domingo, 4 de dezembro de 2016

ABERTURA DE PARQUES NATURAIS

ABERTURA DE PARQUES NATURAIS


O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, Vinicius Lummertz, voltou a defender a abertura de um maior número de parques naturais à visitação pública no Brasil como forma de movimentar de forma acelerada a cadeia do turismo. O presidente participou nesta última quarta-feira (30) da audiência pública sobre o assunto na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e destacou que o modelo de concessões é o mais adequado à realidade brasileira. Durante o debate na Câmara, o diretor de Criação de Manejo das Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes (ICMbio), Paulo Henrique Carneiro, anunciou que em janeiro serão abertas licitações para a concessão de três parques: o de Brasília, o da Chapada dos Veadeiros e o Pau Brasil, na Bahia. O presidente Lummertz apoiou a decisão do ICMbio, ligado ao ministério do Meio Ambiente.


COSTA ESMERALDA


Uma das pousadas mais paradisíacas de Bombinhas em nossa Costa Esmeralda, a Pousada Palmeiras, já está com sua nova piscina prontinha e o seu restaurante reabre no próximo dia 20/12. Ainda existem algumas unidades para quem desejar passar o Natal e Réveillon, mas é bom e fazer as reservas porque essa temporada promete ser as maior de todas e os nossos visitantes costumeiros, os argentinos já estão chegando. Quem anda pela região ou trafega pela BR 101 percebe isso claramente. Os voos charters também já começaram a chegar e se você não tiver reservas ficará a ver navios. Fazendo tua reserva agora você ainda consegue preços da baixa temporada, esto é 11% mais baixa em relação ao ano passado.


Para quem não sabe, Bombinhas é a Capital do Mergulho Ecológico e um dos mais belos refúgios de Santa Catarina. Localizada no extremo leste da península de Porto Belo, única do Sul do Brasil, Bombinhas está a menos de 1 hora de Florianópolis e Navegantes, cidades dos principais aeroportos do litoral catarinense. O acesso rodoviário é feito através da BR101, duplicada, permitindo uma viagem rápida e tranquila.As principais atividades econômicas de Bombinhas são, em primeiro lugar o turismo, seguida da maricultura, com a criação de mariscos e ostras, e da pesca artesanal.


Devido ao encontro de diversas correntes marinhas nessa região, a quantidade de peixes e outros organismos marinhos é bastante elevada, permitindo uma pesca farta. Com uma população de aproximadamente 17 mil habitantes, Bombinhas se destaca pela hospitalidade de seu povo, e pela grande diversidade paisagística, formada por praias, costões, pequenos córregos e ribeirões, e a exuberante mata atlântica. Bombinhas é hoje um dos balneários catarinenses mais procurados pelas famílias que buscam paz e tranqüilidade durante as suas férias. Apesar de seu rápido desenvolvimento urbano, o município mantém a sua característica de local bucólico e aconchegante, preservando a qualidade de vida da população local e visitantes.


ABAV-SC & OFICINA DE OPERAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS


Eduardo Loch - Presidente da ABAV SC, Elaine Moraes - Consultora da Qualitas, Marcela de Oliveira Pereira - Água Show Park, Emilia Pulice - Coordenadora de Eventos da Rede Mar Hotéis Canasvieiras e Julio Verna - Instrutor da ICCABAV-NACIONAL



Para encerrar o ano de grandes conquistas e muito trabalho, a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina ABAV-SC, ofereceu aos associados e demais profissionais do mercado de turismo, a Oficina de Operação de Produtos e Serviços de Viagens, ministrada pelo instrutor do ICCABAV Júlio Verna, e pela Elaine Moraes, Consultora da Qualitas. O evento aconteceu neste final de semana no Mar de Canasvieiras - Rede de Hotéis, em Florianópolis - SC, só terminou neste domingo com os participantes desfrutando de um dia de lazer no complexo Água Show Park, que conta com praça de alimentação, enfermaria, guarda-volumes, vestiários, áreas de descanso e salva-vidas.  


Clique na imagem para ampliá-la

Verna é instrutor do curso,  conferencista e consultor da Qualitas Travel Partner, possui mais de 35 anos de experiência e vivência na área de viagens e turismo, e dentre outras funções como executivo de agência de viagens: atuou como Gerente de Negócios e como Gerente Comercial em empresas reconhecidas no mercado de viagens. Foi premiado pelo Grupo Accor/CWT, com o prêmio Bernaches pelo projeto: “Gerenciamento de recursos financeiros através da criação do Departamento de Negócios”. É especialista em gerenciamento de despesas e viagens corporativas, negociação, precificação e cobrança de serviços, consolidação de clientes e gestão de equipes. Hoje, empresarialmente, também atua no agenciamento receptivo e em logística turística e de eventos.



O evento contou com o apoio da rede de Hotéis Mar de Canasvieiras, do parque aquático Água Show em Ingleses, e da Operadora de Turismo Ponto de Partida situada na capital dos catarinenses. O treinamento visou aperfeiçoar os profissionais que atuam no desenvolvimento de produtos e roteiros turísticos, trabalhando através de técnicas em grupo e abordando os principais produtos comercializados pelas agências de viagens.



