turismo; mapa hidrogeológico de Santa Catarina; termalismo social e saúde; hidrologia médica; cicloturismo e mochileiros no Vale Europeu e enoturismo, entre outros assuntos relevantes para o segmento.

ESTÂNCIAS TERMAIS & CLIMÁTICAS

As Estâncias Termais e Climáticas (saúde e lazer) estão bem distribuídas em todo o território catarinense, localizadas em sete regiões turísticas. Na região 
Encantos do Sul encontram-se no município de Tubarão – Termas da Guarda e Termas do Rio do Pouso –, além de Gravatal e Santa Rosa de Lima. Na Grande Florianópolis localizam-se em Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e Antônio Carlos. No Vale do Contestado em Piratuba, Itá, Treze Tílias e Fraiburgo. Na região Grande Oeste em Águas de Chapecó, São Carlos, Palmitos e Quilombo. Na região Caminhos da Fronteira em São João do Oeste. Na Serra Catarinense, em Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lages, São Joaquim, Urubici e Urupema. No Vale Europeu, em Timbó, Dr. Pedrinho, Rio dos Cedros, Rodeio, Pomerode e Benedito Novo.

ABAV – SC EM CUBA


A ABAV Nacional com todos seus presidentes estaduais estão em Varadero, um dos balneários da ilha cunana Cuba para sua reunião internacional. Foram 
recepcionados pelo Ministro do Turismo de Cuba Manuel Marrero Cruz, pela vice-ministra Xiomara Martinez e pela diretora comercial, Maria del Carmen Orellana, que já atuou na Embaixada de Cuba no Brasil. Antonio Azevedo ao abrir a reunião destacou o empenho de Cuba em receber bem e com muito profissionalismo a delegação da Abav. De acordo com a presidente da ABAV-SC, Ely Silveira, Marrero Cruz comentou as ações do Mintur para promover Cuba no Brasil e a satisfação em recepcionar a Abav, ressaltando que segundo o ministro: "Nosso objetivo primordial é incrementar o número de visitantes entre Brasil e Cuba aproveitando os laços culturais muito fortes entre os dois países. Cuba, além de ser um destino cheio de atrativos, é um dos destinos mais seguros do mundo e com fortes ligações com o Brasil"  e convidou todos a apostarem em Cuba, em suas atrações, cultura e autenticidade. “Temos uma forte cultura cubana, de que o turista pode compartilhar”, continuou o ministro, ressaltando que receber somente 17 mil brasileiros ao ano é muito pouco para Cuba.

Clique na imagem para ampliá-la

Antonio Azevedo, Presidente ABAV NACIONAL, Ely Silveira, PRESIDENTE ABAV-SC, Cesário Melantonio Neto, embaixador do Brasil em Cuba e o Presidente da Havanatur Jose Manoel Bisbe York

Ely Silveira ainda informou que o Ministro deseja em um primeiro momento dobrar esse número e tem certeza que poderão ter 100 mil brasileiros anualmente. Irão dar início a uma campanha de estímulo ao turismo em Cuba, tanto junto ao trade, para que aposte no produto, quanto junto ao consumidor, para que ele queira visitar Cuba.

Imagens de Cuba feita pela Presidente da ABAV-SC - Clique na imagem para ampliá-la

Já o presidente Nacional Antonio Azevedo em sua fala afirmou que “Agora é hora de fazer a lição de casa”, convocando os presidentes estaduais da entidade e sua diretoria para serem multiplicadores das atrações e do produto turístico cubano. Ele também convidou o ministro Marrero Cruz para participar da Feira da Abav. Ao fim da visita, as autoridades cubanas foram presentadas com camisas da seleção brasileira, aproveitando o gancho da realização da Copa do Mundo no país.


FAMTOUR CANELA

Clique na imagem para ampliá-la

Falando em Agências de Turismo, Canela - RS, recebeu 32 agentes de viagens que tíveram a oportunidade de vislumbraram as belezas e encantos da Serra Gaúcha. Os profissionais cumpriram uma extensa programação, sendo recepcionados pela turismóloga Angela Tegner da Secretaria de Turismo de Canela. 

Clique na imagem para ampliá-la

Dentre os atrativos, conheceram o Parque do Caracol que é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul. Evidentemente que ficaram apaixonados pela região. Os agentes de turismo vieram de Rondônia, Mato Grosso e Alagoas.


VISITA TÉCNICA

O Secretário de Turismo do Estado do RS, Márcio Cabral, esteve em Canela reunido com o Secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Canela, Leandro de Oliveira para tratar de alguns assuntos e parcerias do setor para o Município e região. Durante a reunião foram discutidos diversos assuntos, dentre eles o projeto de revitalização do Parque do Caracol, a participação da SETUR/RS como apoiadora nos eventos do município, a revitalização da Avenida Osvaldo Aranha, com recursos do PRODETUR, a participação de Canela nos eventos do trade com o Estado, entre outros. Após a reunião, uma equipe de diretores da Secretaria de Turismo do Estado esteve em uma visita técnica no Parque Estadual do Caracol, onde puderam compreender e visualizar o projeto que pretende revitalizar a estrutura do Parque Estadual do Caracol. O projeto será entregue nos próximos dias a SETUR/RS, que ficou muito satisfeita com a iniciativa do Município em desenvolver um projeto que contemple um plano de trabalho para o Parque, que terá ações a médio e longo prazo, potencializando assim o ponto turístico mais visitado do Rio Grande Do sul.

