TURISMO, UMA INDUSTRIA SEM PRECEDENTES
A indústria do turismo vem demonstrando crescimento gigantesco
A indústria do turismo vem demonstrando crescimento gigantesco. Sem dúvidas turismo é uma coisa muito séria, seríssima, na realidade. Lamentavelmente aqui no Brasil ainda não é levado a sério pois, aqui se cria dificuldades para se vender facilidades. Ao contrário disso, nos EUA, de acordo com os dados divulgados recentemente pelo Escritório Nacional de Viagens e Turismo (NTTO) mostraram que somente em fevereiro de 2023 os visitantes internacionais dos Estados Unidos gastaram quase US$ 16,9 bilhões em viagens e atividades relacionadas ao Turismo, um aumento de 64% em relação a fevereiro de 2022 e marcando o vigésimo terceiro mês consecutivo de ganhos ano a ano (quando comparado ao mesmo mês, ano anterior).
Dados preliminares divulgados pelo Bureau of Economic Analysis sugerem que os visitantes internacionais gastaram quase US$ 32,3 bilhões em viagens e bens e serviços relacionados ao Turismo nos EUA no acumulado do ano (janeiro até o final de fevereiro de 2023), um aumento de mais de 67,4% em comparação com o valor gasto em 2022; os visitantes internacionais injetaram, em média, quase US$ 547 milhões por dia na economia dos Estados Unidos no acumulado do ano. As compras de bens e serviços relacionados a viagens e Turismo por visitantes internacionais que viajam nos Estados Unidos totalizaram US$ 9,5 bilhões em fevereiro de 2023 (em comparação com US$ 4,8 bilhões em fevereiro de 2022), um aumento de 97% em comparação ao ano anterior. Esses bens e serviços incluem alimentação, hospedagem, recreação, presentes, entretenimento, transporte local nos Estados Unidos e outros itens relacionados a viagens ao exterior.
GASTOS MÉDICOS E EDUCACIONAIS
Sendo assim, as receitas de viagens representaram 56% do total das exportações de viagens e Turismo dos EUA em fevereiro de 2023. As tarifas recebidas pelas transportadoras americanas de visitantes internacionais totalizaram US$ 3,1 bilhões em fevereiro de 2023 (em comparação com US$ 1,6 bilhão em fevereiro de 2022), o dobro (aumento de 100,1%) do valor gasto no ano passado durante o mês. Essas receitas representam gastos de residentes estrangeiros em voos internacionais fornecidos por transportadoras aéreas dos Estados Unidos. As receitas de passagens de passageiros representaram 18% do total das exportações de viagens e Turismo dos EUA em fevereiro de 2023. Já as despesas com Turismo educacional e relacionado à saúde, juntamente com todas as despesas de trabalhadores fronteiriços, sazonais e outros de curto prazo nos Estados Unidos totalizaram US$ 4,3 bilhões em fevereiro de 2023 (em comparação com US$ 3,9 bilhões em fevereiro de 2022), um aumento de 9% quando em relação ao ano anterior. Despesas com Turismo médico, educação e trabalhadores de curto prazo representaram 25% do total das exportações de viagens e turismo dos EUA em fevereiro de 2023.
EXIGÊNCIAS
O Brasil deu um passo atrás quando este velho desgoverno resolveu, em breve, exigir vistos dos turistas americanos, australianos, canadenses… Prova-se claramente que quem está no comando da pasta não é técnico e tão pouco entende do assunto. Só para exemplificar, devido às dificuldades de entrada no México – que também voltou a exigir visto físico no ano passado – o Caribe mexicano registrou perdas de 60% de visitantes do Brasil e 50% da Colômbia. O dado foi anunciado pelo presidente da Associação de Hotéis de Cancún, Puerto Morelos e Isla Mujeres, Jesús Almaguer, durante cerimônia de oficialização do Conselho Hoteleiro do Caribe mexicano, que pretende fomentar ações junto ao governo federal para retomar os turistas perdidos. Fica claríssimo que resolver esse angu de caroço não exige nenhum gasto, é questão de visão e vontade política. Ao invés de facilitar, o petismo inconsequente atrapalha. Não consegue entender que facilitar o turismo no país gera empregos, rendas e benefícios para a população. Simples assim! Portanto, comemorar o que nos 10 dias de completo desgoverno?
