EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS
Praia Brava - Sc - Foto: Jefferson Severino
Pesquisa científica revela quais experiências que turistas buscam. O agente de viagens faz diariamente a ponte entre o que se deseja em uma viagem e o que existe, considerado sempre o custo-benefício. É um trabalho que exige mais que técnica em formatação de itinerários, envolve também o olhar observador de um psicólogo em cena terapêutica, e até a abordagem de um professor em sala de aula quando ajuda estudantes a identificarem suas preferências nas áreas do conhecimento.
Por essas e outras, pesquisadores de todo o mundo uniram metodologia de pesquisa científica ao universo dos viajantes e identificaram quais experiências eles buscam, considerando seus valores e motivadores, e os classificaram por nomenclaturas que identificam o seu perfil de viajante. Isso também com o intuito de ajudar destinos e serviços de turismo a construir itinerários e experiências que sejam atrativos para eles, e alimentar algoritmos para entregar aos usuários da internet aquilo que buscam com maior rapidez e eficiência.
De acordo com a Presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens de Santa Catarina, Conceição Junks, informa que, para facilitar a vida do agente de viagens ABAV, a associação trouxe tanto links para pesquisas sobre o tema, quanto alguns tipos de viajantes já identificados por elas, alguns adequados por quem tem experiência na área aqui no Brasil tais como; Explorador Cultural: que adora uma imersão na história, cultura e hábitos locais; Espírito Livre: quer aquele tempo extra e dicas únicas para explorar os lugares do seu jeito, prefere ambientes urbanos!
Explorador Raiz; busca sempre uma aventura leve em meio aos ambientes naturais dos lugares para onde viaja, pode ser maratona, surf, rafting, trilha, cavalgada, patinação no gelo até ski e snowboard; Rejuvenescedor: viagens são oportunidades de desconectar de tudo e de conexão consigo mesmo, procura lugares calmos e afastados para curtir o silêncio; Adrenalina na veia: quer conhecer todas as opções de parques temáticos e atrações possíveis de serem visitadas e usa todo o tempo de viagem para se divertir, seja com personagens que ama ou montanhas russas. Às vezes precisa tirar férias das férias para descansar! Um passageiro pode até se encaixar em mais que um perfil em uma mesma viagem, ou mudar de perfil de acordo com o destino! O Canadá já estimulou desde pequenos a grandes negócios do turismo a se adequarem aos perfis de viajantes e criou até ferramentas que os ajudam a fazer essa transformação. Confira mais aqui.
LISTA NEGRA DAS CIAS AÉREAS
Você é daqueles(as) que costuma "armar barracos" junto as cias aéreas e princialmente dentro das aeronaves? Pois bem, teus dias estão contados. As maiores companhias aéreas dos EUA vêm trabalhando com o governo Biden há meses na criação de uma lista nacional de proibição para voos, que baniria das companhias aéreas os passageiros mais indisciplinados, à medida que aumentam os ataques a comissários de bordo, a agentes nas áreas de embarques de aeroportos e a outros passageiros. As discussões entre as companhias aéreas, o Airlines for America – grupo setorial, o Departamento de Segurança Interna e Administração de Segurança de Transportes sobre o assunto se intensificaram nos últimos seis meses.
O esforço destaca o crescente esforço do setor em encontrar formas mais eficazes de conter o salto de incidentes com passageiros desde que o requisito do uso de máscaras nos aviões foi imposto devido à pandemia. Das 5.981 denúncias desse tipo no ano passado, 72% estavam relacionadas a máscaras, segundo a Administração da Aviação Federal. A agência iniciou investigações de 1.105 incidentes graves no ano passado, mais de três vezes a máxima anterior, desde que a agência começou a coletar esses dados em 1995. As ações de fiscalização registraram 390 casos desde o início de 2021. A obrigatoriedade da máscara deve expirar em 18 de março. A Delta colocou quase 1.900 pessoas em sua lista de exclusão aérea por se recusarem a usar máscara e compartilhou 900 dos nomes com a TSA para, possivelmente, seguir com penalidades civis. A United Airlines baniu mais de 800 pessoas de seus voos por se recusarem a usar máscara. A Southwest se recusou a divulgar quantos estão em sua lista interna.