Clique na imagem para ampliá-la

"Esta aproximação é muito importante para o desenvolvimento do nosso Parque do Caracol, pois ele é o atrativo turístico que representa Canela e o Estado nacionalmente, por isso temos que revitalizá-lo, sem perder suas características de natureza", afirma o secretário Leandro. Na oportunidade o Secretário Marcio Cabral e sua equipe conheceram o espaço VIP do aeródromo de Canela, inaugurado pela empresa Tri Táxi Aéreo,o qual recepcionou o Governador do Estado, que ficou impressionado com o serviço prestado. Participaram da reunião o Secretário do Turismo, Márcio Cabral, a secretária adjunta, Camila Mumbach, o responsável pelo Núcleo de Projetos da Setur, Jorge Vinicius, a chefe de Gabinete, Eriane Pacheco e o Secretário de Turismo de Canela Leandro Oliveira. 

CANDIDATO DO TURISMO


O trade de turismo finalmente terá um representante na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Trata-se do Augusto Kolling, figura pública, empreendedor no ramo gastronômico e chef de cozinha internacional, foi Secretário de Turismo de Joinville e São Francisco do Sul e está devidamente empenhado em fortalecer o desenvolvimento do turismo em nosso Estado. É importante lembrar e levar ao conhecimento de todos, que a atividade turística vai além da realização de uma viagem pelo motivo de férias ou de negócios. A Chamada Cadeia Produtiva do Setor do Turismo, segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo) provoca impacto e é, simultaneamente, impactada por 52 setores da economia. Já somos mais de 20 Milhões de Eleitores Brasileiros vivendo do Turismo, e em 2014 devem ser gerados mais 8,9 milhões de postos de trabalho. 

Clique na imagem para ampliá-la

Aqui em Santa Catarina somos Mais de 600 mil Catarinenses ligados ao Setor do Turismo, trabalhando em Hotéis, Bares, Restaurantes, Táxis, Danceterias, Empresas de Eventos, Agencias de Viagem, Operadoras de Turismo, Empresas de Transporte, Companhias Aéreas, Parques Temáticos, Shoppings, Comércio em Geral, Supermercados, Agricultura Familiar, Turismo Rural dentre outras atividades. Portanto, o que o trade catarinense está esperando para fortalecer o próprio setor. A própria Federação dos Conventions alerta o trade para tanto. 


REDE HOTELEIRA

A Federação dos Hotéis de SC também está se mobilizando no mesmo sentido e o então diretor da entidade, Augusto Kolling, é um dos nomes mais citados.

EXPO HOTEL SUL 

Feira nacional voltada para hotéis, motéis, pousadas, bares, restaurantes, pubs, bistrô, gastronomia, enologia, alimentação, hospitais e afins, a Expo Hotel Sul terá sua primeira edição em Novo Hamburgo. O evento ocorrerá de 13 a 15 de maio de 2014, nos pavilhões da Fenac, no bairro Ideal. Para o período, estima-se a criação de duas mil diárias na rede hoteleira hamburguense. Serão em torno de 40 expositores e mais de 100 marcas. São aguardados como visitantes gestores de hotéis, motéis, pousadas, flats, hospitais, clínicas, bares, restaurantes, lancherias, arquitetos e design, trades do turismo, da gastronomia, enólogos bem como profissionais liberais e estudantes do segmento.


Os expositores confirmados são: Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis do Rio Grande do Sul: Agência DNA - Marketing Estratégico, Banco de Alimentos, Básico Aroma, Bematech, Broilo Aquecedores, CAEX, Casa Conforto, Check-In Informática, Convention Bureau, Duchas Econômicas - F5 Inovações, Ello Confecções, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Formiga Inox, Galpão Crioulo, Granlegado, Guia GPHR, Lune Iluminação, Notecpost, PUC-RS, Projesul Multimidia, Q Reservas, Revista Hotéis, Revista Hotelaria Rubermaid, Saga System, Secretaria Municipal de Turismo de Novo Hamburgo, Senegal, Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre – SindiPoA, Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Novo Hamburgo – SindiGasthrô, Spazio Verde Jardim, Sperandio do Brasil, Sport Company, Stética & Saúde, Sucos Petry  e Teka.
Mais informações pelo telefone: (51) 3061.2471 e/ou website: www.expohotelsul.com.br.

SOBRADINHO


Neste sábado retorna a famosa feijoada do Sobradinho Restaurante ali na Praia de Itaguaçu. Clique na foto para saber onde é. 

CONTRATAÇÕES ZAZONAIS

A Comissão de Turismo promove audiência pública para discutir as contratações sazonais para o setor turístico no Brasil. O trabalho temporário é uma atividade prestada por pessoa física a uma determinada empresa, para atender a necessidade transitória de substituição de pessoal, regular e permanente, ou motivado pelo acréscimo extraordinário de serviços. As relações trabalhistas no setor são protegidas pela Lei 6.019/74 e suas alterações. Toda empresa que necessitar de serviços temporários deve solicitar prévia autorização junto ao Ministério do Trabalho. As relações contratuais devem ser feitas por meio de celebração de contrato escrito expressando a demanda do trabalho temporário e a forma de renumeração da prestação de serviço, que estão relacionados aos valores relativos aos salários e aos encargos sociais. Para cumprir fielmente o acordo firmado, as empresas do setor de turismo se veem obrigadas a arcar com altos valores de remuneração e encargos sociais, ao mesmo tempo em que os empregados não se sentem seguros com a relação temporária.

PARQUE GAÚCHO


O ministro do Turismo, Vinicius Lages, recebeu o projeto do Festival de Cultura e Gastronomia Gaúcha, que ocorrerá de 13 a 22 de junho, no Parque Gaúcho, em Gramado. Na companhia do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e do presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Schaumlöffel, o ministro e sua comitiva visitaram o parque na manhã do último sábado, 3.  Lages esteve na cidade para participar da formatura do Pronatec e conheceu alguns atrativos de Gramado.  No Parque Gaúcho, que é considerado o principal empreendimento da cultura gaúcha do Conesul, o ministro vivenciou os costumes típicos e aprendeu sobre a história do gaúcho originário. 

Clique na imagem para ampliá-la

Além do Festival de Cultura e Gastronomia, Lages também conheceu a exposição “BahXucra, a bola do gaúcho”, que é outra das ações do empreendimento voltadas para a Copa do Mundo. Além de resgatar e difundir a diversidade da gastronomia e cultura típica do pampa, 1° Festival de Cultura e Gastronomia busca fomentar o turismo da Serra Gaúcha durante a Copa do Mundo. O festival terá oficinas e cursos sobre gastronomia gaúcha, aulas show com chefs, almoços típicos e outras atrações. O Parque Gaúcho funciona diariamente das 10h às 18h e fica no Km 35 da ERS-115. Nas noites de sábado, a partir das 20h, o parque promove a Festa Gaúcha.

EVENTO DE MEDITAÇÃO


No próximo dia 26 de maio, a associação Mente Viva, trará a Gramado, Stephen Little e Elisa Kozasa, especialistas e referências mundiais em meditação, com o patrocínio do Kurotel - Centro e apoio da Prefeitura de Gramado. A palestra será para a comunidade de Gramado e acontece no Teatro Elisabeth Rosenfeldt, junto a Câmara Municipal de Gramado, às 19 horas. Além dos renomados palestrantes, Mariela Silveira – Médica Diretora do Kurotel – e Anmol Arora – Médica Psiquiatra e Terapeuta Quântica – falarão sobre o trabalho realizado pela ONG Mente Viva, uma associação para a promoção da paz, sem fins políticos, religiosos ou lucrativos, que busca levar a prática da meditação para dentro das escolas públicas. 

Mariela Silveira – Médica Diretora do Kurotel

A prática da meditação desempenha um papel cada vez mais importante na busca por mais qualidade de vida. O mundo está acelerado, estressado e tecnológico, por isso, as pessoas necessitam cada vez mais de opções para acalmar suas mentes. A meditação é uma prática que auxilia na diminuição da ansiedade, traz mais felicidade, foco e criatividade. Há pesquisas que correlacionam a meditação com a melhora do sono e das funções cognitivas, estabilidade emocional e aumento da produtividade. Esses e outros assuntos serão abordados durante o encontro. O evento é aberto à comunidade e se destina a um público jovem e adulto interessado em viver melhor, por isso, o nome “Meditação para Viver Melhor”. O ingresso será uma doação de 1kg de alimento serão doados para instituições locais. Será uma oportunidade única de conversar com grandes autoridades no assunto.

CRUZEIROS EM USHUAIA


Ushuaia, que já se prepara para a temporada de inverno que começa no próximo dia 21 de junho, recebeu mais de 90.000 passageiros durante sua temporada de verão, a época de navio de cruzeiro, num total de 90.419 turistas, implicando um crescimento de 10,8% em comparação com o ano anterior! Sem dúvidas um destino fantástico em qualquer época do ano. Evidente que eu prefiro Ushuaia completamente branca, cheia de neve e muita diversão nas estações invernais.



LAZER CO2


Você já ouviu falar no laser CO2 fracionado? É um ótimo aliado da recuperação da vitalidade e juventude da pele, além de aumentar a firmeza, suavizar rugas e remover manchas.


BELLA DA SEMANA

Clique na imagem para ampliá-la

Estreia nesta quinta-feira, dia 8, o ensaio da modelo Suzana Kviatkoski no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Natural de União d’Oeste (SC), a modelo de 23 anos é intensa em tudo o que faz. Esta é a primeira vez que Suzana tirou a roupa para as câmeras. “Apesar de ser meu primeiro ensaio sensual, a equipe me deixou muito à vontade e com gostinho de quero mais.”