ATIVIDADES TURÍSTICAS
O Instituto Brasileiro de Geografia e estatística divulgou na última terça-feira (13) os números oficiais do “Volume de Serviços” no país, incluindo as atividades turísticas. No acumulado no ano, o agregado especial de atividades turísticas cresceu 41,9% frente a igual período de 2021, impulsionado, sobretudo, pelos aumentos de receita obtidos por empresas dos ramos de transporte aéreo de passageiros; restaurantes; hotéis; locação de automóveis; transporte rodoviário coletivo de passageiros; e serviços de bufê.
Regionalmente, todos os doze locais investigados também registraram taxas positivas, em que sobressaíram os ganhos vindos de São Paulo (47,7%), seguido por Minas Gerais (67,1%), Rio de Janeiro (22,2%), Rio Grande do Sul (56,6%) e Bahia (38,2%). Na comparação julho de 2022 com julho de 2021, o volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 26,5%, a 16ª taxa positiva seguida, sendo impulsionado também pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de restaurantes; transporte aéreo; hotéis; locação de automóveis; rodoviário coletivo de passageiros; e serviços de bufê.
Em termos regionais, todas as doze unidades da Federação onde o indicador é investigado mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo, com destaque para São Paulo (34,6%), seguido Santa Catarina, Minas Gerais (38,7%), Rio de Janeiro (12,2%), Rio Grande do Sul (32,0%) e Paraná (33,9%). Apenas em julho de 2022, o índice de atividades turísticas apontou expansão de 1,5% frente ao mês anterior, após ter recuado 1,7% em junho. Regionalmente, dez dos 12 locais pesquisados acompanharam este movimento de crescimento verificado na atividade turística nacional (1,5%). A contribuição positiva mais relevante ficou com São Paulo (4,6%), seguido por Santa Catarina (9,6%), Rio de Janeiro (2,0%) e Paraná (4,6%).
Vale destacar que, apesar dos avanços, o segmento de turismo ainda se encontra 1,1% abaixo do patamar de fevereiro de 2020. Em julho de 2022, o volume de transporte de passageiros no Brasil registrou expansão de 4,1% frente ao mês anterior, na série livre de influências sazonais, recuperando, assim, a perda observada no período maio-junho (-3,4%). Dessa forma, o segmento se encontra 0,4% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 21,9% abaixo de fevereiro de 2014 (ponto mais alto da série histórica).No indicador acumulado do ano, o transporte de passageiros cresceu 41% frente a igual período de 2021.
SEMANA DO TURISMO EM FRAIBURGO - SC
A Prefeitura de Fraiburgo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Diretoria de Turismo promovem entre os dias 27 e 29 de setembro, a Semana do Turismo. A intenção é a aperfeiçoar os participantes por meio da troca de conhecimento, alavancando o potencial turístico local. Serão seis palestras além de momentos culturais. Nos três dias a programação iniciará às 18h30, com momento cultural seguida dos convidados da noite. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas AQUI.
MERCADO GLOBAL
Por sua vez, a Technavio publicou relatório revelando que a diferença potencial de crescimento para o mercado de viagens entre 2021 e 2026 é de US$ 451,19 bilhões. O estudo também prevê que o mercado testemunhará um momento de crescimento acelerado em um CAGR de 13,86%. A Technavio classifica o mercado global de viagens como parte do mercado global de hotéis, restaurantes e lazer. O relatório de pesquisa cobre amplamente os fatores externos que influenciam o potencial de crescimento do mercado principal nos próximos anos, o que determinará os níveis de crescimento do mercado de viagens durante o período de previsão. Além disso, o relatório fornece informações abrangentes de análise da cadeia de valor para o mercado de viagens, que os fornecedores podem aproveitar para obter uma vantagem competitiva durante o período de previsão.
Motorista de mercado: os avanços tecnológicos provavelmente influenciarão positivamente o crescimento do mercado. O mercado de viagens conta com soluções tecnologicamente avançadas que ajudam os agentes de viagens e seus clientes a acessar dados de viagens, comparar opções de reserva e reservar a opção mais eficiente, acessível e conveniente. Além disso, os avanços na inteligência artificial (IA) ajudaram a automatizar o processo de reserva de viagens, eliminando a necessidade de inserir novamente as preferências de viagem dos funcionários, economizando tempo e energia. Bem como, com a crescente digitalização dos pagamentos, o mercado de viagens está ganhando vantagem máxima, pois as reservas e os pagamentos de viagens se tornaram fáceis para as empresas.