Já na sexta-feira, a Diretoria da ABAV-SC se reuniu para tratar das diretrizes para 2017. Segundo o Presidente Eduardo Loch: "Na última capacitação que fizemos no Hotel Fazenda em Gaspar, junto com às agências e operadoras e trade em geral, gerou um fantour neste final de semana com 30 agentes de viagens e associações de aposentados do Paraguai, para conhecer o produto, trazendo ainda mais visibilidade para toda aquela região. O mesmo está acontecendo aqui em nossa Capital com Julio Verna, a fim de termos um incremento não somente nas agências de viagens mas também demonstrando ao trade local a força de vendas dos agentes de viagens, o quanto eles podem impulsionar trabalhando em conjunto, demonstrando mais uma vez que estamos trabalhando de uma forma sólida e organizada. Dentro do planejamento estratégico, já estão programadas quatro capacitações neste modelo, que acontecerão no mês de abril,  maio, junho e agosto, em regiões turísticas de Santa Catarina, permitindo que o agente não só se capacite, mas conheça toda a região de uma forma mais efetiva. É ABAV-SC, mais próxima a realidade junto ao agente de viagens. Da mesma forma acontecerão workshops regionais. Estamos também focados na promoção da Travel Port, a fim de que as agências recebem o mais rápido possível essa ferramente disponibilizada gratuitamente pela ABAV NACIONAL." Para ver todas as fotos do evento clique aqui.



NATAL LUZ


Gramado, na espetacular Serra Gaúcha, aliás, toda a região, está simplesmente fenomenal com o Natal Luz, que é simplesmente, o maior evento de Natal do mundo, atraindo mais de 2 milhões de turistas todos os anos para se encantarem com seus espetáculos e atrações. E para tornar tudo realidade centenas de artistas dentre bailarinos, cantores, músicos, atores, produtores e diretores, transformam Gramado em uma cidade mágica para a temporada de Natal. Além de que, ir a Gramado é ir a outro país, onde tudo funciona para o turista e em favor do turismo. 

Hotel Cercano em Gramado, a melhor localização

EXPERIÊNCIAS NA NATUREZA



O Programa Experiências na Natureza - Circuito Vivências ao Ar Livre, da Goiás Turismo, será desenvolvido em todos os Estados que fazem parte do Consórcio Brasil Central (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Goiás e Distrito Federal). A inclusão do Experiências na Natureza entre as prioridades comuns aos estados que integram o consórcio foi aprovada hoje pela Câmara Temática do Turismo, em Brasília. O Programa foi criado há dois anos com o objetivo de desenvolver atividades de turismo nos parques estaduais, nacionais e em áreas naturais do Estado de Goiás, promovendo o ecoturismo e o turismo de aventura.



Foram realizadas várias expedições e atividades na natureza como caminhadas, corridas, cicloturismo e provas de Mountain Bike. Faz parte do Programa a melhoria da sinalização turística e interpretativa em trilhas e atrativos naturais. No Experiências na Natureza, a Goiás Turismo trabalha em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SECIMA), Saneago, Corpo de Bombeiros, ICMBio, prefeituras municipais, diversas empresas e grupos de Moutain Bike.




A Goiás Turismo já possui cooperação técnica com a SECIMA para melhorar, qualificar e promover o turismo nas UCs do Estado como o Parque Estadual Serra de Caldas Novas, Parque Estadual dos Pireneus, Parque Estadual de Terra Ronca, Parque Estadual Altamiro Moura Pacheco e APA do Pouso Alto, onde está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Atualmente está sendo desenvolvida uma cooperação internacional com o Serviço Florestal Norte Americano – US Service Forest para melhorar as infraestruturas, legislação e qualificação profissional das atividades turísticas que acontecem nas Unidades de Conservação.



DOR DE COTOVELO?



Sim, ela existe de fato, que quem pratica esportes sabe bem disso. De uma hora pra outra ela aparece, mesmo pra quem é atleta, principalmente. A dica para a solução está no endereço acima. 



CICLISMO DE ALTITUDE



Falando em mountain bike, esporte que eu pratico, fique ligado que vem aí mais uma edição do Ciclismo de Altitude que acontece em Urubici - SC. É bom você se inscrever e fazer tua reserva porque o evento é super prestigiado. 



CRUZEIROS FLUVIAIS: A NOVA VITRINE 



Um dos destaques da reformulação do ambiente de negócios da Embratur, passa pela ampla divulgação dos cruzeiros fluviais, tema que foi discutido durante o 4º Encontro de Turismo de Fronteira Brasil – Bolívia. No evento, realizado de 25 a 28 de novembro em Corumbá (MS), o Instituto apresentou estratégias de Inteligência Competitiva para o turismo fluvial e para o fronteiriço. No encontro, 34 operadores de turismo, dentre eles representantes do Paraguai, do Chile e da Bolívia participaram de rodadas de negócios e de um painel promovido pela Embratur sobre Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo. A chefe de divisão de Inteligência Competitiva do Instituto, Maressa Farias, ministrou o painel, apresentando dados e estratégias de divulgação dos produtos de ecoturismo, aventura e pesca esportiva do Brasil no mercado internacional.  



Com roteiros de duração média de quatro dias e três noites, que reúnem a observação da vida silvestre entre as belezas da maior planície alagável do mundo, atividades de lazer ao ar livre e a integração com a natureza e cultura pantaneira, o destino Corumbá foi apresentado aos gestores e operadores internacionais, por meio de uma famtour, como um importante produto para o segmento cruzeiro fluvial.  No itinerário, eles visitaram safaris terrestres e participaram de excursões em pequenas embarcações, cavalgadas, trilhas, banhos no Rio Paraguai e seus afluentes. Conheceram os encantos da capital do Pantanal, como o Museu de História do Pantanal e a Estação Natureza Pantanal, e visitaram exposição interativa sobre o bioma. A gastronomia, o artesanato e a cultura também foram apreciados como parte importante do roteiro.



PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI