terça-feira, 18 de agosto de 2020

Todas as previsões indicam muita neve para Santa Catarina

 

Frente polar pode trazer muita neve para Santa Catarina


Hotel Fazenda Águas Claras - Ranho Queimado - SC


A princípio, segundo todas as previsões que estou recebendo desde o último domingo, a partir desta quarta-feira uma frente polar histórica intensa irá atingir praticamente a metade do território brasileiro e grande parte da América do Sul com potencial de ser um evento histórico de frio e neve. Portanto, verdadeira bolha de ar antártico avançará pela Argentina e vai atingir pela sua trajetória continental o Sul, o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Norte do Brasil, além de Paraguai, Bolívia, Uruguai, Peru e mesmo Equador, Colômbia e Venezuela. Ao mesmo tempo, a influência do ar frio, mesmo que modesta, deve atravessar a linha do Equador e chegar ao Hemisfério Norte, onde é verão.

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil – E para aqueles que amam a estação, suas belezas e os momentos que o inverno nos proporciona, o Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de já está pronto para nos receber. Faça já sua reserva e venha desfrutar de momentos incríveis e aconchegantes com quem você ama.


Segundo o Homem do Tempo, o Engenheiro Agrônomo Ronaldo Coutinho, massas de ar frio fortes ocorrem virtualmente quase todos os anos no Sul do Brasil, mas esta será excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto. Sendo assim, a quinta, a sexta e o começo do sábado serão dias de muito frio no Sul do Brasil. Portanto, como a massa de ar será por demais gelada, é comum que chegue com vento moderado a forte que vai trazer sensação térmica com valores muito baixos, negativos em muitas localidades. De fato, todos os modelos numéricos consultados apontam neve entre quinta-feira e sábado. Dessa forma, se há certeza do frio intenso e quase convicção que pode nevar, a dúvida no momento é onde e o quanto pode nevar.

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil – Faça sua reserva clicando no baner.


Sendo assim, irão ver neve não somente os lugares acostumados a ver esse fenômeno como o Aparados da Serra e o Planalto Sul Catarinense. Logo, o que chama atenção, porém, é que diversas previsões indicam que pode nevar de forma mais abrangente e em locais pouco acostumados a ver neve ou que não testemunham o fenômeno por décadas. Com efeito, os modelos nas últimas horas e dias já indicaram neve no Uruguai, perto da cidade de Buenos Aires e nas províncias argentinas de Santa Fé e Entre Rios, na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, e até em Curitiba e no Sul do estado de São Paulo. Da mesma forma o modelo canadense indica muita neve em Curitiba e até na divisa com São Paulo. Definitivamente, uma coisa é certa, a temperatura irá despencar, de tal forma que teremos que nos agasalhar muito.

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil – Pratas Thermas Resort e Convention – Em São Carlos – Oeste Catarinense – Vale das Águas de Santa Catarina


Ainda por cima, segundo Ronaldo Coutinho, NEVE desde o Oeste, Meio Oeste, Centro e Planaltos acima dos 600/800mt, inclusive em pontos do Vale do Itajaí (acima dos 800 mt) e região de Rancho Queimado. De antemão, tempo firme e ensolarado com formação de geada ampla e com potencial de danos em grande parte de SC acima dos 300/500mt com destaque para os setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Planaltos onde as temperaturas mínimas poderão ficar entre 0/-5°C (pontuais inferiores a -6°C nos vales e baixadas das áreas acima dos 900mt, até menos no topo da Serra).

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil – Hotel fazenda Águas claras – Rancho Queimado – SC


Finalmente, indicativo de NEVE deste os Campos de Palmas/SC ao Topo do Planalto Sul e Serra Gaúcha entre quinta a sábado (20 e 22/08) devido ao intenso ar polar e úmido na baixa atmosfera. Em vista disso, muito cuidado, poderá trazer transtornos nas rodovias e estruturas, muita atenção com as telas de proteção contra o granizo entre a Região de Caçador/Fraiburgo em direção ao Topo da Serra. Eventualmente, também pode ter neve fraca e pontual no Sul do PR e região Metropolitana de Curitiba. Igualmente, neve fraca e chuva congelada na região de Chapecó, entre quinta a noite e sexta-feira entre a madrugada e amanhecer.