SEGMENTAÇÃO - GERAÇÃO DE RECEITAS
Cabe ressaltar que o crescimento da participação no mercado de viagens do segmento de companhias aéreas será significativo durante o período de previsão. Com a melhoria da economia global, houve um crescimento simultâneo nas indústrias de viagens aéreas de muitos países ao redor do mundo. O aumento do fluxo de passageiros aéreos resultou em maiores receitas e impostos associados, que, por sua vez, contribuíram para o desenvolvimento econômico. Espera-se que este desenvolvimento continue durante o período de previsão devido à introdução de pacotes de viagens, como pacotes turísticos. Com 41% do crescimento do mercado se originará da APAC durante o período de previsão. China e Japão são os principais mercados para viagens na APAC. O crescimento do mercado nesta região será mais rápido do que o crescimento do mercado em outras regiões. A crescente indústria do turismo facilitará o crescimento do mercado de viagens na APAC durante o período de previsão.
PETS NA HOTELARIA
Quem trabalha com hospitalidade sabe que atender bem é uma arte muito conectada ao que é mais importante para as pessoas. Alguns desses aspectos podem até variar de um lugar para outro por influências culturais, mas outros são mais transversais e crescem a tal ponto que falam com todo tipo de sociedade. É o caso da paixão pelos animais de estimação e como isso tem impactado diversos mercados. Seguramente, as famílias estão mais abertas aos bichinhos, mas esta não é a única mudança progressiva de comportamento neste campo. A relação com eles também mudou bastante. Em que pese proprietários insistirem que lugar de pets é inclusive em suas próprias camas, cabe ressaltar que "cada macaco no seu galho". De fato há quem faça isso. E os demais hóspedes, que são em números exponencialmente superiores gostariam de dividir suas camas com animais de estimação? A resposta é NÃO.
Não se discute que os animais deixaram a condição de mascotes e cada vez mais vêm assumindo a posição de membros da família, o que não passa de um grande exagero. Sem dúvidas durante a pandemia, por conta da solidão, muita gente adotou animais para companhia em tempos de isolamento e acabou transferindo para o animal sentimentos humanos. E depois de tanto tempo com restrições, agora as pessoas querem sair mais e com seus pets. Ou seja, desde o passeio no bairro com aquela parada estratégica no restaurante preferido até uma viagem mais longa entram na lista de coisas para fazer, desde que esses locais aceitem e estejam preparados para receber animais. Isso tem se tornado até um critério para a escolha de experiências e destinos e é aí que a hospitalidade entra, mais uma vez, para fazer a diferença.
Todavia, o que se tem percebido, embora os empreendimentos hoteleiros que se prepararam para essa demanda, com locais próprios para pets, estão encarando esse dilema, pois os proprietários de pets estão levando-os para dividir camas, toalhas, enfim, tomam conta literalmente da unidade como se fossem gente. São tratados e chamados como filhos. Repeito a parte, exageros não estão sendo tolerados por demais hóspedes que já não estão mais optando por hotéis/pousadas e resorts que aceitem animais de estimação. Dessa forma, urge que entre em ação o bom senso para que todos saiam ganhando e, neste caso o respeito acima de tudo. É claro que o caminho não é fácil. Reforço aqui que toda ação precisa ter propósito, ser genuína. Para isso, é fundamental se cercar de boas ideias, parceiros e fornecedores. E, acima de tudo, colocar-se no lugar da outra pessoa, isto é, o que você não quer para si, não faça para os outros e vice-versa.
Portanto, diante de tudo isso, a questão é sempre adaptar-se e preparar o ambiente, independente do caminho escolhido. Dessa forma, fica claríssimo quanto mais elevada a reputação online do hotel, maior a recorrência e reservas diretas do hotel e menos sensível é o cliente ao preço, ou seja, maior a diária média. Em outras palavras, quanto mais boas avaliações online o empreendimento hoteleiro tiver, mais procura terá. Os vetores que elevam a satisfação dos hóspedes e, consequentemente, a reputação online dos hotéis está a gestão eficaz do CAPEX, sigla de “capital expenditure”, ou despesas de capital. Portanto, uma das maneiras mais estratégicas para confeccionar um Capex é checar constantemente os reviews/ comentários dos hóspedes relatados na web, ambiente que se apresenta como fonte preciosa de informação e que revela as impressões dos clientes sobre o hotel. Sem dúvidas que clientes satisfeitos geram melhores reviews / comentários na web e, clientes satisfeitos permitem ao hotel vender diárias mais elevadas que a sua concorrência primária com vendas recorrentes e diretas nos canais da rede. Diante disso, você hoteleiro, quer apenas seguir o modismo, independente das consequências ou tornar-se de fato um verdadeiro ícone na hotelaria.
