sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O BRASIL ESTÁ EM OS 15 FINALISTAS NO TURISMO SUSTENTÁVEL

TURISMO SUSTENTÁVEL


O Brasil está entre os 15 finalistas do prêmio WTTC Tourism for Tomorrow, premiação para organizações e estabelecimentos que adotam melhores práticas ambientais, mediante a conservação da biodiversidade, proteção dos habitats naturais e mudança climática. Representando o País na categoria “Prêmio de Meio Ambiente”, o Refúgio Ecológico Caiman, localizado no pantanal sul-mato-grossense, concorrerá com dois estabelecimentos: um do Reino Unido e o outro da Indonésia. Considerado um dos maiores prêmios de turismo responsável do setor, a homenagem é organizada anualmente pelo (WTTC). Os vencedores serão anunciados no final de abril, durante a celebração da cúpula anual que o WTTC realizará em Bangkok, entre os dias 26 e 27 do mesmo mês.



BIKE & TURISMO


Falando em turismo sustentável, pedalar pela Ilha da Magia é um privilégio de poucos em relação a sua população, todavia é um esporte/lazer/turismo que cresce a olhos vistos por conta das lojas de bikes que montam passeios durante e nos finais de semana para os adeptos deste fenomenal esporte, independente do governo municipal dar as costas tanto para o mar como para as ciclovias. Contam com o cuidado dos organizadores que somam esforços junto à Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, além da sempre presente Guarda Municipal. 

Clique na imagem para ampliá-la

E no final de semana passado não foi diferente, quase 300 ciclistas de todas dos 18 aos 70 anos de idade percorreram mais de 80km pela Ilha e Continente, num evento preparado pela Ciclo Vil Bike, que organiza os principais passeios turísticos pela região. Deveria ser matéria do Domingo Espetacular, pois foi um domingo de gala, com direito a chuva pra refrescar, passeio de "bateira" para cruzar 6km de mar, almoço na Enseada de Brito e encerramento no final do dia na Ciclo Vil Bike no Kobrasol, com direito a chops e bike trucks. Agora é aguardar o Pedal de Angelina, nosso próximo grande pedal. Valeu mais uma vez a companhia de todos. O Fabrício Leite, fotógrafos dos bons, clicou todo mundo


HAPPY HOUR DO BLUE TREE


Na noite desta última quarta-feira, (01), o Blue Tree Towers Joinville recebeu algumas agências de turismo parceiras, num happy hour regado a chopp e muita descontração. Na ocasião, o hotel que é referência na cidade apresentou sua equipe comercial e lançou uma campanha exclusiva. Segundo a Gestora Comercial, Cristini Menezes (centro), sua equipe vem com foco total em vendas, potencializando a parceria com empresas e agências locais. 


FLORIPA BEER EXPERIENCE


Fevereiro será um mês especial para os apreciadores de uma boa cerveja artesanal e para quem quer entender mais deste universo, a partir de novas experiências com sabores e estilos variados. Vem aí a 1ª edição do Floripa Beer Experience, nos dias 10 e 11, no CentroSul, que terá mais de 70 rótulos, de 12 cervejarias da região metropolitana de Florianópolis: Faixa Preta, Badenia, Cervejaria da Ilha, Cozalinda, Jester, Kairós, Unika, Weinmann, The Liffey, Cervejaria da Lagoa, Sunset Brew e Kiezen Ruw. A organização é da União Cervejeira, com apoio da Ampe Metropolitana. No amplo Centro de Convenções o público terá ainda uma área de alimentação, com food trucks, além de cinco shows. Na sexta-feira, haverá apresentação das bandas Time Bomb e Samba CEFID. No sábado, The Jovens, Otávio Marcolla Blues Band e Get Back.


Outra presença especial será do Science of Beer Institute, instituição de ensino com sede em Florianópolis, responsável por promover cursos voltados ao mercado cervejeiro em todo o país, desde 2013. De acordo com a Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), as microcervejarias devem alcançar 2% do mercado brasileiro de cerveja em 10 anos. Hoje, são aproximadamente 200 microcervejarias registradas no país, em especial no Sul e Sudeste, produzindo uma variedade de mais de 120 estilos. Em 2013, o instituto formou 50 novos sommeliers de cerveja em Ribeirão Preto.


FLORIPA & BALNEÁRIO CAMBORIÚ BY BUS


Conhecer a cidade e seus atrativos turísticos por outro ângulo. Essa é a proposta dos ônibus panorâmicos que circulam nas cidades catarinenses de Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis: o BC by Bus e o Floripa by Bus. Com opções diferenciadas de roteiro é possível conhecer várias praias e pontos turísticos dos dois municípios com paradas estratégicas para tirar fotos e conhecer as curiosidades dos locais. Devido às festividades do feriado prolongado a trilha sonora durante o período será com marchinhas de carnaval. Os veículos utilizados para os passeios são confortáveis e por serem em estilo open bus (sem janela e sem teto no caso do Floripa by Bus enquanto o BC by Bus conta com teto retrátil no pavimento superior) proporcionam aos passageiros uma visão panorâmica privilegiada dos atrativos turísticos visitados além do contato com o meio ambiente. 