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

Travel Ace, nunca viaje sem um seguro viagem


DISPONIBILIDADE HOTELEIRA


Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil – Pousada Ilha do Papagaio – Palhoça – SC – Um lugar paradisíaco para qualquer opção. Finais de semana, evento ou férias. Perfeito – Foto: Ivo Sehn


A primeira vista, o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil divulgou o relatório “Oferta de Disponibilidade Hoteleira” com dados de uma pesquisa realizada com hotéis entre os dias 10 e 16 de agosto. Com efeito, entre os 886 hotéis entrevistados, 77% das 143.330 unidades habitacionais (UH’s) estão reabertas. A saber, os hotéis estão localizados nos 26 Estados, em 207 municípios diferentes. Com isso, 23% das UH’s dos hotéis entrevistados seguem fechadas. Entre os meses previstos para reaberturas destes quartos, os destaques são agosto (28,2%) e setembro (42,8%). No entanto, 18,9% ainda não possuem previsão de reabertura. Outubro (6,3%), novembro (3,5%) e dezembro (0,3%) mostram porcentagens baixas e podem absorver aqueles quartos que ainda não tem data estabelecida para reabrirem.

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

Doces encantos da vida e delícias caseiras. Enfim, o bairro de Campinas/Kobrasol acabou de ganhar uma super loja de iguarias bem caseiras e artesanais. A loja é uma delícia. Peça via whats 9 9991-8812. Clique no baner e confira.


TURISMO DE ISOLAMENTO


Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil – Rio do Rastro Eco Resort – No topo do Aparados da Serra – Serra do Rio do Rastro – Bom Jardim da Serra – SC – Divulgação


Natureza, isolamento e curtas distâncias que podem ser feitas de carro. É esse tipo de viagem que tem ajudado o setor de turismo, um dos mais impactados pela pandemia. O Rio do Rastro Eco Resort, em Bom Jardim da Serra – SC, (Roteiros de Charme do Brasil), distante 200km de Florianópolis e a beira dos cânions do Aparados da Serra.  Depois de ficar fechado por dois meses, reabriu quando autorizado e desde então tem estado com 100% de ocupação pelo menos até o final de setembro. De acordo com dados do IBGE, as atividades turísticas cresceram 19% em junho deste ano, na comparação com maio, que também teve aumento quando comparado a abril.

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

Osmar Vailatti – Diretor Presidente da ABIH-SC – Foto: Jefferson Severino


Mas, o ganho acumulado de 28% nesses dois meses ainda não é suficiente para recuperar as perdas de 68% registradas em março e abril deste ano. Para o presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, Osmar Vailatti, a retomada do turismo será gradual. “Primeiro o turismo regional, depois o turismo interno”.

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

Pizzaria Monalisa – Ahhh se desse para sentir o cheiro aí do outro lado da telinha…. mas para isso é fácil né? É só pedir a sua! Ligar (48) 3348-1904


WTM AMÉRICA LATINA


Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil


Finalmente foi confirmado o que todo mundo ja sabia e esperava. São Paulo não tem a menor condição de receber qualquer evento e, diante disso, a Reed Exhibitions decidiu postergar a edição de 2020 da WTM Latin America. Dessa forma, o evento, inicialmente agendado para outubro de 2020, está programado agora para os dias 06, 07 e 08 de abril de 2021 no mesmo local, o Expo Center Norte, em São Paulo. Por outro lado, em novembro, o portfólio WTM lançará a WTM Virtual, um evento digital que reunirá as quatro marcas do portfólio – WTM Latin America, WTM Africa, ATM e WTM London – em uma plataforma digital para promover interações entre expositores e visitantes, conteúdo de qualidade, informações sobre a cadeia turística e outras atividades.