INTERCÂMBIO NA EUROPA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
CORRIDA DO PAPAI NOEL
O evento “Corrida e Caminhada de Noel” acontecerá no dia 27 de novembro (domingo) e faz parte das atrações da 37° edição do Natal Luz de Gramado. O objetivo da “Corrida e Caminhada de Noel” é incentivar a prática de atividade física e novos hábitos saudáveis. Conciliar um evento como o Natal Luz, que é tão querido pela comunidade gramadense, usando a temática natalina, é uma maneira de chamar atenção para os cuidados regulares com a saúde. Como incentivo à participação, serão oferecidas medalhas de participação para todos os inscritos, e troféus para premiação, por categoria da modalidade de corridas, que são de 9km e 4km, e caráter participativo para Corrida Kids e Caminhada com entrega de medalhas. As inscrições, que começaram em agosto, só finalizarão quando atingir o limite de vagas previsto de 400 (quatrocentos) inscritos. Os interessados podem se inscrever AQUI. Todos os participantes inscritos receberão o Kit Noel, que é composto por 1 (uma) camiseta em poliamida, 1 (um) número, 1 (um) chip (somente corridas 4km e 9km) e 1 (um) gorro vermelho.
ABIH SC
Com uma bela mensagem de fé e otimismo, o presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC Osmar José Vailatti abriu a reunião ordinária desta quinta-feira (08), falando sobre o sucesso que foi o 33º Encatho & Exprotel, realizado em Julho no CentroSul em Florianópolis. Como primeiro item da pauta da reunião, a apresentação do Financeiro do evento Encatho & Exprotel. O Diretor de Controladoria Deverson Pereira apresentou resumidamente as despesas, receitas e resultado aos conselheiros presentes. Dando sequência, Osmar Vailatti concedeu a palavra à Juliana Bossi de Castro, para falar sobre a organização e comercialização das cotas de patrocínio para o evento Dia do Hoteleiro e a 5ª Edição da revista ABIH-SC.
Neste ano, o evento acontece nas dependências do Faial Prime Suites, localizado em Florianópolis/SC, no dia 10 de novembro e conta em sua programação, com a tradicional reunião de Assembleia Geral do Conselho Deliberativo na parte da tarde, seguida de palestra, momento para networking, encerrando com o jantar. Na oportunidade também será lançada a 5ª edição da Revista ABIH-SC e o lançamento da 34ª edição do Encatho & Exprotel. Em assuntos gerais os participantes falaram sobre o atual momento econômico, a atuação dos hoteleiros em suas regiões, além de uma nova parceria que está sendo construída com a empresa Meu Real.
Nasceu a irmã mais nova do já espetacular Cilene del Faro (Sereia do Farol). Trata-se do cinematográfico Cilene del Fuego (Sereia do Fogo), com toda Ushuaia e o Canal de Beagle aos seus pés. Essa é a minha nova casa em Ushuaia - Tierra del Fuego - Patagônia Fantástica Argentina. Bem no centro de Ushuaia, com tudo próximo ao seu redor, de supermercados a restaurantes e bistrôs. A cidade é VIP, o destino é VIP e o Cilene del Fuego não poderia ser outra coisa a não ser VIP. Reúne o que há de mais moderno em hotelaria. Sem dúvidas hoteleria de última geração em seus mínimos detalhes. A CEO Ana Lucia, diga-se de passagem, brasileira, carioca da gema, ha longos anos foi morar em Ushuaia e decidiu fincar bandeira. Portanto, essa é a segunda e mais novíssima casa dos brasileiros em Ushuaia. O Hotel está distante apenas 1,6km da Baía Encenada, praticamente ao lado do Museu Marítimo Penal e Antártica, do Museu Yamana e do Centro Esportivo Municipal.
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Planejamentos e comportamentos de reservas de viagens são afetados pelos aumentos dos custos
Manutenções e retrofits – Hotelaria precisa voltar a reinvestir !
Comprador da passagem aérea poderá transferir a titularidade do seu bilhete
A miséria humana maquiada de filtros na redes sociais marcam uma geração
Terapia Tântrica para casais – Conheça seus reais benefícios
Massagem tântrica é perfeita para se conectar profundamente
Organização Mundial do Turismo destaca forte recuperação do turismo
A bênção do esclarecimento sobre a vida sobreleva qualquer herança
Hotel Fazenda Vale das Águas passa por completa renovação
Ville de France, um fantástico jardim francês em Urubici
Tantra uma filosofia comportamental, de princípios matriarcais, sensoriais e desrepressores