Em dias de mau tempo são oferecidas capas de chuvas para as pessoas que desejarem fazer o city tour no andar superior dos ônibus e mantas nos dias mais frios. Para aqueles que preferem os assentos tradicionais basta escolher um lugar no pavimento inferior que além de ter as janelas é climatizado. Durante todo o trajeto há o acompanhamento de um guia turístico local autorizado para dar mais detalhes da região visitada e ser um suporte para o grupo. Em Florianópolis a By Bus Turismo oferece quatro opções de roteiros para conhecer a capital catarinense em dias e horários alternados. São eles: Encantos do Sul, Toda Ilha, Floripa By Boat e Luzes da Cidade. 


45ª ABAV & 48ª BRAZTOA

Edmar Bull, presidente da Abav Nacional, e Magda Nassar, presidente da Braztoa

Algumas inovações incluídas na Abav Expo e Encontro Comercial Braztoa em 2016 serão mantidas neste ano. Entre elas o Hackathon – que reuniu desenvolvedores para a criação de soluções tecnológicas para o Turismo – e a Vila do Saber em formato de arena. Os espaços da AirTKT, com a presença dos consolidadores, da Clia Abremar, com as armadoras e da Ilha Corporativa da Abracorp. No entanto, a feira ganhará novos espaços dedicados a segmentos e ao luxo, conforme explicou o presidente da entidade, Edmar Bull. O espaço está sendo desenhado, mas Bull adiantou que ele será dedicado a destinos nacionais e funcionará com o agendamento de reuniões.


Já o Turismo Especializado é uma inovação que terá como expositores as agências receptivas separadas por segmentação. Compradores convidados – Está sendo firmada uma parceria com a Embratur para trazer à feira compradores internacionais com potencial. Em consonância com o Ano do Turismo Sustentável e em parceria com a Braztoa, o evento terá compensação de gás carbônico gerado pela realização da feira. A Promvisão será a nova organizadora do evento e o diretor da empresa, Romano Pansera, afirmou que espera conseguir apresentar as melhores soluções e experiências transformadoras para o turismo. Nos últimos 25 anos, a empresa foi responsável pela organização da Apas.

Fernando Santos (Aviesp), Rui Alves (Air Tkt), e Marco Ferraz (Clia Abremar), além de Romano Pansera, consultor da Promovisão, e Gilson Lira, diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur

A exemplo do ano passado, a edição deste ano contará com apoio e participação ativa de entidades parceiras e congêneres, reforçando seu posicionamento de liderança entre as feiras do setor com as melhores oportunidades para a realização de negócios, aquisição de conhecimento e relacionamento entre os mais variados players da cadeia turística. O modelo, estabelecido com ênfase na edição passada, agradou expositores e visitantes, que se configuraram em um público altamente qualificado e com participação direta na tomada de decisões. 


Mantém-se neste contexto espaços já consagrados na feira, como a Ilha Corporativa Abracorp, representando os segmentos corporativo, de eventos e incentivos (MICE), assim como  os espaços da Air Tkt (consolidadores) e Clia Abremar (empresas marítimas), que estrearam com sucesso na edição passada. Está garantida também a participação das entidades congêneres Abeta, Aviesp, Avirrp, Belta e Bito no Espaço Conexão ABAV, compartilhado com as 27 ABAVs regionais, como grandes anfitriãs dos agentes de viagens.


UNITED & AVIANCA


A United Airlines, uma das principais companhias aéreas dos Estados Unidos, anunciou que está negociando uma parceria comercial e possível sociedade com a Avianca Brasil e com a Avianca Holdings (da Colômbia). As informações são do jornal Valor Econômico. De acordo com o Presidente da United, Scott Kirby, a ideia surgiu para aprofundar o relacionamento entre as empresas. “As duas companhias têm uma longa história de parceria por meio da Star Alliance, e estamos ansiosos para melhorar nossa cooperação”, disse ele. As três companhias fazem parte da aliança, em que conseguem compartilhar programa de milhas e passageiros.


O Diretor Executivo (CEO) e ex-Presidente da Avianca Brasil, José Efromovich, deve estar bastante empolgado com a ideia. Isso porque desde novembro do ano passado ele está procurando um parceiro financeiro ou estratégico para entrar com mais capital na empresa. A mudança na legislação brasileira para permitir uma participação de capital estrangeiro maior nas companhias aéreas nacionais também é um fator que pode influenciar nessa negociação.
Para quem não sabe, a United já tem participação no mercado da aviação brasileira. Em junho de 2015, ela comprou 5% da Azul por US$ 100 milhões. Esta parceria incluiu um acordo de codeshare, em que as empresas podem compartilhar rotas para vários destinos do mundo.


ABAV PARANÁ


Já à ABAV-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná) abriu nesta quarta-feira, 1, as inscrições para seu evento anual, o Salão Paranaense de Turismo. A 23ª edição acontece de 16 a 18 de março, no Expo Unimed Curitiba. Podem se inscrever agentes de viagens e profissionais do trade turístico pelo site www.salaoparanaense.com.br. O evento é exclusivo para profissionais do segmento turístico e, pelo site, podem se inscrever gratuitamente até o dia 10 de março. Depois deste prazo, as inscrições tem custo e só podem ser realizadas no local do evento, a partir do dia 16 de março.


FESTIVAL DAS CATARATAS


"Turismo e Cidades Criativas". Este será o tema que norteará as atividades do 11º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. O evento complementar ao Festival das Cataratas – que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho, em Foz do Iguaçu (PR) – já se consolidou como um dos principais técnico-científicos do setor no Brasil. Em 2016, foram 264 trabalhos científicos recebidos, um recorde histórico e 36% superior em comparação a 2015. Os interessados terão entre 1º de maio e 7 de junho para submeter seus trabalhos nas categorias “Artigo Científico” e  “Resumo Expandido” por meio do site www.festivaldascataratas.com. Para aqueles que desejam apenas acompanhar como ouvinte, as inscrições começam em março.


A relação entre Turismo e os Megaeventos foi o tema principal do Fórum no ano passado, com destaque para a participação da sul-africana Mathilda Van Niekerk, PhD em Gestão de Turismo, que foi uma das responsáveis das áreas de marketing, comunicação, eventos e hospedagem, da Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul.


Único evento que oportuniza a academia interagir diretamente com o mercado do turismo, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é promovido pela De Angeli Feiras & Eventos em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Nos últimos anos, o evento tem possibilitado uma importante discussão sobre os trabalhos produzidos em diversas instituições de ensino do Brasil. Os melhores trabalhos apresentados são publicados em livros (coletâneas), revistas científicas nacionais e anais on-line. Em breve, os anais da décima edição do Fórum devem ser publicados na página no Festival.


BARCELONA NA CONTRA MÃO DO TURISMO?


Evidentemente que não. São uma minoria que se sente incomodada, a exemplo de alguns moradores de Jurerê Internacional que não querem turistas por lá na alta temporada do verão. Gente que não está pensando nos outros, mas somente no seus próprios umbigos. Assim cerca de 2 mil manifestantes em Barcelona, com faixas "Barcelona não está à venda" e "Não seremos expulsos", foram às ruas contra o turismo que gera muito, mas muito dinheiro. Enquanto aqui no Brasil, de proporções continentais e sem infraestrutura se alardeia que recebeu 6 milhões de turistas em um ano, a pequena e linda Espanha em 2016, cerca de 9 milhões de turistas ficaram em hotéis e outros 9 milhões em apartamentos de férias. Além disso, Barcelona chegou a receber perto de 12 milhões de visitantes em um único dia, que chegaram em carros, trens ou navios de cruzeiro. 


Lá a marcha coincide com uma nova lei aprovada pela câmara de vereadores na sexta-feira 27 que pela primeira vez tenta conter o turismo. Hoje há 75 mil leitos em hotéis na cidade e cerca de 100 mil em apartamentos turísticos. A Airbnb afirma que a enorme maioria de seus clientes na cidade aluga quartos como forma de pagar as despesas na prolongada crise financeira espanhola. O protesto bem-humorado partiu pela Rambla rumo à extremidade da praia, onde um dos organizadores leu um manifesto que pede mais lojas locais, mais residências e não empresas e controle da poluição causada pelos automóveis particulares e os navios de cruzeiro.

Hotel Posada Los Alamos - A casa dos brasileiros em El Calafate

CORREDOR ATLÂNTICO


Após a criação do Corredor Patagônico vem aí o Corredor Atlântico. O Ministro dos Transportes da Nação, Guillermo Dietrich e o presidente da Aerolineas Argentinas Group, Mario Dell'Acqua, informaram que entre os principais objetivos para 2017 será melhorar a conectividade aérea no país. Tanto que a partir do dia 3 de abril será aberto o "Corredor Atlântico", o quarto corredor aéreo diário ligando as cidades de Mar del Plata e Ushuaia, com paradas em Bahia Blanca, Trelew (Puerto Madryn - Penínsola Valdés) e Comodoro Rivadavia, unindo o norte ao sul sem passar por Buenos Aires.


Dell'Acqua, afirmou que: "Com a base sólida obtida em 2016, continuaremos a construir conectividades e melhorar a experiência de viagem aos nossos passageiros". Vale ressaltar que em janeiro deste ano, a empresa vendeu 12,8% mais passagens do que em janeiro do ano passado. Janeiro foi também positivo em relação ao cumprimento das operações marcadas para o mês que atingiu 98,9%, com uma pontualidade de 86%.

Clique na imagem para ampliá-la


Cilene del Faro, a casa dos brasileiros em Ushuaia