FLORIPA AIRPORT - MELHOR AEROPORTO DO BRASIL
O Ministério da Infraestrutura divulgou os resultados da Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário referente ao 4º trimestre de 2021. Segundo o MInfra, a maior média do indicador de satisfação geral de um aeroporto no trimestre foi obtida por Florianópolis: 4,72. A nota garantiu ao aeroporto da capital catarinense a liderança entre os terminais aéreos que atendem até 5 milhões de passageiros ano que mostra o alto índice de aprovação dos viajantes com os aeroportos brasileiros. Pelo segundo trimestre consecutivo, os aeroportos de Confins (MG), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) – os três concedidos à iniciativa privada – foram os mais bem avaliados no país. A pesquisa foi realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MInfra) nos 20 principais terminais aéreos brasileiros. Os entrevistados avaliaram 17 itens de infraestrutura, atendimento e serviços, que incluem processos aeroportuários como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens. Os indicadores com as melhores notas foram controle migratório (4,61); processo de inspeção de segurança, controle aduaneiro e limpeza geral do aeroporto (empatados com 4,58); e processo de restituição de bagagens (4,48).
BALNEÁRIO CAMBORIÚ
O que faz de Balneário Camboriú o mais badalado balneário do Sul do Brasil é o seu conjunto de atrativos. Além das belas praias, a cidade conta com uma excelente infraestrutura turística. A rede hoteleira diversificada possui 24 mil leitos para receber os turistas. Outro ponto forte são os bares e restaurantes. Tem de tudo, dos buffets e lanchonetes até os mais requintados, assinados por chefs renomados. Outro forte atrativo de Balneário Camboriú é o comércio. Nas ruas ou centros comerciais, só as vitrines já valem o passeio, mas são tantas opções que é difícil quem vá embora de mãos vazias. Balneário Camboriú é assim, rica em atrativos para qualquer perfil de visitante.
SEM RESTRIÇÕES
Um levantamento realizado pelo portal Poder 360 revelou que 46 países da Europa já permitem a entrada de turistas brasileiros totalmente vacinados. E destes, exatos 33 países já não impõem qualquer restrição para a chegada de brasileiros, ou seja, não necessitamos mais comprovar testes ou realizar quarentena. Para isso, é necessário apresentar apenas a carteira de vacinação completa. Os 33 países livres de restrições são: Albânia, Alemanha, Andorra, Armênia, Arzebaijão, Belarus, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estônia, França, Geórgia, Hungria, Irlanda, Kosovo, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia do Norte, Moldávia, Mônaco, Montenegro, Noruega, Portugal, Reino Unido, Romênia, San Marino, Suíça e Ucrânia, por enquanto.
Ainda de acordo com o levantamento do Poder 360, os outros 13 países abertos para brasileiros ainda restringem a chegada de viajantes mesmo totalmente vacinados, cobrando a apresentação de um teste negativo ou até mesmo quarentena. É o caso de nações como Áustria, Bélgica, Eslováquia, Finlândia, Grécia, Holanda, Islândia, Itália (não aberta para turismo), Polônia, República Tcheca, Rússia, Sérvia e Turquia. O Poder 360 também divulgou a lista dos 25 países da Europa que estão aceitando a vacina Coronavac dentro de seus critérios, como é o caso da Alemanha, que permite a entrada de inoculados com a vacina da Sinovac apenas por motivo essencial. É o caso de Alemanha, Andorra, Armênia, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Reino Unido, Suíça, Turquia e Ucrânia.