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

Galeto Di Paolo – O melhor Primo Canto do Brasil – Foto: Divulgação


TEMPORADA NO CHILE


Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

A SKY, eleita a melhor companhia de baixo custo da América do Sul pela Skytrax pelo segundo ano consecutivo, retomará seus voos para Florianópolis – Foto: Divulgação


Definitivamente falando, nesta última segunda-feira, a cia aérea chilena SKY e a Floripa Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Florianópolis, lançaram oficialmente o retorno da rota Santiago – Florianópolis para a próxima temporada de verão, com voos a partir do dia 3 de dezembro até 7 de março. Dessa forma, a rota começará com dois voos semanais, às quintas e aos domingos, e a partir de janeiro receberá uma frequência adicional às terças-feiras. Portanto, as passagens já estão disponíveis para venda e com valores promocionais para a primeira semana de lançamento: a partir de US$ 55 + taxa de embarque por trecho. A cia aérea oferece ainda mais uma condição especial de lançamento: aqueles que comprarem a passagem até 31 de agosto poderão alterar a data sem custos ou penalidades, desde que a viagem completa ocorra dentro do período da temporada (entre 03/12/2020 e 7/03/2021).

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

Ricardo Gesse, diretor geral da Floripa Airport – Divulgação


“Sendo assim, o anúncio do voo demonstra o interesse dos chilenos pelo destino Santa Catarina, o que já observamos nas últimas duas temporadas. A Floripa Airport fez a sua parte ao garantir o retorno do voo, com todos os cuidados sanitários. Agora, é fundamental que o setor do Turismo esteja preparado para receber o turista internacional com segurança. De fato, trouxemos o voo, o sucesso dele depende também do apoio do trade turístico”, comenta Ricardo Gesse, diretor geral da Floripa Airport. A saber, no total, a SKY projeta realizar 74 operações (entre pouso e decolagens) no período, o que representa 41% da oferta de voos da cia aérea no aeroporto de Florianópolis na última temporada.

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

As melhores bikes, as melhores tripes, trilhas, pedais da Grande Florianópolis


PASSEAR PELAS CIDADES


Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

Ciclovia na Costeira do Pirajubaé – Florianópolis – SC – Foto: Jefferson Severino – Mas para chegar aqui você terá que se arriscar no trânsito


Apesar da pandemia, em tempo algum fiquei confinado. De antemão e, ainda, como ciclista, foi até mais fácil pedalar pelas cidades aqui na Grande Florianópolis, dando prioridade às ciclovias e ciclofaixas que ainda são pouquíssimas, diante os descasos dos governos municipais. Calçadas largas, ciclovias, trajeto seguro e atraente deveriam ser regra. Só que não! Essa deveria ser a receita básica para promover a caminhabilidade nas cidades. De fato, “Se as ruas de uma cidade parecem interessantes, a cidade parecerá interessante. Se as ruas parecem monótonas a cidade parecerá monótona’’, já dizia a urbanista e ativista social Jane Jacobs autora do livro ‘’Morte e vida das grandes cidades’’, escrito por ela em 1961.

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

Agora sim, o verdadeiro AÇAÍ do Pará. Cauê – Sabores da Mata mudou-se para a badalada Praia de Ingleses, no norte da Ilha de Santa Catarina. Além disso, como saborosas comidas típicas desse estado, que é a Joia da Amazônia. Nada de mistura, não é o que você deseja, da primeira e da segunda batida. Confira alguns dias ou o verdadeiro sorvete de açaí que você só poderá tomar na Estação das Docas em Belém. Além disso, eles também são distribuidores. – Ligar (48) 3247-6897.


PRIORIDADE AO PEDESTRE E AO CICLISTA


Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

Para chegar aqui na Ciclovia da Av. Beiramar de são José vc. também se arriscará no trÇansito. Por sorte temos os ciclistas da Polícia Militar


Atualmente, Uma das principais características das cidades inteligentes é o incentivo à caminhabilidade e mobilidade ativa. É primordial priorizar o pedestre proporcionado infraestrutura completa e acessível com o intuito de facilitar a locomoção e promover maior qualidade de vida às pessoas. Da mesma forma, outro aspecto importante é amenizar os impactos ambientais, sociais e econômicos da poluição do ar ocasionada pelo uso excessivo dos automóveis.

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

Via Expressa Florianópolis sem ciclovias – Um verdadeiro crime que torna Floripa a capital da imobilidade urbana – Foto: Flávio Tin


Em vista disso, um péssimo e perigoso exemplo é a nossa Via Expressa e SC 401. Com efeito, é inacreditável que tais vias não tenham ciclovias. A Via Expressa foi recém remodelada mas sem nenhum espaço para ciclistas. Aqui o dito popular é verdadeiro: “governa-se de costas para o mar e para as ciclovias”. Sendo assim, no processo de planejamento, alguns questionamentos devem nortear as decisões. “Desde já, como os pedestres e os ciclistas irão circular por aqui? Qual será a velocidade dos carros? O que é, afinal, uma cidade para caminhar?”. Essas reflexões foram feitas pelos empreendedores a partir da leitura do livro “Cidade para Pessoas”, do arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, referência mundial no tema.

Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

Referência em receptivo na Serra Gaúcha e logística para eventos em toda a região Sul do Brasil


FESTURIS 2020


Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

Festuris 2020 – Sempre juntos Baner: Divulgação


A priori, mesmo com o adiamento de eventos como WTM, ILTM Latin America, Fórum PANROTAS e Abav Expo para 2021, o calendário deste ano ainda tem pelo menos duas grandes feiras de turismo mantidas. A organização da Festuris, por exemplo, confirmou a realização presencial da edição da feira em 2020. Sendo assim, o evento está agendado para ocorrer entre os dias 5 e 8 de novembro no Serra Park, em Gramado, e será cercado de protocolos de saúde para manter os participantes seguros mesmo em meio ao cenário de pandemia que ainda é uma realidade no Brasil. Além disso, os realizadores ainda preveem a terceira edição do Festuris Connection para ocorrer dentro da feira. Igualmente está mantido o Festival das Cataratas em Novembro, na bela Foz do Iguaçu.

Serra Catarinense receberá investimentos em infraestrutura turística

Especialmente esta semana, seguindo as recomendações das autoridades locais, ESTAMOS ABERTOS NO ALMOÇO com o Menu Especial para duas pessoas por R$ 81,00.Reserve já a sua mesa, ou, peça pelo Delivery / Take Away.


BELLA DA SEMANA


Marina Brum – Foto: – Bella da Semana


Marina Brum é modelo profissional e já estrelou diversas campanhas de moda, inclusive para a renomada marca Calvin Klein. Essa é a primeira vez que a musa posa nua, e estamos agradecidos que sua estréia seja na melhor revista masculina do Brasil. Quem assistiu nossa Live do ensaio ao vivo já sabe o que vem por aí – a modelo se mostrou bastante desinibida durante a sessão de fotos. Perguntamos para ela como foi essa experiência: “Foi interessante, nunca tinha feito algo igual então foi tudo novo para mim, gostei”. A loira também falou um pouco sobre algumas de suas paixões e a vida agitada de modelo: “Minha paixão é viajar, adoro animais, gosto de ler, sou uma pessoa movida a música, me encanta conhecer pessoas e novas culturas, me adapto fácil a qualquer mudança de vida”. Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação! O ensaio completo com Marina Brum vai ao ar nesta quarta-feira (19). Não esqueça!

Aeroporto em Joaquim na Serra Catarinense está prestes a ser terminado

Clínica de Fisioterapia, Pilates, Fisioterapia Desportiva, RPG


Leia ainda: Infraestrutura turística – Serra Catarinense receberá investimentos


Frente polar histórica e neve poderão afetar metade do Brasil

turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com


Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!

Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais

FontesAssessorias de Imprensa