TURISMO NA ARGENTINA
Já à Argentina, impulsionada pelo programa de incentivo PreViaje – que levou números recordes para o Turismo doméstico – a Argentina recebeu cerca de 1,9 milhões de turistas estrangeiros nos três primeiros meses do ano. Segundo o Ministro de Turismo e Esportes da Argentina, Matías Lammens, o objetivo é recuperar os viajantes internacionais do pré-pandemia. O executivo também ressaltou um impacto econômico superior a US$ 1,5 milhão. Sem dúvidas que Buenos Aires e a Patagônia foram os destinos mais procurados pelos visitantes do Chile (22% do total de turistas), Brasil (15%), Uruguai (13%), Estados Unidos (11%), Paraguai, Bolívia, Espanha, França, Alemanha e Reino Unido. No primeiro trimestre de 2023, Estados Unidos, Uruguai, México e Chile levaram mais turistas à Argentina do que no mesmo período de 2019. Ezeiza, Aeroparque, Porto de Buenos Aires e Ponte Internacional Tancredo Neves foram as principais vias de acesso. Cabe ressaltar que mais de 30 mil passagens foram vendidas entre 23 de fevereiro e 24 de março, ultrapassando a entrada de reservas diárias de 690 bilhetes para 1.787, o que representa um aumento de 157%. Agora imaginem como será a temporada de inverno nos fenomenais destinos Ushuaia, El Calafate, El Chaltén! Parabéns a Inprotur pelo constante trabalho de divulgação.
CRUZEIROS EM USHUAIA
Enquanto aqui no Brasil se aplaude minguados cruzeiros, por conta da nossa completa falta de infraestrutura, Ushuaia, na fantástica Patagônia Argentina, com seus 70 mil habitantes, recebeu apenas 535 cruzeiros e, a temporada de cruzeiros só termina dia 21/04. Temos muito que aprender com eles. Cabe lembrar que o aeroporto deles (Ilhas Malvinas) está entre os 10 melhores do mundo, com pousos e decolagens com qualquer tempo. No tempo do Concord, ele também pousava lá. Não é à toa que os endinheirados brasileiros e estrangeiros passam suas férias por lá, Na melhor estação de esqui da América Latina, o @cerrocastor. A cidade tem até hotel seis estrelas @arakur_ushuaia e as casas dos brasileiros por lá são os fenomenais @cilenedelfuego @ cilenedelfaro da brasileira @alkb85
CRUZEIROS 02
Quem navega nos cruzeiros sabe que a internet além de ruim, não é de graça, detalhe esse, além de absurdo, é abusivo. Não entenderam ainda que é o proprio cruzeirista postando, fazendo lives, propagandas ao vivo e a cores para milhares de pessoas e de graça. Não é uma tremenda miopia? Porém, a Norwegian Cruise Line Holdings, anunciou seu plano de melhorar a conectividade no mar para hóspedes e tripulantes, oferecendo internet de alta velocidade Starlink da SpaceX em seus navios. A empresa está começando pelo Norwegian Breakaway, com a intenção de lançar esta tecnologia revolucionária em toda a sua frota de classe mundial em etapas. “Esta iniciativa é uma prova de nossa busca contínua para encontrar maneiras novas e inovadoras de aprimorar a experiência dos hóspedes e da tripulação enquanto navegamos em nossas marcas premiadas. “, disse Harry Sommer, presidente e CEO eleito da Norwegian Cruise Line Holdings Ltd. Se os testes forem bem-sucedidos, a empresa pretende equipar sete embarcações adicionais com o Starlink até o final do ano, incluindo todas as três incríveis novidades da empresa este ano: Vista da Oceania Cruises, Norwegian Viva e Seven Seas Grandeus da Regent.
VISTOS AMERICANOS
No meio dessa bagunça do atual desgoverno que ainda não conseguir dizer a que veio, cabe ressaltar que, no começo do ano passado, o governo Jair Bolsonaro aderiu ao programa “Global Entry” dos Estados Unidos, que permite a entrada de turistas brasileiros no país sem a necessidade de passar por filas de imigração. O programa agiliza todo o processo de entrada no país, embora não altere qualquer exigência de visto e nem as regras atualmente estabelecidas. E aqueles interessados em fazer parte do Global Entry, terão uma nova oportunidade neste IPW 2023.Os funcionários da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) dos EUA estarão no IPW, de segunda-feira (22) a quarta-feira (24) para realizar entrevistas para o programa, sempre entre 8h00 e 16h00. O Global Entry permite liberação acelerada para viajantes pré-aprovados e de baixo risco na chegada aos Estados Unidos.