TIBET EM TRÊS COROAS - RS
Rituais típicos do Tibet, com apresentações de danças e músicas, e gastronomia farão parte da programação do Losar Tashi Delek - Feliz Ano Novo Tibetano, que acontecerá em Três Coroas - RS, nos dias 05 e 06 de março. Ogyen Shak, natural do Tibet, foi trazido ao Brasil para coordenar a pintura de um templo tibetano em São Paulo, em 2006 e acabou escolhendo Três Coroas para viver, e sua esposa Adriana Shak, que viveu 14 anos no templo budista de Três Coroas. São eles os idealizadores do evento, que celebrará a chegada do ano 2149 que, segundo o calendário lunisolar tibetano é regido pelo Tigre da Água, que representa coragem e liderança. Nesta edição haverá a apresentação inédita no Brasil da dança folclórica Khamdro, da região de Kham, no Tibet, onde Ogyen Shak nasceu. Outra apresentação será do Leão da Neve, um animal celestial e lendário do Tibet, que representa poder, coragem e destemor. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Três Coroas e Espaço Tibet. Mais informações: www.anonovotibetano.com.br.
CASCATA EXPLORER
O Pé da Cascata Explorer, passeio da Brocker Turismo que proporciona uma vista exclusiva do pé da Cascata do Caracol pelo Vale da Lageana, conta com uma opção diferenciada: o bate e volta. “O produto foi desenvolvido como uma opção a mais para os turistas que estão com programação intensa na Serra Gaúcha e não conseguiriam fazer o passeio completo. É mais uma oportunidade para conhecerem a região do Caracol e sua bela cascata de um ângulo totalmente exclusivo, de forma mais rápida”, explica a CEO do Grupo Brocker, Adriane Brocker Boeira Guimarães. O passeio, misto de eco, aventura e história, conta com transporte em veículo temático e condutor de turismo de natureza. Os embarques são na Central de Ecoturismo da Brocker em Canela (ERS 466 Km 01 nº 6333 - Estrada do Caracol - próximo ao Museu Egípcio) com saídas às 8h30, 11h e 14h30.
EXPO TURISMO PARANÁ
O evento anual da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) teve sua data alterada. Antes, ocorreria em abril e, agora, confirmou data para os dias 8 e 9 de junho, em Curitiba. Com novo nome, a Expo Turismo Paraná será o primeiro evento presencial depois de dois anos em pandemia. Com as mudanças decorrentes da crise sanitária e as demandas diferenciadas do setor, a nova diretoria da ABAV-PR preferiu postergar o evento por alguns meses. “Nosso setor precisou de tempo para reagir. Agora, os profissionais do Turismo precisam conectar-se novamente. E a ABAV-PR pretende que seu evento anual abra espaço para esses reencontros. Compramos de quem confiamos e precisamos desses laços para entregar o melhor serviço para nossos clientes. Além disso, o agente de viagens não é mais o mesmo de dois anos atrás. Hoje somos mais conectados e mais informados. Portanto, precisávamos formatar um evento diferente. Isso leva tempo”, conta João Alceu Rigon Filho, presidente da ABAV-PR.
Além da nova data, a equipe executiva da associação dedicou os primeiros dias do ano a elaboração da nova marca do evento e de seu slogan “Conectando pessoas, gerando negócios”, que carrega a essência da Expo Turismo Paraná para esse ano. “Estamos abrindo o espaço para o olho no olho, que nos foi tirado nesses tempos de pandemia. Claro que o evento terá todos os cuidados para evitar transmissão do vírus, mas, com o avanço da vacinação e as necessidades do mercado em se atualizar, certamente a Expo Turismo Paraná será um ponto de encontro para alavancar e fortalecer marcas. Será memorável”, finaliza Rigon.
Leia ainda: Embarques facilitados utilizando biometria com tecnologia 100% digital
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Tecnologia 100% digital facilitará embarque utilizando biometria
Videomonitoramento proporcionará mais segurança aos municípios de SC
Tecnologia 100% digital facilitará embarque utilizando biometria
Profetas da nova era. Surgem do povo ou são fabricados pela mídia voraz
A falta de silêncio numa sociedade profundamente barulhenta e agitada
Setores do Turismo de SC pedem socorro
Exigências variadas e os inúmeros distúrbios e transtornos do humor e da afetividade
Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bi