Dessa forma, os participantes podem entrar nos EUA apenas usando quiosques de autoatendimento localizados em 62 aeroportos dos EUA e 15 locais de pré-autorização. O custo para aplicar ao Global Entry é de US$ 100 e tem validade de cinco anos após a aprovação, que também permite que os viajantes dos EUA sejam elegíveis para participar do programa Pre✓ da Transportation Security Administration (TSA), que agiliza a triagem nos pontos de verificação da TSA nos aeroportos participantes. Para candidatos do Global Entry já aprovados condicionalmente, é possível concluir sua entrevista sem hora marcada usando o Enrollment on Arrival (EoA). Ao desembarcar em um terminal internacional participante, siga a sinalização que o direciona aos oficiais do CBP, que podem ajudá-lo a concluir sua entrevista Global Entry durante sua inspeção de admissibilidade. Informações adicionais, incluindo uma lista de aeroportos participantes, podem ser encontradas em CBP.gov. Você pode assistir tudo passo a passo clicando AQUI.
Para participar do processo de entrevista no IPW, basta você visitar o site dos programas Trusted Traveler e analisar os programas disponíveis. Crie uma conta do Trusted Traveler Program (TTP) e se inscreva. Se inscreva. Depois que sua inscrição for analisada, você receberá uma mensagem em sua conta notificando sobre os resultados. Caso for “aprovado condicionalmente” para o Global Entry, o visitante é convidado a agendar uma entrevista. Após isso, entre na sua conta TTP e selecione “Agendar entrevista”. Na página Agendar consulta, role até a parte inferior da página e selecione “Você tem um código de acesso?”. Digite o “Código de acesso” 869KH2H51 para agendar uma entrevista para o evento privado IPW. O local de inscrição IPW 2023 será exibido e você poderá selecionar a data e a hora da sua entrevista. Para concluir a entrevista na IPW, é recomendável que o passageiro envie sua inscrição o mais rápido possível. Depois que sua inscrição for enviada, será possível fornecer sobrenome e número de inscrição para globalentry@ustravel.org. As entrevistas serão realizadas durante o IPW no Henry B. Gonzalez Convention Center na sala 224.
DEVER DE CASA
Por sua vez e, fazendo muito bem o dever de casa, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) lançou uma nova campanha publicitária para incentivar o Turismo ecológico no Brasil. Com o slogan “Ecoturismo: seu destino está a um passo de distância”, a campanha conta com mapeamento das principais cidades com atividades de ecoturismo em todas as regiões brasileiras. As peças serão divulgadas nas redes sociais e sites da federação, sindicatos filiados e canais de comunicação da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
“Somos um país riquíssimo com um patrimônio natural e cultural inigualável. Nosso dever é promover ações que valorizem o ecoturismo, despertem a consciência nas pessoas e fortaleçam programas de conservação deste patrimônio natural e imensurável, que torna o nosso país conhecido no mundo todo por sua diversidade de biomas, espécies e lugares paradisíacos”, comenta o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio. A modalidade, segundo o Ministério do Turismo, foi o principal motivo para uma em cada quatro viagens domésticas realizadas a lazer no Brasil, em 2021, mobilizando 18% dos viajantes internacionais e mais de um milhão de brasileiros para esses destinos.
DIREITO AMBIENTAL
Falando nisso, Florianópolis receberá nos dias 05 e 06 de maio no Majestic Palace Hotel um evento inédito: o Direito Ambiental Experience, o maior encontro de cunho prático para quem deseja se qualificar no Direito Ambiental. Durante o congresso ocorre também o lançamento da plataforma AdvLabs, inovadora ferramenta jurídica que usa inteligência artificial e deve revolucionar a área ambiental. O evento, realizado em formato presencial e on-line, está com inscrições abertas. Voltado a advogados, técnicos, engenheiros e estudantes, o Direito Ambiental Experience reúne profissionais renomados da área que irão compartilhar a vivência prática no mercado, oferecendo uma abordagem didática e efetiva. Durante dois dias, os participantes viverão uma verdadeira imersão nos mais relevantes temas da área como conhecimentos gerais sobre direito ambiental, processos administrativos ambientais, crimes ambientais na prática, principais teses de defesa, espécies de prescrição, entre outros.
Em sua primeira edição, o evento vai promover uma experiência inovadora em soluções práticas na área ambiental, além de formar uma comunidade de excelência e alta performance para atuar no direito ambiental. As inscrições para o Direito Ambiental Experience estão abertas e podem ser feitas AQUI. O valor do ingresso do Direito Ambiental Experience será 100% convertido em “Coinback”, a moeda de pagamento da plataforma, ou seja, além dos conhecimentos obtidos no evento, o participante ganha “créditos” para usar na plataforma + moedas bônus.
FESTIVAL DAS CATARATAS
No ano que o Festival das Cataratas chega à maioridade com a sua 18ª edição, tem sido grande a procura por expositores interessados em divulgar a sua marca no evento, que acontece nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, em Foz do Iguaçu (PR). Até o momento, mais de 75% dos espaços já estão comercializados e, com esse ritmo, a área da Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas deve fechar todos os seus espaços com bastante antecedência. Ainda há espaços disponíveis em formato tradicional (9, 12, 15 e 16 metros quadrados) e na configuração “lounge”, de 9 e 10 metros quadrados. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comercial@ festivaldascataratas.com ou pelos telefones (45) 3029-6603 e (45) 99958-0025.
O Festival das Cataratas é considerado um dos maiores eventos do turismo nacional e neste ano terá como tema “Turismo Cultural e Marketing Criativo”. A programação conta com vários eventos paralelos e complementares confirmados, com destaque para a realização de Rodadas de Negócios em parceria com Sebrae, capacitações e uma arena de inovação. Outra novidade é o retorno da data de realização do Festival para o meio do ano, período original de quando criado com o objetivo estratégico de movimentar o turismo e a economia de Foz do Iguaçu no período até então de baixa temporada do destino. Já estão abertas oficialmente as inscrições para o 18º Festival das Cataratas. O lote promocional para hoteleiros segue até o dia 22 de abril. Lembrando que agentes de viagens, operadores e guias de turismo devidamente inseridos no Cadastur, têm direito à isenção. CLIQUE AQUI e fique por dentro.
TURISMO EM ITAIPU
Falando nisso, Itaipu recebeu mais de 8,6 mil turistas no feriadão da Páscoa. O número retrata aumento do turismo em 2023, cerca de 50% maior que a visitação de 2022, quando 5.762 pessoas passaram pelos atrativos da Itaipu no feriado, que, naquele ano, caiu nos dias 15 a 17 de abril. Para atender a demanda crescente de visitantes, o CTI ampliou o número de saídas dos ônibus aos vários atrativos da Itaipu. O carro-chefe do setor, o passeio Itaipu Panorâmica, que promove uma visita externa à barragem da Itaipu, teve saídas a cada 15 minutos, das 8h30 às 17h. Já Itaipu Especial, que faz um tour interno na usina, teve seis saídas diárias, a primeira às 8h30 e a última as 15h30. O Refúgio Biológico de Itaipu pode ser visitado em oito horários, também iniciando às 8h30 e com última saída às 15h30. Por sua vez, a Itaipu Iluminada manteve a programação normal, com atendimento na sexta-feira e no sábado. Até o final de março, 136.895 pessoas passaram por Itaipu, número 55% superior ao registrado no mesmo período no ano passado. O maior responsável pela visitação foi o passeio Itaipu Panorâmica, que atendeu 104.256 pessoas. Itaipu Especial registrou 16.061 turistas, enquanto 11.184 visitantes passaram pelo Refúgio Biológico.
CIDADES INTELIGENTES
Florianópolis, 6.4.2023 – Na próxima quinta-feira, dia 13 de abril, das 10h às 12h, será realizado encontro virtual que vai debater o tema “Cidades Inteligentes: Oportunidades para a Indústria, governo, negócios e pessoas”. A iniciativa é da Câmara de Cidades Inteligentes da Federação das Indústrias (FIESC) e da Academia FIESC de Negócios. O debate terá a participação do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet; do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de SC, Marcelo Fett; do CEO do iCities, Beto Marcelino, e mediação do presidente da Câmara de Smart Cities da FIESC, Jean Vogel. A transmissão será pelo canal da Academia no YouTube As inscrições são gratuitas! Clique aqui e garanta já a sua vaga!. No dia 5 de maio, se inicia o primeiro MBI do país em Smart Cities, com aulas EaD e encontros presenciais. O curso formará especialistas capazes de elaborar, implantar e gerenciar projetos voltados para cidades inteligentes. Clique aqui e saiba mais.
Leia ainda: Turismo, é urgente investimentos em energias limpas e de fácil acesso
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Turismo junto a natureza é responsável por uma a cada quatro viagens
O estágio de conhecimento científico de que dispomos na atualidade
Expectativa de alta ocupação hoteleira nos próximos feriadões de abril
Expectativa de alta ocupação hoteleira nos próximos feriadões de abril
Turismo – Atenção para vigência e renovação dos cadastros no Mapa do Turismo Brasileiro
Estados Unidos continua recebendo milhares de turistas brasileiros
Ações de estruturação do Turismo e de inteligência de mercado
Estamos todos impactados pelas transformações do milênio ora vivido
Depois do vale picanha, vem aí passagens aéreas a R$ 200,00
Desgoverno institui o retorno da exigência de vistos para turistas
Em alta e com grandes opções o turismo de negócios e eventos
Ante a excessiva materialidade do ser humano, a nova era é um paraíso teológico impossível
Massoterapia Tântrica, sistema completo de tratamento para expansão da sensibilidade
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental